You are on page 1of 12

OBSERVAES SOBRE UMA ORQUESTRA

33

OLUBAJ: MSICA E RITUAL NUMA FESTA PBLICA DO CANDOMBL KETU-NAG DO RIO DE JANEIRO
Edilberto Jos de Macedo Fonseca

Nas sociedades de tradio oral a realizao musical est, de modo geral, relacionada a algum comportamento ritualstico religioso. Diferentemente do que ocorre nas sociedades com tradio musical baseada na escrita, o ritual religioso funciona como momento de cultivo de uma memria ancestral, sendo a msica veculo e expresso de uma viso particular de mundo. O ritual assim a encenao de uma saga, uma epopia mtica, na qual baseia-se toda a religio, ordenando o funcionamento da comunidade. Tratar da msica nesses contextos pensar de que forma se d a interao entre msica e o contexto narrado em um dado momento histrico. Nas etnias e sociedades indgenas brasileiras, por exemplo, essa caracterstica do fazer musical obvia, e realmente funciona como reguladora do meio social ordenando papis e funes especficas no dia-a-dia da comunidade. No caso do candombl, certas questes particulares se colocam, pois ele a sobrevivncia de um olhar sociorreligioso do mundo, que sofreu e vem sofrendo profundas modificaes devido a um processo de transculturao1 entre a frica e o Brasil. Ele a subsistncia de crenas e estados de esprito que, ligados a um tipo de sistema social global, tiveram que se adaptar a outro, com novas formas de representao coletiva no intuito de se perpetuarem. Como a msica nesse contexto cumpre funes ritualsticas especficas, o que pretendo neste trabalho abordar, atravs de uma viso geral, alguns aspectos de sua realizao em uma das festas pblicas do candombl de linha Ketu-Nag chamada

... um processo no qual sempre se d em troca do que se recebe (...). um processo no qual emerge uma nova realidade, composta e complexa, uma realidade que no uma aglomerao mecnica de caracteres, mas um fenmeno novo, original e independente (Malinowski, B. Introduccin, in Ortiz, F. Contrapuento cubano del tabaco y azcar. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 1991).

CADERNOS DO COLQUIO 2001

34

Edilberto Jos de Macedo Fonseca

Olubaj2. uma celebrao feita em homenagem a Obaluai, divindade considerada o rei da terra, deus da varola e das doenas, sempre coberto de palha da costa, tambm conhecido como Omolu, Onil, Xapan ou Sapat. Baseando-me nas idias propostas por Geertz, Bastide, Lvi-Strauss, Turner, Rappaport3, entre outros, vou buscar uma reflexo sobre alguns aspectos da prtica de performance musical4 nessa festa do candombl, tentando mostrar como a msica se relaciona simbolicamente com outros elementos em cada momento da celebrao. As delimitaes entre os vrios momentos rituais sero feitas adotando-se como critrio a presena ou no da performance musical. Essa presena, no entanto, est inserida em uma ordem ritualstica determinada e obedece a cnones e preceitos religiosos. Aspectos formais e estruturais das cantigas e ritmos observados sero abordados como instrumentos de elucidao da inter-relao alcanada entre o sistema de crena religiosa e a forma como se processa a prtica musical, no intuito de refletir sobre essa prtica num terreiro que tem na linha Ketu-Nag sua base filosfica primordial.

O ESPAO SAGRADO
A festa pblica de que trato aqui realizou-se no terreiro chamado Il Ax Omin, ou Casa das guas Agitadas, situado numa regio prxima cidade de Nova Friburgo, distante cerca de 150 km do Rio de Janeiro.

2 3

Banquete ritual oferecido divindade Obaluai. Bastide, R. As religies africanas no Brasil. So Paulo: Pioneira, 1989. Deflen, M. Ritual, anti-structure, and religion: a discussion of Victor Turners processual symbolic analysis. In Journal for the Scientific Study of Religion, 30(1): 1-25, Purdue University, 1991. Geertz, C. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. Lvi-Strauss, C. A estrutura dos mitos. In Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. Cap. XI, p. 237-265. Rappaport, R. Ritual. In International Encyclopedia of Communications. s.d. p. 467-473. Turner, V. The drums of affliction. The religious process among the ndembu of Zambia. Oxford: Clarendon Press, 1968.

