You are on page 1of 11

VAZ, Antnio Carlos. Reproduo ou transformao social: contribuies do esporte. In: ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN E.F., 7, 2001. Anais...

Montivideo/Uruguay: Instituto Superior de EF, 2001. p. 87-97.

REPRODUO OU TRANSFORMAO SOCIAL: CONTRIBUIES DO ESPORTE


Prof. Ms. Antnio Carlos Vaz 1 e-mail: cacau_vaz@yahoo.com.br

INTRODUO
Neste ensaio, trataremos de discutir as possibilidades do esporte enquanto componente de um conjunto de estratgias que buscam a transformao societria, mas que, no entanto, fora de uma prtica poltico-social, limitar-se- a reproduo da sociedade em que vivemos. Utilizamos o termo conjunto de estratgias por entendermos que nenhum sistema (ou aparelhos ideolgicos do Estado como diz Althusser 2 ) individualmente seja a escola, a famlia, o partido, a igreja, ou o sindicato, ser capaz de promover autonomamente essa transformao. Ou seja, apenas um conjunto de aes deliberadas, intencionais, planejadas e executadas pelos setores que desejam esta transformao societria que poder resultar em algum sucesso.

TRANSFORMAO SOCIETRIA
Mas de qual transformao societria falamos? Falamos da passagem de uma sociedade injusta, perversa, para com a maioria da populao, para uma outra que seja solidria, fraterna, justa, quanto distribuio das riquezas, quanto aos direitos, que a sua populao seja livre, e livre concretamente, no apenas ideal ou juridicamente, e que no haja subservincia de uma classe diante de outra, uma sociedade onde todos possam viver com dignidade.

1 2

Professor da UNICSUL, UNICID e Faculdade Braslia/SP ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideolgicos do Estado. Lisboa: Editorial Presena, s/d.

87

VAZ, Antnio Carlos. Reproduo ou transformao social: contribuies do esporte. In: ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN E.F., 7, 2001. Anais... Montivideo/Uruguay: Instituto Superior de EF, 2001. p. 87-97.

Buscamos uma sociedade onde o SER se sobreponha ao TER, que o homem seja valorizado pelo que , no pelo que tem. Que pelo fato de no se Ter, os homens no sejam diminudos em suas potencialidades, em sua totalidade. Para ilustrarmos a sociedade que no queremos citaremos um trecho de Shakespeare ressaltado por Marx (1964, p.232) sobre as transformaes empreendidas pelo dinheiro:
O que para mim existe atravs do dinheiro, aquilo que eu posso pagar, isto , o que o dinheiro pode comprar, sou eu, o prprio possuidor do dinheiro. O poder do dinheiro o meu prprio poder. As propriedades do dinheiro so as minhas do possuidor prprias propriedades e faculdades. Aquilo que eu sou e posso no , pois, de modo algum determinado pela minha prpria individualidade. Sou feio, mas posso comprar para mim a mais bela mulher. Por conseguinte, no sou feio, porque o efeito da fealdade, o seu poder de repulsa, anulado pelo dinheiro. Enquanto indivduo, sou coxo, mas o dinheiro fornece-me vinte e quatro pernas; portanto, no sou coxo; sou um homem detestvel, indigno, sem escrpulos e estpido, mas o dinheiro objeto de honra, por conseguinte, tambm o seu possuidor. O dinheiro o bem supremo, e deste modo tambm o seu possuidor bom. Alm disso, o dinheiro poupa-me ao esforo de ser desonesto; sou estpido, mas o dinheiro constitui o esprito real de todas as coisas: como poder o seu possuidor ser estpido? Ademais, ele pode comprar para si as pessoas talentosas: quem tem poder sobre as pessoas inteligentes no ser mais talentoso do que elas? Eu, que por meio do dinheiro posso tudo o que o corao humano ambiciona, no possuirei todas as capacidades humanas? No transformar assim o dinheiro todas as minhas incapacidades no seu contrrio? (MARX, 1964, p. 232).

