You are on page 1of 21

RICHARD MORAN: O AUTOCONHECIMENTO E AO RACIONAL. Introduo: Parece haver um desacordo entre as posies epistemolgicas1 clssica2 e antiindividualista3 acerca do autoconhecimento.

Segundo a primeira, temos acesso direto e privilegiado aos nossos pensamentos, ou seja, o conhecimento de nossa vida mental prescinde de inferncia externa e se d de modo distinto do que conhecemos o mundo e as outras mentes. Na abordagem anti-individualista, o conhecimento dos nossos estados psicolgicos depende, ao menos em parte, do conhecimento que temos do mundo fsico e lingstico-social entorno. Para o anti-individualista, o autoconhecimento exige uma investigao emprica de mesmo tipo que o conhecimento do mundo entorno e das outras mentes exigem. Segue do Externismo, segundo Paul Boghossian (1998), que o conhecimento que temos dos nossos estados mentais no transparente, pois a introspeco oferece apenas o conhecimento das caractersticas intrnsecas do seu objeto. Como o contedo dos estados mentais dependem, no externismo, da sua relao com o entorno no possvel descriminar um estado mental (uma crena, por exemplo) de outro. Configura-se assim o ceticismo acerca do autoconhecimento. Um outro ponto considerado por Boghossian o de que se o autoconhecimento prescinde de evidncia, ou pelo menos se quer evitar uma concepo evidencialista, ento no objeto de uma epistemologia substancial; no figura portanto, como um conhecimento propriamente dito. A Transparncia e o autoconhecimento so, todavia, traos caractersticos do sujeito racional (e da noo de pessoa). O filosofo estadunidense Richard Moran apresenta, em seu livro Authority and Estrangement (A&E), uma soluo distinta para a querela do autoconhecimento. Segundo este autor, a abordagem epistemolgica do autoconhecimento insuficiente. Ele parte da constatao de uma assimetria fundamental entre o modo como conhecemos nossos pensamentos e como conhecemos os pensamentos dos outros. Afirma que o autoconhecimento no envolve apenas auto-atribuio de estados mentais, mas tambm a capacidade que possumos de declarar (avowal) nossas crenas e atitudes sem apelo a
1

Por posies epistemolgicas acerca do autoconhecimento consideramos as abordagens nas quais o conhecimento dos estados mentais se baseia em evidncias, intrnsecas ou, ainda, externas ao sujeito de conhecimento. 2 Considera-se, aqui, concepo clssica acerca do autoconhecimento como as inscritas entre as posies filosficas que conservam a imagem cartesiana do sujeito plenamente consciente dos eventos ocorridos em sua prpria mente. 3 Os termos Externismo e Anti-individualismo sero utilizados, aqui, como equivalentes.

evidncias ou garantias epistmicas, e tais relatos esto relacionados com a racionalidade da pessoa. Quando expresso minha crena em p, assumo um compromisso com a verdade de p. Isso no ocorre quando atribumos estados mentais aos outros, p.ex. quando digo S acredita que p no me comprometo com a verdade de p. Este compromisso com nossas crenas envolve elementos morais, psicolgicos e emocionais e um trao fundamental do autoconhecimento. No presente trabalho intenta-se apresentar por que, segundo Richard Moran, a melhor forma de compreender o autoconhecimento enfatizando a assimetria, o que implicaria numa mudana de foco no debate, onde sujeito o autoconhecimento deixaria de ser entendido como um investigador das condies de verdade e justificativas do contedo de suas crenas e passaria a figurar enquanto agente racional comprometido com suas crenas e aes (com suas atitudes). Moran acusa as abordagens tradicionais e deflacionistas sobre o autoconhecimento de no darem a devida importncia as diferenas entre os juzos psicolgicos nos pontos de vista da primeira e terceira pessoa. Para ele a primeira pessoa, quando consciente de certo estado mental, mantm com esse uma reao qualitativa, constituindo-o. A autoconscincia aqui diz respeito autoconstituio e sade mental. Alm disso, e no menos importante, a ao racional, enquanto capacidade de justificar suas crenas, aes e atitudes, requer o autoconhecimento. A&E um esforo argumentativo contra as posies deflacionistas e o ceticismo em elaborar uma noo de autoconhecimento que mantenha seu carter imediato e possibilidade do erro ou engano alm da substancialidade da posio de primeira pessoa. Para que se cumpra com maior acerto nosso objetivo se faz necessrio: A) a fim de contextualizar o debate, expor sucintamente o que se entende como modelo cartesiano de introspeco (ou modelo perceptual de introspeco) os quais entendem o acesso privilegiado como um tipo relao epistmica especial entre o sujeito e sua vida mental. Figuram entre estas as posies internistas onde a evidncia do conhecimento da prpria mente intrnseca ao sujeito. Em seguida discorreremos sobre as teses externistas nas quais o conhecimento dos estados mentais dependem, ao menos em parte, do entorno (environment) e a conseqncia ctica extrada por Paul Boghossian (1996) das premissas de tais teses. Por fim, B) analisaremos as consideraes de Richard Moran (2001): como estas se inserem nas teorias racionalistas do autoconhecimento, em que consiste a alternativa proposta pelo autor de um

modelo de introspeco no observacional e qual a relevncia do autoconhecimento para a noo de sujeito racional. 1. POSIES EPISTEMOLGICAS DO AUTOCONHECIMENTO.

1.1 Descartes e as posies internistas. A imagem acerca do autoconhecimento, estabelecida na Modernidade4, rene uma srie de caractersticas que denotam um tipo de transparncia que a mente teria sobre ela mesma, inscrita na capacidade do sujeito de estar completamente consciente do que se passa em sua mente e de conhecer, de forma direta e infalvel, seus pensamentos. Descartes (2001) foi um dos primeiros a tratar do autoconhecimento nesses termos, dando carter epistemolgico investigao. O autoconhecimento, para ele, estava intimamente vinculado com questes metafsicas e com a garantia de um fundamento epistemolgico seguro, indubitvel e livre do erro, sobre o qual se ergue todo o alicerce das cincias. O sujeito, no modelo cartesiano, goza de um modo especial para acessar sua mente; atravs da introspeco a mente dirige-se a si mesma de modo imediato, sem a necessidade de intermedirios; pois diferentemente do conhecimento dos objetos sensveis, a mente introspectiva tem como seu objeto ela mesma. Como vemos em:

Embora as coisas que vejo e imagino fora de mim talvez no sejam nada ali, todavia, os modos de pensar que chamo sensao e imaginao, na medida em que so somente certos modos de pensar, tenho certeza de que eles esto em mim (DESCARTES, 2001, p. 35.)

