You are on page 1of 74

SUMRIO

TEMA 1: MORAL E TICA 1.1. Moral e tica


1.1.1. Por que a tica no Trabalho........................................................................04 1.1.2. A Moral e a tica...........................................................................10 1.1.3. O Homem Um Ser Consciente...................................................17 1.1.4. O Individual no Social e na Moral..................................................22

TEMA 2: TRABALHO E TICA

2.1. Trabalho e tica


2.1.1. O Significado do Trabalho...........................................................................29 2.1.2. Os Deveres Fundamentais do Homem...........................................34 2.1.3. As Virtudes Profissionais ...............................................................38 2.1.4. A tica Profissional.........................................................................47

TEMA 3: CDIGO DE TICA PROFISSISONAL DO SERVIDOR PBLICO

3.1. Cdigo de tica Profissional


3.1.1. Regras Deontolgicas..................................................................................52 3.1.2. Principais Deveres do Servidor Pblico..........................................62 3.1.3. Vedaes ao Servidor Pblico........................................................68 3.1.4. Comisses de tica........................................................................73 Glossrio..............................................................................................................78 Bibliografias.........................................................................................................8

TICA NO SERVIO PLICO Tema - Moral e tica Assunto - Moral e tica Unidade - Por que a tica no trabalho

Nesta unidade, voc conhecer a tica nas organizaes e a prtica que pode levar a procedimentos antiticos. E chegar concluso de que uma atitude tica o melhor caminho. Vamos l? EXEMPLO Antes de entrar na teoria, que tal ver um exemplo? Na sede de um rgo pblico, os carros particulares dos funcionrios ficam protegidos na garagem, ocupando as vagas destinadas frota oficial. Esta ficou em estacionamento descoberto, exposta chuva, ao sol e ao risco de roubo. Os responsveis pelo patrimnio pblico, neste caso, priorizaram seus interesses particulares em detrimento do interesse coletivo. Nos ltimos cinco anos, este rgo pblico trocou, pelo menos uma vez, toda a sua frota precocemente envelhecida.

Embora esta atitude no seja generalizada no servio pblico, esta situao evidencia uma falta de senso tico por parte dos gestores e servidores do rgo. Voc concorda? 4

DICAS A troca de informaes e o conhecimento de novas experincias muito importante para auxiliar no seu aprendizado e no seu aperfeioamento profissional.

TEORIA TICA NO TRABALHO Agora vamos iniciar o estudo terico deste tema. Podemos comear? Atualmente, a sociedade passa por uma grave crise de valores, caracterizada pela falta de decoro, de respeito pelo outro e de limites. As pessoas tm dificuldades em assimilar normas morais e respeitar as leis e as regras sociais. Isso tem uma influncia direta nas organizaes, porque elas esto ligadas cultura e, com base nesta, definem suas relaes interpessoais e empresariais, seus objetivos, compromissos e formato administrativo. Podemos dizer, ento, que a cultura de uma organizao o reflexo da cultura da sociedade. Cada organizao, porm, possui uma cultura prpria, visvel, atravs da qual se identificam as formas como as pessoas se relacionam, a linguagem usada, as imagens cultuadas. No servio pblico, as organizaes tambm possuem uma cultura prpria.

Mas, ser que na maioria das organizaes tudo corre bem, com tranqilidade e harmonia? Pense um pouco nisso.

POR QUE TEMOS MOTIVAO PARA PRODUZIR? Todas as organizaes so um campo de conflitos. Umas resolvem suas questes democraticamente, discutindo-as coletivamente. Outras usam autoritarismo e punies, impedindo a livre expresso. Esses conflitos, muitas vezes, so promovidos mediante campanhas internas, como para a escolha do empregado padro, e outras maneiras de destacar determinadas qualidades do empregado em detrimento de outras. Na base desses conflitos, encontra-se a luta pelo poder. E o poder exercido dentro de uma organizao visa a atingir suas metas, levando os seus membros a produzirem de forma competente e eficaz. A sobrevivncia de uma organizao depende da forma como esse poder exercido, da postura moral das pessoas que o exercem.

Para que haja desenvolvimento e a qualidade de vida seja preservada, faz-se necessrio que as relaes nas organizaes se baseiem em valores como: Honestidade Confiana Credibilidade Altrusmo

Uma organizao precisa ser vista como um organismo vivo, onde cada integrante tem um papel importante e til a cumprir, a fim de garantir o seu perfeito funcionamento. HISTRIA Para facilitar o entendimento do assunto vamos ver, agora, uma historinha. Podemos comear? A me de Mariana faleceu e lhe deixou de herana um apartamento. Aps algum tempo, Mariana resolveu vender o imvel e procurou um advogado para tratar da documentao. Porm, ela no tinha idia da via crucis que iria iniciar. O processo de inventrio do imvel se arrastou por doze longos anos, tendo passado por inmeras instncias. Sempre havia uma exigncia legal que atrasava a concluso do inventrio. Este mesmo processo, que levou tanto tempo para a sua concluso, se tivesse sido acompanhado por funcionrios mais comprometidos com a diligncia e agilizao do caso, teria levado muito menos tempo e dinheiro.

Circunstncias como essa acontecem a todo momento. Reflita sobre o que pode ser feito para que a sociedade cultive o conceito de presteza e responsabilidade profissional.

TEORIA NOVOS PARADIGMAS NAS RELACES PROFISSIONAIS As pessoas que compem as organizaes precisam agir com profissionalismo, dedicao e integridade, evitando a troca de favores, o jeitinho, o corporativismo e o princpio de levar vantagem em tudo. Para coloc-las a servio do bem comum preciso, assim, que as relaes profissionais ocorram com base em princpios morais como: confiabilidade 6

credulidade integridade respeito. Enfim, as organizaes pblicas devem dedicar tica o mesmo cuidado dispensado s questes ditas organizacionais. A tica no trabalho, ou qualquer que seja ela, deve seguir uma orientao humanista, colocando a vida humana como o valor principal. No podemos esquecer que as pessoas integrantes das organizaes so, antes de tudo, seres humanos com emoes e sentimentos e no apenas peas da engrenagem produtiva. A TICA NAS ORGANIZAES A tica a questo nmero um para a maioria das grandes organizaes, de acordo com recentes pesquisas realizadas nos Estados Unidos. No Brasil, j existe uma conscincia, que continua crescendo, de que a questo da tica to importante quanto lucratividade. Contudo, ainda temos muita estrada para caminhar neste sentido. Infelizmente, existe uma grande resistncia das pessoas em admitirem suas atitudes antiticas na vida em geral e, por extenso, no trabalho. E o pior que as pessoas no fazem uma auto-anlise dos seus comportamentos, mas, ao contrrio, passam a assumir uma postura bem mais cmoda, embora desonesta: culpam a organizao e os outros pelas conseqncias dos seus atos.

Os comportamentos antiticos dentro das instituies, como o favoritismo, o sacrifcio dos mais fracos, a deturpao de relatrios, o trfico de influncias, entre outros, atingem as pessoas e o prprio agente, pois so desumanos com todos. COMENTRIOS Faa tudo para no perder de vista a sua dimenso humana no trabalho. Tenha em mente que voc precisa de tempo para a vida, para o lazer e para a famlia. Um bom profissional precisa ter conscincia dos limites que deve impor entre os mundos profissional e pessoal. Precisa saber claramente quem ele e o que o trabalho na sua vida. Se no tem essa compreenso, fica alienado.

TEORIA A TICA TEM TUDO A VER COMIGO! 7

A pessoa alienada no tem uma verdadeira compreenso do que se passa atrs das aparncias, dificultando o entendimento entre o pensamento e a ao. A alienao leva o indivduo a desconhecer que a tica precisa estar presente em todos os momentos da atividade humana. No entender isso, faz com que o profissional no encare as situaes ticas que a todo momento ocorrem na organizao, deixando-as de lado ou subestimando-as. Esta alienao, entendida como a falta de compreenso da seriedade e conseqncia de atitudes antiticas, faz com que profissionais bem intencionados no percebam a gravidade da questo.

CULTIVAR A TICA CONSTRUIR ORGANIZAES SLIDAS Como j foi comprovado, atravs de pesquisas, alm de ser pensamento dos antigos filsofos, podemos afirmar, sem medo de errar, que:

a tica ainda o melhor caminho; a integridade uma fonte de sucesso para as organizaes, que ganharo a confiana dos clientes, o comprometimento dos servidores e a autonomia dos seus lderes.

muito triste, quando a tica negligenciada numa organizao, passando a prevalecer o sentimento de desconfiana, a falta de lealdade dos empregados, a utilizao da tecnologia a servio da fraude, entre outros. A falta de tica coloca em jogo o destino da organizao e tem sido o motivo do desmoronamento de muitas instituies. REFLEXO Reflita e assimile. A tica : - o direito e a vontade de justia; - a arte que deve ser aprendida dia aps dia; - o investimento que vale a pena, pois um grande patrimnio para os indivduos e o maior para a vida de uma organizao. Reflita e registre a sua resposta abaixo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Elizete Passos, tica nas Organizaes Uma Introduo, Editora Passos & Passos, Salvador - BA Oscar dAlva e Souza Filho, tica Individual & tica Profissional, Editora ABC Fortaleza, Fortaleza - CE Maria da Glria Rabello de Moura, tica (apostila)

Tema - Moral e tica Assunto - Moral e tica Unidade - A Moral e a tica

Nesta unidade, vamos estudar sobre a Moral e a tica, entendendo os conceitos e a diferena de cada um deles. Observe o exemplo apresentado, antes de iniciar o estudo terico. Podemos comear? ESTUDO DE CASO Antes de comear o estudo terico, vamos ver um estudo de caso? Numa empresa de economia mista da rea de turismo, numa grande cidade do pas, durante um perodo de festas folclricas, o poder pblico contratou profissionais para a produo dos eventos. Os servios de iluminao, sonorizao, decorao e segurana foram terceirizados. Era praxe das empresas prestadoras desses servios pagarem propinas, a fim de garantir a sua escolha. Mas o coordenador de eventos, de um determinado ano, cuja trajetria profissional e pessoal era norteada pelo senso tico e de honestidade, no concordou com tal procedimento. Contratou, ento, empresas, usando critrios baseados na qualidade dos servios oferecidos, em requisitos tcnicos e nas referncias apresentadas. O resultado dessa conduta tica foi a demisso desse coordenador, aps a realizao do primeiro ciclo de festas populares da cidade.

10

REFLEXO Reflita um pouco sobre o exemplo acima. Como voc agiria? O que voc acha da atitude desse coordenador? Reflita e registre a sua resposta abaixo.

TEORIA Agora, vamos iniciar o estudo terico deste tema. Pronto para comear? TICA E MORAL: QUAL A DIFERENA? Os mundos tico e moral do indivduo se relacionam de forma contraditria e intrnseca. H uma influncia recproca entre as atitudes humanas que, na verdade, constituem a unidade indivisvel da personalidade natural do homem.

Essa contradio pode ser constatada quando verificamos que os indivduos nem sempre utilizam, na sua ao moral, os princpios ticos que pregam. aquela velha histria que voc deve conhecer: a teoria diferente da prtica. E como ! Uma coisa pregar o que deve ser feito, como deve ser feito. E outra o fazer, a ao. Porm, a natureza da preocupao tica vai alm dos aspectos de coerncia entre o dizer e o fazer. No podemos esquecer que o fim do refletir tico encontrar para o ser humano o caminho seguro de uma moral feliz. A felicidade a busca essencial do ser. Mas essa verdade no se atinge simplesmente pela correo dos princpios e pela coerncia da prtica moral com tais valores. Pode acontecer que a pessoa discurse sobre uma tica, reflita sobre sua validade e a pratique, e que no final, apesar de tudo, se sinta infeliz. Nesse caso, precisa arriscar-se, experimentando novas ticas ou novas prticas morais que lhe faam atingir o estgio feliz.

CADA UM TEM QUE FAZER A SUA PARTE! A busca da felicidade pelo homem tarefa exclusiva sua. O maior objetivo do ser humano a felicidade. Mas, ele tem que fazer a sua parte. Veja o que o compositor baiano Gilberto Gil falou a esse respeito:

11

A Bahia j me deu rgua e compasso. Meu caminho pelo mundo, eu mesmo trao.

Este caminho particular de cada um tem a ver com a sua cabea e com o seu corpo, com o conhecimento de si prprio, de sua integridade espiritual e sensitiva, de seus limites e de suas possibilidades. Por isso no basta somente a lgica interna e a correo formal da proposta tica de cada um, mas principalmente, o fato de que, praticando essa ou aquela ao, a pessoa se realizou, se sentiu bem, atingiu a felicidade. Como voc pode concluir, a tica deve ser realizada por uma moral. Seja como reflexo indicativa de uma prtica moral feliz, ou como atividade intelectual especulativa do comportamento moral que felicitou o indivduo. Da decorre, aps a ao, a descoberta de uma nova tica que orientar com maior segurana os novos passos da pessoa feliz.

O QUE SO VALORES MORAIS? CONFIRA!

