You are on page 1of 69

A HISTRIA DA EDUCAO MUSICAL NO MUNICPIO DE CHAPEC-SC DESDE OS SEUS PRIMRDIOS

SRGIO PAULO RIBEIRO

A HISTRIA DA EDUCAO MUSICAL NO MUNICPIO DE CHAPEC-SC DESDE OS SEUS PRIMRDIOS

SRGIO PAULO RIBEIRO

O CAMINHO DAS NOTAS NO MUNICPIO DE CHAPECSC


Estiveram por aqui povos indgenas pioneiros da regio, paravam por aqui tropeiros que compravam e vendiam de tudo, fixaramse aqui desbravadores oriundos das mais diversas regies do pas, imigrantes, principalmente italianos e alemes, em episdios reais e marcantes, trazendo em suas bagagens um elemento cultural e artstico chamado educao musical.
ndios Kaingangs Fonte: Caf Histria, 2010.

OS TROPEIROS
Alguns tropeiros, em meio as suas bagagens, traziam seus instrumentos musicais tais como violo, viola, gaita e o pandeiro, com o objetivo de alegrar seus finais de noite e suas festas nas paragens, ou apenas como maneira de passar o tempo enquanto dedilhavam seus instrumentos ou compunham suas canes. Esta atividade musical possivelmente contribuiu para o desenvolvimento da msica no Passo dos ndios. (Chapec)

Tropeiro dos pampas no Oeste Catarinense Fonte: Sitio dos rodeiros, 2010

CHEGADA DOS COLONIZADORES

De acordo com o Jornal Chapec 89 anos, as primeiras iniciativas empresariais esto ligadas ao comrcio, que surgiram para a comercializao dos produtos agrcolas e de origem animal, banha e salame, levando-os para So Paulo e buscando mquinas, ferramentas e outros produtos necessrios economia local. Em funo dessa efetiva ocupao, descendentes de italianos comearam a deslocarse para o oeste catarinense, em especial para Chapec SC. Essas pessoas vieram com muita disposio para o trabalho e uma vontade muito grande de vencer. Os colonizadores fizeram do esprito prtico e da vontade de fazer suas principais caractersticas. Alm dos italianos, que constituem a grande maioria, existem tambm descendentes de alemes e poloneses na regio.

PRIMEIRAS EDIFICAES DE CHAPEC

OS ANOS INICIAIS:1917-1929
Na msica, com o final da primeira guerra mundial, o mundo passa a ser animado pelos blues urbanos e as jazz-bands, sendo estes estilos incentivados pela indstria fonogrfica. Enquanto o admirvel mundo novo vivia um perodo de prosperidade e liberdade, o Oeste de Santa Catarina vivia sua fase de desmatamento e colonizao exigindo, para tal, muito trabalho e dedicao. Enquanto o novo mundo vivia a alegria do swing, no velho oeste a nica msica para entretenimento era a executada nos bailes. Vrios msicos annimos, normalmente gaiteiros, animavam os bailes em sales improvisados, ora acompanhados de violo, ora de pandeiro, as vezes dos dois.

ANOS 30 O BRASIL E O MUNDO


Nos anos trinta, o rdio nos Estados Unidos faz a msica tornar-se popular em toda sua extenso territorial. Surgem os grandes comunicadores e os mitos do rdio. a poca do swing, corrente do jazz apropriada para a dana. J aqui no Brasil, foi a poca de ouro da msica brasileira, onde a portuguesa Carmem Miranda era a principal representante.

OS ANOS 30
A gaita, o violo e o pandeiro reinavam soberanos como os instrumentos musicais usados principalmente para o entretenimento nos bailes. Estes, at ento, aconteciam na maioria das vezes anexo s residenciais existentes. Como os aprendizes eram, quase na totalidade, autodidatas, dependiam de observar o que o gaiteiro fazia na gaita e posteriormente estudavam a nova descoberta at a imitao ficar parecida com a fonte. Nasce em Guapor RS (25 de janeiro), Aldina Lucca, que no inicio dos anos 60, assume o ensino de msica no Colgio Bom Pastor. Ensina piano e acordeom s alunas internas e teoria e canto aos alunos do primrio. Funda e dirige um dos primeiros corais de Chapec e nos finais dos anos 70 torna-se uma das fundadoras da Escola Municipal de Artes de Chapec, lecionando acordeom e piano as crianas de 07 a 12 anos.

