You are on page 1of 16

Dicas e orientaes para aproveitar suas viagens

PROJETO BOA VIAGEM


Este material foi elaborado pela Fundao Procon-SP para ajudar voc a aproveitar suas frias, feriados e fins de semana, sem problemas. Leia atentamente as recomendaes que se seguem e BOA VIAGEM!

PACOTES DE TURISMO
Aps a escolha do passeio e do roteiro, avalie o tipo de pacote: individual (personalizado) ou excurso. Os pacotes individuais so mais indicados quando se prefere maior liberdade na programao: tanto a hospedagem como o transporte so previamente contratados, portanto datas de sada e chegada devem ser seguidas com rigor. No caso da excurso, roteiros e horrios so fixos, valendo a pena checar o nmero de pessoas que compem o grupo. A pesquisa de preos vital. A oferta por meio de anncios e folhetos deve conter informaes claras e precisas referentes viagem: valores cobrados nas partes area e terrestre, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodao
1

FUNDAO PROCON-SP PROJETO BOA VIAGEM

(quarto duplo, individual), traslados, refeies oferecidas, guias, nmero exato de dias, juros nos pagamentos a prazo e, por fim, despesas extras que ficaro por conta do consumidor. No caso de viagens internacionais, fique atento para as questes de cmbio de moeda, pois isso afeta decisivamente os gastos de maneira geral. Nas compras realizadas com carto de crdito, a converso ser feita para pagamento em real na data de vencimento do fechamento da fatura. Vale, portanto, verificar a convenincia de optar por outras formas de pagamento como traveler check, por exemplo. Procure referncias sobre agncias de viagem com pessoas de confiana que tenham usado os servios e acesse o cadastro das empresas reclamadas no Procon-SP pelo telefone 151 ou pelo site www.procon.sp.gov.br. , No contrato (ou ficha roteiro de viagem) deve constar tudo o que foi acertado verbalmente e oferecido pela publicidade. As clusulas que possam colocar o consumidor em desvantagem exigem maior ateno, sobretudo quanto possibilidade de alteraes nos hotis, passeios, taxas extras e transportes. Guarde uma via datada e assinada, alm de todos os prospectos, anncios e folhetos publicitrios, que integram o contrato. Fechado o negcio, a agncia deve fornecer os vouchers (comprovantes de reserva de hotis, traslados etc.) bem como recibos dos valores pagos, bilhetes, passagens com datas de sada e chegada. Informe-se sobre a necessidade de vistos, vacinas, autorizao para viagens de menores, entre outros, providenciando-os antecipadamente. importante ficar atento aos horrios e chegar aos locais de sada dos grupos com antecedncia. No esquea de verificar os limites alfandegrios para gastos no exterior. Problemas durante a viagem devem ser comunicados aos responsveis e, se possvel, registrados por meio de fotos ou vdeos, por exemplo.

FUNDAO PROCON-SP PROJETO BOA VIAGEM

Cancelamentos
Se a agncia cancelar a viagem, existe a obrigao de restituir todos os valores pagos corrigidos, bem como eventuais prejuzos financeiros e danos morais (judicialmente). Cancelamentos feitos pelo consumidor devem ser comunicados por escrito, com a maior antecedncia possvel. Excetuando a parte area, o agente de turismo poder reter percentuais proporcionais ao prazo em que a empresa foi informada do cancelamento. Quanto parte area, eventuais restituies dependero do tipo de pacote contratado. No entendimento do Procon-SP e de acordo com o artigo 6, inciso I, do Cdigo de Defesa do Consumidor que estabelece a proteo da vida, sade e segurana como direitos bsicos do consumidor - o turista com viagem marcada para regies que passam por situaes de emergncia (terremotos, furaces, pandemias, enchentes, etc.), tem o direito, a sua livre escolha, de: trocar o pacote ou passagem para outra data ou local, sem pagamento de tarifas ou taxas; cancelamento do contrato, com direito a restituio de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, sem pagamento de multas.