Como vemos no fragmento das meditaes, o objeto da introspeco uma evidncia interna. Sendo a mente, ela mesma, seu objeto, o autoconhecimento no-causal, ou metafisicamente direto, uma relao da mente com ela mesma. Esse mtodo de acesso ao mental exclusivo do ponto de vista da primeira pessoa. O sujeito possui uma autoridade especial sobre seus pensamentos, pois alm de um conhecimento imediato dos prprios
4

De fato, a modernidade inaugurou, com Descartes, a questo acerca do carter epistemicamente especial do autoconhecimento. Muitas posies, distintas em vrios aspectos, sugiram nesse perodo, mas grosso modo, em geral elas comungavam da suposio de que a racionalidade no apenas caracterizada por um sentido forte de autoconhecimento, mas tambm esse em que o autoconhecimento tem como trao constitutivo o fato de que a mente tem um acesso infalvel e imediato aos seus prprios contedos atravs de um mtodo introspectivo. No entanto mesmo no interior da modernidade est suposio foi, vrias vezes, posta sob suspeita como em Malebranche, Hume, Kierkegaard e Nietzsche. No trataremos desses autores ou da tradio moderna.

pensamentos, a conscincia que a mente possui sobre ela mesma impositiva, ou seja, no possvel no estar consciente do que ocorre na mente afinal a mente cartesiana completamente consciente de si e os estados mentais so modificao na (coisa) -mente. Por fim, o sujeito est em melhor posio para emitir um juzo verdadeiro acerca dos seus estados mentais que qualquer outra pessoa. Tais consideraes determinam o carter epistemicamente especial do autoconhecimento em detrimento do conhecimento do mundo e das outras mentes. Salvo diferenas especificas, essa imagem compartilhada por grandes nomes da filosofia moderna como Locke e Kant. O sujeito moderno concebido como lcus da razo, o qual conhece a si mesmo e seus pensamentos so individuados ou definidos em sua interioridade (o que se chama atualmente perspectiva descritiva da significao), pelas suas caractersticas intrnsecas de modo que no possvel erro ou ignorncia acerca deles.

Earlier, major gures within both empiricist and rationalist traditions could take for granted that there is nothing in the mind of which the person is not conscious, and that a persons knowledge of his own current mental states is both certain and infallible; in short, that the mind is transparent to itself.5 (MORAN 2001. p. 04)

Essa concepo chamada de internismo. Um trao comum das teorias propostas por Descartes, Locke e o fato de os dois conceberem a introspeco como uma forma de experincia ou percepo interna, de modo que, nesse sentido podem ser consideradas teorias empiristas do autoconhecimento visto que a mente afetada por um objeto (interno) que produz uma modificao ou uma evidncia acessvel apenas via sentido interno.

1.2 O Externismo e o ceticismo acerca do autoconhecimento. Muitas crticas s posies internalistas foram elaboradas, mas para os nossos fins cabe destacar uma objeo radical e contempornea. Em oposio s perspectivas descritivas, segundo as quais a determinao do significado dos estados mentais no requer referncia a como as coisas so no mundo, esto as no-descritivas que afirmam que um sujeito pensa
5

Traduo: Anteriormente grandes figuras das tradies empiristas e racionalistas poderiam afirmar que no h na mente nada que a pessoa no esteja consciente, e que o conhecimento que uma pessoa possui de seus estados mentais atuais certo e infalvel. Em resumo, a mente transparente para si mesma.

num determinado objeto por estar uma relao real ou causal com este (SILVA FILHO, 2007). O argumento externista6 intenta provar que as caractersticas intrnsecas ao sujeito no determinam completamente o contedo do seu estado mental. De orientao no-descritiva, o externismo afirma que o contedo dos nossos estados mentais so, ao menos em parte, determinados pelo entorno fsico e ligustico-social. Para o externista, o significado dos estados mentais est relacionado diretamente com o mundo exterior a mente do pensante. Essa afirmao se ope a pressuposio, tal como chamada por Putnam (1996, b), de um solipsismo metodolgico onde toma-se como verdade que nenhum estado mental supe, alm do pensante, a existncia de qualquer outro indivduo. Isso significa dizer que um sujeito tem (como podemos inferir das afirmaes de Descartes) seus estados mentais individuados somente por suas caractersticas intrnsecas. Para o externista os estados mentais de um individuo no podem ser individuados somente pelas caractersticas intrnsecas desse sujeito; juzos psicolgicos como as atitudes proposicionais (E.x, Eu acredito que X, ou Desejo que Y) so individuados, pelo menos parcialmente, pelo entorno, o mundo exterior ao pensante. Os mais famosos argumentos em favor do externismo foram formulados por Hilary Putnam (1996, b) e Tyler Burge (2007), ambos elaborados como experimentos mentais. Esses experimentos consistiam na suposio da existncia de um mundo contrafactual quase que inteiramente idntico ao mundo factual. O carter contrafactual era dado por uma nica modificao no uso de um termo especfico como artrite (Burge,2007) ou, como em Putnam (1996, b), na composio qumica de uma substncia natural. Mesmo os indivduos eram idnticos em todas as mais sutis caractersticas. Toda pessoa da Terra factual teria um clonegmeo na Terra contrafactual, este clone viveria e teria as mesmas experincias que o seu correspondente factual. Estes experimentos so chamados experimentos das Terras-gmeas. Consideremos o primeiro desses experimentos elaborado por Putnam. Neste, o carter contrafactual dado pela diferena da composio qumica da gua. Na Terra o temo gua se refere a H2O, enquanto que na Terra-gmea, quando usado, o termo gua se refere a um liquido idntico a gua factual em todas as suas caractersticas exceto por sua composio qumica, que pode ser descrita como XYZ. Tudo perceptualmente idntico, de modo que se fosse possvel que um individuo viajasse de uma Terra para outra no percebesse essa diferena. possvel ainda, nesse experimento, que um individuo seja transportado de uma
6

Veja, (PUTNAM,1996, b), (BURGE, 2007)

Terra para outra sem que soubesse disso, e em dada circunstncia em que se referisse gua estivesse pensando em coisas distintas. Um individuo factual que comumente utiliza o termo gua para se referir a H2O, ao se referir a XYZ na Terra-gmea, estaria no mesmo estado fsico (intrnseco) que quando usa o termo em seu mundo de origem, mas o significado (ou o contedo) do seu pensamento seria diferente.