Os valores morais esto presentes nas diversas esferas das nossas vidas. Vejamos. O pai exige que o filho, respeitando seus valores, chegue em casa no horrio estabelecido. A esposa reclama fidelidade do marido e vice-versa. Em poltica, sabe-se que sem padres de justia no possvel administrar a sociedade. O desenvolvimento da cincia e da tecnologia demanda parmetros ticos. A Constituio de um pas contm valores morais que os cidados devem conhecer e transformar em realidade. No existe vida social sem a presena de regras ou normas de conduta esta a importncia do mundo moral.

12

Os valores morais dominantes no so decididos individualmente. Eles surgem da experincia do grupo humano e vo se internalizando e se tornando aceitos pelos membros da sociedade. medida que teorizamos sobre essa moral, vamos tomando conscincia dela, os seus preceitos tornam-se explcitos e comeam a se propagar pelos meios educativos e comunicacionais. DICA Olhe, aqui, uma dica importante! fundamental o papel dos pais na propagao dos valores, porque para a criana a famlia uma referncia muito forte. Se os pais desejam, realmente, transmitir aos seus filhos algo essencial, precisam vivenciar, antes de tudo, o ensinamento. Desprendimento, generosidade, altrusmo, em suma, todas as qualidades ligadas ao corao e ao amor so imperiosas na famlia como exigncia para uma vida plena.

As maiores recompensas que os pais podem ter so a alegria de transmitir princpios de vida e de ver o filho crescer graas ao esforo e aos exemplos que oferecem.

MORAL OU IMORAL? EIS A QUESTO! A ao realizada ser moral ou imoral, conforme esteja de acordo ou no com a norma estabelecida. Assim, respeitar a propriedade alheia ser considerada uma ao moral, uma vez que - no roubar - est de acordo com a norma. Trapacear no jogo ser considerada uma ao imoral, pois a trapaa representa a violao de uma norma moral, no caso, a honestidade. No Brasil, os truques e sutilezas com o objetivo de levar vantagem sobre o outro, transgredindo as normas, entraram na rotina de muita gente. O guarda d um jeitinho de cancelar a multa; o fiscal d outro jeitinho de no embargar a obra, e o trfico de influncias se alastra. Na verdade, o jeitinho no deixa de ser uma prtica de aes imorais. O desrespeito e o desprezo lei do lugar ao oportunismo, prepotncia e ao imperativo do mais esperto. O resultado disso a desmoralizao da idia de justia, um clima de desconfiana generalizada, um incentivo a comportamentos desonestos.

COMO SE D A CONSTRUO DA NOSSA TICA? medida que vivemos nossas experincias, vamos construindo a nossa tica. Geralmente, a construmos no perodo da adolescncia, quando comeamos a nos descobrir como um ser pensante e emotivo. Nessa poca, o corpo se impe com

13

suas manifestaes biolgicas especficas, com seus apelos radicais em busca do outro, com as naturais descargas hormonais e sensitivas.

O novo corpo comea a buscar um maior espao fsico de liberdade, onde possa se descobrir, se questionar e comparar suas descobertas com os outros indivduos. Voc est lembrado das emoes vividas na sua adolescncia? a fase de descobertas marcantes de novas verdades e novas emoes, como a sexualidade e o amor. Com base nas experincias da fase de adolescncia, vamos nos construindo, sensorial e emotivamente, a partir do conhecimento pessoal de ns mesmos, dos caminhos que nos levam dor e ao prazer, decepo, ao remorso, angustia, alegria e a momentos de felicidade. Esta vivncia to marcante, com sensaes contraditrias e conflitantes, faz com que cada descoberta signifique uma ruptura, um trauma ou corte com relao tica que dirigia a nossa vida no perodo anterior. O Padre Antonio Vieira retrata, de forma interessante, a caminhada do ser humano no seguinte verso: os desenganos vo conosco frente e as esperanas vo ficando atrs, sucedendo exatamente o contrrio do nosso tempo de rapaz. REFLEXES VAMOS VER ALGUMAS DEFINIES SOBRE MORAL E TICA? A palavra moral vem sendo substituda pela palavra tica. Para alguns autores, os seus significados se confundem. Outros acham que tais palavras possuem origens distintas e significados iguais. Vamos apreciar algumas definies de autores diversos sobre moral e tica. O Prof. Oscar dAlva e Souza Filho, em seu livro tica Individual & tica Profissional, afirma que a moral sempre a consumao prtica de uma determinada tica, pois no comportamento do indivduo est embutido um valor tico que ele preza e cultiva.

Prossegue, dizendo que: o homem, ao agir, ao fazer, realiza objetivamente uma ao valorvel. Nessa prtica, nesse comportamento, est embutida a tica.

14

J ocorreu com voc uma situao em que, antes de agir, ficou se perguntando: Devo fazer isso? Devo agir ou no dessa forma? Isso a consumao de um momento tico. A moral bem mais dinmica do que a tica, que mais esttica e conservadora. A moral se modifica e se altera com mais facilidade, devido a sua exterioridade e superficialidade.

A moral se apresenta no modo de vestir, de falar, na escolha de determinadas posturas e padres de comportamento. A ao moral enseja, no meio social, uma sano positiva ou negativa, conforme o comportamento. So exemplos disso o aplauso e a vaia - formas difusas de controle social da moralidade individual ou grupal. indiscutvel que a vida humana estrutura-se em torno de valores morais, pois nossas atitudes so baseadas em escolhas feitas a partir do valor que elas tm para ns. Os valores morais s existem nos atos e produtos humanos, como: comportamentos, interaes sociais, decises tomadas. Estes valores so de propriedade do homem porque se pressupe que seus atos se realizam de forma livre e consciente, j que o ser humano possui livre arbtrio. Geralmente, as organizaes so acionadas por interesses individualistas, sem uma base moral. ALGUMAS DEFINIES DO QUE TICA. VAMOS CONFERIR! Adolfo Vasquez afirma que: a tica a cincia que estuda o comportamento moral dos homens na sociedade. Elizete Passos diz que: a tica a cincia da moral. Pierre Weil fala da tica Moralista fundamentada no dever e/ou na razo, nos dogmas impostos pela sociedade, e da tica Espontnea fundamentada na sabedoria e no amor complementados pela razo.

15

Oscar dAlva e Souza Filho costuma conceituar tica como uma reflexo sobre o fazer, antes de fazer, procurando fazer bem. Vejamos abaixo outras definies sobre tica de autores desconhecidos. um conjunto de idias, princpios e valores sobre os quais o homem reflete, para pensar a ao feliz e segura. um conjunto de valores e princpios orientadores da ao humana. Um conjunto ou sistema lgico de idias e doutrinas que servem de postulado ao do homem. uma reflexo sistemtica sobre o comportamento moral. Investiga, analisa e explica a moral de uma determinada sociedade. Compete tica, por exemplo, o estudo da origem da moral, da distino entre o comportamento moral e outras formas de agir, da liberdade e da responsabilidade e, ainda, de questes como a prtica do aborto, da eutansia e da pena de morte. A tica no diz o que no deve ser feito em cada caso concreto. REFLEXO Faa uma reflexo sobre seus valores ticos e morais. Verifique se a sua prtica de vida corresponde ao que voc pensa.

16

Tema - Moral e tica Assunto - Moral e tica Unidade - O homem, um ser consciente Vamos estudar nesta unidade o homem como um ser consciente, conhecendo os seus estados psquicos, suas lembranas e sentimentos. Observe a diferena entre conscincia psicolgica e conscincia moral. Verifique, tambm, as reflexes sobre atitudes discriminadoras que separam as pessoas. Vamos l? EXEMPLO Antes de comear o estudo terico deste tema, que tal ver um exemplo? Um jogador annimo fez uma aposta em uma casa lotrica. Seu bilhete foi premiado com uma bolada milionria. Porm, o vencedor, desavisado, no foi reclamar o seu prmio. O dono da casa lotrica, consternado com a situao, resolveu, ele mesmo, procurar o vencedor do prmio. Aps dias de busca, finalmente o vencedor do bilhete foi localizado - pelo dono da casa lotrica. A histria se tornou pblica e o dono da casa lotrica apresentava-se como um heri. Perplexo com tanto alarde, ele no entendia porque um ato que nada mais era que a sua obrigao, foi transformado em um smbolo de demonstrao de honestidade. Porque ser? REFLEXO Reflita um pouco sobre o exemplo acima. Como voc agiria? O que voc acha da atitude do proprietrio da casa lotrica? O mdico e psicanalista Carl Jung afirmou que a existncia s real quando consciente para algum. A tarefa do homem conscientizar-se cada vez mais. TEORIA Vamos,agora, entrar na teoria?

17

O QUE CONSCINCIA Podemos dizer que ser proceder com conscincia. consciente significa

O ser consciente sabe que existe. A pessoa consciente a que sabe o que faz.

Gostamos muito da palavra conscincia. Preste ateno como todos ns a usamos no dia-a-dia, na linguagem coloquial. Vejamos os seus significados nas diferentes situaes abaixo:

Paulo perdeu a conscincia. Paulo agiu de acordo com a sua conscincia.

O QUE PERDER A CONSCINCIA Perder a conscincia deixar de ter o sentimento da existncia de ns mesmos e do mundo. Aqui se trata da conscincia psicolgica, que o conhecimento de ns mesmos. a conscincia que temos de existir, a conscincia que temos de nossos estados psquicos, de nossas lembranas e sentimentos. , tambm, a conscincia que temos, por exemplo, de que h livros sobre a mesa, de que o dia est chuvoso ou ensolarado. Como voc pode ver, a conscincia psicolgica estende-se experincia do meio em que voc vive, revelando, desta maneira, quem voc , o que faz e que mundo lhe rodeia.

Essa frase refere-se conscincia moral, quela voz interior que nos orienta, de maneira pessoal, sobre o que devemos fazer em determinada situao. A conscincia moral emite seu juzo, antes da ao, como uma voz que aconselha ou probe. Aps a realizao da ao, a conscincia moral manifesta-se como um sentimento de satisfao - fora recompensadora - ou arrependimento, remorso fora condenatria. COMENTRIOS DIFERENA ENTRE CONSCINCIA PSICOLGICA E CONSCINCIA MORAL As conscincias psicolgica e moral relacionam-se entre si. Veja a situao seguinte. Praticamos uma ao e, em seguida, refletimos achando que no devamos t-la praticado, por ser, por exemplo, prejudicial a algum. Essa reflexo acompanhada de arrependimento ocorre porque temos uma conscincia psicolgica.

18

Ora, se ns no tivssemos este tipo de conscincia, no existiria o problema da moral, pois esta a funo da conscincia que consiste na distino entre o bem e o mal. V-se, ento, que se o problema moral se estabelece para o homem porque, inicialmente, ele tem conscincia psicolgica. Como voc pode concluir, a conscincia moral pressupe a conscincia psicolgica. Se todos os atos humanos fossem desencadeados pela presso dos instintos e dos hbitos, se o homem no tivesse conscincia do que faz, no existiria o problema da moral. Mas, o homem um ser racional, pensante. Ser consciente significa no apenas ter o conhecimento de ns mesmos e compreender o que est ocorrendo ao nosso redor, mas, tambm, perceber que podemos agir de diversas maneiras, planejando o que ir acontecer. NINGUM GOSTA DE SER MALTRATADO! Estamos vivendo um momento em que milhes de pessoas conspiram por um mundo mais humano, mais seguro, mais responsvel e mais consciente. E numa organizao, este ser dotado de conscincia, de poder de deciso e de escolha, precisa ser respeitado, independente da posio hierrquica que ocupa, da sua capacidade produtiva e dos benefcios que traga instituio. No podemos esquecer que os indivduos so mais importantes que as organizaes e de que estas existem para oferecer melhores condies de vida aos seres humanos. Isso se aplica, igualmente, aos clientes externos, bem como a toda a sociedade, que devem ser tratados e respeitados como seres humanos, independente da sua condio social e econmica. Em muitas situaes, principalmente na rea de sade, vemos que as pessoas pertencentes s camadas mais altas recebem tratamento diferenciado daquelas de camadas populares.

REFLEXO O que voc acha de uma atitude discriminante, que separa as pessoas? Pense um pouco a respeito. Temos certeza de que voc concorda que esse comportamento totalmente contrrio tica. No mesmo? Podemos concluir, ento, que as organizaes devem dedicar tica o mesmo cuidado que dispensam s questes organizacionais, sabendo-se que isso de suma importncia para a sua sobrevivncia econmica.
TEORIA

19

TICA HUMANISTA A tica de uma organizao deve seguir uma orientao humanista, ou seja, reconhecendo o valor principal dos seres humanos. No pode ser esquecido que as pessoas envolvidas com a organizao so seres humanos com emoes e sentimentos e no mquinas ou peas da engrenagem produtiva.

Tudo deve ser feito para que a cincia e a tcnica no sejam privilegiadas em detrimento do aspecto humano.