TURISMO AVENTURA
Trata-se de uma modalidade de turismo direcionado a aventura ou ecologia como, por exemplo: safari, caminhadas na mata e/ou montanha, mergulho em cachoeiras, etc. Alm de certificar-se quanto a ter sua segurana fsica e pessoal garantida, analise se suas condies fsicas so compatveis ao programa. Procure uma agncia especializada neste tipo de passeio, informando-se sobre todos os dados que cercam o programa, como qual o grau de dificuldade do roteiro; quais as atividades inclusas; se necessrio fazer previaFUNDAO PROCON-SP PROJETO BOA VIAGEM

mente cursos especficos e qual o condicionamento fsico exigido conforme a atividade escolhida; quais as caractersticas da regio; se o tipo de programa escolhido contar com a presena de um guia especializado, etc. Deve ser verificado, ainda, se haver pernoite, onde e como. Em caso positivo se esto inclusos: barraca, hotel, motel, cobertor, colchonete e alimentao. Certifique-se de que, na regio, exista atendimento voltado para socorro em caso de emergncia. Informe-se previamente sobre roupas apropriadas para vestir e levar e, tambm quanto a equipamentos, objetos e produtos de primeira necessidade que devero fazer parte da bagagem. No contrato deve estar estabelecido tudo o que foi combinado verbalmente como, por exemplo: data e local de sada e chegada; durao do passeio; locais a serem visitados; valor total; se pagamento financiado, quantas parcelas e respectivas datas de vencimento; em caso de acidentes durante o percurso quem custear as despesas mdicas e se h como ter atendimento imediato. Outro dado importante que no poder faltar neste documento a identificao completa das partes envolvidas. Como forma de comprovar eventuais problemas, aconselha-se a fotografar os locais que apresentarem disparidade com o que foi contratado E, ainda, trocar endereo e telefone com os demais participantes para reclamao conjunta.

CRUZEIROS MARTIMOS
Na hora da escolha no deixe de levar em considerao a existncia de uma temtica para a viagem romntico, fitness, gastronmico, cultural, etc. ou se um cruzeiro comum. Faa uma pesquisa levando em conta: o preo total, opes de pagamento, durao do passeio, locais de sada, se o preo abrange o transporte terrestre ou areo at esses locais, nmero de refeies dirias, hospedagem nos portos visitados, se os custos referentes a passeios esto inclusos, taxas porturias, taxas de servios que substituem a famosa gorjeta, a categoria da cabine e, muito importante, a sua localizao. Outra dica verificar junto ao seu agente sobre eventuais promoes.

FUNDAO PROCON-SP PROJETO BOA VIAGEM

Quem vai com crianas deve verificar sobre monitores e atividades direcionados a elas. Deve-se ficar atento quanto ao custo adicional durante os cruzeiros que costuma ser cobrado em dlar ou em carto magntico pessoal combinado com o nmero de um carto de crdito internacional, que os passageiros recebem no check-in. Informe-se previamente sobre a necessidade de vistos, vacinas e autorizao para viagens de menores. Tudo que for ofertado pelo vendedor deve ser registrado em contrato com identificao completa das partes envolvidas. Neste documento, tambm dever conter informaes quanto a eventuais cancelamentos. Se ao chegar ao local a situao for adversa ao combinado, procurar munir-se de documentos que comprovem o ocorrido como, por exemplo, fotos. Fique atento a utilizao de celular, a ligao poder sair muito cara. Dependendo da origem (bandeira) do navio, sua ligao poder ser considerada como internacional. Obtenha informaes junto a operadora da linha como tambm com o seu agente de viagem.

VIAJAR DE NIBUS
Comeando pela informao: as empresas de nibus devem manter painis ou cartazes discriminando o destino, horrios de sada e preo, em lugar visvel e de fcil acesso. Fique atento ao seguro facultativo, que s poder ser cobrado se o usurio aceitar. Estas empresas devem prestar servios de forma eficiente, com qualidade e segurana. Portanto, se o transporte usado na viagem apresentar vidros quebrados; dependncias sujas; bancos quebrados e, ainda, vender mais de um bilhete para a mesma poltrona, o consumidor poder reclamar. Para tanto, aconselhvel anotar o nmero de registro do nibus e guardar o canhoto da passagem para serem usados como comprovantes. No caso de interrupo ou atrasos o passageiro tem direito a informao prvia e a assistncia como: alimentao, local adequado para aguardo e

FUNDAO PROCON-SP PROJETO BOA VIAGEM

acondicionamento das bagagens, bem como pousada e hospedagem. Quando o atraso exceder uma hora o consumidor poder exigir do transportador o embarque em outra empresa que preste servio equivalente e para mesmo destino, ou restituio imediata do valor do bilhete. Se transportado em veculo de caractersticas inferiores s daquele contratado, dever receber a diferena do preo da passagem. A passagem poder ser adquirida sem data de embarque, mas ela estar sujeita a reajuste de preo se no for usada dentro de um ano da data de emisso.

