You are on page 1of 10

Autor: Flavio Sampaio Bartoly Doutorando UFF flaviosbartoly@yahoo.com.

br

Da Lapa bomia Lapa reificada como lugar do espetculo: Uma anlise de dois perodos da histria da produo do lugar na cidade do Rio de Janeiro.
1. INTRODUO

Atualmente, a Lapa apresenta-se como uma das principais opes de diverso para moradores e turistas na cidade do Rio de Janeiro. O tradicional bairro agrega em sua noite, especialmente nos fins de semana, um pblico cada vez maior, composto em sua maioria por jovens. Apesar da longa decadncia, que atingiu duramente o seu mito bomio, a histria do bairro dos arcos permaneceu viva no imaginrio carioca. As caractersticas de malandragem, musicalidade e criatividade, atribudas correntemente ao carioca, em grande parte, vieram da Lapa dos anos 1930. O que nos chama a ateno na revitalizao da Lapa, exatamente o papel fundamental que exerce a alma do lugar. Na Lapa, a imoralidade da boemia foi reprimida pelo Estado varguista na dcada de 1940. O longo perodo de decadncia que se seguiu foi interrompido em fins dos anos 1990. O potencial histrico fez com que o bairro se apresentasse como mais uma rea promissora a ser ocupada pelas grandes empresas de gastronomia e diverso, que tambm operam na Barra da Tijuca e na Zona Sul. No fim dos anos 1990, a Lapa renasceu. Deve-se perceber, entretanto, que esta nova vida no adveio de um movimento dos moradores ou de cariocas que pretendiam resgatar o bairro. A Lapa renasceu para uma outra vida. Os bares e restaurantes, a msica, os frequentadores, em geral, no representam a imagem ou a histria da Lapa tradicional. Nem deveriam, j que aquela antiga Lapa era um conjunto de representaes dialticas de seu tempo. Todavia, nos parece que os comerciantes, entre outros agentes interessados, vendem a boemia de hoje sob o invlucro de ontem. Cunham (ou deturpam) o termo alternativo, como alusivo ao fato de que o jovem estar em um ambiente que representa genuinamente o Rio de Janeiro, que possui raiz, que no produzido previamente para gerar um determinado movimento, uma determinada moda e um lucro cada vez maior. Para aquele que quer emancipar-se das bases materiais da vida invertida (DEBORD, 1997, pg.141) e de seus

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

espaos projetados como shoppings, condomnios e restaurantes em bairros ricos, a Lapa seria uma alternativa totalmente adequada (ou enquadrada?). Verifica-se uma apropriao do mito da boemia da Lapa, que est se tornando uma marca, uma grife. exatamente a este processo que pretendemos associar e, a partir dele construir, o conceito de lugar do espetculo. No caso especfico do Rio de Janeiro, os movimentos de preservao, desde seu surgimento como prtica urbana na dcada de 1980, j ocorrem associando questo cultural e patrimonial a necessidade de dinamizao econmica (MOREIRA, 2004, pg. 79). O lugar do espetculo montado a partir de uma imagem-sntese, de um cartaz em que est escrito: Aqui voc saber o que ser carioca, ser malandro e gostar da boemia. Voc est na Lapa. Ou seja, j est dito a que tipo de experincia voc estar exposto e at como voc deve se sentir.
...uma srie de imagens, de atitudes predeterminadas com variaes mnimas, que reproduzidas rapidamente constituem uma cena estamos condenados a manter as aparncias no domnio do inautntico. Cada papel preenche como uma estopa inconsistente o vazio deixado pela expulso do eu e da verdadeira vida. A busca de identidade transforma-se em identificao, ou seja, o homem torna-se estranho aos seus prprios desejos e alojado no espetculo. Quanto mais pobre a vida cotidiana, mais o inautntico se torna atraente (VANEIGEM, 2002, pg.150). 2. OBJETIVOS / METODOLOGIA

Desse modo, estamos propondo a construo da idia de lugar do espetculo, a partir de sua verificao no caso da Lapa. Pretendemos transformar esta noo em um conceito tributrio do processo gerado pela Sociedade do Espetculo, que utiliza os fatores subjetivos que transformam o local em lugar para gerar um movimento de ampliao de seus lucros. Alguns projetos de revitalizao de reas urbanas tradicionais e degradadas, a montagem de cenrios tpicos para atrair o turismo com base em identidades e construes sociais pretritas, podem exemplificar de modo geral, neste primeiro momento, do que pretendemos tratar como lugar do espetculo. Assim, esta pesquisa (em estgio inicial) tem como objetivo geral, contribuir para a construo de uma dimenso do lugar (o lugar do espetculo) que amplie o desenvolvimento do conceito aplicado aos estudos urbanos. Como objetivo especfico, queremos provar que a Lapa, atualmente, se define predominantemente como um lugar do espetculo.