Bhague, G. Performance practice: ethnomusicological perspectives. In Contributions in Intercultural and Comparative Studies, Number 12. Wesport, Connecticut. s.d. p. 222-254. _______. Music performance. In International Encyclopedia of Communications. Ed. Mircea Eliade. s.d. p. 114-116.

CADERNOS DO COLQUIO 2001

OLUBAJ: MSICA E RITUAL NUMA FESTA PBLICA DO CANDOMBL KETU-NAG DO RIO DE JANEIRO

35

Na entrada do terreno, encontra-se um pequeno jardim, frente de uma boa casa. Ao fundo, no fim do quintal, corre um rio, e antes dele chega-se ao barraco. Para se alcanar o barraco, porm, passa-se por uma grande diversidade de rvores e plantas enfeitadas para a festa com faixas de pano amarradas nos troncos. Muitas dessas plantas so consideradas sagradas e compem dessa forma, com o barraco, o espao sagrado do terreiro. O terreiro composto por um barraco central em formato circular, com assentos rodeando o pilar central, onde, sobre sua fundao, encontra-se o ax5 da casa, e em torno do qual se desenvolvero os celebrantes. Nessa construo encontra-se a cozinha e as salas onde ficam guardados os artefatos e as roupas que vestiro os orixs6 durante a cerimnia. Ao lado do barraco principal, encontram-se os runcs, camarinhas, pequenas casas em formato circular que servem de espao para o perodo de iniciao no qual os fiis ficaro recolhidos. Tanto o barraco como as camarinhas esto pintados de branco. O interior do barraco ornamentado com quadros, mscaras e pans, com motivos africanos. Em torno do pilar central, esto colocadas quatro cadeiras nas quais iro se sentar os orixs durante a festa. Essas cadeiras esto ladeadas por plantas sagradas, e sob uma delas encontra-se uma tigela com grande quantidade de doburu, pipoca, uma das comidas preferidas de Obaluai. No ponto mais alto do pilar central est a coroa de Xang 7, tecida em pano vermelho com motivos dourados. No lado oposto ao da porta de entrada fica circunscrito um pequeno espao de muretas baixas onde esto os instrumentos sagrados, os trs atabaques (do maior para o menor) Rum, Rumpi e L, alm do G (agog). Um chifre de boi pendurado perto dos atabaques serve para guardar os aquidavis (baquetas) usados para percutir os tambores. Ao lado do espao dos tambores, esto duas cadeiras reservadas especialmente para pai e me-de-santo, alm dos ogs, que so freqentadores ilustres e respeitados pela comunidade.

Fora mstica dos orixs (ver nota 6); fora vital que transforma o mundo. Prandi, R. Mitologia dos orixs. So Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 564. Nome genrico das divindades iorub, intermedirio entre o Olorum (mundo sobrenatural) e os homens. Bastide, R. As religies africanas no Brasil. So Paulo: Pioneira, 1989, p. 564. Orix nacional iorub. Deus do raio e do trovo. Pessoa de Barros, J.F. O banquete do Rei... Olubaj: uma introduo msica afro-brasileira. Rio de Janeiro: Uerj, Intercom, 1999, p. 178.

CADERNOS DO COLQUIO 2001

36

Edilberto Jos de Macedo Fonseca

intensa a movimentao dos filhos-de-santo antes, durante e mesmo depois da festa, porque esta envolve uma srie de obrigaes e trabalhos que demandam grande energia e atividade por parte de toda a comunidade do terreiro. Receber os visitantes, preparar as comidas rituais, conservar as roupas e o instrumental dos orixs que se manifestarem esto entre as atividades que movimentam o barraco. O cuidado na maneira como conduzida a festa sempre motivo de comentrio por parte dos visitantes e adeptos de outras comunidades.

