You are on page 1of 7

A ALEGRIA DO SENHOR A VOSSA FORA. (NE 8.

10)

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio

Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

Um povo sem alegria um povo derrotado. Uma das principais razes da nossa falta de alegria o pecado; da, depois de pecar, David ter orado ao Senhor: - "Lava-me completamente do meu pecado... Purifica-me com hissope... Esconde a Tua face do meu pecado... Cria em mim um corao reto e puro...Torna a dar-me a alegria da Tua salvao".

Uma alma em pecado triste, derrotada, cavernosa; mas um corao contrito, arrependido, confessado, jubiloso, alegre, feliz, regozijado.

No tempo de Neemias, depois de escutarem a Santa Palavra, depois de confessarem os seus pecados a Deus, depois de perdoados, a eles (o povo) foi ordenado que se alegrassem com as bnos do Senhor e partilhassem do muito que Deus tinha para eles. Ide, porque a alegria do Senhor a vossa fora.

Na alegria do Senhor encontraremos fora para lutar e vencer os nossos inimigos, para lavrar, semear e ceifar as nossas terras, para colher as muitas bnos que Ele tem para ns. Sem esta alegria os nossos olhos estaro baos, lacrimejantes e nem vero as douras do Senhor. Sem a alegria do Senhor estaremos derrotados, cados e sem foras para viver; mas, na alegria da salvao que Cristo d, andaremos por montes e vales, campinas e chegaremos s realidades do cu.

Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez vos digo, alegrai-vos! No texto citado ( Fp 4:4), alegrai-vos! imperativo, uma ordem. ALEGRAIVOS! E enfatiza: Outra vez vos digo, ALEGRAI-VOS! Essa palavra mencionada centena de vezes em toda a Bblia. Por centenas de anos a igreja medieval que o cristo tinha que ser triste e melanclico.

Mas Paulo, ainda nos primrdios do Cristianismo, escreveu aos Tessalonicenses: No quero que sejais como os demais que no tem alegria.... Pois Deus nos chamou para vida abundante, plena e feliz.

Todo nosso sentimento de tristeza e culpa Jesus j levou na cruz e pagou o preo de nossa alegria. A vontade Dele que sejamos felizes! Esse desejo divino de nos ver felizes, fica evidente em celebraes como a Festa do Tabernculos, do Antigo Testamento.

A celebrao da Festa dos Tabernculos, no hebraico Succot (que quer dizer cabanas). uma celebrao de unidade, alegria, restaurao. Tradicionalmente, celebra-se a colheita e a chegada das chuvas, a proteo e a providncia de Deus. Foi nesta Festa (onde parte da cerimnia inclua o despejo da gua perante o Senhor) que Jesus levantouse no Templo e disse: Se algum tem sede, venha a mim e beba.

Quem cr em mim, como diz a Escritura, do seu ventre fluiro rios de gua viva (Jo 7:37-38) Todas as festas bblicas, comemoradas em Israel, so festas de alegria, jubilo, conforme o mandamento bblico:

E vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus. (Lv 23:40) e na tua festa te alegrars, tu e teus filhos e todos que estiverem dentro de tuas portas (Dt 16:14 )

E te alegrars por todo o bem que te tem feito O Senhor vosso Deus Dt 26:11 ...e o povo alegrava-se com grande alegria, de maneira que o seu barulho, a terra retiniu. ( I Re 1:40)

Alegrem-se os cus e a terra, e regozijem-se, e diga-se entre as naes: O Senhor reina! ( I Cr 16:31) ...e se alegravam porque DEUS OS ALEGRARA com grande alegria... ate os meninos se alegravam, de modo que a alegria de Jerusalm se ouviu de longe.

(Ne 12.43) em Ti me alegrarei e saltarei de prazer. Cantarei louvores ao teu nome oh Altssimo!.( Sl 9.2) Os preceitos do Senhor alegram o

corao. ( Sl 9.8) Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, vs os justos, e cantai alegremente, todos vs que sois retos de corao.

