You are on page 1of 6

LOGISTICA EMPRESARIAL

AULA 06 Objetivos da aula: Definir os conceitos referentes cadeia de suprimentos no sistema logstico das organizaes. 1.1 INTRODUO A CADEIA DE SUPRIMENTOS (SUPPLY CHAIN MANAGEMENT) Hoje, a Logstica reconhecida pela doutrina moderna como uma das 3 artes bsicas militares: Estratgia: amplos planos para emprego da fora militar no ar, na terra e no mar. Isso inclui a estrutura de fora e seus objetivos gerais em tempos de guerra e paz. Tticas: o emprego e a manobra de foras para implementar as estratgias. Logstica: a proviso de recursos para suportar a estratgia e as tticas das foras de combate. A OTAN - Organizao do Tratado do Atlntico Norte - define logstica como a cincia de planejamento e de realizao da movimentao e manuteno das foras, abrangendo: o desenho, desenvolvimento, aquisio, estoque, movimentao, distribuio, manuteno, evacuao e disponibilizao de materiais; a movimentao, evacuao e hospitalizao de pessoas; a aquisio ou construo, manuteno, operao and disponibilizao de instalaes; a aquisio ou mobilizao de servios. a integrao dos processos do negcio, desde os fornecedores at o consumidor final, que assegure os suprimentos de produtos, servios e informaes de forma a acrescentar valor ao cliente. Objetiva coordenar e otimizar continuamente todos os elos da Cadeia de Suprimentos como um todo, gerando uma vantagem competitiva reconhecida pelo mercado.

a integrao dos processos do negcio, desde os fornecedores at o consumidor final, que assegure os suprimentos de produtos, servios e informaes, de tal forma que acrescente valor ao cliente. Objetiva coordenar e otimizar continuamente todos os elos da Cadeia de Suprimentos como um todo, gerando uma vantagem competitiva reconhecida pelo mercado. A cadeia de suprimentos desdobra-se em atividades estrategicamente importantes, desde o fornecimento de insumos at o cliente, associado a um fluxo de informao que integra todo o sistema. Uma empresa ganha vantagem competitiva executando as atividades desta cadeia numa viso sistmica de maneira mais econmica, ou melhor, do que seus concorrentes.

A logstica, constituda por todos os fluxos de abastecimento de materiais, fluxos de distribuio de produtos, fluxos de informaes e fluxos de servios, parte do supply chain da empresa e inter-relaciona com os rgos internos da empresa e desta com seus fornecedores e clientes. Entretanto, deve ser considerada sempre a viso sistmica, em que o benefcio do conjunto deve sobrepujar os objetivos funcionais. Como vimos anteriormente, a logstica integrada foi impulsionada principalmente pela tecnologia de informao e pelas exigncias crescentes de desempenho em servios de distribuio, consequncia principalmente dos movimentos da produo enxuta e do Just In Time. Embora ainda em evoluo, o conceito de logstica integrada j est sedimentado nas empresas produtivas dos pases desenvolvidos tanto em nvel conceitual quanto de aplicao. Outro conceito que comeou a ser desenvolvido no incio da dcada de 90 o de Supply Chain Management (SCM) ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Mesmo em nvel internacional, so poucas as empresas que j conseguiram implement-lo com sucesso e, em nvel acadmico, o conceito pode ser considerado em construo.

O conceito de Supply Chain Management mais do que uma simples extenso da logstica integrada, pois inclui um conjunto de processos de negcios que em muito ultrapassa as atividades diretamente relacionadas logstica integrada. Alm disso, h uma clara e definitiva necessidade de integrao de processos na cadeia de suprimentos.

O desenvolvimento de novos produtos talvez o mais bvio deles, pois vrios aspectos do negcio deveriam ser includos nessa atividade, tais como: marketing para estabelecer o conceito; pesquisa e desenvolvimento para a formulao do produto; fabricao e logstica para executar as operaes; finanas para a estruturao do financiamento. Compras e desenvolvimento de fornecedores so outras duas atividades que extrapolam as funes tradicionais da logstica e que so crticas para a implementao do SCM. 1.2 CONCEITOS DE CADEIA DE SUPRIMENTOS Para melhor compreender o conceito de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, fundamental entender primeiro o conceito de canal de distribuio. Instrumento fundamental para a eficincia do processo de comercializao e distribuio de bens e servios, o conceito de canal de distribuio pode ser definido como o conjunto de unidades organizacionais, instituies e agentes internos e externos que executam as funes que do apoio ao marketing de produtos e servios de determinada empresa.

