You are on page 1of 3

Homem, um ser dialgico

Cezar R. Versa

A noo fundadora do conceito de dialogismo aparece na obra Marxismo e Filosofia da Linguagem, do formalista russo, Mikhail Bakhtin (1995). Nela fundamenta sua teoria, em que a interao social ocorre atravs da palavra, a qual carrega em si valores ideolgicos e histricos. Para tanto, fez um estudo das teorias anteriores fundamentadas na lingstica geral, que explicavam o pensamento filosfico e lingstico de seu tempo. Essa reflexo pautou a sua concepo de linguagem, baseada sobretudo na dialogia. A dialogia, a priori, pode ser entendida como uma cincia ancorada no dilogo, num sentido mais amplo de uma relao dialtica. Para Bakhtin (1995) tal termo concernia a algo muito alm dessa concepo, representando todo um processo constitutivo do mundo.
Dialogia foi o termo que mais usou para descrever a vida do mundo da produo e das trocas simblicas, composto no como um universo dividido entre bons e maus, novos e velhos, vivos e mortos, certos e errados, verdadeiros e mentirosos etc. Mas como um universo composto de signos, do mais simples, como dois paus cruzados formando uma cruz, at os enunciados mais completos, como a obra de um grande pensador como Marx, cujos valores e significados no eram dados e estticos, mas extremamente ambguos e mutveis (Roncari in Barros, Fiorin (orgs.), 1999, p.X)

Percebe-se que ademais de um conceito, o dialogismo fundamenta as prprias relaes do homem com o homem, dele com o mundo, alm de tudo que o caracteriza enquanto humano. A variao de importncia entre homem-mundo no o fundamental, pois tudo provm de trocas, simblicas ou no, que remontam prpria formao da existncia humana. Ou seja, o homem depende do mundo, que sem o ser humano no seria o mesmo mundo. Bakhtin (1995) fundamenta seu pensamento a partir de uma reflexo das linhas tericas da lingstica geral tidas como certas em seu tempo. As duas orientaes vigentes de sua poca eram a do subjetivismo idealista e a do objetivismo abstrato. A primeira tendncia interessa-se pelo ato de fala, de criao individual, como fundamento da lngua (no sentido de toda atividade da linguagem sem exceo). O psiquismo individual constitui a fonte da lngua (Bakhtin, 1995, p.72). Ou seja, a lngua vista como sendo produzida a partir de um ato individual, cada vez que algum fala constri sua linguagem embasada em sua psicologia prpria, num eterno processo de construo. J a segunda orientao concebe a lngua enquanto um sistema de signos abstratos e autnomos, em que o ato individual de fala e a prpria enunciao so descartados. O foco o sistema lingstico formado pelo sistema das formas fonticas, gramaticais e lexicais da lngua. O autor, tomando por base essas definies, comea a analis-las criticamente, uma vez que tanto uma como outra podem ser refutadas em alguns aspectos. Sua linha terica v na palavra mais que um ato individual constitudo, j que ela social e ideolgica. Pensar que os falantes tm a conscincia, ou melhor, que eles vem a fala enquanto um sistema de formas normativas, parece tambm no se evidenciar. Dessa forma, ele no concebe essas duas teorias como uma mais certa do que a outra, nem v no equilbrio entre as teses do subjetivismo individualista ou das antteses do objetivismo abstrato, a resoluo de

tais questionamentos. Uma vez que a verdade encontra-se alm, mais longe, manifesta uma idntica recusa tanto da tese como da anttese, e constitui uma sntese dialtica (Bakhtin, 1995, p.109). Rejeitar o ato da fala individual, como faz o objetivismo abstrato, no considerar a enunciao, e dizer que a enunciao um ato individual de fala como faz o subjetivismo abstrato, no ver nela uma de suas mais importantes caractersticas, a de sua natureza social.
Com efeito, a enunciao o produto da interao de dois indivduos socialmente organizados e, mesmo que no haja um interlocutor real, este pode ser substitudo pelo representante mdio do grupo social ao qual pertence o locutor. A palavra dirige-se a um interlocutor: ela funo da pessoa do interlocutor. (Bakhtin, 1995, p.112)

