You are on page 1of 30

A ECONOMIA BRASILEIRA A PARTIR DE 1985

Do fim do regime ditatorial at os primeiros anos da dcada de 1990, o pas enfrentava uma ciranda financeira e o aumento dos ndices de inflao. Ao receberem seus salrios, os trabalhadores corriam aos supermercados porque seu poder de compra se reduziu de maneira acelerada, e deixar para fazer as compras 15 dias depois significava uma reduo de at 40% em seu poder aquisitivo. Assim, as famlias e os empresrios tinham grande dificuldade de planejar suas aes futuras e a renda se concentrava aceleradamente, penalizando as camadas mais pobres da populao e favorecendo as classes mais abastadas. isso se deu devido ao fim do perodo militar no Brasil e as mudanas econmicas que ocorriam no mundo inteiro nesse perodo.

PLANO

CRUZADO

Tancredo Neves, eleito indiretamente em 1985, no chegou a ser empossado porque faleceu. Nessa eleio, os eleitores foram os parlamentares - deputados federais e senadores - e representante dos partidos polticos que formavam o Colgio Eleitoral. Seu vice, Jos Sarney, que apoiou o regime militar desde seu incio, assumiu o cargo de presidente em 15 de maro do mesmo ano. Durante seu mandato ele preocupou-se em implementar reformas, visando estabilizar a economia e obter apoio popular.

Embora tenha implantado posteriormente outros trs pacotes tentando estabilizar a moeda, seu governo ficou marcado pelo

Jos Sarney na poca em que era presidente do Brasil

primeiro deles, o Plano Cruzado, lanado em 28 de fevereiro de 1986. Entre as principais medidas destacavam-se a troca da moeda nacional - mil cruzeiros passaram a valer um cruzado - e o congelamento de preos e dos salrios. Com exceo do mnimo (que subiu 16%), todos os salrios foram definidos com base no poder de compra mdio dos ltimos seis meses e acrescidos de um abono de 8%. As medidas, associadas manuteno das datas de reajuste das categorias profissionais, ao aumento dos prazos de financiamento dos credirios para a compra de bens de consumo e ao controle da taxa de cmbio, promoveram rpido aumento no poder de compra dos assalariados.

Cruzado - a moeda adotada no Brasil durante o Plano Cruzado

O plano contou com grande apoio da populao e de parcela expressiva de economistas dos partidos de oposio. A populao foi estimulada a denunciar os estabelecimentos comerciais, principalmente supermercados que aumentavam os preos de suas mercadorias desobedecendo o congelamento imposto pelo plano. As taxas de inflao tiveram uma queda vertiginosa, mantendo-se baixas at outubro de 1986, e levaram o PMDB, partido do presidente, a eleger os governadores de 22 das 24 unidades da federao (estados e o distrito federal) ento existentes.

Manchete do jornal O Estado de So Paulo, em 1 de maro de 1986

Com o aumento da demanda, rapidamente comearam a sumir produtos das prateleiras, e a escassez - que em alguns casos era real, mas em outros era provocada por fabricantes e comerciantes que se recusavam a vender seus produtos pelo preo congelado levou cobrana de gio na comercializao. Nessa poca, como o Brasil possua uma das economias mais fechadas do mundo ocidental (nossa abertura comercial se iniciou em 1990), no havia possibilidade de o governo liberar a importao de bens de consumo para combater o aumento dos preos. No caso da carne, os pecuaristas se recusavam a abater o gado e a escassez do produto criou um mercado paralelo, com a carne sendo vendida a preos muito superiores aos definidos pelo congelamento.

A carne foi um dos produtos que influenciou no fim do congelamento de preos

O retorno dos reajustes de preos ocorreu com rapidez e, consequentemente, a inflao voltou a subir, em decorrncia da:

cobrana de gio na comercializao de produtos; falta de concorrncia dos produtos importados; contnua elevao nas cotaes do dlar em relao moeda nacional - que provocava a elevao de preos em todos os produtos importados, como petrleo, trigo e mquinas; manuteno do dficit pblico, que alimentava novamente a ciranda financeira.

Logo aps as eleies de outubro de 1986 (para a escolha de novos governadores, senadores, deputados federais e estaduais), foi lanado o Plano Cruzado II, com grandes reajustes nas tarifas pblicas e forte aumento nos impostos indiretos, reduzindo o poder de compra da populao. Em fevereiro de 1987 foi abolida o controle oficial de preos e a correo monetria voltou a ser mensal, para acompanhar o descontrole inflacionrio, cuja consequncia a diminuio dos salrios reais. Tambm foi decretada a moratria do pagamento da dvida externa, o que bloqueou imediatamente o ingresso de capital estrangeiro no pas e criou grandes dificuldades de negociao no mercado internacional.

