You are on page 1of 6

Ensinar mediante projetos no fazer projetos

Podemos dizer que os projetos de trabalho fazem parte de uma tradio na escolaridade favorecedora da pesquisa da realidade e do trabalho ativo por parte do aluno. Por isso, estranho que, em certas ocasies, confunda-se, parea ser o mesmo que o que se persegue em outras modalidades de ensino como uma unidade didtica, um centro de interesse ou um estado ambiental. H uma srie de caractersticas que podem ser consideradas comuns e que identificamos no seguinte quadro:
Quadro 3.1 O que tm em comum os projetos de trabalho com outras estratgias de ensino Vo alm dos limites curriculares (tanto das reas como dos contedos). Implicam a realizao de atividades prticas. Os temas selecionados so apropriados aos interesses e ao estado de desenvolvimento dos alunos. So realizadas experincias de primeira mo como visitas, presena de convidados na sala de aula etc. Deve ser feito algum tipo de pesquisa. Necessita-se trabalhar estratgias de busca, ordenao e estudo de diferentes fontes de informao. Implicam atividades individuais, grupais e de classe, em relao com as diferentes habilidades e conceitos que so aprendidos.

Essas caractersticas esto presentes, de uma maneira ou de outra, nessas modalidades de ensino, porque se encontram numa tradio educativa que recolhe propostas da Escola Nova relacionadas com o papel da atividade e do estudo do prximo. Vincula-se a Dewey e sua ideia da importncia da aprendizagem conceitual. Relaciona-se com Bruner e sua proposta de currculo em espiral, a partir do ensino das ideias-chave. Esses so os antecedentes e as referncias em comum de todas essas modalidades de ensino. Vem da que, com frequncia, os professores comentem que os projetos no so nada novo, ou que so simplesmente uma moda para nomear o que j se est fazendo. Se algum medisse uma caracterizao mais especfica e diferencial dos projetos de trabalho, lhe daria uma resposta, em termos da sequncia geral, do possvel algoritmo que observo que seguem muitos docentes que dizem realizar projetos.
Quadro 3.2 Primeira caracterizao de um projeto de trabalho Parte-se de um tema ou de um problema negociado com a turma. Inicia-se um processo de pesquisa. Buscam-se e selecionam-se fontes de informao. Estabelecem-se critrios de ordenao e de interpretao das fontes. Recolhem-se novas dvidas e perguntas. Estabelecem-se relaes com outros problemas. Representa-se o processo de elaborao do conhecimento que foi seguido. Recapitula-se (avalia-se) o que se aprendeu. Conecta-se com um novo tema ou problema.

O que aparece como distintivo, nessa hipottica sequncia, que a aprendizagem e o ensino se realizam mediante um percurso que nunca fixo, mas serve de fio condutor para a atuao do docente em relao aos alunos. T-lo presente serve de ajuda, de pista de referncia sobre o

Os projetos de trabalho e a necessidade de abordar a complexidade do conhecimento escolar


Quando estamos diante de um fato complexo e contraditrio, tendemos a decomplo em elementos a fim de eliminar o contraditrio. Esse modo de proceder, clssico, supe que explicar seja reduzir. O mtodo de Wallon (esse seu legado, no uma doutrina ou um sistema) consiste em instalar-se no centro da contradio: em saber de onde esta procede, para onde vai e qual sua finalidade.
Ren Zazzo (1980), em Cuadernos de Pedagoga, 63, p. 24

Algumas dessas vises esto relacionadas com a reviso do sentido do saber escolar e destacam a importncia da compreenso da realidade pessoal e cultural por parte de professores e alunos. Em Hernndez (1995), assinalei a gnese e as caractersticas da viso que fundamenta essa outra maneira de entender os projetos. Em sntese, mediante a atitude relacional que neles se busca, pretende-se: a) estabelecer as formas de pensamento atual como problema antropolgico e histrico chave (Morin, 1993, p. 72); b) dar um sentido ao conhecimento baseado na busca de relaes entre os fenmenos naturais, sociais e pessoais que nos ajude a compreender melhor a complexidade do mundo em que vivemos; c) e planejar estratgias para abordar e pesquisar problemas que vo alm da compartimentao disciplinar. Por tudo isso, os projetos de trabalho e a viso educativa qual se vinculam convidam a repensar a natureza da escola e do trabalho escolar, pois requerem uma organizao da classe mais complexa, uma maior compreenso das matrias e dos temas em que os alunos trabalham, o que faz com que o docente atue mais como guia do que como autoridade. Considerados dessa maneira, os projetos podem contribuir para favorecer, nos estudantes, a aquisio de capacidades relacionadas com: a autodireo: pois favorece as iniciativas para levar adiante, por si mesmo e com os outros, tarefas de pesquisa; a inventiva: mediante a utilizao criativa de recursos, mtodos e explicaes alternativas; a formulao e a resoluo de problemas, diagnstico de situaes e o desenvolvimento de estratgias analticas e avaliativas; a integrao, pois favorece a sntese de ideias, experincias e informaes de diferentes fontes e disciplinas; a tomada de decises, j que ser decidido o que relevante e o que se vai incluir no projeto; a comunicao interpessoal, posto que se dever contrastar as prprias opinies e pontos de vista com os outros e tornar-se responsvel por elas, mediante a escrita ou outras formas de representao (Henry, 1994, p. 49). Todas essas capacidades podem ser transferidas para problemas reais e contribuir para um melhor conhecimento pessoal e no entorno, alm de favorecer uma preparao profissional mais flexvel e completa. Essa orientao pretende favorecer experincias de compreenso nos alunos.
HERNNDEZ, Fernando. Os projetos de trabalho e a necessidade de mudana na Educao e na funo da escola. In: Transgresso e mudana na educao: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, cap. 3, pp. 73 e 74, 1998.

