You are on page 1of 11

O Conclio de Trento e a Msica nas Igrejas

Rafael Gomes 11S/P

ndice
ndice ....................................................................... Error! Bookmark not defined. Introduo ................................................................................................................... 3 A msica do perodo renascentista ............................................................................ 4 A Reforma ................................................................................................................... 5 A Contra-Reforma e o Conclio de Trento................................................................. 6 O Conclio de Trento e a msica de igreja ................................................................ 8 A msica aps o Conclio ........................................................................................... 9 Concluso ...................................................................................................................10 Bibliografia ................................................................................................................. 11

Introduo

O Renascimento o nome dado ao perodo da histria entre o sc. XIV e o sc. XVII. Este transformou por completo todas as reas, isto , foi muito importante a nvel cultural, poltico e social. O Humanismo foi a ideologia predominante do Renascimento, dando origem ao Homocentrismo que causou o fim do Teocentrismo (predominante na poca medieval). Passou-se a acreditar no conhecimento cientfico.

Nas outras artes para alm da msica foram inmeras as pessoas renascentistas ligadas s artes e cincia, como Galileu Galilei (cientista heliocntrico) e Giotto (pintor italiano). Com este trabalho pretendo estudar a forma como a msica sacra evolui-o e se encaixou no Conclio de Trento (resposta da igreja reforma Catlica).

A Msica do perodo Renascentista


A msica renascentista tem como influncia o Classicismo Greco-Romano. O que algo contraditrio pois nos trs sculos anteriores no existia informao sobre o perodo da Antiguidade Clssica, pois a Igreja tinha ocultado toda esse conhecimento. Apesar disso fcil perceber que esse era o princpio base, pois nas outras reas culturais o humanismo e o antropocentrismo (teorias principais do Classicismo) eram o sustento de todo o que se passava. Outra evoluo notria foi a transmisso de todo o repertrio pela Europa, o que tambm facilitava a divulgao de outras prticas de composio, de tratados e livros que ajudavam os msicos. Com isso apareceu tambm a imprensa musical que criou tcnicas que facilitavam toda esta propagao, ao contrrio do que acontecia no perodo anterior em que era tudo copiado mo o que demorava imenso tempo e existia a possibilidade de sofrer pequenas alteraes. Quanto parte musical os avanos foram enormes. Comeou-se a escrever polifonia de forma mais vertical (isto harmnica em vez de serem totalmente independentes umas das outras), e as vozes comearam a terem maior conexo entre elas. Harmonicamente foram aparecendo cada vez mais terceiras e sextas paralelas (o que era proibido at ento por serem considerados intervalos instveis) substituindo as quintas que eram vistas como suspensivas anteriormente. Apareceram novas formas musicais, e comeam a aparecer aspectos universais, como o aparecimento de melodias e textos repetidos em musicas diferentes e a utilizao de cadencias finais. Alguns dos

mais importantes compositores deste perodo so Guillaume Dufay, Gilles Binchois, Antoine Busnois, e Josquin Des Prez. Estes tiveram grande importncia na evoluo da polifonia, algumas caractersticas interessantes introduzidas por estes compositores so a evoluo harmnica, rtmica e estrutural dos motetes, o uso de fragmentos profanos nas missas, e o recurso a cnones para enfatizar a variedade.

A Reforma
Devido a inmeras controvrsias, como a venda de lugares no Clero, o abuso para com o povo, e a corrupo que existia por parte do Papa e do Vaticano, a Igreja Catlica teve imensos problemas no sc. XVI. Consequentemente os protestantes foram crescendo. At que em 1520, Martinho Lutero comeou a crticas arduamente algumas prticas, ele que era padre, e acabou por ser excomungado pelo Papa no anos. nessa altura em que Lutero decide expor as 95 Teses, redigidas por ele enquanto ainda era padre, a criticar as indulgncias existentes na Igreja, numa igreja saxnica, em Wittenberg Foi este acontecimento que marcou o incio da Reforma Protestante na Europa. Inicialmente na Alemanha com a Igreja Luterana, depois espalhou-se pelo resto da Europa, por exemplo a Igreja Anglicana em Inglaterra e a Igreja Calvina na Sua.