Nos anos seguintes, o governo Jos Sarney se caracterizou por perda de popularidade e o lanamento de dois outros planos econmicos (Plano Bresser e Plano Vero), todos com srios problemas para serem postos em prtica. Apesar das sucessivas tentativas de controle, uma das principais heranas do governo Sarney foi uma altssima inflao: 53% em dezembro de 1989, atingindo 85,12% em maro de 1990, quando o mandato se encerrou. Ao longo da dcada de 1980, a ciranda financeira e as altas taxas de inflao, com a consequente perda do poder de compra dos salrios, foram responsveis por um perodo de estagnao na produo industrial e de baixo crescimento econmico (segundo o Banco Mundial, o PIB brasileiro cresceu em mdia 2,7% nos anos 1980). A necessidade de controlar a inflao e ajustar as contas externas - fortemente comprometidas com o aumento do preo do petrleo e das taxas de juros no mercado internacional - havia levado o governo Figueiredo, o ltimo do regime militar, a se preocupar com ajustes de curto prazo na poltica econmica. O mesmo ocorreu na gesto de Sarney. Essa prioridade significou uma dcada inteira sem planejamento econmico de longo prazo, com exceo de alguns setores (poltica de reserva de mercado para informtica e incentivo exportao de celulose, por exemplo). Houve nesse perodo, uma queda de 5% na participao da produo industrial no PIB brasileiro.

Com a volta da inflao era comum funcionrios dos supermercados remarcarem diariamente o preo dos produtos

No campo da poltica econmica e do papel do Estado, o governo Sarney foi responsvel por um incipiente processo de privatizao de empresas estatais, comeando a retirar o Estado do setor produtivo para concentrar sua ao na fiscalizao e na regulamentao. Foram vendidas 17 empresas estatais, das quais as mais importantes foram a Aracruz Celulose, a Caraba Metais e a Eletrossiderrgica Brasileira (Sibra.

Mdia de inflao do Brasil desde a dcada de 1930

Aracruz Celulose - uma das primeiras empresas privatizadas durante o processo de abertura econmica do Brasil

Fernando Collor, eleito em 1990, foi o primeiro presidente a chegar ao poder via voto popular aps o fim do regime militar. Um dia depois da posse, o novo governo lanou um plano de estabilizao econmica que ficou conhecido como Plano Collor, baseado no confisco generalizado por 18 meses dos depsitos bancrios em dinheiro superiores a 50 mil cruzeiros (cerca de R$ 6.700,00 em valores de janeiro de 2012 usando o IPCA como indexador, ou R$ 3.700,00 caso utilizasse o dlar como referncia). Com isso a equipe econmica esperava reduzir o consumo e, consequentemente, frear a inflao. A falta de dinheiro em circulao reduziu a inflao, de 85% em maro para 14% em abril de 1990.

PLANO

COLLOR

Fernando Collor de Melo na poca que era presidente do Brasil

A liberao antecipada dos recursos retidos poderia ser feita pelo Ministrio da Fazenda, que estudava os pedidos caso a caso. Podiam ser liberados depsitos de empresas para pagamento de salrios e dinheiro de pessoas doentes que necessitavam de tratamento mdico, entre outros casos. Como haviam excees que permitiram a liberao dos recursos bloqueados, aumentavam as presses exercidas por polticos e lobistas para obt-las, o que se tornou grande fonte de corrupo. As prticas de corrupo, comandadas pelo tesoureiro da campanha eleitoral de Collor, foram amplamente divulgadas pela imprensa. As demais empresas e trabalhadores receberam seu dinheiro de volta em 18 parcelas, que comearam a ser pagas aps 18 meses de confisco. Segundo clculos divulgados na poca, o poder de compra do dinheiro devolvido havia se reduzido em aproximadamente 40%, uma vez que os ndices de reajuste utilizados foram menores que os da inflao.

A permisso para elevao de preos de alguns servios privados e tarifas pblicas levou ao retorno da espiral inflacionria j no incio de 1991, antes que o plano completasse seu primeiro ano. Os ndices da inflao ocorrida aps o Plano Collor foram menores que os ndices anteriores a esse plano porque havia falta de dinheiro em circulao no mercado. A consequente recesso (em 1992 houve uma queda de 0,5% no PIB) levou a um grande aumento do desemprego e da economia informal, uma vez que o plano no promoveu crescimento econmico, distribuio de renda, nem combate ao dficit pblico. Alm do confisco monetrio, o Plano Collor apoiava-se em outros trs pontos:

Populao protesta contra as medidas praticadas pelo presidente Fernando Collor de Melo

diminuio da participao do Estado no setor produtivo por intermdio da privatizao de empresas estatais e da concesso iniciativa privada da explorao de rodovias

Essas medidas tiveram continuidade durante os governos de Itamar Franco (que sucedeu Fernando Collor) e Fernando Henrique Cardoso.

