You are on page 1of 7

Cinthia Alves Falchi

Problematizaes das sexualidades no espao escolar: pensando a sua dimenso ertica


Cinthia Alves Falchi1 UNESP - campus Marlia

Resumo: Temos uma temtica especfica: sexualidades. As abordamos no espao escolar. Questionamos: qual o caminho que a educao percorre durante o processo educacional de um sujeito? Tal caminho, em muitas instituies de ensino, denominado formao. Almejamos demonstrar que a trajetria para uma aprendizagem no necessariamente deva apropriar-se de moldes formais de ensino. Existe um caminho para estudarmos sexualidades durante o processo educacional de sujeitos? Estudo de sexualidades o melhor termo a ser utilizado neste contexto? Diferenciamos Ars erotica de Scientia sexualis para produo de verdade. A partir dos sujeitos que a Scientia sexualis produz, questionaremos o cuidado de si como fonte retrocessa de vivncia no interior do exerccio pedaggico, como transformadora e transfiguradora de si para consigo. Palavras-chaves: Sexualidades; Formao; Cuidado de Si; Foucault.

UNESP- Universidade Estadual Paulista campus Marlia / Mestrado Educao Filosofia da educao. E-mail: cinthia.falchi@marilia.unesp.br.

Revista de Psicologia da UNESP 10(2), 2011.

91

Problematizaes das sexualidades no espao escolar: pensando a sua dimenso ertica Foucault trabalha, em Histria da Sexualidade I, destacando a construo de sexualidades perifricas, que ficam a margem do ideal heterossexual. Esclarece a presena de um discurso heteronormativo trazido a ns como cientfico-mdico apoiado em atos sexuais que foram classificados como normais/anormais. Assim, o discurso sobre a sexualidade comea a ser pautado tendo como contraponto as sexualidades perifricas, com o objetivo de estabelecer identidades sexuais especficas e classificatrias. Ao invs de identidades sexuais, buscamos a Ertica a partir da transformao de si, busca pela verdade a partir desta. Posicionamento este em Alcibades de Plato, descrito por Foucault. No denominado momento cartesiano, haver a ruptura e ascenso do conhecimento do objeto como verdade.2 Aps discusso acerca das posturas distintas de formao dos sujeitos em busca da verdade, Foucault coloca: [...] a noo de conhecimento do objeto vem substituir a noo de acesso verdade. (2010, p.173). Esta uma das vertentes que podemos seguir a respeito das construes das sexualidades. A nosso ver, esta a vertente que mais se aplica para as formaes de sujeitos das sexualidades no mbito escolar. E dizemos isto, justamente neste momento em que as sexualidades tm angariado espaos de discusso nos diversos nichos sociais. Apesar desses espaos j existirem de maneira mais pontual e ordenada, os mesmos, em grande medida, compactuam com os regulamentos cientficos apontados a partir de uma regularidade heteronormativa compulsria. Neste sentido, vemos que as sexualidades, no mbito escolar, ainda perpassam pelas dvidas do que certo/errado, e que, portanto, h um certo a seguir ou buscar. Este est vinculado tambm a um julgamento moral que se esconde e se entrelaa numa dinmica cientfica, portanto, a um objeto especfico. Esta postura vincula-se a valores da cultura onde esta norma se faz presente, atrelada, portanto, heteronormatividade. Um primeiro problema seria o de indivduos se tornarem sujeitos a uma sexualidade a partir de um modelo pr-existente do que vem a ser o correto ou normal. Um segundo problema adviria desse posicionamento ao nos utilizarmos desse modelo para pensar a sujeio de vrias outras especificidades sexuais distintas do modelo predominante. Diante disto, como discutir o tema da sexualidade, transversalmente ou no, nas escolas, sem cair na armadilha de uma ou de outra forma de subjetivao? Ao falarmos de sexualidade, lembramos do binmio homem e mulher, e no de indivduos, ou mesmo sujeitos, mas nicos, com formao de desejos distintos, com prazeres e assimilaes contraditrios.
No parece mais um grande continente de normalidade cercado por pequenas ilhas de distrbios. Em vez disso, podemos agora presenciar uma grande quantidade de ilhas, grandes e pequenas...Surgiram novas categorias e minorias erticas. Aquelas mais antigas experimentaram um processo de subdiviso como preferncias especiais, atitudes especficas, e as necessidades tornaram-se a base para a proliferao de identidades sexuais. (GIDDENS, 1993, p. 44).

