You are on page 1of 7

O teorema de Pitgoras

uma relao matemtica entre os trs lados de qualquer tringulo retngulo. Na geometria euclidiana, o teorema afirma que: Em qualquer tringulo retngulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa igual soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos. Por definio, a hipotenusa o lado oposto ao ngulo reto, e os catetos so os dois lados que o formam. O enunciado anterior relaciona comprimentos, mas o teorema tambm pode ser enunciado como uma relao entre reas: Em qualquer tringulo retngulo, a rea do quadrado cujo lado a hipotenusa igual soma das reas dos quadrados cujos lados so os catetos.

Para ambos os enunciados, pode-se equacionar

Onde c representa o comprimento da hipotenusa, e a e b representam os comprimentos dos outros dois lados. O teorema de Pitgoras leva o nome do matemtico grego Pitgoras (570 a.C. 495 a.C.), que tradicionalmente creditado pela sua descoberta e demonstrao, embora seja freqentemente argumentado que o conhecimento do teorema seja anterior a ele (h muitas evidncias de que matemticos babilnicos conheciam algoritmos para calcular os lados em casos especficos, mas no se sabe se conheciam um algoritmo to geral quanto o teorema de Pitgoras). O teorema de Pitgoras um caso particular da lei dos cossenos, do matemtico persa Ghiyath al-Kashi (1380 1429), que permite o clculo do comprimento do terceiro lado de qualquer tringulo, dados os comprimentos de dois lados e a medida de algum dos trs ngulos.

Sendo c o comprimento da hipotenusa e a e b os comprimentos dos catetos, o teorema pode ser expresso por meio da seguinte equao:

Manipulando algebricamente essa equao, chega-se a que se os comprimentos de quaisquer dois lados do tringulo retngulo so conhecidos, o comprimento do terceiro lado pode ser encontrado: e Outro corolrio do teorema que: Em qualquer tringulo retngulo, a hipotenusa maior que qualquer um dos catetos, mas menor que a soma deles.

maior que qualquer um dos catetos pois todos os comprimentos so necessariamente nmeros positivos, e c > b, logo c > b, e c > a, logo c > a. E a hipotenusa menor que a soma dos catetos pois c = b + a, e (b+a) = b + 2ba + a, logo c < (b+a), logo c < b + a.

O Teorema de Pitgoras tanto uma afirmao a respeito de reas quanto a respeito de comprimentos, algumas provas do teorema so baseadas em uma dessas interpretaes, e outras provas so baseadas na outra interpretao. Por comparao de reas No se sabe ao certo qual seria a demonstrao utilizada por Pitgoras, entretanto, muitos autores concordam que ela teria sido feita atravs da comparao de reas, conforme se segue:

Provvel forma usada por Pitgoras para demonstrar o teorema que leva seu nome 1. Desenha-se um quadrado de lado 2. Traam-se dois segmentos paralelos aos lados do quadrado; 3. Divide-se cada um destes dois retngulos em dois tringulos retos, traando as diagonais. Chama-se c o comprimento de cada diagonal; 4. A rea da regio formada ao retirar os quatro tringulos retos igual a 5. Desenha-se agora o mesmo quadrado de lado mas colocamos os quatro tringulos retos noutra posio. 6. A rea da regio formada quando se retiram os quatro tringulos retos igual a

Como representa a rea do quadrado maior subtrada da soma dasreas dos tringulos retngulos, e representa a mesma rea, ento . Ou seja: num tringulo retngulo o quadrado da hipotenusa igual soma dos quadrados dos catetos. O segmento de medida c foi chamado de hipotenusa e os de medida b e aforam chamados de catetos.

Por semelhana de tringulos

Demonstrao que utiliza o conceito de semelhana: os tringulos ABC, ACH e CBH tm a mesma forma, diferindo apenas pelas suas posies e tamanhos.

Esta demonstrao se baseia na proporcionalidade dos lados de dois tringulos semelhantes, isto , que a razo entre quaisquer dois lados correspondentes de tringulos semelhantes a mesma, independentemente do tamanho dos tringulos. Sendo ABC um tringulo retngulo, com o ngulo reto localizado em C, como mostrado na figura. Desenha-se a altura com origem no ponto C, e chama-se H sua interseco com o lado AB. O ponto H divide o comprimento da hipotenusa, c, nas partes d e e. O novo tringulo, ACH, semelhante ao tringulo ABC, pois ambos tem um ngulo reto, e eles compartilham o ngulo em A, significando que o terceiro ngulo o mesmo em ambos os tringulos tambm,[12] marcado como na figura. Seguindose um raciocnio parecido, percebe-se que o tringulo CBH tambm semelhante ABC. A semelhana dos tringulos leva igualdade das razes dos lados correspondentes:

O primeiro resultado igual ao cosseno de cada ngulo e o segundo resultado igual ao seno. Estas relaes podem ser escritas como:

Somando estas duas igualdades, obtm-se

que, rearranjada, o teorema de Pitgoras:

Demonstrao algbrica

Demonstrao algbrica. A anlise da figura da direita permite computar a quadrado construdo sobre a hipotenusa de um tringulo retngulo: ela quatro vezes a rea desse tringulo mais a rea do quadrado restante, de lado (ba). Equacionando-se, segue que:

Logo: (o termo (b-a) um produto notvel) (por comutatividade da multiplicao: 2ab = 2ba)

Por clculo diferencial Pode-se chegar ao teorema de Pitgoras pelo estudo de como mudanas em um lado produzem mudanas na hipotenusa e usando um pouco de clculo. uma demonstrao baseada na interpretao mtrica do teorema, visto que usa comprimentos, no reas.

Demonstrao que usa equaes diferenciais.

Como resultado da mudana da no lado a,

por semelhana de tringulos e para mudanas diferenciais. Ento,

por separao de variveis. que resulta da adio de um segundo termo para as mudanas no lado b. Pela integrao, segue:

Quando a = 0 ento c = b, ento a "constante" b2. Logo,

Pelo rearranjo das partes

Demonstrao pelo rearranjo de quatro tringulos retngulos idnticos.

Animao mostrando outra demonstrao por rearranjo. Uma demonstrao por rearranjo dada pela animao esquerda. Como a rea total e as reas dos tringulos so constantes, a rea preta total constante tambm. E a rea preta pode ser dividida em quadrados delineados pelos lados a, b, c do tringulo, demonstrando que a2 + b2 = c2. Na animao direita, um grande quadrado inicial formado da rea c2 tornando adjacentes quatro tringulos retngulos idnticos, deixando um pequeno quadrado no centro do grande quadrado, de modo a acomodar a diferena de comprimentos dos lados dos tringulos. Dois retngulos so formados, de lados a e b, movendo-se os tringulos. Incorporando o pequeno quadrado central com um destes retngulos, os dois retngulos so feitos em dois quadrados de reas a 2 e b 2, mostrando que c 2 =a 2 + b 2.

Num espao com um produto interno Pode-se estender o Teorema de Pitgoras a espaos com produto interno e com uma norma induzida por este. Nessa situao:

Dois vetores x e y so ditos perpendiculares se:

Segue ento: que o Teorema de Pitgoras.

You might also like