A ABERTURA COMERCIAL, A PRIVATIZAO E AS CONCESSES DE SERVIOS


A entrada de mquinas e equipamentos industriais de ltima gerao promoveu a modernizao do parque industrial e o aumento da produtividade e, portanto, da capacidade de competio no mercado internacional; entretanto a modernizao da produo causou grande elevao nos ndices de desemprego estrutural. No setor de bens de consumo, a entrada de produtos importados de pases que aplicavam elevados subsdios s exportaes e pagavam baixssimos salrios (com destaque para a China, nos setores de calados, txteis e brinquedos) provocou a falncia de muitas indstrias nacionais, contribuindo para elevar mais ainda o

desemprego. A concorrncia com mercadorias importadas, no entanto, fez com que a qualidade de muitos produtos nacionais melhorasse e provocou significativa reduo dos preos, beneficiando os consumidores.

Na indstria automobilstica, embora tenha havido grande reduo no nmero de trabalhadores por unidade fabril, verificou-se significativo aumento do nmero de instalaes industriais, com a entrada de novas fbricas que no produziam no Brasil (Honda, Toyota, Renault, Peugeot e outras) e novos investimentos de outras empresas que j estavam instaladas antes da abertura s importaes, como a construo de uma nova fbrica da Ford em Camaari (BA) ou da GM em Gravata (RS). Com isso, o Brasil transformou-se no quinto produtor mundial de automveis.

Com a abertura econmica, se proliferam as lojas de produtos importados no Brasil

At o incio da dcada de 1990 existiam indstrias automobilsticas somente em So Paulo e Minas Gerais. Com a abertura econmica houve ampliao no nmero de fbricas e disperso espacial. A diversificao de marcas nesse setor tambm foi caracterstica importante deste momento. Tanto a privatizao de empresas estatais quanto a concesso de

Fbrica da Honda em Manaus (AM)

explorao dos servios de transporte, energia e telecomunicaes a empresas privadas apresentaram aspectos positivos e negativos, dependendo da forma como foram realizadas as transferncias e dos problemas relacionados administrao e fiscalizao.

A maioria das empresas privatizadas dependia de recursos do governo e no pagava diversos tipos de impostos. Ao privatiz-las, os governos federal, estaduais e municipais trocaram uma fonte de prejuzos por uma maior arrecadao de impostos. Por exemplo, no setor siderrgico: a nica estatal lucrativa era a Usiminas, que, estrategicamente, foi a primeira a ir a leilo, para que os investidores acreditassem na disposio de reforma estrutural do Estado brasileiro. Todas as demais companhias siderrgicas - a Nacional (CSN), a de Tubaro (CST) e a Paulista (Cosipa, comprada pela Usiminas em 2009), entre outras - eram deficitrias. Atualmente so lucrativas, aumentaram o volume de exportao do pas e pagam altas somas de impostos nas trs esferas do governo.

Manifestao no Rio de Janeiro contra a privatizao da Vale do Rio Doce em abril de 1997

Nos setores de transportes e telecomunicaes, alm de as empresas serem deficitrias, os sistemas estavam completamente falidos e o Estado tinha dificuldade poltica e baixa capacidade de

Momento em que a Vale do Rio Doce era privatizada, em 6 de maio de 1997

investimento para recuper-los. As rodovias estavam em pssimo estado de conservao, e uma linha telefnica era considerada um patrimnio pessoal, chegava a custar 5 mil reais, praticamente 5 mil dlares no mercado paralelo em 1995. Alm disso, as tarifas estavam completamente defasadas. Seu valor era estabelecido segundo convenincias polticas e manipulado para que no pressionasse as taxas de inflao, o que elevava o dficit pblico e acabava por alimentar a prpria inflao. Com a privatizao e a concesso de explorao dos servios pblicos, esses setores receberam investimentos privados, se expandiram e passaram a operar em condies melhores que anteriormente, custa de aumento nas tarifas.

Na dcada de 1990, os governos eram acusados pelos partidos de oposio de vender o patrimnio do Estado e abandonar a infraestrutura nas mos da iniciativa privada, com claro prejuzo para a populao. Porm, desde aquela poca at os dias atuais, o Estado continua legalmente comandando todos os setores concedidos e privatizados por intermdio da ao de agncias reguladoras: Agncia Nacional de Energia Eltrica (Aneel), Agncia Nacional de Telecomunicaes (Anatel), Agncia Nacional do Petrleo (ANP), Agncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outras.