[...] O significado diferente por que a matria-coisa diferente. E eu destaquei que o falante da terra e o seu Doppelgnger podem estar no mesmo estado cerebral neurnio por neurnio, e ainda assim poderia ser o caso de que o que o terrqueo significa com a palavra gua no ser o que o terrqueo gmeo signifique com a mesma palavra. Foi nesse ponto que escrevi: os significados no esto na cabea7.

As posies externistas, como as de Putnam (1996) e Burge (2007) foram largamente aceitas pela comunidade filosfica, contudo no ficaram livres de objees e crticas. Paul Boghossian, em um artigo intitulado Content and Self-Knowledge (1998), mostra que se o externismo for o caso, ento podemos no conhecer nossos estados mentais. Para ele o conhecimento que temos de ns mesmo deve ser transparente. Tal transparncia um trao indispensvel e constitutivo da nossa auto-imagem enquanto pessoas. Boghossian considera o autoconhecimento um pr-requisito da noo ordinria de sujeito racional. Devemos, segundo o autor, sermos capazes de saber que temos um pensamento e conhecer o seu contedo sem o auxlio de qualquer tipo de evidncia. Ou seja, o acesso aos prprios pensamentos deve ser transparente, pois, do contrrio, fica comprometido o carter intencional e racional presente na concepo comum de pessoa humana. As implicaes que extrai das premissas externistas e das consideraes que faz acerca do modelo perceptual de introspeco, segundo ele, possuem um carter paradoxal, pois a partir de premissas aceitveis obtm-se uma concluso inaceitvel e contra intuitiva. Argumenta: 1. Temos um conhecimento transparente dos nossos pensamentos ou crenas se somos capazes de descriminar a semelhana ou a diferena entre o contedo de, pelo menos, dois estados mentais, ou seja, descriminar o significado deles. 2. A introspeco fornece apenas as caractersticas intrnsecas do seu objeto.

PUTNAM, Introduction, in: Andrew Pessin e Sanford Goldberg (ed.). The Twin Earth Chronicles: Twenty Years of Reflection on Hilary Putnams The meaning of meaning. Cit in: SILVA FILHO, W. Mente, Mundo e autoconhecimento, In: Trans/Form/Ao. So Paulo, 2007.

3. O Externismo, por afirmar que conhecimento do contedo depende do entorno, fez do autoconhecimento um conhecimento emprico. 4. Um sujeito pode, mesmo sabendo por introspeco que tem certo pensamento, ser incapaz de descriminar o contedo do seu pensamento visto que tal contedo fornecido por elementos exteriores ao processo introspectivo. 5. Logo, as concepes relacionais eliminam a transparncia do mental e consequentemente o autoconhecimento. Dito de outro modo, no h autoconhecimento ou acesso privilegiado se considerarmos as premissas externistas (que o contedo mental tem uma caracterstica relacional ou extrnseca), por que a simples introspeco fornece apenas o conhecimento das caractersticas intrnseca do seu objeto. 2. MORAN E A REINTERPRETAO DA QUESTO ACERCA DO S-K:

UMA TERIOA RACIONALISTA 2.1 Teorias racionalistas do autoconhecimento. Antes de discorremos sobre as consideraes de Richard Moran acerca do autoconhecimento trataremos brevemente do que Brie Gertler (2011) chamou de teorias racionalistas do autoconhecimento. Segundo a autora, Tyler Burge e Moran figuram como os mais importantes defensores dessa teoria acerca da natureza e carter especial do conhecimento de si. Gertler, ao discorrer sobre as teorias racionalistas, faz poucas distines entre as posies de cada um desses autores; aqui tambm trataremos as posies de forma genrica, indicando alguma distino caso necessrio. O rompimento dos racionalistas com as abordagens tradicionais acerca do autoconhecimento consiste na negao de que a introspeco seja um tipo de observao ou experincia, o que faz do autoconhecimento, nas abordagens tradicionais, um tipo de percepo. Conheceramos nossos pensamentos nos dirigindo aos objetos de um mundo internos: nossa mente. Gertler distingue as teorias do autoconhecimento segundo suas consideraes e caracterizaes acerca do carter especial do conhecimento introspectivo. Ela as divide em Teorias da Familiaridade ou conhecimento direto (Acquaintace Theories), do Sentido Interno

(Inner Sense Theories) e as Teorias Racionalistas (Rationalist Theories). Os partidrios da ultima consideram, em geral, pouco relevante, no que tange a natureza do autoconhecimento, as distines entre as duas primeiras teorias. As duas tratam o modo de acesso que uma pessoa possui aos prprios estados metais como anlogos ao modo pelo qual conhecemos o mundo (e as outras mentes); o tratam como um tipo de percepo, justificvel a partir da observao. Para o racionalista, pelo contrrio, a mais importante caracterstica do

autoconhecimento a sua contribuio para o raciocnio crtico ou racionalidade. O sujeito do autoconhecimento o responsvel por conformar seus pensamentos e atitudes s razes que possu para t-los. Cada pessoa est, portanto, em uma posio nica para avaliar e revisar criticamente seus prprios pensamentos; essa a dimenso normativa do autoconhecimento e diz respeito a como e a o que devemos pensar e fazer. Tal relao entre a primeira-pessoa e a elaborao8 de seus pensamentos e atitudes o que constitui o carter especial ou distintivo do autoconhecimento nas Teorias Racionalistas. O ncleo das perspectivas Burge e Moran, tal como Gertler as entende, pode ser expresso sucintamente em quatro princpios. A) Somos sujeitos racionais capazes de elaborar nossas prprias atitudes a partir da deliberao sobre elas e B) essa habilidade uma empreitada estritamente normativa: somos ns os responsveis por alinhar nossas atitudes as normas racionais (as razes que possumos para t-las), ou seja, somente a primeira-pessoa que pode justificar as suas atitudes luz de razes. C) Essa responsabilidade exige que conheamos nossos pensamentos e, por fim, D) a racionalidade que explica o autoconhecimento (compreendido aqui como revisvel). No se trata somente de uma resposta distinta para a questo acerca do conhecimento dos prprios estados mentais. A questo do autoconhecimento reinterpretada. Os racionalistas vem o problema de uma forma distinta das teorias tradicionais que entendem o autoconhecimento como uma questo acerca do tipo de relao epistmica mantida entre o sujeito e os prprios estados mentais. A questo passa a ser entendida em termos de qual a importncia da capacidade normativa em relao aos prprios pensamentos para o autoconhecimento.

