You are on page 1of 3

O NVEL DO MAR E O DEGELO NO RTICO

Luiz Carlos Baldicero Molion, ICAT/UFAL, Macei, Alagoas


O aumento do nvel do mar devido s mudanas climticas uma das maiores preocupaes, j que mais de 60% da humanidade vivem em regies costeiras. As projees publicadas tm causado pnico e interferido no desenvolvimento social-econmico, particularmente nos pases baixos e insulares. verdadeira tal afirmao? A julgar pelo grfico na Figura 1, que retrata a variao do nvel do mar, em centmetros (cm), por vrios satlites, tal afirmao parecia fazer sentido at 2006/07. Os americanos TOPEX, JASON 1 e JASON 2, obviamente, mostram valores maiores, pois Grupo de Pesquisa em Nvel do Mar, Universidade do Colorado (USA), responsvel pelo tratamento de seus dados, adicionou 0,3 milmetros a cada ano devido ao ajustamento isosttico glacial [1]. Mas, at mesmo os dados dos satlites americanos concordam que, nos ltimos 4 anos, o nvel do mar aparentemente deixou de aumentar e est decrescendo!

FIGURA 1. Nvel mdio do mar medido por vrias misses espaciais

Existe um ciclo lunar que chamado precesso da rbita lunar ou dos nodos lunares, i.e., medida que a Lua revolve em torno da Terra, o plano de sua rbita vai girando no espao e completa 360 em 18,6 anos. A Lua tem seu eixo de rotao inclinado em 5,1 com relao ao plano da eclptica (plano em que se encontram o Sol e os planetas) e o da Terra 23,5 Quando . os dois eixos apontam em direes opostas, eles fazem um ngulo de 28,6 (23,5+5,1) e a Lua, relativamente superfcie terrestre, se desloca na faixa entre 28,6 N e 28,6 S de latitude. Quando os eixos esto na mesma direo, a rea varrida est entre 18,4N e 18,4S (23,5 - 5,1). Considerando que 1 de latitude equivale a 110 km nas regies tropicais, v-se que a distncia percorrida no ngulo mximo cerca de 12 mil km ( 4 x 28,6 x 110 km), enquanto, no mnimo, cerca de 8 mil km, ou seja, 4 mil km de diferena nos mesmos 28 dias do ciclo das fases da Lua amplamente conhecido. Ou seja, a velocidade relativa da Lua muito maior no mximo do ciclo e sua atrao gravitacional agita os mares fora dos trpicos. Quando a Lua atinge o mximo do ciclo nodal, como ocorreu entre 2006-2007, ela levanta (atrai) a superfcie do mar at fora dos trpicos. Esse desnvel (ou gradiente) hidrulico aumenta ligeiramente a velocidade das correntes marinhas

que transportam mais calor dos trpicos para os polos. No caso do Atlntico Norte, essa gua mais aquecida, cerca de 0,7C, entra no rtico por debaixo do gelo flutuante e derrete, parcialmente, sua parte submersa que, como sabido, constitui 90% do volume total. Parcialmente derretida, a parte submersa no consegue suportar o peso da parte area, e esta colapsa. Note, "colapsa", desmorona e no, "derrete", pois, mesmo no vero, as temperaturas do ar nessa regio so negativas. E o colapso pode ser visto nos filmes que aparecem na web.

FIGURA 2. Desvios padronizados das temperaturas da superfcie do mar ao sul da Groenlndia no domnio geogrfico 50N-60N e 40W-50W (Fonte dos dados: ESRL/PSD/NOAA)