(Sl 32.11 ) Exultai, oh cus, e alegra-te terra, e vs montes estalai de jubilo, porque O Senhor consolou a seu povo.( Is 49.13) ...E levantavam suas vozes com jubilo e alegria ...porque o povo jubilava de maneira que as vozes se ouviam de mui longe (Ed 4.13).

H outras centenas de textos bblicos que se referem alegria do cristo, daquele que cr e por isso pode usufruir das promessas de Deus.

O inimigo de nossas almas, o diabo, quer nos deixar triste e pra baixo, sem esperana, porque ele veio para roubar matar e destruir. Porem ele um inimigo vencido. Gloria a Deus! Por isso eu quero convid-lo a se alegrar em Deus. Como disse Maria me de Jesus; a minha alma engrandece ao Senhor e o meu esprito se alegra em Deus O meu Salvador!. Cante! Louve! Alegre-se no Deus da sua Salvao.

Veja o que diz em Sl 51.12:

Restitui-me a alegria da salvao e sustenta-me com um esprito voluntrio: nos tempos atuais, nunca se ouviu falar tanto em fugas: fugas em drogas, fugas no consumismo desenfreado, fugas nas aberraes sexuais, fugas no misticismo. Isso reflete a busca desnorteada do ser humano da unidade com o seu Criador, da harmonia com Deus, cujo desejo latente desde que o homem nasce (forma inconsciente) e ao

tomar conscincia, parte para uma busca inexorvel, e muitas vezes, se envereda por caminhos tortuosos.

Contudo percebe que a diversidade desses caminhos, no consegue lev-lo a Deus, que salva e liberta o ser humano dos grilhes da priso do pecado em que vive.

Por outro lado, a conseqncia imediata da reconciliao com Deus, a intensa paz que transcende todo o entendimento humano, to almejada, s vezes to distorcida. E o fruto dessa comunho : amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio prprio.

Aps o encontro marcante com o Criador, a criatura reconciliada torna-se o prprio templo do Esprito Santo e forma um s corpo com aqueles que j tiveram esse encontro, e vive de tal maneira, que, de possuir o Esprito Santo passa a ser possuda pelo prprio Esprito Santo, e os frutos do Esprito nascem naturalmente, os quais so notados por todos os que a cercam.

Isso converso, e a alegria daquele que se harmoniza com o seu Criador, ultrapassa o visvel e efmero, a alegria do Esprito Santo, eterna, indizvel.

No h prazer que substitua o emanado pelo Esprito Santo, visto que tem sua origem no prprio Deus Altssimo, o mesmo que, como o Pai, na parbola do filho prdigo ao aguardar esperanoso o retorno do filho amado, avista-o, alegrando-se grandemente, abraa-o e manda preparar uma festa pela volta do seu filho: h alegria no cu quando um pecador se arrepende e essa alegria indescritvel, nasce no corao do pecador arrependido.

Muitos contestam dizendo, que no pecam, fazem somente o bem, so bons filhos, bons pais, bons companheiros,... Mas, isso refuta as Sagradas Escrituras que nos diz, em Romanos, captulo 3, versculo 23: Todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus. Enquanto o ser humano no recuperar o elo perdido, que a reconciliao com Abba (Pai), por intermdio de Nosso Senhor Jesus Cristo, ele no vai experimentar verdadeiramente a alegria do Esprito Santo, resultante da harmonia da criatura com o seu Criador.

A transitoriedade da alegria deste mundo se esfuma antes mesmo de sua plenitude, pois impotente para acontec-la, porque na realidade falsa.

Todavia, a alegria dos filhos de Deus, se origina aqui, no caminho da peregrinao, neste mundo, e se estende infinitamente eternidade, pois esta incontestavelmente, a alegria verdadeira.

Quero dizer como Neemias ( 8:10); Portanto no vos entristeais, porque A ALEGRIA DO SENHOR A NOSSA FORA! Seja forte, alegrando-se em Deus!

You might also like