A CELEBRAO
A festa, chamada de Olubaj ou o banquete do Rei, celebra a divindade Obaluai (tambm conhecida como Omolu, Onil, Xapan ou Sapat). Este orix originariamente do antigo Daom, nascido em Emp, territrio Tapa, tambm chamado Nup8, e caracterizava-se por punir mandando mosquitos e doenas queles que no lhe prestassem homenagens. Conta uma lenda que os iorubs instalaram seu culto no pas aps um violento ataque epidmico de varola. Por isso tornou-se conhecido como o deus da varola e das doenas, possuindo o poder da cura. Uma histria mtica fala do Olubaj e conta que certa vez Xang fez um convite a todos os orixs para um grande banquete, e que durante a festa todos deram pela falta de Obaluai, j que este no havia sido convidado. Todos quiseram se desculpar e, temendo sua ira, se reuniram para levar-lhe comida e bebida. Obaluai aceitou o convite, mas mandou chamar todo o seu povo para participar com ele do banquete. Embora se considere que o ritual como um todo envolva toda a movimentao que antecede a cerimnia pblica, esta apresenta trs momentos bem distintos, delimitados pela pausa feita pelos msicos de acordo com as normas cannicas, que enumero e comento a seguir: (1) O xir: primeira parte da cerimnia, em que filhos e filhas-de-santo adentram o barraco seguindo uma ordem estabelecida pelo tempo de iniciao e so invocados os orixs atravs de seus ritmos e cnticos especficos.

Verger, P Lenda dos orixs. Salvador: Corrupio, 1981, p. 59. .

CADERNOS DO COLQUIO 2001

OLUBAJ: MSICA E RITUAL NUMA FESTA PBLICA DO CANDOMBL KETU-NAG DO RIO DE JANEIRO

37

Esta parte da cerimnia iniciada pelo toque da Avaninha ou Avamunha (Figura 1). Os cnticos, num nmero de trs a sete, so entoados em seqncia para as divindades Ogum, Oxssi, Loguned, Ossain, Xang, Nan, Oxum, Iemanj, Oi.

Figura 1

Avaninha
G

Rumpi

Rum

A senioridade manifestada atravs da ordem que ocupam os alabs (tamborileiros) no toque dos atabaques. O Rum, responsvel pelas variaes sobre a base rtmica sustentada pelo Rumpi, L e G, goza de um privilgio especial e de modo geral mais freqentemente tocado pelo alab com maior tempo de iniciao. Durante essa parte da cerimnia, um og que entrou no barraco foi saudado com o toque Foribal, rufo dos tambores ou, na expresso dos alabs, dobrar o couro. um toque que distingue convidados ilustres que adentram o barraco e ocorre em meio realizao de um outro toque. O Foribal, por sua vez, interrompido para ento se retomar o toque anterior assim que este og reverencia pai e me-de-santo da casa, alm de saudar os trs tambores com um leve toque de mo. importante notar aqui como a presena do fenmeno sonoro se aproxima das noes de significao simblica ritual propostas por Victor Tur-

