You are on page 1of 6

AULA PRTICA N 2 Aula prtica de pH Assunto: Uso de repolho roxo como indicador de cido base 1- Introduo 2- Objetivos: Aprender

os conceitos envolvidos na separao das substncias em cidas ou bsicas e exemplificar com experincias simples que possam ser facilmente compreendidas como identificar uma substncia cida e uma bsica. Fazer com que alunos sejam capazes de identificar uma substncia cida ou bsica usando um indicador preparado por eles mesmo. 3- Pr-laboratrio: Revisou-se a matria sobre ph e indicadores. Estudou-se os vrios tipos de funes qumicas em especial as funes; cido, base. 3.1- O que pH? um ndice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. A escala do pH pode variar de 0 at 14, sendo que quanto menor o do pH de uma substncia, mais cida esta substncia ser. 3.2- O que so indicadores de pH e qual a sua funo? Indicadores so substncias
que mudam de cor na presena de ons H e OH livres em uma soluo, e justamente por esta propriedade so usados para indicar o pH, ou seja, como o prprio nome j diz, so
+ -

substncias orgnicas que ao entrar em contato com um cido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substncia cido ou base, podemos utilizar um indicador orgnico para identificar a funo qumica.

Existem vrios tipos de indicadores, veja abaixo a relao de alguns e como agem em meio a solues:

Papel tornassol: Esse mtodo feito atravs do papel tornassol vermelho ou azul, este tipo de papel ao entrar em contato com uma determinada soluo muda de cor. Exemplo: O papel tornassol azul em presena de uma soluo cida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os ons reagem mudando o arranjo dos tomos. O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda a cor vermelha em azul.

Soluo de fenolftalena: Esta soluo um indicador sinttico que ao se dissolver em gua se ioniza originando ons. Os ons liberados so H+ e OH- que estabelecem um equilbrio meio aquoso. Quando se adiciona fenolftalena em uma soluo incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou cido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos soluo de fenolftalena em um meio cido ela fica incolor, pois o aumento da concentrao de H+ desloca o equilbrio. Por outro lado, se o meio for bsico, a soluo de fenolftalena se torna rsea (rosa claro a rosa escuro).

Azul de metileno: largamente utilizado como um indicador redox em qumica analtica. Solues desta substncia so azuis quando em um ambiente oxidante, mas tornam-se incolores quando expostas a um agente redutor. As propriedades redox podem ser vistas em uma clssica demonstrao de cintica qumica em qumica geral, o chamado experimento da "garrafa azul". Tipicamente, uma soluo feita de dextrose, azul de metileno, e hidrxido de sdio. Aps sacudir-se a garrafa, oxignio oxida o azul de metileno, e a soluo torna-se azul. A dextrose ir gradualmente reduzir o azul de metileno a sua forma incolor, reduzida. Ento, quando o oxignio dissolvido inteiramente consumido, a soluo ir tornar-se incolor. Azul de metileno tambm usado para fazer a reao entre soluo de Fehling e acares redutores mais visvel. 3.3- O que so substncias cidas? No mbito da qumica, um composto capaz de
transferir prtons (H ) numa reao qumica por tal pode ser chamado tambm de "doador de + prton". Numa soluo aquosa pode reagir com a molcula de gua formando o on oxnio (H3O ), diminuindo assim o pH da soluo. cidos tambm reagem com bases para formar sais numa reao de neutralizao. Sendo assim as bases so os anlogos opostos aos cidos.
+

3.4- O que so substncias bsicas? qualquer substncia que libera nica e


exclusivamente o nion OH (ons hidroxila ou oxidrila) em soluo aquosa. Solues com estas propriedades dizem-se bsicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentraes de ies + H sendo considerado base as solues que tm, a 25 C, pH acima de 7. Muitas bases, como o hidrxido de magnsio (leite de magnsia) so fracas e no trazem danos. Outras como o hidrxido de sdio (NaOH ou soda custica) so corrosivas e sua manipulao deve ser feita com cuidado.

3.5- O que uma reao de neutralizao? A reao de neutralizao surge da


mistura de um cido e uma base e origina como produto um sal. Mas o que exatamente est presente nessas espcies qumicas que faz com que um neutralize o outro? O segredo est nos ons presentes: H+ e OH-. Para que ocorra a neutralizao total do cido e da base preciso que a quantidade de ons OH- seja igual quantidade de ons H+, o que pode ser verificado na equao que representa o processo: 1 H+ + 1 OH- 1 H2O

Ex: Podemos acompanhar um exemplo prtico da reao de neutralizao em nosso cotidiano: no preparo de uma simples limonada. Sabemos que o limo possui acidez, pois nele est presente o cido ctrico, o que fazer ento para amenizar o gosto acre no suco desta fruta? preciso acrescentar uma base, neste caso comum o uso de Bicarbonato de sdio para neutralizar a ao do cido e deixar a limonada mais saborosa.

4-Materiais e reagentes: Materiais: provetas de 10ml, tubos de ensaio, conta gotas. Solues reagentes: cido clordrico, cido etanico, repolho roxo , gua destilatada, lcool, detergente com amonaco, hidrxido de sdio. 5-Procedimentos experimental Para a execuo desta prtica todos os reagentes estavam preparados e se encontravam sobre a bancada, um frasco de Becker com extrato de repolho roxo, sete frascos de tubo de ensaio, uma bureta, e conta gotas. Preparamos nos tubos de ensaio as solues indicadas na tabela 1. Rotulamos os tubos de ensaio as solues de acordo com os valores de pH aproximados, de acordo com a tabela.

5.1- Tabela 1 Valo do pH Procedimento (aproximado) 1 5 ml de HCl 0,10 mol L-1 + 5 ml de extrato de repolho

Colorao adquirida

Vermelho

5 ml de gua dest. + 5 gotas de vinagre + 5 ml de Rosa extrato de repolho roxo Amarelo esverdeado Lils

5 ml de lcool + 5 ml de extrato de repolho

5 ml de gua dest. + 5 ml de extrato de repolho 5 ml de gua dest. 5 gotas de detergente + 5 ml de extrato de repolho 5 ml de gua dest. + 5 gotas de detergente + 5 ml de extrato de repolho

Lils claro

11

Roxo

12

5 ml soluo de NaOH. 0,10 mol L-1 + 5 ml de extrato Amarelo de repolho esverdeado

6- Discusso e resultados: A acidez ou basicidade das solues determinada com base na escala de pH. E essa escala de pH varia de 0 a 14, embora algumas solues possam apresentar valores fora dela. Neste caso, adotamos uma escala com valores aproximados do pH. Como referencia utilizamos solues com diferentes valores de pH, colorindo-as com extrato de repolho roxo, assim foi possvel descobrir o pH das solues testadas, uma vez que a colorao adquiridas por elas se aproximarem das tomadas por referencia.

7- CONCLUSO Os objetivos desta experincia foram alcanados com xito, pois se conseguiu atravs de indicadores cido base, verificar o carter das solues de cido sulfrico, cido clordrico, vinagre, gua destilada, amnia, hidrxido de sdio. Observou-se, tambm, que por meio dos indicadores no possvel a determinao precisa do valor do pH, para isso necessrio a utilizao de outros equipamentos, como o pHmetro, por exemplo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Autor: Motta, Valter T. Bioqumica clnica para o laboratrio. Editora: Medbook

Prof. Leandro Baginski. CMC - Cincias Moleculares e Celulares - Laboratrio Uninorte. Rio Branco 2013

You might also like