You are on page 1of 18

DA ADJUDICAO

Comentrios aos artigos 685-A e 685-B, do Cdigo de Processo Civil

Marli Eullia Port1

INTRODUO

O objeto dos presentes comentrios a Subseo VI-A e seus artigos 685A e 685-B, ambos da Lei n 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil (CPC). Referidos artigos foram recentemente includos pela Lei n 11.382, de 06 de dezembro de 2006, que alterou vrios dispositivos do CPC relativos ao processo de execuo e a outros assuntos, em consonncia com os anseios de celeridade e efetividade jurisdicional, normatizadas expressamente pela Emenda Constitucional n 45, de 2004. Os artigos, objeto destes comentrios, tratam de uma das formas de satisfao do crdito por parte do exeqente: atravs da adjudicao, quando o

Advogada em Porto Alegre/RS e Florianpolis/SC. Graduada em Cincias Jurdicas e Sociais pelo Instituto de Ensino Superior de Santo ngelo - IESA (2001). Ps-graduada em Direito Processual Civil pelo Instituto de Ensino Superior de Santo ngelo - IESA (2004). Egressa do Curso de Preparao Magistratura pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul AJURIS (2006).

prprio bem penhorado servir para o pagamento da dvida, de forma direta, sem a necessidade de prvia e infrutfera alienao em hasta pblica, ficando ao alvedrio do exeqente o requerimento neste sentido. A execuo possui algumas fases que precisam ser vencidas2 at que o credor logre xito em obter a satisfao integral de seu crdito. O art. 647,3 do CPC, recentemente alterado pela Lei n 11.382/2006, indica a ordem dos procedimentos expropriatrios possveis ao exeqente. Propicia-se ao exeqente, portanto, a transferncia coativa do domnio do bem penhorado, ou a converso coativa do bem penhorado em dinheiro, para com o produto pagar-se o exeqente,4 e 5 conforme se denota da percepo do art. 708,6 do CPC. A adjudicao integra a fase final da expropriao, ou seja, aquela em que ocorre o pagamento, proporcionando ao credor o alcance da tutela efetiva por intermdio do poder jurisdicional invocado. Destarte, a satisfao desse direito poder se dar por duas formas: a entrega do dinheiro (art. 708, I, CPC) ou a entrega do bem penhorado, atravs da adjudicao ou do usufruto (art. 708, II e III, do CPC). Por intermdio da adjudicao, o exeqente receber os bens constritos em lugar do dinheiro, satisfazendo-se de forma inespecfica ou genrica.

Algumas de tais fases podem ser at mesmo suprimidas. Por exemplo, quando a penhora for de dinheiro, desconsiderar-se- a fase instrutria - na qual h a avaliao do bem penhorado. V. arts. 655, I e 655-A, ambos do CPC. Art. 647. A expropriao consiste: I - na adjudicao em favor do exeqente ou das pessoas indicadas no 2 do art. 685-A desta Lei; II - na alienao por iniciativa particular; III - na alienao em hasta pblica; IV - no usufruto de bem mvel ou imvel. MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. O novo processo civil brasileiro: exposio sistemtica do procedimento. 25.ed., Rio de Janeiro: Forense, 2007, p. 256. Art. 709. O juiz autorizar que o credor levante, at a satisfao integral de seu crdito, o dinheiro depositado para segurar o juzo ou o produto dos bens alienados [...]. Art. 708. O pagamento ao credor far-se-: I - pela entrega do dinheiro; II - pela adjudicao dos bens penhorados; III - pelo usufruto de bem imvel ou de empresa. (grifou-se)

Art. 685-A. lcito ao exeqente, oferecendo preo no inferior ao da avaliao, requerer lhe sejam adjudicados os bens penhorados.

Conforme o art. 652 e 1, do CPC, se o executado, citado para efetuar o pagamento da dvida no prazo de 03 dias, no o fizer, o oficial de justia efetuar a penhora de seus bens e a conseqente avaliao7 destes. Aps o cumprimento de algumas providncias, como a verificao da conformidade e identidade do bem constrito e a sua avaliao, conforme dispe o pargrafo nico do art. 685, do CPC, o juiz inaugura a realizao dos atos expropriatrios, intimando o exeqente para, conforme seu interesse, requerer a adjudicao ou a alienao por iniciativa particular. Com a nova dico legal, os executados que tencionam adiar a quitao do dbito at o ltimo momento precisaro atentar ao fato de que no mais se faz necessria a realizao de prvio leilo para que o exeqente possa fazer uso do expediente adjudicatrio. Mediante requerimento demonstrando seu interesse em adjudicar o bem objeto da penhora, o exeqente poder faz-lo a fim de satisfazer o seu crdito inadimplido pelo executado. Denota-se, pela interpretao do artigo em comento, que a adjudicao tem carter volitivo e facultativo por parte do exeqente, no podendo haver determinao ex officio, no se admitindo que o juiz da execuo, de ofcio, adjudique algum bem ao exeqente.8 Conforme leciona Humberto Theodoro Junior,9 a adjudicao pressupe sempre a iniciativa do prprio credor, j que tendo direito a receber quantia certa de dinheiro, no pode ser compelido, contra sua vontade, a receber coisa diversa.