2
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Esperamos contribuir tambm com a ampliao da participao da geografia nos debates a cerca do ...uso do histrico (...) e da apropriao da interveno urbana pelo mercado (MOREIRA, 2004, pgs. 79 & 88) na cidade contempornea. Abordar a teoria do espetculo atravs de uma perspectiva geogrfica se apresenta, ao mesmo tempo, como um desafio e uma oportunidade de contribuir com a ampliao da participao do discurso geogrfico em temas relevantes das cincias sociais. Acreditamos que a idia do lugar do espetculo poder ser til para entendermos como as histrias de determinados espaos so apropriadas, transformadas em esteretipos e vendidas. Propomos uma anlise comparativa de dois perodos da Lapa. O primeiro, o perodo 1910 - 1940, relativo confluncia de polticos, intelectuais, artistas, estudantes, bandidos, imigrantes e prostitutas para o bairro, e que com suas vivncias, produziram, ao mesmo tempo, uma forte ligao afetiva com a Lapa.
A partir de 1910, a Lapa tinha dupla personalidade: as residncias familiares misturavam-se s penses das decadas, embora estas de portas fechadas (...) A partir de 1915, as ruas adjacentes Conde de Laje, Taylor, Joaquim Silva, bem como o decantado Beco dos Carmelitas comeam a infestar-se de casas suspeitas (...) uma Lapa de crimes passionais, de boemia desenfreada, de malandragem, de desordeiros perigosos e prostituio em alta escala (DAMATA, 1978, pg.10).

Atravs dos textos produzidos por Vincius de Morais, Carlos Drummond de Andrade, Lima Barreto, Manuel Bandeira, Joo do Rio, entre muitos outros, pode-se notar a magia que permeou o bairro. A por 29, a Lapa atingiria a sua plenitude. Seu apogeu compreende o perodo 1930-1938. Depois comeou a decair. Sua decadncia comeou em 40 (DAMATA, 1978, pg.11). O segundo perodo, iniciado efetivamente nos anos 1990, marcado pela revitalizao. A Lapa de hoje ser analisada atravs de observaes participativas, da propaganda relacionada ao turismo e ao lazer cariocas, das aes empreendidas pelos poderes pblico e privado. Esta anlise da Lapa, em dois momentos, ser a via principal para a construo da idia do que estamos chamando de lugar do espetculo. O levantamento bibliogrfico ter continuidade. Executaremos trabalhos de campo, entrevistando frequentadores e moradores, alm de lanarmos mo da observao participativa.
3. O LUGAR DO ESPETCULO

3
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

O lugar materialidade, nos apresenta uma morfologia espacial, ns vemos e sentimos. Portanto, se tambm sentimos, o lugar no s materialidade, est tambm envolto e produzido por significados. To understand place requires that we have access to both, an objective and a subjective reality () Place is best viewed from points in between (ENTRIKIN, 1991, pg.5). justamente da tenso entre a subjetividade e a objetividade, que nasce o lugar composto pela dimenso material, a localizao dos objetos e sua distribuio objetiva no espao e pela dimenso abstrata, que trata dos significados que do sentido prpria arrumao dos objetos e das pessoas nesta poro do espao. O incremento das estruturas de circulao pela globalizao nos conduz ao desafio de repensar o lugar, j que a uma maior globalidade, corresponde uma maior individualidade (SANTOS, 2002). A tentativa de reconstruo de significados que existiram em certos locais, antes degradados e que passam pelo que se vem chamando de revitalizao. ...ressurreio artificial nos sistemas de signos (BAUDRILLARD,1981, pg.9), nos parece uma via interessante para tratarmos do lugar. A Lapa nos parece um exemplo ilustrativo deste processo que vem se verificando em diversas partes do mundo. O espao impregnado de significados transforma-se em lugar e quando percebemos que estes significados esto sendo, predominantemente produzidos a partir de uma lgica que est descolada dos seres humanos, j que possuem autonomia e s parecem humanas a partir de imagens produzidas artificialmente, impe-se, a necessidade de novas reflexes e talvez, de novas abordagens conceituais que consigam traduzir esta realidade. A particularidade do Eu um produto patenteado (...) substituio do individual pelo esteretipo (...) nas fisionomias sinteticamente preparadas... (ADORNO, 2007, pgs.56 & 58). ... o espetculo a afirmao da aparncia... (DEBORD, 1997, pg. 16). Assim, idias como a indstria cultural e a sociedade do espetculo podem nos ajudar a compreender como o lugar produzido a partir de uma lgica tributria da autonomia das mercadorias, se torna mercadoria e requer, portanto, a construo de novas dimenses em sua anlise. A geografia esteve no mago das preocupaes Internacional Situacionista, composta por pensadores e artistas que tinham em comum a luta...