REFLEXO Vamos fazer uma reflexo sobre os questionamentos Marcuse, abaixo transcritos. "O que fazer para que os recursos existentes na sociedade, intelectuais ou materiais, possam ser colocados a servio da vida, de uma vida que merea ser vivida?" "O que fazer para que esses recursos possam ser usados para o mximo de desenvolvimento e satisfao das necessidades e faculdades individuais com o mnimo de labuta e misria?" O compromisso tico das organizaes instituir prticas mediante as quais o indivduo seja tratado e reconhecido como um ser racional, consciente e respeitado na sua inteireza, no se aceitando que os interesses econmicos fiquem acima dos da pessoa humana. Na sua opinio, como o servidor pblico poder contribuir para aprimorar o senso tico, visando ao bem comum. Reflita a respeito.

DESENVOLVIMENTO CIENTFICO E TECNOLGICO ONDE ENTRA A TICA. muito importante a presteza das decises, a eficcia na ao. Isso inegvel. No podemos, tambm, negar a importncia do desenvolvimento cientifico e tecnolgico, que so fundamentais ao crescimento econmico. Agora, esse desenvolvimento econmico deve ser colocado a servio da vida, atravs:

da preservao do meio ambiente; da criao de tcnicas educacionais,

20

da criao de novos mtodos e aparelhos a serem colocados a servio da vida; do desenvolvimento de pesquisas; do desempenho de prticas que garantam mais sade e longevidade.

A cincia e a tecnologia devem ser usadas com tica, ou seja, devem ser colocadas a servio da vida, da harmonia, do respeito e da integridade. A tica organizacional orienta as empresas a investirem na realizao dos indivduos, procurando aproveitar os talentos dos seus empregados, dando-lhes oportunidades, fornecendo-lhes as informaes necessrias, enfim, oferecendo condies para que possam realizar-se como pessoas livres e conscientes. Da mesma forma, como j foi comentado, a tica organizacional orienta que os parceiros e clientes externos sejam tratados com equidade, respeito, honestidade, segurana e transparncia, qualquer que seja sua cor, sexo ou condio social.

21

Tema - Moral e tica Assunto - Moral e tica Unidade - O individual no social na moral

Esta unidade aborda o indivduo no social e na moral. Voc estudar o conceito de moral, como o ser humano a internaliza e a influncia do meio social na formao do sujeito. ESTUDO DE CASO Antes de entrar na parte terica, vamos ver um estudo de caso? Ocorreu uma greve da fora policial. No primeiro dia da greve foi inaugurada uma era de pnico e terror nas principais cidades do estado. Foram praticados assaltos, arrastes e saques a lojas, bancos e supermercados, ficando a populao merc da barbrie. O caos se instalou, sendo decretado feriado estadual. Cidados ficaram confinados em suas residncias, tornando-se prisioneiros. Aps vrios dias de negociao, chegou-se a um acordo e as polcias voltaram as ruas. S ento, a populao pde retomar a sua rotina normal. O que se conclui dessa triste histria? Que as sociedades necessitam de uma fora coercitiva para impor a lei e a ordem? Reflita sobre o fato de que quanto mais distanciada a sociedade estiver de valores morais e sociais, mais dependente ficar de mecanismos externos para manterem a ordem e a paz. Agora, vamos entrar na teoria?

22

TEORIA AS INFLUNCIAS DO MEIO SOCIAL NA MORAL A moral , ao mesmo tempo:


um conjunto de normas que determinam como deve ser o comportamento; as aes realizadas de acordo ou no com tais normas.

Veja o aspecto social da moral. Desde pequenos, ficamos sujeitos s influncias do meio social atravs da famlia, da escola, dos amigos, dos meios de comunicao de massa. As idias morais vo sendo adquiridas, aos poucos, desta forma. Quando nascemos, j nos deparamos com um conjunto de normas e valores aceitos em determinado meio social.

A moral, todavia, no se reduz ao aspecto social. Passamos a colocar os valores assimilados em questo, medida que desenvolvemos a reflexo crtica. Passamos a refletir sobre as normas e tomamos a deciso de acat-las ou neg-las.

REFLEXES

Voltando ao estudo de caso apresentado no incio da unidade, vale a pena ressaltar um outro aspecto do episdio: a falta de tica pessoal e profissional por parte dos policiais grevistas. Quando os policiais deflagraram a greve, paralisando totalmente as atividades, violaram um princpio tico da profisso, o de colocar em risco a vida do cidado. No momento em que assumiram essa posio, se distanciaram de todos os valores at ento defendidos, incorporaram a postura de quem combatem. Reflita sobre o nosso cotidiano, como nos afastamos dos valores morais que aliceram a nossa vida.

23

Teoria A ACEITAO DAS NORMAS SOCIAIS

Interiorizao a aceitao espontnea de uma norma em conseqncia de uma reflexo pessoal consciente. O que qualifica o ato como moral essa interiorizao da norma. Faltando a interiorizao, o ato no considerado moral, mas apenas um comportamento determinado pelos instintos, pelos hbitos ou pelos costumes. EXEMPLO Vejamos estes exemplos, para voc entender o que interiorizao. Se uma criana de 12 anos decide escovar os seus dentes aps as refeies, porque sabe que, assim, conservar os seus dentes sem cries, ela interiorizou a norma que lhe foi ditada. O Cdigo de Trnsito determina que no devemos buzinar diante de um hospital. Se respeito essa norma por convico ntima, consciente de que os doentes precisam de silncio, sinal de que interiorizei a norma, e a minha atitude qualificada como ato moral.

Porm, se a criana escova os dentes apenas para no ser punida e, no segundo caso, se respeito essa norma apenas para no ser multado, significa que no houve interiorizao. E nestes exemplos, os dois atos escapam do campo moral, reduzindo-se ao cumprimento de uma lei. TEORIA COMO SE D O CONTROLE SOCIAL? O grande filsofo Aristteles observou, quando escreveu sua TICA, que o indivduo, antes de uma ao, submete-a a trs formas de controle: o de sua prpria conscincia o da famlia o da sociedade.

24

primeira forma foi chamada pelo filsofo de tica individual, porque o indivduo consulta somente a sua conscincia e, em seguida, executa o ato. Na segunda alternativa, aps consultar a sua conscincia, a pessoa reflete sobre a reao que o seu ato poderia provocar na sua famlia. Muitas vezes, ela deixa de agir, reprimindo a sua ao, por convenincias ligadas famlia. Na terceira forma, o indivduo embora tenha superado a sua conscincia tica e a convenincia familiar, reflete sobre a repercusso que o seu comportamento poder ter na sociedade. A CONSCINCIA MORAL CONSTRUDA? O psiclogo e pedagogo Jean Piaget realizou um estudo pioneiro sobre o desenvolvimento do critrio moral, com base em uma pesquisa com crianas dos bairros de Genebra, na Sua. Segundo ele, a formao da conscincia moral na pessoa segue, basicamente, quatro etapas: 1 A etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta apenas pelo prazer e pela dor. A criana procura o prazer e foge da dor, sem relacion-los a normas morais. Esta fase chama-se anomia, que significa negao, sem lei. No adulto, a anomia revela um nvel muito baixo de moralidade, ou seja, falta de responsabilidade e de ideal moral. Exemplificando, seria o caso do motorista que voa com seu automvel apenas pelo prazer de correr, sem considerar as conseqncias de seu ato. A fase em que a criana obedece s ordens para receber a recompensa ou para evitar o castigo chama-se hetoronomia, isto , lei estabelecida ou imposta por outra pessoa. o caso do motorista que observa as leis de trnsito s para no ser multado. Nessa etapa, que se chama socionomia, os critrios morais da criana vo se afirmando por meio de suas relaes com outras crianas. Significa lei interiorizada do convvio. Ela vai interiorizando as noes de responsabilidade, obrigao, respeito, justia. Comea a no fazer aos outros o que no gostaria que fizessem a ela. Age sempre buscando a aprovao ou evitando a censura dos outros. Entre adultos, o caso do motorista que dirige preocupado consigo mesmo e, sobretudo, com o que os outros pensam dele. Nesta fase, a criana j interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas. a etapa mais elevada de comportamento moral. Entre adultos, o caso do motorista que, na direo do automvel, orienta-se pelas leis de trnsito e por seus prprios princpios internos de conduta. Chama-se autonomia, ou seja lei prpria.

25

DIFERENAS ENTRE NORMAS MORAIS E NORMAS JURDICAS Vamos agora apreciar as diferenas entre os princpios morais e as normas jurdicas, criadas para orientar o comportamento do homem. Vejamos.

EXEMPLO

Vejamos exemplos de normas jurdicas cujo cumprimento obrigatrio: A convocao dos jovens para o servio militar. O comparecimento s urnas, durante uma eleio, para votao.

Tanto as normas morais como as jurdicas podem sofrer desvios. Quando as normas institudas pelo Estado no atendem aos interesses da sociedade, as pessoas sentem-se oprimidas pelas leis. E quando os indivduos negam as normas morais estabelecidas e criam a sua moral particular, caem no individualismo.

A pessoa individualista no considera o bem comum da sociedade. Ela esquece que o homem um ser social, que tem no s direitos, mas tambm deveres. REVISO PANORMICA VOC NO BUZINA EM FRENTE A UM HOSPITAL, PORQUE:

Segundo o Cdigo do Trnsito, no devo buzinar:

26

Se respeito a norma por convico ntima, consciente de que os doentes precisam de silncio.

Nesse caso, interiorizei a norma e o meu ato qualificado como moral.

Se respeito a norma s para no ser multado.

Significa que a norma no foi interiorizada, e o meu ato escapa do campo moral, reduzindo-se ao cumprimento de uma lei.

Exerccio Solo

Observe a ilustrao. Qual o tipo da norma prevista na ilustrao?

27

Agora que voc identificou o tipo de norma, observe, nessa segunda ilustrao, se houve interiorizao da moral.

28

Tema - Trabalho e tica Assunto - Trabalho e tica Unidade - O significado do trabalho

Vamos estudar nesta unidade o que significa o trabalho para o homem, enfocando os sentidos do trabalho e seus propsitos e a diferena entre o trabalho humano e a atividade instintiva animal. Voc conhecer como de d a atuao humana, entendendo que a felicidade para o homem ter moral. Observe, ao final da unidade, um exerccio solo para facilitar o seu aprendizado. ESTUDO DE CASO Antes de entrar na teoria deste tema, que tal ver um estudo de caso? A empresa Plo Norte produzia sorvetes caseiros. Sua clientela era composta, basicamente, pelos moradores do bairro. Portanto, confiana era um fator importantssimo para garantir a sobrevivncia dos negcios. A empresa era pequena e gerida por uma s famlia. Todos os funcionrios pertenciam comunidade. A estrutura de trabalho era baseada na confiana e amizade, e os empregados tratados como parte da famlia. Quando Sr. Jos Gomes - o patriarca da famlia - faleceu, seu filho mais velho, Alberto, assumiu os negcios. Querendo imprimir a sua marca, Alberto mudou radicalmente o tratamento dado aos funcionrios. Passou a ter uma atitude impessoal e a trat-los como meros trabalhadores e no mais como parte de uma famlia. Aos poucos, os mesmos funcionrios que vestiam a camisa da empresa e trabalharam anos a fio sem cobrar hora extra, passaram a exigir os seus direitos. O novo chefe, cheio de si, no entendia o que estava acontecendo e porque a situao estava se encaminhando para um confronto. Ele havia quebrado algo que no tinha conserto: a motivao e identidade dos funcionrios com o trabalho. TEORIA Vamos, agora, comear o estudo terico? O QUE TRABALHO? O trabalho a aplicao das foras e faculdades humanas para alcanar um determinado fim. O trabalho exerce uma funo psicolgica no indivduo e na sociedade, porque favorece o crescimento de ambos.

29

um meio atravs do qual o homem e a sociedade alcanam nveis de civilizao mais avanados e progressivos. Aprecie o que Albert Camus falou sobre o trabalho: "o trabalho entre outras coisas (...) o domnio da natureza pelo homem e, ao mesmo tempo, um tipo primordial de relacionamento dos homens entre si".

REFLEXES
Reflita um pouco sobre o contedo estudado at agora. Ser que voc viveria sem trabalhar? O que o trabalho significa para voc? Se preferir, discuta este tema com os seus colegas.

TEORIA
O DESENVOLVIMENTO HUMANO EST FUNDAMENTADO NO TRABALHO O trabalho ocupa um lugar de destaque e relevo na mente e na preocupao do homem. um fator essencial dimenso existencial e cultural do ser humano, cujo sentido e dignidade tm sido uma conquista humana no decorrer e evoluo da histria. Por outro lado, deve-se ter em mente que o homem no deve ser submisso ao trabalho, mas este que deve estar em funo do individuo. Deve ser atribudo ao trabalho um sentido e significado justo, sem que se transforme em valor alienador do ser humano. Numa organizao, torna-se, ento, necessrio, respeitar as normas de convivncia que os bons costumes e a moral estabelecem e consagram, imprimindo nas relaes com os colegas um carter de estabilidade, criando, assim, uma base firme e duradoura para o desenvolvimento do homem.

30

HISTRIA Que tal ver uma historinha?

