You are on page 1of 18

Enfermagem do Trabalho

Epidemiologia Aula 1 Profa. Me. Lisngela Cristina de Oliveira

Ol, seja bem-vindo! Antes de iniciar a leitura, assista ao vdeo a seguir e confira quais temas sero trabalhados nesta aula.

Introduo
Embora a Epidemiologia faa parte da histria recente das disciplinas acadmicas, ela uma cincia muito antiga, pois os homens sempre demonstraram interesse e preocupao com relao ao mistrio que envolve a morte e os processos de adoecimento. Para conhecermos as causas e o impacto sobre os indivduos das inmeras doenas que afetaram e ainda afetam a populao mundial, e entender o impacto destas sobre os indivduos e o meio, lana-se mo da cincia atravs do estudo da Epidemiologia. Nesta aula estudaremos o contexto histrico da disciplina de

Epidemiologia, com o objetivo de entender como se deu o processo de desenvolvimento e consolidao da mesma.

Definindo o termo: Epidemiologia


A palavra Epidemiologia origina-se do grego epedeimion, que formada pela juno do prefixo ep, com o radical dems mais o sufixo logos, conforme apresentado a seguir.

Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1

Portanto, Epidemiologia o estudo sobre o que afeta a populao. Para termos ideia de como essa cincia antiga, epidemia uma palavra encontrada com frequncia nos escritos de Hipcrates (460-377 a.C.), justificando a origem antiga do estudo sobre as doenas, suas causas e seus efeitos no homem. Ao longo da histria as definies de Epidemiologia foram sofrendo alteraes medida que os estudiosos no assunto encontravam correlao com outras reas de conhecimento abordaremos essas definies no decorrer do texto. No contexto moderno as definies para Epidemiologia levam em considerao o processo sade-doena e a quantificao dos eventos usando-se clculos matemticos, que so minuciosamente analisados atravs de tcnicas estatsticas. Mas at chegar ao conceito atual muitos contriburam para tornar essa cincia uma das mais importantes no contexto da sade. No vdeo a seguir voc poder conferir mais informaes sobre a origem e o uso da palavra Epidemiologia.

Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1

As definies na viso de vrios autores

Para complementar seus estudos, acesse o link a seguir. Voc poder fazer a leitura do texto Bases histricas da Epidemiologia, de Naomar de Almeida Filho. <www.scielo.br/pdf/csp/v2n3/v2n3a04.pdf>.

Alguns autores afirmam que a Epidemiologia comeou com Hipcrates, devido aos seus escritos sobre as epidemias de sua poca. Hipcrates viveu em um tempo no qual os povos deixaram a vida nmade para se reunirem em uma comunidade. Aps o homem dominar a agricultura e a domesticao de animais, as primeiras comunidades foram fundadas s margens de rios, onde as terras eram frteis e a gua abundante. Nesse momento da histria comearam as primeiras preocupaes com as epidemias. O convvio do homem com seus excrementos, que muitas vezes contaminavam rios e lagos, e com os animais permitiu a disseminao e o contgio de doenas como a gastroenterite, normalmente veiculada pelas guas contaminadas, surgindo assim um dos primeiros problemas de sade pblica. Desde os tempos de Hipcrates, vrios autores tm elaborado definies para o termo Epidemiologia, cada qual sob sua tica. A fim de entender o conceito atual de Epidemiologia, importante observar alguns desses conceitos antigos, que contriburam para a evoluo at chegar ao atual.

Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1

H alguns anos um pesquisador chamado Lilienfeld (1978) realizou um estudo sobre a evoluo das definies para Epidemiologia. Nesse estudo ele analisou definies propostas por vrios autores entre os anos de 1927 a 2000, e encontrou 23 definies para o termo. Vejamos a seguir algumas dessas definies encontradas.

Enfim, o conceito foi evoluindo com o passar dos anos at que, em 2005, Franco e Passos apresentaram o conceito mais aceito atualmente. Esses autores descrevem que: Epidemiologia um conjunto de conceitos, teorias e mtodos que permite estudar, conhecer e transformar o processo sadedoena na dimenso coletiva.

Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1

Em resumo, a Epidemiologia base para a sade coletiva, essencial para o desenvolvimento das cincias clnicas e fundamental na formao dos profissionais da sade e na elaborao de polticas pblicas. Veja mais sobre a evoluo do conceito de Epidemiologia no vdeo a seguir.

