You are on page 1of 6

ESTOICISMO E EPICURISMO

ESTOICISMO - Introduo
O estoicismo uma escola de pensamento filosfico grego fundado por Zeno de Ctio. O estoicismo desenvolveu-se como um sistema integrado pela lgica, pela fsica e pela tica, articulados por princpios comuns. Foi, porm, a tica estoica que mais influncia exerceu no desenvolvimento da tradio filosfica, chegando at a influenciar o pensamento tico cristo nos primrdios do cristianismo. Para o estoicismo, os princpios ticos da harmonia e do equilbrio, fundam-se nos princpios que ordenam o prprio cosmos. O homem, enquanto parte desse cosmos, deve orientar a sua vida prtica por tais princpios. A ataraxia, a imperturbabilidade, constituem o sinal da sabedoria e da felicidade, pois representam o estado no qual o homem, impassvel, no afetado pelos males da vida. Atualmente, a filosofia da linguagem tem revalorizado a contribuio dada pelos estoicos para a lgica e para a teoria da linguagem.

EPICURISMO Introduo
O epicurismo a doutrina do filsofo grego Epicuro segundo o qual o bem o prazer. O prazer consiste na eliminao de toda a dor; o estado estvel do prazer a ausncia de dor, a ataraxia. o prazer estvel que garante a felicidade. O Sbio despreza a morte. Aprender a viver aprender a gerir melhor os prazeres, afastando aqueles que no so nem naturais nem necessrios e fomentando aqueles que se encontram nos limites da natureza. O estdio supremo dessa moral a beatitude da ataraxia: a total imperturbabilidade diante da dor.

ESTOICISMO E EPICURISMO - DESENVOLVENDO CONCEITOS


O epicurismo e o estoicismo tm como caracterstica comum garantir ao homem o bem supremo, a serenidade, a paz, a apatia. Relativamente ao epicurismo, filosofia moral de Epicuro (341-270 a.C.), podemos afirmar que o mesmo defendia o prazer como caminho da felicidade. Para que a satisfao dos desejos seja estvel necessrio um estado de ataraxia, isto , de tranquilidade e sem qualquer perturbao. O poeta romano Horcio seguiu de perto este pensamento de defesa do prazer do momento, ao considerar o "Carpe Diem" ("aproveita o dia", "colhe o momento") como necessrio felicidade. No epicurismo no se trata do prazer imediato, como desejado pelo homem vulgar; trata-se do prazer imediato, refletido, avaliado pela razo, escolhido prudentemente. preciso dominar os prazeres, e no se deixar por eles dominar. O prazer espiritual diferenciarse-ia do prazer sensvel, porquanto o primeiro se estenderia tambm ao passado e ao futuro e transcende o segundo, que unicamente presente. O seu objetivo acima de tudo era libertar as pessoas do medo da morte, pois no podemos fugir do nosso destino, devendo tirar o melhor partido da nica vida que temos, devendo, para tal, desfrutar dos nossos prazeres com moderao. Relativamente ao estoicismo, considera-se ser possvel encontrar a felicidade desde que se viva em conformidade com as leis do destino que regem o mundo, permanecendo indiferente aos males e paixes, que so perturbaes da razo. O ideal tico a apatia, que se define como a ausncia de paixo permitindo a liberdade, mesmo sendo escravo. Dado que a natureza governada por princpios racionais, h razes para que tudo seja como . No podemos desejar mudar isso, pois a nossa atitude perante a nossa mortalidade, ou o que nos parece ser uma tragdia pessoal deveria ser de serena aceitao. A vida ideal que aspira liberdade e paz como bens supremos consistiria na renncia a todos os desejos possveis, aos prazeres positivos, fsicos e espirituais; e, por conseguinte, em vigiar-se, no precaver-se contra as surpresas irracionais do sentimento, da emoo, da paixo. No ser perturbado no esprito, renunciando a todos os desejos possveis, visto ser o desejo inimigo do sossego: eis as condies fundamentais da felicidade que precisamente liberdade e paz. Assim sendo, para enfrentar o medo da morte, preciso viver cada instante que passa, sem pensar no futuro, numa perspetiva epicurista do "Carpe Diem". No entanto, essa vivncia do prazer de cada momento tem que ser feita de forma disciplinada,