Cf. o art. 680, do CPC, caso sejam necessrios conhecimentos especializados que o oficial de justia no disponha, o juiz nomear avaliador para a realizao de tal mister. CMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil, v. 2. 12. ed. Revista e atualizada de acordo com: Lei 11. 187/2005 (lei do agravo) e lei 11.232/2005 (novo sistema da execuo de sentena). Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006, p. 333. THEODORO JUNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil, v. 2. 39. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 343.

O advento da Lei n 11.382/2006 fez com que a adjudicao passasse a ser a primeira das formas oferecidas ao exeqente para propiciar a satisfao do seu crdito, ao passo que a alienao em hasta pblica deixou de ser a meta normal ou preferencial da expropriao na execuo por quantia certa.10 Na legislao anterior11 eram exigidos dois requisitos para tornar-se realizvel a adjudicao: a) a ocorrncia de realizao de praa ou leilo12 infrutferos, sem lanador e, b) o preo ofertado para adjudicar no poderia ser inferior ao contido no edital. A partir da reforma, se prescinde do primeiro requisito, no mais havendo a necessidade de ocorrncia de prvio e infrutfero leilo ou praa. Com relao ao segundo requisito, restou mantido, pela premncia e necessidade de no ser oferecido preo inferior ao que consta no edital - segundo a avaliao efetuada por oficial de justia ou por perito - evitando assim, prejuzo desproporcional ao executado, tutelando-o e obstando o enriquecimento ilcito do exeqente.13 Como instrui Humberto Theodoro Junior, acaso o exeqente (ou outro legitimado) vise aquisio do bem constrito por preo inferior ao conferido por ocasio da avaliao, isto somente ser possvel em hasta pblica, na qual ter de sujeitar-se licitao com todos os eventuais concorrentes,14 situao que leva suposio de que seria mais vantajoso ao exeqente aguardar a realizao da hasta pblica do que adjudicar o bem.

10

Cf. THEODORO JUNIOR, Humberto. A Reforma da Execuo do Ttulo Extrajudicial - Lei n 11.382, de 06 de dezembro de 2006. Rio de Janeiro: Forense, 2007, p. 115. 11 Cf. os arts. 714 e 715, do CPC, ora revogados pela Lei n 11.382/2006. 12 Embora os ora revogados arts. 714 e 715, do CPC, estivessem sob a rubrica denominada Da Adjudicao de Imvel, a doutrina e jurisprudncia majoritrias consideravam possvel a adjudicao tambm de bens mveis. Nesse sentido: THEODORO JUNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil, v. 2, p. 343, que ressalva que a lacuna poderia ser suprida por analogia, para a possibilidade de adjudicao tambm de bens mveis, antes da reforma de 2006. Alis, o art. 708, II, do CPC, cristalino ao prever que a adjudicao tem por objeto os bens penhorados. Neste sentido, de resto, j se manifestou a 4 Turma do STJ. (RMS 960/RJ, rel. Min. Bueno de Souza, j. 26.11.1991). Em sentido diverso, alinhando-se aos que consideravam cabvel apenas a adjudicao de bens imveis: CMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil, v. 2, p. 332; e LIMA, Alcides de Mendona. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, v. 6. 6. ed., Rio de Janeiro: Forense, 1990, p. 25. 13 J houve deciso em sentido contrrio, porm na gide da lei anterior, sob fundamento de que o credor pode arrematar por preo inferior ao da avaliao, conforme decidiu a 3 Turma do STJ. (RESP 10.294/PR, rel. Min. Cludio Santos, j. em 28.06.1991). 14 Cf. A Reforma da Execuo do Ttulo Extrajudicial, p. 118.

Isso em virtude de que, na hasta pblica, existe a possibilidade de o exeqente efetuar a arrematao do bem por valor menor ao da avaliao, em segunda licitao (art. 686, VI, CPC). H de considerar, contudo, o fato de que estar concorrendo em iguais condies com outros pretendentes arrematao do bem. Em obra publicada anteriormente reforma trazida pela Lei n 11.382/2006, Humberto Theodoro Junior15 considerava a adjudicao como figura assemelhada dao em pagamento, uma forma indireta de satisfao do crdito do exeqente, que se realiza pela transferncia do prprio bem penhorado ao credor, para extino do seu direito. Aps a reforma, retifica-se o doutrinador, afirmando que o conceito de adjudicao alargou-se, tanto pela maior dimenso de seu papel na execuo [...] como na sua abrangncia subjetiva.16 Segundo Araken de Assis,17 atravs da adjudicao, que ato expropriatrio, o Estado transfere, coativamente, o domnio dos bens penhorados para o credor, solvendo a dvida at o valor da avaliao. Alexandre Freitas Cmara18 refere-se adjudicao como
ato executivo, atravs do qual so expropriados bens do patrimnio do executado, os quais haviam sido objeto de penhora, transferindo-se tais bens diretamente para o patrimnio do exeqente. Nesta hiptese, como claramente se v, haver apenas uma expropriao, satisfativa, ao contrrio do que se d no pagamento por entrega de dinheiro, em que ocorrem duas expropriaes (liquidativa e satisfativa).

