You are on page 1of 7

Universidade Federal de So Joo Del Rei

Campus Alto Paraopeba

Prof.(a): Ana Maria de Oliveira Separao de Ctions do grupo VIA

Andr Mesquita Borges - 104550029 Gabriel Martins da Costa Medeiros - 104550020 Vtor Guimares Gonalves - 104550057 Fernando Costa Milani Silva - 104500026

Ouro Branco, MG Abril 2012

Resumo
A anlise qumica quantitativa se baseia na identificao dos constituintes de uma amostra. Reao de complexao e precipitao so largamente utilizadas na qumica analtica para esse fim. O objetivo desse experimento foi separar qualitativamente ctions do grupo IIIA: Al3+, Fe3+ e Cr3+ fazendo uso de tais reaes. Para tanto, utilizou-se uma mistura das solues de nitrato de cromo, nitrato frrico e nitrato de alumnio. Inicialmente, preparou-se um tampo (NH4CL/NH3) com o intuito de precipitar os referidos ctions na forma de hidrxido. Em seguida, utilizou-se excesso de NaOH a fim de solubilizar os ons Al3+ e Cr3+ e H2O2 para oxidar os ons CrO42-. Atravs desse procedimento os ons ferro foram separados por meio de uma filtrao, uma vez que estes permaneceram como precipitado, e sua presena foi confirmada pela formao de um complexo com KSCN de intensa colorao vermelha. O sobrenadante foi dividido em duas alquotas para formar um tampo com o acetato de chumbo posteriormente adicionado. O pH desse tampo favorece a formao do precipitado amarelo de cromato de chumbo, o qual indicou a presena de Cr 3+. A complexao do [Al(OH4)]- no sentido de formar ons Al3+ e ons OH- em soluo. A adio subsequente de NH4OH permitiu a precipitao desse on na forma de hidrxido o qual se apresenta como um slido branco gelatinoso e, portanto, confirma a presena de Al3+. Atravs dos procedimentos empregados acima foi possvel separar e identificar com relativa clareza a presena de ons do grupo IIIA: Al 3+, Fe3+ e Cr 3+.

Introduo
Anlise qumica qualitativa se preocupa com a identificao dos constituintes de uma amostra. Ela muitas vezes uma parte integral da etapa de separao e determinao de identidade dos analitos que constitui-se em um auxlio essencial para a anlise quantitativa (HARRIS, 2005). Na escolha de um mtodo para a determinao de uma ou mais espcies presentes em uma amostra, necessrio conhecer quais outros elementos ou compostos existem ali. Se essas informaes no so conhecidas, uma anlise qualitativa pode ser realizada para identificar componentes que possam interferir nos vrios mtodos considerados (SKOOG et al., 2007). Os mtodos de identificao de espcies que so utilizados na anlise qualitativa so variados. Os mtodos instrumental de cromatografia gasosa, e a utilizao de complexo como um teste especfico para ons so exemplos. Este ltimo exemplo largamente utilizado na qumica analtica (VOGEL, 1981).

Muitos complexos so coloridos ou absorvem radiao ultravioleta e a formao desses complexos constitui com frequncia a base para determinaes espectrofotomtricas. Os complexos tambm so largamente utilizados para extrair os ctions de um solvente para outro e tambm como forma de dissolver precipitados insolveis (SKOOG et al., 2007)

Objetivo
Separar qualitativamente os ctions Al3+, Fe3+ e Cr3+ em uma amostra por precipitado com NH4OH/NH4CL sob a forma de hidrxido e a posterior identificao individual de cada metal.

Materiais
Materiais e reagentes Cloreto de amnio puro, PA Proqumicos; Soluo de nitrato de cromo 5,0 mol L-1; Soluo de nitrato de alumnio 5,0 mol L-1; Soluo de nitrato frrico 5,0 mol L-1; Soluo de cloreto de amnio 1,0% m/v; Soluo de hidrxido de amnio 5,0 mol L-1; Soluo de tiocianato de potssio 5,0 mol L-1; Soluo de gua oxigenada 3,0%; Soluo de cido clordrico 5,0 mol L-1; Soluo de acetato de chumbo 5,0 mol L-1; Papel tornassol; Fsforo; Bquer de 100mL; Papel de filtro; Lamparina; Pisseta; Esptula; Funil de vidro; Pipeta Pasteur; Anel.