PASSAGENS AREAS
Ao fazer a reserva anote o nome do atendente e o cdigo de reserva, chamado de localizador. E, ao retirar o bilhete, observe se a data, a hora, a validade, o local de embarque e o nmero de voo, esto corretos. Tambm necessrio verificar a reserva do lugar e confirmar o embarque e os horrios de apresentao para o check-in. As passagens com tarifas promocionais possuem diferenas das convencionais. Elas podem ter prazos mnimo e mximo de estada e pode haver taxa extra para fazer mudanas ou cancelar reserva. Por isso, importante verificar a validade, as restries para cancelamento e reembolso, e alteraes de data, alm dos prazos de estadas. Todas essas informaes devem constar no bilhete. Se a passagem for adquirida por telefone ou internet, o consumidor tem prazo de sete dias para arrependimento. Se o cancelamento partir da companhia area, o passageiro tem direito a reembolso integral ou endosso, inclusive para outras empresas, sem qualquer despesa adicional.
FUNDAO PROCON-SP PROJETO BOA VIAGEM

Atraso de voo
No momento da ocorrncia procure o responsvel pela aviao civil dentro do aeroporto ou o balco de embarque da companhia para tentar solucionar o problema. O consumidor tem direito a: Viajar, tendo prioridade no prximo embarque da companhia area com o mesmo destino; ser direcionado para outra companhia (sem custo); receber de volta a quantia paga, ou ainda hospedar-se em hotel por conta da empresa. Todas estas possibilidades devem ser garantidas sem prejuzo do acesso gratuito alimentao, bebidas, utilizao de meios de comunicao, transporte etc.; ressarcimento ou abatimento proporcional no caso de ocorrer algum dano material devido ao atraso como, por exemplo, perda de dirias, passeios e conexes; pleitear reparao junto ao judicirio se entender que o atraso causoulhe algum dano moral (no chegou a tempo a uma reunio de trabalho, casamento etc.). A empresa area deve sempre comunicar eventual atraso no embarque, bem como todas as informaes atinentes ao voo atrasado, de forma a possibilitar que o consumidor tome medidas para diminuir ou ainda evitar maiores transtornos e prejuzos.

Overbooking
Overbooking a venda de mais passagens do que o nmero de poltronas disponveis. Nestes casos, a empresa obrigada a acomodar o passageiro em outro voo, arcando com as despesas relativas a refeies, telefonemas, transportes e acomodaes, se for o caso. Ou ainda, reembols-lo, alm de oferecer outros tipos de comunicao.

FUNDAO PROCON-SP PROJETO BOA VIAGEM

BAGAGEM
Bagagem em viagens rodovirias
Identifique a mala por dentro e por fora com endereo de origem e de destino. Se estiver transportando presentes, leve na bagagem de mo as notas fiscais de compra; carregue os documentos pessoais e objetos de valor, como jias, tambm na bagagem de mo. Por fim, exija que um funcionrio da empresa transportadora identifique toda a bagagem com um tquete prprio, do qual uma parte fica com o passageiro. Fique atento aos pertences levados na mo, principalmente nas paradas e escalas. Existe um Decreto Lei de 1998 que determina valores mximos para extravio e avaria na bagagem, mas nem sempre a quantia reembolsada espelha a realidade e, desta forma, o consumidor acaba tendo que procurar seus direitos judicialmente.