A famlia Gomes sempre valorizou o trabalho. Toda a estrutura familiar girava em torno dos direitos e deveres de cada membro. Por serem de origem muito humilde, os filhos desde pequenos trabalharam para ajudar no oramento, alm de participar nas tarefas da casa. Quando a filha mais nova, Juliana, se casou com um rapaz rico, ela quis proporcionar a seus filhos tudo o que no tinha tido em sua infncia. Na medida em que eles cresciam, Juliana se empenhava para que nada abalasse a vida deles, criando um verdadeiro mundo de fantasia. No eram responsveis por nada e tinham tudo o que desejavam. Juliana estava convencida que seus filhos, inevitavelmente, iriam ter que assumir responsabilidades quando se tornassem adultos. Portanto, ela queria que tivessem uma infncia tranqila. Entretanto, medida em que se tornavam adultos, ficou evidente como estavam despreparados para lidar com as dificuldades da vida. Sempre esperavam que algum resolvesse os seus problemas e no valorizavam nenhum tipo de trabalho. Juliana, ento, compreendeu que havia errado muito nos valores cultivados na educao de seus filhos. O respeito ao trabalho, individual e coletivo, no havia sido cultivado. Reflita sobre como reproduzimos este padro de comportamento e como podemos evitar. TEORIA Vamos retomar o estudo terico deste tema? OS SENTIDOS DO TRABALHO E SEUS PROPSITOS Maria da Glria Rabello de Moura pesquisou os sentidos do trabalho, chegando concluso de que os principais so os seguintes: 1. Pessoal - o fundamento da existncia econmico-financeira, pois garante e assegura o sustento ao trabalhador e sua famlia. E, para a maioria das pessoas, a nica fonte para aquisio de bens. Permite, tambm, ao homem aperfeioar suas potencialidades, foras, capacidades e talentos, e um dos melhores meios de formao de equilbrio e autodomnio. 2. Social - o primeiro e o mais importante meio de produo de que dependem, de modo inevitvel, o rendimento econmico e o bem-estar da nao. No trabalho, as pessoas experimentam a interdependncia, ou seja,

31

a necessidade que uns tm dos outros. Proporciona o dinamismo, evitando que as pessoas no sejam simples parasitas da sociedade. 3. Csmico - um instrumento de aperfeioamento do mundo. Graas ao trabalho o homem domina, usufrui e melhora o planeta, legitimando a sua capacidade produtiva, como ser transformador da sociedade. 4. Religioso - o campo mais propcio para o exerccio das virtudes, como a pacincia, o altrusmo, a dedicao, a humildade, a bondade, entre outras. No trabalho, as pessoas atuam com as foras dadas por Deus, tendo a oportunidade de usar bem as coisas criadas e, desta forma, prestando um culto a Deus. QUAL A DIFERENA ENTRE O TRABALHO HUMANO E A ATIVIDADE INSTINTIVA ANIMAL? Observe a extraordinria clareza e beleza com que Karl Marx fez a distino entre o trabalho humano e a atividade instintiva do animal. Ele afirmou: "Uma aranha executa operaes semelhantes s do tecelo, e a abelha supera mais de um arquiteto ao construir sua colmia. Mas o que distingue o pior arquiteto da melhor abelha que ele figura na mente sua construo antes de transform-la em realidade. No fim do processo de trabalho aparece um resultado que j existia antes, em forma de idia, na imaginao do trabalhador. Ele no transforma apenas o material sobre o qual opera. Ele imprime ao material o projeto que tinha conscientemente em mira, o qual constitui a lei determinante do seu modo de operar e ao qual tem de subordinar sua vontade." Atravs do trabalho, o homem, na condio de transformador da natureza, tem condies de atingir seu mais elevado ideal de realizao, com conscincia e liberdade. OS ANIMAIS SO SERES GUIADOS PELOS INSTINTOS... Os animais vivem em harmonia com sua prpria natureza, pois agem de acordo com as caractersticas de sua espcie quando, por exemplo, se acasalam, protegem a cria, caam e se defendem. Os animais vivem quase que completamente determinados pelos seus instintos e cada espcie vive no seu ambiente particular. A ATUAO HUMANA Quando o homem age, cria e empreende, produzindo objetos e saberes, bens materiais e simblicos, est atuando no somente no mbito do trabalho, mas tambm no campo do saber e do poder, ou seja, no campo da cultura e da

32

poltica. Estas dimenses esto entrelaadas e carregam um forte componente tico.

A FELICIDADE EST EM TER MORAL O fim buscado pela tica profissional uma moral feliz. Ou seja, dever corresponder expectativa de felicidade da pessoa. Essa moralidade feliz do profissional remete o indivduo a uma identificao terica com a sua profisso, a um confronto com seus valores de indivduo e expectativa final que o cliente espera do seu trabalho.

A atitude profissional compromete o conceito da profisso, a moral do profissional e o cliente. Ela to sria e relevante socialmente que hoje saiu do mero controle da conscincia tica de cada sujeito para receber controle externo da prpria sociedade, destinatria maior desses servios.

33

Tema - Trabalho e tica Assunto - Trabalho e tica Unidade - Os deveres fundamentais do homem

Esta unidade trata dos deveres fundamentais do homem enfocando o homem como um ser social. Verifique, com ateno, a histria das trs peneiras demonstrando uma lio de tica. Vamos l?

ESTUDO DE CASO Que tal ver um estudo de caso, antes de iniciar o estudo terico? Todos conhecem o famoso desenho animado Tarzan. a histria de uma criana que foi criada por animais, no caso, macacos. Houve tambm, casos verdicos de crianas que foram encontradas, aps anos, vivendo com e como animais. O que se constatou no estudo do comportamento destas crianas que, apesar da gentica determinar vrias caractersticas do homem, especificamente em nvel fsico, o meio social tem um papel preponderante na definio do carter de uma pessoa. Sem estes valores, descritos em todos os cdigos sociais, a noo de deveres e direitos totalmente rudimentar. A sociedade humana estabeleceu, ao longo dos milnios, uma delicada rede de relaes humanas, pautada em direitos e deveres. Esses valores nos distanciaram dos animais irracionais.

REFLEXES Voc j pensou na sua origem? Quem voc ? De onde veio? Pense um pouquinho sobre isso com seus colegas. TEORIA Vamos comear a teoria deste tema?

COMO O HOMEM SE DIFERENCIA DE UM ANIMAL IRRACIONAL?

34

Sabemos que o ser humano provm de espcies inferiores e que um animal. Este animal racional, o homem, tem muitas semelhanas com o animal irracional. Se observarmos os rgos sensitivos, veremos as semelhanas e desvantagens que o homem leva em relao ao animal quanto perfeio e agudeza de certos sentidos, como o olfato, a viso, a audio. O organismo do animal mais saudvel do que o organismo do homem. Este mais fraco do que o animal irracional, carente de meios naturais de defesa, sensvel a doenas e a intempries, com pouca fora, sem garra, lento no correr e no nadar. O homem no leva vantagens considerveis, se comparado com o animal, principalmente quando fazemos um paralelo entre os vrios sistemas que regem o animal e o homem - sistema nervoso, sistema digestivo, sistema de irrigao sangunea, sistema respiratrio. O HOMEM E O ANIMAL POSSUEM PODEROSOS INSTINTOS

Com relao aos instintos, tanto o homem, como o animal, possuem instintos poderosos como o de conservao e o sexual. Mas, o homem, graas sua racionalidade, no desapareceu, transformou seu habitat e se multiplicou exageradamente. Todas as fraquezas e desvantagens do homem com relao ao animal so compensadas pela razo.

O HOMEM UM SER SOCIAL O homem manifesta a sua racionalidade na ao, que pode se dar sob vrios aspectos - a tcnica, a tradio, o progresso, o pensamento, a reflexo, a liberdade. Como o homem um ser social , torna-se imprescindvel que aprenda a respeitar normas de convivncia, pautadas pela tica e pela moral, imprimindo um carter de estabilidade nas relaes com seus parceiros. Assim, cria-se uma base slida para o desenvolvimento. OS PRINCIPAIS DEVERES DO SER HUMANO Podemos dizer, ento, que o trabalho um meio de aperfeioamento das relaes dos indivduos entre si. Nesse propsito, Maria da Glria Rabello de Moura considera como deveres fundamentais os seguintes:

35

O MAU USO DAS DESCULPAS necessrio que as pessoas cumpram os seus deveres, revelando compromisso e responsabilidade. As organizaes necessitam de seriedade no trato das suas questes. A ausncia desse comportamento gera a banalizao e o descaso com o coletivo. Cuidado para no usar desculpas, tentando justificar deslizes! Observe as suas atitudes e as da organizao. Tendo dvidas, reflita, fazendo questionamentos, como:

HISTRIA LIO DE TICA Voc conhece a histria das TRS PENEIRAS ? uma antiga lio de tica, mas muito atual e apropriada para ser usada nas nossas vidas. "Um dia um rapaz falou para o grande filsofo Scrates (470 - 399 a.C.) que precisava contar-lhe algo sobre algum. Scrates imediatamente perguntou-lhe: "O que voc quer me contar j passou pelas trs peneiras?" - "Trs peneiras!" Veja: A PRIMEIRA PENEIRA A VERDADE O que voc vai contar dos outros um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer por a mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve passar, ento, pela segunda peneira. A SEGUNDA PENEIRA A BONDADE O que voc vai contar coisa boa? Ajuda a construir o caminho e a fama da pessoa ou ajuda a destru-la? Se o que voc deseja me contar verdade e uma boa coisa, dever passar, ainda pela terceira peneira. A TERCEIRA PENEIRA A NECESSIDADE Convm contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta? E Scrates concluiu: Se passar pelas trs peneiras, conte! Tanto eu, quanto voc e seu irmo, iremos nos beneficiar. Caso contrrio, esquea e enterre tudo. Ser uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discrdia entre irmos, parceiros do planeta. Devemos ser sempre a estao terminal de qualquer comentrio infeliz!" Para Scrates ningum pratica voluntariamente o mal. Somente o ignorante no virtuoso. Ou seja, s age mal, quem desconhece o bem, pois todo homem quando fica sabendo o que o bem, reconhece-o racionalmente como tal e passa a

36

pratic-lo. Ao praticar o bem, o homem sente-se dono de si e, conseqentemente, feliz.

37

TICA NO SERVIO PBLICO Tema - Trabalho e tica Assunto - Trabalho e tica Unidade - As virtudes Profissionais

Nesta unidade voc estudar as virtudes profissionais com o conhecimento das qualidades pessoais e o desempenho profissional. Observe um jogo solo para que voc internalize melhor o contedo deste assunto. Vamos l? ESTUDO DE CASO Antes de comear o estudo terico do tema, vamos ver o estudo de um caso? No possvel dissociar as qualidades pessoais do desempenho profissional. O caso de Vtor um bom exemplo disso. Embora tecnicamente preparado, Vtor tinha algumas distores de carter. Oportunista, sempre buscava formas de tirar vantagem sobre seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Trabalhava como motorista para uma empresa de transportes. Dirigia muito bem, muito responsvel no cumprimento das regras de trnsito, mantinha-se sempre calmo, caracterstica fundamental para quem tem de enfrentar o estresse do trnsito. Alm disso, era muito cuidadoso com o veculo. Porm, mesmo sendo extremamente qualificado para exercer a funo de motorista, o desvio de carter de Vtor no permitiu que ele se tornasse um bom profissional. Nos momentos de folga, ao invs de estacionar o carro na garagem da empresa, utilizava veculos da firma para fazer trabalhos particulares e, assim, obter uma renda extra. Vtor acabou sendo demitido. Como se pode perceber, a dimenso pessoal extrapola a nossa vida privada e tambm se manifesta na nossa vida profissional. A atitude profissional exige caractersticas que so de cunho pessoal, tais como lealdade, honestidade e responsabilidade. Reflita sobre quais das suas caractersticas pessoais voc considera positivas no trabalho e quais voc considera prejudiciais. TEORIA Vamos entrar na teoria? QUALIDADES PESSOAIS E DESEMPENHO PROFISSIONAL Alm dos deveres fundamentais do homem, no se pode esquecer que as qualidades pessoais concorrem muito para o enriquecimento da atuao de qualquer profissional. Alis, tais qualidades, muitas vezes, facilitam o desempenho da profisso.

38

O ser humano est em contnuo crescimento pessoal. Ento, muitas das qualidades de que necessita para viver bem e produtivamente podem ser adquiridas mediante reflexo, boa vontade e esforo. O trabalho , tambm, um excelente campo para o aprimoramento da nossa personalidade. Vamos, ento, apreciar as principais virtudes que um profissional precisa desenvolver, segundo a opinio do consultor dinamarqus Clauss Moller. Este estudioso afirmou, em 1996, que o sucesso de um profissional depende das qualidades que pratica no seu ambiente de trabalho, tais como responsabilidade, lealdade, iniciativa, honestidade, sigilo, competncia, prudncia, coragem, perseverana, compreenso, humildade, imparcialidade e otimismo. Vamos, agora, analisar uma a uma.

