You are on page 1of 9

13/11/2012

Apresentao
Nome Profisso Experincia

Disciplina:

Matemtica Bsica e Estatstica Aplicada


Professor: Hanilton Rodrigues

Matemtica Bsica e Estatstica Aplicada

Historia dos Algarismos


Os nmeros foram criados, ao longo da histria, diante da necessidade do homem, pois precisavam de uma forma de representar as quantidades. As primeiras representaes numricas apareceram em razo da necessidade de se fazer a contagem dos animais, por exemplo. Os pastores soltavam seu rebanho pela manh e contavam esses animais atravs de pedrinhas que eram colocadas num saco. Para cada animal, usava-se uma pedrinha. Ao final do dia, ao buscar o rebanho, os pastores contavam de forma inversa, retirando do saco uma pedrinha para cada animal.

Algarismos significativos / Arredondamentos

Contagem registrada em ossos e pedras Fonte: Escola kids

Historia dos Algarismos


Nessa poca existiam outras formas de representao numrica, como ns em cordas ou riscos feitos em ossos e pedras, sendo que cada regio utilizava uma forma diferente. Fonte: Escola kids O homem percebeu que precisava de uma forma nica de representar essas quantidades, para facilitar o entendimento entre os diferentes povos. Os egpcios foram um dos primeiros povos a criar um sistema de numerao.

Historia dos Algarismos


Os romanos tambm inventaram uma forma de contar as coisas, ou seja, o seu sistema de numerao, conhecidos como nmeros romanos. Podemos encontrlos at hoje, sendo usados na escrita dos sculos, em relgios, captulos de livros, nomes dos papas, etc. Fonte: Escola kids Porm, os nmeros que usamos foram criados pelos indianos, no Norte da ndia, em meados do sculo V da era crist. As primeiras inscries aparecem aproximadamente da forma como escrevemos. Descobriram as posies de se colocar os mesmos para formar os nmeros maiores. Mas foram os rabes que difundiram essa forma de contagem e por isso ficaram conhecidos como indo-arbicos, atravs de um grande matemtico chamado al-Khwrizm, que deu o nome aos mesmos de algarismos.

13/11/2012

Historia dos Algarismos


Porque? 1 2 3...

Algarismos significativos

Algarismos significativos/arredondamentos
O resultado de uma medio expressa o valor de uma grandeza fsica. muito importante saber distinguir o valor efetivamente obtido no processo de medio. Os valores decorrentes de clculos ou arredondamento numrico no expressam a medida obtida. Assim, dado o resultado de uma medio, os algarismos significativos so todos aqueles contados, da esquerda para direita, a partir do primeiro algarismo diferente de zero. Ou seja, aqueles algarismos que tem importncia. Por exemplo: 38,49 cm - tem quatro algarismos significativos 0,0685m - tem trs algarismos significativos; e 0,0850Kg - tem trs algarismos significativos 7,854 x 102 = 785,4 Ambos tm os algarismos 7854 seguidos, a potncia de 10 apenas mover a vrgula (notao cientifica), que no afeta a quantidade de algarismos significativos.

Algarismos significativos/arredondamentos
Notao Cientfica Para escrevemos o nmero real n em notao cientfica precisamos transform-lo no produto de um nmero real igual ou maior que 1 e menor que 10, por uma potncia de 10 com expoente inteiro. n x 10z A mantissa obtida se posicionando a vrgula direita do primeiro algarismo significativo deste nmero. Se o deslocamento da vrgula foi para a esquerda, a ordem de grandeza (z) ser o nmero de posies deslocadas. Se o deslocamento da vrgula foi para a direita, a ordem de grandeza (z) ser o simtrico do nmero de posies deslocadas, ser portanto negativa.