4
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

...contra o espetculo, a cultura espetacular e a espetacularizao em geral, ou seja, contra a no-participao, a alienao e a passividade da sociedade. Quando os habitantes passassem de simples espectadores a construtores, transformadores e vivenciadores de seus prprios espaos, isso sim impediria qualquer tipo de espetacularizao urbana (JACQUES, 2003, pgs.13 & 20).

A principal caracterstica da produo do espetculo a no participao, momento em que o cidado deixa de ser sujeito efetivo do processo de produo da cidade. O espetculo consiste na recomposio, no plano da imagem, dos aspectos separados. Tudo o que falta vida acha-se no conjunto de representaes independentes que o espetculo (JAPPE, 2008, pg.17). O espao urbano produzido a revelia do indivduo torna-se a prpria negao do urbano, sendo que o estranhamento, concluso natural deste processo, ser dissipado (ou camuflado) pelas foras que regem este espetculo. a partir deste processo de camuflagem, de uma representao falsificada da realidade, exemplificada aqui, pela Lapa, que tentaremos construir o conceito de lugar do espetculo. ... o problema reside na independncia atingida por essas representaes que escapam ao controle dos homens e lhes falam sob a forma de monlogo, banindo da vida qualquer dilogo. Elas nascem da prtica social coletiva, mas comportam-se como seres independentes (JAPPE, 2008, pg.19). O espetculo arrasta o indivduo e atravs de suas imagens e representaes o sujeito torna-se objeto, ainda que tenha a sensao de estar no comando da ao. A criao de hbitos, necessidades e esteretipos e a absoro destes, constituem o crculo vicioso que afasta o indivduo de uma vivncia consciente. A mercantilizao da cidade torna-se a expresso mais palpvel da compra e venda da prpria vida do indivduo pelo espetculo. O mtodo de superao do espetculo proposto pelos situacionistas foi conceituado como desvio. O desvio (do tempo no tempo vivido) seria a apropriao, pelo indivduo, de seu prprio tempo de vida, um indivduo capaz de efetivamente construir situaes para alm do controle exercido pelo espetculo. Apoiado na Indstria cultural, o espetculo amplia indefinidamente as possibilidades de falsificao das experincias urbanas e da prpria conscincia do indivduo. Neste verdadeiro mercado de abstraes, o indivduo s recebe a oportunidade de se sentir includo, enganado na sua condio de ser livre para escolher o que fazer e de como se sentir em cada local. A relao

