You are on page 1of 13

FIGURAS DE LINGUAGEM E FUNES DE LINGUAGEM Funo referencial ou denotativa: transmite uma informao objetiva, expe dados da realidade de modo

objetivo, no faz comentrios, nem avaliao. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem denotativa, ou seja, no h possibilidades de outra interpretao alm da que est exposta. Em alguns textos mais predominante essa funo, como: cientficos, jornalsticos, tcnicos, didticos ou em correspondncias comerciais. Por exemplo: Bancos tero novas regras para acesso de deficientes. O Popular, 16 out. 2008. Funo emotiva ou expressiva: o objetivo do emissor transmitir suas emoes e anseios. A realidade transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. A pontuao (ponto de exclamao, interrogao e reticncias) uma caracterstica da funo emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e refora a entonao emotiva. Essa funo comum em poemas ou narrativas de teor dramtico ou romntico. Por exemplo: Porm meus olhos no perguntam nada./ O homem atrs do bigode srio, simples e forte./Quase no conversa./Tem poucos, raros amigos/o homem atrs dos culos e do bigode. (Poema de sete faces, Carlos Drummond de Andrade) Funo conativa ou apelativa: O objetivo de influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem (uso de vocativos), sugesto, convite ou apelo (da o nome da funo). Os verbos costumam estar no imperativo (Compre! Faa!) ou conjugados na 2 ou 3 pessoa (Voc no pode perder! Ele vai melhorar seu desempenho!). Esse tipo de funo muito comum em textos publicitrios, em discursos polticos ou de autoridade. Por exemplo: No perca a chance de ir ao cinema pagando menos! Funo metalingustica: Essa funo refere-se metalinguagem, que quando o emissor explica um cdigo usando o prprio cdigo. Quando um poema fala da prpria ao de se fazer um poema, por exemplo. Veja: Pegue um jornal Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que voc deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Este trecho da poesia, intitulada Para fazer um poema dadasta utiliza o cdigo (poema) para explicar o prprio ato de fazer um poema. Funo ftica: O objetivo dessa funo estabelecer uma relao com o emissor, um contato para verificar se a mensagem est sendo transmitida ou para dilatar a conversa.

Quando estamos em um dilogo, por exemplo, e dizemos ao nosso receptor Est entendendo?, estamos utilizando este tipo de funo ou quando atendemos o celular e dizemos Oi ou Al. Funo potica: O objetivo do emissor expressar seus sentimentos atravs de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, alm de elaborar novas possibilidades de combinaes dos signos lingusticos. presente em textos literrios, publicitrios e em letras de msica. As figuras de linguagem so recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividemse em figuras de som, figuras de construo, figuras de pensamento e figuras de palavras.

Figuras de som a) aliterao: consiste na repetio ordenada de mesmos sons consonantais. Esperando, parada, pregada na pedra do porto. b) assonncia: consiste na repetio ordenada de sons voclicos idnticos. Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrtico do litoral. c) paronomsia: consiste na aproximao de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos. Eu que passo, penso e peo. Figuras de construo a) elipse: consiste na omisso de um termo facilmente identificvel pelo contexto. Na sala, apenas quatro ou cinco convidados. (omisso de havia) b) zeugma: consiste na elipse de um termo que j apareceu antes. Ele prefere cinema; eu, teatro. (omisso de prefiro) c) polissndeto: consiste na repetio de conectivos ligando termos da orao ou elementos do perodo. E sob as ondas ritmadas e sob as nuvens e os ventos e sob as pontes e sob o sarcasmo e sob a gosma e sob o vmito (...) d) inverso: consiste na mudana da ordem natural dos termos na frase.