CADERNOS DO COLQUIO 2001

38

Edilberto Jos de Macedo Fonseca

ner. Em contextos religiosos, diz Turner, os smbolos teriam aspectos exegticos (comentrios religiosos, filosficos e psicolgicos, revelando a significao do som), operacionais (de que modo o som utilizado) e posicionais (o elemento sonoro s ganha sentido quando em relao com outros smbolos). Nessa perspectiva, analisando o aspecto operacional do toque Foribal, nota-se que este tem um carter especfico dentro da multiplicidade de ritmos utilizados em um mesmo ritual; em outras palavras, ele opera de maneira especfica no contexto litrgico. No o farei aqui, mas poderia analisar o que se diz e se observa com relao a esse toque (aspecto exegtico) e, ainda, ver como essa saudao se encaixa na ordem da performance ritualstica (aspecto posicional). A virtuosidade do alab ir denotar o maior ou menor domnio das cantigas que, medida que vo surgindo, causam uma reao especial dos fiis, com expresses e manifestaes de regozijo ou mesmo de cada no santo ou transe. Inicialmente se pode notar que, apesar do estilo responsorial da performance musical, no h o que se poderia chamar de um coral na resposta. A diferena meldica entre o que prope o alab e o que respondido pela audincia notria, mesmo porque entre estes no h uma preocupao com o lado musical, mas sim ritual. Alm do mais, como os textos so cantados em iorub, a maioria no consegue acompanhar as letras das cantigas. Especialmente nessa festa, o alab apresentava um estilo vocal incomum, rico em variaes, e raramente repetia a melodia duas vezes com os mesmos inter valos meldicos. Apesar de a audincia no apresentar padronizao modal ou tonal no responsrio musical, alguma uniformizao pode ser notada quanto melodia. Como se trata de um repertrio aprendido, e sendo que os adeptos no apresentavam a virtuosidade mostrada pelos alabs, de se supor que essa uniformizao ganhe forma durante o processo de iniciao, como parte da tradio oral, ou mesmo pelo hbito de freqentar as celebraes. (2) O Olubaj ou o banquete propriamente dito, realizado do lado de fora do barraco. Como na primeira parte da cerimnia, o toque da Avaninha se faz ouvir, anunciando a entrada das comidas trazidas e ser vidas sobre uma esteira (eni), para o banquete comunal. A seguir entoado o cntico Araay a je nbo (Figura 2).

CADERNOS DO COLQUIO 2001

OLUBAJ: MSICA E RITUAL NUMA FESTA PBLICA DO CANDOMBL KETU-NAG DO RIO DE JANEIRO

39

Figura 2
Araay a je nbo
Solista

Coro

Em seguida, surge o cntico ajeninya (Figura 3), exclusivamente acompanhado por vozes e repetido pela audincia por trs vezes, que tem como funo agradecer ao banquete que foi servido. A cantiga Oper m d pr9 termina seguida de palmas compassadas o pa contando a saga dos nativos de Emp. Como as anteriores, Omol K br j uma prece cantada por todos os presentes para louvar Obaluai. Outras cantigas podem aparecer dependendo da conduo do alab; no entanto, minha experincia em mais de uma cerimnia do Olubaj tem demonstrado que essas cantigas esto sempre presentes.

Prece que fala de um pssaro per que anuncia o poder do guerreiro Obaluai. Pessoa de Barros, J.F. O banquete do Rei...Olubaj: uma introduo msica afro-brasileira. Rio de Janeiro: Uerj, Intercom, 1999, p. 86.

CADERNOS DO COLQUIO 2001

40

Edilberto Jos de Macedo Fonseca

Figura 3
ajeninya
Solista Coro

Em seguida, h uma pequena pausa para que os atabaques voltem para dentro do barraco. E inicia-se uma outra etapa ritual. (1) O or: momento da dana dos orixs, comeando por Obaluai, e seguindose sua famlia mtica, Oxumar, seu irmo; Nan, sua me; Iemanj, sua me adotiva; e tambm Oi ou Ians, que dele cuidou quando pequeno. Entender os aspectos mticos que envolvem o Olubaj de fundamental importncia para que se possa compreender como desenvolvido o ritual, que personagens mticos esto presentes (ou ausentes, como Xang), e de que forma se d a ordenao litrgica.