A histria da Epidemiologia
Desde os primrdios o homem desejava saber o motivo das doenas e formulava hipteses acerca dele. Naquela poca sabia-se que se havia doena, ela deveria ter uma causa. Dessa forma os povos primitivos comearam a formular suas teorias a respeito do processo de adoecimento e da causa das doenas. Na antiguidade, assrios, caldeus, egpcios e hebreus consideravam o corpo como um receptculo de causa externa, aberto a causas naturais ou sobrenaturais, para o desenvolvimento das doenas. Do ponto de vista desses povos havia apenas uma causa para este mal e esta sempre era externa ao organismo humano o homem era visto como um ser passivo diante das doenas que o acometia. Outros povos daquela poca, como os hindus e os chineses, acreditavam que o homem desempenhava um papel ativo no processo sade-doena e as causas eram naturalizadas, ou seja, o
6

Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1

conceito de adoecer desses povos previa a participao do homem na causa das enfermidades. Para eles a doena surge dos desequilbrios das foras que mantm a vida e da necessidade de restabelecimento das mesmas. Eles tambm colocam o homem como um ser capaz de buscar terapias que auxiliem na restaurao das foras vitais. Segundo o grego Hipcrates, no apenas a observao do indivduo (atravs da anlise dos humores, quanto qualidade, seus elementos ou rgos-sede), mas tambm do meio ambiente onde ele vive importante na avaliao das causas das doenas. A viso de Hipcrates vai de encontro com o que hoje chamada de viso holstica, como pode ser observado no texto de Cairus (2005). A cultura romana tambm teve sua participao na histria da Epidemiologia. A histria conta que entre os romanos havia muitos mdicos que receitavam frmacos, espelhados em Galeno (201-130 a.C.). Seus atendimentos eram restritos s cortes, exrcitos e famlias nobres, portanto a populao em geral no tinha acesso a eles. Esses mdicos geralmente eram escravos gregos de grande valor econmico, quase to caros quanto os eunucos e os gladiadores. Porm, a maior contribuio da era romana para a Epidemiologia foi a realizao de censos peridicos e de registros de nascimentos e bitos, dados relevantes que so utilizados at hoje, que tinham importncia poltica e administrativa. Mais tarde o cristianismo romano trouxe um retrocesso na anlise das causas, pois pregava o carter mgico-religioso para a sade caracterizando a doena como um castigo divino.
Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1
7

At os dias atuais quando se diz: O que eu fiz a Deus para merecer isso? herana desses tempos. Pode-se observar que ao longo da histria das civilizaes muitas teorias foram elaboradas para tentar encontrar a causa das doenas e o seu controle. A partir da Idade Mdia at meados do sculo IX a teoria mais aceita, sobre a causa das doenas, foi a teoria dos miasmas. Essa teoria explicava na poca alguns surtos, como os surtos de clera. Acreditava-se que a origem das doenas seria proveniente de emanaes oriundas da decomposio de animais e plantas que impregnavam o ar um bom exemplo a origem da palavra malria = mal + ar. A doena adquirida quando o homem entra em contato com o ar contaminado ou com o doente, e ainda hoje h quem acredite nessa teoria. O retorno na busca das causas para as doenas foi retomado durante a Revoluo Industrial. Nesse perodo houve grande deslocamento das populaes do campo para as cidades, atrados pela oportunidade de emprego nas fbricas. No entanto, a falta de estrutura das cidades acarretou problemas sanitrios devido s precrias condies de vida dos operrios, surgindo um novo perfil de sade/doena na populao.

Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1

Nesse

perodo

surgiram

grandes

pesquisadores

que

contriburam para a elucidao de causas e consequncias das doenas e pode-se deduzir que nessa poca comeou a preocupao com a medicina do trabalho. Em busca de conhecimento sobre o funcionamento do organismo e a causa das doenas, muitos cientistas realizaram pesquisas que ficaram na histria e que foram primordiais no controle de vrias doenas, como febre amarela, febre tifoide e clera. Como a Revoluo Industrial comeou na Europa, onde viviam vrios pesquisadores que se empenharam na elucidao dos casos, esse continente tornou-se o bero dos estudos

epidemiolgicos. Acompanhe a seguir. Louis Villerm (1782-1853) conceituou a origem social das doenas investigando a pobreza, as condies de trabalho e suas repercusses sobre a sade. Os conceitos de fatores de risco e origem das doenas atravs do mtodo cientfico superou a teoria miasmtica. Claude Bernard (1813-1878) realizou estudos sobre a fisiologia estruturado em definies das patologias e suas leses. Descreveu a funo glicognica heptica, a teoria do meio interno, entre outras.

Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1

John Snow (1813-1858) considerado o pai da Epidemiologia. Em 1850, investigando as epidemias de clera, concluiu que a falta de higiene pessoal seria um fator de risco para a transmisso direta de doenas, e que o fator de risco para a transmisso indireta das doenas estava correlacionado com a contaminao de rios e poos de gua pelo esgoto. Foi o primeiro a falar em micro-organismos sem ter disponvel um microscpio e a correlacionar a falta de higiene com a transmisso das doenas. Louis Pasteur (1828-1895), atravs do que era chamado na poca de medicina cientfica, desenvolveu a teoria microbiana, utilizada at hoje na prtica mdica e industrial, como a vacina antirrbica e o processo de pasteurizao do leite. Iniciou o processo de fundao do Instituto Pasteur de Paris, que mais tarde se espalharia por vrios locais no mundo levando o seu nome. Rudolf Virchow (1821-1902), mdico sanitarista, teve a

oportunidade de investigar e fundamentar as causas poltico-sociais da epidemia de tifo ocorrida na Silsia e contribuiu para o conhecimento da patologia e da medicina social. Graas contribuio desses grandes nomes da cincia, a medicina organicista fortaleceu-se a partir da segunda metade do sculo XIX. E no incio do sculo XX, o conhecimento da microbiologia levou instituio de conceitos de patologia, higiene, contgio, legislao sanitria, entre outros. O ensino dessa poca foi voltado para a medicina laboratorial e foram criadas muitas
10

Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1

escolas de sade pblica que se aplicavam a esta rea de conhecimento, como o Instituto Pasteur, na Frana, e o Instituto Oswaldo Cruz e a Escola de Manguinhos, no Brasil. Porm, a construo da Epidemiologia contempornea no se baseia apenas no conhecimento clnico e na medicina social. Outra cincia tem fundamental importncia nos estudos epidemiolgicos, que a estatstica. Criada com objetivo poltico, essa cincia inicialmente prestava-se anlise de registros populacionais. Porm, no sculo XVIII, o fsico, matemtico e mdico chamado Daniel Bernouilli (1700-1782), criador da teoria das probabilidades, utilizou clculos estatsticos para estimar o benefcio da vacinao contra a varola (em anos de vidas ganhos) e avaliar o custo-benefcio das prticas clnicas. Mais tarde, Wade Hampton Frost (1880-1938) foi o primeiro pesquisador a utilizar tcnicas estatsticas para calcular prevalncia de doenas e variaes na incidncia. Atravs de seus clculos, Frost pretendia correlacionar determinantes genticos e sociais s causas das doenas. Existe, portanto, uma raiz histrica da Epidemiologia que est baseada na trilogia de elementos conceituais, metodolgicos e ideolgicos representados pela Clnica (elucidao das causas e alteraes fisiolgicas, patolgicas e bioqumicas), Medicina Social (distribuio da doena na populao) e Estatstica (quantificao dos eventos) (Figura 1).

Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1

11

Figura 1 Trilogia dos elementos conceituais da epidemiologia.

O objetivo da Epidemiologia identificar fatores etiolgicos na gnese das enfermidades, como por exemplo:

O conhecimento da clnica da doena e suas causas, a princpio pela teoria unicausal (para cada doena um agente etiolgico) e mais tarde pelas teorias multicausais (para cada doena uma rede de causalidade), a forma em que a mesma est distribuda numa populao e a quantificao da ocorrncia mostra como os dados epidemiolgicos atuais contribuem para questes socioeconmicas, educacionais, nutricionais, associao de

doenas, e uma gama de outros fatores envolvidos no processo de adoecer.

12

Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1

Histrico Epidemiolgico no Brasil


A preocupao com a sade pblica no Brasil s aconteceu com a vinda da Famlia Real Portuguesa no incio do sculo XIX, no entanto somente os mais abastados tinham condies de serem atendidos nas poucas clnicas particulares no Rio de Janeiro. A populao em geral, com a falta de mdicos, procurava alternativas para sanar seus problemas de sade. Somente aps a proclamao da Repblica que algumas mudanas ocorreram no sentido de desenvolver aes sanitrias, devido ao desenvolvimento

econmico acelerado pelo comrcio do caf e chegada dos imigrantes. Durante o perodo de desenvolvimento das aes sanitrias o Brasil contou com grandes cientistas que contriburam para a melhoria das condies de sade da populao brasileira na poca e descobriram agentes causadores e transmissores de doenas, como tambm desenvolveram mtodos diagnsticos, tratamento e vacina para algumas dessas doenas. Destacam-se entre eles os cientistas apresentados a seguir. Oswaldo Cruz (1872-1917) trabalhou intensamente na

erradicao da varola. Foi contratado pelo governo brasileiro para desenvolver aes de combate e controle de doenas na Amaznia e fundou no Rio de Janeiro o Instituto de Manguinhos. Carlos Chagas (1879-1934) pesquisou as tripanossomases no Brasil e descobriu o agente etiolgico da Doena de Chagas, Trypanosoma cruzi, e seu vetor, o Triatoma infestans, tambm conhecido como bicho-barbeiro.
Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1
13