Moran utiliza o termo shaping que significa formar, dar forma. Aq ui optamos por elaborar.

As teorias Racionalistas entendem o conhecimento de primeira-pessoa como algo adquirido via reflexo crtica acerca das razes que se possui para ter determinada crena. Essa atitude normativa relevante, entre outras coisas, para compreendermos as diferenas entre as relaes da primeira e terceira-pessoa no que tange o conhecimento do mental; pois a atitude normativa diz respeito ao que devemos (ou ao que seria melhor) fazer ou pensar. Um agente num raciocnio prtico ou normativo tenta acessar ou avaliar as razes que possui para agir (ou acreditar) contra ou a favor de um dado curso de ao (ou do valor de verdade de uma dada crena). E tais consideraes so feitas somente na posio de primeira pessoa. 9 [O]nly you can exercise a genuine normative agency as regard your belief10 (Gertler 2011, p. 179). Somos, portanto agentes racionais capazes de, no somente basear, mas justificar nossas crenas segundo razes. Gertler aponta para trs aspectos da relao mantida entre o sujeito racional e suas atitudes, segundo os racionalistas. Vejamos. Em primeiro lugar as atitudes so revisveis e o sujeito racional reconhece que a deliberao sobre elas pode afet-las diretamente. Se somos racionais, agimos e pensamos de acordo com normas e regras racionais, ento nossas atitudes so sensveis as razes que possumos para sustent-las ou neg-las. Um sujeito racional deve encarar suas atitudes conscientes como algo pelo qual responsvel e como tal passvel de reviso, de modo que seja possvel ao sujeito resolver-se acerca da prpria atitude. Somente assim que podem ser elaboradas. Quando uma razo nova acerca de uma atitude X se apresenta como questionamento ou oposio, essa atitude torna-se passvel de mudana por ser sensvel a nova razo em relao a ela. A razo exerce presso contra a atitude, essa por sua vez ganha uma nova ordenao. Quando uma atitude confrontada com uma nova razo que lhe impe uma nova ordenao, mas no se sensibiliza por ela, agimos em desacordo com as razes que possumos e incorremos em uma ao ou pensamento irracional. Em segundo lugar, conhecemos nossas atitudes de forma no-observacional. O carter necessariamente revisvel do autoconhecimento aponta para um problema nos modelos observacionais. Enquanto anlogo percepo, o modelo observacional no permite considerarmos nossas crenas e atitudes como revisveis. A pura percepo no nos fornece
9

Ver: Wallace, R. Jay, "Practical Reason", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Summer 2009 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL = http://plato.stanford.edu/archives/sum2009/entries/practicalreason/ 10 Trad:Somente voc pode exercer uma ao normativa genuna em relao a sua prpria crena.

um objeto pelo qual somos responsveis e que sejam sensveis as razes; nesses modelos introspectivos, como na percepo externa, o sujeito do conhecimento meramente passivo. O terceiro aspecto diz respeito somente a Richard Moran, mas , todavia, uma exigncia explicativa da idia de como reconhecemos nossas atitudes como revisveis e como um compromisso pelo qual somos os responsveis. Nossas atitudes so transparentes se as conhecemos ao considerar diretamente seus objetos. Discorreremos agora sobre a posio de Moran acerca da natureza especial da autoridade de primeira pessoa. A idia de que uma pessoa mantm um tipo especial ou distinto de relao com seus prprios estados mentais, o tema central de Authority and Estrangement (A&E). Ali, Richard Moran argumenta contra o que ele chama de modelos perceptuais de introspeco onde o autoconhecimento obtido atravs de um tipo de experincia interna imediata. segundo ele, o recorrente repdio ao conhecimento introspectivo como imediato por parte de diversas correntes filosficas , em parte, resultado da associao dessa caracterstica ao modelo introspectivo cartesiano. Ele defende que o carter distintivo do autoconhecimento est relacionado assimetria entre o conhecimento dos estados mentais nas posies de primeira-pessoa e terceira-pessoa, ou Self-Other assimetries11. A nfase dessa assimetria na considerao acerca da natureza da autoridade de primeira pessoa provoca, segundo Moran, um deslocamento do debate de uma abordagem puramente epistemolgica para uma abordagem moral. Primeiramente faz-se necessrio tornar evidente tal carter assimtrico e a partir disso mostrar porque algumas posies filosficas relevantes falham ao caracterizar o fenmeno de primeira-pessoa e essa falha est relacionada adeso, ainda que tcita, de um modelo perceptual. Moran deseja mostrar que as posies deflacionistas e mesmo o ceticismo acerca do autoconhecimento dependem dessa adeso; intenta ainda, mostrar que as noes de imediatismo, transparncia, e autoridade de primeirapessoa so independentes desse modelo. Moran inicia seu livro com a discusso sobre como algumas posies filosficas contemporneas do autoconhecimento rejeitam a transparncia da mente em relao a si mesma e como identificam essa rejeio rejeio do acesso introspectivo. Essa identificao, ele acusa, produto do tratamento dado a questo desde a modernidade onde,
11

Trad: assimetria Eu-Outro.

em geral, o autoconhecimento era tratado como um tema secundrio de outras questes como, por exemplo, o fundacionismo12 de Descartes. Isso ocasionou a crenas de que as diferenas relevantes entre o autoconhecimento e o conhecimento de outras mentes dependem da tese da infalibilidade do conhecimento introspectivo. Os desenvolvimentos em cincia cognitiva e psicologia comprovam que muitas, se no a maioria das informaes e processos psicolgicos no esto acessveis conscincia, o que est em desacordo com a identidade mente-conscincia cartesiana. Em acordo com essa rejeio inspirada pelos novas concluses em cincia (e filosofia) muitos autores negam o carter distintivo do autoconhecimento como um modo de conscincia. Vemos em Churchland (2004) um exemplo disso. Ele considera a autoconscincia como um tipo de percepo dos nossos estados mentais e, como tal, em nada difere da percepo do mundo exterior. A autoconscincia, dessa forma, no mais (nem menos) misteriosa que a percepo em geral. Ela apenas dirigida para o interior e no para o exterior . (Churchland, 2004. p.126). Um outro exemplo de negao da introspeco concomitante a negao do imediatismo pode ser dado ao considerarmos posies que aderem a um modelo computacional do mental, como em Dennett (1968). Segundo ele, todo evento mental correspondente a um processo fsico no crebro o qual em nenhuma circunstncia torna-se consciente. Para Dennett, somos completamente ignorantes quanto aos nossos estados mentais; no h acesso introspectivo e, portanto, no h conscincia sobre nossa vida psicolgica. Contudo, alguns filsofos, defendem que a autoconscincia e a introspeco tm como objeto, no os eventos mentais como so descritos por Dennett, mas os estados mentais identificados sob a categoria que, por vezes, chamada, psicologia popular 13 (Moran, 2001. p.07), nossos relatos sobre nossas crenas, atitudes, pensamentos e no processos neurofisiolgicos. Nesse ponto, uma observao se faz necessria. As afirmaes de Daniel Dennet sobre o que um estado mental no esto erradas. De fato, enquanto processo cerebral puramente fisiolgico no possvel que tenhamos conscincia introspectiva desses eventos; somos
12 13