Nesta passagem de Shakespeare, vemos o que o dinheiro pode fazer pelo sujeito, mas o contrrio tambm verdadeiro, a falta de dinheiro pode igualmente "mudar" a essncia do homem. Do mesmo modo que magicamente o possuidor do dinheiro transformase de estpido em inteligente, interessante, o sujeito inteligente, solidrio, pode transformarse (aos olhos desta sociedade, claro) num estpido. Sob este aspecto, o dinheiro portanto a inverso geral das individualidades, transformando-as nos seus opostos e associando qualidades contraditrias com as suas qualidades. (MARX, 1964, p.234) Para Marx (1964, p.234) estas permutas dinheiro-amor, dinheiro-confiana, etc., falsa, no pode haver permuta entre o dinheiro e uma qualidade, uma faculdade humana especfica. Suponhamos que o homem homem e que a sua relao ao mundo humana. Ento, o amor s poder permutar-se com o amor, a confiana com a confiana, etc.

88

VAZ, Antnio Carlos. Reproduo ou transformao social: contribuies do esporte. In: ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN E.F., 7, 2001. Anais... Montivideo/Uruguay: Instituto Superior de EF, 2001. p. 87-97.

Somente os Homens, plenos em sua potencialidade, conscientes de sua insero social, vidos pelo exerccio da cidadania, pela justa e legtima diviso do poder, que podero criar os meios que nos levaro a uma sociedade livre destas mazelas. Para Marx (apud FROMM, 1964, p. 36)
o homem de fato muda no decurso da histria: ele se desenvolve, se transforma, o produto da histria; assim como ele faz a histria, ele seu produto. A Histria a histria da auto-realizao do homem; ela nada mais que a autocriao do homem por intermdio de seu prprio trabalho e produo: o conjunto daquilo a que se denomina histria do mundo no passa de criao do homem pelo trabalho humano, e o aparecimento da natureza para o homem; por conseguinte, ele a prova evidente e irrefutvel de sua autocriao, de suas prprias origens.

Se o mundo social autocriao humana, ele tambm s pode ser transformado pelos prprios homens. E com base nesta compreenso de processo histrico, que nos colocamos para discutir o esporte como uma possibilidade de interveno social. Os homens fazem sua prpria histria, mas no fazem como querem; no a fazem sob circunstncia de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, ligadas e transmitidas pelo passado (MARX, s/d, p. 203).

O ESPORTE NA SOCIEDADE CAPITALISTA


Para se falar do esporte como agente transformador necessrio remet-lo condio de catalizador, agenciador, aglutinador e portanto, em um primeiro momento, desencadeador de um processo de social. Falamos em desencadeador em funo dos prprios limites da prtica esportiva, no que diz respeito possibilidade de favorecer uma reflexo dos sujeitos sobre a realidade. No incio deste sculo encontramos vrias manifestaes esportivas de carter classista, operrio. Bernett 3 (apud BRACHT, 1997, p.22-23) resume em cinco crticas produzidas pelos movimentos operrios em relao ao esporte:
1) Emancipao do esporte dos senhores. Era destacada a necessidade de quebrar a exclusivamente do esporte dos senhores (dos dominantes). 2) Os princpios da competio, do rendimento e de record. A negao do princpio da competio entendida como decisivo para uma cultura corporal proletria. O esporte competitivo burgus atacado genericamente como um espelho e instrumento da economia capitalista. Nesta viso, a

BERNETT, H. (Hrgs.). Der Sport um Kreuzfeuer der Kritik. Schorndorf: Karl Hofmann Verlag, 1982. p. 43-82.

89

VAZ, Antnio Carlos. Reproduo ou transformao social: contribuies do esporte. In: ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN E.F., 7, 2001. Anais... Montivideo/Uruguay: Instituto Superior de EF, 2001. p. 87-97. racionalizao das tcnicas esportivas aparece como paralela ao sistema capitalista taylorizado. 3) Mentalidade esportiva capitalista. As organizaes ginstica e esportivas de trabalhadores buscavam se distanciar da mentalidade esportiva burguesa, na medida em que colocavam como princpio orientador a solidariedade de todos os trabalhadores. 4) O esporte como arma dos dominantes. O esporte espetculo utilizado como meio para desviar a ateno das massas da luta de classes e como fuga da realidade poltica. Com relao ao esporte nas fbricas, alertava-se contra a introduo de uma nova arma para a disciplinao dos trabalhadores. 5) Esporte burgus a servio do militarismo e do facismo. O esporte burgus dominado pelo capitalismo que fomenta o militarismo e o facismo.