A Contra-Reforma e o Conclio de Trento


Tendo em conta a Reforma Protestante a Igreja Catlica teve que se reafirmar por estar a perder devotos, o Vaticano admitiu vrios problemas que tinha e comeou progressivamente o processo da Contra-Reforma. A Contra reforma comea a agir em 1545, quando o Papa Paulo III decide convocar um conclio, o Conclio de Trento, para resolver os diversos problemas existentes. Para este conclio no foram s convidados cristos, mas tambm Jesutas e representantes protestantes, o que demonstra claramente que foi um dos conclios, seno o mais importante de sempre da Igreja Catlica. Este conclio teve este nome por ter acontecido na cidade de Trento. Este foi dividido em trs fases e durou cerca de 18 anos: Primeira Sesso (1545 47): Nesta fase o principal era estabelecer as diferenas entre a Igreja Catlica e Protestante. Estas foram as decises mais importantes: As escrituras e a tradio eram igualmente importantes; A Igreja tinha toda autoridade sobre a interpretao da Bblia; O nmero oficial de sacramentos catlicos eram sete; Oposio ideia luterana de justificao somente atravs da f;

Segunda sesso (1551 52): A pedido de Carlos V (I de Espanha), representantes dos protestantes foram convidados e ouvidos. Estes tinham duas propostas:

Todos os bispos deveriam ser dispensados de um voto de obedincia ao Papa; A autoridade dos conclios deveria ser superior do Papa; Como seria bvio a Igreja Catlica no aceitou estas propostas, contudo

existiram algumas decises importantes: As peregrinaes e penitncias foram apoiadas; A doutrina da transubstanciao foi definida e afirmada; Regras em relao disciplina do Clero foram definidas;

Terceira Sesso (1562 63): O Papa mudara e ou seja nesta sesso este era o Papa Pio IV, e a situao poltica era diferente. Pois desta vez tendo em conta a poca todos tinham mais e diferentes interesses, e as decises mais importantes foram: O celibato do clero foi apoiado; A venerao relquias e imagens foi apoiada; Os bispos deveriam s escolher homens apropriados para trabalho no clero e deveriam supervisionar a sua vida moral; Os padres poderiam residir nas suas respectivas parquias; O conclio decidiu o Papa passaria a ter mais importncia dentro da Igreja e que todas as decises teriam que ser aceites por ele.

O Conclio de Trento e a msica de igreja


afirmado por alguns historiadores e musiclogos que o Conclio de Trento definiu algumas regras para a msica que executada nas igrejas, contudo o que ficou registado foi uma proposta que no foi aceite pelo conclio. A proposta foi a seguinte: No deveria existir qualquer referncia profana na msica sacra; S podia ser cantada msica que os cantores percebessem; Os modos deveriam ser usados de maneira a perceber-se o texto. Como j referi esta proposta no foi aceite pelo conclio, o que vem explicado no documento que comprova o conclio, e s fez com que na ultima sesso o conclio tentasse excluir os msicos da polifonia nos conventos. Contudo graas a uma das decises tomadas na sesso anterior, esta tentativa foi um fracasso.

A msica aps o Conclio


Como seria de esperar a msica sofreu mudanas durante e aps o Conclio de Trento. Por exemplo na msica franco-flamenga do sc. XVI, comeou a aparecer a imitao de vozes diferentes, o que fazia com que as seces crescessem at cinco e seis vozes. De igual forma existia preocupao em entender-se o texto, o que fez com que as diferentes vozes muitas vezes cantassem o texto ao mesmo tempo. Por outro lado um grande e importante compositor dessa poca Palestrina continuava a escrecer como se nada se tivesse decidido.

Concluso
Na realizao deste trabalho percebi que o Conclio de Trento teve mais importncia nas outra reas culturais do que na msica renascentista. Devido a alguns interesses religiosos e polticos, mas tambm por algum desleixo, o que fez com que a preocupao no conclio com a msica fosse mnima. Contudo fez com que, indirectamente, alguns grandes compositores mudassem alguns aspectos importantes, o que se notabiliza nos scs. XVI e XVII.

10

Bibliografia

Stios Web: http://www.historylearningsite.co.uk/council-of-trent.htm http://en.wikipedia.org/wiki/Council_of_Trent http://pt.wikipedia.org/wiki/Conc%C3%ADlio_de_Trento http://www.britannica.com/EBchecked/topic/604238/Council-of-Trent http://www.thenagain.info/Webchron/westeurope/CouncilTrent.html http://history.hanover.edu/texts/trent/trentall.html http://www.historylearningsite.co.uk/TheFirst-Session-at-Trent.htm http://www.historylearningsite.co.uk/council_trent_third_session.htm http://musicaeadoracao.com.br/24970/historia-resumida-da-musica-musicarenascentista/ http://www.pime.org.br/missaojovem/mjhistdaigrejatrento.htm http://historiaecompanhia.blogspot.pt/2005/03/o-conclio-de-trento-e-as-visitaes-de.html

Livros: Gradiva, Atlas da msica Grout e Palisca, Histria da msica Ocidental

11

You might also like