Adolpho Lutz (1855-1940) foi um dos maiores estudiosos da medicina tropical no Brasil. Realizou estudos sobre

ancilostomase, hansenase, febre amarela, tuberculose, entre outros. Publicou na Europa importantes trabalhos desenvolvidos aqui e enquanto esteve frente do Instituto Bacteriolgico dedicou-se intensamente s pesquisas laboratoriais. Emlio Ribas (1862-1925) publicou vrias obras sobre febre tifoide, hansenase, febre amarela, entre outras. Mas foi no estudo e no combate febre amarela que ele se destacou, chegando a adquirir voluntariamente a doena para realizar estudos a respeito da mesma. Estudou a distribuio da febre amarela nas cidades e promoveu campanhas de vacinao para controle da mesma. Graas aos esforos desses pesquisadores e de seus discpulos o Brasil conta hoje com grandes centros de pesquisa e desenvolvimento de meios diagnsticos e produtor de vacinas e medicamentos, a exemplo de Manguinhos e dos demais acima citados. No vdeo a seguir voc encontrar mais informaes sobre a histria da Epidemiologia. Confira!

14

Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1

Consideraes
A Epidemiologia apura as causas e as consequncias clnicas, calcula a extenso do agravo e atravs dessa anlise indica procedimentos de combate e preveno das doenas, tornando-se fundamental para o processo de equilbrio entre os estados de sade e doena. Atualmente, esses dados so de grande importncia para a sade coletiva no apenas para apurar a causalidade e a origem dos processos patolgicos, mas tambm para o desenvolvimento de polticas de preveno, controle e tratamento destes.

Acompanhe no vdeo a seguir alguns pontos importantes desta aula.

Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1

15

1. Observe as alternativas e assinale aquela que melhor conceitua Epidemiologia no contexto atual. a. Epidemiologia o estudo da doena como fenmeno coletivo ou de massa. b. Epidemiologia a disciplina voltada para o estudo da disseminao em massa das doenas. c. Epidemiologia um conjunto de conceitos, teorias e mtodos que permitem estudar, conhecer e transformar o processo sade-doena na dimenso coletiva. d. Epidemiologia deve ser entendida no sentido amplo como o estudo do comportamento coletivo da sade e da doena. 2. Assinale a alternativa que indica o pesquisador que considerado o pai da Epidemiologia. a. Louis Pasteur. b. Rudolf Virchow. c. John Snow. d. Daniel Bernouilli.

16

Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1

Referncias
ALMEIDA FILHO, N. de. Bases histricas da Epidemiologia. Cadernos de Sade Pblica, 1986, v. 2, n. 3, p. 304-311. ALMEIDA FILHO, N. de; ROUQUAYROL, M. Z. Epidemiologia & sade. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. ______. Introduo Epidemiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. BARATA, R. B. Epidemiologia social. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2005, v. 8, n. 1, p. 7-17. BENCHIMOL, J. L.; S, M. R.; BECKER, J. et al. Adolpho Lutz e a histria da medicina tropical no Brasil. Histria, Cincias, Sade Manguinhos, 2003, v. 10, n. 1, p. 287-409. BRASIL. Ministrio da Sade. Disponvel em: <www.sade.gov.br>. Acesso em: 20 nov. 2011. CAIRUS, Henrique F. Ares, guas e lugares. In: CAIRUS, Henrique F. & _________. Textos Hipocrticos: o doente, o mdico e a doena. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. p. 91-145. CZERESNIA, D. Constituio epidmica: velho e novo nas teorias e prticas da Epidemiologia. Histria, Cincias, Sade

Manguinhos, 2001, v. 8, n. 2, p. 341-356. E-BIOGRAFIAS: Carlos Chagas. Disponvel em: <www.e-

biografias.net/biografias/carlos_chagas.php>. Acesso em: 6 dez. 2011.

Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1

17

E-BIOGRAFIAS:

Emlio

Ribas.

Disponvel

em:

<www.e-

biografias.net/biografias/emilio_ribas.php>. Acesso em: 6 dez. 2011. FRANCO, L. J.; PASSOS, A. D. C. Fundamentos de

Epidemiologia. Barueri: Manole, 2005. LILIENFELD, D. E. Definitions of Epidemiology. Am J Epidem, 1978, 107, p. 87 - 90. UJVARI, S. C. Meio ambiente & epidemias. So Paulo: Editora Senac, 2004.

18

Enfermagem do Trabalho | Epidemiologia | Aula 1

You might also like