You are on page 1of 55

Palestra :

Dia Nacional de Alimentao Escolar. Palestrante: Vera Salete Riffel Cimadon Marlene Herter Dalmolin
Gered -Joaaba-2009

ALIMENTAO SAUDVEL

O QUE UM ALIMENTO ORGNICO?

um alimento produzido SEM o uso de agrotxicos e adubos de sntese qumica.

A preocupao em consumir frutas, vegetais, carnes e laticnios livres de agrotxicos, hormnios e adubos qumicos e que no agridam o organismo ou o meio ambiente faz com que a procura por produtos orgnicos no pare de aumentar.

Hoje, eles podem ser adquiridos de vrias maneiras: nas feiras, a partir de tele-entrega e at pela internet.

ALIMENTAO ORGNICA A escolha do produto orgnico tem sido feita principalmente pela maior: preocupao com a sade;

pela preveno do meio ambiente,


questo da qualidade sensorial, que o sabor.

QUAIS SUAS VANTAGENS?

No contm resduos de agrotxicos;


Possui elevado valor biolgico;

Tem maior durabilidade;

COMO SABER SE ORGNICO?

Os alimentos orgnicos no Brasil trazem o selo de certificao de alimentos orgnicos fornecidos pelas certificadoras.

Alimentos orgnicos tem mais protenas e vitaminas?


Anlises de laboratrio comprovam os alimentos orgnicos podem ter cinco vezes mais protenas e vitaminas que os produzidos na forma convencional. Analise feita no laboratrio da Universidade de So Paulo comprova que o ovo de galinha caipira tem cerca de quatro vezes mais caroteno (Vitamina A), que um ovo produzido em granjas. As galinhas soltas se alimentam de folhas e gramneas, fontes dessa vitamina.

Alimento integral orgnico?


Nem todo alimento integral orgnico. O arroz integral, por exemplo, produzido por produtores convencionais.

Verdura hidropnica orgnica?


Verdura hidropnica no usa terra, apenas gua para ser produzida. Os fertilizantes proibidos pela agricultura orgnica, como a uria, so diludos na gua. A planta recebe "fertilizante pela gua", e contem alto teor de nitrato (produto potencialmente cancergeno) e tem uma durabilidade menor.

Verdura orgnica menor, feia e mais cara?


Pelo no uso de agrotxicos, os vegetais podem ser atacados por insetos e doenas. As vezes podem aparecer furos, o que um bom sinal. fora isso, os produtos tm o tamanho e aspecto normal. Quanto ao preo, a diferena maior nos supermercados, porm tende a diminuir com o aumento da oferta. Na feira a diferena muito pequena, pois o consumidor adquire o produto diretamente do produtor.

PIRMIDE ALIMENTAR

A principal caracterstica da Pirmide Alimentar a flexibilidade. O uso da Pirmide est baseado em trs palavras: equilbrio, variedade e moderao.

Ela apenas um esboo do que voc consome todos os dias, no uma prescrio rgida, mas um guia geral que o faz escolher uma dieta saudvel. Ter bom senso alimentar faz parte da educao e respeito prprios.

A pirmide alimentar separa os alimentos em energticos, reguladores, construtores e energticos extras. Esses alimentos devem ser consumidos em ordem decrescente, ou seja, devemos consumir em maior quantidade os energticos, seguidos dos reguladores, dos construtores e por ltimo os energticos extras, de consumo limitado.

Podemos ento observar na base da pirmide, os alimentos ricos em carboidratos (energticos), seguidos pela ingesto de frutas e verduras principais fontes de vitaminas e minerais (reguladores), acima temos os alimentos fontes de protena (construtores), e por ltimo as gorduras e os acares (energticos extras), que devem ter uma ingesto bastante restrita.

As recomendaes em termos de pores so feitas para atender todos indivduos adultos saudveis. O nmero de pores de cada grupo so dependentes das necessidades de energia, que variam conforme idade, sexo e atividade fsica

As trs refeies dirias


Todos j ouviram, em algum ponto da vida, o ditado que diz: tome o caf como um rei, almoce como prncipe e jante como um mendigo.

A razo desta afirmativa reside no fato de que pela manh nosso corpo precisa de muita energia para poder funcionar bem durante o dia todo, por isto o caf da manh reforado.

O almoo serve como um reforo para garantir a energia e a disposio at a noite.

J noite, recomendvel fazer uma janta leve. Durante o sono, o nosso corpo se concentra em repor as energias que gastamos durante o dia, assim, o nosso metabolismo fica mais lento.

Quando comemos muito noite, nosso corpo no tem foras para digerir tudo adequadamente e acaba acumulando mais gordura do que em outro momento do dia.

Lembrando que alm das trs refeies, aconselhvel fazer pequenos lanches em certos intervalos do dia com sucos, frutas ou barras de cereal, para manter o corpo acordado e saudvel.

Alimentao saudvel DICAS


Para o dia da prova:

Caf da manh completo:


Vitaminas e minerais: frutas Fibras: poro de cereais Carboidratos: fatia de po ou biscoito Protenas: leite, iogurte ou queijo.

Almoo:
-Evite alimentos que no est acostumado a ingerir (no queira comer pela primeira vez um acaraj baiano na vspera da prova!); - Evite refeies grandes e pesadas com alta concentrao de protenas como uma feijoada, bife milanesa ou alimentos base de creme de leite;

- Alimentos com alto teor de protena e gordura devem ser evitados, pois levam maior tempo no processo de digesto, provocando sonolncia.

aconselhvel levar algum alimento e lquido consigo no dia da prova. Mas no qualquer alimento. Veja o que mais indicado:

Prefira:
- Frutas, barras de cereais, gua ou gua-de-coco; - Chocolate em pequena quantidade (diminui a ansiedade, fornece uma sensao de tranqilidade, energia e disposio).