Algarismos significativos/arredondamentos
Veja como fica 2048 escrito na forma de notao cientfica: 2,048 . 10 2048 foi escrito como 2,048, pois 1 2,048 < 10. Como deslocamos a vrgula 3 posies para a esquerda, devemos multiplicar 2,048 por 103 como compensao. Veja agora o caso do nmero 0,0049 escrito na forma de notao cientfica: 4,9 . 10- Neste caso deslocamos a vrgula 3 posies direita, ento devemos multiplicar 4,9 por 10-3. Veja que neste caso a ordem de grandeza negativa.

Algarismos significativos/arredondamentos
Algarismo correto e algarismo duvidoso:

Podemos observar que o lpis tem um pouco mais 9 cm e menos que 9,5 cm. Podemos dizer que o comprimento 9,2 cm ou 9,3. Ou seja, voc tem algarismo correto (9) e um duvidoso (2 ou 3). Porque este ultimo foi estimado por voc. Em qualquer nmero, o algarismo duvidoso ser o ltimo algarismo significativo, contando da esquerda para direita.

13/11/2012

Algarismos significativos/arredondamentos

Algarismos significativos/arredondamentos

Os algarismos significativos de uma medida so aqueles que possvel atribuir um significado fsico correto. O algarismo obtido por estimativa tambm se considera significativo.

9,65 cm
1 algarismo duvidoso 2 algarismos corretos
Na primeira rgua obtemos medidas com 2 algarismos significativos. Na segunda rgua obtemos medidas com 3 algarismos significativos. Isso nos mostra que a segunda medio mais precisa. Quanto maior o nmeros de algarismos significativos de uma medida, maior a preciso da medida.

Contudo a medida apresenta 3 algarismos significativos.

Algarismos significativos/arredondamentos
Significados do zero, esquerda e direita: Zeros esquerda do primeiro algarismo correto, antes ou depois da virgula, no so significativos. Refletem apenas a utilizao da unidade ou seus mltiplos e submltiplos. Ex.: 0,0895 m Note que se expressarmos o valor em centmetros, ao invs de metros, teremos 8,95 cm. Nada se altera com os trs algarismos significativos

Algarismos significativos/arredondamentos

Zeros colocados direita do resultado da medio so significativos: O resultado 0,0550Kg diferente de 0,055Kg, pois o primeiro tem trs algarismos significativos enquanto o segundo s tem dois. No primeiro caso, o zero o algarismo duvidoso, enquanto no segundo caso o algarismo duvidoso o cinco. Isso quer dizer que houve maior exatido de medio no processo que se obteve o resultado 0,0550Kg.

Algarismos significativos/arredondamentos

Algarismos significativos/arredondamentos

Influencia dos significativos no clculos: Vamos supor que voc fez trs medies de massa de um mesmo corpo em um balana de leitura digital, que apresenta o resultado em gramas, obtendo os seguintes valores: 5202g, 5202g e 5203g, temos ai quatro algarismos significativos. No entanto para apresentar a medio, voc resolveu fazer a mdia entre as leituras, utilizando trs casa decimais: 5202g + 5202g + 5203g = 15607g 3 = 5202,333g (5202,333g) Este resultado da medio sem uma informao adicional no verdadeiro, pois ele mostra sete algarismos significativos. Nesse caso, o resultado apresentado no apenas da medio, mas foi influenciado pelo calculo com trs casas decimais. Fazendo isto voc estar informando uma exatido muito superior ao que de fato ocorreu no processo de medio. O correto dar o resultado com a mesma quantidade de significativos da medio realizada: 5202g (quatro significativos).

13/11/2012

Algarismos significativos/arredondamentos

Algarismos significativos/arredondamentos

O contrario tambm pode ocorrer. Observando o exemplo dado, digamos que voc quer apresentar o valor em Kg, ou seja, 5,202Kg. A voc resolve arredondar o valor obtido para 5,2Kg. Esse resultado apresenta dois algarismos significativos e expressa uma exatido inferior aquela obtida pelo processo de medio. A maneira de correta de apresentar o resultado 5,202Kg, como os mesmo quarto algarismos significativos originais.