Focamos a formao de sujeitos caracterizados a partir de suas sexualidades estereotipadas. No significa que as identidades tenham como premissa as sexualidades.
Estas mudanas esto assim colocadas nas primeiras aulas de Foucault-1982 na Hermenutica do Sujeito, obra citada na bibliografia.
2

Revista de Psicologia da UNESP 10(2), 2011.

92

Cinthia Alves Falchi

Esta uma das caractersticas que podem ser ressaltadas quando no est de acordo com o modelo normativo. Preferimos s sexualidades por analisarmos que a moral direcionada a elas, dentro do espao escolar, na maioria das vezes est de comum acordo com os sujeitos que socialmente sofrem os preconceitos, alocando-os em alguns esteretipos e os apresentando como problema a ser solucionado nesta mesma instituio. Para minimizarmos o impacto que as nomeadas sexualidades perifricas causaram e causam, notamos que o slogan do respeito s diferenas se coloca em circulao e se faz presente na escola, como tambm em vrios outros espaos sociais. Porm, com relao a que essas diferenas foram estabelecidas? At porque, para ser diferente necessria uma comparao. Louro diz que: diferenas, distines, desigualdades... A escola entende disso. Na verdade, a escola produz isso (1997, p.57). necessrio um olhar para dentro da escola e, ao mesmo tempo, um olhar para os/a educadores/a que l encontramos. Talvez no de maneira esquematizada hierarquicamente, como sabemos que a escola instituda. A escola brasileira3 no foi criada, ou fundada, para todos/a. Ela priva por ser o diferencial: quem est dentro dela, ou fora. Neste sentido, ela sempre foi instrumento de classificao. Louro diz que . . . sero sempre as condies histricas especficas que nos permitiro compreender melhor, em cada sociedade especfica, as relaes de poder que esto implicadas nos processos de submetimento dos sujeitos. (1997, p.53) A instituio escolar, do modo como est posta, tambm diferencia o que Carvalho denominou de funo-educador e funo-educando. Ele dir, no entanto que:
Se o nome na funo-educador reconduz a tipos de verdades, trabalhar com as formas em que elas podem se dar inclinar-se para trabalhar na construo de uma nova subjetividade, posio do sujeito, naquilo que cada educador pode fazer. (2010, p.82-83)

Foucault em Histria da sexualidade I faz uma distino entre dois procedimentos pretendentes produo de verdade. A Ars ertica, compreendida a partir do prazer sexual recolhido e extrado da prpria experincia de prazer. Neste procedimento h uma ligao necessria entre discpulo e mestre, sendo assim um procedimento que cultiva o ensinamento a partir da vivncia, da experincia. A Ars erotica podia ser encontrada em sociedades como China, Japo, ndia, Roma, naes rabes-muulmanas. Nessas sociedades o prazer era conhecido . . . segundo sua intensidade, sua qualidade especfica, sua durao, suas reverberaes no corpo e na alma (FOUCAULT, 2005, p.57) Este primeiro procedimento de produo da verdade do sexo , portanto, uma arte magistral. Nesta arte h a necessidade de discrio para que, tanto sua eficcia como sua virtude, possam ser preservadas segundo a tradio. E, se este modo exotrico de iniciao tende a utilizar de um saber e severidade sem falhas, Foucault ressalta que

Dizemos escola brasileira nos referindo exclusivamente ao processo educacional do Brasil, mas de uma maneira ampla, no em suas especificidades. Entendemos risco de assim o fazer, mas no temos, aqui, pretenso em estudar o processo histrico institucional escolar brasileiro.

Revista de Psicologia da UNESP 10(2), 2011.