que significa um projeto quanto a dilogo e negociao com os alunos, atitude interpretativa do docente, critrios para a seleo dos temas, importncia do trabalho com diferentes fontes de informao, relevncia da avaliao como atitude de reconstruo e transferncia do aprendido... Mas, se quisermos ir alm das aparncias, podemos seguir outra rota. Diante do desafio que significava dar uma resposta que seria o caracterstico de um projeto, comecei a propor essa questo a grupos de docentes com os quais fui tendo ocasio de trabalhar. Uma professora da escola infantil comentou: Sei o que no um projeto. Talvez possa comear por a. O que constitui um ponto de partida similar ao que nos acontece na vida diria: sabemos o que no queremos fazer, no o que queremos ser. De seus enunciados e dos de outros docentes, surgiram as seguintes caractersticas sobre o que NO um projeto:
Quadro 3.3 Nem tudo que parece ser projeto 1. Um percurso descritivo por um tema. 2. Uma apresentao do que sabe o professor, que o protagonista das decises sobre a informao e que o nico que encarna a verdade do saber. 3. Um percurso expositivo sem problemas e sem um fio condutor. 4. Uma apresentao linear de um tema, baseada numa sequncia estvel e nica de passos e vinculada a uma tipologia de informao (a que se encontra nos livros-texto). 5. Uma atividade na qual o docente d as respostas sobre o que j sabe. 6. Pensar que os alunos devam aprender o que queremos ensinar-lhes. 7. Uma apresentao de matrias escolares. 8. Converter em matria de estudo o que nossos alunos gostam e o que lhes apetece.

A lista poderia ser, sem dvida, mais extensa, e, do meu ponto de vista, constitui as caractersticas de algumas modalidades de ensino apontadas. Mas nos serve como contrapartida para tentar responder o que PODERIA SER um projeto. Dizer poderia no uma estratgia retrica, e, sim, uma atitude que tenta manter uma certa coerncia com a noo de conhecimento, de ensino e de aprendizagem que circula pelo que pretende servir sobretudo de marcos para orientar-se num itinerrio que, inevitavelmente, ir sendo construdo em cada contexto. De maneira expressa, evita-se cair no declogo, para escapar desse ar fundamentalista que impregna tantos deveria ser que circulam na educao escolar.
Quadro 3.4 O que poderia ser um projeto de trabalho 1. Um percurso por um tema-problema que favorece a anlise, a interpretao e a crtica (como contraste de pontos de vista). 2. Onde predomina a atitude de cooperao, e o professor um aprendiz, e no um especialista (pois ajuda a aprender sobre temas que ir estudar com os alunos). 3. Um percurso que procura estabelecer conexes e que questiona a ideia de uma verso nica da realidade. 4. Cada percurso singular e se trabalha com diferentes tipos de informao. 5. O docente ensina a escutar, do que os outros dizem, tambm podemos aprender. 6. H diferentes formas de aprender aquilo que queremos ensinar (e no sabemos se aprendero isso ou outras coisas). 7. Uma aproximao atualizada aos problemas das disciplinas e dos saberes. 8. Uma forma de aprendizagem na qual se leva em conta que todos os alunos podem aprender se encontrarem o lugar para isso. 9. Por isso, no se esquece que a aprendizagem vinculada ao fazer, atividade manual e instituio tambm uma forma de aprendizagem.

Vamos nos deter no que implica cada um desses aspectos que caracterizam os projetos de trabalho. 1.