EXPLICAR FUNDACIONISMO CASO NO TENHA EXPLICADO. No original: [T]he states of mind identied under the categories of what is sometimes called folk psychology.

completamente ignorantes sobre eles. Contudo o conhecimento que poderia ter um neurocientista, por exemplo, difere em muito do conhecimento que uma pessoa diz ter sobre seus desejos, sensaes e pensamentos. Parece se tratar, na verdade, do conhecimento de coisas distintas. Os estados mentais parecem poder requerer uma outra descrio que no a de um processo cerebral. Eles podem ser compreendidos pelo seu papel na vida cotidiana; o modo no qual o acesso introspectivo e autoconscincia so, de fato, relevantes na compreenso da racionalidade e da noo de pessoa. Na abordagem moraniana o autoconhecimento como relevante para a vida e mesmo para a compreenso do que uma pessoa depende do grau de descrio dos estados mentais dado pelo vocabulrio da psicologia popular. O autoconhecimento como algo relevante para a compreenso do sujeito racional deve ser imediatamente transparente, entretanto tal imediatismo dos estados mentais no est necessariamente atrelado s condies e consequncias da imagem cartesiana de introspeco. Uma caracterstica essencial desse modelo a classificao das sensaes, imagens mentais, vontade, juzos como fenmenos mentais dentro do paradigma da experincia (MORAN, 2001; GERTLER, 2011). Isso faz de um evento mental , portanto, uma evidncia interna conhecida imediatamente. Tal conhecimento dito infalvel, ou incorrigvel por se tratar de um debruar-se da mente sobre ela mesma; e distinto ou privilegiado, pois cada sujeito tem um acesso nico e especial(izado) ao objeto de introspeco: sua prpria mente. Segundo Moran, o acesso de uma pessoa a seus estados mentais especial de dois modos. a) imediato. Prescinde de evidncia de qualquer tipo. b) Tais juzos feitos sem o auxlio de evidncia gozam de um privilgio epistmico que no compete aos juzos de terceira pessoa. Isso implica em uma grande distino no modo como a primeira pessoa se relaciona com suas crenas e atitudes. Uma pessoa capaz, por exemplo de justificar suas crenas e atitudes considerando somente as razes que possui para agir ou crer, enquanto a justificao das crenas e aes dos outros exige a observao da conduta do individuo em questo. Formula-se, dessa forma uma verso enxuta do imediatismo, pois temos um conhecimento imediato dos nossos estados mentais pelo simples fato dele no ser baseado em nada epistemicamente mais bsico e por isso no inferido ou produzido por observao. Temse, portanto, aqui uma concepo negativa de imediatismo de modo a evitar as consequncias do modelo cartesiano. Mantendo a posio de primeira pessoa e preservando suas caractersticas distintivas.

What remains before us, then, is a basic asymmetry between rst-person and third-person relations. A person can make reliable psychological ascriptions to himself immediately, without needing to observe what he says and does. And this capacity lies in the nature of the rst-person position itself; it is not a kind of access he may have to the mind of another person. Compared with the traditional Cartesian doctrine ofintrospective infallibility, this is a relatively modest characterization of the privileged access a person has to his own mental life14 (MORAN, 2001, p. 12.).

O que se quer provar aqui que pode-se preservar a assimetria mantendo a realidade do sujeito e do mental. Pode-se preservar essas noes presentes na metafsica do sujeito de Descartes e todavia descartar a tese central desse autor no que diz respeito ontologia da mente e consequentemente tornar a assimetria, o acesso privilegiado, a introspeco e o imediatismo independentes do modelo perceptual de introspeco ou o que Moran chama de imagem cartesiana do autoconhecimento. Resgatado o acesso privilegiado da sombra infalibilista a qual, segundo Moran obscurece o verdadeiro carter distintivo da posio de primeira pessoa, passa-se para a questo acerca de como um conhecimento imediato, no-observacional possvel e em que sentido esse conhecimento exclusivo da posio de primeira pessoa. Moran observa que as dificuldades impostas pela longa adeso do modelo perceptual no so diretamente confrontadas para que se possa promover uma noo de autoconhecimento compatvel com a autoridade de primeira pessoa e o imediatismo, pois para alguns filsofos como Boghossian (1998) todo conhecimento exige que faamos algum tipo de observao ou inferncia, ou seja, todo conhecimento emprico relativo a uma evidncia. No vocabulrio dele, todo conhecimento desse tipo tem uma epistemologia substancial. A observao de Moran diz respeito tendncia por partes desses filsofos em optar por uma abordagem sobre as noes de autoridade de primeira pessoa e de autoconhecimento como insubstanciais. Estes filsofos sustentam que o autoconhecimento, por prescindir de evidencia interna ou externa, no pode ser um conhecimento genuno15 (MORAN, 1997. p.142). Eles sugerem
14

Trad: O que permanece , ento, a assimetria entre as relaes de primeira e terceira pessoa. Uma pessoa pode fazer auto-atribuies psicolgicas de forma imediata, sem que precise observar o que faz ou fala, e essa capacidade reside na natureza da posio de primeira pessoa. Este no o tipo de acesso que se tem a mente de outras pessoas. Comparada com a tradicional doutrina cartesiana da infalibilidade da introspeco, esta uma relativamente modesta caracterizao do acesso privilegiado que uma pessoa tem a sua prpria vida mental. 15 Moran utiliza o termo detection para designar o conhecimento de algo com realidade independente do juzo feito sobre ele, isso enfatiza a oposio por parte de Moran algumas posies deflacionistas que

