You are on page 1of 3

O SUCESSO DE UMA EMPRESA

Antonio Buscarin 6. Feira, 07/12/2012

O que o sucesso de uma empresa; como ele ocorre; porque em muitas empresas ele nem sempre acontece; porque, segundo dados poucas empresas sobrevivem por muito tempo etc...Como voc responderia isso? lgico que muitas respostas poderiam surgir, a partir desta questo, mesmo porque, ningum pensa da mesma forma, pois, cada indivduo tem um ponto de vista que, logicamente, difere dos demais e, assim, poderamos debater este assunto durante um bom tempo, at chegar a uma concluso, o que entendo muito difcil. Como me confesso, ser um defensor de um planejamento estratgico, como um indicador determinante do sucesso de uma empresa, pois, no podemos nos esquecer que estamos vivendo num mundo globalizado. As coisas mudam com uma velocidade tal, que precisamos estar sempre antenados das mudanas que nos envolve. O planejamento estratgico uma ferramenta que, infelizmente deixada de lado por muitos profissionais e empresrios, pois a dinmica empresarial exige tomada de deciso rpida e nem tudo feito com rapidez pode apresentar um resultado satisfatrio. Entendemos, que em muitos casos a opo seria partir para a ao e adiar a elaborao do planejamento. Diante disso, no podemos nos esquecer da reao dessa ao. Planejar, meus caros, faz parte de um processo que tem como objetivo estabelecer com a maior probabilidade de acertos, um caminho a ser seguido pelos colaboradores, durante a execuo de um projeto. No podemos nos esquecer de outros indicadores, como organizao, direo e controles, que devem ser agregados, seguindo uma seqncia de etapas, e procurando da melhor forma possvel alocar os recursos necessrios para se obter o resultado esperado, dentro um prazo de tempo previamente estipulado.

Como sabemos, ou, pelo menos teramos a obrigao de saber, o planejamento tem vrios enfoques e, poder ser utilizado conforme a necessidade dos indivduos e das empresas, pois, cada caso um caso.O foco a que nos prestamos o estratgico. A realidade empresarial atual bem diferente de antigamente, no que antes no era importante essa questo, que no dias atuais, vivenciamos um conjunto de variveis que podem impactar diretamente no cenrio e nos negcios das empresas, e as pessoas tm que estar preparadas para gerar resultados cada vez mais expressivos; no esquecendo nunca que preciso tambm, que conheam o negcio da empresa. Como acima citamos, em razo da globalizao, as necessidades e mudanas impostas pelo mercado, as organizaes esto procurando profissionais que realmente entendam essa dinmica, para direcionar suas aes de maneira estratgica, visando sempre melhores resultados e, logicamente continuar na disputa pela liderana do setor na qual est inserida. Aprendemos, com todos esses anos de vivncia na rea empresarial que a elaborao do planejamento tem que comear a partir da anlise ambiental, ou seja, anlise externa e interna da empresa. Essa estudo bem fundamentado, far com que o profissional ou empresrio, tenha condies de identificar as oportunidades existentes no mercado, as ameaas que podem comprometer o negcio e o seu desempenho, e tambm as foras que so os pontos fortes da organizao e as fraquezas que so os indicadores negativos ou pontos fracos, que so prejudiciais para a mesma. Deixamos claro, que todas as informaes relacionadas ao empreendimento, sero levantadas durante a anlise ambiental, tais como: 1 - quem so os principais clientes, seus concorrentes, quais as novas tecnologias existentes no mercado; 2 - como est o comportamento da economia da regio em que a empresa pretende atuar;

3 - quais indicadores polticos podem afetar ou no o negcio; se possui mo-de-obra capacitada e preparada para assumir novos desafios, se tem infra-estrutura adequada, etc. Depois disso tudo que acabamos de citar, deixando claro, que essa a nossa opinio. A ento que comearo a serem definidas as metas e os objetivos a serem atingidos. A elaborao de um plano de ao, a alocao dos recursos para execuo do projeto, o acompanhamento das etapas e o controle do andamento das mesmas, para com esse procedimento possam ser corrigidas, possveis falhas durante a execuo das atividades. Isso posto, no temos a menor dvida em afirmar que a organizao ter uma grande chance de obter um resultado favorvel. Saber onde a empresa quer chegar e traar as metas e os objetivos a serem alcanados, o papel do empresrio ou profissional, pois, ele quem vai escolher o melhor caminho a ser seguido pelos colaboradores; no entanto, para que isso seja possvel, fundamental que se tenha um bom conhecimento do negcio da empresa, pois, caso contrrio todo o esforo ser em vo e consequentemente o sucesso empresarial ficar mais difcil de ser conquistado.

You might also like