You are on page 1of 15

INDCE

LEGISLAO DE NITERI E DO RIO DE JANEIRO

LEIS DE NITERI

LEI N 2.856, DE 25 DE JULHO DE 2011

Estende as obrigaes da Lei no. 2.630, de 07 de janeiro de 2009, instituindo mecanismos de estmulo instalao de sistema de coleta e reutilizao de guas servidas em edificaes pblicas e privadas.

LEI N 2.630, DE 07 DE JANEIRO DE 2009

Disciplina os procedimentos relativos ao armazenamento de guas pluviais para reaproveitamento e retardo da descarga na rede pblica.

LEI N 2.340, DE 06 DE JUNHO DE 2006

Estabelece, para projetos de edificaes coletivas, a exigncia de localizao de hidrmetro para medio do consumo de gua de cada unidade autnoma.

LEIS DO RIO DE JANEIRO

LEI N 5.279, DE 27 DE JUNHO DE 2011 Cria no Municpio do Rio de Janeiro o Programa de Conservao e Uso Racional da gua nas Edificaes.

LEI COMPLEMENTAR N 85 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2007

Dispe sobre a obrigatoriedade de hotis, motis e similares possurem sistema de reaproveitamento de gua e d outras providncias .

PROJETO DE LEI N 1326 MARO DE 2008 EMENTA Dispe sobre a obrigatoriedade dos postos de combustveis, lava - rpidos, transportadoras e empresas de nibus urbanos intermunicipais e interestaduais, localizados no Estado do Rio de janeiro, a instalarem equipamentos de tratamentos e reutilizao da gua usada na lavagem de veculos.

LEIS DE NITERI

LEI N 2.856, DE 25 DE JULHO DE 2011

Lei n 2630, de 07 de janeiro de 2009.

Disciplina os procedimentos relativos ao armazenamento de guas pluviais para reaproveitamento e retardo da descarga na rede pblica. A Cmara Municipal de Niteri decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 As novas edificaes, pblicas ou privadas, que tenham rea impermeabilizada superior a quinhentos metros quadrados devero ser dotadas de reservatrio de guas pluviais. Art. 2 Os reservatrios de guas pluviais podero ser: I reservatrios de acumulao, destinados ao acmulo de guas pluviais para uso com fins no potveis. II reservatrios de retardo, destinados ao acmulo de guas pluviais e posterior descarga na rede pblica de guas pluviais; Art. 3 Ser exigida a construo de reservatrios de acumulao de guas pluviais para fins no potveis e pelo menos um ponto de gua destinado a esta finalidade, nas novas edificaes, nos seguintes casos: I edificaes de qualquer natureza que apresentem rea do telhado igual ou superior a 500 m.(quinhentos metros quadrados); II edificaes coletivas, residenciais, comerciais ou mistas, que tenham mais de 50 (cinqenta) unidades. Pargrafo nico. A capacidade do reservatrio de acumulao dever ser calculada com base na seguinte equao: V = K x Ai x h, onde: V = Volume do reservatrio em metros cbicos; K = Coeficiente de Abatimento, correspondente a 0,15; Ai = rea do telhado, em metros quadrados; h = Altura pluviomtrica, correspondente a 0,06 metros. Art. 4 Os reservatrios de acumulao devero ser dotados de sistema da captao das guas provenientes exclusivamente dos telhados, providos de grelhas ou outro dispositivo para reteno de material grosseiro, como folhas, pedaos de madeira, restos de papel, corpos de pequenos animais, entre outros, para o interior do referido reservatrio. Art. 5 Os reservatrios de acumulao devero atender s seguintes condies: I devero ser construdos de material resistente a esforos mecnicos e possuir revestimento; II ter superfcies internas lisas e impermeveis;