Bagagens transporte areo


As malas, sacolas, pacotes ou bolsas de mo devem ser identificadas, dentro e fora, com etiquetas que contenham seu nome, endereo completo e telefone. Eventuais excessos de bagagem podem ser cobrados, portanto verifique com antecedncia o limite de peso ou volume determinado pela companhia (deve constar no contrato de prestao de servio). Algumas bagagens, obrigatoriamente, devem ser despachadas como carga, informese junto a companhia area, inclusive sobre o valor da taxa. Aps o check-in, ou seja, recepo para embarque, a empresa area tornase responsvel pela sua bagagem e deve indeniz-lo em caso de extravio ou danos. Se preferir, para garantir sua segurana, faa uma declarao, dos itens contidos na bagagem, discriminando os valores, guarde uma via (taxa cobrada a parte).

FUNDAO PROCON-SP PROJETO BOA VIAGEM

Nas viagens internacionais, por medida de segurana, existem algumas restries quanto a bagagem de mo e pertences pessoais. Existem, tambm, alguns itens que no podem ser levados na bagagem despachada como, por exemplo, os frgeis ou perecveis Desta forma, verifique os procedimentos previamente junto a companhia area. Equipamentos eletrnicos como mquina fotogrfica, filmadora, computador porttil etc., devem ser declarados no posto da Receita Federal localizado dentro do aeroporto. Caso a bagagem seja extraviada, registre imediatamente a ocorrncia no balco da companhia area ou nas sees de Aviao Civil da ANAC instaladas em cada aeroporto.

SEGURO VIAGEM
Se no valor do pacote turstico no estiver incluso algum tipo de seguro viagem, ele poder ser contratado por meio das prprias agncias ou de uma corretora de sua confiana. Nos pagamentos de passagens areas por meio de carto de crdito muitas vezes inclui-se seguro de viagem. A aplice pode abranger no somente doenas, medicamentos e morte, como tambm extravio de bagagem. Portanto, defina qual a cobertura que mais atende a suas necessidades e pea que ela seja estipulada claramente no contrato, assim como: perodo e no que consiste a cobertura; valor da indenizao; clusulas de excluso de cobertura ou de cancelamento; cobertura a terceiros, se houver; identificao das partes envolvidas etc. No caso de j possuir uma aplice de seguro de vida, verifique junto a seguradora se h cobertura para eventuais imprevistos durante viagens.

FUNDAO PROCON-SP PROJETO BOA VIAGEM

HOSPEDAGEM
Procurar obter o maior nmero de informaes possveis sobre a infra-estrutura do estabelecimento: como so as acomodaes; os servios que oferece lazer, refeitrio, sala de TV e/ou leitura, entre outros. Veja se prximo ao local existe conduo, farmcia, restaurante etc.; se esta registrado na Embratur, qual a classificao recebeu e, tudo mais que achar necessrio. Verifique se o estabelecimento possui algum panfleto publicitrio, em caso positivo, pea para que seja enviado um exemplar. Estes dados podem ser adquiridos em revistas e guias especializados, junto a conhecidos que j tenham se hospedado no local e, em alguns casos, na Internet. Aps a escolha do hotel, pousada ou penso, solicite a confirmao da reserva via fax ou e-mail. Confirme os horrios de incio e trmino da diria e se h refeies inclusas nela. Todas as condies estabelecidas e oferecidas devem estar registradas em contrato. Se ao chegar ao local a situao for adversa ao combinado, procurar munirse de documentos que comprovem o ocorrido como, por exemplo, fotos. Caso utilize o cofre do hotel para guardar dinheiro, objetos de valor ou documentos verifique: se existe alguma taxa por este servio, se individual ou coletivo, quem tem acesso, o horrio de funcionamento e se h cobertura de seguro. Faa uma declarao em duas vias discriminando detalhadamente o que est sendo guardado. Uma via, assinada pelas partes, fica de posse do consumidor e a outra, com o responsvel pela guarda. Na retirada de algum pertence do cofre fique alerta para que seja dada baixa corretamente no documento de registro de entrada.