Bracht (1997, p. 70-71) discutindo as relaes entre o Estado e o esporte utiliza-se de dois estudos desenvolvidos por Franke 4 para tentar responder o porqu o Estado, durante a ditadura militar, estimulava o esporte enquanto vigiava e censurava as manifestaes culturais:
... ao contrrio da Arte, ao esporte no pode ser atribuda nenhuma funo de conhecimento. Enquanto em cada obra de arte se reflete uma tendncia artstica, uma viso de mundo, isto vale para as aes esportivas de uma forma muito limitada. (...) Ao contrrio do teatro por exemplo, ele no tem a possibilidade de fazer uma determinada assero, e no pode por isso, produzir algo novo, no pode, atravs de uma construo de mundo prprio, ser revolucionrio.

Isto facilmente perceptvel ao olharmos com mais ateno para as manifestaes da cultura. Podemos citar como exemplo as canes: Aluga-se 5 de autoria de Raul Seixas e Funeral de um lavrador 6 de Joo Cabral de Melo Neto e Chico Buarque, esta ltima baseada na pea Morte e Vida Severina. Ambas trazem contedos crticos nossa sociedade, e esses contedos levam, embora no necessariamente, a uma reflexo sobre ns, sobre os homens, sobre a sociedade e consequentemente sobre as determinaes polticas. Da, a ditadura militar no Brasil ter vigiado intensamente a produo cultural e, ao mesmo tempo, ter estimulado largamente a prtica esportiva e a instituio esporte.

FRANKE, E. Theorie und Bedeutung sportlicher Handlungen. Schorndorf: Karl Holmann Verlag, 1978; Agon und Kallos: oder wie sthetische Brillen die Wahrnehmung des Wettkampfs verndern. In: BECKER, P. (Hrsg.) Sport und Hchstleistung. Hamburg: Rowohlt, 1987. 5 Aluga-se: "A soluo pro nosso povo eu vou dar, negcio bom assim ningum nunca viu, t tudo pronto aqui s vir pegar, a soluo alugar o Brasil... Ns no vamos pagar nada tudo free, t na hora agora free, vamo embora dar lugar pros gringos entrar, este imvel est para alugar... Os estrangeiros, eu sei que eles vo gostar; tem o Atlntico, tem vista pro mar, a Amaznia o jardim do quintal e o dlar deles paga o nosso mingau". Raul Seixas. 6 Funeral de um lavrador: Essa cova em que ests em palmo medida, a conta menor que tiraste em vida; de bom tamanho nem largo nem funda, a parte que te cabe neste latifndio; no cova grande cova medida a terra que querias ver divida; uma cova grande para o teu pouco defunto, mas estar mais ancho que estavas no mundo; uma cova grande para tua carne pouca, mas a terra dada no se abre a boca.

90

VAZ, Antnio Carlos. Reproduo ou transformao social: contribuies do esporte. In: ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN E.F., 7, 2001. Anais... Montivideo/Uruguay: Instituto Superior de EF, 2001. p. 87-97.

Para Franke (citado por BRACHT, 1997), mesmo que dentro do esporte apaream novidades, estas sero de carter tcnico-ttico e tero validade apenas enquanto portadores de inovaes que levam as equipes ou indivduos vitria e no vai oferecer nada de novo sociedade que possa ser processado e assimilado por ela, desta maneira inviabiliza a transformao societria a partir do esporte. Portanto, para este autor, o esporte s pode reproduzir a sociedade na qual ele est inserido. Como sugere o autor, o esporte, tal como caracterizado em nossa sociedade, parece reforar de fato, assim como todas as outras instituies presentes na sociedade capitalista, os elementos constitutivos desta organizao, por isso o esporte compondo um processo de transformao societria s possvel a partir de aes humanas deliberadas, intencionais que acumulem, desde o planejamento, passando pela execuo e chegando na avaliao e reformulao da ao proposta, os valores externos ao esporte que consagrem uma nova ordem nas relaes interpessoais, sociais, coletivas, ou seja, valores que contribuiro para uma nova ordem societria calcada em valores humansticos como igualdade, generosidade, fraternidade, solidariedade, etc.