Algarismos corretos e avaliados aplicados medio:


O algarismo duvido tambm chamado de avaliado. Quando trabalhamos com medidas, como saber com quantos algarismos se escreve esta medida?
Tente medir o dimetro do seu lpis. Que resultado obteve? 7mm? 7,1mm? 7,15mm Essa pergunta tem inmeras respostas, e todas podem estar certa! Se voc mediu com uma rgua comum, provavelmente achou 7mm, ou talvez 7,5mm, ou ainda 0,7cm. Se voc dispe de um instrumento mais preciso, como um micrometro ou um paqumetro, pode ter achado 7,34mm ou 7,4082mm (isto vai depender do instrumento utilizado) Como saber qual o valor correto? Como escrever esse valor?

Algarismos significativos/arredondamentos

Algarismos significativos/arredondamentos

Na verdade, nem sempre existe um s valor correto nem uma s forma de escrev-lo. O valor de uma medida depende do instrumento utilizado, da escala em que ele est graduado e, as vezes, do prprio objeto a ser medido e da pessoa que faz a medio. Por exemplo, a medida do dimetro do lpis com uma rgua comum ser feita na escala em que ela graduada ( centmetros ou milmetros) e dificilmente algum conseguira express-la com mais de dois algarismos. Nesse caso, certamente o segundo algarismo avaliado ou duvidoso. Se for utilizado um instrumento mais preciso, possvel fazer uma medida com um numero maior de algarismos e, ainda, acrescentar mais um, o duvidoso.

Todos os algarismos que se obtm ao fazer uma medida, incluindo o duvidoso, so algarismos significativos. Se outra pessoa fizer a mesma medida, talvez encontre um valor um pouco diferente mas, ao escrev-lo, dever utilizar o numero correto de algarismos significativos.

Algarismos significativos/arredondamentos Exerccios


AS01) Indique o nmero de algarismos significativos de cada nmero abaixo: a) 12,00 b) 0,3300 c) 0,0015 d) 2,23. 109 e) 2008 AS02) As medidas indicadas abaixo esto corretamente em algarismo significativos. a) 473 m b) 37 mm c) 37,0 mm d) 0,0705 cm Escreva-as em notao cientfica e indique os algarismos corretos e o primeiro duvidoso, em cada medida. AS03) Quantos algarismos significativos existem na medida: D = 0,05709 dam? Qual(is) o(s) algarismo(s) correto(s)? Qual o algarismo duvidoso? (dam = decmetro) AS04) (PUC-SP) O nmero de algarismo significativos de 0,00000000008065 cm : a) 3 b) 4 c) 11 d) 14 e) 15 AS05) (Cefet-PE) A medio do comprimento de um lpis foi realizada por um aluno usando uma rgua graduada em mm. Das alternativas apresentadas, aquela que expressa corretamente a medida obtida : a) 15 cm b) 150 mm c) 15,00 cm d) 15,0 cm e) 150,00 cm

Algarismos significativos/arredondamentos Exerccios


AS01) Indique o nmero de algarismos significativos de cada nmero abaixo: a) 12,00 b) 0,3300 c) 0,0015 d) 2,23. 109 e) 2008 Soluo: a) 4 algarismos significativos, so eles 1,2,0 e 0 b) 4 algarismos significativos, so eles 3,3,0 e 0 c) 2 algarismos significativos, so eles 1 e 5 d) 3 algarismos significativos, so eles 2,2 e 3 d) 4 algarismos significativos, so eles 2,0,0 e 8

13/11/2012

Algarismos significativos/arredondamentos Exerccios


AS02) As medidas indicadas abaixo esto corretamente em algarismo significativos. a) 473 m b) 37 mm c) 37,0 mm d) 0,0705 cm Escreva-as em notao cientfica e indique os algarismos corretos e o primeiro duvidoso, em cada medida.
Soluo: a) 4,73 . 10 m - algarismos corretos 4 e 7; duvidoso 3 b) 3,7 . 10 mm - algarismo correto 3; duvidoso 7 c) 3,70 . 10 mm - algarismos corretos 3 e 7; duvidoso 0 d) 7,05 . 10-2 cm - algarismos corretos 7 e 0; duvidoso 5