CRC CLUBE RECREATIVO CHAPECOENSE

Em 1938 Chapec ganhou uma importante construo: o Clube Recreativo Chapecoense. Este se tornou o espao oficial para a realizao dos eventos sociais e, entre eles, os bailes. Solistas e duplas vinham de vrios lugares para animar os bailes da ento jovem cidade com seus 21 anos. Este local certamente serviu de estmulo a dezenas de jovens ao estudo da msica, uma vez que o bom gaiteiro era esperado e sua boa msica apreciada.

CRC VISTA INTERNA

O acordeonista mais conhecido deste perodo era chamado de Chico P. O apelido foi atribudo por bater fortemente o p enquanto tocava fazendo pequenos sulcos nos espaos de terra onde tocava os bailes. Os meninos mais levados faziam anedotas sobre o Chico P dizendo que no final do baile precisariam de muita fora para desatolar o p do referido msico. Em 1935 muda-se para a Linha Bento, interior de Cordilheira Alta o gaiteiro Francisco Pasqueta, onde permanece at 1945 quando muda-se para Xaxim, Santa Catarina.

CHICO P/ FRANCISCO PASQUETA

VISTA EXTERNA DE UM SALO DE BAILE EM SO CARLOS SC EM 1930

VISTA PARCIAL DA RUA MARECHAL BORMANN NA DCADA DE 30

CHAPEC DCADA DE 30

ANOS 40
Estes foram os anos de glria de Carmem Miranda nos Estados Unidos. Ela gravou cerca de trinta discos, participou de inmeros programas de rdio e televiso, fez vrios filmes e construiu uma carreira de quinze anos de sucesso. No Rio Grande do Sul, em Lagoa dos Trs Cantos, no ano de 1941, nasceu Romeu Roque Hartmann, radialista e gaiteiro que nos anos 60 tornou-se, juntamente com Arlindo Sander, o precursor do rock na cidade de Chapec.

ALGUNS MSICOS DA DCADA DE 40


1940 Grupo de gaita de boca composto por trs msicos: Dante Rigate, Leonir Breancine e Ricardo Stevie. 1945 ngelo Teston, gaiteiro. 1946 Irmos Severiano e Daniel Tonini, respectivamente gaiteiro e pandeirista, residentes em Xaxim SC.

ANOS 40
03 de novembro de 1946 No Distrito Vila Peperi na despedida do ano escolar os alunos apresentam a opereta de Costa Magna, Uma Escola na Aldeia, dirigidos pelo professor Vilibaldo Stuelp, esses so acompanhados ao piano por Maria Stahl. 07 de setembro de 1947 As comemoraes alusivas ao dia da ptria incluem diversos nmeros musicais cantados por alunos das escolas municipais. Em Mondai o Hino Nacional Brasileiro foi executado por Orquestra local e o baile deste dia foi animado pelo BANDO DA LUA.

21 de dezembro Primeiro apelo escrito para formao de uma banda de msica. Lemos... sobretudo os moos muito tero a lucrar com o estudo da msica... com a msica vem o solfejo, a educao da voz, o canto... 28 de dezembro A convite do Sr. Prefeito Vicente Cunha, reuniu-se a primeira comisso para organizao de uma sociedade musical. Discutese neste encontro a contratao de um maestro, bem como a aquisio de instrumentos musicais. D-se um prazo de 30 dias para a elaborao do projeto.

1948
04 de abril Projeto de Estatutos da Sociedade de Cultura Musical esto elaborados. Os senhores Joo Praxedes Silva e Ulysses Bartolamei ficam responsveis pelas inscries do dito ensino.

30 DE MAIO - ANUNCIO DE VENDA DE GAITA.

25 de julho O maestro no ser contratado se no houver dez inscritos para a aprendizagem da msica.

05 de setembro Inicia-se campanha do CRC para aquisio de Eletrola e discos

Em 1948 Chapec ganha sua primeira emissora de rdio intitulada Rdio Chapec, que traria um desenvolvimento sem precedente na rea da msica, uma vez que um dos carros chefes da emissora eram os programas de auditrio com vrios msicos tocando ao vivo.

1949 12 de fevereiro O maestro contratado, mas so poucos os interessados.