REFLEXO ACERCA DOS VALORES PRESENTES NO ESPORTE HOJE


Algumas caractersticas que aparecem junto com o esporte e que merecem alguns cuidados. 1) TICA: a importncia desmedida atribuda vitria, no importando o como se chegar a ela, de imediato nega qualquer possibilidade de atuao tica, o que necessariamente no pode contribuir para a formao da sociedade que esperamos. Como exemplo podemos citar a contradio permanente entre jogadores e rbitros; os primeiros (de ambas as equipes) passam boa parte do tempo de jogo tentando simular infraes supostamente cometidas pelo adversrio, a fim de iludir, enganar, ludibriar, a arbitragem para tirar proveito disto (e so acompanhados maciamente pela imprensa, com algumas excees), e ao mesmo tempo reclamam por parte dos rbitros uma atuao imparcial, precisa e sem erros. Obviamente que este tipo de inter-relaes, presentes principalmente nos esportes coletivos, no pode ser resolvido dentro do campo da tica que convirja para valores como a honestidade, por exemplo, valor presente na sociedade que almejamos, ou seja, parece no haver alternativa digna que possa resolver esta permanente e grotesca contradio. E notem que a honestidade uma caracterstica que em momento algum descaracteriza o esporte em si e, certamente, faz parte dos ideais de qualquer sociedade pautada no bem-comum.

91

VAZ, Antnio Carlos. Reproduo ou transformao social: contribuies do esporte. In: ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN E.F., 7, 2001. Anais... Montivideo/Uruguay: Instituto Superior de EF, 2001. p. 87-97.

No que diz respeito ao efeito da vitria esportiva na vida de um indivduo preciso distinguir duas situaes: 2) VAIDADE: primeiro preciso separar o esporte de entretenimento da prtica esportiva. No esporte de entretenimento uma equipe participamos (geralmente passivamente; influenciado pelo adotamos pai) e arbitrariamente/passionalmente

transferimos, como se fosse possvel, as glrias da equipe para ns. Mas ser que isso de fato causa alguma modificao no indivduo? Parece-me claro que no, afinal, o que pode ter mudado no indivduo? Qual alterao pode ter lhe causado o fato da equipe pela qual ele torce ter vencido um jogo ou mesmo um campeonato? Talvez este fenmeno possa ser til, mas no para o sujeito oprimido por todas as situaes concretas ligadas sua subsistncia, mas aos sujeitos que oprimem, que buscam manter a dominao pela ignorncia e satisfao dos oprimidos no mundo simblico. J na prtica esportiva encontraremos outro tipo de situao, primeiro que a vitria na prtica esportiva, pode at melhor a auto-estima do indivduo, entretanto no provoca nenhuma mudana no Ser enquanto homem. Este indivduo no passou a ser algo melhor do ele era apenas por ser um vitorioso no esporte, ao contrrio, porque pode conduzi-lo vaidade que pode ser o ponto chave para compreenso da melhoria da auto-estima, e esta vaidade est ligada a uma competncia tcnica e no a uma qualidade intrnseca do homem, e essa competncia tcnica no estar a servio da sociedade. 3) INDIVIDUALISMO: O esporte contemporneo refora a individualidade em detrimento das aes coletivas. Ao contrrio do que dizem os idelogos do esporte, o esporte contemporneo no contempla o grupo. Em geral observamos, na imprensa, e refletindo por toda a sociedade, a exaltao do desempenho, da performance, individual, em detrimento do conjunto, da participao coletiva. Em geral d-se pouco ou nenhum destaque s participaes coletivas. Isto parece ser facilmente percebido na imprensa, pois sempre que um jogador cumpre funes tticas, mesmo que importantes, criticado, ou fala-se pouco dele, como se o mesmo tivesse tipo uma m atuao; j o atleta que assinala vrios gols em uma partida de futebol ser convidado a participar de todos os programas de TV, sair nos principais jornais, mesmo que ele tenha apenas empurrado a bola para dentro do gol.

92

VAZ, Antnio Carlos. Reproduo ou transformao social: contribuies do esporte. In: ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN E.F., 7, 2001. Anais... Montivideo/Uruguay: Instituto Superior de EF, 2001. p. 87-97.

