You are on page 1of 2

Braslia, 18 de janeiro de 2011.

E.M. n 001-2012/CONSEA

Excelentssima Senhora Presidenta da Repblica, O Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (Consea), por deliberao dos representantes da sociedade civil integrantes de sua Mesa Diretiva reunidos no dia 10 de janeiro de 2012, dirige-se respeitosamente Vossa Excelncia para manifestar-se a respeito dos Termos de Parceria entre o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) e a Associao Programa Um Milho de Cisternas (AP1MC). Em conformidade com a Lei n 9.790/1999, artigos 10 e 11, cabe a este Conselho acompanhar e monitorar a formalizao e execuo dos referidos Termos de Parceira, o que faz desde 2003. E, devido aos excelentes resultados produzidos na execuo conduzida pela AP1MC, o Consea manifestou-se por meio de diversas Recomendaes, discutidas e aprovadas em Plenria, pela sua continuidade e ampliao. Esse o caso da Recomendao n 003/2011, por meio da qual o Consea recomenda a celebrao de novo termo aditivo, de prazo, metas e custos, por reconhecer a eficincia da atuao da AP1MC para viabilizar o acesso gua e para melhorar as condies de convivncia com o semirido, requisitos fundamentais para a segurana alimentar e nutricional de, aproximadamente, 38 milhes de pessoas distribudas em 11 estados brasileiros. A importncia dos Termos de Parceria firmados com a AP1MC est estreitamente ligada compreenso de que o acesso gua para consumo e produo realiza, indubitavelmente, os ditames do Direito Humano Alimentao Adequada. Concomitantemente, a metodologia utilizada pela AP1MC destaca-se pela sua origem (tecnologia social desenvolvida pela sociedade civil a partir das experincias e vivncias das prprias comunidades), protagonismo das famlias, sustentabilidade dos processos adotados, baixo custo de execuo e impacto positivo na econmica local. Diante desses fatos, a 4 Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, instncia mxima do Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (SISAN), aprovou a seguinte resoluo em novembro de 2011: 103. Ampliar as aes de convivncia com o semirido em parceria com a Articulao no Semirido, por meio do Programa 1 Milho de Cisternas e P1+2, fortalecendo a sua dinmica e metodologia participativa e o protagonismo dessas populaes na construo de alternativas de captao e manejo da gua da chuva, como:

barragens subterrneas, pequenas barragens sucessivas, tanques de pedra, cisternas de placa. Tais iniciativas devem inspirar aes de convivncia com os biomas em outras regies do Pas. Portanto, compartilhamos do entendimento do Governo Federal, expresso no Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (PLANSAN): as tecnologias de captao de gua e convvio com o Semirido, experimentadas pela sociedade e encampadas enquanto poltica pblica por meio do Programa Cisternas, so um timo exemplo de parceria do poder pblico com entidades da sociedade civil na execuo de programas fundamentais para a segurana alimentar (pgina 29). Todavia, as parcerias com a Articulao do Semirido Brasileiro esto passando por dificuldades dentro do prprio Governo Federal, de um modo que afeta um dos pilares do SISAN que a participao da sociedade civil na elaborao e implementao de polticas pblicas. Registre-se, ademais, a ausncia de resposta do governo Recomendao n 003/2011. Diante disso, apresentamos a Vossa Excelncia as seguintes proposies: Cumprimento da Recomendao n 003/20011; Incluso do Consea em todas as reunies dedicadas a tratar do Programa de Cisternas, hoje limitada Comisso de Monitoramento e Avaliao); Estabelecimento de meta atribuindo AP1MC a implementao de, no mnimo, 150 mil cisternas por ano; Ampliao da participao da sociedade civil na elaborao e implementao dos programas relacionados segurana alimentar e nutricional; Ampliao gradativa de metas com a AP1MC para a implementao de tecnologias de captao de gua da chuva para produo de alimentos, o que, a propsito j est previsto na Recomendao n 003/2011. A propsito, pedimos o apoio do Governo Federal para a realizao, ainda no primeiro semestre de 2012, de um seminrio para discutir, em conjunto com gestores pblicos, propostas para o fortalecimento da participao social no mbito do SISAN. Ao apresentar esta proposio, consideramos que o Consea cumpre seu papel de pronunciar-se sobre questes prioritrias na perspectiva da consolidao da Soberania e da

Segurana Alimentar e Nutricional e da promoo do Direito Humano Alimentao Adequada, especialmente no que se refere ao direito de acesso gua para consumo e produo.
Respeitosamente,

Renato S. Maluf Presidente do CONSEA

You might also like