Construo do primeiro barraco de festas da Igreja Matriz em 1949

Distrito Marechal Bormann Anos 40

Grupo de alunas em apresentao do Colgio Bom Pastor em 1949

OS ANOS 1950
Os anos 50 foram os anos psguerra, em cujo cenrio nasceu o que chamamos de msica pop. No Brasil os anos 50 ficaram conhecidos como os anos dourados, cujo fruto musical principal a bossa nova de Tom Jobim e Joo Gilberto. Chapec conta nesta ocasio com cerca de cinco mil habitantes. Em 1950 um fato grave marcou para sempre este Municpio, a queima da Igreja de Santo Antnio e o linchamento dos suspeitos de atear fogo.

Chapec-SC no ano de 1950 com apenas 5 mil habitantes Fonte: Wikipdia, 2010.

1950 faz sucesso em Chapec os irmos Rosalino e Ernesto Foppa, respectivamente gaiteiro e pandeirista. Ainda nestes anos tocou muito por aqui a banda alem Endler, cujos integrantes foram Cobo (apelido) Endler, as filhas Teresinha e Irene e o filho cujo nome no foi recordado. A banda usava bandoneon, bateria e piston. Em 1952 chega a Chapec, com cinco anos de idade Evaldir Xavier, vindo de Passo Fundo RS. O seu pai, Atade Xavier, era proprietrio de um salo de bailes no Bairro Passo dos Fortes, na poca ainda colnia. Xavier, ainda garoto sentiu-se atrado pela msica. Os acordeonistas que tocavam os bailes no salo do pai, muitas vezes deixavam no salo as gaitas de um sbado para o outro e Xavier as aproveitava para treinar. Xavier foi fundador do grupo Os Vaqueanos.

Guido e Galli Maggione em Linha Bento Dcada de 50

Coral em Palmitos na dcada de 50

Msicos de So Carlos-SC por volta de 1950

Grupo musical em So Carlos-SC por volta de 1950

Grupo Musical da dcada de 50

Msicos animando festa em RiquezaSC,na dcada de 50

IGREJA ASSEMBLIA DE DEUS NA


DCADA DE 50
ESPAO DE ENSINO DE MSICA

Desfile das alunas da 3 srie do Colgio Bom Pastor em 1952

Alunos e Professora em Chapec-SC na dcada de 50

OS ANOS 1960
a dcada dos Beatles, dos Rollings Stones, do festival de Woodstock, dos grandes festivais da Record, da jovem guarda, da tropiclia, da rede globo de Em Chapec inicia-se uma dcada em que sementes musicais so lanadas e germinam em boa quantidade. No incio dos anos 60 faz sucesso em Chapec a dupla dos Irmos Xavier. Eram acordeonistas que tocavam boa parte dos bailes da regio. televiso e da criao da 1 EFAPI em Chapec entre outros. Em 1961 Romeu Roque Hartmann, logo aps sua chegada a Chapec, funda um trio, juntamente com dois colegas msicos, e passam a tocar no programa de rdio Galpo da Querncia e a animar bailes na regio. O programa Galpo da Querncia era o principal e mais rendoso programa nesta poca e era apresentado por um tal de Z do Leme e posteriormente por Roque e Juca. Nele apresentavam-se duplas e trios da msica sertaneja, bem como cancioneiros e intrpretes de msica gachas. (HARTMANN, 2008, p. 76 e 77).

Neste perodo destaca-se em Chapec-SC o gaiteiro Jair Arizze, morador de Xaxim-SC bem como os irmos Danilo, Remiro e Laurentino Orlandim, respectivamente no violo, pandeiro e gaita. Os Irmos Graciane tambm so destaquie, passando a chamar-se posteriormente de Jadersom. Em 1964 destaca-se em Guatamb-SC o violonista Wenceslau, que alm de tocar ensinava o violo. No ano de 1966 Arlindo Sander e Romeu Roque Hartmann tornam-se os precursores do rock em Chapec. (Pesquisa realizada pelo acadmico Hrman Gomes Silvani, em seu trabalho de concluso do curso de histria da UNOCHAPEC) No ano de 1967, o radialista e msico Sandrinho traz a primeira guitarra eltrica para Chapec. Com a entrada de um baterista que passa a integrar a dupla Sander e Roque, cria-se o Conjunto Musical X-5. Com a entrada de novos integrantes no Conjunto Musical X-5, foi conveniente a mudana de nome para The Jets. A formao inicial era: Romeu Roque Hartmann, Arlindo Sander, Luiz Alberto Salvadoretti, Rogrio Wink e Jos Francisco Muller Bohner. O grupo, no ano de 1971, encerrou suas atividades por motivo de fora maior.