III permitir fcil acesso para inspeo e limpeza; IV possibilitar esgotamento total; V ser protegidos contra a ao de inundaes, infiltraes e penetrao de corpos estranhos; VI possuir cobertura e vedao adequada de modo a manter sua perfeita higienizao; VII ser dotados de extravasor que possibilite o desge dos excedentes hdricos para o reservatrio de retardo; VIII ser dotado de dispositivo que impea o retorno de gua do reservatrio de retardo para o reservatrio de acumulao; Art. 6 A limpeza e desinfeco do reservatrio de acumulao ser de responsabilidade do representante legal da edificao e dever ocorrer a cada seis meses, ou quando houver intercorrncia de ordem sanitria; Pargrafo nico. A desinfeco dever ser feita por um agente desinfetante a uma concentrao mnima de 50 miligramas por litro, com tempo de contato mnimo de doze horas. Art. 7 As guas captadas nos telhados, destinadas a fins no potveis, tero destino menos nobre, no podendo ser usadas para o consumo humano; para lavagem de alimentos; ou para banho. Art. 8 As guas destinadas a fins no potveis sero mantidas em reservatrios, em perfeitas condies sanitrias de forma a que seu padro de qualidade seja mantido e atenda s seguintes condies: I materiais flutuantes: virtualmente ausentes; II odor e aspecto: no objetveis; III leos e graxas: toleram-se iridicncias; IV PH: de 6 a 9. Art. 9 terminantemente vedada qualquer comunicao entre o sistema destinado a gua no potvel, proveniente da rede pblica, de forma a garantir sua integridade e qualidade. Art. 10 - Os pontos de gua abastecidos pelo reservatrio de acumulao de guas pluviais devero estar perfeitamente identificados, em local fora do alcance de crianas e com a seguinte inscrio: gua imprpria para consumo humano. Art. 11 As guas pluviais provenientes de pavimentos descobertos impermeveis, tais como estacionamentos, ptios, terraos e similares devero ser encaminhadas diretamente ao reservatrio de retardo. Art. 12 Os reservatrios de retardo, destinados ao acmulo de guas pluviais e posterior descarga na rede de guas pluviais, devero ter o seu volume calculado pela seguinte frmula: V= K x AI x h, onde: V= volume do reservatrio, em metros cbicos; 5

K= Coeficiente de abatimento, correspondente a 0,15; Ai= rea impermeabilizada, em metros quadrados; H = Altura pluviomtrica, correspondente a 0,07 metros. Art. 13 Os reservatrios de retardo devem atender s seguintes condies: I ser resistentes a esforos mecnicos; II permitir fcil acesso para manuteno, inspeo e limpeza; III garantir esgotamento total; IV ser dotados de extravasor, localizado na parte superior do reservatrio, ligado por gravidade rede pblica de drenagem; V - ser dotados de orifcio de descarga, ligado por gravidade rede pblica de drenagem, dimensionado de forma a limitar a vazo mxima do orifcio a vinte por cento do deflvio superficial da rea impermeabilizada, considerada a intensidade mxima da precipitao correspondente ao tempo de recorrncia de dez anos. Pargrafo nico O Poder Executivo poder, a seu critrio, estabelecer frmula ou tabela para o dimensionamento do orifcio de descarga. Art. 14 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Prefeitura Municipal de Niteri, 07 de janeiro de 2009. Jorge Roberto Silveira - Prefeito (Proj. n. 076/2008 Autor Ver.: Felipe dos Santos Peixoto)

Lei n 2340, de 06 de junho de 2006

A Cmara Municipal de Niteri decreta e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

Estabelece, para projetos de edificaes coletivas, a exigncia de localizao de hidrmetro para medio do consumo de gua de cada unidade autnoma.

Art. 1 - Na aprovao de projetos de construo de edificaes de uso coletivo, sejam condomnios horizontais ou verticais, de uso residencial, comercial ou misto, ser exigida a instalao de hidrmetro para medio do consumo de gua de cada unidade autnoma. 1 - Os projetos em tramitao devero se adequar s exigncias desta Lei. 2 - Os hidrmetros devero ser instalados por conta dos construtores responsveis pelo empreendimento e devero obedecer rigorosamente aos padres e normas tcnicas em vigor, estabelecidas pelos rgos competentes. Art. 2 - A concesso do aceite das edificaes de uso coletivo ser condicionados instalao e ao perfeito funcionamento do hidrmetro e respectivas instalaes hidrulicas para a medio do consumo de gua de cada unidade autnoma. Art. 3 - As edificaes em construo e as j construdas podero tambm, a critrio exclusivo dos proprietrios e/ou de seus representantes legais, e as suas custas, realizar as obras necessrias implantao de medio interna individualizada do consumo de gua. Art. 4 - A instalao de hidrmetros para cada unidade autnoma das edificaes coletivas para uso exclusivo do condomnio, para controle e fiscalizao do consumo individual por parte dos usurios em condomnio, no implicando em alterao e nem em anulao do sistema de medio coletiva, pelo qual a concessionria faz a cobrana do fornecimento de gua ao condomnio. Art. 5 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Prefeitura Municipal de Niteri, 06 de junho de 2006 Godofredo Pinto Prefeito