Responsabilidade Voc sabe o que uma pessoa responsvel ? Esta palavra bastante usada e, na maioria das vezes, no apropriadamente. Na realidade, responsvel o indivduo que responde pelos seus prprios atos ou pelos atos de outrem. Ento, a virtude da responsabilidade um elemento fundamental, no exerccio de qualquer profisso. A pessoa dotada de senso de responsabilidade tem muito mais condies de agir de maneira mais favorvel aos interesses da sua equipe. E a conscincia de que possui tal influncia uma experincia pessoal muito importante. A responsabilidade aumenta a auto-estima das pessoas, conferindo-lhes um sentido de vida e uma motivao para alcanar as metas traadas. REFLEXES As pessoas que no assumem responsabilidades, geralmente, tm dificuldade em encontrar significado em suas vidas. Em geral, essas pessoas no so bons integrantes de equipes. Reflita sobre o tema. Voc se considera uma pessoa plenamente responsvel?

TEORIA

Lealdade Lealdade significa ser fiel aos seus compromissos, com sinceridade, franqueza e honestidade. Lealdade no significa fazer s o que o seu chefe ou a organizao 39

quer. Lealdade no obedincia cega. Ser que eu sou um funcionrio leal? Vamos ver?

Iniciativa Iniciativa a capacidade daquele que sabe agir, que est disposto a empreender, ousar. a ao daquele que o primeiro a propor algo. As virtudes da responsabilidade e da lealdade so completadas pela iniciativa, sendo que esta ltima que coloca as duas primeiras em movimento. Quando tomamos a iniciativa de fazer algo pela organizao porque somos leais para com ela. Repare que tomar iniciativa em relao a um trabalho , tambm, assumir responsabilidade por sua implementao. Ento, as virtudes responsabilidade, lealdade e iniciativa caminham juntas numa organizao.

Honestidade A honestidade a primeira virtude no campo profissional. Ela total, no admitindo relatividade. Ou seja, a pessoa honesta ou no . No existe meio termo! A honestidade relaciona-se com:

40

a confiana que nos depositada; a responsabilidade perante o bem de terceiros; a manuteno dos direitos de terceiros.

A fascinao pelos lucros, privilgios e benefcios fceis no permeia a honestidade. Veja o que foi afirmado pelo filsofo Aristteles (384 a 322 a. C), analisando a questo da honestidade. Reflita um pouco sobre o que ele afirmou. "H pessoas que se excedem para obter qualquer coisa e de qualquer fonte, por exemplo, os que fazem negcios srdidos, como os usurrios que emprestam pequenas importncias a juros altos. Todas as pessoas deste tipo obtm mais do que merecem e de fontes erradas. O que h de comum entre elas obviamente uma ganncia srdida. Com efeito, os indivduos que ganham muito em fontes erradas e cujos ganhos so injustos no so chamados de avarentos, mas de maus, mpios e injustos".

Sigilo O sigilo uma virtude de suma importncia nas empresas. Como funcionrios, temos obrigao de preservar uma informao sigilosa a que temos acesso. O respeito aos segredos das pessoas, dos negcios, das empresas uma qualidade fundamental que deve ser incentivada e desenvolvida pelos profissionais.

Antes de comentar algo sobre a organizao em que trabalhamos, devemos pensar se vale a pena falar e qual a conseqncia que poder advir do comentrio. Tenhamos em mente que revelar detalhes, ou ocorrncias, dos ambientes de trabalho pode prejudicar a empresa. Por exemplo, isto pode dar 41

oportunidade de terceiros copiarem planos e projetos ainda no colocados em prtica. Alm disso, a revelao de questes sigilosas da organizao pode acarretar situaes embaraosas e punies para quem falou. No esquea que uma postura inadequada e antitica falar sobre questes delicadas e segredos de sua organizao. Fique atento a isso!

Competncia Competncia, sob o ponto de vista funcional, o exerccio do conhecimento de forma adequada e persistente. A competncia uma virtude qualificadora do ser humano. Em qualquer rea de atuao, de extrema importncia a busca da competncia. O conhecimento da cincia, da tecnologia, das tcnicas e prticas profissionais um pr-requisito para a prestao de um servio de boa qualidade. Nem sempre possvel acumular todo conhecimento exigido por determinada tarefa, mas necessrio que tenhamos a postura tica de recusar servios, quando no possumos a devida capacitao para execut-los.

Vejamos exemplos de conseqncias da falta de competncia profissional:


pacientes que morrem ou ficam aleijados por incompetncia mdica; causas que so perdidas pela incompetncia de advogados; prdios que desabam por erros de clculo em engenharia.

Como voc v, sem capacitao, sem conhecimento, no vamos a lugar a nenhum. Prudncia prudncia indispensvel porque evita os julgamentos apressados que redundam, muitas vezes, em erros com srias conseqncias para uma organizao.

Prudncia a qualidade de quem age com moderao, comedimento, buscando evitar o erro e o dano. cautela, precauo e segurana. A execuo de qualquer trabalho exige muita segurana. O profissional prudente analisa situaes complexas e difceis com mais facilidade e de forma mais profunda e minuciosa, contribuindo para o maior acerto das decises a serem tomadas. No caso, ento, de decises srias e graves, a

42

Coragem Ter coragem possuir ousadia, firmeza, desembarao, capacidade de resoluo em face das situaes difceis. Ter coragem agir sem medo diante do perigo. Voc uma pessoa corajosa? Todo profissional precisa ter coragem. Vejamos como essa virtude fundamental no trabalho: Precisamos ter coragem para tomar decises indispensveis e importantes para a eficincia do trabalho, sem levar em conta possveis atitudes de desagrado dos chefes ou colegas. Perseverana A perseverana a qualidade daquele que constante, pertinaz, determinado, firme. Quem persevera um vencedor! uma qualidade muito necessria no trabalho, porque, numa empresa, estamos sujeitos a incompreenses, insucessos e fracassos que precisam ser superados, sem prejuzo da produtividade e da qualidade do trabalho.

43

A pessoa que no tem constncia, no conclui quase nada na vida e se torna insatisfeita e, quase sempre, culpa o outro pelo seu insucesso. A perseverana anda de mos dadas com a coragem e a firmeza. Reflita sobre a sua atuao profissional e veja se voc tem sido perseverante nos seus propsitos, contribuindo para o seu sucesso pessoal e do seu trabalho. Compreenso Compreenso o ato ou efeito de compreender. A faculdade de perceber. Um profissional que possui a virtude da compreenso muito bem aceito pela equipe de trabalho, porque ele se torna acessvel, de fcil dilogo, de fcil convivncia. Alm disso, colabora muito para um bom resultado do seu grupo. Agora, preste bem ateno! No confunda compreenso com falta de firmeza, com fraqueza. Ser compreensivo no ser levado por opinies ou atitudes, nem sempre vlidas para a eficincia do trabalho. Ter compreenso no ser simplesmente "bonzinho".

A compreenso no ambiente profissional deve estar atrelada prudncia, humildade e generosidade e deve visar a alcanar os objetivos da organizao.

Humildade Humildade a virtude de ser modesto, respeitando o outro, acatando opinies e valores diversos. reconhecer os limites, estando aberto a mudanas. A humildade tem a ver com a responsabilidade, com a competncia, com a perseverana, com a compreenso e com a honestidade.

A virtude da humildade essencial no trabalho. Precisamos t-la em grau suficiente para admitir que no sabemos todas as coisas, para aceitar as nossas falhas e as do outro e para admitir que o bom senso e a competncia so propriedade de um grande nmero de pessoas.

44

importante fazermos uma auto-anlise para reconhecer as nossas limitaes e, quando necessrio, buscar a colaborao de outros profissionais mais capazes. A pessoa humilde est sempre disposta a aprender coisas novas, numa constante busca de crescimento e aperfeioamento. Mas, importante no confundir a virtude da humildade com fraqueza, subservincia, dependncia. Quem acredita nisto, tem um conceito errneo que precisa ser modificado. Imparcialidade Imparcialidade julgar desapaixonadamente, sem erro. agir com retido e justia, no sacrificando a sua opinio prpria convenincia, nem s de outrem. A imparcialidade vive de mos dadas com a justia e a coragem. Para exprimir um julgamento justo, precisamos ser imparciais. Logo, a justia depende muito da imparcialidade. a virtude da imparcialidade que d ao profissional condies de:

Combater os preconceitos. Questionar os mitos. Defender os verdadeiros valores sociais e ticos. Exercer o senso de justia.

Otimismo Uma das metas principais do ser humano a felicidade. Uma condio para sermos felizes o otimismo. O que ser otimista? REFLEXES Reflita sobre suas atitudes no trabalho e veja se voc otimista ou pessimista. Pense positivo. Acredite nas pessoas. Tenha f no potencial dos seus companheiros. Tenha em mente que no existe problema sem soluo. E v em frente. O profissional precisa ser otimista para acreditar na capacidade de realizao da pessoa humana, para acreditar no poder do desenvolvimento, para enfrentar o futuro com energia e bom humor. DICAS Para um maior aprofundamento, sugerimos que voc veja a srie sobre tica, dividida em quatro temas - A Arte de Viver, A Culpa dos Reis, O Drama Burgus e

45

A tica das Aparncias - produzida pela TV Cultura e O2 Filme"s, constante de duas fitas de vdeo cassete: TICA 1 e 2. Veja informaes no site http://www.paulinas.org.br/livirtual

46

TICA NO SERVIO PBLICO Tema - Trabalho e tica Assunto - Trabalho e tica Unidade - A tica Profissional

Nesta unidade, vamos estudar e conhecer o conceito de tica profissional, entendendo que o princpio bsico de toda tica o respeito dignidade humana. Observe o exemplo e o exerccio de fixao, ao final. Podemos iniciar? EXEMPLO Antes de comear o estudo terico deste tema, vamos ver um exemplo? A reportagem da Revista Veja, edio de 6 de maro de 2002, pgina 87, intitulada "Eu toparia qualquer coisa", conta uma trgica histria. Aps a segunda gravidez, Beth, uma mulher na faixa dos trinta anos, no estava satisfeita com seu corpo. Alegava que seu quadril tinha umas "gordurinhas localizadas". Assim, resolveu que necessitava de uma lipoaspirao. Procurou uma famosa clnica em So Paulo e, aps cinco horas de espera, a mdica que a atendeu (dona da clnica), convenceu-a de que, j que iria se submeter a uma cirurgia, deveria ampli-la fazendo uma plstica de abdmen para retirada de estrias e flacidez, problemas que, at ento, no incomodavam Beth. Convencida de que valia a pena o esforo, Beth internou-se e submeteu-se cirurgia. Prevista para durar trs horas, a cirurgia durou doze. Comeava ali o desespero de Beth. Na primeira troca de curativos, notou que sua pele estava em carne viva de to esticada que fora. Consultada, a mdica dizia que era normal e que ela deveria esperar a cicatrizao. Como Beth continuava sentindo dores terrveis e as cicatrizes no fechavam, procurou outro mdico. Aps trs outras cirurgias reparadoras, uma cicatriz enorme na barriga, a pele repuxada e a perda do umbigo, a cirurgia, cujo objetivo principal era aumentar a auto-estima de Beth, fez efeito contrrio. Se Beth tivesse encontrado uma mdica com tica profissional, no precisaria ter se submetido a qualquer cirurgia. Um verdadeiro mdico a teria convencido de praticar algum tipo de exerccio fsico, o que facilmente teria resolvido seu problema. TEORIA Agora, vamos entrar na teoria? O CONCEITO DE TICA PROFISSIONAL Numa conceituao geral, tica profissional um conjunto de princpios a serem observados pelos indivduos no exerccio de sua profisso.

47

O professor Oscar d'Alva, no seu livro "tica Individual & tica Profissional Princpios da Razo Feliz" (1998) afirma: "A tica profissional pode ser compreendida como uma reflexo pessoal do agente profissional, buscando definir diretrizes lgicas e valorativas orientadoras de seu procedimento no trabalho." ..."O refletir tico-profissional traduz densa complexidade e dificuldade normativa da indicao de uma moral exemplar, pois apresenta invariavelmente como questo prtica a problematizao de duas realizaes felizes, a do profissional e a de seu cliente". Laura Nasch (1993) afirma que a tica nas organizaes no se caracteriza como valores abstratos nem alheios aos que so praticados na sociedade. Ao contrrio, as pessoas que fazem parte da instituio levam para ela as mesmas crenas e princpios que absorveram como membros da sociedade. Elizete Passos, professora de Filosofia da Universidade Federal da Bahia, no seu livro "tica nas Organizaes - Uma Introduo", diz que a "tica profissional caracteriza-se por um conjunto de normas e princpios que tem por fim orientar as relaes dos profissionais com os seus pares, destes com os seus clientes, com sua equipe de trabalho, com as instituies a que servem, dentre outros." A tica profissional definida por muitos autores como um conjunto de normas de conduta que devero ser colocadas em prtica no exerccio de qualquer profisso. Seria a ao "reguladora" da tica, agindo no desempenho das profisses, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante, no exerccio da sua profisso. A tica indispensvel ao profissional porque na ao humana "o fazer" e o "agir" esto interligados. VEJA O QUE A TICA PROFISSIONAL CONTEMPLA Ela estuda e regula o relacionamento do profissional, visando dignidade humana e construo do bem-estar scio-cultural. Atinge todas as profisses. Quando falamos em tica profissional, estamos nos referindo ao carter normativo e at jurdico que regulamenta determinada profisso, a partir de estatutos e cdigos especficos. O FAZER E O AGIR O fazer diz respeito competncia, eficincia que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profisso. O agir refere-se conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho da sua profisso.