(PR) ESCOLAS DE MSICA


1966 a 1970 o acordeonista Dorvalino Siqueira leciona Acordeon no Bairro So Cristovo nas proximidades do atual Choupanas. 1969 a 1974 o violonista Antonio Pelentier, natural de Pato Branco-PR, aluga sala em baixo da atual ticas Preciso onde monta uma Escola de msica.

Msicos em Nova Itaberaba-SC na dcada de 60

OS ANOS 70
Os anos setenta foram produtivos e inovadores na rea musical no mundo. Essa dcada, com o surgimento da dance music, tornou-se conhecida como a dcada da discoteca. a dcada do movimento punk, do rock progressivo, do glam rock, da grande fora do hard rock, do grande concerto de Elvis Presley com uma audincia estimada em mais de um milho de expectadores, de John Travolta entre outros. No Brasil possvel destacar tambm grandes avanos musicais, apesar das grandes dificuldades encontradas com governos ditatoriais, com perseguies, atrocidades, exlios, censura imposta aos artistas, que certamente inibiram muito da criao artstica musical.

Em Chapec, duas instituies de grande importncia para a cultura msical foram criadas: a Banda da Polcia Militar e a Escola Municipal de Artes.

A Banda fez sua primeira apresentao no dia 7 de setembro de 1972, em desfile cvico no centro de Chapec. Esta apresentao foi dirigida pelo maestro e subtenente Valdir Gustavo Garcia.

1974 toca na regio o gaiteiro Aristides Schneider. 1975 1976 o professor Enezito da Luz Moura leciona violo no SESC. Bandas da dcada: LBS4, Os Bananas, Cosmos, Gota Dagua, Terceiro Ato, Invasores.

No dia 01 de junho de 1979 a Escola Municipal de Artes foi criada pela Lei Municipal 052/79, sendo Prefeito Sr. Milton Sander, e a passou a funcionar regularmente no dia 19 de maio de 1980.

Primeira sede da Escola de Artes de Chapec-SC Fonte: Acervo da Prefeitura Municipal de Chapec-SC, 2010.

ATUAL SEDE DA ESCOLA DE ARTES DE CHAPEC

Neyla Caramori Diretora da Escola de Artes de Chapec Fonte: Orkut, 2010.

OS ANOS 80
a dcada da msica eletrnica, do vdeo clipe moderno, do Rock in Rio, da inaugurao do sambdromo do Rio de Janeiro e das primeiras raves. 1982 1984 o professor Thimoteo Dirceu dos Santos leciona violo no SESC. Em 1984 foi fundada em Chapec a Escola de Violo Cursos pelo professor Thimoteo Dirceu dos Santos (extinta). A musicografia braille foi usada em Chapec pela primeira vez em 1989. Nesta dcada funcionou em Chapec a Escola de Msica Maicon e Marlon (extinta), nas proximidades do Supermercado Celeiro Center.

PRIMEIRO CANTO CHAPEC - 1982

PRIMEIRO CANTO CHAPEC

PRIMEIRO CANTO CHAPEC

PRIMEIRO CANTO CHAPEC MESA DE JURADOS

OS ANOS 90
Uma nova batida que misturava o disco com o house, ganhou o mundo no inco da dcada de noventa, o dance tambm conhecido como eurodance. Rdios do mundo todo, inclusive a Jovem Pan 2 do Brasil, tornaram-se a estao da dancemusic. No rock nacional, muitas bandas surgem nesta dcada: Jota Quest, Pato F, Mamonas Assassinas, Raimundos, Skank, Charlie Brown Jr, entre outras. O sertanejo, ax o e pagode passam a vender de forma surpreendente, ultrapassando o rock em vendagem no Brasil. Em 1990 fundada em Chapec a Escola de Msica Bela Bartok.

ATUAL SEDE DA ESCOLA DE MSICA BELA BARTOK

Foto: Srgio Paulo Ribeiro, 2010

FUNDADOR DA ESCOLA DE MSICA BELA BARTOK

SRGIO PAULO RIBEIRO

OUTRAS ESCOLAS DOS ANOS 90 A Escola de Msica D R Mi (extinta); A Escola de Msica Simal (extinta); Escola de Msica Os Gauchinhos.

O NOVO MILNIO
Fundao Cultural de Chapec; Em 18 de novembro de 2002 foi fundada a Fundao Cultural de Chapec, tornando-se uma grande difusora da cultura, das artes e do conhecimento como um todo. Inmeros eventos tm sido realizados, dentre os quais se podem citar: palestras, oficinas de arte, exposies, shows, lanamentos e inauguraes.