5
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

entre os indivduos torna-se, em grande parte, mediatizada por imagens e mercadorias. exatamente com esta capacidade do espetculo em transformar processos sociais em coisas a serem vendidas, que se relaciona o conceito de reificao proposto por Georg Lukcs. A essncia da estrutura da mercadoria (...) baseia-se no fato de uma relao entre pessoas tomar o carter de uma coisa (LUCKS, 2003, pg. 194). Atravs de alguns procedimentos, dentre os quais inclui-se a necessidade da forma mercantil invadir ...as manifestaes vitais da sociedade e remodelar tais manifestaes sua prpria imagem (LUKCS, 2003, pg.196), a mercadoria torna-se categoria universal de todo ser social. nessa relao de submisso que se produz o homem reificado, do qual a passividade uma das principais caractersticas. Da mesma forma, o local vendido como lugar, transformado em mercadoria, no qual as relaes sociais se estabelecem atravs da reproduo de comportamentos e ambientes emoldurados em sua prpria histria, como o caso da Lapa, torna-se um espao reificado.
...a apropriao privada de recursos materiais historicamente acumulados (...) nas polticas culturais contemporneas, encontram-se em operao processos que tanto atualizam, parcialmente, acervos histricos e naturais quanto conectam esses acervos a orientaes de consumo e a dados selecionados da cultura popular e espontnea (...) transformao em mercadorias da prpria riqueza presente na vida coletiva (RIBEIRO, 1995, pg.63). 4. LAPA: O BAIRRO BOMIO, A DECADNCIA E O SIMULACRO DA BOEMIA.

A revitalizao da Lapa, a princpio, seria um projeto aprovado por todos. Qualquer

Aqui, o mais bobo acende o cigarro no relmpago (ANTNIO,

ao pblica que executasse melhorias, ainda mais em um bairro to emblemtico, seria objeto de aplauso. Todavia, o que se verifica uma revalorizao, da qual fazem parte cadeias de entretenimento e restaurantes famosos. Evocar a tradio de boemia do bairro foi a primeira medida tomada pela publicidade, para tornar a Lapa rentvel.
...esses discursos so, freqentemente, to artificiais como as coisas que explicam e to enviesados como as aes que ensejam (...) Diante de ns, temos, hoje, possvel (e freqente), com a falsificao do evento, o triunfo da apresentao sobre a significao, ainda que reclamando uma ancoragem (SANTOS, 1994, pg.20).

O governo no aprovava a Lapa com seus cortios, penses,casas de lazer barato, hbitos e costumes pouco elegantes e mesmo reprovveis... (COSTA, 1993, pg. 89).

6
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Vieram logo depois o fechamento dos prostbulos e a decretao da ilegalidade do jogo. Os malandros iriam ficar por ali, esperando o qu? Dispersaram-se, empobreceram, arribaram nos subrbios, em casas de parentes humildes que os esperavam, cheios de f, com uma cama por forrar e um prato a mais a pr na mesa (LUSTOSA, 2001, pg. 5).

Nas proximidades da Lapa, ficava o quartel da Polcia Especial. No foi difcil dispersar malandros, intelectuais, opositores do regime e fechar cabars. Escritores e jornalistas, artistas plsticos e poetas, faziam da Lapa o local de seus encontros de todas as noites. Nos prostbulos, nos cabars e nos bares (...) achavam tempo para comentar os novos livros e malhar o colega ausente (RANGEL, 1965, in: DAMATA, 1978, pg. 89). O bairro de madame Sat, famoso pela malandragem, crimes, drogas, jogo e prostituio, era frequentado por polticos, artistas, estudantes (de Direito, especialmente), travestis, servindo inclusive de moradia a vrios deles. Hoje, a Lapa est perfeitamente inserida no roteiro carioca do turismo e do entretenimento, como ambiente pretensamente ligado s razes do Rio de Janeiro. As diferenas temporais entre o passado, o presente e o futuro so aniquiladas graas aos simulacros dessa atualizao (JEUDY, 2005, pg.16). As caricaturas do malandro e da boemia esto estampadas nas boates e restaurantes, que so, basicamente, os mesmos da Zona Sul e da Barra da Tijuca, mas que na Lapa assumem uma identidade mais carioca.
A regio tem cerca de 400 bares, restaurantes e casas de shows. S na Rua do Lavradio, a Associao Plo Novo Rio Antigo, registra que, de 2003 para este ano, o total de opes saltou de 13 para 24. A Parada da Lapa, chopperia com espao para pequenos shows, est colada ao aqueduto, smbolo do bairro. O Rio Scenarium que chega a receber 2mil clientes em uma noite, inaugurou uma nova rea anexa para 400 pessoas. Principal articulador da revitalizao da Lavradio, hoje um dos plos de msica e gastronomia, Plnio Froes, scio da Rio Scenarium e da cachaaria Mangue Seco, prepara a inaugurao da 3 casa do grupo, o restaurante Santo Scenarium. Existem prdios comerciais e condomnios sendo construdos ao redor da Lapa. O movimento vai aumentar muito, prev Fres. O investimento das construtoras um bom termmetro do que pode acontecer por ali. De acordo com a Associao de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobilirio, desde 2005 foram lanadas na Lapa 866 novas moradias. No mesmo perodo, Botafogo teve lanamento de 623 residncias