48

A TICA PROFISSIONAL DEVE SER EM RESPEITO DIGNIDADE HUMANA A tica profissional tem um carter muito prtico, tornando-se meramente normativa. por isso que nos defrontamos com cdigos de tica, regras, etc, como se a tica tivesse um fim em si mesma. Mas os cdigos de tica no podem deixar de ter um compromisso direto com a sociedade e, assim, precisam ser meios para atingir o indivduo, j que o princpio bsico de toda tica o respeito dignidade humana. Os cdigos ou normas de tica profissional seguem sempre a orientao terica da sociedade. Uma forte tendncia dos cdigos atuais, que deve ser perseguida, consiste em uma tentativa real de avaliao dos profissionais, tendo em vista verificar seus mritos e defeitos, a fim de sugerir as alteraes necessrias. A preocupao fazer da norma no um escudo para o profissional, mas um instrumento para o exerccio correto da profisso e da descoberta da verdade. Achamos que essa deve ser a orientao a ser seguida por todos os cdigos de tica profissional, para que possuam sempre um carter verdadeiramente tico e no um amontoado de frmulas prontas, sem objetividade, que servem apenas para "sacramentar" a prtica exercida.

TODAS AS PROFISSES TM UM CDIGO MORAL As profisses, em geral, apresentam a tica firmada em questes muito relevantes que ultrapassam o campo profissional. Veja s algumas questes morais que se apresentam como problemas ticos porque requerem uma profunda reflexo:

o aborto; a pena de morte; os seqestros; a eutansia; a AIDS.

49

Sobre tais temas, o profissional reflete como um pensador, como um "filsofo" da profisso que exerce. Como podemos ver, a reflexo tica entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana. A tica inerente vida humana. A sua importncia bastante evidenciada na vida profissional, porque cada um tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, envolvendo pessoas que dela se beneficiam. MUDANAS NOS VALORES TICOS Os valores que regulam as relaes e os comportamentos, dentro de uma organizao, alteram-se, conforme as mudanas histrico-sociais. Vejamos alguns exemplos que ilustram essa afirmao: Podemos dizer que a sociedade atual legitimou a idia de que, para obter xito, qualquer atividade profissional tem que se caracterizar pela qualidade, transparncia, honestidade e respeito ao ser humano. QUAL A RELAO ENTRE A TICA INDIVIDUAL E TICA PROFISSIONAL? A tica orientadora da vida pessoal, inegavelmente, tem enorme influncia na diretriz que o indivduo imprimir sua profisso. Isso porque a pessoa j chega universidade na fase adulta e, ao conclui-la, j , sem dvida, uma pessoa amadurecida para a vida. Assim, levar consigo, valores fundamentais que se incorporaro sua prtica profissional. Honestidade, solidariedade, fraternidade, fidelidade, so qualidades provenientes da experincia tica e moral j vivenciadas pelo indivduo. Sem nenhuma dvida, a formao tica do ser influi, decisivamente, no seu comportamento profissional.

50

A prtica moral da profisso responsvel pelo conceito efetivo que cada profissional inscreve na sua vida. Como a vida pessoal, a vida profissional contm realizaes felizes e profundas gratificaes, assim como, contradies, conflitos, desgastes e decepes. Da mesma forma que os bons exemplos profissionais so exaltados, as sociedades registram, tambm, sua averso s prticas desonestas e antiticas. A propsito dessa afirmao, veja de onde veio a palavra larpio que significa, na lngua portuguesa, a pessoa que no cultiva a honestidade. Pois bem, existiu um juiz romano chamado Lucius Antonius Rufus Apius tristemente conhecido por suas falcatruas. Esse discutido magistrado assinava suas sentenas com as iniciais L.A.R.Apius. Veja que ironia! O seu mau proceder emprestou seu nome ao tal adjetivo.

51

Tema - Cdigo de tica Profissional Assunto - Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Unidade - Regras Deontolgicas

Nesta unidade, sero feitas reflexes acerca do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Federal. Comearemos com algumas consideraes sobre o cdigo, abordando, em seguida, as Regras Deontolgicas. Vamos l? ESTUDO DE CASO Para facilitar seu aprendizado, vamos ver um estudo de caso, antes de entrar na teoria deste tema. Vamos l? Conforme reportagem da Revista poca Online Fernando de la Ra assumiu a Presidncia da Argentina com o compromisso de renovar os costumes do pas e punir os corruptos. Liderando uma poderosa aliana de centro-esquerda, ele derrotara nas urnas o sistema poltico dominado durante uma dcada pelos peronistas do presidente Carlos Menem. A primeira iniciativa de De la Ra foi criar o Escritrio Anti-Corrupo, para cumprir uma das promessas que ajudaram a eleg-lo. A criatura virou-se contra o criador. Um juiz investiga o maior escndalo da histria do Senado argentino, que pode envolver o governo. Um grupo de senadores teria repartido cerca de US$ 10 milhes em subornos para aprovar, em abril, a reforma trabalhista - a grande conquista de De la Ra. O escndalo das coimas (suborno em espanhol) veio tona com denncias annimas divulgadas pela imprensa h dois meses. As acusaes ganharam maior notoriedade quando um senador peronista, Antonio Cafiero, confirmou que pelo menos oito colegas tinham embolsado a propina. Como voc pode observar, a questo da tica no servio pblico atemporal e universal. Em todas as culturas e pases, existe a necessidade de se estabelecer um cdigo que regulamente estas relaes. Reflita sobre que aspectos do cdigo desta natureza devem contemplar este estudo de caso e troque opinies com seus colegas. Vamos iniciar a Teoria deste tema? TEORIA Com base em tudo que voc estudou, at agora, podemos concluir que a tica no pode ser reduzida a proibies, censuras, obedincia lei. A tica deve ser considerada como um caminho capaz de proporcionar aos indivduos condies

52

de escolha de forma livre, consciente e responsvel e, para atingir esse objetivo, a informao fundamental. Por isso, foi elaborado o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico. Como foi criado o cdigo de tica profissional do servidor pblico O Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Federal foi aprovado em 1994, numa poca de grandes conturbaes polticas no Brasil, quando a conduta tica do servio pblico estava sendo fortemente questionada pela populao. Foi criado com muitas finalidades, destacando-se a de demonstrar para a populao externa (usurios) e interna (servidores) as atitudes morais consideradas adequadas e inadequadas. Isso facilitaria a tomada imediata de decises e impediria ou diminuiria a perda de funcionrios competentes, entre outras coisas.

COMO O CDIGO? Estrutura do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Federal: CAPTULO I Seo I - Das Regras Deontolgicas - Artigos de I a XIII Seo II - Dos Principais Deveres do Servidor Pblico - Artigo XIV, itens a a v. Seo III - Das Vedaes ao Servidor Pblico - Artigo XV, itens a a p. CAPTULO II - Das Comisses de tica - Artigos XVI a XXV. AS REGRAS DEONTOLGICAS Vamos, ento, s Regras Deontolgicas. Deontolgica vem de deontologia. Voc sabe o que isso? Para entender o significado de uma palavra, importante conhecer a sua origem. O prefixo desta palavra - deontos - vem do grego e significa obrigao, necessidade. Assim, as Regras Deontolgicas do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Federal dizem respeito s suas obrigaes. O artigo I (transcrito abaixo) das Regras Deontolgicas inicia afirmando que os funcionrios em geral devem agir com dignidade, decoro, zelo e eficcia, mostrando, assim, a inteno de preservar a honra e a tradio do servio pblico, revelando o compromisso que precisa ter com quem o paga e precisa dele.

53

artigo I CAPTULO I Seo I Das Regras Deontolgicas I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico, seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele, j que refletir o exerccio da vocao do prprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes sero direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos.

ESTUDO DE CASO Vamos retomar o estudo de caso? Ainda relacionado ao estudo de caso apresentado no incio desta aula, em edio da Revista poca OnLine, outro escndalo confirma o grau de corrupo do servio pblico naquele pas. Os argentinos tm razes de sobra para desconfiar dos integrantes do poder pblico. O prprio juiz Carlos Liporaci, que investiga o escndalo no Senado, suspeito de enriquecimento ilcito. O Conselho de Magistrados tenta descobrir como algum que recebe salrio mensal de US$ 8 mil conseguiu comprar uma manso de US$ 1,5 milho em Buenos Aires. Liporaci oferece uma explicao singela. Diz que comprou a casa com a ajuda da mulher e de uma filha, "que tambm trabalham". Situaes como estas ocorrem a todo momento, em todos os lugares do planeta. O que podemos fazer para evitar ou diminuir a sua incidncia? Reflita a respeito.

Vamos voltar para o estudo terico deste tema?

54

TEORIA O QUE O SERVIDOR PRECISA SABER? No artigo II (abaixo), demonstrado que o servidor pblico no basta saber o que legal ou ilegal, mas o que justo ou injusto, honesto ou desonesto. Isto necessrio porque a moral e o direito no so a mesma coisa, embora ambos procurem regulamentar a conduta e as relaes das pessoas. O direito se impe pela exigncia do cumprimento das leis. A moral requer a identificao da pessoa com as normas. Estas somente sero cumpridas se internalizadas pelo indivduo.

artigo II CAPTULO I Seo I Das Regras Deontolgicas II - O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 4, da Constituio Federal.

TICA NO SE IMPE! ELA UMA FORMA DE SER A tica no pode ser imposta por medo de punies, por presses. Ela consiste numa forma de ser que s poder ser colocada em prtica em casa, no trabalho, enfim, em todos os momentos, e no somente para atender a interesses particulares, quando aprendida e incorporada pelas pessoas. QUAL A FINALIDADE DO SERVIO PBLICO? No artigo III (abaixo), o cdigo fala dos fins, enfatizando que alm da distino entre o bem e o mal, a administrao pblica precisa ter como prioridade a idia de que a sua finalidade o bem comum. artigo III CAPTULO I

55

Seo I Das Regras Deontolgicas III - A moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. Orienta que a conduta tica do servidor pblico precisa ser a mesma no trabalho e na vida particular, afirmando que a conduta da vida particular do indivduo pode aumentar ou diminuir o seu conceito na vida profissional.

O artigo IV (abaixo) trata da exigncia da moralidade por parte do servidor, considerando que a sua remunerao custeada pelos ttulos pagos por todos e at por ele prprio. artigo IV CAPTULO I Seo I Das Regras Deontolgicas IV- A remunerao do servidor pblico custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, at por ele prprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissocivel de sua aplicao e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqncia em fator de legalidade. Voc concorda que o trabalho fundamental na sua vida? Voc j refletiu sobre o tempo que voc passa no trabalho? Pense nessa questo. O Cdigo, no artigo V, refere-se ao trabalho do servidor, considerando-o como seu maior patrimnio e chamando ateno de que deve ser um acrscimo ao seu bem-estar. artigo V CAPTULO I Seo I Das Regras Deontolgicas

56

V - O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que, como cidado, integrante da sociedade, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio. Veja, tambm, que o seu comportamento no trabalho semelhante ao da sua vida particular. Portanto, se voc solidrio com os seus semelhantes, com certeza pratica a solidariedade na sua equipe de trabalho. sobre isso que trata o artigo VI (abaixo), afirmando que a conduta tica do servidor pblico precisa ser a mesma no trabalho e na vida particular, atentando que "os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia, em sua vida privada, podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional". artigo VI CAPTULO I Seo I Das Regras Deontolgicas VI - A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. No esconda o que precisa e deve ser divulgado. Mas, saiba distinguir o que segredo. antitico esconder informaes importantes do interesse de todos. O artigo VII (abaixo) chama ateno para a necessidade de divulgao de qualquer ato administrativo, excetuando-se os de carter sigiloso, afirmando que a publicidade constitui um requisito de eficcia e moralidade. artigo VII CAPTULO I Seo I Das Regras Deontolgicas VII - Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da Administrao Pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar.

57

O DIREITO VERDADE O crescimento pessoal e de uma nao s sero possveis com a prtica da transparncia. A corrupo, o hbito do erro, da opresso ou da mentira aniquilam a dignidade humana e impedem o crescimento do pas. por isso que, no artigo VIII (abaixo), o cdigo fala do direito verdade que toda pessoa tem. A omisso da verdade no deve ser praticada nem que contrarie os interesses da pessoa envolvida e os da Administrao Pblica. artigo VIII CAPTULO I Seo I Das Regras Deontolgicas VIII - Toda pessoa tem direito verdade. O servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hbito do erro, da opresso, ou da mentira, que sempre aniquilam at mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nao. Podemos concluir que, dentro da transparncia, so exigidos do servidor pblico cuidado, interesse e competncia, que se traduzem:

na agilidade do servio prestado; na cortesia para com os clientes; na preservao dos equipamentos; no respeito hierarquia; na coerncia entre os princpios do servidor e os da instituio.