CONSERVATRIO DE ARTE MUSICAL


A Banda da Policia Militar, realizou algo indito no pas que a educao musical de civis atravs do seu Conservatrio de Arte Musical, criado em 23 de agosto de 2003.

Banda do 2 Batalho da Polcia Militar de Chapec Fonte: Augusto, 2010.

ESCOLA DE MSICA SOM E TOM


Concerthus Centro de Ensino Musical Ltda, a partir de 2011 denominada Escola de Msica Som e Tom.
Sidnei Magal da Silva Diretor da Escola de Msica Som e Tom. Fonte: Orkut, 2010.

ESCOLA DE MSICA CASA DA MSICA


A Casa da Msica foi fundada em 26 de maro de 2007. De acordo com seu Diretor e fundador Mrcio Hartmann, a Casa da Msica nasceu da unio dos seus sonhos e dos sonhos de Allan Vieira, msico que durante muitos anos tocou na Banda Conexo Brasil.

Mrcio Hartmann Fundador e Diretor da Casa da Msica Fonte: Orkut, 2010.

ESCOLA DE MSICA BELA BARTOK EFAPI


A Escola de Msica Bela Bartok Efapi Iniciou suas atividades em abril de 2007, sendo fundada pelo professor Srgio Paulo Ribeiro. Est localizada na Avenida Senador Atlio Fontana, n 2595 loteamento Colatto, desde sua fundao. Em junho de 2008, a escola foi vendida para a professora Cntia de Souza e Edemar Leandro de Souza, mantendose franqueada Bela Bartok.

Cntia de Souza Proprietria e Diretora da Escola Bela Bartok Efapi Fonte: Orkut, 2010.

ESCOLA DE MSICA MUSICART


Em janeiro do ano de 2008, o msico Fabiano Andreas Eberhard Fischer funda a Escola de Msica Musicart. A Escola Musicart est estabelecida em frente ao Colgio So Francisco.

Fabiano Fischer Fundador e Diretor da Musicart Fonte: Orkut, 2010.

OUTRAS ESCOLAS DO NOVO MILNIO


Vibratto Musical Center Ltda (extinta); Escola de Msica Som e Pausa (extinta);

CONSIDERAES FINAIS
Fazer o resgate da educao musical no Municpio de Chapec-SC desde os seus primrdios foi um desafio. A busca de informaes no referencial bibliogrfico existente foi frustrante, uma vez que este referencial escasso. Poucas unidades de obras sobre o assunto esto disposio. No entanto, cada nova informao foi razo para deleite e a oportunidade de entrevistar pessoas que contriburam para o ensino e aprendizagem da msica no Municpio, um privilgio. No entanto, entendemos que a pesquisa, principalmente as de campo, devam continuar, uma vez que o desafio no foi completado.