O apelo ao principal smbolo do bairro, os arcos, como cenrio para emoldurar o comrcio, to perceptvel quanto os nomes que evocam o passado genuinamente bomio. Algumas das casas mais famosas da Lapa de hoje, o Rio Scenarium e o Santo Scenarium, parecem definir a essncia da cidade mercadoria e do lugar do espetculo. A apologia das mercadorias sempre iguais sob etiquetas diferentes (...) a mesma coisa aparece em lugares 7
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

inumerveis... (ADORNO, 2007, pgs. 63,68). O cenrio modificado a partir dos smbolos que transformam o espao em lugar(?), de acordo com o ritmo do comrcio. Nomes como Sacrilgio e Carioca da Gema, tambm nos permitem concluir que seja atravs do estigma de lugar do pecado ou da idia de que estamos no ambiente tpicamente carioca, a chamada sempre evoca os significados vividos em uma outra Lapa. Este processo de transfigurao da alma prpria (SOUZA, 1989, pg.165), de montagem do cenrio (noturno) da Lapa bomia para o turismo e o lazer, atinge o auge no final dos anos 90. Todavia, identifica-se o incio deste processo uma dcada antes.
bvio que, sendo as bases materiais do bairro clssico minadas pela dinmica envolvente ou pela cirurgia urbana pura e simples, no o contedo interacional o nico a ser vitimado; e a descaracterizao do contedo composicional reflete-se mesmo no enfraquecimento do contedo simblico. Para exemplificar com o Rio de Janeiro, fiquemos com a velha Lapa bomia, desmantelada aps dcadas de perseguio malandragem e cirurgias urbanas, e finalmente tendo seu estigma de lugar do pecado domesticado nos anos 80, com sua vida noturna sendo grandemente avivada e apropriada pela classe mdia (SOUZA, 1989, pg.164).

Durante o dia, sem o glamour das empresas da noite, o bairro pobre, sujo e inseguro. Em geral, os moradores s tm contato com a Lapa do dia. A da noite, no para eles. A exceo fica por conta das novas construes imobilirias, que no so para os moradores que j estavam na Lapa. Os frequentadores da Lapa bomia so principalmente turistas e jovens das classes mdia e mdia-alta. Neste processo de revalorizao do bairro, foi o Estado que ...elaborou o projeto Distrito Cultural da Lapa. Ele previa aes dos governos municipal e estadual na iluminao, segurana, limpeza, sinalizao e estacionamento.... Para que o espetculo no sofra com os problemas da realidade do bairro, as casas de shows contratam seguranas particulares, inclusive para fazer a segurana externa. Uma diretora de um desses estabelecimentos comenta que normal ...os seguranas acompanharem as pessoas at o estacionamento. Ontem tivemos muitos assaltos na fila dos ingressos. No entanto a revitalizao no lembrou, mesmo tendo participao do Estado, daqueles que j moravam na Lapa. ...o reforo de policiamento ocorre somente noite.... O prprio secretrio municipal de Assistncia Social admite que existe ali uma gangue que vende e usa droga luz do dia. uma quadrilha formada. Se nada for feito, vai acontecer uma tragdia maior. A Lapa pode vir a ser a Candelria de 2008. O discurso, bem diferente daquele dos empresrios que atuam na venda da 8
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Lapa Bomia, verificado na prtica: ...o cenrio que a equipe do O Globo flagrou na tarde de ontem denunciava a permanncia do estado de abandono da rea. Grupos de moradores de rua, entre eles muitos menores de idade, cheirando cola de sapateiro e solvente sem ser incomodados por qualquer policial. Este cenrio, que no possui o glamour do scenarium da noite, nos move a tentar compreender a produo do lugar do espetculo. Na virada do milnio, iniciou-se um processo de valorizao da memria das cidades no Brasil. Uma das questes que surgem a partir da constatao desta tendncia o que est por trs da valorizao atual do passado (ABREU, 1998, pg. 6). No estamos condenando a retomada de investimentos na Lapa, nem o fato de ter voltado a ser um ponto fundamental de diverso carioca. Pretendemos promover uma reflexo a cerca do sentido desta revitalizao e sobre como ela vendida.
5. BIBLIOGRAFIA CITADA