15 16

Curso de Direito Processual Civil, v. 2, p. 343. THEODORO JUNIOR, Humberto. A Reforma da Execuo do Ttulo Extrajudicial, p. 117. O autor passou a considerar a adjudicao como verdadeiro ato executivo expropriatrio, por meio do qual o juiz, em nome do Estado, transfere o bem penhorado para o exeqente ou para outras pessoas a quem a lei confere preferncia na aquisio. 17 Cf. ASSIS, Araken de. Execuo civil nos juizados especiais. 4. ed. rev. atual. ampl., So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, p. 222. 18 Lies de Direito Processual Civil, v. 2, p. 332.

Assim, denota-se que, na adjudicao, o objeto do procedimento adjudicatrio o bem penhorado, e a transferncia do domnio da coisa penhorada se d para o credor. Aps a reforma, o CPC passou a prever a adjudicao tambm por parte dos parentes do executado, como ser analisado logo adiante, nos comentrios ao pargrafo 3, do art. 685-A, do CPC.

1 Se o valor do crdito for inferior ao dos bens, o adjudicante depositar de imediato a diferena, ficando esta disposio do executado; se superior, a execuo prosseguir pelo saldo remanescente.

A primeira situao trazida pelo pargrafo, embora to comumente no se vislumbre na praxe judicial, apregoa que o exeqente dever depositar em juzo, no mesmo instante em que requerer ao juzo a adjudicao, a diferena resultante entre o valor dos bens com relao ao crdito sub judice, quando este for menor. Ocorrendo o inverso, prev o pargrafo sob comento in fine que, se o valor dos bens constritos e adjudicados for menor que o valor do dbito, poder o exeqente prosseguir na execuo a fim de obter a satisfao integral do seu crdito, no importando de maneira alguma em renncia, quitao ou remisso do crdito sobressalente o fato de ter adjudicado bem cujo preo seja menor que o dbito. Ocorre, no caso, mera amortizao da dvida exeqenda,19 e a execuo prosseguir pelo saldo que remanescer realizando o exeqente uma nova constrio, conforme o art. 667, II, do CPC.20 Segundo lembra Humberto Theodoro Junior,21 haver situaes em que o adjudicatrio no se eximir de depositar integralmente o preo da adjudicao:
19 20

Cf. THEODORO JUNIOR, Humberto. A Reforma da Execuo do Ttulo Extrajudicial, p. 118. Cf. ASSIS, Araken de. Manual da execuo. 11. ed. rev. atual. ampl. com a reforma processual 2006/2007, So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007, p. 722. 21 A Reforma da Execuo do Ttulo Extrajudicial, pp. 118-9.

quando concorrer com outros credores com penhora anterior sua ou com preferncia legal sobre o bem adjudicado a fim de evitar a frustrao do direito de preferncia do credor hipotecrio ou pignoratcio, por exemplo.22

2 Idntico direito pode ser exercido pelo credor com garantia real, pelos credores concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem, pelo cnjuge, pelos

descendentes ou ascendentes do executado.

Segundo lecionam Luiz Rodrigues Wambier, Flavio Renato Correia de Almeida e Eduardo Talamini,23 por ocasio da adjudicao, a expropriao do bem e a satisfao do credor ocorrem no mesmo momento. Seguindo a mesma linha, Jos Carlos Barbosa Moreira24 apregoa que a adjudicao efetua-se pro soluto, ou seja: o credor satisfaz-se de forma instantnea, no mesmo instante em que adquire o bem adjudicado, extinguindo-se o crdito do exeqente e exonerando-se o executado, sem prejuzo do disposto no pargrafo 1, do art. 685-A, fine. O bem penhorado tambm poder ser objeto de adjudicao por outros legitimados, alm do exeqente (caput do art. 685-A), conforme o rol constante no pargrafo 2 em questo: pelo credor com garantia real sobre o bem, pelos credores quirografrios que tenham penhorado o mesmo bem; pelo cnjuge, ascendentes ou descendentes do executado. Trata-se, segundo Araken de Assis,25 de legitimidade concorrente. Assim, vrios legitimados podero formular o pedido de resgate do bem simultnea e cumulativamente [...] depois do incio dos atos de expropriao.

22

Tal entendimento est em conformidade com o disposto no art. 711, do CPC, que prev: Concorrendo vrios credores, o dinheiro ser-lhes- distribudo e entregue consoante a ordem das respectivas prelaes; no havendo ttulo legal preferncia, receber em primeiro lugar o credor que promoveu a execuo, cabendo aos demais concorrentes direito sobre a importncia restante, observada a anterioridade de cada penhora. 23 WAMBIER, Luiz Rodrigues (coord.); ALMEIDA, Flavio Renato Correia de; TALAMINI, Eduardo. Curso avanado de processo civil, v. 2. 9. ed. rev. ampl. e atual. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007, p. 224. 24 O Novo processo civil brasileiro, p. 264. 25 Manual da execuo, p. 724.

