You are on page 1of 10

Manutenao motor a gasolina

Manutenao motor a diesel

Estudo de caso motor a gasolina

Tampas automotivas tambm necessitam de manuteno (08-12-2006) - Voc, que sempre se preocupou com a manuteno de pneus, freios, cmbio, leo e gua do radiador de seu veculo, fundamental tambm estar atento troca preventiva das tampas do seu carro? O mau estado das tampas dos reservatrios de gua, leo, combustvel e de partida a frio, do radiador e da direo hidrulica pode provocar acidentes graves e danos a outros componentes do veculo, alm de poluio ao meio ambiente. Confira: Na Tampa do Radiador causa a inoperncia do veculo, funcionamento inade quado do sistema; perda de gua e aquecimento excessivo do lquido; queima da junta do motor e travamento ou queima do motor. Na Tampa do Reservatrio de Partida a Frio causa vazamento de combustvel (desperdcio e aumento do consumo); risco de incndio; degradao dos componentes; forte odor que pode causar nusea e dor-de-cabea e o no atendimento legislao vigente. Na Tampa do Reservatrio de Combustvel causa vazamento de combustvel (desperdcio e aumento do consumo); risco de incndio; forte odor que pode causar nusea e dor-de-cabea e o no atendimento legislao vigente. Na Tampa do Reservatrio de gua causa inoperncia das vlvulas; funcionamento inadequado do sistema; perda de gua; aquecimento excessivo do lquido; queima da junta do motor e travamento ou queima do motor. Na Tampa do Reservatrio de leo causa a degradao dos componentes; perda de elasticidade ou fissuras da borracha e vazamento de leo do motor.

Lubrificao do motor (26-01-2006) - Um dos sistemas mais importantes de todo motor o de lubrificao. Por isso, o nvel de leo deve estar sempre entre as marcas Mn. e Mx da vareta de medio, garantia de que a bomba tem condies de captar no crter o leo necessrio e de que o

lubrificante no alcance as partes superiores dos cilindros e cmaras de combusto do motor, respectivamente, ambos os casos de efeito totalmente indesejvel. Um, por danos ou quebra do motor; outro, por carbonizao excessiva, que ocasiona batida de pino e perda de rendimento. O proprietrio precisa ficar atento s recomendaes do fabricante quanto s especificaes do leo e s ocasies de troca. muito importante considerar o tipo de utilizao do veculo, que influi diretamente nessas ocasies. Se o carro for utilizado em distncia curtas, menos de 10 quilmetros; permanecer em marcha-lenta grande parte do tempo; circular em ambiente extremamente empoeirado; trafegar constantemente no anda -e-pra das cidades; e for usado para rebocar cargas pesadas, o momento da troca deve ser abreviado em50%, tanto em quilometragem quanto em tempo. de capital importncia tambm o filtro de leo, que se destina a reter impurezas as mais diversas, que de outra maneira permaneceriam em circulao no motor, ocasionando reduo de sua vida til ou mesmo danos. As instrues do fabricante tambm devem ser seguidas em relao ao filtro, geralmente substituio na primeira troca de leo e depois a cada duas. O consumidor dispe dos filtros de leo da marca WIX, cuja qualidade comprovada pela satisfao de milhares de proprietrios.

Sistema de Arrefecimento Parte 1 Muitos pensam que o sistema de arrefecimento do carro resume-se apenas ao radiador. Ele uma pea importante, mas sozinho no garante a temperatura ideal para o motor trabalhar. Trs componentes so de fundamental importncia no funcionamento do sistema: a vlvula termosttica, o termo-interruptor e o sensor de temperatura. Juntos, eles comandam a refrigerao do motor. Estes componentes possuem uma vida til de 30.000 km. Geralmente os sintomas mais leves que indicam a necessidade de levar os veculo at uma oficina por falta de cuidados com o sistema de arrefecimento so: nvel do lquido de arrefecimento baixando constantemente e com cor de ferrugem, temperatura de trabalho inadequada (tanto alta, quanto baixa), consumo excessivo de combustvel, rotao do motor alterada e queda de potncia. Parte 2 A primeira pea a pedir socorro por falta de uma Manuteno Preventiva do sistema a junta do cabeote. Se o sistema no estiver funcionando corretamente pode causar o superaquecimento, queimar a junta e causar um estrago enorme dentro do motor, que pode vir a fundir. O inverso trabalhar abaixo da temperatura especificada por fbrica tambm danoso e os

estragos, como o travamento, so muito semelhantes aos do superaquecimento. Alm disso, o motor que trabalhar com a temperatura irregular ter sua vida til drasticamente diminuda.