93

Problematizaes das sexualidades no espao escolar: pensando a sua dimenso ertica


Os efeitos dessa arte magistral, bem mais generoso do que faria supor a aridez de suas receitas, devem transfigurar aquele sobre quem recaem seus privilgios: domnio absoluto do corpo, gozo excepcional, esquecimento do tempo e dos limites, elixir de longa vida, exlio da morte e de suas ameaas. (FOUCAULT, 2005, p.57)

Por Scientia sexualis deve-se entender um procedimento para a produo de verdade do sexo que utiliza ttica de poder imanente de uma dada ordem de discurso, o que significa que a verdade do sexo aparece atravs do ritual do discurso. Este ritual do discurso descrito por Foucault a partir do procedimento da confisso e de discursividade cientfica. Tal confisso passa por mudana de sentido utilitrio
A prpria evoluo da palavra confisso e da funo jurdica que designou j caracterstica: da confisso, garantia de status, de identidade e de valor atribudo por outrem, passou-se confisso como reconhecimento, por algum, de suas prprias aes ou pensamentos. O indivduo, durante muito tempo, foi autenticado pela referncia dos outros e pela manifestao de seu vnculo com outrem (famlia, proteo); posteriormente passou a ser autenticado pelo discurso de verdade que era capaz de (ou obrigado a) ter de si mesmo. (FOUCAULT, 2005, p. 58).

A confisso torna-se, portanto, um procedimento de individualizao pelo poder. Poder de quem fala em conjunto com a verdade de quem ouve. Corpo e cincia transformam-se em uma cincia da confisso. O objeto nada mais do que o inconfessvel-confesso. Assim, Foucault dir que [...] emprega-se a maior exatido para dizer o mais difcil de ser dito; [...], confisses impossveis de se confiar a outrem, com o que produzem livros. (FOUCAULT, 2005, p.59). Como finalidade tem-se a moralizao de atitudes e discursos, na tentativa de padronizao universalizante, transmisso de valores, tica que tem por pretenso uma possibilidade afirmativa de como algo deve ocorrer. A verdade de quem ouve autoritria, correta, e o vnculo estabelecido de moral de juzos de padres universais. Ao creditarmos valor a um dado conhecimento no pressuposto das Scientia sexualis, escolhemos um caminho a seguir onde h predominncia do conhecimento com fins iluministas, do que certo/errado. Um esforo que Horkheimer traduzir esteretipo como sendo um no exame dos atos lgicos, assim que um pensamento ou palavra se torna um instrumento, podemo-nos dispensar de pensar realmente isso, isto , de examinar detidamente os atos lgicos envolvidos na formulao verbal desse pensamento ou palavra. (HORKHEIMER,1976, p.31) por este procedimento individualizante a partir do poder da confisso que a discursividade cientfica faz-se visvel. Foucault questiona esta ordem perguntando: E se fosse, ao contrrio, o que se confessa de forma muito particular? E se a obrigao de escond-lo fosse apenas um outro aspecto do dever de confess-lo? (FOUCAULT, 2005, p.60) Notamos a inverso do discurso de verdade que corrobora para a explicao das relaes de poder foucaultianas. A Scientia sexualis, com padro normativo de conhecimento unilateral e exclusivista, permeia no cotidiano do sujeito e o regula a uma vida disposta nas medidas cabveis aos processos de sujeio de suas nomenclaturas.

Revista de Psicologia da UNESP 10(2), 2011.