Algarismos significativos/arredondamentos Exerccios


AS03) Quantos algarismos significativos existem na medida: D = 0,05709 dam? Qual(is) o(s) algarismo(s) correto(s)? Qual o algarismo duvidoso? (dam = decmetro)

Soluo: a) 5,709 . 10- dam - 4 algarismos significativos; corretos 5,7 e 0; duvidoso 9

Algarismos significativos/arredondamentos Exerccios


AS04) (PUC-SP) O nmero de algarismo significativos de 0,00000000008065 cm : a) 3 b) 4 c) 11 d) 14 e) 15

Arredondamentos

AS05) (Cefet-PE) A medio do comprimento de um lpis foi realizada por um aluno usando uma rgua graduada em mm. Das alternativas apresentadas, aquela que expressa corretamente a medida obtida : a) 15 cm b) 150 mm c) 15,00 cm d) 15,0 cm e) 150,00 cm

Algarismos significativos/arredondamentos

Algarismos significativos/arredondamentos

Regras de arredondamento: De acordo com a norma brasileira ABNT NBR 5891 de dezembro de 1977, o arredondamento deve ser feito conforme descrito abaixo: 1 Regra: Quando o algarismo imediatamente seguinte ao ultimo algarismo a ser conservado for inferior a 5, o ultimo algarismo a ser conservado permanecer sem modificao.
Exemplo: 1,333...3, arredondado a 1 casa decimal, tornar-se- 1,3.

2 Regra: Quando o algarismo imediatamente seguinte ao ultimo algarismo a ser conservado for superior a 5, ou sendo 5, for seguido de no mnimo um algarismo diferente de zero, o ultimo algarismo a ser conservado dever ser aumentado de uma unidade.
Exemplos: 1,666...6, arredondado a 1 casa decimal, tornar-se- 1,7; 4,851...5 arredondando 1 casa decimal, tornar-se- 4,9.

13/11/2012

Algarismos significativos/arredondamentos
3 Regra: Quando o algarismo imediatamente seguinte ao ultimo algarismo a ser conservado for 5 seguido de zeros: Se for impar Arredonda-se para o algarismo par mais prximo, ou seja, aumenta-se uma unidade.
Exemplos: 4,550 arredondando a 1 casa decimal, tornar-se-: 4,6; 2,750 arredondando 1 casa decimal, tornar-se-: 2,8. Se for par permanecer sem modificao.

Algarismos significativos/arredondamentos

A tabela a seguir resume uma regra de arredondamento de valores estabelecida pelo Sitema Internacional de Unidades (SI). Em metrologia e reas correlatas sugerido que o arredondamento e compatibilizao de valores sejam aplicados nos resultados finais, ou seja, na apresentao dos resultados, assim minimizando o possvel erro.

Exemplo: 2,250 arredondado 1 casa decimal tornar-se-: 2,2.


Como fica: 3,650001 - arredondado 1 casa decimal: 3,7

Algarismos significativos/arredondamentos
Tabela 1: Em conformidade com a Resoluo n 886/66 da Fundao IBGE, o arredondamento efetuado da seguinte maneira.
Condies <5 Procedimentos O ltimo algarismo a permanecer fica inalterado. Aumenta-se de uma unidade o algarismo a permanecer. (i) Se ao 5 seguir em qualquer casa um algarismo diferente de zero, aumenta-se uma unidade no algarismo a permanecer. (ii) Se o 5 for o ltimo algarismo ou se ao 5 s seguirem zeros, o ltimo algarismo a ser conservado s ser aumentado de uma unidade se for mpar. Exemplos 53,24 passa a 53,2 42,87 passa a 42,9 25,08 passa a 25,1 53,99 passa a 54,0 2,352 passa a 2,4 25,6501 passa a 25,7 76,250002 passa a 76,3