LEIS DO RIO DE JANEIRO

Legislao - Lei Ordinria

Lei n 5279/2011

Data da Lei

27/06/2011

O Presidente da Cmara Municipal do Rio de Janeiro nos termos do art. 79, 7, da Lei Orgnica do
Municpio do Rio de Janeiro, de 5 de abril de 1990, no exercida a disposio do 5 do artigo acima, promulga a Lei n 5.279, de 27 de junho de 2011, oriunda do Projeto de Lei n 166, de 2009, de autoria dos Senhores Vereadores Elton Bab e Nereide Pedregal.

LEI N 5.279, DE 27 DE JUNHO DE 2011


Cria no Municpio do Rio de Janeiro o Programa de Conservao e Uso Racional da gua nas Edificaes. Art. 1 O Programa de Conservao e Uso Racional da gua nas Edificaes tem como objetivo instituir medidas que induzam conservao, uso racional e utilizao de fontes alternativas para captao de gua nas novas edificaes, bem como a conscientizao dos usurios sobre a importncia da conservao da gua. Art. 2 Para efeitos desta Lei e sua adequada aplicao, so adotadas as seguintes definies: I - Conservao e Uso Racional da gua conjunto de aes que propiciam a economia de gua e o combate ao desperdcio quantitativo nas edificaes; II - Desperdcio Quantitativo de gua volume de gua potvel desperdiada pelo uso abusivo; III - Utilizao de Fontes Alternativas - conjunto de aes que possibilitam o uso de outras fontes para captao de gua que no o Sistema Pblico de Abastecimento; IV - gua Servida gua utilizada nos tanques ou mquinas de lavar, chuveiro ou banheira. Art. 3 As disposies desta Lei sero observadas na elaborao e aprovao dos projetos de construo de novas edificaes. Art. 4 Os Sistemas Hidrulicos sanitrios das novas edificaes, sero projetados visando o conforto e segurana dos usurios, bem como a sustentabilidade dos recursos hdricos. Art. 5 Nas aes de racionamento, podero ser utilizados os seguintes recursos: I - bacias sanitrias de volume reduzido de descarga; II - chuveiro e lavatrio de volumes fixos de descarga; III - torneiras dotadas de arejadores. Art. 6 As aes de utilizao de fonte alternativas compreendem: I- a captao, armazenamento e utilizao de gua proveniente das chuvas; II- a captao, armazenamento e utilizao de gua servida; e III- captao de gua atravs de poos artesianos.

Art. 7 A gua da chuva ser captada na cobertura das edificaes e encaminhada a uma cisterna ou tanque, para ser utilizada em atividades que no requeiram o uso de gua tratada, proveniente da Rede Pblica de Abastecimento, tais como: I- regar jardins e hortas; II- lavagem de roupa; III- lavagem de veculos; IV- lavagem de vidros, caladas e piso. Art. 8 As guas servidas sero direcionadas, atravs de encanamento prprio, reservatrio destinado a abastecer as descargas dos vasos sanitrios e, apenas aps tal utilizao, ser descarregada na Rede Pblica de Esgotos. Art. 9 O combate ao Desperdcio Quantitativo de gua, compreende aes voltadas conscientizao da populao atravs de campanhas educativas, abordagem do tema nas aulas ministradas nas escolas integrantes da Rede Pblica Municipal, palestras e outras, versando sobre o uso abusivo da gua, mtodos de conservao e uso racional da mesma. Art. 10. O no cumprimento das disposies da presente Lei implica na negativa de concesso do Alvar de Construo, para as novas edificaes.