FUNDAO PROCON-SP PROJETO BOA VIAGEM

10

ALUGUEL PARA TEMPORADA


O prazo deste tipo de locao no pode ultrapassar 90 dias e o pagamento de alugueis e encargos pode ser solicitados antecipadamente e de uma s vez. Exija recibo discriminado de todas as quantias pagas. Ao escolher o imvel procure informaes com pessoas de confiana, checando tudo o que for oferecido. Verifique a localizao do imvel, inclusive as condies de acesso ao local, pontos de referncia e infra-estrutura da regio. Sempre que for possvel, faa uma vistoria no local, em companhia do proprietrio ou representante, relacionando por escrito as condies gerais em que se encontra o imvel. Na impossibilidade dessa inspeo, procure obter informaes com conhecidos que j tenham ocupado o imvel, no confiando apenas em fotos ou no anunciado. Faa um contrato, contendo tudo o que foi tratado verbalmente, discriminando data de sada, nome e endereo do proprietrio, preo e forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo e nmero de cmodos, garagem, etc. Caso o imvel seja mobiliado, devem constar neste documento a descrio de seu estado de conservao e a relao de mveis e utenslios disponveis. Ao final da locao efetue nova vistoria.

LOCAO VECULO
Deve ser verificado: Como cobrada a locao: por quilometragem, por hora/dia ou por outra forma; se existe pacotes semanais ou mensais e, se o custo mais vantajoso; como funciona a questo de combustvel na retireti rada e entrega do veculo; total de horas que compe a diria e taxas devidas por horas excedentes quando do atraso na devoluo. quando se tratar de viagens para o exterior, como funciona a legislao de trnsito local, principalmente quanto a necessidade ou no de carteira de motorista internacional; se a empresa cobra tarifa de proteo ou seguro, no que consiste e se est incluso na diria;
11

FUNDAO PROCON-SP PROJETO BOA VIAGEM

Em caso de acidentes com danos materiais: como proceder; como funciona a cobrana dos custos para reparos; no caso de haver seguro, quem o responsvel pela franquia e se cobrada diria enquanto o veculo estiver no conserto; quem ser responsvel pelo pagamento de gastos com guincho, se for o caso; na ocorrncia de furto ou assalto como proceder. Todos estes dados, assim como a identificao das partes, devem estar estipulados em contrato. Ao receber o veculo, anote o dia e horrio exato e faa uma vistoria. Se houver alguma diferena entre o servio contratado e o apresentado, faa uma observao no contrato ou solicite a troca por outro veculo. No caso de problemas nas locaes para o exterior efetuadas antecipadamente em empresas com representantes no Brasil, as reclamaes podem ser encaminhadas a um rgo de defesa do consumidor no Brasil. Mas, quando a locao feita diretamente com empresa no exterior, o consumidor fica atrelado a legislao do pas onde se localiza a empresa.

RESERVA DE PASSEIOS E VIAGENS ON LINE


consulte algum que j tenha estado no local escolhido e/ou busque informaes mais precisas; indispensvel receber uma confirmao de reserva por fax ou email; procure fazer o depsito solicitado para reserva no menor valor possvel e, mediante a comprovante por escrito; guarde qualquer documento e anncios publicitrios referente ao pacote; em caso de pacotes nos quais so oferecidos servios, imprima a programao; ao consultar sites d preferncia aos registrados no Ministrio do Turismo (www.cadastur.turismo.gov.br); no caso de passagens areas, consulte os preos com agentes de viagens, pois os sites nem sempre informam sobre combinaes tarifrias que podem tornar o bilhete mais barato.

FUNDAO PROCON-SP PROJETO BOA VIAGEM

12

ENDEREOS DO PROCON-SP
POSTOS POUPATEMPO Itaquera: Av. do Contorno, 60 Metr Itaquera Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 176/258 S: Praa do Carmo s/n 2 a 6, das 7h s 19h - Sbados, das 7h s 13h INTERNET Fundao Procon-SP: www.procon.sp.gov.br OUTROS ATENDIMENTOS Cartas: Caixa Postal 3050 - Cep: 01031-970 Fax: (11) 3824-0717 - 2 a 6, das 10h s 16h Orientaes e Cadastro de Reclamaes Fundamentadas: Telefone 151 2 a 6, das 7h s 19h. OUVIDORIA DO PROCON-SP Rua Barra Funda, 930, Sala 401 Barra Funda, Cep 01152-000, So Paulo-SP Telefone/Fax: (11) 3826-1457 Email: ouvidoria@procon.sp.gov.br OUTROS MUNICPIOS Consulte a prefeitura de sua cidade ou o site do Procon-SP

You might also like