Procedimento
Para uma amostra inicial, mediu e transferiu para um bquer de 100 mL: 1,0 mL de Cr(NO3)3, 1,0 mL de Fe(NO3)3 e 1,0 mL de Al(NO3)3. Em seguida adicionou-se 250 mg

de NH4Cl e aqueceu at ebulio. Adicionou-se soluo de NH4OH 5,0 mol L-1 (~1,5 mL) at pH alcalino, adicionou-se indicador tornassol e da ento mais cinco gotas de NH4OH 5,0 mol L-1 (excesso). Ferveu-se por um min e filtrou-se imediatamente. Resultando um Sobrenadante e um precipitado. No precipitado Poderia conter: Al(OH)3, Cr(OH)3 e Fe(OH)3. Lavou-se o precipitado com um pouco de soluo de NH4Cl 1% m/v (~1,5 mL), transferiu para outro bquer com ajuda de 5,0 mL de gua, adicionou-se 1,0 mL de NaOH 5,0 mol L-1 e 1,0 mL de H2O2 3%. Ferveu suavemente at cessar o desprendimento de O2 (2-3 minutos). E por final se Filtrou, resultando mais um sobrenadante e outro precipitado. Neste outro precipitado poderia conter Fe(OH)3. O precipitado foi lavado com 10,0 mL de gua quente. Depois transferiu-se o precipitado para outro bquer, dissolveu o precipitado em 5-10 mL de HCl 5,0 mol L-1. Adicionaram-se gotas de KSCN. A profunda colorao vermelha indica a presena de Fe3+. Neste sobrenadante poderia conter CrO42- e Al(OH)4-. Se a soluo estivesse incolor significava que Cr3+esta ausente. Se a soluo estivesse amarela, divida-a em duas partes: a) Em uma parte, foi acidificando de 0,5 em 0,5 mL de cido actico 5,0 mol L -1 testando em papel tornassol, a seguir goteado acetato de chumbo 1% m/v at haver formao de precipitado amarelo, indicando a presena de Cr3+. b) Na outra parte, foi acidificando de 0,5 em 0,5 mL de HCl 5,0 mol L-1 testando em papel tornassol. Depois foi alcalinizando de 0,5 em 0,5 mL de NH4OH 5,0 mol L-1 testando em papel tornassol, e adicionando mais duas gotas em excesso. Aquecendo at ebulio e depois filtrando. No caso da formao de precipitado amarelo Lava-se com gua destilada at remoo da cor (sem exagerar). No caso do precipitado for branco gelatinoso indica presena de Al3+.

Resultados e Discusso
Quando uma amostra contendo possveis concentraes de Al3+, Fe3+ e Cr3+ adicionada a um tampo NH3 e NH4Cl, os ons trivalentes podem ser precipitados pela formao dos seus respectivos hidrxidos. As reaes de formao dos hidrxidos para cada ction esto mostradas abaixo: Al3+(aq) + 3OH-(aq) Al(OH)3(s) Fe3+(aq) + 3OH-(aq) Fe(OH)3(s) Cr3+(aq) + OH-(aq) Cr(OH)3(s)

No experimento em questo, preparou-se uma soluo contendo os trs ons mencionados e adicionou-se primeiramente cloreto de amnio. Em seguida a soluo de amnia foi adicionada a fim de se estabelecer um tampo entre o NH3 e seu cido conjugado, o on amnio proveniente do sal. NH3(aq) NH4+(aq) + OH-(aq) Antes e depois da adio do hidrxido de amnio, a mistura foi aquecida para que a cintica da reao entre os ctions e os ons hidrxidos fosse favorecida. A necessidade da utilizao do tampo NH3 e NH4Cl como fonte de ons hidroxila decorre do fato de que as concentraes elevadas desse on podem levar a formao de outras espcies em soluo que no os hidrxidos desejados. Nesse caso, o tampo funciona como um consumidor do excesso de OH- que possa ser adicionado at o limite da capacidade de tamponamento da soluo. Um exemplo de composto formado devido a esse excesso seria o complexo tetrahidroxialuminato, [Al(OH)4]-(aq). A reao de formao desse complexo a seguinte (HARRIS, 2005): Al(OH)3(s) + OH-(aq) [Al(OH)4]-(aq) Esse complexo por sua vez solvel e, portanto, sua formao diminuiria a quantidade de alumnio presente no precipitado. Em uma anlise quantitativa das concentraes desses ctions, caso essa reao paralela no fosse controlada, o erro gerado poderia ser bastante significativo. O precipitado contendo as trs espcies Fe(OH)3, Cr(OH)3 e Al(OH)3, foi lavado com NH4Cl com o intuito de retirar qualquer excesso de hidrxido de amnio que ainda estivesse presente no slido. Esse procedimento foi realizado a fim de evitar que ocorressem reaes entre os hidrxidos do precipitado e os ons hidroxila provenientes da amnia. A adio de soluo de NaOH 5,0 molL-1 provocou a solubilizao do Al(OH)3 e do Cr(OH)3 uma vez que estes dissolvem-se em excesso do reagente formando ons tetrahidroxialuminiato, cuja reao de formao foi descrita anteriormente, e ons tetrahidroxicromato, respectivamente. A reao de formao do [Cr(OH)4]- mostrada abaixo (VOGEL, 1981): Cr(OH)3 + OH- [Cr(OH)4]Em seguida adicionou-se H2O2 3%, o qual provocou a oxidao do cromo a cromato, formando uma soluo amarela. A reao de oxidao do cromo segue abaixo: 2[Cr(OH)4]-(aq) + 3H2O2(aq) + 2OH-(aq) 2[CrO2]-4(aq) + 8H2O(l) O excesso de perxido de hidrognio foi removido uma vez que alm dos ons cromato, outros ons poderiam ser oxidados levando a formao de substncias no