Art. 11. O Poder Executivo regulamentar a presente Lei, estabelecendo os requisitos necessrios elaborao e aprovao de projetos de construo, instalao e dimensionamento dos aparelhos e dispositivos conservao e uso racional da gua a que a mesma se refere.
Art. 12. Esta Lei entra em vigor aps sua publicao.

Cmara Municipal do Rio de Janeiro, em 27 de junho de 2011. Vereador JORGE FELIPPE Presidente Legislao - Lei Complementar

LEI COMPLEMENTAR N 85 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2007


O Presidente da Cmara Municipal do Rio de Janeiro nos termos do art. 79, 7, da Lei Orgnica do Municpio do Rio de Janeiro, de 5 de abril de 1990, no exercida a disposio do 5 do artigo acima, promulga a Lei Complementar n 85, de 11 de dezembro de 2007, oriunda do Projeto de Lei Complementar n 8, de 2005, de autoria do Senhor Vereador Joo Cabral.

Dispe sobre a obrigatoriedade de hotis, motis e similares possurem sistema de reaproveitamento de gua e d outras providncias .

Art. 1 Os hotis, motis e similares com nmero igual ou superior a cinco andares, e com nmero igual ou superior a vinte apartamentos dotados de banheiros, banheiras, piscinas, lavanderias, lavatrios e pias, a serem construdos a partir da data de vigncia desta Lei Complementar, ficam obrigados a instalar sistema de reaproveitamento de gua. 1 O sistema aludido no caput deste artigo diz respeito ao reaproveitamento e tratamento de gua utilizada proveniente de duchas, chuveiros, banheiros, piscinas, lavanderias, lavatrios e pias, exceto a guas utilizadas nos vasos sanitrios. 2 A gua reutilizada e tratada ser canalizada para utilizao nas dependncias externas das edificaes em servios, tais como: jardinagem, lavagem de pisos e garagem e lagos artificiais. Art. 2 Os requerentes de alvar para a construo de edificao abrangidas devem contemplar em seus projetos a canalizao adequado para reutilizao da gua nos termos do art. 1 e a definio de qual processo de tratamento vai ser utilizado para o seu reaproveitamento como condio para sua aprovao. Pargrafo nico. Quando da solicitao de consulta de viabilidade deve o rgo municipal competente dar pleno conhecimento ao requerente do teor desta Lei Complementar. Art. 3 Os hotis, motis e similares com alvar de funcionamento concedido pelo Poder Pblico Municipal devero proceder s medidas necessrias para adequao do disposto nesta Lei Complementar no prazo de seis meses a contar da data de sua publicao. Art. 4 A Prefeitura do Municpio do Rio de Janeiro, atravs de seus rgos competentes, observar atravs de fiscalizao se a execuo da obra contempla o projeto de canalizao para reaproveitamento da gua das edificaes alcanadas por esta Lei Complementar, bem como ir, atestar se o tratamento da gua a ser reutilizada satisfatrio. Pargrafo nico. Entende-se por satisfatria a gua reutilizada e tratada, cuja composio final satisfaa os requisitos sanitrios mnimos, permitindo sua utilizao nos servios a que se refere o 2 do art. 1 desta Lei Complementar. Art. 5 Os responsveis pela construo de edificaes em desacordo com esta Lei Complementar sofrero sanes e penalidades constantes da legislao atuante. Art. 6 Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicao Cmara Municipal do Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 2007

Vereador ALOISIO FREITAS Presidente

10

PROJETO DE LEI LEI N 1326 DE 11 DE MARO DE 2008


PROJETO DE LEI N 1326/2008

Votao
Informaes Bsicas
Cdigo Autor 20080301326 TILA NUNES Protocolo Regime de Tramitao 12501 Ordinria

Datas

Entrada 28/02/2008

Despacho

28/02/2008

Informaes sobre a Tramitao


Data de Criao 11/03/2010

Objeto de Proposio Apreciao Data Sesso Questo de Ordem Votao Aprovado (a) (s) 10/03/2010

