You are on page 1of 6

2012

A caminho de Empreendedor

Organizao e Gesto de Pequenos Negcios

Mdulo I O Empreendedor 1. O empreendedor 1.1 Capacidade concretizao, seleco e concepo 1.2 Envolvente e conhecimentos empresariais 1.3 O desafio da criao

Pgina 3 3 5 5

Setembro 2012

Ana Slvia Cordeiro

Organizao e Gesto de Pequenos Negcios

1. O empreendedor
Diversos foram os estudos feitos sobre o perfil ideal de um empreendedor ou de quais seriam as caractersticas indispensveis para que este pudesse vir a ter sucesso. Durante vrios anos acreditou-se que seriam as seguintes as caractersticas fundamentais: Entusiasta; Activo e confiante; Com elevada capacidade de trabalho; Com apetncia ao risco; Tolerante aos erros; Orientado para objectivos concretos; Flexvel e polivalente; Inovador; Apreciador de dinheiro; Independente.

Com o passar dos anos e uma vasta lista de empreendedores que tiveram sucesso ou fracassaram nas suas pretenses concluu-se que trs caractersticas seriam recomendveis: - A capacidade de concretizao; - Estar na posse de ideias claras; - Possuir capacidade de auto-seleco.

1.1

Capacidade concretizao, concepo e seleco.

Capacidade de concretizao Um potencial empreendedor est vocacionado para a aco. De qualquer forma esta vocao por si s no suficiente, necessrio que consiga concretiz-la, torn-la efectiva, lev-la a cabo at ao fim. Existem mesmo

Setembro 2012

Ana Slvia Cordeiro

Organizao e Gesto de Pequenos Negcios

aqueles que pretendem concretizar no uma mas diversas coisas em simultneo sendo que normalmente acabam por no conseguir terminar nenhuma delas. muito importante para o sucesso dos projectos de negcio o binmio empreendedor/ projecto. No possvel, independentemente de ser um excelente empreendedor, levar um projecto a cabo se este no for exequvel, bom, consistente. De igual forma extremamente difcil que um projecto com tudo de bom para ser um sucesso venha a singrar se falharam as caractersticas pessoais e competncias do empreendedor.

Capacidade de concepo Associada capacidade de concretizao dever surgir a de concepo. O empreendedor deve ser capaz de definir com muita clareza os objectivos que pretende alcanar. Muitos empreendedores tm uma ideia muito clara sobre o que pretendem concretizar e descrevem com grande pormenor os seus objectivos, mas outros h que no o conseguem fazer. O empreendedor no se deve deixar levar pelas adversidades e deve lutar para prosseguir os seus objectivos.

Capacidade de auto seleco Para alm das caractersticas atrs abordadas o empreendedor deve ainda ter capacidade de auto seleco sendo-lhe possvel tomar decises por si e levar em frente as suas iniciativas pessoais. Quanto capacidade de assumir riscos esta dever ser controlada e nunca semelhante de um jogador de casino, deixando a sua sorte ao acaso. desejvel que tenha gosto por dinheiro, em ganh-lo para si e especialmente para reforo do seu negcio, para que este continue a prosperar.

Procure seguir alguns conselhos daqueles que durante algum tempo acompanharam novos empreendedores e que identificaram algumas caractersticas e os reflexos da presena das mesmas. Focalizao na obteno de resultados: Permite-lhe orientar-se para o resultado pretendido.

Setembro 2012

Ana Slvia Cordeiro

Organizao e Gesto de Pequenos Negcios

Sentido de responsabilidade: Preferncia por recursos prprios. A disponibilidade para participar em determinado projecto advm de acreditar que vai efectivamente ter sucesso. Preferncia por riscos controlados: Confia na obteno dos resultados propostos. Por norma sabe que os poder atingir. Percepo das probabilidades de xito: Tem confiana e segurana no xito. Grande capacidade de trabalho: Ser uma pessoa que gosta de desenvolver actividades. O importante fazer algo. Orientao para o futuro: Ter uma viso clara e objectiva do futuro, fixar objectivos que pretende atingir antecipando que determinadas oportunidades viro a surgir. Facilidade de organizao: Ter habilidade para organizar o trabalho e os seus colaboradores. Capacidade de inovao: Predomina a capacidade do empreendedor de se ajustar de forma clere e com facilidade a melhorar o seu produto ou servio e mesmo a desenvolver novos produtos. Deve ter entusiasmo pela sua ideia, flexibilidade para lidar com imprevistos, capacidade para conseguir solues e acordos para fazer face aos riscos inerentes criao de uma empresa, um ambiente familiar que seja concordante e apoie a sua iniciativa, alguns recursos mnimos iniciais at a empresa gerar liquidez, e ter conscincia de que ir trabalhar de forma exaustiva como provavelmente nunca fez antes.

1.2

Envolvente e conhecimentos empresariais

Para alm de qualidades pessoais muitas vezes importante que detenha conhecimentos e/ou experincia de trabalho na rea de actividade onde pretende iniciar a sua actividade. til conhecer o mercado, a concorrncia, os fornecedores,.. Mesmo que no esteja na posse de todos os conhecimentos procure algum que os tenha ou informe-se. O que verdadeiramente importante ter conscincia das suas limitaes e ultrapass-las.

1.3

O desafio da criao

Setembro 2012

Ana Slvia Cordeiro

Organizao e Gesto de Pequenos Negcios

Fizemos uma abordagem muito superficial acerca de quais as caractersticas e competncias que o empreendedor dever revelar mas h outros factores a ter em linha de conta. A deciso de criar a sua prpria empresa dever ser discutida com a sua famlia mais prxima porque iro enfrentar desafios que directa ou indirectamente, e mais ou menos afectar a todos.

Antes de formalizar a sua ideia de negcio analise algumas perguntas e responda tomando conscincia de alguns dos factores que necessita para ser bem sucedido.

Convencido que est desta sua vontade, vamos em frente.

Setembro 2012

Ana Slvia Cordeiro

You might also like