Sistema de arrefecimento II Vlvula Termosttica Todo mundo sabe que o radiador a pea que mantm a temperatura da gua de refrigerao do motor, e por conseguinte ele prprio, dentro do previsto pelo fabricante do veculo. no radiador que o calor do motor absorvido pela gua passa para o ar ambiente, isso num regime de permanente circulao entre motor e radiador. H momentos, porm, em que a gua no precisa e nem deve chegar ao radiador, que quando o motor est frio ou no est produzindo potncia, como ao descer uma longa serra. Esse controle feito por uma pea chamada vlvula termosttica. A pea um pequeno conjunto de mola, vlvula propriamente dita e um sistema de expanso baseado em temperatura, instalado na passagem de gua e geralmente na sada que leva ao radiador. Enquanto a temperatura da gua no chegar a um certo valor, em torno de 80C, a vlvula permanece fechada e no deixa a gua seguir para o radiador. Acima disso ela comea a abrir e chega ao ponto de mxima abertura ao redor de 95 C. O bom funcionamento da vlvula termosttica assegura perodo de aquecimento logo aps a partida, dessa forma permitindo que seja logo alcanada a temperatura ideal. Entre os benefcios do curto perodo de funcionamento frio, h melhor atomizao da mistura arcombustvel, o que acaba reduzindo o consumo; produo quase imediata de ar quente, qualidade apreciada nas regies mais frias do pas; maior fluidez do leo lubrificante, protegendo mais eficazmente o motor contra o atrito; melhor resposta e potncia do motor poucos minutos aps a partida. No caso de descida de serras, evita que o motor esfrie demais, mantendo-se as vantagens j citadas. Nos motores de injeo eletrnica, a gua muito fria, medida pelo sensor de temperatura, engana o sistema de gerenciamento do motor, que assim determina enriquecimento desnecessrio da mistura ar-combustvel. As conseqncias so aumento de consumo, funcionamento deficiente do motor e contaminao do leo lubrificante, alm de possvel dano ao catalisador. Os cuidados com a vlvula termosttica felizmente so poucos. A gua do sistema deve manter a proporo da mistura com aditivo de radiador recomendada pelo fabricante do veculo (evitar adicionar apenas gua, pois a proporo alterada). Cada fbrica tem suas prprias recomendaes tambm quanto marca, mas tal aditivo sempre um composto base de etilenoglicol. Alm do lquido de arrefecimento correto contribuir para a refrigerao do motor, pois se eleva a temperatura em que a gua ferve, importante para manter vlvula termosttica lubrificada e funcionando bem. A cada 30.000 km, diz a MTE-Thomson diviso Temperatura, que fabrica o componente, a vlvula termosttica deve ser inspecionada por um mecnico, que na remontagem deve utilizar junta ou anel de vedao novo.

Ventilador O sistema de arrefecimento do motor de praticamente todos os carros conta com um ventilador, que se destina a acelerar a passagem de ar pelo radiador e desse modo possibilitar ou acelerar a troca de calor da gua para o ar. Mas na dcada de 70 surgiu uma nova maneira de movimentar o ventilador. Em lugar de uma correia trapezoidal levar movimento do virabrequim do motor, por meio de uma polia, para o ventilador, surgiu um pequeno motor eltrico para fazer o ventilador funcionar. Hoje o ventilador eltrico impera na indstria automobilstica por suas vantagens incontestveis. Ele s funciona quando necessrio, como ao estar o veculo parado com o motor funcionando, num congestionamento, ou trafegando em velocidade muito baixa, em que passa pouco ar pelo veculo. Exatamente ao contrrio do ventilador mecnico, que est com baixa rotao quando mais ar necessrio e girando rapidamente quando no preciso, como numa estrada. H uma pequena porm importante pea para comandar o funcionamento do ventilador eltrico, que o interruptor trmico. constitudo basicamente de um corpo rosqueado na parte inferior do radiador, dentro do qual h um disco bimetlico calibrado para se expandir numa determinada faixa de temperatura. Quando gua esquenta acima de um certo ponto, o disco se expande e movimenta um pequeno pino, que por sua vez fecha um interruptor e alimenta o motor do ventilador com corrente eltrica. A gua depois de alguns minutos esfria o suficiente para o interruptor trmico abrir o circuito, e o ventilador pra de funcionar. Outro interruptor trmico empregado para comandar a luz de advertncia de motor superaquecido, no carro que no possuem termmetro, sempre funcionando no mesmo princpio. S que em vez de ligar o ventilador, faz acender uma luz no painel. bom checar os interruptores trmicos a cada 30.000 km, aconselha a MTE-Thomson, ou antes, caso seja notada qualquer deficincia do sistema de arrefecimento, que na maior parte das vezes indicada pela luz no painel ou, se for caso, pelo ponteiro do termmetro tendendo a se aproximar da zona indicada como quente.