Segundo Araken de Assis,26 a adjudicao tem dupla funo: alm da executiva, tambm visa possibilitar aos parentes do executado a remisso ou o resgate do bem constrito, aduzindo, ainda, que o art. 1.482, do CC, no discrepa, quanto remio do imvel hipotecado, da legitimidade traada no art. 685-A, 2.27 Humberto Theodoro Junior28 entende que a antiga remio cedeu lugar adjudicao, no sentido de que o direito dos antigos remidores, porm, no desapareceu; transformou-se em direito adjudicao. Guilherme Rizzo Amaral,29 tecendo consideraes acerca das alteraes introduzidas pela Lei n 11.382/2006 destaca a extino da remio de bens, substituindo-se pela adjudicao (art. 685-A, 2). Fredie Didier Junior30 atenta para o fato de que, embora a Lei n 11.382/2006 tenha revogado os artigos que tratavam da remio no CPC, continua vigendo o regramento sobre remio contido no art. 1.482,31 do Cdigo Civil, j que a lei processual no tem o condo de revogar a lei de direito material. Vai alm: ao contrrio de Araken de Assis, afirma que o cnjuge, descendentes e ascendentes no tm mais o direito de resgatar o bem penhorado transferido a outrem (terceiro ou exeqente); possuem, tais legitimados, to somente o direito de adjudicar com preferncia o bem, fora e antes da hasta pblica.32 O autor33 tambm discorda, em termos, de Humberto Theodoro Junior, no que se refere transformao do direito de remir em direito adjudicao. Afirma: No h mais resgate, salvamento: o bem adjudicado no estava indo embora... Ele adquirido antes que seja transferido a um terceiro. Sob tal prisma, Fredie Didier Junior34 respalda sua tese afirmando a existncia de diferenas significativas (do

26 27

Idem, p. 720. Idem, p. 722. 28 A reforma da execuo do ttulo extrajudicial, p. 117. 29 AMARAL, Guilherme Rizzo. A Nova Execuo (Leis 11.232/05 e 11.382/06) e o Direito Intertemporal. Disponvel em: <http://www.boe.es/g/es/bases_datos/doc.php?coleccion=anboe&id =2007/129155>. Acesso em 02 de junho de 2007. 30 DIDIER JUNIOR, Fredie. Direito de adjudicar e direito de remir: confronto do art. 685-A, 2 do CPC, com o art. 1.482, do CC/2002. In Revista de Processo n. 146. Ano 32. So Paulo: Revista dos Tribunais, Abril, 2007, p. 178. 31 Art. 1.482. Realizada a praa, o executado poder, at a assinatura do auto de arrematao ou at que seja publicada a sentena de adjudicao, remir o imvel hipotecado, oferecendo preo igual ao da avaliao, se no tiver havido licitantes, ou ao do maior lance oferecido. Igual direito caber ao cnjuge, aos descendentes ou ascendentes do executado. (grifou-se) 32 DIDIER JUNIOR, Fredie. Direito de adjudicar e direito de remir: confronto do art. 685-A, 2 do CPC, com o art. 1.482, do CC/2002, p. 178. (grifo do autor) 33 Idem, p. 178. (grifo do autor) 34 Idem, p. 179.

preo a ser pago e do tempo do exerccio dos direitos potestativos) entre o direito de adjudicar e o direito de remir. Com relao aos prazos ad quem, para que os parentes do executado faam a remio do bem penhorado, ensina Araken de Assis35 que a expresso antes de adjudicados ou alienados exprime que a remio da execuo poder ser requerida at a assinatura do auto de adjudicao (art. 685-B, caput). Cumpre observar, ainda, que os titulares de direito real de garantia e os credores pignoratcios36 no dependem do ajuizamento de execuo autnoma para o exerccio do direito de adjudicar.37

3 Havendo mais de um pretendente, procederse- entre eles licitao; em igualdade de oferta, ter preferncia o cnjuge, descendente ou ascendente, nessa ordem.

Embora existindo a possibilidade de interpretao intricada, o artigo ora estudado prev a possibilidade de dois ou mais pretendentes estarem interessados na adjudicao do mesmo bem, caso em que ser aberta licitao para dirimir as eventuais propostas. Todavia, se houver mais de um pretendente na disputa, em caso de resgate, no h licitao porque a lei j prev o direito de prelao entre os familiares do executado.38 Passo seguinte, os eventuais interessados (como, por exemplo, o credor com garantia real e um ascendente do executado) ofertaro seus lanos, oralmente ou por escrito, e o interessado vencedor ser aquele que efetuar o maior lano, conforme se depreende da anlise do pargrafo sob comento, parte inicial. Ocorrendo igualdade de lanos, ou se todos os interessados ofertarem to somente o valor atribudo ao bem pelo avaliador, o juiz decidir segundo a ordem das
35 36

Cf. Manual da execuo, passim. Cf. THEODORO JNIOR, Humberto. A reforma da execuo do ttulo extrajudicial, p. 119. 37 Cf. ASSIS, Araken de. Manual da execuo, p. 722. 38 Cf. ASSIS, Araken de. Manual da execuo, p. 724. O autor figura, ainda, o seguinte exemplo: o filho e o pai do executado pretendam resgatar o bem. Se ambos fazem a mesma oferta, o primeiro preferir ao segundo; se, porm, o pai do executado oferecer valor superior, ganha a adjudicao.