CADERNOS DO COLQUIO 2001

OLUBAJ: MSICA E RITUAL NUMA FESTA PBLICA DO CANDOMBL KETU-NAG DO RIO DE JANEIRO

41

Nesse dia, so prestadas homenagens tambm aos orixs Ogum, Oxssi, Oxum, que se fazem presentes por numerosos filhos. Xang, rival de Obaluai, poder at mesmo como pude observar se manifestar atravs do transe de seus filhos-desanto. No entanto, eles no sero vestidos neste dia, pois, na narrativa mtica, h rivalidade entre esses dois orixs. Um a um, cada orix saudado com cnticos, ritmos e danas particulares que contam a saga mtica. Usualmente, a dana dos orixs envolve uma coreografia aprendida no perodo de iniciao, que reflete aes e comportamentos gestuais que guardam relao com o carter do orix. Nesse aspecto, o toque do opanij (Figura 4), ritmo cadenciado dedicado a Obaluai, um momento especial da saudao aos orixs. um toque que possui poucas cantigas cantadas e, na maioria das vezes, apresenta-se de forma instrumental com funo de louvao. Sua coreografia difere substancialmente daquelas realizadas para outras divindades, envolvendo um movimento conjunto de todos os que esto na roda, que avana em sentido anti-horrio. Figura 4
Opanij
G

Rumpi

Rum

No verbete Ritual na International Encyclopedia of Communications, Roy Rappaport diz que uma das principais caractersticas do ritual est no fato de que a seqncia ritualstica composta de expresses e atos formais apenas em parte invarivel. Existe uma seqncia preestabelecida baseada na histria que est sendo contada, sendo que cada celebrao poder apresentar certo grau de especificidade em funo das condies gerais.

CADERNOS DO COLQUIO 2001

42

Edilberto Jos de Macedo Fonseca

Nessa etapa do ritual, aps as diferentes danas dos orixs da famlia mtica de Obaluai, e antes dos cnticos para Oxal10, que encerram a cerimnia, abrese espao para a presena de canes e toques das naes 11 Jeje e Angola. As cantigas Jeje, apesar de no serem cultuadas pela casa, so rapidamente aprendidas e parte da audincia passa a respond-las. Dessa forma, os voduns12, e no mais orixs iorubanos, que passam a ser saudados nas cantigas. Isso se d porque alguns visitantes de outras naes esto presentes festa. Da mesma forma, em seguida, o toque dos tambores deixa de ser feito pelos aquidavis e passa a ser tocado com as mos. So os toques de Angola que se fazem presentes, pois entre os alabs est um membro dessa nao. O interessante a notar que a insero dessas cantigas e toques s poderia se dar em um momento ritual determinado. Toda a seqncia ritual j havia sido perpetrada, e o que viria a seguir seriam as cantigas de Oxal que encerrariam a cerimnia. A presena das cantigas Jeje e Angola, mais do que uma aberrao na seqncia ritual de um terreiro Ketu-Nag de Oxssi (como se proclama a casa), a prova de que o candombl a sobrevivncia de entidades cultuadas por diversas naes que, ao se manifestarem, devem ser reverenciadas atravs de seus cnticos especficos. O respeito ordem litrgica da nao Ketu, nesse aspecto, no se sobrepe ao respeito compartilhado deidade que se manifesta.

CONCLUSO
Em seu incio, o candombl surgiu como mais do que uma simples seita mstica, sendo verdadeiramente um pedao da frica transplantado para o Brasil. A coletividade se organizava atravs de uma solidariedade socioeconmica que tinha como base ltima a comunho espiritual conjugada por todos os membros de um grupo social, baseada em uma hierarquia particular.

10

Este o nome pelo qual se conhece, no Brasil, Obatal (o senhor do Pano Branco) e significa o grande orix. Filho de Olorum, foi encarregado por este de criar o mundo e os homens. Ibid., p. 177. Designam, no Brasil, os grupos que cultivam divindades provenientes da mesma etnia africana ou do mesmo subgrupo tnico. Ex.: Nag lngua Iorub, proveniente da Nigria; Jeje lngua Fon, proveniente do antigo Daom, hoje Nigria. Ibid., p. 176. [do Fon: vodun] Divindade, deus do panteo Jeje (ew-fon); alguns voduns foram incorporados ao panteo iorub como orixs. Prandi, R. Mitologia dos orixs. So Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 570.