N Objeto

assim emendada

Pela Ordem Declarao de Voto Data da Publicao 11/03/2010

Prximo Passo

Vai Redao do Vencido para a 2 Discusso

11

PROJETO DE LEI N 1326/2008 DE AUTORIA DO DEPUTADO TILA NUNES QUE DISPE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DOS POSTOS DE COMBUSTVEIS, LAVA-RPIDOS, TRANSPORTADORAS E EMPRESAS DE NIBUS URBANOS INTERMUNICIPAIS E INTERESTADUAIS, LOCALIZADOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A INSTALAREM EQUIPAMENTOS DE TRATAMENTO E REUTILIZAO DA GUA USADA NA LAVAGEM DE VECULOS. PARECERES: DAS COMISSES DE CONSTITUIO E JUSTIA, PELA CONSTITUCIONALIDADE COM EMENDA; DE SANEAMENTO AMBIENTAL, FAVORVEL COM A EMENDA DA COMISSO DE CONSTITUIO; DE ECONOMIA, INDSTRIA E COMRCIO, FAVORVEL COM A EMENDA DA COMISSO DE CONSTITUIO E JUSTIA; E DE ORAMENTO, FINANAS, FISCALIZAO FINANCEIRA E CONTROLE, FAVORVEL COM A EMENDA DA COMISSO DE CONSTITUIO E JUSTIA, COM VOTO FAVORVEL DO DEPUTADO LUIZ PAULO. RELATORES: DEPUTADOS INS PANDEL; DOMINGOS BRAZO; RODRIGO NEVES E PAULO MELO.

EMENTA: DISPE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DOS POSTOS DE COMBUSTVEIS, LAVA-RPIDOS, TRANSPORTADORAS E EMPRESAS DE NIBUS URBANOS INTERMUNICIPAIS E INTERESTADUAIS, LOCALIZADOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A INSTALAREM EQUIPAMENTOS DE TRATAMENTO E REUTILIZAO DA GUA USADA NA LAVAGEM DE VECULOS.

Autor(es):

Deputado

TILA

NUNES

A ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLVE: Art. 1 - Os postos de combustveis, lava-rpidos, transportadoras e empresas de nibus urbanos intermunicipais e interestaduais, instalados no Estado do Rio de Janeiro, devero instalar equipamentos para tratamento e reutilizao da gua usada na lavagem de veculos. Pargrafo nico- A instalao dos equipamentos previstos no caput deste artigo ser de competncia e responsabilidade do proprietrio do estabelecimento. Art. 2 - Os estabelecimentos citados nesta lei tero prazo de 180 dias, a partir da publicao desta lei, para implantao e aplicao do sistema de tratamento e reutilizao da gua. Art. 3 - A infrao s disposies da presente Lei acarretar ao responsvel infrator a imposio das seguintes sanes: I - notificao para instalao dos equipamentos no prazo mximo de 60 dias, sob pena de multa no valor de 150 UFERJs (cento e cinqenta Unidades Fiscais do Estado do Rio de Janeiro), dobrada em caso de reincidncia. 12

II - Em caso de nova reincidncia e mantido o descumprimento, ocorrer a suspenso do alvar de funcionamento at a sua regularizao, sem prejuzo da multa diria, equivalente a 1/30 do valor da multa. Art. 4 - Posterior disposio regulamentar desta Lei definir o detalhamento tcnico de sua execuo. Art. 5 - As despesas decorrentes da execuo desta lei correro conta de dotaes oramentrias prprias. Art. 6 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, 28 de Fevereiro de 2008.