94

Cinthia Alves Falchi

Ser a possibilidade de contrapor ao discurso de verdade no qual se funda essa Scientia sexualis que abordaremos um outro denominado de parrsia, entendido como
. . . emerso de um tipo de relao especfica entre a mestria e a formao, cuja funo a transformao do sujeito, pois numa relao de franco-falar h uma transformao do destino da verdade, uma modificao nas pretenses das terminaes de foras arranjadas por uma verdade. (CARVALHO, 2010, p.96)

Na parrsia possvel admitir uma transformao do sujeito que ao trabalhar sobre si mesmo se depara, entre outras dimenses, com uma ertica que admite, compactua e est integrada a este franco-falar, na relao estabelecida com o outro. Ao mesmo tempo em que amado, o discpulo deve se tornar amante do mestre de verdade e do ato amoroso de verdade. (FIMIANI, 2004, p.113). Esta relao marca a elaborao e cumprimento do domnio e neste sentido que Foucault acredita ser possvel [...] entender o amor ao mundo como saber de amor, um saber que sabe ao mesmo tempo que ama, um saber que implica o si, eu desvia e no pode ser reconduzido ao sistema de saberes. (FIMIANI, 2004, p.117). Em A Hermenutica do Sujeito Foucault faz uma anlise do dilogo de Alcibades com Scrates que nos aponta como cuidado de si. Quatro so os pontos que tem por pretenso o cuidado de si de seu discpulo, so estes: a vinculao do cuidado de si ao exerccio de poder; a vinculao insuficincia da educao de Alcibades, como dficit pedaggico; o alerta para ocupar-se consigo no comeo do perodo da fase adulta; a urgncia em aperceber-se da ignorncia que tem quanto ao seu objeto. O cuidado de si colocado na juventude, perodo em que est aprendendo a viver, preparando-se para a vida. O mestre, diz Foucault:
. . . aquele que cuida do cuidado que o sujeito tem de si mesmo e que, no amor que tem pelo seu discpulo, encontra a possibilidade de cuidar do cuidado que o discpulo tem de si prprio. Amando o rapaz de forma desinteressada, ele assim o princpio e o modelo do cuidado que o rapaz deve ter de si enquanto sujeito. (FOUCAULT, 2010, p.55)

O mestre no est na ordem de mdicos, professores ou pais de famlia. O movimento atribudo ao ocupar-se consigo mesmo era destinado a ocupar-se com a justia, esta que prevalece em trs instncias: a relao com a ao poltica; a questo da pedagogia; e a relao com a ertica dos rapazes. A relao com a ao poltica explicitada pelo fato de Alcibades querer governar os outros, j que cuidar de si um privilgio dos governantes ou, ao mesmo tempo, um dever dos governantes, porque eles tm que governar. (FOUCAULT, 2010, p.69) A questo da pedagogia exposta na medida em que a mesma se mostra insuficiente, deficitria, na vida de Alcibades, necessitando de um cuidado de si para o ingresso na vida adulta e cvica, para tornar-se cidado e chefe. Em Histria da Sexualidade II, Foucault dir que: de modo geral, tudo o que servir para a educao poltica do homem enquanto cidado lhe servir tambm para exercitar a virtude e inversamente: os dois vo juntos. (2007, p.71). Interligado ao dficit pedaggico, a Ertica exposta quando notamos que h tambm um dficit ertico, visto que os mestres que passaram pela vida de Alcibades, apenas utilizam de sua beleza e juventude, mas no o amam verdadeiramente.

Revista de Psicologia da UNESP 10(2), 2011.

95

Problematizaes das sexualidades no espao escolar: pensando a sua dimenso ertica possvel adentrar na discusso entre Filosofia e Psicagogia para elucidar a relao entre mestre e discpulo que culmina em um cuidado de si. Psicagogia se distingue de Pedagogia no modo de sua relao com o outro e finalidade. Diz Foucault
Se chamamos pedaggica, portanto, essa relao que consiste em dotar um sujeito qualquer de uma srie de aptides previamente definidas, podemos, creio, chamar psicaggica a transmisso de uma verdade que no tem por funo dotar um sujeito qualquer de aptides, etc., mas modificar o modo de ser do sujeito a quem nos endereamos. (FOUCAULT, 2010, p.366)