De tudo ficou um pouco. Do meu medo. Do teu asco. e) silepse: consiste na concordncia no com o que vem expresso, mas com o que se subentende, com o que est implcito. A silepse pode ser: De gnero Vossa Excelncia est preocupado. De nmero Os Lusadas glorificou nossa literatura. De pessoa O que me parece inexplicvel que os brasileiros persistamos em comer essa coisinha verde e mole que se derrete na boca. f) anacoluto: consiste em deixar um termo solto na frase. Normalmente, isso ocorre porque se inicia uma determinada construo sinttica e depois se opta por outra. A vida, no sei realmente se ela vale alguma coisa. g) pleonasmo: consiste numa redundncia cuja finalidade reforar a mensagem. E rir meu riso e derramar meu pranto. h) anfora: consiste na repetio de uma mesma palavra no incio de versos ou frases. Amor um fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer Figuras de pensamento a) anttese: consiste na aproximao de termos contrrios, de palavras que se opem pelo sentido. Os jardins tm vida e morte. b) ironia: a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crtico ou humorstico. A excelente Dona Incia era mestra na arte de judiar de crianas. c) eufemismo: consiste em substituir uma expresso por outra menos brusca; em sntese, procura-se suavizar alguma afirmao desagradvel.

Ele enriqueceu por meios ilcitos. (em vez de ele roubou) d) hiprbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enftica. Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede) e) prosopopeia ou personificao: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que so prprios de seres animados. O jardim olhava as crianas sem dizer nada. f) gradao ou clmax: a apresentao de ideias em progresso ascendente (clmax) ou descendente (anticlmax) Um corao chagado de desejos Latejando, batendo, restrugindo. g) apstrofe: consiste na interpelao enftica a algum (ou alguma coisa personificada). Senhor Deus dos desgraados! Dizei-me vs, Senhor Deus! Figuras de palavras a) metfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relao de similaridade entre o sentido prprio e o sentido figurado. A metfora implica, pois, uma comparao em que o conectivo comparativo fica subentendido. Meu pensamento um rio subterrneo. b) metonmia: como a metfora, consiste numa transposio de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposio de significados no mais feita com base em traos de semelhana, como na metfora. A metonmia explora sempre alguma relao lgica entre os termos. Observe: No tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa) c) catacrese: ocorre quando, por falta de um termo especfico para designar um conceito, torna-se outro por emprstimo. Entretanto, devido ao uso contnuo, no mais se percebe que ele est sendo empregado em sentido figurado. O p da mesa estava quebrado. d) antonomsia ou perfrase: consiste em substituir um nome por uma expresso que o identifique com facilidade: ...os quatro rapazes de Liverpool (em vez de os Beatles) e) sinestesia: trata-se de mesclar, numa expresso, sensaes percebidas por diferentes rgos do sentido.

A luz crua da madrugada invadia meu quarto. Vcios de linguagem A gramtica um conjunto de regras que estabelece um determinado uso da lngua, denominado norma culta ou lngua padro. Acontece que as normas estabelecidas pela gramtica normativa nem sempre so obedecidas, em se tratando da linguagem escrita. O ato de desviar-se da norma padro no intuito de alcanar uma maior expressividade, refere-se s figuras de linguagem. Quando o desvio se d pelo no conhecimento da norma culta, temos os chamados vcios de linguagem. a) barbarismo: consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. pesquiza (em vez de pesquisa) prototipo (em vez de prottipo) b) solecismo: consiste em desviar-se da norma culta na construo sinttica. Fazem dois meses que ele no aparece. (em vez de faz ; desvio na sintaxe de concordncia) c) ambiguidade ou anfibologia: trata-se de construir a frase de um modo tal que ela apresente mais de um sentido. O guarda deteve o suspeito em sua casa. (na casa de quem: do guarda ou do suspeito?) d) cacfato: consiste no mau som produzido pela juno de palavras. Paguei cinco mil reais por cada. e) pleonasmo vicioso: consiste na repetio desnecessria de uma ideia. O pai ordenou que a menina entrasse para dentro imediatamente. Observao: Quando o uso do pleonasmo se d de modo enftico, este no considerado vicioso. f) eco: trata-se da repetio de palavras terminadas pelo mesmo som. O menino repetente mente alegremente.