4) COOPERAO: Parece-me importante, nesta anlise, lanar mo do conceito de cooperao aplicado por Marx (1984) ao discutir a diviso social do trabalho. Ele salienta a distino entre cooperao natural e cooperao voluntria. A natural aquela necessria, onde o sujeito no tem outra alternativa, como trabalhar em uma linha de produo, na verdade no h cooperao, ele apenas faz parte de um modelo de produo alienado e cumpre rigorosamente a parte que lhe cabe no conjunto desta produo. J na cooperao voluntria aparece o desejo, a inteno da cooperao como um ato de amor, de solidariedade, de fraternidade, que o engrandecer como homem, enquanto que na natural h uma cooperao instrumental, necessria para se atingir um determinado objetivo, e que em geral no engrandece o homem no sentido do Ser, mas, talvez, no sentido do Ter. E a mim, parece que a cooperao presente no esporte assemelha-se mais cooperao natural, porque numa partida de qualquer modalidade coletiva, em havendo possibilidade de concretizao de uma determinada ao ofensiva sem que seja necessria a participao de outros, certamente o sujeito desta ao assim o far. Em algumas modalidades esportivas como o voleibol, por exemplo, absolutamente imprescindvel a cooperao natural, uma vez que a prpria regra institucionalizada do esporte assim o exige, j para os esportes coletivos que possibilitam determinadas jogadas sem a necessidade da participao dos companheiros, como o futebol e o basquetebol, a cooperao no absolutamente necessria, no entanto instrumental, o jogador a faz nica e exclusivamente por conta de atingir melhores resultados e, assim, obter maiores vantagens pessoais. Portanto, podemos estar equivocados ao pensarmos no esporte como meio natural de se desenvolver a cooperao, preciso que criemos estratgias especiais para este fim, caso contrrio, prevalecer o individualismo. A cooperao natural no se sustenta como pressuposto para a plena realizao humana, mas sim, exclusivamente, para atingir objetivos pontuais, que no mximo aumentar seu prestgio profissional e/ou engordar a conta bancria dos indivduos envolvidos, ou quem sabe de alguns deles. Ou seja, a cooperao natural no tem como centro o homem enquanto sujeito que busca seu desenvolvimento pleno, mas sim os resultados instrumentais. 5) OS MITOS: a criao de mitos muitas vezes justificada como uma necessidade social. H um grande interesse da mdia em geral em criar os verdadeiros heris nas conquistas esportivas. Estes heris so quase sempre sujeitos individuais, nunca coletivos. Na ltima copa do mundo conquistada pela equipe brasileira, em 1994, o heri foi Romrio, que continua at hoje mitificado em nossa sociedade e freqentemente explorado pela mdia sob a condio de dolo que, em geral, extrapola as linhas do campo, onde ele

93

VAZ, Antnio Carlos. Reproduo ou transformao social: contribuies do esporte. In: ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN E.F., 7, 2001. Anais... Montivideo/Uruguay: Instituto Superior de EF, 2001. p. 87-97.

realmente atua com propriedade, para que ele se manifeste politicamente.E politicamente falando, os jogadores, salvo rarssimas excees (Scrates, Casagrande, Reinaldo, Wladimir, entre poucos outros) manifestam-se de maneira conservadora, geralmente hipotecando seu apoio a polticos conservadores. Uma sociedade que precisa de heris mostra-se incapaz de resolver seus problemas (que so coletivos) de forma coletiva, alis a criao de mitos e heris busca obscurecer as relaes de poder presentes em nossa sociedade. Dito isto, pode sugerir a alguns que o esporte no tem sada enquanto instrumento de educao que almeja a transformao, mas apenas a conformao social. Mas pretendemos agora apontar para possibilidades de atuao com o esporte numa perspectiva transformadora.

O ESPORTE NO PROCESSO DE TRANSFORMAO


Por que a preocupao com as possveis contribuies do esporte para uma tentativa de transformao societria? A importncia de se pensar no esporte em funo da dimenso simblica assumida por ele na sociedade contempornea e da penetrao cabal em todas as camadas sociais, embora para nossa reflexo interessa-nos, preferencialmente, falarmos das classes que vivem do trabalho (Antunes, 1999). Touraine (1998) ao falar do esporte em geral e do futebol em especial destaca que
o importante no futebol no o fato de que atrai milhes de espectadores aos jogos da Copa, mas de que esses grandes momentos so o pice da pirmide cuja base feita de grupos de garotos e meninas que batem bola no ptio de uma escola ou num terreno baldio.