Ao aderirmos a um processo de transformao do sujeito no espao escolar, aludimos a um reencontro com a formao por meio de uma arte da existncia4. No a um modelo pr-estabelecido de prticas de si, mas a retomada do no querer ser governado de determinada forma, atitude tomada perante a crtica deste incmodo. O processo de transformao vincula-se ao jogo de poder estabelecido na luta pela liberdade. Liberdade da escravido ao outro assim como de ser escravo de si mesmo/a. Esta liberdade no est na ordem dos universais, pois no se pode cuidar de si, por assim dizer, na ordem e na forma do universal (FOUCAULT, 2010, p.106). A instituio escolar trabalha a partir de dispositivos da sociedade disciplinar (de controle), assim como a pedagogia. J a psicagogia lida com a ampliao de prticas de liberdade e de transformao de si. Questionamos: possvel instaurar um processo de psicagogia em uma instituio que tem o princpio disciplinar em seu modus operadi? Levando em considerao que nossa resposta prive por uma afirmao: seria a transversalidade uma maneira de adentrarmos a ampliao de prticas de liberdade e assim, concomitantemente, a transformaes de si onde, tanto educadores/a quanto estudantes estariam envolvidos/a nesta relao? Ao associarmos sexualidades nesta vivncia, podemos nos aperceber da diferena existente no mbito escolar do que hoje vemos serem as medidas tomadas para a insero desta temtica e a maneira como podemos repensar nossas posturas. No sugerimos, porm, que exista o mtodo certo de se lidar com tal temtica, mas que talvez a transformao de si possa ser uma das possibilidades de adentrar o tema no a partir exclusivamente da desta pedagogia, mas a partir de questionamentos das vivncias pr-estabelecidas, assim como possibilidades de ampliarmos nossas prticas de liberdade.

Trataremos com maior rigor o termo posteriormente. Por hora, cabe-nos entender que arte da existncia est relacionada com o domnio de si que determinado pelo cuidado de si. So as tekhnai as quais o indivduo de desejo est vinculado, como conjunto de regras e valores. No como comportamentos de valores adequados, na medida de serem seguidos ou aperfeioados como valores morais.

Revista de Psicologia da UNESP 10(2), 2011.

96

Cinthia Alves Falchi

Falchi, C.A. (2011) Problematization of sexualities in schools: thinking its erotic dimension. Revista de Psicologia da UNESP 10(2), 91-97.
Abstract: We have a specific theme: sexuality. The approach in the school. Question: what is the way that education covers during the educational process of a subject? Such a course, in many educational institutions, is called training. We aim to demonstrate that the path to learning should not necessarily take ownership of the formal way of teaching. There is a way of studying sexuality in the process of educational subjects? Study of sexuality is the best term to use in this context? Differentiate Ars Scientia sexualis of erotica for the production of truth. From the subject that produces Scientia sexualis, question the care of oneself as a source of living setback within the educational exercise, such as transforming and transfiguring itself to you Keywords: Sexuality; Training; Self Care; Foucault.

Bibliografia CARVALHO, A.F de. Foucault e a funo-educador: Sujeio e Experincias de Subjetividades Ativas na Formao Humana. Iju: Ed: Uniju, 2010. (Coleo fronteiras da educao) FIMIANI, M. O verdadeiro amor e o cuidado comum com o mundo. In: GROS, F. (org.). Foucault: e a coragem da verdade. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. FOUCAULT, M. Histria da Sexualidade I: a vontade de saber. Ed.16. Rio de Janeiro: Graal, 2005. _____. [1984]Histria da Sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: edies Graal, 2007. _____. A Hermenutica do Sujeito: curso dado no Collge de France (1981-1982). Ed.3. So Paulo: EditoraWMF Martins Fontes, 2010. GIDDENS, A. A transformao da intimidade: sexualidade, amor & erotismo nas sociedades modernas. So Paulo: Ed. Da UNESP, 1993. HORKHEIMER, M. Meios e Fins. In: Eclipse da Razo. Rio de Janeiro, Editorial Labor do Brasil, 1976.p.11-67. LOURO, G. Gnero, sexualidade e educao: uma perspectiva ps-estruturalista. Petrpolis, RJ: Vozes, 1997.

Recebido: novembro de 2011. Aprovado: maro de 2012.

Revista de Psicologia da UNESP 10(2), 2011.

97

You might also like