Com a privatizao dos meios de comunicao ficou mais fcil ter um aparelho de telefonia mvel

Entretanto, as empresas de telefonia continuam com srios problemas tcnicos e de atendimento ao consumidor, prestando servios com qualidade inferior de congneres dos pases desenvolvidos, onde fica a sede de algumas delas. No raro os sistemas entrarem em pane e ocorrer desrespeito s normas legais de atendimento ao cliente. Frequentemente, as agncias reguladoras levam multas, ou mesmo chegam a proibir a extenso do atendimento. Por meio dessas agncias, o Estado brasileiro regula e fiscaliza os servios e controla o valor das tarifas praticadas em cada um dos setores. O aumento no preo do pedgio, do pulso telefnico ou da energia eltrica obedece s condies estabelecidas nos contratos de concesso. Para aumentar os preos, as empresas concessionrias devem cumprir metas de investimento, comprovar aumento de custos ou registrar em contrato que o reajuste estar atrelado a algum ndice de inflao. Em alguns casos, at o percentual de lucro que as empresas podem obter est estabelecido em contrato, como no caso da Ecovias, concessionria das rodovias Anchieta e Imigrantes (SP), cuja margem de lucro no pode ultrapassar 11% ao ano sobre o capital investido.

Entre os casos de m gesto, tanto por parte do governo quanto das empresas concessionrias, destaca-se o da energia eltrica. Em 2001, foi imposto um racionamento populao e em 2009 ocorreu colapso no abastecimento que deixou quase todo o pas sem energia eltrica por algumas horas (conhecido como "apago"). Esses fatos se explicam pela falta de planejamento estratgico, fiscalizao e investimentos no setor.

Rodovia dos Imigrantes na Serra do Mar em So Paulo

Porm, a indexao de algumas tarifas pblicas causa problemas populao. Como geralmente os salrios no so indexados (os reajustes so negociados por setor e por sindicato), no acompanham os reajustes das tarifas, que ano a ano aumentam seu peso nos oramentos familiares. Uma das principais crticas ao processo de privatizao e concesso refere-se ao destino dado ao dinheiro arrecadado pelo Estado nos leiles - direcionados ao pagamento de juros da dvida interna, sem amortizao do montante principal - e desnacionalizao provocada por esse processo. Com as privatizaes e a abertura da economia brasileira, houve forte ingresso de capital estrangeiro em setores produtivos anteriormente dominados pelo Estado e por empresas de capital privado nacional. Com o ingresso do capital estrangeiro no setor produtivo, a economia brasileira reduziu sua dependncia do capital especulativo, o que a tornou mais slida e mais bem estruturada, mas aumentou a sada de dlares na forma de remessa de lucros e pagamento de royalties s matrizes das empresas que se instalaram no pas. Para equilibrar a balana de pagamentos, as estratgias principais so o incentivo s exportaes, ao aumento no fluxo de investimentos estrangeiros, internacionalizao de empresas brasileiras, entre outras.

Apago no Rio de Janeiro ocorrido em 10 de novembro de 2009

A abertura econmica contribuiu para a entrada de investimentos estrangeiros

Apesar do exposto, o Brasil ainda tem uma economia muito fechada do ponto de vista comercial quando comparada de outros pases,, tanto os desenvolvidos quanto alguns emergentes. Em 2008, sua participao mundial era de apenas 1,2% nas exportaes e 1,1% nas importaes, enquanto a participao dos Estados Unidos, por exemplo, era de 8,1% e 13,2%, e a da Coreia do Sul, que tem um PIB menor que o brasileiro, de 2,6% e 2,7%, respectivamente. Assim, a partir de 1990, os sucessivos dficits pblicos se transformaram em supervits custa de maior desnacionalizao da economia, o que aumentou o fluxo de royalties e remessas de lucro. Em contrapartida, a acelerada modernizao de alguns setores da economia fez aumentar a competitividade da nossa produo agrcola e industrial no mercado internacional.

A modernizao da agricultura contribuiu para fortalecer o setor primrio do Brasil

Com a renncia de Fernando Collor, seu vice-presidente Itamar

PLANO

REAL

Franco, assumiu o comando do governo brasileiro por pouco mais de dois anos - de outubro de 1992 at o final de 1994. Nos primeiros sete meses de seu mandato trs ministros passaram pela pasta da Fazenda, as taxas de inflao se mantiveram muito altas e o crescimento econmico muito baixo (segundo o Banco Mundial, entre 1990 e 1994, o PIB brasileiro cresceu apenas 2,2% em mdia).

Em maio de 1993, o presidente transferiu seu ministro das Relaes Exteriores, Fernando Henrique Cardoso, para o Ministrio da Fazenda. A inteno era de colocar no cargo um poltico com livre trnsito entre os vrios partidos polticos com representao no Congresso Nacional na poca. O governo tentaria iniciar o processo de estabilizao econmica por intermdio de uma negociao poltica, conduzida diretamente pelo ministro da Fazenda. A primeira medida adotada foi a de cortar trs zeros da moeda corrente e passar a cham-la de cruzeiro real - ato ineficiente, e de fundo meramente psicolgico, que no reduziu a inflao.