E justamente essa capacidade de mobilizao, de seduo, que poder nos auxiliar neste projeto de transformao societria. preciso para isso, em um primeiro momento, a transformao dos valores e cdigos que esto presentes no esporte em geral e na prtica esportiva especificamente, como os j citados anteriormente. O esporte que idealizamos para essa nova sociedade, s pode ser compartilhado entre iguais, sem que desperte o desejo de alguns grupos ou pessoas se sobreporem a outros segmentos sociais. Partindo desta premissa torna-se necessrio afirmar que preciso que haja realmente a conscincia da semelhana entre os participantes e o reconhecimento de que este mesmo agrupamento social igualmente atingido por determinaes histricosociais, portanto polticas, que os oprimem, independente de nacionalidade, etc. Ou seja, absolutamente necessrio que haja conscincia, por parte dos grupos afetados, dos segmentos sociais que se vem submetidos a um conjunto de valores que os coloca, a priori, em condies de inferioridade, e que esse sentimento de inferioridade resultado das

94

VAZ, Antnio Carlos. Reproduo ou transformao social: contribuies do esporte. In: ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN E.F., 7, 2001. Anais... Montivideo/Uruguay: Instituto Superior de EF, 2001. p. 87-97.

produes ideolgicas e da ocupao das esferas de deciso por parte de sujeitos que no representam os interesses da maioria da populao. Dificilmente o esporte poder ser compartilhado de maneira fraterna entre sujeitos que se acham melhores do que os outros. Somente a partir da, que se torna possvel empreendermos qualquer ao transformadora, incluindo uma nova prtica esportiva, que no mais privilegiar a vitria, o resultado final, mas o prazer, enfocando o processo como possibilidade de realizao humana, de interao, de troca entre os iguais, de descobertas de que os problemas so os mesmos, ou seja, coletivos e no individuais como querem as classes dominantes. A partir das colocaes acima, podemos esclarecer que primeiramente necessrio gestar, fomentar, a percepo das desigualdades sociais e de que essas desigualdades so produto de uma sociedade dividida em classes, com interesses distintos e, fundamentalmente, que perceba isto como decorrncia da poltica, da correlao de foras presentes nas vrias instncias de poder. A idia, portanto, de se utilizar o esporte numa ao poltica transformadora passa necessariamente por uma interveno que visa ser questionadora da ordem poltica, econmica e social e seus valores vigentes.

ALGUMAS EXPERINCIAS
Valter Bracht (1997) levanta algumas questes sobre o desejo e a possibilidade de um movimento de contra-cultura. Coloca como entrave a produo (da industria) cultural e atribui aos governos popular-democrticos a tarefa de concretizao da transformao de um lazer consumido por um lazer construdo pela prpria comunidade e talvez, assim, contribuindo para uma cidadania numa perspectiva crtica. Como exemplo de experincia concreta de inverso dos ideais no esporte estimulados na sociedade capitalista, como j discutidos anteriormente, destaco o relato de uma aluna 7 que participando de um evento esportivo entre as igrejas evanglicas que possuem alguma afinidade entre si, formando assim um grupo (uma espcie de olimpada entre elas), participou de uma partida de futebol feminino e que no meio do jogo, ao sentir-se envergonhada diante do desenvolvimento da partida, por causa do dilatado placar, resolve propor s suas colegas de equipe uma atitude absolutamente inusitada: em todo gol sofrido por sua equipe, elas tambm comemorariam, entretanto, no houve qualquer ao para facilitar as jogadas da equipe adversria, ou seja, mantiveram o jogo tal como , procurando ganh-lo, todavia ao sofrerem os gols passaram a comemor-los de maneira idntica equipe adversria, o que causou uma reao de empatia com o pblico que assistia, que

95

VAZ, Antnio Carlos. Reproduo ou transformao social: contribuies do esporte. In: ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN E.F., 7, 2001. Anais... Montivideo/Uruguay: Instituto Superior de EF, 2001. p. 87-97.