Evite: - Balas, salgadinhos e refrigerantes, pois aumentam o apetite e provocam perda de concentrao

Atitudes simples podem ser tomadas para mudar hbitos que s prejudicam a sade e o desempenho de quem vai encarar uma maratona de estudos. Prepare-se bem para o vestibular e isso inclui tambm alimentar-se bem e, assim, estar um passo frente de muita gente.

ALIMENTAO SAUDVEL

Uma alimentao, quando adequada e variada, previne deficincias nutricionais, e protege contra doenas infecciosas, porque rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo.

Nutrientes so compostos qumicos encontrados nos alimentos que tm funes especficas, funcionam associadamente, e se dividem em:
carboidratos,

protenas e lipdeos;

vitaminas e sais minerais.

Carboidratos
De uma forma geral, todos os grupos de alimentos exceto as carnes, os leos, as gorduras e o sal, possuem carboidratos. Estes podem ser:

Simples: como os acares e o mel: Os acares simples no so necessrios ao organismo humano, pois apesar de ser fonte de energia, esta pode ser adquirida por meio dos carboidratos complexos. Sendo assim, importante diminuir as quantidades de acares simples adicionados aos alimentos.

Complexos: presentes principalmente nos cereais (arroz, po, milho), tubrculos (batata, beterraba) e razes (mandioca, inhame), os quais representam a mais importante fonte de energia e, por esta razo, recomenda-se o consumo de seis pores dirias desse tipo de alimento, o que representa em torno de 60% do total de calorias ingeridas.

Fibras
Uma alimentao saudvel deve incluir os carboidratos complexos e fibras alimentares em maior quantidade do que os carboidratos simples.

Na sua forma integral, a maioria dos alimentos vegetais como gros, tubrculos e razes, as frutas, verduras e legumes contm fibras, as quais so benficas para a funo intestinal, reduzem o risco de doenas cardacas, entre outros diversos benefcios.

A quantidade de fibras na alimentao uma medida de uma alimentao saudvel. As frutas, legumes e vegetais so ricos em vitaminas, minerais e fibras, necessitando-se consumir, diariamente, trs pores de frutas e trs pores de legumes e verduras.

importante variar o consumo desse tipo de alimento, tendo em vista que o consumo regular e variado, juntamente com alimentos ricos em carboidratos menos refinados (pes e arroz integrais), oferecem quantidade significante de vitaminas e minerais, aumentando a resistncia a infeces.

Alm das vitaminas e minerais, as verduras e os legumes tambm contm componentes bioativos, alguns dos quais especialmente importantes para a sade humana, podendo reduzir o risco de doenas, inclusive as doenas cardacas e o cncer.

Protenas
Origem vegetal: leguminosas como feijo, soja, gro-de-bico, lentilha, so alimentos fundamentais para sade, por serem um dos alimentos vegetais mais ricos em protenas.

Entretanto, estas protenas so consideradas incompletas, ao contrrio das protenas de origem animal, necessitando ento, de combinaes de alimentos que completem entre si os aminocidos, tornando-se combinaes de alto valor protico como, por exemplo, a combinao de duas partes de arroz para uma parte de feijo.

Origem animal: Carnes, leite e derivados, aves, peixes e ovos so protenas completas, ou seja, contm todos os aminocidos de que os seres humanos necessitam para o crescimento e manuteno do corpo.

So tambm, entre outros nutrientes, importantes fontes de protena de alto valor biolgico sendo, assim, necessrio o consumo dirio de trs pores de leites e derivados e de uma poro de carnes, peixes ou ovos.

As carnes selecionadas para o consumo devem ser aquelas com menor quantidade de gordura (magras, sempre retirando as peles e gorduras visveis), sendo consumidas moderadamente, devido ao alto teor de gorduras saturadas e colesterol.

Ferro e Clcio : As carnes em geral, principalmente os midos e vsceras, possuem alta biodisponibilidade de ferro, ou seja, a quantidade de ferro ingerida que ser efetivamente utilizada pelo organismo significativamente grande.

O leite e seus derivados, alm de fonte de protenas e vitaminas, so as principais fontes de clcio da alimentao. Este nutriente fundamental para a formao e manuteno ssea ao longo da vida, prevenindo futuras complicaes como a osteoporose.

Gorduras
Lipdeos: As gorduras so de diferentes tipos, e podem ou no ser prejudiciais sade, dependendo do tipo de alimento. A gordura saturada est presente em alimentos de origem animal, e seu consumo deve ser moderado.

As gorduras trans que so obtidas pelo processo de industrializao dos alimentos, a partir da hidrogenao de leos vegetais, so prejudiciais sade.

O consumo excessivo deste tipo de alimento pode acarretar doenas cardiovasculares, excesso de peso, obesidade, entre outras. As gorduras insaturadas, presentes nos leos vegetais, no causam problemas de sade, exceto se forem consumidas exageradamente.

So fontes de cidos graxos essenciais, ou seja, podem ser produzidos pelo organismo, sendo assim necessrias para a manuteno da sade.

Mudana de hbitos:

Mudando alguns hbitos alimentares possvel melhorar o desempenho escolar, aumentar a disposio e a concentrao, alm de aproveitar os benefcios adquiridos pela ingesto de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas (como uma boa memria, sono tranqilo e aumento da imunidade).

Apresentao e Pesquisa Elaborada por: MARLENE HERTER DALMOLIN

GERED-JOAABA-SC 2009

You might also like