Itamar Franco - ex-presidente do Brasil

O Plano Real, que permitiu controlar a inflao depois de sete pacotes malsucedidos, foi lanado em maro de 1994 e se baseava na paridade entre a nova moeda, o real, e o dlar, com cotao de R$ 1,00 = US$ 1,00. Para controlar o cmbio, o governo elevou as taxas de juros, com a inteno de atrair capitais especulativos do exterior e aumentar as reservas de dlares do Banco Central. Na lgica desse plano, medida que se consolidasse a estabilizao da moeda e o Congresso Nacional aprovasse as reformas estruturais necessrias ao controle do dficit pblico (principalmente a reforma da previdncia, a tributria e a trabalhista), haveria maior ingresso de capitais produtivos e o Banco Central poderia reduzir as taxas de juros sem comprometer o desenvolvimento econmico.

Antes da substituio do cruzeiro real pelo real, foi criada a Unidade Real de Valor (URV), cuja cotao diria acompanharia a cotao da moeda norte-americana. A partir de 1 de maro de 1994 a URV passou a valer um dlar e a populao deveria acompanhar a variao de preos nas cotaes das duas moedas: o cruzeiro real, que perdia valor diariamente, e a URV, cujo valor deveria variar pouco. Na prtica, a inflao em cruzeiro real era a inflao brasileira, mas a populao no deveria aceitar aumento de preos em URVs, porque isso significaria inflao em dlar, que nos Estados Unidos era inferior a 5% ao ano. Depois de trs meses, quando considerou aceitveis os ndices de inflao em URV, o governo substituiu o cruzeiro real pelo real e garantiu a converso inicial da nova moeda pela cotao R$ 1,00 = US$ 1,00.

Nos trs primeiros anos de sua vigncia, o Plano Real proporcionou grandes avanos ao pas, o que garantiu a vitria de Fernando Henrique Cardoso nas eleies presidenciais de 1994 e 1998. De imediato houve aumento de 28% no poder aquisitivo da populao de baixa renda, como resultado do controle da inflao, que nunca era repassada integralmente aos salrios nas pocas de reajuste. Esse aumento no poder de compra incluiu no mercado muitas famlias que estavam abaixo da linha de pobreza, estimulando o crescimento na produo industrial.

Fernando Henrique Cardoso na poca que era presidente do Brasil

Entretando, alguns fatores obrigaram o Banco Central a manter elevado a taxa de juros:

a falta de empenho do governo e a conduta da oposio, contrrios aos projetos de reforma enviados ao Congresso; o dficit comercial resultante da manuteno de uma taxa de cmbio irreal; a ocorrncia de crises externas que reduziram o fluxo de dlares na economia brasileira.

A manuteno dos juros altos inibe o desenvolvimento das atividades produtivas, ou seja, limita o crescimento do PIB. Nesse contexto, a partir de 1997, os ganhos de renda da populao de menor poder aquisitivo foram praticamente anulados pelo aumento dos ndices de desemprego e de inflao no repassada aos salrios. Apesar de mantida em ndices considerados aceitveis, a inflao acumulada ano a ano reduziu o poder aquisitivo dos assalariados, concentrando ainda mais a renda.

Ao longo da campanha eleitoral de 1998, o Brasil sofreu um forte ataque especulativo, o que levou o governo a abandonar o compromisso de manuteno das taxas de cmbio da poca (aproximadamente R$ 1,30 por dlar) e em janeiro de 1999 houve uma maxidesvalorizao do real: subiu cerca de R$ 1,60 para R$ 2,20. Essa nova cotao deu incio a um aumento nas exportaes e uma reduo no volume de bens importados.

A maxidesvalorizao cambial do incio de 1999 s permitiu saldos positivos na balana comercial brasileira a partir de 2001, pois as empresas precisam de um tempo relativamente longo para conquistar mercados, vender seus produtos e receber pelas vendas. Alm da desvalorizao cambial, no podemos esquecer que a modernizao da economia contribuiu para o aumento da competitividade das empresas brasileiras. Num primeiro momento, essa desvalorizao cambial provocou aumento da inflao, uma vez que produtos importados (como trigo, petrleo e equipamentos de comunicao e informtica) ficaram mais caros e a populao em geral, novamente, teve perda em seu poder aquisitivo. Depois que esse aumento foi repassado aos preos dos produtos, entretanto, a desvalorizao cambial permitiu que vrios setores industriais aumentassem a sua produo, porque muitos bens de consumo e de capital, anteriormente importados ficaram mais caros no mercado interno. Embora involuntria, esta foi uma prtica de protecionismo. A reduo no volume das importaes, associada ao aumento nas exportaes, reduziu - mas no eliminou - a vulnerabilidade da economia brasileira e sua dependncia ao ingresso de capital estrangeiro.