Essa noo da palavra em relao ao outro bastante importante para entendermos a concepo de dialogismo. Por meio dela o locutor se define frente ao outro e vice-versa. O dilogo acaba por constituir-se a partir das interaes verbal e social. Ao falar tentamos convencer aquele que nos escuta, alm do que, a posio social de que proferimos tambm acaba por interferir, um mdico falando com um profissional da sade usa determinado vernculo, j com um paciente as escolhas lexicais so diferentes. Para o formalista russo, a realidade fundamental da lngua, sua verdadeira substncia ocorre a partir do fenmeno da interao social, ou seja, realizado atravs da enunciao. Logo, quando nos comunicamos estabelecemos relaes interativas, estamos diante de um horizonte social definido que determina a criao ideolgica do grupo social e da poca a qual pertencemos. Assim, pensar a enunciao pens-la a partir da situao social, do meio social (Romualdo, 2000, p.49). A enunciao, por sua vez, torna a ideologia de um grupo verificvel, pois o enunciador em seu discurso carrega todo o conhecimento de mundo por ele adquirido at ali, suas crenas e seus ideais. A viso de mundo de uma determinada classe social a formao ideolgica, que no existe fora da linguagem. Em outros termos, a formao ideolgica tem necessariamente como um de seus componentes uma ou vrias formas discursivas interligadas. Isso significa que os discursos so governados por formaes ideolgicas (Brando, 2001, p.38). Por isso, cada formao ideolgica corresponde a uma formao discursiva, que aprendida pelos membros da sociedade pelos pressupostos da aprendizagem lingstica, ao fazer um discurso reproduzimos o aprendizado. Para Bakhtin (1995, p.45) o tema ideolgico possui sempre um ndice de valor social. Por certo, todos estes ndices sociais de valor dos temas ideolgicos chegam igualmente a conscincia individual que, como sabemos, toda ideologia. Se o processo enunciativo acontece em consonncia com o social, se efetiva dentro de uma ideologia, a qual pode ser definida a partir daquilo que se apresenta no ato de fala, ou seja, na enunciao em si. O dialogismo para o formalista russo tem duas estncias, a de princpio constitutivo da linguagem e a de condio do sentido do discurso. Isto :
as relaes dialgicas fenmeno bem mais amplo do que as relaes entre as rplicas do dilogo expresso composicionalmente so um fenmeno quase universal, que penetra toda a

linguagem humana e todas as relaes e manifestaes da vida humana, em suma, tudo o que tem sentido e importncia (Bakhtin, 1981, p.34).

O princpio monolgico regeria a cultura ideolgica do modernismo, e o dialogismo seria a oposio a isso constituindo-se a partir da linguagem e ao mesmo tempo, seno por isso, evidenciando-se como premissa bsica para o sentido do discurso. De acordo com Bakhtin (1981, p. 66), no universo monolgico, tertium non datur: a idia ou afirmada ou negada, caso contrrio ela simplesmente deixa de ser uma idia de significao plena. Algo ou no , j quando se tem a possibilidade do dilogo o mundo passa a ser entendido por outra perspectiva, pois o mesmo algo pode ser ou no, alm do que muda a partir das interaes social e verbal. De acordo com Barros (1999) o dialogismo discursivo pode ser desdobrado em dois aspectos: o da interao verbal entre o enunciador e o enunciatrio do texto, relao do eu-tu; e o da intertextualidade no interior do discurso, o dilogo entre os textos das mais diversas culturas, os resignificando. Deve-se ressaltar que quando ocorre a interao verbal tanto da parte de quem profere o enunciado quanto da parte de quem recebe, h a presena, o ladrilhar histrico e ideolgico de ambos. Assim, para Bakhtin (1995) o dialogismo interacional s ocorre com o deslocamento da noo de sujeito. Ele no mais visto como o centro das atenes, detentor de todo conhecimento, e sim, como algum formado por vozes sociais, e logo um sujeito histrico e ideolgico. As experincias e aprendizados provindos da interao do sujeito com o mundo e com os outros homens configura sua historicidade. Vale dizer que dependendo do ambiente, das pessoas e de tudo que o cerca teremos determinado sujeito. Por uma lgica marxista, poder-se-ia dizer que dependendo de sua classe social o sujeito ser regido por determinada ideologia, embora a ideologia vigente seja sempre a da classe dominante.
Em outros termos, concebe-se o dialogismo como o espao interacional entre o eu e o tu ou entre o eu e o outro, no texto. Explicam-se as freqentes referncias que faz Bakhtin ao papel do outro na constituio do sentido ou sua insistncia em afirmar que nenhuma palavra nossa, mas traz em si a perspectiva de outra voz (Barros, 1999, p.3)

Dessa maneira percebe-se que a perspectiva scio-histrica sempre foi o centro das atenes do autor russo. O dilogo um processo em que o sentido construdo pelos participantes de um colquio, os quais sofrem a interferncia de todas as experincias por eles vivenciadas. Logo, as palavras no so inditas, elas retomam o que outros j falaram, explicitaram ou tentaram faz-lo. Sendo diferentes em cada momento, proporcionando novas leituras e reconstrues da memria. Uma vez que esses efeitos de memria tanto podem ser de lembrana, de redefinio, de transformao quanto de esquecimento, de ruptura, de denegao do j-dito (Brando, 2001, p.79). A noo da palavra lanada ao outro retrata uma dualidade, ela sai de algum para chegar a um outro. Sua bifacetao remonta a sua gnese, que se d atravs do produto da interao do locutor e do ouvinte. Para Bakhtin (1995, p.113) Toda palavra serve de expresso a um em relao ao outro. Atravs da palavra, definome em relao ao outro, isto , em ltima anlise, em relao coletividade. Sendo assim, a interao um processo que envolve o social e, por conseguinte, as vozes que formam essa sociedade.

You might also like