O TRATAMENTO AO CLIENTE Voc j teve a satisfao de ser bem atendido, tratado com respeito e dignidade, num banco, numa loja ou qualquer outra organizao que preste servio ao pblico? Quando isso acontece, mesmo que nosso objetivo no seja totalmente atendido, samos leves, tranqilos e satisfeitos. No ? Ao contrrio, quando somos tratados com descaso ou desateno, nos sentimos diminudos e voltamos para casa com a moral baixa, insatisfeitos e at revoltados. por isso que o artigo IX (abaixo) fala da cortesia e boa vontade com relao s pessoas, afirmando que tratar mal a um indivduo pode significar causar-lhe dano moral. Neste item dito, tambm, que no preservar, no cuidar do patrimnio pblico, deixando-o deteriorar-se, por descuido ou m vontade,

58

desrespeitar os seus usurios e, tambm, os que despenderam seus esforos na sua construo. artigo IX CAPTULO I Seo I Das Regras Deontolgicas IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimnio pblico, deteriorando-o, por descuido ou m vontade, no constitui apenas uma ofensa ao equipamento e s instalaes ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligncia, seu tempo, suas esperanas e seus esforos para constru-los. E as interminveis filas que se formam nas instituies? Se a fila, por si s, j desagradvel e incmoda, pior ela fica quando as pessoas responsveis pelo atendimento, intencionalmente, trabalham com morosidade e desinteresse pelos cidados usurios daquele servio. O artigo X (abaixo) faz meno formao de longas filas em decorrncia de atrasos na prestao do servio, caracterizando isso como um ato de desumanidade, um grave dano moral, alm de uma atitude antitica. artigo X CAPTULO I Seo I Das Regras Deontolgicas X - Deixar o servidor pblico qualquer pessoa espera de soluo que compete ao setor em que exera suas funes, permitindo a formao de longas filas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio, no caracteriza apenas atitude contra a tica ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usurios dos servios pblicos. O artigo XI (abaixo) fala da conduta negligente que deve ser evitada, no acumulando erros e orienta, tambm, que o servidor deve acatar as ordens superiores. artigo XI CAPTULO I

59

Seo I Das Regras Deontolgicas XI - 0 servidor deve prestar toda a sua ateno s ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente Os repetidos erros, o descaso e o acmulo de desvios tornamse, s vezes, difceis de corrigir e caracterizam at mesmo imprudncia no desempenho da funo pblica.

muito desagradvel lidar com um servidor negligente e desinteressado, que comete repetidos erros. Uma pessoa assim insatisfeita e infeliz, pois no trabalho que passamos o maior tempo das nossas vidas.

TODOS MERECEM RESPEITO Faltar ao trabalho sem justificativa e sem dar satisfao um desrespeito sua chefia imediata e aos seus colegas. Lembre-se de que a sua presena importante. Com base nisso, os dois ltimos artigos XII e XIII (ambos abaixo) tratam das faltas injustificadas ao trabalho, considerando-as um motivo para a desordem das relaes humanas e do respeito estrutura organizacional e aos companheiros de trabalho. artigo XII CAPTULO I Seo I Das Regras Deontolgicas XII - Toda ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico, o que quase sempre conduz desordem nas relaes humanas. artigo XIII CAPTULO I Seo I Das Regras Deontolgicas

60

XIII - 0 servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidado, colabora e de todos pode receber colaborao, pois sua atividade pblica a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nao. No esquea que a sua identificao com a instituio onde voc trabalha e o respeito s suas normas so fatores imprescindveis ao seu crescimento e desenvolvimento. Observe que no queremos dizer obedincia cega aos superiores, mas respeito, atitude profissional de quem tem a autonomia de expor suas idias e dar sugestes para o bem da organizao. Lembre-se, tambm, de que o silncio oficial causa mais prejuzos que o enfrentamento tico, pois d lugar fofoca, falta de cooperao e ao desinteresse. Por fim, tenhamos em mente que a postura tica uma necessidade e a sua ausncia tem gerado proibies e penalidades. DICAS Para um maior aprofundamento, consulte as Regras Deontolgicas do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico - CEPSP, Captulo I, Artigos I a XIII, disponveis na midiateca.

61

Tema - Cdigo de tica Profissional Assunto - Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Unidade - Principais Deveres do Servidor Pblico

Como voc j viu antes, o que diferencia o homem - ser consciente, racional - do animal irracional so as obrigaes, os deveres que precisa ter como indivduo integrante de uma famlia, de uma comunidade e da sociedade em geral. Precisamos ter deveres e obrigaes a comear da nossa casa. Voc j pensou como seria a vida numa cidade sem regras, em que todo mundo fizesse o que bem quisesse? Com certeza, seria impraticvel, no ? Reflita um pouco sobre isso. TEORIA Baseando-se na premissa de que o ser humano precisa obedecer a determinadas regras de conduta, de bem viver, para poder ser aceito na sociedade, no seu ambiente de trabalho e, assim, ser feliz, que o cdigo de tica prev os principais deveres do servidor pblico. Esses DEVERES so enfocados no artigo XIV, itens de a (transcrito abaixo) at v, Seo II, Captulo I, do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico. O primeiro dever enfocado a obrigao do servidor de desempenhar a tempo as suas atribuies. claro que toda tarefa requer conhecimento, experincia e um tempo para ser realizada. O nosso bom senso deve ditar o tempo timo para sua execuo. Nem excesso de velocidade, nem demasiada lentido. itens de a a) desempenhar, a tempo, as atribuies do cargo, funo ou emprego pblico de que seja titular;

TEORIA Logo em seguida, nos itens b e c (abaixo), afirma que as atividades devem ser exercidas com rapidez, perfeio e rendimento, preocupando-se com os atrasos que possam prejudicar os clientes. Continua orientando o servidor a demonstrar toda a integridade do seu carter, sendo honesto, honrado, reto, leal e justo, priorizando sempre o bem comum. itens b e c 62

b) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios pelo setor em que exera suas atribuies, com o fim de evitar dano moral ao usurio;

c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum; O cdigo demonstra que o bom o que til e vantajoso para o maior nmero de pessoas, afirmando que o servio pblico no deve atender a interesses particulares em detrimento do bem comum, principalmente, quando se tratar de situaes ilcitas. Recomenda, assim, que at a hierarquia estabelecida deve ser enfrentada na defesa da tica e da moral. Resumindo, nos seus trs primeiros itens, o Cdigo orienta:

Execute suas atribuies a tempo; Aja com rapidez, perfeio e rendimento; Considere o bem comum, sendo honesto, reto, leal e justo.

TEORIA A ADMINISTRAO DO DINHEIRO PBLICO Precisamos de nos conscientizar de que as conseqncias da m administrao do dinheiro pblico recaem sobre ns usurios, principalmente, recebendo servios de m qualidade. Faltando dinheiro, falta pessoal, remunera-se mal, faltam recursos materiais. Os servidores ficam insatisfeitos e os clientes tambm. neste sentido que o Cdigo sugere que as prestaes de contas, quando do uso do dinheiro, sejam feitas sem atrasos, ressaltando que isso uma condio imperiosa boa gesto da organizao. Todas as vezes em que voc usar dinheiro da sua organizao, mantenha as suas prestaes de conta atualizadas. A comunicao, tambm, fundamental. Como dizia o Velho Guerreiro Chacrinha, "quem no se comunica se trumbica". Por isso que o item e preocupou-se com o aperfeioamento das relaes com o pblico, com a habilidade no trato, com a clareza. Seja claro e objetivo, falando sem rodeios. Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico, artigo XIV, itens d e e

63

d) jamais retardar qualquer prestao de contas, condio essencial da gesto dos bens, direitos e servios da coletividade a seu cargo; e) tratar cuidadosamente os usurios dos servios, aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico; TEORIA TER CONSCINCIA FUNDAMENTAL Para voc internalizar uma lio, ou uma regra, necessrio que acredite e aceite o que ela dita. Somos seres conscientes. Por esta razo, que o cdigo fala da necessidade do servidor ter conscincia da importncia da aplicao dos princpios ticos no seu trabalho, oferecendo, assim, um servio de boa qualidade. No h dvida que todos ns gostamos de ser bem tratados e respeitados. No mesmo?

Por isso, o cdigo afirma que um dever do servidor tratar as pessoas com urbanidade, respeitando suas idias, seus credos, sua condio social, sua cor, sua raa, preocupando-se sempre em no lhes causar danos morais. O servidor deve, tambm, respeitar os seus superiores hierrquicos, tendo, porm, o discernimento de que no deve tem-los a ponto de acatar orientaes inadequadas. Neste sentido, recomenda, tambm, que o servidor deve resistir e denunciar toda e qualquer presso que vise prtica de atos imorais, ilegais ou antiticos. Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico, artigo XIV, itens f, g ,h e i. f) ter conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos; g) ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral; h) ter respeito hierarquia, porm sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

64

i) resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes morais, ilegais ou aticas e denuncilas; TEORIA GREVE O maior bem que possumos a vida. Ento, devemos fazer tudo em defesa em nossa segurana e da preservao da nossa integridade fsica. No exerccio do direito de greve, um dever zelar pelas exigncias especficas em prol da vida e da segurana coletiva. Procure conscientizar-se da importncia da sua presena no trabalho e das conseqncias que sua ausncia pode provocar. No falte por qualquer motivo. A sua presena muito importante. No omita dos seus superiores qualquer ocorrncia que v de encontro ao interesse da coletividade. Se necessrio, sugira solues e reivindique providncias. Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico, artigo XIV, itens j, l e m. j) zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva; l) ser assduo e freqente ao servio, na certeza de que sua ausncia provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema; m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico, exigindo as providncias cabveis; TEORIA MANTENHA A LIMPEZA E A ARRUMAO EM SEU TRABALHO A limpeza e a ordem trazem beleza ao ambiente. E, tambm, tranqilidade. Um local limpo, arrumado, organizado e com tudo acessvel, torna o ambiente de trabalho agradvel e harmonioso. Voc j pensou como constrangedor deixar de atender um cliente em virtude da no localizao de um papel? Para o seu aperfeioamento pessoal e o bem da coletividade, procure participar de encontros, treinamentos, etc. O conhecimento e a tecnologia aprofundam-se e propagam-se numa velocidade incrvel. Se voc parar de estudar, de aprender, ficar desatualizado. Procure, igualmente, ler revistas informativas de boa qualidade e bons livros, para se manter inteirado do que est acontecendo no mundo.

65

VESTURIO A roupa que voc veste diz muito do seu jeito de ser, da sua personalidade. H um velho ditado que diz que "o hbito faz o monge". No trabalho, voc deve usar roupas adequadas ao exerccio da sua funo. Use o seu bom senso e tente conhecer algumas regras simples de etiqueta social. CONHEA SUAS ATRIBUIES Para voc desempenhar as suas funes satisfatoriamente, necessrio que conhea bem as instrues, normas e procedimentos norteadores das suas atribuies. No espere que cheguem espontaneamente s suas mos; procure informar-se de onde e como encontr-los. Caso sinta alguma dificuldade, quanto ao entendimento ou interpretao das suas funes, tire a dvida com o seu superior hierrquico. Ao mesmo tempo, procure cumprir as instrues e mantenha os manuais e diretrizes da instituio em local acessvel, consultando-os sempre que for necessrio. Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico, artigo XIV, itens n e o n) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os mtodos mais adequados sua organizao e distribuio; o) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes, tendo por escopo a realizao do bem comum;

TEORIA

FISCALIZAO Os procedimentos das diversas instituies esto sujeitos fiscalizao de rgos do poder concedente, como uma forma de assegurar coletividade a prestao de bons servios e o atendimento s suas necessidades. Portanto, um dever do servidor facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios que esto sob sua responsabilidade. No dificulte o trabalho dos fiscais. Coopere, consciente de que a correo das eventuais falhas que eles apontarem beneficia a todos.

66

CONSCINCIA DOS DEVERES No utilize indevidamente as vantagens que o seu cargo lhe oferece. Quem age assim, atua contra os interesses do bem comum, da coletividade.

DICAS Lembre-se que utilizar a sua funo, ou sua autoridade, para violar a lei, ou para obter benefcios pessoais, crime. CDIGO DE TICA A divulgao e o cumprimento deste cdigo resulta na efetiva melhoria da qualidade do servio pblico. Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico, artigo XIV, itens s, t, u e v. s) facilitar a fiscalizao de todos atos ou servios por quem de direito;

t) exercer, com estrita moderao, as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, abstendo-se de faz-lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos;

u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei;

v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existncia deste Cdigo de tica, estimulando o seu integral cumprimento.