Injeo eletrnica (14-12-2004) - uma das grandes inovaes tecnolgicas do automvel. Surgiu na dcada de 1980 e foi aperfeioada na de 1990. A injeo, mesmo antes de contar com gerenciamento eletrnico, veio para substituir o velho carburador e agregar mais eficincia ao motor, principalmente quanto s emisses gasosas pelo escapamento. Como ocorria com o carburador, a funo deste equipamento fazer a mistura de ar e combustvel, s que nos modernos sistemas isso feito de maneira extremamente precisa. Embora parea complicado primeira vista, o sistema simples. Quem determina quando, quanto e por quanto tempo as vlvulas de injeo (injetores) abrem um computador. Mas

ele faz isso baseado em informaes como o quanto o motorista apertou o pe dal do acelerador, a rotao do motor, a presso reinante no coletor de admisso e as temperaturas do ar e do lquido de arrefecimento. Essas informaes so colhidas por sensores e transformadas em sinal eltrico, para chegarem ao computador. A quantidade de combustvel deixado entrar ir se juntar ao ar que o motor est admitindo, momento em que se forma a mistura ar-combustvel. A injeo eletrnica pode ser tanto em ponto central, chamada de injeo monoponto (EFI), quanto em tantos pontos quanto forem os cilindros, denominada multiponto (MPFI). Ainda, a injeo multiponto pode ser seqencial (SFI), a maioria hoje por razes de emisses. Na injeo seqencial as vlvulas se abrem segundo a ordem de ignio do motor. Assim, toda injeo SFI multiponto. As vlvulas de injeo dos sistemas MPFI ou SFI localizam-se nos ramos do coletor de admisso, logo antes dos dutos de admisso do cabeote. Comeam a se popularizar na Europa os sistemas de injeo direta na cmara de combusto (GDI), mas esses motores ainda no podem funcionar no Brasil devido ao elevado teor de enxofre da nossa gasolina, que afeta os injetores. No existe manuteno preventiva do sistema de injeo, o que uma boa notcia para os proprietrios. O nico trabalho mandar fazer limpeza das vlvulas (bicos) de injeo se o funcionamento do motor se tornar irregular e com falhas, sem que a luz de aviso de irregularidade se acenda. Para prolongar ao mximo a eficincia das vlvulas de injeo o carro deve preferencialmente ser abastecido com gasolina aditivada, que assegura a limpeza dos componentes por pelo menos 150.000 km, podendo passar disso. Curiosamente, alguns manuais de carros nacionais, como o do Honda Fit, por erro de traduo recomendam usar gasolina comum no -aditivada, mas isso no deve ser levado em considerao: nos pases avanados toda gasolina aditivada h pelo menos 10 anos. A gasolina aditivada tem o efeito benfico de manter limpo todo o sistema de alimentao, comeando da bomba de combustvel, bem como cabeote, vlvulas de admisso e escapamento e cmara de combusto. Deve ser usada tambm em veculos flexveis em combustvel (os flex atuais). Deve ser lembrado que embora custe pouco mais, a gasolina aditivada mais do que compensa no longo prazo, pois evita despesas com limpeza de vlvulas de injeo. Uma recomendao: s abastea em postos de bandeira conhecida (como, por exemplo, Esso, Petrobrs, Shell, Texaco). De outras bandeiras, s por recomendao de algum que tenha experincia com um determinado estabelecimento. E fuja de combustvel muito barato, pois como ningum gosta de perder dinheiro, preo baixo caminho certo para pr no seu carro gasolina adulterada.