Algarismos significativos/arredondamentos
Operaes com algarismos significativos Conforme vimos anteriormente, os resultados de clculos que envolvem medidas devem conter apenas algarismos significativos. Por isso, necessrio observar as regras de calculo apresentadas a seguir. Adio e subtrao: Suponha que se deseje adicionar ou subtrair as seguintes parcelas: 2.807,5; 0,0648; 83,645 e 525,35. Para que o resultado da adio contenha apenas algarismos significativos, devemos, inicialmente, observar qual (ou quais) das parcelas possui o menor numero de casas decimais. No exemplo acima qual essa parcela? 2.807,5, pois possui apenas uma casa decimal.

>5

=5

24,75 passa a 24,8 24,65 passa a 24,6 24,7500 passa a 24,8 24,6500 passa a 24,6

Fonte: Adaptado de CRESPO, 1991

Algarismos significativos/arredondamentos
A parcela citada ser mantida como est. As demais parcelas devero ser modificadas, de modo a ficar com o mesmo nmero de casas decimais que a primeira escolhida. Utilizando-se as regras para arredondamento descritas anteriormente, as parcelas agora arredondadas para uma casa decimal so: Exemplo: 2807,5 + 0,1+ 83,6 + 525,4 = 3.416,6 Exemplo: 2807,5 - 0,1 - 83,6 - 525,4 = 2.198,4

Algarismos significativos/arredondamentos
Voc pode somar ou subtrair todas as parcelas e no final realizar apenas um arredondamento? Vejamos:
1 1 1 1 1

2.807,5 0,0648 + 83,645 525,35 3.41 6, 5 5 9 8 3.416,6


2 regra

- Logo o valor ser:

13/11/2012

Algarismos significativos/arredondamentos
Subtrao: 2.807,5 0,0648 83,645 525,35 2.198,4402 2.198,4

Algarismos significativos/arredondamentos

Vejamos este caso: 474,9 + 0,064 74,7500 549,7140


Arredondando cada parcela

1 regra

475 0,06 74,75 549,81

A resposta ? No

Portanto, devemos arredondar cada parcela de forma independente, respeitando as regras apresentadas!

Algarismos significativos/arredondamentos

Algarismos significativos/arredondamentos
Assim, no exemplo citado, como o fator que possui o menor numero de algarismos significativos 2,52, devemos manter, no resultado, apenas trs algarismos significativos, isto , o resultado deve ser escrito da seguinte maneira: Exemplo 1: 45,735 x 2,52 115,2522 = 115 Exemplo 2: 1,8 x 0,02 0,036 = 0,04 1,8 - tem 2 algarismos significativos 0,02 - tem 1 algarismo significativo Como 0,02 o fator que tem menor nmero de algarismos significativos, o resultado final ter o mesmo nmero de algarismos significativos que este.

Multiplicao e diviso: Multiplica-se e divide-se normalmente: 45,735 x 2,52 91470 228675 91470 115,25220

Entretanto, procedendo dessa maneira, aparecem, no produto, algarismos que no so significativos. Para evitar isso, devemos observar a seguinte regra: verificar qual o fator que possui o menor numero de algarismos significativo e, no resultado, manter apenas o numero de algarismos significativos igual ao deste fator.

Algarismos significativos/arredondamentos
Diviso: 500,8 : 24,1 = 20,78 = 20,8 500,8 - tem 4 algarismos significativos 24,1 - tem 3 algarismos significativos Como 24,1 o fator que tem menor nmero de algarismos significativos, o resultado final ter o mesmo nmero de algarismos significativos que este.

Algarismos significativos/arredondamentos
Notas explicativas: Ao contar os algarismos significativos de medida, devemos observar que o algarismo zero s significativo se estiver situado direita de um algarismo Exemplos: 1 - 0,00052 tem apenas dois algarismos significativos (5 e 2), pois os zeros no so significativos. 2 - 50.200 tem cinco algarismos significativos, pois aqui, os zeros so significativos. 3 0,000500 tem trs algarismos significativos, pois os zeros esquerda do algarismos 5 no so significativos.