desejadas, as quais poderiam interferir no processo de determinao da presena de ctions. Foi Possvel eliminar tal excesso fervendo-se a mistura por alguns minutos (VOGEL, 1981). Ao final, filtrou-se a soluo e o precipitado contendo Fe3+ foi lavado com gua quente para facilitar a retirada do slido do papel filtro. Em seguida, adicionou-se cido clordrico para solubilizar o precipitado a fim de deixar os ons Fe 3+ livres em soluo. Como forma de confirmar a presena desse ction na soluo adicionou-se tiocianato de potssio. A reao ocorrida entre o ction de ferro e este composto deu origem a um complexo de colorao vermelha intensa, cuja reao de formao (VOGEL, 1981): Fe3+(aq) 3SCN-(aq) Fe(SCN)3(aq) A formao desse complexo favorecida uma vez que este muito estvel. Tal fato pode ser verificado pelo considervel valor da constante de formao Kf = 4,36x103 quando comparados com a constante de formao de alguns dos complexos formados pelo tiocianato de ferro (III), como, por exemplo, [Fe(SCN)]2+ com Kf = 1,05 x 103 e [Fe(SCN)2]+ com Kf = 4,17 (SKOOG et al., 2007). O sobrenadante advindo da filtrao do precipitado de ferro era amarelo. Dessa forma, pode-se supor que ons cromo estavam presentes na soluo. Para ratificar sua presena, a mistura foi dividida em duas partes para anlise. A primeira foi acidificada com cido actico, uma vez que este forma um tampo com o acetato de chumbo posteriormente adicionado. A formao desse tempo era importante, pois seu pH favorece a formao do precipitado de cromato de chumbo que foi a indicao da presena do Cr3+. Para determinar a presena de Al3+, foi adicionado primeiramente HCl com o objetivo de deslocar o equilbrio de complexao na direo de formao do metal Al3+ e dos ligantes (OH-), deslocamento esse devido o consumo de ons OH- no equilbrio. Estando na forma de Al3+ em soluo, a adio de NH4OH teve como objetivo a precipitao desse on na forma de hidrxido, o qual se apresenta como um slido branco gelatinoso. A soluo foi ento fervida, pois como a base estava presente em excesso, o hidrxido de alumnio ligeiramente solvel e uma pequena frao passou para a soluo como hidrxido de alumnio coloidal, o qual foi coagulado com a fervura. A quantidade de precipitado obtida foi mnima, o que pode ser explicado por uma possvel concentrao baixa desse ction em soluo (VOGEL, 1981).

Concluso
O experimento realizado evidencia que possvel identificar a presena de ons do grupo IIIA (Fe3+, Al3+ e Cr3+) em uma amostra desconhecida. A anlise qualitativa das amostras foi feita atravs da precipitao das mesmas com NH4OH/NH4Cl sob a forma de hidrxidos. Posteriormente, ficou simples identificar cada metal individualmente. Atravs do experimento foi possvel, tambm, verificar como os metais do grupo IIIA formam complexos coloridos e estveis. Alm disso, durante a prtica, foi imprescindvel ter um conhecimento prvio a cerca das diferentes solubilidades que os hidrxidos desses metais possuem, alm de conhecer a importncia da manuteno do pH do meio na identificao dos ons.

Referncias Bibliogrficas
BACCAN, N.; ANDRADE, J.C, O.E.S.; BARONE, J.S. Qumica Analtica Quantitativa Elementar. 3 edio, Campinas: Edgar Blucher, 2001. 308 p. BROWN, T.L; LEMAY, H.E; BURSTEN, B.E; BURDGE, J.R. Qumica: A cincia central. 9 edio, So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 972 p. HARRIS, D.C. Anlise Qumica Quantitativa. 6 edio, Rio de Janeiro: LTC, 2005. 876 p. SKOOG, D.A; WEST, D.M; HOLLER, F.J; CROUCH, S.R. Fundamentos de Qumica Analtica. 8 edio, So Paulo: Thomson, 2007. 999 p.

You might also like