10

preferncias: cnjuge (ou companheiro, a teor da equiparao constitucional), descendente e ascendente. Em suma, o 3, do art. 685-A, estabelece: haver licitao se houver mais de um pretendente na adjudicao, pelo mesmo valor oferecido. Se, entre estes, houver quem apresente preo maior, a este ser adjudicado o bem. Se os pretendentes forem os prprios parentes do executado (segunda parte do 3), no haver licitao porque o pargrafo j prev a ordem de preferncia entre eles. Ademais, como observa Araken de Assis,39 h outras preferncias legais, alm daquela endereada aos membros familiares do executado, como a da Unio e do Estado na execuo de hipoteca de vias frreas.

4 No caso de penhora de quota, procedida por exeqente alheio sociedade, esta ser intimada, assegurando preferncia aos scios.

O pargrafo 4 do art. 685-A prev a possibilidade de expropriao das cotas de sociedades regularmente constitudas e penhoradas por terceiros que no os scios exeqentes. Referidas cotas so bens avaliveis economicamente e o seu valor perfeitamente demonstrvel por ocasio do registro do ato constitutivo da pessoa jurdica de direito privado perante o rgo competente. Convm esclarecer que a Lei n 11.382/2006 alterou tambm o art. 655, inc. VI,
40

do CPC, prevendo a possibilidade de penhorar as aes e cotas de sociedades

empresrias, em consonncia com o diploma j constante na legislao material do Direito Civil.41 Nesses casos, optou o legislador por dar preferncia adjudicao das cotas pelos scios, preservando a manuteno da sociedade constituda para vigorar entre aqueles que firmaram tal propsito.
39 40

Idem, p. 725. Vide o art. 1505, do Cdigo Civil. Art. 655. A penhora observar, preferencialmente, a seguinte ordem: [...]VI - aes e quotas de sociedades empresrias; 41 Cf. art. 1.026, do Cdigo Civil.

11

O referido pargrafo ratifica a tese da doutrina levantada alhures, de que possvel a adjudicao de qualquer bem, seja mvel ou imvel, independentemente de sua natureza, bastando, para tanto, que referidos bens estejam penhorados, a exemplo das cotas sociais, cuja averbao dar-se- junto ao registro do rgo competente (v. art. 45, do Cdigo Civil). A regra contida no pargrafo em anlise que norma especial assegura ao scio que oferecer o preo mnimo (conforme a avaliao judicial) a preferncia na adjudicao, ainda que o outro interessado em adjudicar tenha oferecido maior lano. Portanto, atribui-se preferncia absoluta aos scios, frente dos credores e dos familiares.42 Srgio Ricardo de Arruda Fernandes43 exprime a situao hipottica, ainda, de haver empate entre os scios interessados em adjudicar o mesmo bem penhorado, sugerindo como soluo a realizao de licitao entre os mesmos, nos termos do 3, do art. 685-A, do CPC.

5 Decididas eventuais questes, o juiz mandar lavrar o auto de adjudicao.

Eventualmente, algumas questes podem ser vislumbradas por conta de solicitaes dos credores interessados e licitantes, razo pela qual, afigura-se agravvel por instrumento44 o ato pelo qual o juiz delibera e decide sobre tais controvrsias. O pargrafo em comento traz a lume o elemento material do acordo de transmisso,45 sustentculo carta de adjudicao, cuja finalidade possibilitar a transferncia do bem imvel e tambm a comprovao do seu direito sobre o bem adjudicado, conforme o pargrafo nico, do art. 685-B, do CPC.
42 43

Cf. ASSIS, Araken de. Manual da execuo, p. 725. FERNANDES, Srgio Ricardo de Arruda. Os atos de expropriao forada no processo de execuo e a Lei 11.382/2006. In Revista de Processo n. 146. Ano 32. So Paulo: Revista dos Tribunais, Abril. 2007, p. 159. 44 Cf. THEODORO JUNIOR, Humberto. A Reforma da Execuo do Ttulo Extrajudicial, p. 122. 45 Cf. ASSIS, Araken de. Manual da execuo, pp. 725-6.

12

To logo assinado o auto de adjudicao46 pelas pessoas relacionadas no art. 685-B, objeto de comentrios a seguir, comea a computar o prazo de 05 dias para a propositura de embargos adjudicao,47 expediente previsto no art. 746,48 do CPC.

Art. 685-B. A adjudicao considera-se perfeita e acabada com a lavratura e assinatura do auto pelo juiz, pelo adjudicante, pelo escrivo e, se for presente, pelo executado, expedindo-se a respectiva carta, se bem imvel, ou mandado de entrega ao adjudicante, se bem mvel.