13/11/2012

Algarismos significativos/arredondamentos

Algarismos significativos/arredondamentos
Desta forma, a mudana de unidade foi feita e continuamos a indicar que o 5 o algarismo duvidoso. Quando se tratar de operaes com nmeros fracionrios, no se aplicam as regras aqui expostas. Exemplos: 7" 16 3" 8 1" 2 0,4375"

Quando realizamos mudanas de unidades, devemos tomar cuidado para no escrever zeros que no so significativos. Por exemplo, suponha que queiramos expressar, em gramas uma medida de 9,67 Kg. Observe que esta medida possui trs algarismos significativos, sendo duvidoso o algarismo 7. Se escrevssemos: 9,67Kg = 9.670g. Estaramos dando a ideia errnea de que o 7 um algarismo correto, sendo o ultimo zero acrescentado o algarismo duvidoso. Para evitar este erro de interpretao, utilizamos a notao cientifica e escrevemos: 9,67Kg = 9,67 x 10g.

0,375

0,500"

Algarismos significativos/arredondamentos Exerccios


1 efetuar as operaes abaixo, utilizando as regras para operaes com algarismos significativos, arredondando os resultados. a) 3624,6 + 95,4400 = b) 0,004 + 0,0005 + 0,004501 = c) 5346,2 84,55 73,65 = d) 82,213 22,005 0,005001 = e) 5739 x 2,38 = f) 3446,59 x 6758,287 = g) 625,83 5,74 = h) 386,52 7,45 =

Algarismos significativos/arredondamentos
2 utilizando os critrios da norma ABNT NBR 5891 de dezembro de 1977. arredonde os valores abaixo conforme se pede: a) b) c) d) e) f) 85,65730 657,450554 548, 050001 86,085001 76, 00950 502,049 Arredondando 1 casa decimal = Arredondando 3 casa decimal = Arredondando 2 casa decimal = Arredondando 2 casa decimal = Arredondando 3 casa decimal = Arredondando 1 casa decimal =

3 dados os nmeros abaixo, informar quantos algarismos significativos possui cada um deles. a) 755,3 b) 0,00084 c) 947,10 x 107 d) 0,900020 e) 89,33330 f) 94,00 x 105

Algarismos significativos/arredondamentos
4 - Qual o resultado da soma das parcelas: 474,9; 0,064; 74,7500, considerando a regra dos algarismos significativos? a) 549,7 b) 549,8 c)549,714 d)549,9 e)549,72

Algarismos significativos/arredondamentos
8 Quantos algarismos significativos tem o numero 0,8605? a)1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

5 Qual o resultado do arredondamento do numero 64,58500 na segunda casa decimal? a) 64,59 b) 64,58 c) 64,6 d) 64,585 e) 65

9 O valor de 716 e 1316 arredondando na 3 casa decimal so respectivamente: a) 0,4375 e 0,8125 e) 0,438 e 0,812 b) 0,437 e 0,812 c) 0,438 e 0,813 d) 0,43 e 0,81

6 O valor de 15/16 equivale a: 10 O valor do clculo com algarismos significativos de 88,280 5,4 : a) 0,9475 b) 0,947 c) 1 d) 0,9375 e) 0,938 a)16,348 7 O valor 3/8 equivale em milsimos de polegadas a: a) 0,2 b) 0,37 c) 0,375 d) 0,365 e) 0,380 b) 16,35 c) 16 d) 16,3 e) 16,30

13/11/2012

Algarismos significativos/arredondamentos
11- O arredondamento do resultado de medio e da incerteza de medio, 45,8655 0,7501, com apenas dois algarismos significativos, mantendo a compatibilidade de casas decimais dos dois nmeros, : a) 4,5 0,7 b) 45,8 0,75 c) 45,86 0,75 d) 45,87 0,75 e) 45,80 0,75

You might also like