que se o que ns fazemos na introspeco realmente envolve o conhecimento genuno de um estado de coisa independente, ento isso s poderia ocorrer por meio de algum tipo de percepo16 (MORAN, 2001. p.13); Como o conhecimento dos nossos estados mentais deve no ser baseado em nada ento no podem ser conhecimento propriamente dito. A fim de estabelecer uma noo de autoconhecimento que comporte, o carter assimtrico a substancialidade e o imediatismo alm da possibilidade de erro ou engano Moran analisa duas concepes muito distintas de Autoconhecimento; uma deflacionista e a outra uma concepo em que o autoconhecimento compreendido em termos de crenas de segunda-ordem. Ele intenta mostrar como tais concepes falham ao caracterizar a posio de primeira pessoa por aderirem, ainda que tacitamente, a um modelo perceptual e por no darem a devida nfase ao carter assimtrico dos juzos psicolgicos na primeira pessoa. Consideraremos primeiramente o deflacionismo de Crispin Wright e posteriormente a noo de crena consciente de Mellor. Wright defende que h uma relao conceitual a priori entre os juzos psicolgicos e seu objeto, para ele isso torna os juzos em questo no-substanciais. Eles no possuem base cognitiva, so antes uma concesso social construda nas prticas lingusticas em comunidade:

So far as I can see, there is only one possible broad direction for such an explanation to take. The authority which our self-ascriptions of meaning, intention, and decision assume is not based on any kind of cognitive advantage, expertise or achievement. Rather it is, as it were, a concession, unofcially granted to anyone whom one takes seriously as a rational subject. It is, so to speak, such a subjects right to declare what he intends, what he intended, and what satises his intentions; and his possession of this right consists in the conferral upon such declarations, other things being equal, of a constitutive rather than descriptive role.17 18

negam que os estados mentais tm realidade independente dos juzo feitos sobre eles, e que, pelo contrrio, afirmam que o juzo psicolgico determina o estado mental. 16 No original: One may think that if what we are doing in introspection really involves the detection of some independently obtaining state of affairs, then it could only be by means of some kind of perception. 17 Trad: Tanto quanto posso perceber, h uma nica via de explicao possvel. A autoridade que nossas auto-atribuioes de significado, inteno e decises presumem no est baseada em nenhum tipo de vantagem cognitiva ou pericia. Pelo contrrio, de certa forma, uma concesso, no oficialmente concedida queles que tomamos como sujeitos racionais. , por assim dizer, direito desse sujeito declarar o que pretende, o que pretendia e o que satisfaz suas pretenses (ou intenes) e a posse desse direito consiste em atribuir a essas declaraes, ceteris paribus, um papel constitutivo em detrimento de um papel descritivo. 18 WRIGHT, C. On Making up Ones Mind, p.401. Cit in: Authority and Estrangment: An Essay on SelfKnowledge. Princeton, Oxford : Princeton University Press, 2001.

Ele formula sua concepo de autoridade da primeira pessoa apelando para a noo de juzos determinantes da extenso19, juzos que determinam seu objeto que por sua vez dependem do juzo. Wright afirma que a compreenso do que so os juzos psicolgicos na posio de primeira pessoa depende da distino entre juzos reflexivos20 e os juzos determinantes da extenso. Wright expressa os juzos determinantes em um conjunto de bicondicionais que podem ser conhecidos a priori e que tem seu significado pela relao entre seus conceitos componentes. Utilizando como exemplo a conceito de cor como qualidade secundria, ele afirma que em determinadas condies: X vermelho se e somente se X considerado (julgado) vermelho por um perceptor saudvel. Ele tenta mostrar que o carter apriorstico do bicondicional no compatvel com o acesso a um estado mental independente. Afirma, ento, em relao inteno, que um sujeito S tem a inteno de se e somente se julgue que intenta . Wright estreita a relao conceitual entre o estado mental e o juzo feito, na primeira pessoa, sobre ele. A autoridade de primeira pessoa e a qualidade de cor so implicaes das conexes conceituais expressas nesses bicondicionais. Segundo Wright, a anlise do bicondicional mostra que h um comprometimento conceitual que no pode ser contornado. Se se quer negar a existncia de algo como o sentido interno ou qualquer tipo de evidncia de modo a evitar um modelo perceptual, ento deve-se aceitar que os juzos psicolgicos no se referem algo cuja realidade independe deles. Se pudssemos considerar os juzos psicolgicos como extension reflexive, ou seja, como referentes a algo independente deles (nesse caso um estado mental) eles perderiam seu carter a priori, portanto, para Wright, a melhor explicao da relao mantida entre o sujeito e sua mente. No h algo o qual o juzo reporte. Juzos extension deremining no reportam um estado mental e, portanto a autoridade de primeira pessoa expressa por eles no cognitiva. Para Moran, o deflacionismo de Wright falha ao caracterizar a posio de primeira pessoa primeiramente em sua tentativa de evitar o modelo perceptual de introspeco, por exemplo, no uso de um juzo de cor para expressar as relaes conceituais do bicondicional. Em segundo lugar a caracterizao feita no estabelece as diferenas expressas nos discursos de primeira e terceira pessoa, e no diz nada a respeito de como as declaraes psicolgicas de primeira pessoa prescindem de evidncia enquanto declaraes de terceira pessoa no. Nada na anlise exposta aqui explica porque deveria haver alguma diferena quanto o uso
19 20

Extension determinig judgments. Extension reflexive judgments.

dos conceitos psicolgicos em contextos de primeira e terceira pessoas.21 (MORAN, 2001. p.25). Moran defende que uma anlise adequada da posio de primeira pessoa deve dizer algo sobre como e porque a autoridade de primeira pessoa requer a idia de racionalidade. Visto que a pessoa pode, no somente atribuir estados mentais a si mesma, mas est tambm na melhor posio para responder a uma questo sobre suas crenas e atitudes. A conscincia que uma pessoa possui sobre seus estados mentais est mais prxima de uma ao do que de um conhecimento de um fato ou objeto do mundo exterior. A autoconscincia tem consequncias diretas para o objeto de conscincia: a vida psicolgica da pessoa. Moran sugere que o fracasso das posies teorticas ou epistemolgicas est relacionado justamente ao tratamento do autoconhecimento como anlogo ao conhecimento do mundo (conhecimento emprico). Mais uma vez mostra-se a desateno dada assimetria entre as perspectivas de primeira e terceira pessoas. D-se ateno demasiada ao sujeito enquanto agente epistemolgico em detrimento do sujeito como agente moral. O outro exemplo dessa abordagem teortica nos dado pela noo de crena consciente22 de Mellor. Este concebe o conhecimento das prprias crenas e atitudes em termos de pensamentos de segunda-ordem. Estamos conscientes de nossos pensamentos se temos a crena de que cremos em tais pensamentos. Por isso estar consciente o mesmo de ter uma crena de segunda ordem sobre nossas crenas. Moran argumenta que Mellor identifica ter uma crena tcita com ter uma disposio como aceitar uma proposio como verdadeira. Segundo Moran, uma crena tcita uma crena tomada por certa sem que nunca se tenha refletido sobre ela; essa crena pode interagir com outras crenas e desejos relevantes produzindo aes do mesmo modo que o fazem as crenas explicitas; podemos, inclusive, ter crenas tcitas e mesmo inconscientes sobre os nossos prprios estados mentais. Isso significa que, para Moran, ao contrrio de Mellor, temos crenas tcitas e inconscientes de segunda-ordem. possvel imaginarmos, como o faz Moran (2001, p 29-30.), que verdade que uma pessoa qualquer (um amigo), acredite, como as outras pessoas normais, que homens mortos no contam histrias, todavia esse pensamento nunca lhe tenha ocorrido. No h nada de problemtico aqui; algum que tenha essa crena tcita, ou seja, tome essa proposio como
21

