You are on page 1of 4

Vida e obra de Jacek Yerka

1. Incio da vida
Jacek Yerka nasceu em Torun, Polnia, em 1952. Ele nasceu em uma famlia de artistas, com ambos graduados de seus pais de uma academia de arte local bem. Suas primeiras lembranas eram de pinturas, tintas, papel, borrachas e pincis. Como uma criana, Yerka adorava desenhar e fazer esculturas. Ele odiava jogar fora, e preferiu sentar-se com um lpis, criar e explorar seu prprio mundo. Esta diferena entre as outras crianas de sua escola primria levou a problemas sociais com seus pares e Yerka descreve sua vida como sendo a escola primria uma realidade, cinza, s vezes horrfying. No entanto, mais tarde se tornou Yerka intocveis, em sua escola devido a seus esboos inteligentes da escola de valentes pior.

2. Vida Academica
Yerka nunca teve a inteno de ser um artista como os pais e foi pensando em fazer astronomia ou medicina. No entanto, um ano antes de seu exame final, ele decidiu pela primeira vez para tentar trabalhar com pintura, que resultou em sua deciso de estudar arte e design grfico em seu lugar. De acordo com Yerka, durante seu perodo de estudos na academia, ele foi pressionado por seus instrutores para evitar detalhes e realismo em favor da moda dos tempo,mas no ceder, aderindo ao clssico meticuloso Flamengo tcnica que ainda tipifica o seu trabalho. Com o tempo, veio vlo como um brilhante,embora talento conturbada.

Durante os seus estudos na Academia, cada dia foi dividido em duas sees. Na parte da manh e da tarde, ele teve que fazer testes, projetos e participar de palestras e, durante a noite, ele foi dado um par de horas para trabalhar em uma pintura que foi mostrado apenas para sua famlia e amigos.Ele se formou na Faculdade de Belas Artes na Universidade Nicolaus Copernicus , em Torun, especializadas em gravura .

3. A vida de um artista
Yerka comeou a trabalhar em tempo integral como um artista, em 1980. Ele tinha vrios contratos com Gallaries em Varsvia e tambm trabalhou para as comisses. Ele cita Hieronymus Bosch , Pieter Bruegel , Cagliostro , Jan van Eyck , e Hugo van der Goes como influenciadores de formao do seu trabalho. Suas faixas no assunto a partir de animais estranhos s paisagens extravagantes incorporando arquitetura extraordinria, e incluem imagens brilhavam de sua infncia, como sua cozinha avs. Yerka diz: "Para mim, os anos 1950 foram uma espcie de Idade de Ouro ... Se eu fosse, por exemplo, para pintar um computador, ela iria ter um pr-guerra esttica para isso." Em 1990, Yerka recebeu um contrato com a Hollywood produtor Renee Daalder para projetar nmeros, monstro-mquinas e paisagens surreais para os filmes de fico cientfica Strawberry fields . O filme planejado para combinar trabalho tanto Yerka com msicas de Beatles e Yerka participou da primeira fase de sua produo.Trabalho normalmente progride de um grafite , esboo de lpis de desenho, em seguida, um pastel com, e, finalmente, uma pintura acrlica .

Algumas obras de Yerka

Brontosaurus Civitas

Quarto Vero

4. Motivo de sua obra

Jacek no tinha um motivo especial para cada obra, porm ele acrescentava objetos da sua infncia, casas, vegetao e outras lembranas que permanecem vivas em sua mente para ccriar cada obra.

You might also like