passou ento a torcer por esta equipe e acabou a vergonha que as meninas estavam sentindo. Esta atitude, aparentemente infantil, esconde em suas entranhas uma necessidade de resistncia, de subverso dos valores presentes no esporte, que ao invs de proclamar o prazer, promove o brilho e como subproduto as situaes vexatrias; situao esta que desejamos abolir do esporte para uma nova sociedade. Toda ao vai depender das condies concretas para serem empreendidas, no entanto, por menor que seja o espao, sempre possvel darmos a nossa contribuio aos indivduos envolvidos em nosso programa. Ao atuar como supervisor de esportes no Esporte Clube Banespa, uma entidade fortemente marcada por uma atuao polticoclientilista, foi possvel desenvolvermos algumas aes que pudessem pelo menos democratizar o acesso s prticas scio-esportivas. Citaremos a seguir alguns exemplos a seguir. Criao de comisses ou deliberaes coletivas. A montagem de grupos paritrios de interesses representativos. preciso garantir a representatividade de todos os segmentos e, mais, preciso ser cuidadoso na proporcionalidade desta representao, pois ao contrrio, daremos legitimidade a uma ditadura da maioria, que tender a esmagar todos os segmentos minoritrios no aliados. As comisses eleitas ou mesmo de assemblias abertas uma das possibilidades de se exercer um ato pedaggico para a aprendizagem poltica. A desmontagem dos grupos instalados na coordenao de modalidades objetivando exterminar seus privilgios; a transparncia nas decises como meio de legitimar os resultados; os congressos tcnicos como momentos explcitos de aprendizagem de social. A criao e modificao de regras adaptando-as s nossas necessidades, a discusso como forma de explicitar as diferenas e as votaes legitimando as decises; e finalmente o combate a excluso, ou seja, garantir os direitos dos grupos minoritrios tambm expressarem suas idias e se envolverem nas atividades propostas pelas instituies de lazer. Outra atuao que quero destacar a participao em Administrao Pblica (gesto 89-92 em Santo Andr, Municpio da Grande So Paulo), em um mandato democrticopopular. Naquele momento, o objetivo maior foi o de estender a oferta de lazer esportivo/corporal a todos os segmentos da populao. Foi direcionar nossos esforos prioritariamente a quem historicamente foi negado. No entanto, toda a ao empreendida

Graduanda em Educao Fsica, aluna do 6 perodo na Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG).

96

VAZ, Antnio Carlos. Reproduo ou transformao social: contribuies do esporte. In: ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN E.F., 7, 2001. Anais... Montivideo/Uruguay: Instituto Superior de EF, 2001. p. 87-97.

parece no ter alterado as relaes hierrquicas e de excluso e individualismo presentes em nossa sociedade, talvez at as tenhas reforado, afinal, levamos a possibilidade da prtica esportiva aos vrios bairros do municpio, entretanto sem nenhuma crtica ao como faze-lo, ou seja, apenas reproduzimos o modelo televisivo. preciso considerar que, mesmo sem alterar a perspectiva mercadolgica do esporte, oferec-lo a toda a populao j um grande passo, j uma transformao, insuficiente, porm, para criarmos, a partir dele, novas conscincias. Mas o grande desafio propormos s pessoas uma prtica esportiva que os leve a reconhecer no outro a possibilidade de troca, de intercmbios, que os faa reconhec-los como pertencentes ao mesmo grupo social e que o resultado disto seja sempre o engrandecimento pessoal, o prazer, a retomada dos contatos pessoais, ou seja, do que h de humano nos Homens.

BIBLIOGRAFIA ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmao e a negao do trabalho. So Paulo: Boitempo, 1999. BRACHT, Valter. Sociologia crtica do esporte. Vitria/ES: UFES, 1997. FROMM, Erich. Conceito Marxista de Homem. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1964. MARX, Karl. Manuscritos econmicos-filosficos. Lisboa: Edies 70, [traduo: Artur Mouro], 1964. MARX, Karl. O dezoito Brumrio de Lus Bonaparte. In: Marx e Engels: textos III. So Paulo: Alfa-mega, p.199-285, s/d. MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alem. So Paulo: Editora Morales, 1984. TOURAINE, Alain. Esporte cria relaes de proximidade. Jornal Folha de S.Paulo. So Paulo: Folha de S. Paulo, caderno de esportes, 21 de junho de 1998.

97

You might also like