Um percurso por um tema-problema que favorece a anlise, a interpretao e a crtica (como contraste de pontos de vista). Esse tema-problema pode partir de uma situao que algum aluno apresente em aula, ou pode ser sugerido pelo docente. Em ambos casos, o importante que o desencadeante contenha uma questo valiosa, substantiva para ser explorada. Tratar de buscar, de sada, a vinculao com as matrias do currculo ou pretender encontrar relaes foradas com aquilo que o docente pensa que os alunos devem aprender significa distanciar-se da finalidade do processo de indagao, que se inicia com a escolha do problema objeto de investigao. Uma vez estabelecido o que e como, a ttulo de hiptese inicial, conveniente torn-lo pblico (por exemplo, com um painel na entrada da escola, onde se apresentam os ttulos de projetos que se realizam e o problema que se pesquisa), para que a comunidade educativa participe do processo de pesquisa que o grupo est empreendendo. 2. Onde predomina a atitude de cooperao e o professor um aprendiz, e no um especialista (pois ajuda a aprender sobre temas que ir estudar com os alunos). Dado que, com frequncia, abordam-se questes que tambm so novas para o professor (por que a Terra, sendo to grande e pesada, no cai no espao? Perguntavam, como incio de um projeto, um grupo de alunos da primeira srie do Ensino Fundamental, diante da perplexidade da professora, que reconhecia no se ter proposto essa pergunta). Trabalhar na sala de aula por projetos implica uma mudana de atitude do adulto. Essa atitude o converte em aprendiz, no s frente aos temas objeto de estudo, mas tambm diante do processo a seguir e das maneiras de abord-lo, que nunca se repetem, que sempre adquirem dimenses novas em cada grupo.

Um percurso que busca estabelecer conexes entre os fenmenos e que questiona a ideia de uma verso nica da realidade. A denominada ps-modernidade tem muitas leituras, verses e avaliaes, mas h uma constante nos discursos em torno dela: o questionamento da noo de verdade nica como uma qualidade essencial de certos fenmenos. Diante disso, emerge a viso de que as representaes sobre a realidade so construdas por grupos de indivduos, no de uma maneira neutra e inocente, mas como resposta ou consequncia da implantao de determinadas formas de saber-poder. Essa ideia, que pode parecer complexa para ser abordada nas salas de aula com os menores, pode adquirir matizes diferentes, segundo o problema objeto de estudo. De novo numa turma da 1 srie do Ensino Fundamental, recolheram-se algumas das diferentes interpretaes sobre a origem do universo realizadas por diferentes culturas. Em outra turma, tambm de primeiro ano, perguntou-se por que no havia mulheres artistas, e foram buscadas respostas alternativas, no s textos, mas tambm entre as famlias, para poder organizar a compreenso que d sentido indagao que promove o projeto de trabalho. 4. Cada percurso singular e trabalhado com diferentes tipos de informao. Essa ideia j foi proposta anteriormente, mas agora leva-me a destacar o fato de que os projetos no so uma frmula que pode ser aplicada de maneira repetida. Cada tema pode surgir numa circunstncia diferente: a visita a uma exposio, uma questo apresentada pela imprensa ou pela televiso, um debate na sala de aula, um tema que o professor considere necessrio estudar. A problematizao do tema uma tarefa-chave, pois abre o processo de pesquisa. Essa situao leva em conta no s o que os alunos sabem (ou acreditam saber), mas tambm o contraste com evidencias que questionam e pem em conflito seus pontos de vista. Da a necessidade das escolas de contarem com um centro de recursos, tipo midiateca, que se converteria num dos ncleos-chave para facilitar a aprendizagem e onde o pessoal que nele trabalhasse necessitaria de uma qualificao que lhe permitisse contribuir para facilitar o trabalho de pesquisas dos alunos e professores.
3.

5. O docente ensina a escutar: do que os outros dizem tambm podemos aprender. O que se produz na sala de aula, no trabalho do grupo (pois no se deve esquecer que um projeto pode ser abordado por alunos de idades e nveis diferentes) material de primeira ordem para o desenvolvimento do projeto. A transcrio das conversas, dos debates e sua anlise fazem parte do contedo do projeto. Com isso, consegue-se que os alunos no s se responsabilizem pelo que dizem, mas tambm que levem em conta os outros como facilitadores da prpria aprendizagem. Assim, o projeto contribui para a criao de atitudes de participao e reconhecimento do outro que transcendem o contedo temtico da pesquisa que se realiza. 6. H diferentes formas de aprender aquilo que queremos ensinar (e no sabemos se aprendero isso ou outras coisas). Um dos mitos que reina na Educao que sua felicidade que os alunos aprendem o que os professores lhes ensinam. Precisamente, a avaliao pretende garantir o recolhimento das evidncias sobre o cumprimento dessa premissa. No entanto, qualquer professor reconhece que, na sala de aula, os alunos aprendem de maneiras diferentes, que alguns estabelecem relaes com alguns aspectos dos trabalhados em aula e outros se conectam a contedos diferentes. A relao em aula no unidirecional e unvoca. Ao contrrio, caracteriza-se por sua disperso e pela reinterpretao que cada estudante faz daquilo que, supostamente, deve aprender. Nos projetos, so essas verses, essas apropriaes o que se tenta fazer que aflore. Nos projetos, potencializam-se os caminhos alternativos, as relaes infrequentes, os processos de aprendizagem individuais, porque, deles, aprende o grupo. Da procede tambm a importncia que adquire a avaliao, como uma situao que no est separada do prprio projeto e que permite a cada aluno reconstruir seu trajeto e transferi-lo para outras situaes. 7.