Entre as funes de suporte ao marketing, incluem-se compras, vendas, informaes, transporte, armazenagem, estoque, programao da produo e financiamento. Qualquer unidade organizacional, instituio ou agente que execute uma ou mais funes de suporte ao marketing considerado um membro do canal de distribuio. Os diversos membros participantes de um canal de distribuio podem ser classificados em dois grupos: membros primrios e membros especializados. As estruturas dos canais de distribuio vm-se tornando mais complexas ao longo dos anos.

O avano da informtica, combinado com a revoluo nas telecomunicaes, criou as condies ideais para implementar processos eficientes de coordenao. exatamente esse esforo de coordenao nos canais de distribuio por meio da integrao de processos de negcios que interligam os seus diversos participantes que est sendo chamado de Supply Chain Management. Em outras palavras, o SCM representa o esforo de integrao dos diversos participantes do canal de distribuio por meio da administrao compartilhada de processos-chave de negcios que interligam as diversas unidades organizacionais e membros do canal, desde o consumidor final at o fornecedor inicial de matrias primas. Em suma, o SCM uma abordagem sistmica de razovel complexidade que implica alta interao entre os participantes. Em suma, o SCM uma abordagem sistmica de razovel complexidade, que implica em alta interao entre os participantes, exigindo a considerao simultnea de diversos trade-offs. O SCM vai alm das fronteiras organizacionais e considera tanto os trade-offs internos quanto os interorganizacionais, relativamente a quem deve se responsabilizar pelos estoques e em que estgio do canal as diversas atividades deveriam ser realizadas.

1.3 VALORES DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Podemos descrever alguns valores principais sobre a cadeia de suprimentos: Valor adicionado aos processos de negcios; Impactos do produto na composio de custos da cadeia; Impacto do produto nos custos do cliente final; Porte, posicionamento no mercado e poder de barganha; Impactos ambientais ou subprodutos que possam ocasionar custos adicionais para o processamento.

Com a utilizao das empresas dos valores descritos acima, podemos determinar um exemplo de cadeia de suprimentos, que tem como contexto central o fluxo de informaes, e constitui a principal funo desta cadeia de suprimentos.

Exemplo cadeia de suplementos

1.4 EXEMPLO DE GESTO EM CADEIA DE SUPRIMENTOS Dell Computers uma empresa que, atravs da re-configurao da Cadeia de Suprimentos, vem conseguindo responder quase imediatamente aos pedidos customizados de seus clientes. O resultado tem sido um crescimento e lucratividade extraordinrios, e em 12 anos, a empresa cresceu de um empreendimento de fundo de quintal para uma corporao de U$12 bilhes de faturamento anual. A Dell certamente uma das empresas que mais avanaram no conceito de SCM ao estabelecer um esquema de vendas diretas aos clientes, oferecendo customizao em massa e um grau avanado de parceria nas terceirizaes, que pode ser chamado de integrao virtual. A estratgia da Dell, que se tornou um dos cases mundiais mais conhecidos em manufatura e distribuio de produtos acabados, realmente no fcil de executar.

Ela pressupe o contato direto com o consumidor e a eliminao de qualquer intermedirio. Como premissas, h tambm a eliminao total de estoques e a promessa de entrega em curtssimo prazo muitas vezes dentro de 24 horas a partir do pedido com o agravante que o computador totalmente customizado, ou seja, o cliente literalmente monta a mquina de acordo com suas necessidades. Esse sistema de trabalho traz vantagens e desafios. Entre as primeiras, est o fato de no haver distribuidores, no vender em lojas, no ter estoques intermedirios de produtos acabados, no havendo, portanto, margens de lucros de lojistas e distribuidores, permitindo a Dell chegar no mercado com um preo mais competitivo. Outro aspecto o de no possuir estoque de peas, pois no se comea a montar nada sem que o pedido esteja colocado e o crdito do cliente aprovado. Dentro do conceito da Dell de vendas diretas ao consumidor, a Internet tem um papel de destaque. Iniciadas em 1996, as vendas pela Internet j respondem hoje por mais de 50% do faturamento da empresa. Alm dos pedidos pelo site da Dell, os clientes podem acompanhar seus pedidos depois de aprovados pelo departamento financeiro. Os pedidos so explodidos em solicitaes de peas para os fornecedores, que possuem centros de distribuio espalhados estrategicamente. A partir desse momento, disparado o gatilho e as peas comeam a chegar na fbrica. Depois de montada, a mquina embalada e transportada at o cliente.

REFERNCIAS

BOWERSOX, Donald J.. Logistica Empresarial. So Paulo: Editora Atlas S.A , 2010.

ALVARENGA, Antonio Carlos; Logstica Aplicada- Suprimento e Distribuio Fsica- So Paulo: Pioneira, 1997. BALLOU, Ronald H; Logstica Empresarial So Paulo: Atlas, 1995. CHRISTOPHER, Martin; Logstica e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos So Paulo: Atlas, 1997.

You might also like