Saldo comercial do Brasil desde 1994

Ao longo do governo Fernando Henrique os ndices de crescimento econmico foram baixos e o desemprego continuou elevado, na casa dos 10% da Populao Economicamente Ativa (PEA). Esses fatores, associado consequente perda de poder aquisitivo dos assalariados a partir de 1997, colaboraram para a derrota de Jos Serra (PSDB), contra Luiz Incio Lula da Silva (PT), nas eleies de 2002. Durante a campanha eleitoral daquele ano e durante o perodo de transio entre o governo Fernando Henrique Cardoso e o de Lula, a moeda norte-americana novamente sofreu forte valorizao especulativa, chegando a ser cotada a R$ 4,00.

Ao longo do novo governo, a cotao do dlar recuou para cerca de R$ 1,8 e as taxas de juros caram para 8,75% ao ano (dados de janeiro de 2010), pois no houve mudanas bruscas quanto poltica econmica vigente:

Lula durante a sua posse ao lado do vice-presidente Jos Alencar e suas respectivas esposas

estabelecimento de metas para a inflao; responsabilidade fiscal com aumento do supervit primrio, que em 2002 aumentou de 3,75% para 4,25% do PIB; elevao nas taxas de juros do Banco Central, atingindo 26,5% em abril de 2003, a partir de quando foi passando por lentas redues;

manuteno do cmbio flutuante; garantia de cumprimento dos contratos; ampliao da rede de proteo social com aumento da transferncia de renda para a populao de baixo poder aquisitivo.

Bolsa Famlia - um dos programas sociais criados por Lula

Nesse contexto, os ndices de crescimento econmico apresentaram elevao em 2007 e 2008. Alm de em linhas gerais dar continuidade poltica econmica do governo Fernando Henrique Cardoso, o governo Lula tomou medidas que:

cessaram as privatizaes e concesses de servios pblicos; aumentaram os supervits comerciais; ampliaram os programas de transferncia de renda populao carente; melhoraram a confiana dos investidores estrangeiros no Brasil - o risco pas caiu para cerca de 200 pontos; elevaram a cotao dos ttulos da dvida pblica emitidos pelo governo brasileiro; elevaram as reservas internacionais, com isso o pas quitou sua dvida com o FMI e se tornou credor em dlar, em vez de devedor; elevaram a dvida interna (resultante da emisso de ttulos da dvida pblica) de R$ 684 milhes para R$ 1,1 bilho entre abril de 2002 e o mesmo ms de 2009.

Com esse conjunto de medidas, houve uma retomada da captao de emprstimos no exterior, feitos por empresas brasileiras, fluxo que estava estagnado desde a campanha eleitoral. O aumento da oferta de dlares na economia tambm foi decisivo para a queda da cotao da moeda norte-americana em relao ao real ao longo de 2003, primeiro ano do novo governo. Entretanto, apesar dos avanos, o crescimento econmico permaneceu baixo. Na mdia, o crescimento do PIB ao longo dos dois governos de

Fernando Henrique Cardoso foi de apenas 2,3% ao ano. Nos seis primeiros anos do governo Lula o crescimento melhorou, com mdia de 3,5%, mas continuou baixo, alm de inferior ao de outros pases emergentes nesse mesmo perodo. So ndices baixos para um pas com as enormes carncias sociais que o Brasil apresenta.

Relao entre o crescimento do PIB e o PIB per capita do Brasil Fonte: IBGE

O baixo crescimento econmico no permitiu que fossem gerados os empregos necessrios para a absoro das pessoas, especialmente os mais jovens, que estavam tentando entrar no mercado de trabalho. No perodo de 1995 a 2008 houve um aumento de 22,7 milhes de pessoas ocupadas, mas o crescimento da PEA foi maior - 25,3 milhes de pessoas tentaram entrar no mercado de trabalho. Resultado: aumentou a taxa de desemprego.

Em resumo, entre 1994 e 1999 foi possvel controlar a inflao manipulando o cmbio, o que gerou sobrevalorizao da nossa moeda e grande dficit na balana comercial. Para financiar esse dficit, o pas passou a depender da entrada de capitais especulativos, atrados pela poltica de juros internos elevados. A manuteno dos juros altos por vrios anos resultou no aumento do dficit pblico, aumento da dvida interna e baixos ndices de crescimento industrial (de 1995 a 1999, a produo industrial

Relao entre a taxa de desemprego e o PIB Fonte:IBGE

brasileira cresceu em mdia apenas 1,2% ao ano e o PIB 2,2% na mdia do perodo). Para combater esse quadro, o governo promoveu uma desvalorizao cambial em janeiro de 1999 e o comrcio exterior brasileiro passou, em 2001, a apresentar supervits. Porm, a partir de outubro de 2003 foi possvel reduzir os juros, o que continuou acontecendo at 2009, ano em que houve queda para um dgito (8,75% ao ano no ms de dezembro). Mesmo assim o pas ainda apresentava a segunda maior taxa do mundo, sendo superado apenas pela China. Caso essa taxa se mantenha, a tendncia que o setor produtivo, seja em atividades industriais e agrcolas, seja em servios, atraia os capitais investidos em aplicaes financeiras e outros recursos especulativos, gerando crescimento econmico e novos empregos.