Uma aproximao atualizada aos problemas das disciplinas e dos saberes. A seleo dos temas dos projetos se encontra, como foi indicado, mediatizada pela cultura da organizao do currculo por matrias disciplinares. Por isso no de estranhar que propostas que tratam de ensinar por projetos tentem legitimar-se assinalando, em primeiro lugar, inclusive antes de que o projeto se realize, os contedos do currculo oficial que sero trabalhados. Isso converte o potencial e a abertura indagao, oferecidos pelos projetos numa caricatura de si mesmos. O currculo disciplinar uma opo entre possveis, mas no a nica. Disso j tratamos no captulo anterior. Por sua vez, o currculo oficial o reflexo de um campo de interesses, poderes e influncias caracterizado quase sempre por uma formulao dos contedos de carter geral, que podem servir como referncia, mas nunca como freio e limite para o processo de aprendizagem. Portanto, o currculo por matrias disciplinares pode servir como ponte de contraste, mas no de guia. Entre outras razes, porque sua organizao costuma significar um filtro, alguns limites diante dos problemas que as disciplinas e os saberes se esto propondo na atualidade, medida que se apresentam como um marco em que os contedos se atulham. Na proposta de programao que oferecemos (Hernndez, 1997), sempre tratamos de esvaziar os contedos dos projetos, uma vez realizados, e, ao finalizar um perodo, sempre os alunos abordaram com amplitude os contedos oficiais. 8. Uma forma de aprendizagem em que se leva em conta que todos os alunos podem aprender, se encontram um lugar para isso. Em nossa experincia, uma das possibilidades apresentadas pelos projetos que todos os alunos podem encontrar seu papel. Por isso, nos projetos, levar em conta a diversidade do grupo, as contribuies que cada um pode dar, e nos dficits e nas limitaes, converte-se numa constante. Mas, alm disso, os projetos permitem aprender o no previsto pelos especialistas, que costumam ter uma concepo de ensino mais pendente da organizao sequencial das didticas especficas do que das possibilidades de aprender dos alunos. Da que, com frequncia, quando explicamos o desenvolvimento de um projeto, surpreendem-se os professores e, inclusive frente s evidncias, negam que seja

possvel trabalhar com um grupo o que esto vendo. O que faz pensar que uma das funes da escola pr freio na aprendizagem dos alunos, propondo-lhes tarefas simples que devero ser repetidas at o fastio, enquanto que se evita o complexo por consider-lo difcil ou inadequado. Nos projetos, por princpio, trata-se de enfrentar a complexidade, abrindo portas que expandam o desejo dos alunos por seguir aprendendo ao longo de sua vida. Nessa expanso do conhecimento, cada um dos alunos pode ter um lugar. 9. No se esquece de que a aprendizagem vinculada ao fazer, atividade manual e intuio tambm uma forma de aprendizagem. Esse ltimo aspecto trata-se de ser uma chamada de ateno frente corrente que, influenciada pela Psicologia cognitiva, impera na atualidade e que destaca como prioritria a aprendizagem conceitual, de ordem superior, mas que deixa de lado a atividade manual e artesanal. Por isso, nos projetos, presta-se ateno forma, ao modo em que se apresenta o trajeto realizado por um problema. E, inclusive, pode ser tema de um projeto e a realizao do planejamento material de um objeto (reconstruindo sua histria e seu valor simblico). Da que a apresentao de um projeto implique recuperar toda uma srie de habilidades que nossa cultura tende a menosprezar, mas que indubitvel que dotamos alunos de novas estratgias e possibilidades para dar resposta s necessidades que vo encontrando em suas vidas. A lista poderia no acabar aqui. provvel que, numa prxima publicao, modifiquem-se esses pontos, que agora no constituem um deve ser inventado na mesa de um escritrio; foram recolhidos e elaborados com os estudantes na universidade e em experincias com docentes que trabalham na escola infantil, fundamental ou mdia. O que pretendi foi oferecer pistas que mostrem que no se est falando de um mtodo ou de uma estratgia. Est se sugerindo uma maneira de refletir sobre a escola e sua funo, que abre um caminho para reposicionar o saber escolar e a funo da prpria escola.
HERNNDEZ, Fernando. Os projetos de trabalho e a necessidade de mudana na Educao e na funo da escola. In: Transgresso e mudana na Educao: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, cap. 3, pp. 80-86, 1998.

You might also like