No original: Nothing in the analysis itself given here explains why there should be any difference at all in the application conditions of psychological concepts in rst-person and third-person contexts. 22 Consciuos Belief.

verdadeira ainda que nunca a tenha pensado, reflete na sua conduta essa adeso. Ao ouvir sobre algum que, j morto, conversava com os outros (vivos) nosso amigo certamente no acreditaria ou, na melhor das hipteses consideraria a histria uma conto de horror ou outra fico qualquer. possvel, ainda, se nos considerarmos to normais quanto nosso amigo e maioria das outras pessoas, aceitarmos que em nada diferimos deles quanto a crena de que homens mortos no contam histrias, de modo que esse pensamento nunca nos tenha ocorrido. Temos aqui, portanto, um exemplo de crena de segunda-ordem tcita na posio de primeira pessoa. A critica de Moran a Mellor se dirige ao fato de que as crenas de segunda- ordem, enquanto expresso da autoconscincia, no so claramente caracterizadas. Ele argumenta que se podemos ter crenas inconscientes sobre nossas crenas ento o autoconhecimento no pode ser expresso nesses termos. Contudo, sua crtica mais dura a de que Mellor no faz nenhuma referncia assimetria entre a conscincia de primeira pessoa sobre seus prprios estados mentais e a conscincia sobre os estados mentais de outrem. Ter uma crena consciente, para Moran, no significa apenas obter uma conscincia explicita sobre uma certa crena. A crena consciente de Moran (2001, p. 30) diz algo sobre o carter da crena em questo. O estado de conscincia qualifica a crena e consequentemente pode reconfigurar nossa arquitetura psicolgica. E essa reconfigurao somente possvel na posio de primeira pessoa. Segundo Moran, o modelo teortico de autoconhecimento obscurece as caractersticas especificas e especiais do conhecimento de primeira pessoa. Se minha relao com minhas crenas fosse de um tipo teoricamente imediato, ento no h razes que impeam uma outra pessoa de estabelecer o mesmo tipo de relao com minhas crenas. De forma anloga a ao, a conscincia que uma pessoa tem de sua crena qualifica tal crena (ou a ao) de um modo que no possvel em relao conscincia que outras pessoas tm dela:

[T]o call something a conscious belief says something about the character of the belief in question. It is not simply to say that the person stands in some relation of awareness to this belief. If someone is looking at a tree, referring to it as an observed tree would not express anything about its qualities as a tree, and similarly with the unspecied awareness of someones belief. By contrast, a conscious belief enters into different relations with the rest of ones mental economy and thereby alters its character. We speak of the consciousness in conscious belief as something that informs and qualies the belief in question, and not just as specifying a theoretical relation in

which I stand to this mental state. If it were simply a special immediate theoretical relation I have to this belief, then there would be no reason in principle why another person could not bear this same relation to my belief.23 (MORAN, 2001, p. 30-31)

O carter especial da conscincia de primeira pessoa no pode ser entendido como um tipo de acesso epistmico ao mundo interior de cada um, antes, deve ser entendido em termos de responsabilidades que cada indivduo tem em relao a sua vida mental e autoconstituio. A deliberao tem um papel muito importante aqui. Uma caracterizao completa da perspectiva de primeira pessoa deve considerar o sujeito do autoconhecimento como um agente, mostrar como e porque o tipo de conscincia que algum possui sobre sua prpria mente exclusiva dessa perspectiva e mostrar porque tal pessoa pode falar sobre sua vida psicolgica (suas crenas e atitudes) com certa autoridade. Moran no compreende a autoridade de primeira pessoa como um acesso superior, mas como uma relao, entre o sujeito e suas crenas, na qual este goza de um privilgio em constituir seus estados mentais, torn-los o que so. No contexto da vida comum consideramos o autoconhecimento um conhecimento contingente, suscetvel ao erro, imediato e exclusivo da posio de primeira pessoa. Essas noes so discutidas por Moran atravs da explicao do que ele nomeia condio de transparncia (C.T.) e a noo de autoconhecimento obtida segundo a C.T. comporta, para ele, o carter realmente distinto da posio de primeira pessoa e relevante para a compreenso das noes de agente racional e de pessoa. Somos capazes de refletir sobre nossas crenas e outros pensamentos, ns os avaliamos, confrontamos eles com novos dados sobre o mundo e com outras crenas nossas. Podemos, em geral, revisar a imagem que possumos do mundo e de ns mesmos. Fazemos isso por sermos capazes de nos questionar sobre as certezas, desejos, expectativas que possumos e de avaliar as nossas razes para termos tais estados, ou seja, podemos ter uma atitude racional em relao aos nossos estados mentais, considerar as razes para sustentar ou

23

Trad: chamar algo de crena consciente diz alguma coisa a respeito do carter da crena em questo. No simplesmente afirmar que uma pessoa est em uma ralao de conscincia com esta crena. Se algum est observando uma rvore referindo-se a ela como rvore observada no expressa nada sobre suas qualidades como rvore e de forma semelhante com a conscincia no especificada da crena de algum. Uma crena consciente, pelo contrrio, mantm uma relao diferente com toda a nossa economia mental alterando, desse modo, o seu carter. Falamos em conscincia e em crena consciente como algo que informa e qualifica a crena em questo e no somente como um modo de especificar uma relao terica que mantenho com esse estado mental. Se a relao que mantenho com essa crena fosse somente imediatamente teortica, no haveria razes, em princpio, pelas quais outras pessoas no poderiam manter essa mesma relao com minha crena.