Quando eclodiu a crise econmica mundial de 2008 o Brasil e outros pases emergentes se encontravam em situao econmica muito melhor que a das crises de 1997, 1999 e 2001. A inflao controlada dentro das metas estabelecidas, os juros em queda, um grande volume de reservas em moeda estrangeira no Banco Central e um mercado interno em crescimento permitiram que o pas sofresse consequncias bem mais brandas que as verificadas nos Estados Unidos, na Unio Europeia e no Japo.

Mdia da taxa de juros no Brasil entre 2006 e 2011

ESTRUTURA INDSTRIA

Em 2009, a atividade industrial era responsvel por 29% do PIB brasileiro. Segundo o IBGE, as atividades mais importantes em 2007 foram: refino do petrleo e produo de lcool (15,3%), alimentos (12,2%), produtos qumicos (10,3%), fabricao e montagem de veculos automotores (8,5%), metalurgia bsica (7,9%) e mquinas e equipamentos (6,0%), responsveis por aproximadamente 60% do total do valor da transformao industrial do pas. Porm vem crescendo bastante o investimento em indstrias ligadas s novas tecnologias, como robtica, aeronutica, eletrnica, telecomunicao, mecnica de preciso e biotecnologia.

DISTRIBUIO DA BRASILEIRA

Vem crescendo no Brasil o uso de tecnologia de ponta

Essa modernizao do parque industrial ganhou impulso com a instalao de diversos parques tecnolgicos (ou tecnopolos) espalhados pelo pas e que estimulam a parceria entre universidades, instituies de pesquisa e as empresas privadas. Buscam maior competitividade e desenvolvimento de produtos e localizam-se prximos aos maiores centros universitrios, em locais onde h disponibilidade em mo de obra especializada, rede de transportes, energia e comunicaes que permitam conexo com outros centros de pesquisa localizados no pas ou no exterior. No Brasil, os parques tecnolgicos aparecem em todas as regies. Os principais esto localizados em:

So Paulo, Campinas e So Jos dos Campos (SP), Santa Rita do Sapuca e Viosa (MG) e Rio de Janeiro (RJ), no Sudeste; Fortaleza (CE), Recife (PE), Campina Grande (PB) e Aracaju (SE), no Nordeste; Cascavel (PR), Florianpolis (SC) e Porto Alegre (RS), no Sul; Braslia (DF), no Centro-Oeste; Manaus (AM) e Belm (PA), no Norte.

Entre os aspectos positivos da dinmica atual da indstria brasileira, podemos destacar:

grande potencial de expanso do mercado interno com desconcentrao de produo e consumo (que vem se fortalecendo pelas polticas de transferncia de renda promovidas pelos governos federal, estaduais e municipais); os aumentos nas exportaes de produtos industrializados, mesmo que em ritmo inferior ao dos produtos primrios devido s crescentes importaes chinesas; o aumento na produtividade; e

a melhora da qualidade dos produtos.

A indstria ainda enfrenta, porm, vrios problemas que aumentam os custos e dificultam a maior participao no mercado externo, tais como:

problemas de logstica: deficincias e altos preos nos transportes; baixo investimento pblico e privado em desenvolvimento tecnolgico; baixa qualificao da fora de trabalho; elevada carga tributria; barreiras tarifrias e no tarifrias impostas por outros pases importao de produtos brasileiros.

A abertura da economia brasileira na dcada de 1990 facilitou a entrada de muitos produtos importados, forando as empresas nacionais a se modernizar e incorporar novas tecnologias ao processo produtivo para concorrerem com as empresas estrangeiras. Apesar da modernizao continua havendo aumento no contingente de trabalhadores na indstria de todos os gneros, porm, esse aumento no acompanhou o ritmo de ingresso de mo de obra no mercado de trabalho.

DESCONCENTRAO INDUSTRIAL

DA

ATIVIDADE

Em funo de fatores histricos e de novos investimentos em infraestrutura de energia e transportes, entre outros, o parque industrial brasileiro vem se desconcentrando e apresenta uma maior disperso espacial dos estabelecimentos industriais em regies historicamente marginalizadas.