Juntas Parte 1 O nmero de impressionar. So mais de 100 aplicaes de juntas em um carro. Elas so feitas de cortia com borracha, chapa de ao (junta metlica) e tambm de chapa metlica revestida com verniz especial. A principal funo vedar fluidos, gases e distribuir uniformemente a temperatura. No existe um tempo determinado ou quilometragem para que as juntas sejam trocadas ou reparadas. As principais, e que podem comprometer o funcionamento do carro, ficam instaladas no cabeote do cilindro e nos coletores de admisso e de escape. Como se pode perceber, esto em todos os cantos do carro. A Manuteno Preventiva acontece por meio de observao sistemtica, que pode ser feita por um especialista ou pelo prprio dono do veculo. No caso das juntas dos coletores de admisso e de escape, basta observar se a fumaa est saindo por algum lugar que no seja o cano de descarga. Isso pode ocorrer por conta do desgaste da junta ou de uma possvel montagem errada. Caso haja algum vazamento, o veculo perder potncia, aumentar o barulho e consumir mais combustvel com o passar do tempo. Parte 2 A junta mais importante de um veculo a do cabeote. O problema mais comum ocorre no caso de superaquecimento do motor que ocasiona a queima da prpria junta. Uma montagem mal efetuada provocar vazamento de leo. E se a vazo no for detectada a tem po, o motor pode at fundir, pois trabalhar sem a lubrificao necessria. Por ocasio da queima do componente, a gua destinada refrigerao se mistura com o leo, o que pode comprometer o bloco do motor, os cilindros, as vlvulas e os pistes.O prejuzo, neste caso, ser enorme. Se estivermos falando do motor de um carro 1.0, por exemplo, o custo pode chegar a quase 10% de seu valor. Sem falar que voc vai perder o dia de trabalho, ficar parado na estrada, gastar mais com guincho e outros aborrecimentos. Portanto, recomendvel sempre verificar se h algum tipo de vazamento de leo na parte superior do motor. Outra dica jamais manter o carro em funcionamento no caso de um aquecimento. Espere o motor esfriar. S depois coloque gua para faz-lo andar ou chame um guincho para lev-lo at a oficina.

Radiador (14-12-2004) - No necessrio fazer nenhuma manuteno peridica no radiador. Sua substituio deve ser realizada somente em caso de vazamento. No se recomenda nenhuma lavagem externa, pois isto pode gerar danos na comia, responsvel pela troca trmica.

Retentores Parte 1 A principal funo dos retentores de um motor vedar e reter leos, graxas e outros tipos de fluidos. Alm de coibir vazamentos, o retentor impede a entrada de impurezas como poeira, areia e terra para dentro do motor. Como os retentores no tm um prazo de validade determinado, sua Manuteno Preventiva tambm feita por observao. Ao menor sinal de vazamento de leo, preciso levar o veculo a uma oficina. Se os retentores instalados no virabrequim e no comando de vlvula estiverem em condies ruins, haver vazamento de leo perceptvel ao simples olhar. J o retentor que fica na haste da vlvula, quando em ms condies, provoca vazamento de leo para dentro da cm ara de combusto. Para detectar o problema, necessrio observar o veculo na primeira partida pela manh. Se sair uma fumaa branca no escapamento, sinal de que o retentor apresenta desgastes e o motor est queimando leo junto com o combustvel. Parte 2 As conseqncias de um retentor em ms condies de uso podem ser graves. A falta de cuidado com apenas um item pode prejudicar muitos outros. No caso especfico do retentor, os danos vo desde o desgaste prematuro do disco de embreagem, entupimentodo conversor cataltico (catalisador), aumento de consumo, diminuio da vida til das velas at a quebra da correia dentada. Voc corre o risco de ficar parado a qualquer hora em qualquer lugar espera de um guincho. Prejuzo e chateao na certa. Sem contar no risco de ficar com o carro quebrado em ruas pouco iluminadas durante a noite, por exemplo, ou em estradas de muito trfego e sem acostamentos.

Lubrificante (14-12-2004) - O lubrificante tecnicamente indicado para o motor do carro garante sua funo, mas sofre desgaste durante seu trabalho. Troque o leo na hora certa providenciando antes disso a limpeza interna do motor. Substitua os filtros de leo. Nos intervalos entre trocas no esquea de verificar sempre o nvel de leo, completando quando precisar com um tratamento para o leo adequado, restabelecendo as propriedades do lubrificante. Assim o motor tem tudo para estar sempre limpo e perfeitamente lubrificado.

Mangueiras (14-12-2004) - As mangueiras transportam leo, combustvel, ar e gua. Elas funcionam como veias e artrias do corpo humano, alimentando todo o funcionamento do motor. Com o decorrer do tempo, se desgastam por causa das altas temperaturas. Elas podem ressecar, rachar ou furar. Fique de olho. Sempre que possvel, verifique se h algum tipo de vazo. Uma mangueira com vazamento pode causar srias dores de cabea. Se o problema estiver na mangueira do radiador, o motor pode superaquecer. Se a falha for na mangueira do combustvel, corre-se o risco de um incndio. De acordo com recomendaes do fabricante, sempre que uma mangueira apresentar algum tipo de problema, o ideal haver uma substituio da pea com problema e de todas as outras. sinal de que a vida til est chegando ao fim. A simples verificao de vazamentos e a troca das mangueiras vo impedir que outros componentes sejam afetados e que voc fique na mo, talvez na hora em que mais precisar de seu automvel.