negar nossas crenas e atitudes. O autoconhecimento para Moran est relacionado com essa capacidade e neg-lo altera radicalmente a nossa imagem enquanto pessoas e agentes. Seguindo as afirmaes de Gareth Evans (1982) sobre a idia de transparncia Moran formula uma noo no epistmica (ou no evidencial) de transparncia. Evans afirma que a questo acerca de nossas crenas so transparentes em relao a questo acerca do objeto da crena em questo. Para ele ao fazermos uma auto-atribuio de crenas nos dirigimos ao mundo. Se perguntado sobre sua crena um sujeito responderia a questo se dirigindo ao mundo e no a algum objeto mental, p. ex: Se me perguntam voc acredita que dinheiro trs felicidade? responderia a questo considerando a questo dinheiro trs felicidade?, uma questo que no diz respeito a minha vida psicolgica, mas ao mundo e as relaes das pessoas com o dinheiro. A condio de transparncia tal como Moran a formula afirma diz que a questo na primeira pessoa do presente do indicativo acerca da prpria crena (Eu acredito que p?) transparente se respondida em considerao as justificativas para a questo acerca do objeto da crenas (p?). A noo de autoconhecimento expressa na C.T. no diz respeito somente as auto-atribuies de estados psicolgicos, mas a capacidade de expressar ou declarar as prprias crenas e atitudes, Tais declaraes (avoawls) so feitas e justificadas sem apelo a evidncias e por tanto imediatas. A declarao Eu acredito que p enquanto produto da C.T. a concluso obtida na deliberao acerca da questo Eu acredito que p? que por sua vez respondida em considerao a questo sobre p ele mesmo. Quando expresso minha crena assumo um compromisso para com ela, sou eu o responsvel por ela, pois fui eu quem considerou as razes para tom-la como verdadeira e justific-la. Possuo sobre minhas expresses de crena um tipo autoridade no compartilhada com os outros. Se admitirmos que uma pessoa tem o direito legitimo ( intitle) de assumir que suas consideraes sobre p determinam o que ele acredita sobre p, podermos afirmar que considera a verdade de sua crena luz das razes e justificativas para a questo acerca do objeto da crena (p) algo independente e exterior a ele. Na medida em que alinha suas com as razes que possui para t-las e o faz sem se dirigir a prpria crena (ou a alguma evidncia acerca dela) a pessoa, via C.T., conhece seus estados mentais de forma imediata. Nesse sentindo a C.T. uma forma de expressar o imediatismo (MORAN, 2004. p. 457).

Ao passo que pergunto por p, um fato do mundo, obtenho ou no as razes para crer na verdade de p; acedendo, por exemplo, verdade de p minha crena de que p verdadeiro se estabelece. nesse sentido que Stuart Hampshire (1965) define crena. Segundo ele uma crena o pensamento o qual tomo por verdadeiro, tomo-o como verdadeiro e, portanto sou responsvel por minha crena. Ela no algo que surge em mim em um tipo de relao na qual sou passivo. No. Eu ajo, sou o agente responsvel por ela. esse o sentido dado, por Moran, autoridade de primeira pessoa. Se utilizarmos a noo de crena de Hampshire junto as implicaes da condio de transparncia podemos afirmar que o sujeito do autoconhecimento um agente racional por elaborar, ou enformar e revisar suas crenas. Desta forma, temos autoridade sobre nossos estados mentais porque os enformamos (shapping) e somo capazes de justific-los de uma forma exclusiva da posio de primeira pessoa. Alm disso, quando uma considerao sobre um estado psicolgico feita na primeira pessoa (ou seja, est-se num estado de conscincia muito especifico: a condio de transparncia [GERTLER, 2011, p.178]) est considerao tem implicaes diretas para o estado psicolgico em questo, como vimos nas consideraes sobre a noo de crena consciente de Mellor. Transparncia e autoconhecimento imediato esto intimamente relacionados um com o outro e ambos com a autoridade de primeira pessoa. Essas noes so indispensveis para a compreenso das capacidades de autoconsituio (making up ours minds) e de expressar seus prprios estados mentais (speaking ours minds). Noes que por sua vez so constituintes das noes de Pessoa e racionalidade. REFERNCIAS: BOCHOSSIAN, P. A. (1998). Content and self-knowledge, in: P. Ludlow e N. Martin (eds.). Externalism and Self-Knowledge. Stanford : CSLI Publications, pp. 149-173. BURGE, T. (2007). Individualism and the Mental. In: Foundations of Mind. Oxford: Clarendon Press, p. 100-151. CHURCHLAND, P. (2004). Matria e conscincia: Uma introduo contempornea a filosofia da mente. Trad. Maria Clara Cescato. So Paulo: Editora UNESp. DESCARTES, R. (2001). Meditaes Sobre Filosofia Primeira. Trad. F. Castilho. Campinas: Editora Unicamp.

EVANS, G. (1982). Varieties of Reference. Edited by John McDowell. Oxford, New York : Clarendon Press, Oxford University Press. GERTLER, B. (2011). Self-knowledg. Oxon: Routledge. HAMPSHIRE, S. (1965). Freedom of the Individual. New York : Harper & Row. MORAN, R. (1997). Self-knowledge, Discovery, Resolution and Undoing. In: European Journal of Philosophy, n. 5:2, p. 141-161. MORAN, R. (2001) Authority and Estrangment: An Essay on Self-Knowledge. Princeton, Oxford : Princeton University Press. MORAN, R. (2004) Replies to Heal, Reginster, Wilson, and Lear. Philosophy and Phenomenological Research, vl. LXIX, n. 2, pp. 455-472. PUTNAM, H. (1996, a). Introduction, in: Andrew Pessin e Sanford Goldberg (ed.). The Twin Earth Chronicles: Twenty Years of Reflection on Hilary Putnams The meaning of meaning. New York, London : M. E. Sharpe. PUTNAM, H. (1996, b). The Meaning of Meaning, in: Andrew Pessin e Sanford Goldberg (ed.). The Twin Earth Chronicles: Twenty Years of Reflection on Hilary Putnams The meaning of meaning. New York, London : M. E. Sharpe, pp. 3-52. SILVA FILHO, W. (2007). Mente, Mundo e autoconhecimento, In: Trans/Form/Ao. So Paulo. WALLACE, R. Jay, "Practical Reason", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Summer 2009 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL = http://plato.stanford.edu/archives/sum2009/entries/practical-reason/

You might also like