Conforme havia previso na legislao anterior (o revogado art. 715, do CPC), Enrico Tullio Liebman49 exarava que realiza-se a adjudicao por sentena. Presentemente, cristalino o entendimento pela mera leitura do artigo em comento, que prev a consumao perfeita e acabada da adjudicao mediante simples auto. Antes da reforma, Humberto Theodoro Junior50 lecionava que a sentena de adjudicao [...] de natureza constitutiva [e,] por no se tratar de sentena de mrito [...] anulvel por ao ordinria e no por rescisria. Todavia, aps a reforma, o autor51 compe seu entendimento: No h sentena de adjudicao. O que, em qualquer caso, formaliza e aperfeioa a adjudicao o competente auto. Nesta senda, afirma Araken de Assis52 que o ato no exibe contedo acomodado aos arts. 267 e 269, [...] apenas resolve um incidente.

46

No se olvide que, dentre os artigos revogados, est o 1, do art. 715, que previa que o auto de arrematao s seria assinado vinte e quatro horas depois de deferido o pedido do pretendente nico adjudicao. 47 Cf. ASSIS, Araken de. Manual da execuo, p. 726. 48 Art. 746. lcito ao executado, no prazo de 05 (cinco) dias, contados da adjudicao, alienao ou arrematao, oferecer embargos fundados em nulidade da execuo, ou em causa extintiva da obrigao, desde que superveniente penhora, aplicando-se, no que couber, o disposto neste Captulo. 49 LIEBMAN, Enrico Tullio. Processo de execuo. 3. ed., So Paulo: Saraiva, 1968, p. 125. 50 Curso de Direito Processual Civil, v. 2, pp. 345-6. 51 THEODORO JNIOR, Humberto. A reforma da execuo do ttulo extrajudicial, p. 123. 52 Manual da execuo, p. 726.

13

O dispositivo refere que o auto de adjudicao ser assinado pelo juiz, pelo escrivo53 e tambm pelo executado, se este estiver presente no ato. Refira-se que prescindvel a assinatura do executado no auto de adjudicao, pois o meio executrio opera, eficientemente, sem sua colaborao.54 o auto de adjudicao que possibilitar a posterior expedio, sob ordem do juiz, da carta de adjudicao. Acaso o bem penhorado seja imvel, ser expedida a carta de adjudicao, documento hbil para comprovao do domnio sobre o mesmo. Referida carta dever, por bvio, ser objeto de transcrio no Registro Imobilirio a fim de comprovar a aquisio e aperfeioar a transferncia da propriedade sobre o imvel.55 Tratando-se de mvel, o ttulo hbil aquisio do domnio ser o mandado de entrega, mas nada impede, segundo Araken de Assis,56 que seja expedida carta de adjudicao de bens mveis para fins probatrios do acordo de tradio. De posse do mandado de entrega, opera-se a tradio ao adjudicante, com que a propriedade mobiliria se transfere, definitivamente, [...] sem depender de documentao em registro pblico.57

Pargrafo nico. A carta de adjudicao conter a descrio do imvel, com remisso a sua matrcula e registros, a cpia do auto de adjudicao e a prova de quitao do imposto de transmisso.

O pargrafo em questo arrola os elementos da carta de adjudicao, e auto-explicativo: descrio do imvel com a devida remisso sua matrcula e eventuais registros, cpia do auto de adjudicao e comprovante de quitao do

53 54

O escrivo do cartrio o servidor pblico responsvel pela expedio do auto de adjudicao. ASSIS, Araken de. Manual da execuo, p. 726. O autor complementa aduzindo que a assinatura do executado, alm de dispensvel, no significa que haja contrato, pois o negcio jurdico de direito pblico e realiza-se entre o adjudicante e o Estado-Juiz. 55 THEODORO JUNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil, v. 2, p. 346. 56 Manual da execuo, p. 727. 57 THEODORO JNIOR, Humberto. A reforma da execuo do ttulo extrajudicial, p. 124.

14

imposto de transmisso. Tais requisitos so equivalentes queles constantes no art. 703, do CPC. Conforme alude o art. 703, III, do CPC,58 nus do adquirente (no caso, do adjudicante) o pagamento de Imposto sobre a Transmisso de Bem Imvel (ITBI) e de direitos a ele relativos, em razo do disposto no art. 35, I, do CTN (o qual trata acerca do fato gerador do imposto).59 No direito espanhol, interessante observar que nos editais de hasta pblica publicados na imprensa consta expressamente a determinao para pagamento dos impostos:

El tipo de subasta no incluye los impuestos indirectos que gravan la transmisin de dichos bienes. Todos los gastos e impuestos derivados de la transmisin, incluidos los derivados de la inscripcin en el Registro correspondiente del mandamiento de cancelacin de cargas posteriores, sern por cuenta del adjudicatario. [...] Los inmuebles adjudicados quedarn afectos al pago de las deudas tributarias y recargos pendientes por el Impuesto sobre Bienes Inmuebles en los trminos previstos en la legislacin 60 vigente de las Haciendas Locales.

