You are on page 1of 2

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Cincias Sociais e Aplicadas ICSA Disciplina: Teoria Sociolgica Discente: Samuel

el Bezerra Fortes Docente: Jiulle Vieira da Mata Resenha: mile Durkheim - Sociologia O pensamento de Durkheim parte da ideia de que o indivduo produto da sociedade, quando nascemos a sociedade j est construda e ns nos inserimos nesta sociedade que atravs do coletivo definiu o que imoral e criminoso. O individuo para se realizar na sociedade, precisa participar de um grupo, pertencer a um coletivo para sua realizao pessoal e atravs deste coletivo ter uma postura, conduta moral e tica definidas por esse coletivo. A conscincia coletiva no se baseia na conscincia de indivduos singulares ou de grupos especficos, mas est espalhada por toda sociedade, atravs de religies, instituies e at por naes. O comportamento destoante num grupo social pode no ter penalidade prevista por lei, mas o grupo pode espontaneamente reagir castigando quem no se comporta de forma discordante em relao a determinada conduta moral, tica. A reao negativa da sociedade a certa atitude ou comportamento , muitas vezes, mais intimidadora do que lei. Para Durkheim toda sociedade havia evoludo de uma forma social mais simples para uma mais complexa e o modo como o homem age est sempre condicionado pela sociedade, logo a sociedade que explica o indivduo. A maneira como a sociedade interage com o individuo explicada por Durkheim pelo Totemismo. Na sociedade temos diversos grupos e cada um com sua conscincia coletiva, com normas, conduta e etiqueta que identifica o individuo como parte do grupo. Neste grupo a importncia da manuteno da ordem vem atravs do coletivo que impem as regras e venerao pelo smbolo do grupo, que se torna sagrado, podendo causa histeria coletiva quando desrespeitado o sagrado. Conseguimos constatar isso quando analisamos grupos de fans, de seguidores de determinada ideologia, etc.

que atravs de um smbolo tem sua representao por afinidade e onde o objeto venerado torna-se sagrado. Podemos constatar esse modelo com os hooligans, que so grupos ingleses que tem como sagrado determinado grupo esportivo (principalmente os adeptos de futebol) e tentam provar que seu grupo melhor que os outros, tendo uma trgua quando um sagrado maior sobressai a todos os grupos. O individuo tem sua identificao social na aceitao por determinados grupos e para isso valorizar o sagrado dando ao grupo cunho religioso e despertando sensao de divino que o coletivo gera pelas obrigaes (rituais) para com o grupo. A unidade do grupo consolidada por esses rituais para com o sagrado reforando o sentimento de coletivo e diminuindo o individualismo.

You might also like