Na Figura 2, v-se a variao das anomalias padronizadas da temperatura da superfcie do mar (TSM) com relao mdia do perodo 1948-2010 ao sul da Groenlndia, no domnio geogrfico 50N-60N e 40W-50W . Observa-se, claramente, o aumento de TSM ocorrido a partir de 1995, confirmando que o Atlntico Norte se aqueceu aps aquela data. Nota-se, tambm, que o intervalo entre o incio do resfriamento (1977/78) e o aquecimento (1995/96) cerca de 19 anos (setas), muito prximo do ciclo nodal lunar. A variao da cobertura de gelo no rtico foi mostrada na Figura 3. O decrscimo do gelo comeou em 1995/96, atingiu o mximo em 2007 (mximo nodal) com 2,7 e agora est com 1,6 milhes de km2, de acordo com o site The Cryosphere Today [2]. O derretimento do gelo do rtico, que j ocorreu inmeras vezes no passado, est sendo atribudo ao aquecimento global antropognico e seria uma das causas do aumento do nvel do mar observado. O outro aspecto, decorrente do mximo do ciclo nodal lunar, que o nvel do mar se eleva, em mdia, at 50 de latitude, aumento registrado por satlites e os margrafos. Note, na Figura 1, que os nveis comearam a decrescer aps o mximo de 2006/07, mesmo nos satlites americanos JASON1 e 2. Ainda, a reta indica elevao a uma taxa de variao de + 2,66 mm/ano. Um perodo de 18,6 anos (perodo do ciclo nodal) multiplicado por 2,66 mm/ano d um total de cerca de 5 a 6 cm no ciclo, considerando o erro nas medies, que a variao aparente no eixo vertical da Figura 1 (entre -1 e 5 cm). muito provvel, portanto, que a elevao do nvel detectada pelos satlites esteja relacionada ao ciclo nodal lunar.

FIGURA 3. Variao da cobertura do gelo no rtico (em milhes de km2). Notase a reduo mxima de 2,7 em 2007, e seu retrocesso atual para 1,6 (Fonte: University of Illinois at Urbana-Champaign, 2011)

Em 1956, os cientistas russos, Maksimov e Smirnov, analisando mais de 100 anos de registros de margrafos no Atlntico, mostraram que o nvel do mar poderia variar de 6 cm com ciclo nodal lunar [3]. Ou seja, o fato de o nvel do mar oscilar devido a esse ciclo j conhecido h mais de 60 anos. Recentemente, Yndestad [4], utilizando anlises espectrais, confirmou a influncia do ciclo nodal lunar em variveis do clima do rtico, que incluram TSM, nvel de mar e cobertura de gelo. O autor, porm, sugeriu que outro ciclo, de 74 anos (4 x 18,6 anos), possa introduzir mudanas de amplitude, ou de fase, que mascarem a influncia dominante do ciclo nodal lunar. Foram usadas taxas de elevao do nvel do mar atuais para projetar seu nvel para o ano 2100, afirmando que o aumento devido sua expanso volumtrica e ao derretimento das geleiras causados pelo aquecimento global antropognico. O IPCC, no AR 4 (2007), foi modesto e previu um aumento de at 60 cm. Porm, Al Gore, em Uma verdade Inconveniente , afirmou que subir de 6 metros (20 ps). Em Cincia, tem-se uma hiptese de trabalho e usam-se os dados observados para comprovar a validade da hiptese. Na "Cincia das Mudanas Climticas", os dados so corrigidos para se ajustarem hiptese formulada. Se os dados dos satlites altimtricos no forem "ajustados", existe grande chance que eles venham a comprovar, nos prximos 10 anos, que a variabilidade do nvel do mar natural e, muito provavelmente, est associada ao ciclo da precesso da rbita lunar em torno da Terra. E que a projeo do aumento do nvel do mar para 2100 no passa de uma afirmao sem fundamentao cientfica alguma. Referncias Bibliogrficas
[1] http://sealevel.colorado.edu/content/what-glacial-isostatic-adjustment-gia-and-why-do-you-correct-it [2] http://arctic.atmos.uiuc.edu/cryosphere/ [3] Maksimov I.V., Smirnov N.P., 1965. A contribution to the study of causes of long-period variations in the activity of the Gulf Stream. Oceanology 5:15-24 (verso do original russo publicado em 1956). [4]Yndestad, H., 2006. The influence of the nodal cycle on Arctic climate. ICES Journal of Marine Science 63: 401-420.

You might also like