11

12

CADERNOS DO COLQUIO 2001

OLUBAJ: MSICA E RITUAL NUMA FESTA PBLICA DO CANDOMBL KETU-NAG DO RIO DE JANEIRO

43

Os grupos tnicos africanos para c trazidos foram historicamente se agrupando e se organizando em confrarias religiosas, de maneira a tentar reproduzir as condies sociais, hierrquicas e de papis distintos na interrelao de cada qual com o sagrado. A vida, que antes se baseava no ritmo das estaes, passa a obedecer a outras formas de interaes com a natureza e o meio ambiente. Com a miscigenao e a disperso social, o rompimento entre etnia e cultura foi inevitvel. O mundo em que nasce o candombl o mundo das representaes dos valores da sociedade branca hegemnica, sendo que apesar disso, de modo geral, cada linha conservou a tradio tnica da nao de seus fundadores. Dessa forma, a msica de raiz africana aqui chegou para ajudar a modelar o Brasil com seus cnticos e ritmos, que narravam histrias de grupos sociais nicos que nesta terra se encontraram. Pensar a msica de candombl passa ento por uma reflexo sobre religio e ritual como manifestaes culturais. Essa celebrao do Olubaj se deu em condies de um ambiente social que muito pouco se relaciona com as condies em que o candombl surgiu como manifestao religiosa. A audincia era composta de pessoas de classe mdia, que tinham certa afinidade e esclarecimento quanto ao significado da cerimnia, sem contudo dominarem o entendimento da ordem litrgica nem o iorub, lngua em que se cantava. No era uma comunidade de desfavorecidos, nem propriamente de negros, pois havia pessoas de todos os tipos entre curiosos e iniciados. O que se observa, ento, que a sobrevivncia do candombl, num terreiro novo como esse (fundado em 1995), se d, evidentemente, no mais por afinidades tnicas, mas sim por decises culturalmente condicionadas pelas condies sociais em que seus membros esto inseridos. A configurao do ritual nesse contexto garantida por um lado pela tradio e, por outro, pelas condies estabelecidas pelos atores que o compem. Fala-nos Bastide:
Enfim,(...) o negro est amarrado a duas estruturas sociais diferentes, a de sua confraria religiosa e a da comunidade global multirracial. As atitudes, os sentimentos, os valores que nascem do encontro de negros e brancos nessa segunda estrutura podem atuar na memria coletiva reesclarecendo as imagens conhecidas.(...) O estudo da memria coletiva no deve, pois, compreender apenas a explicao dos fatos de conservao e de esquecimento, mas tambm a explicao das metamorfoses das

CADERNOS DO COLQUIO 2001

44

Edilberto Jos de Macedo Fonseca

lembranas coletivas, em particular, a das imagens dos deuses, compreendidas que esto na corrente da conscincia grupal. 13

A manuteno, hoje, do candombl Ketu-Nag no Rio de Janeiro estaria assim ligada, de certa forma, a essa interao social entre membros de casas oriundas de naes diversas, que enriquecem com suas experincias pessoais essas celebraes respeitando, no entanto, suas caractersticas particulares. Apesar de certos alabs, mais tradicionalistas, no concordarem com a presena de cantigas de outras naes, na prtica elas podem se inserir sem que isso seja considerado um desrespeito ou mesmo descaracterizao do rito, mas somente uma cordial concesso, de modo a tornar a festa mais aberta aos membros presentes dessas naes. No entanto, essas cantigas tm um momento apropriado para acontecer. Acima do dogmatismo ritual, estaria a cordialidade entre naes que tm no candombl Ketu, Jeje, Angola ou de Caboclo uma forma de convivncia e fraternidade, fazendo com que a comunidade, ligada s suas razes ancestrais, sinta a presena divina dos deuses, que afinal o que importa.

13

Bastide, Roger. As religies africanas no Brasil. So Paulo: Pioneira, 1989, p. 347.

CADERNOS DO COLQUIO 2001

You might also like