REFERNCIAS
AMARAL, Claudir. Fotografia. Disponvel no Orkut. Acesso em: 28 jun. 2010. AUGUSTO, Claudrio. As notcias gerais e do grande Oeste de Santa Catarina. Disponvel em: <www.clauderioaugusto.com.br>. Acesso em: 29 jul. 2010. BEDIM, Marcos. Entrevista com Hilton Rvere. Jornal Dirio Catarinense, Sucursal de Chapec, 15 abr. 2010. BORTOLOTI, Karen Fernanda da Silva. O ratio studiorum e a misso no Brasil. 2000. Dissertao [Mestrado] Franca: UNESP, 2000. BOTELHO, Suzy Piedade Chagas Botelho. Ttulo. So Paulo: tica, 1978. BRAZMUSIC. Instrumentos. Disponvel em: <http://www.brazmusic.com> Acesso em: 28 jun. 2010. CCM CENTRO E CULTURA MUSICAL. O desenvolvimento musical segundo Swanwick. Disponvel em: <http://www.ccm.art.br/mostradica.php?id=50>. 06 fev. 2005. Acesso em: 28 jun. 2010. CAF HISTRIA. ndios Kaingangs. Disponvel em: <http://cafehistoria.ning.com>. Acesso em: 28 jul. 2010. CARAMORI, Neyla. Fotografia. Disponvel no Orkut. Acesso em: 28 jun. 2010. CATEDRAL SANTO ANTONIO. As bases materiais da Parquia. Disponvel em: http://www.catedralchapeco.org.br/index.php?link=servico&id_servico=19. Acesso em: 15 maio 2010. DACANAL, Jos Hildebrando. Origem e funo dos CTGs. Disponvel em: <http://www.paginadogaucho.com.br/deba/ofc.htm>. Acesso em: 03 mar. 2010. ESCOLA DE ARTES DE CHAPEC. Misso, Viso, Objetivo. Disponvel em: <http://escoladeartes.com.br/missao_visao.htm>. Acesso em: 09 mar. 2010. ESCOLA DE ARTES DE CHAPEC. Eventos 2009. Disponvel em: <http://escoladeartes.com.br/calendario2009.htm>. Acesso em: 10 maio 2010. ESCOLA DE ARTES DE CHAPEC. Msica. Disponvel em: <http://www.escoladeartes.com.br/musica.htm>. Acesso em: 10 maio 2010. FISCHER, Fabiano. Fotografia. Disponvel no Orkut. Acesso em: 28 jun. 2010. FRAGOSO, Drcio. Dcada de 70. Disponvel em: <http://www.paixaoeromance.com/70decada/aber70/haber70.htm>. Acesso em: xxxxx GLOBO RURAL. Cantoria na vspera. Disponvel em: <http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTO0-4370-245125,00.html>, 01 out. 2006. Acesso em: xxxxxxxxxx HARTMANN, Romeu Roque. Memrias e aventuras de um radialista com pitadas de humor. Chapec, SC: Grfica Estampa, 2008. HARTMANN, Mrcio. Fotografia. Disponvel no Orkut. Acesso em: 28 jun 2010. JORNAL CHAPECO 89 ANOS. Edio especial. Ago. 2006. LADO AVESSO. Histrico. Disponvel em: < http://eveee.files.wordpress.com/2007/11/fcc.doc.>, 2007. Acesso em: XXXXX. MACIEL, M. O tocador de sino. In: O Nerd Escritor. Disponvel em: <http://www.onerdescritor.com.br/2010/05/o-tocador-de-sino/> Acesso em: 03 mar. 2010. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, Eva Maria. Tcnicas de Pesquisa: planejamento e excusso de pesquisas, amostragens e tcnicas de pesquisa, elaborao, anlise e interpretao de dados. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1990. MARIZ, Vasco. Histria da Msica no Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. OVERMUNDO. Tropeiros: Uma saga de 250 anos. Disponvel em: <http://www.overmundo.com.br/overblog/tropeiros-uma-saga-de-250-anos>. Acesso em: 10 maio 2010. RAMOS, Giseli. A arte matemtica de tocar sinos. In: Cybergi. Disponvel em: <http://www.giseliramos.com.br/blog/2009/12/a-arte-matematica-de-tocar-sinos/>. Acesso em: 21 maio 2010. RIBAS, Ricardo. Photography. Disponvel em: < www.ricardoribas.com>. Acesso em: 28 jun. 2010. RIBEIRO, Mirian Severino. Fotografia de Alceu Kuhn. Chapec: NAPPB/ADEVOS Ncleo de Apoio Pedaggico e Produo Braille da Associao de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina, 2010. RIBEIRO, Srgio Paulo. Fotografia. Acervo prprio. 2010. SANDER, Arlindo. Sandrinho no 20 aniversrio da ZYX-5 Rdio Chapec. Chapec, SC: Editora, 1968. SENA, Nome. Ttulo. Local: Editora, data. SILVA, Sidnei Magal da. Fotografia. Disponvel no Orkut. Acesso em: 28 jun. 2010. STIO DOS RODEIOS. No rodeio da amizade: meu amigo tropeiro dos pampas. Disponvel em: <http://www.sitiodosrodeios.com.br>. Acesso em: 29 jun.2010. SNYDER, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da msica? 2. ed. So Paulo: Cortes, 1991. SOUZA, Cntia de. Fotografia. Disponvel no Orkut. Acesso em: 28 jun. 2010. SUNRISE MUSICS Msica, cultura e entretenimento. Histria da msica. Disponvel em: <http://www.sunrisemusics.com/link2s.htm>. Acesso em: XXXXXXXX SWANWICK, Keith. Ensinando msica musicalmente. So Paulo: Moderna, 2001. SWANWICK, Keith. Ttulo. So Paulo: Moderna, 2003. WIKIPDIA A ENCICLOPDIA LIVRE. Chapec. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Chapec%C3%B3>. Acesso em: 29 jun. 2010. WIKIPDIA A ENCICLOPDIA LIVRE. Msica. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1970>, 2009. Acesso em: 10 maio 2010.

You might also like