TRABALHO DE LITERATURA
Colgio Antares Professor: Vanderney Turma: 1001 Aluna: Hvila Farias

FIGURAS DE LINGUAGEM E FUNES DE LINGUAGEM Funo referencial ou denotativa: transmite uma informao objetiva, expe dados da realidade de modo objetivo, no faz comentrios, nem avaliao. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem denotativa, ou seja, no h possibilidades de outra interpretao alm da que est exposta. Em alguns textos mais predominante essa funo, como: cientficos, jornalsticos, tcnicos, didticos ou em correspondncias comerciais. Por exemplo: Bancos tero novas regras para acesso de deficientes. O Popular, 16 out. 2008. Funo emotiva ou expressiva: o objetivo do emissor transmitir suas emoes e anseios. A realidade transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. A pontuao (ponto de exclamao, interrogao e reticncias) uma caracterstica da funo emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e refora a entonao emotiva. Essa funo comum em poemas ou narrativas de teor dramtico ou romntico. Por exemplo: Porm meus olhos no perguntam nada./ O homem atrs do bigode srio, simples e forte./Quase no conversa./Tem poucos, raros amigos/o homem atrs dos culos e do bigode. (Poema de sete faces, Carlos Drummond de Andrade) Funo conativa ou apelativa: O objetivo de influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem (uso de vocativos), sugesto, convite ou apelo (da o nome da funo). Os verbos costumam estar no imperativo (Compre! Faa!) ou conjugados na 2 ou 3 pessoa (Voc no pode perder! Ele vai melhorar seu desempenho!). Esse tipo de funo muito comum em textos publicitrios, em discursos polticos ou de autoridade. Por exemplo: No perca a chance de ir ao cinema pagando menos! Funo metalingustica: Essa funo refere-se metalinguagem, que quando o emissor explica um cdigo usando o prprio cdigo. Quando um poema fala da prpria ao de se fazer um poema, por exemplo. Veja: Pegue um jornal Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que voc deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Este trecho da poesia, intitulada Para fazer um poema dadasta utiliza o cdigo (poema) para explicar o prprio ato de fazer um poema. Funo ftica: O objetivo dessa funo estabelecer uma relao com o emissor, um contato para verificar se a mensagem est sendo transmitida ou para dilatar a conversa.

Quando estamos em um dilogo, por exemplo, e dizemos ao nosso receptor Est entendendo?, estamos utilizando este tipo de funo ou quando atendemos o celular e dizemos Oi ou Al. Funo potica: O objetivo do emissor expressar seus sentimentos atravs de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, alm de elaborar novas possibilidades de combinaes dos signos lingusticos. presente em textos literrios, publicitrios e em letras de msica. As figuras de linguagem so recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividemse em figuras de som, figuras de construo, figuras de pensamento e figuras de palavras.

Figuras de som a) aliterao: consiste na repetio ordenada de mesmos sons consonantais. Esperando, parada, pregada na pedra do porto. b) assonncia: consiste na repetio ordenada de sons voclicos idnticos. Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrtico do litoral. c) paronomsia: consiste na aproximao de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos. Eu que passo, penso e peo. Figuras de construo a) elipse: consiste na omisso de um termo facilmente identificvel pelo contexto. Na sala, apenas quatro ou cinco convidados. (omisso de havia) b) zeugma: consiste na elipse de um termo que j apareceu antes. Ele prefere cinema; eu, teatro. (omisso de prefiro) c) polissndeto: consiste na repetio de conectivos ligando termos da orao ou elementos do perodo. E sob as ondas ritmadas e sob as nuvens e os ventos e sob as pontes e sob o sarcasmo e sob a gosma e sob o vmito (...) d) inverso: consiste na mudana da ordem natural dos termos na frase.

