You are on page 1of 4

Termoqumica: Transformaes que envolvem energia e onde a variao de temperatura importante.

. Lei Zero da Termodinmica: Sejam A, B e C trs corpos distintos. A experincia mostra que se cada um dos corpos A e B est em equilbrio trmico com C, ento A estar em equilbrio trmico com B.

Primeira Lei da termodinmica: O estudo das transformaes de energia. U = q - w

(Em palavras, podemos dizer que, a variao da energia interna de um sistema a diferena entre a quantidade de calor recebida ou cedida e o trabalho realizado sob ou pelo sistema Quando uma quantidade de calor Q absorvida [Q positivo] ou cedida[Q negativo] por um sistema e um trabalho T realizado por este sistema[T positivo] ou sobre ele[T negativo])

Onde: U a variao da energia interna ( Soma da energia cintica e potencial envolvidas no sistema) Q o calor envolvido no sistema (definio de calor: transferncia de energia que faz o uso do movimento catico das molculas) W o trabalho realizado no sistema (H trabalho quando um corpo deslocado e existe uma outra fora se opondo ao movimento de deslocamento. O trabalho definido como a transferncia de energia que faz uso do movimento organizado dos tomos ou molculas)

As transformaes de energia ocorrem entre 2 compartimentos : Vizinhana: a regio externa ao sistema, de onde fazemos as observaes Sistema: a parte onde estamos observando os fenmenos O espao existente entre o sistema e a vizinhana chamado de FRONTEIRA. Ela pode ser definida em: Transformaes em fronteira diatrmica: Permite transferncia de energia na forma de calor entre o sistema e a vizinhana. Assim U=w

Transformaes em fronteira adiabtica: No permite transferncia de energia na forma de calor entre o sistema e a vizinhana. U = - w Ou seja, o sistema recebe trabalho proveniente da vizinhana. Transformaes isotrmicas: So aquelas transformaes que ocorrem em temperaturas constantes. Assim U =0 ( A variao de energia interna uma funo de estado, ou seja, depende apenas do estado inicial e do final. Se no h variao de temperatura, a U = 0) Ento q=w ou seja, todo calor empregado transformado em trabalho.

Transformaes isovolumtrica: Ocorre quando no h variao de volume e assim, no ocorre trabalho associado a expanso ou contrao do volume. Sendo trabalho (w)=0 , a variao da energia interna (U)= q

Transformaes isobricas: Se no ocorre variao de presso, a variao de energia interna (U) = q [ pois, se presso (P=0 ; U = Q P. V U = Q 0. V U = Q)] e o trabalho (W ) = P. V (W)=0 . V V ento o (W) igual 0 No esquea: Processos endotrmicos: Absorvem energia Processos exotrmicos: Liberam energia O sistema pode ser classificados nos seguintes tipos: Sistema fechado: No realiza NENHUMA troca de matria entre o sistema e a vizinhana Sistema isolado: No ocorre contato trmico nem mecnico com a vizinhana Sistema aberto: H troca de matria entre o sistema e a vizinhana

Transformaes gasosas a) transformao isotrmica (temperatura constante) A variao de energia do gs nula, porque a temperatura no varia. DT = 0 -> DU = 0 Pela Primeira Lei da termodinmica, DU = = 0 -> Q = Nesse tipo de transformao, o calor trocado pelo gs igual ao trabalho realizado no mesmo processo. b) Transformaes isobricas ( presso constante) Trabalho realizado = p DU O calor trocado pelo gs, ao sofrer a variao de temperatura, numa transformao isobrica dado por: Q = mcpDT Onde m = massa do gs Cp = calor especfico a presso constante DT = variao de temperatura Fazendo-se m = nM, onde n o nmero de mols e m a molcula-grama, temos: Q = nMcpDT O produto de M do gs pelo Mcp = cp denominado calor molar a presso constante, sendo expresso em cal/ mol K ou J/mol K. A quantidade de calor trocado se escreve: Q = ncpDT Em uma expresso isobrica, a quantidade de calor recebida maior que o trabalho realizado. c) Transformao isobrica: Em uma transformao isobrica, a variao de energia interna do gs igual quantidade de calor trocada com o meio exterior. DU = Q d) transformao adiabtica Um gs sofre uma transformao adiabtica quando no troca calor com o meio exterior: Q=0 Em uma transformao adiabtica, a variao de energia interna igual em mdulo e de sinal contrrio ao trabalho realizado na transformao. Aplicando a primeira lei da termodinmica, temos: DU = Q - e sendo Q = 0, tem-se: DU = - 6- Transformaes cclicas. Converso de calor em trabalho Ciclo ou transformao cclica ocorre quando aps vrias transformaes o gs volta a Ter as mesmas caractersticas que possua inicialmente. Portanto, o estado final igual ao inicial. O trabalho total realizado nesse caso a soma do trabalho realizado em cada etapa do ciclo: =1+2 Isso tambm vlido para o calor trocado: Q = Qab + Qbc + Qcd + Qda Como o estado inicial igual ao final, a variao de energia nula.

DU = 0 Portanto, aplicando-se a Primeira Lei da termodinmica: DU = Q - = 0 = 0 Quando o ciclo ocorre em sentido horrio, o gs recebe calor e fornece trabalho: Q -> . Quando o sentido e anti-horrio, o gs realiza a converso de trabalho em calor: -> Q. 7. Transformaes reversveis e irreversveis Transformaes reversveis so aquelas que se realizam em ambos os sentidos, podendo voltar ao estado inicial. Isso ocorre geralmente em transformaes mecnicas sem atrito. No caso de haver atrito, o corpo sofre perda de energia e, portanto no poderia voltar posio inicial. Nesse caso, essa uma transformao irreversvel, onde sua inversa s pode ocorrer com influncia do meio externo ou de corpos circundantes.

You might also like