ABREU, M. Sobre a memria das cidades. Rev. Territrio, UFRJ, III, n.4.1998. ADORNO, T. Indstria cultural e sociedade. Paz e Terra. 4Ed. So Paulo. 2007. ANTNIO, Joo. Joozinho da Babilnia. In: LUSTOSA, I. 2001. Lapa do Desterro e do desvario. Casa da Palavra. Rio de Janeiro.1976. BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulao. Relgio dgua. Lisboa. 1981. COSTA, A. F. da. A Pesquisa de Terreno em Sociologia. In: Silva, A. S. & Pinto, J.M. Metodologia das Cincias Sociais. Edies Afrontamento, pp.128-148. Porto. 1986. COSTA, Rosalina. Em busca do espao perdido: a reconstruo das identidades espaciais do bairro da Lapa na cidade do Rio de Janeiro. Dissertao de Mestrado. Depto. de Geografia UFRJ. 1993. DAMATA, G. Antologia da Lapa: vida bomia no Rio de ontem. Codecri.1978. DEBORD, Guy. A sociedade do espetculo. Editora Contraponto. 1997. DURO, F. ZUIN. A & VAZ. A. A indstria cultural hoje. Boitempo. 2008. ENTRIKIN, J.N. The betweeness of place. Macmillan Education. London. 1991. INTERNATIONALE SITUACIONNISTE. N 1 (1958) , N 3 (1959) ,N 6 (1961). JACQUES, P.B. Apologia da Deriva. Escritos Situacionistas sobre a cidade. Casa da Palavra. Rio de Janeiro. 2003. JAPPE, A. O fim da arte segundo Adorno e Debord. Rev. Krisis, n 15. _________. 2008. Guy Debord. Antgona. Lisboa. 1995. JEUDY, Henri Pierre. Espelho das cidades. Casa da Palavra. Rio de Janeiro. 2005. 9
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

KHEL, Maria R. O espetculo como meio de subjetivao. Estudos Gerais da Psicanlise: Segundo Encontro Mundial, pp.1-6. Rio de Janeiro. 2003. LEFBVRE, H. Espao e Poltica. UFMG. Belo Horizonte. 2008. LUCHIARI, M.T.D.P. A reinveno do patrimnio arquitetnico no consumo das cidades. In: GEOUSP, Espao e Tempo. N 17, pp. 95 105. So Paulo. 2005. LUKACS, Georg. Histria e conscincia de classe. Martins Fontes. So Paulo. 2003. LUSTOSA, I. Lapa do Desterro e do Desvario. Casa da Palavra. 2001. MOREIRA, Clarissa da Costa. A cidade contempornea entre a tabula rasa e a preservao: cenrios para o porto do Rio de Janeiro. Ed.Unesp. So Paulo. 2004. RANGEL, Lcio. A Lapa e a msica popular. In: DAMATA, G. 1978. Antologia da Lapa: vida bomia no Rio de ontem. Codecri. Rio de Janeiro. 1965. RIBEIRO, Ana C. Torres. O espetculo urbano no Rio de Janeiro: comunicao e promoo cultural. Cadernos IPPUR UFRJ, ano IX, n.1/4, Jan/Dez. 1995. SANTOS, Milton. Tcnica, espao, tempo, globalizao e meio tcnico-cientfico e informacional. Hucitec. So Paulo. 1994. _______________. A Natureza do Espao: Tcnica e Tempo, Razo e Emoo. Edusp. So Paulo. 2002. SOUZA, Marcelo Lopes. O bairro contemporneo: Ensaio de abordagem poltica. Revista Brasileira de Geografia, p.139-172. V.51. n2. IBGE.Rio de Janeiro. 1989. VANEIGEM, R. A arte de viver para as novas geraes. Conrad.So Paulo. 2002.
Mate rial Comple me ntar Consultado

Jornal O Globo 21 e 22 de Agosto de 2008. Revista Carta Capital, nmero 456, Agosto, 2007.

10
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

10

You might also like