DEPUTADO TILA NUNES

JUSTIFICATIVA

A presente propositura visa obrigar os postos de combustveis, lava-rpidos, transportadoras e empresas de nibus urbanos intermunicipais e interestaduais, localizados no Estado do Rio de Janeiro, a instalarem equipamentos de tratamento e reutilizao da gua usada na lavagem de veculos. A reutilizao ou reuso de gua no um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo h muitos anos. Contudo, a demanda crescente por gua tem feito do reuso planejado da gua um tema atual e de grande importncia. Neste sentido, deve-se considerar o reuso de gua como parte de uma atividade mais abrangente: a necessidade do uso racional ou eficiente da gua, o qual compreende tambm o controle de perdas e desperdcios, e a minimizao da produo de resduos e do consumo de gua. O reuso da gua reduz a demanda sobre os mananciais de gua devido substituio da gua potvel por uma gua de qualidade inferior. Esta prtica j utilizada em alguns pases e baseada no conceito de substituio de mananciais. Tal substituio possvel em funo da qualidade requerida para um uso especfico. Desta forma, grandes volumes de gua potvel podem ser poupados pelo reuso quando se utiliza gua de qualidade inferior (geralmente efluentes ps-tratados) para atendimento das finalidades que podem prescindir de gua dentro dos padres de potabilidade. Tal medida se torna de extrema importncia, na medida em que a ONU vem, sistematicamente, alertando o mundo sobre a questo da gua potvel. Em um futuro no muito distante, por exemplo, estima-se que 40% da humanidade no poder contar com a poro mnima individual de gua para suas necessidades bsicas. Atualmente j existem, conforme dados estatsticos, 1,1 bilho de pessoas praticamente sem acesso gua doce. Estas mesmas estatsticas projetam o caos em pouco mais de 40 anos, quando a populao atingir a cifra de 10 bilhes de indivduos. O planeta Terra tem 70% de sua superfcie coberta por gua. Deste total, 97,6% so salgadas, ou seja, esto presentes nos mares e oceanos. Apenas 2,4% so de gua doce, sendo que 90% deste volume corresponde a geleiras e o resto a rios, lagos e lenis subterrneos. A partir destes dados, a escassez da gua um tema que deveria ser uma preocupao de todas as pessoas que vivem neste planeta, pois, em breve, o Brasil ter problemas de abastecimento de gua. Esta nova realidade, portanto, exige polticas pblicas voltadas para implantao de aes que objetivem, acima de tudo, a preservao da vida no planeta. O projeto em tela visa, assim, garantir o reaproveitamento da gua nos empreendimentos que utilizam este bem vital na lavagem dos veculos a fim de que possam, atravs do uso racional deste elemento e de mecanismos que possibilitem seu tratamento e reutilizao, garantir que a gua, este patrimnio de toda humanidade, possa estar presente no futuro do planeta, bem como no das prximas geraes. Diante de todo o exposto e, considerando o legtimo interesse pblico da proposio, esperamos contar com o apoio dos ilustres Pares, na sua aprovao.

13

Lei N 6034 DE 08/09/2011 (Estadual - Rio de Janeiro) Data D.O.: 09/09/2011 Dispe sobre a obrigatoriedade dos postos de combustveis, lava-rpidos, transportadoras e empresas de nibus urbanos intermunicipais e interestaduais, localizados no Estado do Rio de Janeiro, instalarem equipamentos de tratamento e reutilizao da gua usada na lavagem de veculos. O Governador do Estado do Rio de Janeiro Fao saber que a Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1. Os postos de combustveis, lava-rpidos, transportadoras e empresas de nibus urbanos intermunicipais e interestaduais, instalados no Estado do Rio de Janeiro, devero instalar equipamentos para tratamento e reutilizao da gua usada na lavagem de veculos. Pargrafo nico. A instalao dos equipamentos previstos no caput deste artigo ser de competncia e responsabilidade do proprietrio do estabelecimento. Art. 2. Os estabelecimentos citados nesta lei tero prazo de 180 dias, a partir da publicao desta Lei, para implantao e aplicao do sistema de tratamento e reutilizao da gua. Art. 3. A infrao s disposies da presente Lei acarretar ao responsvel infrator a imposio da seguinte sano: I - notificao para instalao dos equipamentos, no prazo mximo de 60 (sessenta) dias, sob pena de multa no valor de 150 UFIRs-RJ (cento e cinquenta Unidades de Referncias Fiscais do Estado do Rio de Janeiro), dobrada em caso de reincidncia. Art. 4. Posterior disposio regulamentar desta Lei definir o detalhamento tcnico de sua execuo. Art. 5. As despesas decorrentes da execuo desta lei correro conta de dotaes oramentrias prprias. Art. 6. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Rio de Janeiro, 08 de setembro de 2011
14

SRGIO CABRAL Governador Projeto de Lei n 1.326/2008 Autoria do Deputado: Atila Nunes

15

You might also like