Assim, como observam Luiz Rodrigues Wambier, Teresa Arruda Alvim Wambier e Jos Miguel Garcia Medina,61 os impostos a que se refere o inc. II62 so os alusivos ao ato de transferncia do bem (ITBI) e no os anteriores (IPTU atrasado, etc.), que sero retirados do valor obtido com a alienao. A adjudicao, como negcio jurdico que , opera efeitos no plano material e no plano processual - entre as partes e perante terceiros, como ensina Araken de Assis,63 os quais so equivalentes aos efeitos produzidos pela arrematao. A explanao completa de tais efeitos no objeto destes

58 59

Art. 703. A carta de arrematao conter: [...] III a prova de quitao do imposto de transmisso. Art. 35. O imposto, de competncia dos Estados, sobre a transmisso de bens imveis e de direitos a eles relativos tem como fato gerador: I - a transmisso, a qualquer ttulo, da propriedade ou do domnio til de bens imveis por natureza ou por acesso fsica, como definidos na lei civil. 60 Disponvel em: <http://www.boe.es/g/es/bases_datos/doc.php?coleccion=anboe&id=2007/129155>. Acesso em 02 de junho de 2007. 61 WAMBIER, Luiz Rodrigues; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; MEDINA, Jos Miguel Garcia. Breves comentrios nova sistemtica processual civil, v. 3, So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007, p. 236. 62 Aps a reforma da Lei 11.382/2006, a redao do inc. II consta no teor do inc. III, do art. 703, do CPC. 63 Manual da execuo, p. 728.

15

comentrios, razo pela qual far-se- uma exposio sucinta e isenta de qualquer esgotamento. Com relao aos efeitos materiais, ensina Araken de Assis64 que a doutrina contempornea os divide da seguinte forma: a) referentes eficcia translativa do negcio: ttulo aquisitivo, modo aquisitivo, responsabilidade tributria, redibio ou abatimento no preo, evico; e b) referentes aos direitos reais de garantia e de gozo. Salvatore Satta65 informa que, no direito italiano, o efeito translativo est presente ao condicionar venda forada o transferir-se os direitos que sobre a coisa tocavam quele que suportara a expropriao, salvo os efeitos da posse de buona fede. Tratando acerca da expropriao, Francesco Carnelutti66 corrobora a maior visibilidade do direito material e a maior profundidade da transformao na situao das partes, porque a pretenso concerne atribuio no tanto da posse, como da propriedade ou, pelo menos, do direito real sobre a coisa: [...] o ofcio deve operar a transferncia no tanto da posse quanto do direito sobre a coisa devida de um a outro dos sujeitos. Verifica-se a existncia de efeitos da alienao forada, equivalentes aos efeitos da adjudicao, tambm no plano processual, conforme a classificao de Araken de Assis.67 Como primeiro desses efeitos, tem-se que h transferncia dos efeitos da penhora ao produto da alienao ou adjudicao. O segundo efeito processual diz com a vinculao do adquirente e seu eventual fiador (conforme art. 690, do CPC)68 pelo valor do lano vitorioso.

64 65

Cf. idem, pp. 702-715. SATTA, Salvatore. Direito processual civil, v. 2. 7. ed. Trad. e notas de Luiz Autuori, Rio de Janeiro: Borsoi, 1973, p. 577. No cdigo civil italiano, a regra reponta ao art. 2.919. 66 CARNELUTTI, Francesco. Instituies do Processo Civil, v. 1. Trad. Adrin Sotero de Witt Batista. Campinas: Servanda, 1999, p. 198. 67 Manual da execuo, p. 714. 68 Art. 690. A arrematao far-se- mediante o pagamento imediato do preo pelo arrematante ou, no prazo de at 15 (quinze) dias, mediante cauo.

16

CONCLUSO

Vislumbra-se, ao final, que o fulcro maior do legislador com a reforma trazida pela Lei n 11.382/2006 foi, precipuamente, tornar a adjudicao como a primeira das medidas expropriatrias a fim de satisfao do credor, deixando para um segundo momento a alienao forada. Neste aspecto, Araken de Assis69 analisa a finalidade da reforma, aduzindo que pareceu melhor, ento, entregar o credor prpria sorte, confiando-lhe o bem penhorado em lugar da prestao em natura. Francesco Carnelutti,70 ao tratar dos efeitos do processo executivo, leciona sobre a estabilidade como um dos efeitos processuais inerentes expropriao forada, arrematando: uma vez realizada a restituio forada, [...] nenhum ofcio judicial pode prover ulteriormente sobre a lide composta mediante tal restituio. Com relao ao problema da eficcia dos meios expropriatrios para a satisfao do credor, interessante fazer referncia opinio exarada por Michele Taruffo:71
Il problema [di ladeguata soddifazione del credito] non quello delle lacune del sistema esecutivo, posto che in linea generale lesecuzione per espropriazione assicura ladempimento coattivo di tali abblighi. Per questi infatti la tutela esecutiva esite ed completa, lnico limite essendo linesistenza o linsufficienza dei beni del debitore. Sotto questo profilo, lecito dubitare che il complesso sistema dellesecuzione per espropriazione assicuri in modo adeguato lattuazione della garanzia ad uneffettiva tutela dei diritti.