Embora desde o incio do sculo XX o eixo So Paulo-Rio de Janeiro seja responsvel por mais da metade do valor da produo industrial brasileira, at a organizao espacial das atividades econmicas era

dispersa. As atividades econmicas regionais progrediam de forma quase autnoma. A regio Sudeste, onde se desenvolvia o ciclo do caf, quase no interferia nem sofria interferncia das atividades econmicas que se desenvolviam no Nordeste (cana, tabaco, cacau e algodo) ou no Sul (carne, indstria txtil e pequenas agroindstrias de origem familiar). As indstrias de bens de consumo, a maioria ligada aos setores alimentcio e txtil, escoavam a maior parte de sua produo apenas em escala regional. Somente um pequeno volume era destinado a outras regies, no havendo significativa competio entre as empresas instaladas nas diferentes regies do pas, consideradas at ento arquiplagos econmicos regionais.

Com a crise do caf e o impulso industrializao, comandada pelo Sudeste, esse quadro se alterou. A oligarquia agrria do setor cafeeiro deslocou investimentos para o setor industrial, implantando, principalmente em So Paulo, fbricas modernas para os padres da poca. O governo federal, presidido por Getlio Vargas, promoveu a instalao de um sistema de transportes integrando os arquiplagos econmicos regionais. Houve uma invaso de produtos industriais no Sudeste e nas demais regies do pas, o que levou muitas indstrias, principalmente nordestinas, falncia. Assim, com a crise do caf, iniciou-se o processo de integrao dos mercados regionais, comandado pelo centro econmico mais dinmico do pas, o eixo So Paulo-Rio de Janeiro.

Mapa das principais atividades econmicas desenvolvidas no Brasil no sculo XIX

Alm de terem se iniciado com mais fora no Sudeste, as atividades industriais tenderam a concentrar-se nessa regio por causa de dois fatores bsicos:

Eixo Rio de Janeiro - So Paulo - Belo Horizonte - principal rea industrial e comercial do Brasil

a complementaridade industrial: as indstrias de autopeas tendem a se localizar prximo s automobilsticas; as petroqumicas, prximo s refinarias etc.; e a concentrao de investimentos pblicos no setor de infraestrutura industrial: pressionados pelos detentores do poder econmico, os governantes costumam atender s suas reivindicaes. O governo gastaria menos concentrando investimentos em determinada regio em vez de distribu-lo pelo territrio nacional, sobretudo no incio do processo de industrializao, quando os recursos eram mais escassos.

A primeira grande ao governamental para dispersar o parque industrial aconteceu em 1968, quando foi criada a Superintendncia da Zona Franca de Manaus (Suframa) e instalado um polo industrial naquela cidade, o que promoveu grande crescimento econmico. A seguir, como resultado dos Planos Nacionais de Desenvolvimento dos governos Mdici e Geisel, no final de dcada de 1970 e incio da seguinte comearam a ser inauguradas as primeiras usinas hidreltricas nas regies Norte e Nordeste: Tucuru, no rio Tocantins; Sobradinho, no So Francisco, e Boa Esperana, no Parnaba. Quando o governo passou a atender ao menos parte das necessidades de infraestrutura das regies historicamente marginalizadas, comeou a haver um processo de disperso do parque industrial pelo territrio, no apenas em escala nacional, mas regional.

Usina de Sobradinho - contribuiu para impulsionar a indstria no Nordeste

Alm da alocao de infraestrutura, ao longo da dcada de 1990, as indstrias passaram a se dispersar em busca de mo de obra mais barata, provocando a intensificao da guerra fiscal entre estados e municpios que reduzem impostos e oferecem outras vantagens, como doao de terrenos, para atrair as empresas. Mesmo no estado de So Paulo, o mais equipado do pas quanto a infraestrutura de transportes e energia, historicamente houve maior concentrao de indstrias na Regio Metropolitana de So Paulo. Atualmente, seguindo uma tendncia j verificada em pases desenvolvidos, onde ocorre o processo de deslocamento de indstrias em direo s cidades mdias do interior, que, por isso, apresentam ndices de crescimento econmico superiores aos da Grande So Paulo. Isso possvel graas ao grande desenvolvimento da informtica e modernizao da infraestrutura de produo de energia, transporte e comunicao, criando condies de especializao produtiva por intermdio da integrao regional. As regies tendem, atualmente, a se especializar em poucos setores da atividade econmica e a buscar em outros mercados (do Brasil ou do exterior) as mercadorias que satisfaam as necessidades dirias de consumo da populao.
FONTE: Sene, Eustquio de. Geografia geral e do Brasil, volume 3: espao geogrfico e globalizao: ensino mdio / Eustquio de Sene, Joo Carlos Moreira. So Paulo: Scipione, 2010.

You might also like