Motor (14-12-2004) - -Mesmo no inverno, no deixe o motor funcionando muito tempo para aquecer. A temperatura ideal atingida mais facilmente com o carro em movimento. Basta dirigir com suavidade. -Nas trocas de leo, jamais coloque o lquido alm do nvel indicado. O excesso acaba sujando as velas, prejudicando a queima de combustvel. O carro vai acabar perdendo potncia e consumindo mais combustvel. -Para garantir medio precisa, sempre faa a verificao dos nveis de leo e gua com o motor frio. -Faa sempre as revises e trocas de componentes no prazo recomendado pelo fabricante. -Nunca abra a tampa do reservatrio de gua com o motor quente. Isso acaba despressurizando todo o sistema, gerando bolhas de ar que podem prejudicar a circulao da gua e, em uma situao extrema, levar ao superaquecimento do motor. -A manuteno do filtro de leo deve ser feita conforme a recomendao do fabricante do veculo, porm desejvel que a cada troca de leo se faa tambm a troca do filtro. -Recomenda-se trocar o filtro de ar a cada 15 a 20 mil quilmetro, ou conforme orientao do fabricante. J em locais locais de grande concentrao de poeira, esta troca deve ser mais freqente, uma vez que evita consumo excessivo de combustvel, causado por perda de rendimento do motor.

Escapamento (14-12-2004) - Se o veculo possuir catalisador, evite faz-lo pegar no tranco se o motor no pegar pelo meio normal. Se a ignio estiver defeituosa, o combustvel que no queimado pode chegar ao interior do equipamento e, quando o motor funcionar, a temperatura de funcionamento do catalisador se elevar demais. Se isso acontecer, o ncleo cermico do catalisador pode vir a se derreter e obstruir por completo o escapamento, o que leva parada do motor. A exceo para essa recomendao quando a bateria est com carga normal e o defeito no prprio motor de partida, que no vira o motor. Nesse caso no h contra-indicao para o pegar no tranco. O sistema de escapamento um item muito importante em qualquer automvel e no deve ser modificado. Nas camionetas (peruas, station wagons, utilitrios esporte), devido zona de depresso que se forma na traseira ao trafegar, a orientao da sada do escapamento deve ser mantida original. Eventual modificao pode levar gases queimados a retornar e eventualmente adentrar a cabine, algo muito perigoso devido ao monxido de carbono, um gs letal. Pelo mesmo motivo, jamais rodar com tampa traseira aberta, mesmo em trajetos curtos. Lus Felipe Figueiredo

Dicas Confira as dicas de manuteno do seu carro

Filtros Parte 1 Um veculo dotado, em geral, de quatro filtros de extrema importncia para o funcionamento do veculo. So eles: Filtro de leo - retm as partculas slidas e de carvo que ficam em suspenso no lubrificante e que poderiam ser prejudiciais s peas mveis do motor. substitudo

integralmente em intervalos pr-determinados. Filtro de ar - evita que partculas slidas presentes no ar, como a poeira em suspenso mesmo nas cidades, sejam aspiradas pelo motor e causem danos internos. Atualmente todos os filtros de ar constituem-se numa carcaa, no interior da qual existe um elemento filtrante, fabricado de papel especial, que deve ser substitudo periodicamente. Se no for feito, aumenta a restrio passagem de ar, o que acarreta perda de potncia e, consequentemente, aumento no consumo, uma vez que o motorista ter de acelerar mais para obter o mesmo desempenho. Filtro de combustvel - sua funo reter sujeira trazida pelo combustvel e aquela produzida pelo prprio tanque, como ferrugem, que poderia provocar danos ao carburador ou, como o caso hoje, s vlvulas de injeo (bicos injetores). Ao fim de sua vida til precisa ser substitudo completo. Filtro de micropoeira - tambm conhecido por filtro de plen, fica localizado na entrada do sistema de ventilao de cabine, sendo feito de papel tambm. importante por reter poeira que possa trazer bactrias para o interior do veculo. Parte 2 Todo fabricante indica no Manual do Proprietrio a quilometragem de troca dos filtros, mas nos de ar do motor e de cabine depende da regio onde o carro utilizado. Em condies de extrema poeira pode ser necessrio realizar troca diria, mas hoje uma situao rara. Mais uma vez, filtro sujo restringe o fluxo de ar apenas, no h outra conseqencia. Deve ser lembrado que filtro de ar tem tambm a funo de reduzir o rudo de aspirao do motor e concorre para as suas caractersticas de funcionamento. Por isso no deve ser modificado e nem substitudo por outros esportivos.

You might also like