De qualquer forma, existe a possibilidade de o credor-exeqente optar pelo modo que reputar mais condizente com o intuito de recuperar o seu crdito, satisfazendo-se, num primeiro plano de forma especfica, com a entrega de dinheiro, j que est a tratar-se de Execuo Por Quantia Certa Contra Devedor Solvente.
69 70

Manual da execuo, p. 719. Instituies do Processo Civil, v. 1, pp. 198-9. 71 TARUFFO, Michele. Note sul diritto alla condanna e allesecuzione. In Revista de Processo n. 144. Ano 32. So Paulo: Revista dos Tribunais, Fevereiro. 2007, p. 81. Trad. livre: o problema da adequada satisfao do crdito no aquele das lacunas do sistema executivo, porque em linhas gerais, a execuo por expropriao assegura o adimplemento coativo de tais obrigaes. Por isso, de fato, a tutela executiva existe e completa, sendo o nico limite a inexistncia ou a insuficincia dos bens do devedor. Sobre este prisma, lcito duvidar que o complexo sistema da execuo por expropriao assegure de modo adequado a atuao da garantia a uma efetiva tutela dos direitos.

17

No obtendo xito em tal empreitada72 poder optar pelas tcnicas expropriativas previstas no art. 647, do CPC, visando sua satisfao de forma genrica, ou seja: a) adjudicando o bem penhorado,73 b) tentando vend-lo por iniciativa particular, c) aguardando a realizao de hasta pblica ou, por fim, d) pleiteando o usufruto de bem mvel ou imvel, quando isso por possvel.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ASSIS, Araken de. Execuo civil nos juizados especiais. 4. ed. rev. atual. ampl., So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. ASSIS, Araken de. Manual da execuo. 11. ed. rev. atual. ampl. com a reforma processual 2006/2007, So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. AMARAL, Guilherme Rizzo. A Nova Execuo (Leis 11.232/05 e 11.382/06) e o Direito Intertemporal. Disponvel em: <http://www.boe.es/g/es/bases_datos/doc.php?coleccion=anboe&id=2007/129155>. Acesso em 02 de junho de 2007. CMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil. v. 2, 12. ed. Revista e atualizada de acordo com: Lei 11. 187/2005 (lei do agravo) e lei 11.232/2005 (novo sistema da execuo de sentena). Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006. CARNELUTTI, Francesco. Instituies do Processo Civil, v. 2, Trad. Adrin Sotero de Witt Batista, Campinas: Servanda, 1999. DIDIER JUNIOR, Fredie. Direito de adjudicar e direito de remir: confronto do art. 685-A, 2 do CPC, com o art. 1.482, do CC/2002. In Revista de Processo n. 146. Ano 32. So Paulo: Revista dos Tribunais, Abril, 2007. FERNANDES, Srgio Ricardo de Arruda. Os atos de expropriao forada no processo de execuo e a Lei 11.382/2006. In Revista de Processo n. 146. Ano 32. So Paulo: Revista dos Tribunais, Abril. 2007. LIEBMAN, Enrico Tullio. Processo de execuo. 3. ed., So Paulo: Saraiva, 1968. LIMA, Alcides de Mendona. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, v. 6, 6. ed., Rio de Janeiro: Forense, 1990.

72

73

Lamentavelmente, esta situao das mais triviais e que o melhor e mais bem intencionado dos legisladores no poder vencer, tendo em vista que esbarra exatamente na falta de dinheiro penhorvel por parte do devedor-executado. Em todas as situaes previstas no art. 647, do CPC, est presente o detalhe que no pode, de modo algum, ser prescindido: o fato de o devedor possuir bens penhorveis. Do contrrio, resta frustrada a pretenso do exeqente na recuperao do seu crdito atravs do Poder Judicirio Estado -, o qual avocou para si tal poder-dever, quando vedou a autotutela.

18

MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. O novo processo civil brasileiro: exposio sistemtica do procedimento, 25.ed., Rio de Janeiro: Forense, 2007. SATTA, Salvatore. Direito processual civil, v. 2. 7. ed. Trad. e notas de Luiz Autuori, Rio de Janeiro: Borsoi, 1973. TARUFFO, Michele. Note sul diritto alla condanna e allesecuzione. In Revista de Processo n. 144. Ano 32. So Paulo: Revista dos Tribunais, Fevereiro. 2007. THEODORO JUNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil, v. 2. 39. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006. THEODORO JUNIOR, Humberto. A Reforma da Execuo do Ttulo Extrajudicial - Lei n 11.382, de 06 de dezembro de 2006. Rio de Janeiro: Forense, 2007. WAMBIER, Luiz Rodrigues (coord.); ALMEIDA, Flavio Renato Correia de; TALAMINI, Eduardo. Curso avanado de processo civil, v. 2. 9. ed. rev. ampl. e atual. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. WAMBIER, Luiz Rodrigues; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; MEDINA, Jos Miguel Garcia. Breves comentrios nova sistemtica processual civil, v. 3, So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. <http://www.boe.es/g/es/bases_datos/doc.php?coleccion=anboe&id=2007/129155>. Acesso em 02 de junho de 2007.

You might also like