67

Tema - Cdigo de tica Profissional Assunto - Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Unidade - Vedaes ao Servio Pblico

Esta unidade, intitulada Vedaes do Servidor Pblico, corresponde Seo III do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico e destina-se a explicitar o que proibido, destacando a obteno de favores pelo uso do cargo, prejuzo de pessoas mediante perseguies, utilizao de informaes sigilosas em proveito prprio e deturpao de documentos. Antes de entrar na teoria, vamos ver um estudo de caso? ESTUDO DE CASO Para facilitar seu aprendizado, vamos ver um estudo de caso, antes de entrar na teoria deste tema. Vamos l? Carla era uma funcionria muito competente, mas sua nsia de poder era incontrolvel. Ela e sua chefe sempre tiveram um relacionamento conturbado. Carla se aproveitava de toda e qualquer oportunidade para provocar atrito com o restante da equipe, semear a discrdia e ir reclamar com a diretoria. De tanto conspirar, Carla conseguiu que sua chefe fosse demitida. Porm, para surpresa de todos, ao invs de assumir o cargo que tanto almejava, um novo chefe foi contratado. Carla permanece at hoje no cargo que ocupava, e se arrepende muito de ter agido de forma to antitica.

68

TEORIA Agora, vamos comear o estudo terico da unidade? A seo III, artigo XV, item a (abaixo), do cdigo inicia com a proibio do uso do cargo ou funo com a inteno de obter favores para si ou para outros. a) o uso do cargo ou funo, facilidades, amizades, tempo, posio e influncias, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; Usar sua posio, em qualquer rea da vida, para conseguir vantagens, contraria totalmente uma postura ntegra e tica. No trabalho, quando ocupamos uma funo hierarquicamente elevada, devemos faz-lo com moderao, sem abuso e sempre a servio da coletividade. muito importante ficarmos atentos para no ceder a caprichos, antipatias ou interesses, prejudicando colegas. Usar sua posio, em qualquer rea da vida, para conseguir vantagens, contraria totalmente uma postura ntegra e tica. No trabalho, quando ocupamos uma funo hierarquicamente elevada, devemos faz-lo com moderao, sem abuso e sempre a servio da coletividade. muito importante ficarmos atentos para no ceder a caprichos, antipatias ou interesses, prejudicando colegas. TEORIA DIFAMAO E CALNIA O item seguinte, letra b, trata da proibio de denegrir a imagem do outro, seja subordinado, colega ou um terceiro. por isso que, antes de falar qualquer coisa, devemos analisar se conveniente ou adequado. o caso de se fazer a reflexo orientada pelo filsofo Scrates: Convm falar isso? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

No item c, o cdigo atenta para o discernimento quanto ao verdadeiro esprito de solidariedade, proibindo a conivncia com o desrespeito ao Cdigo de tica do servidor ou de qualquer profisso. Lembre-se de que apoiar o erro do outro no ser solidrio, nem ser amigo. Neste sentido, o cdigo probe a conivncia com o erro. Ento, quando for conveniente, ajude o seu companheiro, apontando suas falhas com delicadeza e com o real intuito de ajud-lo.

69

Consulte os itens b e c (abaixo), do artigo XV, do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico. b) prejudicar deliberadamente a reputao de outros servidores ou de cidados que deles dependam; c) ser, em funo de seu esprito de solidariedade, conivente com erro ou infrao a este Cdigo de tica ou ao Cdigo de tica de sua profisso; Uma outra proibio, no item d (abaixo), usar recursos engenhosos para atrasar ou impedir a soluo de questes de interesse e direito de uma pessoa, prejudicando-a. Este ato, alm de desumano, desonesto e antitico. Antes de agir, uma boa dica colocar-se no lugar do outro e refletir. d) usar de artifcios para procrastinar ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

TEORIA EVOLUIR COM A TECNOLOGIA No item e (abaixo), o cdigo diz ser vedado ao servidor deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos, que esto ao seu alcance para desempenhar suas atribuies da melhor forma. Como j foi dito, o conhecimento est se desenvolvendo numa velocidade surpreendente. Ento, voc precisa estar atento ao novo, procurando pesquisar e se informar sobre o que est acontecendo no mundo com relao ao seu trabalho. Se voc no se abrir para aprender, ficar para trs, tornando-se um profissional obsoleto. e) deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister; Sabemos que no fcil proceder sempre com imparcialidade. Nossas atitudes so muito influenciadas por simpatias, antipatias, paixes e interesses. Na maioria das vezes, no percebemos que estamos agindo assim. Entretanto, a proibio de agir assim est no item f (abaixo). f) permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

70

TEORIA SUBORNO CRIME No devemos receber qualquer tipo de "presente" para apressar a concluso de um trabalho, como a emisso de uma certido, por exemplo. Receber vantagens financeiras ou materiais para a execuo da sua obrigao profundamente antitico e proibido, conforme afirma o item g. A alterao do contedo de documentos para beneficiar ou prejudicar algum outra proibio tratada, em seguida, no item h, . Nunca faa isso, por mais tentado que seja, pois, alm de antitico, poder trazer srias conseqncias para a organizao e para voc. Consulte os itens f, g e h (abaixo), do artigo XV, do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico. f) permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores; g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua misso ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim; h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias; HONESTIDADE DEVER DO CIDADO Ningum gosta de ser enganado. muito melhor receber um no sincero, delicado, com a devida explicao do motivo, do que ser iludido. Voc concorda? Quando percebemos que algum nos logrou, sentimo-nos diminudos, desrespeitados e desamados. sobre essa proibio que o item i trata. TEORIA Continuando a falar sobre a honestidade, lembramos que a administrao dos bens pblicos deve ser transparente. O gestor pblico tem obrigao de mostrar a verdade, por mais difcil que isso seja. Apresentar ndices irreais ou enganar as pessoas sobre as conseqncias de um desastre ecolgico, por exemplo, so atitudes antiticas e desonestas. No use os servidores pblicos para desempenhar atribuies particulares, sem qualquer relao com o trabalho. Voc j pensou se todo mundo fizer isso? Essa proibio tratada no item j. 71

Lembre-se de que os bens pblicos no so pessoais. Ento, no retire livros, documentos, levando-os para sua casa, sem a devida autorizao. Tambm proibido se beneficiar com o uso de informaes que voc tem o privilgio de conhecer. Consulte os itens i, j e l (abaixo), do artigo XV, do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico. i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em servios pblicos; j) desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular; l) retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico; TEORIA PROIBIDO O USO DE BEBIDA ALCOLICA NO TRABALHO Nunca comparea ao trabalho, aps ingerir bebida alcolica a ponto de ficar embriagado. Se um servidor comete esse deslize, pode ser penalizado com base na lei. Se algum faz o uso habitual de bebidas, deve procurar tratamento mdico, pois, do contrrio, poder enfrentar graves conseqncias, com reflexos danosos para si e para sua famlia. A proibio de embriaguez durante o exerccio profissional est no item n. No participe de movimentos ou organizaes que atentem contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana. O seu comportamento fora do trabalho afeta a sua reputao na instituio onde voc presta servio. Consulte os itens m, n, o e p (abaixo), do artigo XV, do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico. m) fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno de seu servio, em benefcio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros; n) apresentar-se embriagado no servio ou fora dele habitualmente; o) dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana; p) exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

72

Tema - Cdigo de tica Profissional Assunto - Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Unidade - Comisses de tica

Esta unidade - COMISSES DE TICA - corresponde ao Captulo II do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Federal, constando dos artigos XVI a XXV. Trata da obrigatoriedade da criao das comisses ticas, ressaltando objetivos, composio, incumbncias, procedimentos, decises, entre outros aspectos. Antes de entrar na teoria propriamente dita, que tal ver um exemplo? EXEMPLO O estabelecimento de comisses para julgar denncias de servidores pblicos uma prtica sistemtica na sociedade ocidental. Esse mecanismo utilizado para tratar questes de natureza pblica. Pense nas situaes onde necessrio que se instituam comisses para julgar, em nome do povo, servidores pblicos. No Brasil, as mais famosas comisses de tica - Comisses Parlamentares de Inqurito/CPI - so institudas quando existe denncia de algo ilcito no setor pblico.

Vamos comear o estudo terico do assunto? TEORIA Neste captulo, o Cdigo de tica destaca a necessidade da criao de uma Comisso de tica em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta, autrquica ou fundacional, ou em qualquer rgo - ou entidade - que exera atribuies delegadas pelo poder pblico. Como voc v, esta comisso fundamental.

73

TEORIA A finalidade das comisses de tica orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico. Dever ser composta por trs servidores pblicos e respectivos suplentes, podendo instaurar, de ofcio, processo sobre ato, fato ou conduta que necessitem de investigao. Consulte os artigos XVI e XVII (transcritos abaixo) do Capitulo II, do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico.

XVI - Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. XVII - Cada Comisso de tica, integrada por trs servidores pblicos e respectivos suplentes, poder instaurar, de ofcio, processo sobre ato, fato ou conduta que considerar passvel de infringncia a princpio ou norma ticoprofissional, podendo ainda conhecer de consultas, denncias ou representaes formuladas contra o servidor pblico, a repartio ou o setor em que haja ocorrido a falta, cuja anlise e deliberao forem recomendveis para atender ou resguardar o exerccio do cargo ou funo pblica, desde que formuladas por autoridade, servidor, jurisdicionados administrativos, qualquer cidado que se identifique ou quaisquer entidades associativas regularmente constitudas. Sua incumbncia fornecer aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores os registros sobre sua conduta tica, para instruir as promoes e demais procedimentos relativos carreira do servidor. Os procedimentos que a Comisso de tica adota para apurar fatos contrrios tica so muito restritos. aconselhado apenas ouvir quem apresenta a queixa e o servidor ou apenas este.

74

TEORIA Se for necessrio examinar uma conduta grave, a Comisso de tica poder encaminhar a deciso e o respectivo expediente para a Comisso Permanente de Processo Disciplinar do rgo onde o servidor lotado. Consulte os artigos XVIII, XIX e XX (abaixo) do Capitulo II, do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico. XVIII - Comisso de tica incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico. XIX - Os procedimentos a serem adotados pela Comisso de tica, para a apurao de fato ou ato que, em princpio, se apresente contrrio tica, em conformidade com este Cdigo, tero o rito sumrio, ouvidos apenas o queixoso e o servidor, ou apenas este, se a apurao decorrer de conhecimento de ofcio, cabendo sempre recurso ao respectivo Ministro de Estado. XX - Dada a eventual gravidade da conduta do servidor ou sua reincidncia, poder a Comisso de tica encaminhar a sua deciso e respectivo expediente para a Comisso Permanente de Processo Disciplinar do respectivo rgo, se houver, e, cumulativamente, se for o caso, entidade em que, por exerccio profissional, o servidor pblico esteja inscrito, para as providncias disciplinares cabveis. O retardamento dos procedimentos aqui prescritos implicar comprometimento tico da prpria Comisso, cabendo Comisso de tica do rgo hierarquicamente superior o seu conhecimento e providncias. As decises da Comisso de tica sero apresentadas resumidamente em ementa, no constando os nomes dos interessados. Ser remetida Secretaria da Administrao Federal da Presidncia da Repblica uma cpia de todo o expediente. A censura a pena que a Comisso de tica aplicar ao servidor pblico. A Comisso de tica no pode deixar de fundamentar o julgamento de uma falta tica praticada por um servidor, sob a alegao de que no prevista no Cdigo.

75

TEORIA O que servidor pblico para a Comisso de tica? todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, presta servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, a qualquer rgo do poder estatal, ainda que sem retribuio financeira. Qualquer pessoa que tomar posse ou for investida de funo pblica dever prestar um compromisso solene de acatamento e observncia das orientaes estabelecidas no Cdigo de tica e de todos os princpios ticos e morais legitimados pela tradio e bom costume. Procure conhecer, comentar e divulgar o Cdigo de tica. importante para a sua vida e para a sua carreira profissional. Consulte os artigos XXI, XXII, XXIII, XXIV e XXV (abaixo) do Capitulo II, do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico. XXI - As decises da Comisso de tica, na anlise de qualquer fato ou ato submetido sua apreciao ou por ela levantado, sero resumidas em ementa e, com a omisso dos nomes dos interessados, divulgadas no prprio rgo, bem como remetidas s demais Comisses de tica, criadas com o fito de formao da conscincia tica na prestao de servios pblicos. Uma cpia completa de todo o expediente dever ser remetida Secretaria da Administrao Federal da Presidncia da Repblica. XXII - A pena aplicvel ao servidor pblico pela Comisso de tica a de censura e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso. XXIII - A Comisso de tica no poder se eximir de fundamentar o julgamento da falta de tica do servidor pblico ou do prestador de servios contratado, alegando a falta de previso neste Cdigo, cabendo-lhe recorrer analogia, aos costumes e aos princpios ticos e morais conhecidos em outras profisses; XXIV - Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado. XXV - Em cada rgo do Poder Executivo Federal em que qualquer cidado houver de tomar posse ou ser investido em funo pblica, dever ser prestado, perante a respectiva Comisso de tica, um compromisso solene de acatamento e observncia das regras estabelecidas por este Cdigo de tica e de todos os princpios ticos e morais estabelecidos pela tradio e pelos bons costumes.

76

You might also like