De tudo ficou um pouco. Do meu medo. Do teu asco. e) silepse: consiste na concordncia no com o que vem expresso, mas com o que se subentende, com o que est implcito. A silepse pode ser: De gnero Vossa Excelncia est preocupado. De nmero Os Lusadas glorificou nossa literatura. De pessoa O que me parece inexplicvel que os brasileiros persistamos em comer essa coisinha verde e mole que se derrete na boca. f) anacoluto: consiste em deixar um termo solto na frase. Normalmente, isso ocorre porque se inicia uma determinada construo sinttica e depois se opta por outra. A vida, no sei realmente se ela vale alguma coisa. g) pleonasmo: consiste numa redundncia cuja finalidade reforar a mensagem. E rir meu riso e derramar meu pranto. h) anfora: consiste na repetio de uma mesma palavra no incio de versos ou frases. Amor um fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer Figuras de pensamento a) anttese: consiste na aproximao de termos contrrios, de palavras que se opem pelo sentido. Os jardins tm vida e morte. b) ironia: a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crtico ou humorstico. A excelente Dona Incia era mestra na arte de judiar de crianas. c) eufemismo: consiste em substituir uma expresso por outra menos brusca; em sntese, procura-se suavizar alguma afirmao desagradvel.

Ele enriqueceu por meios ilcitos. (em vez de ele roubou) d) hiprbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enftica. Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede) e) prosopopeia ou personificao: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que so prprios de seres animados. O jardim olhava as crianas sem dizer nada. f) gradao ou clmax: a apresentao de ideias em progresso ascendente (clmax) ou descendente (anticlmax) Um corao chagado de desejos Latejando, batendo, restrugindo. g) apstrofe: consiste na interpelao enftica a algum (ou alguma coisa personificada). Senhor Deus dos desgraados! Dizei-me vs, Senhor Deus! Figuras de palavras a) metfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relao de similaridade entre o sentido prprio e o sentido figurado. A metfora implica, pois, uma comparao em que o conectivo comparativo fica subentendido. Meu pensamento um rio subterrneo. b) metonmia: como a metfora, consiste numa transposio de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposio de significados no mais feita com base em traos de semelhana, como na metfora. A metonmia explora sempre alguma relao lgica entre os termos. Observe: No tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa) c) catacrese: ocorre quando, por falta de um termo especfico para designar um conceito, torna-se outro por emprstimo. Entretanto, devido ao uso contnuo, no mais se percebe que ele est sendo empregado em sentido figurado. O p da mesa estava quebrado. d) antonomsia ou perfrase: consiste em substituir um nome por uma expresso que o identifique com facilidade: ...os quatro rapazes de Liverpool (em vez de os Beatles) e) sinestesia: trata-se de mesclar, numa expresso, sensaes percebidas por diferentes rgos do sentido.

A luz crua da madrugada invadia meu quarto. Vcios de linguagem A gramtica um conjunto de regras que estabelece um determinado uso da lngua, denominado norma culta ou lngua padro. Acontece que as normas estabelecidas pela gramtica normativa nem sempre so obedecidas, em se tratando da linguagem escrita. O ato de desviar-se da norma padro no intuito de alcanar uma maior expressividade, refere-se s figuras de linguagem. Quando o desvio se d pelo no conhecimento da norma culta, temos os chamados vcios de linguagem. a) barbarismo: consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. pesquiza (em vez de pesquisa) prototipo (em vez de prottipo) b) solecismo: consiste em desviar-se da norma culta na construo sinttica. Fazem dois meses que ele no aparece. (em vez de faz ; desvio na sintaxe de concordncia) c) ambiguidade ou anfibologia: trata-se de construir a frase de um modo tal que ela apresente mais de um sentido. O guarda deteve o suspeito em sua casa. (na casa de quem: do guarda ou do suspeito?) d) cacfato: consiste no mau som produzido pela juno de palavras. Paguei cinco mil reais por cada. e) pleonasmo vicioso: consiste na repetio desnecessria de uma ideia. O pai ordenou que a menina entrasse para dentro imediatamente. Observao: Quando o uso do pleonasmo se d de modo enftico, este no considerado vicioso. f) eco: trata-se da repetio de palavras terminadas pelo mesmo som. O menino repetente mente alegremente.

TRABALHO DE LITERATURA
Colgio Antares Professor: Vanderney Turma: 1001 Aluna: Mylena Oliveira

TRABAJO DE ESPAOL

Colgio Antares Alunos: Hvila Farias, Thain da Silva, Mylena Oliveira, Caroline Chaves, Victor Leni e Pedro.

You might also like