digna, encarando com grandeza e resignao esse Destino de precariedade, numa perspetiva que tem razes no estoicismo. O nico bem o prazer, como o nico mal a dor; nenhum prazer deve ser recusado, a no ser por causa de consequncias dolorosas, e nenhum sofrimento deve ser aceite, a no ser em vista de um prazer, ou de nenhum sofrimento menor. A serenidade do sbio no perturbada pelo medo da morte, pois todo mal e todo bem se acham na sensao, e a morte a ausncia de sensibilidade, portanto, de sofrimento. Nunca nos encontraremos com a morte, porque quando ns somos, ela no , quando ela ns no somos mais.

EPICURISMO E A TICA EPICUREIA


O epicurismo foi uma das respostas dadas pelas escolas filosficas, ao momento histrico em que vivia a Grcia da poca helenstica. A primeira, em ordem cronolgica, surgiu em Atenas por volta do fim do sculo IV a.C. O seu fundador, Epicuro, nasceu em Samos em 341 a.C. Tendo ensinado em Clofon, Mitilene e Lampsaco transferiu a sua escola para Atenas. Os sucessores de Plato na Academia e de Aristteles no Liceu estavam deturpando os ensinamentos de seus mestres, o que no passou despercebido por Epicuro, que sabia ter algo novo para dizer. Embora o passado de importncia das escolas de Plato e Aristteles estavam prximas no tempo, estavam distantes do esprito dos novos eventos. Uma possibilidade de revoluo espiritual para Epicuro. A novidade revolucionria, que acompanhava o pensamento de Epicuro, comeava pelo espao dedicado escola: um prdio com um jardim nos subrbios de Atenas. Longe do barulho da cidade, o silncio do campo se adequava melhor mensagem do filsofo.

A tica epicureia Para Epicuro, se no h intermedirios entre os corpos e o vazio, o bem deve ser, necessariamente, material. O prazer est entre as duas extremidades de uma escala de excessos: entre a dor e a euforia; na quietude. As dores psquicas so superiores s fsicas pois, mais durveis nas ressonncias interiores. Entre a (aponia) dor no

corpo e a (ataraxia) perturbao da alma, est o verdadeiro bem, que deve ser buscado pelo homem. A natureza o bem imediato a ele e, nela que ele deve encontrar o seu bem, que o seu prazer. Esta uma opo refletida pela razo humana que se apoia numa tica racional e exige a liberdade da ao verdadeiramente moral. As antecedncias do prazer epicureu, no caminho de busca do bem, so uma vida exercida sob os princpios do comedimento. O prazer no est nas festas orgisticas e nos excessos de todo tipo mas, na sobriedade que perscruta as consequncias de cada ao e decide pela melhor escolha. A melhor escolha a que expulsa as falsas opinies que levam ao sofrimento da alma; no elege o gozo em detrimento da sabedoria que evita a dor. Portanto mais que na liberdade, est na responsabilidade de guiar a vontade para atingir o bem.

ESTOICISMO E A TICA ESTICA


Zeno, nascido em Ctio, na ilha de Chipre por volta de 333 a.C. o fundador da mais famosa escola da poca helenstica no fim do sculo IV a.C. em Atenas. Conhecida como Esto ou Jardim, por ocupar um prtico pois, Zeno no era cidado ateniense e no podia portanto, ter propriedades em Atenas. Seus seguidores foram chamados de os da Esto, os do Prtico ou de Estoicos. Conhecia os antigos fsicos e absorveu conceitos de Herclito. Para Zeno a filosofia era a arte de viver, como em Epicuro. Fundame ntava-se num universal materialismo e dispensava qualquer transcendncia. Mas embora compartilhasse alguns conceitos com Epicuro, no aceitava algumas solues epicureias. Tornando-se um ferrenho opositor dos dogmas da escola, no aceitava, por exemplo, a reduo do mundo material, incluindo nele o homem, a um modelo acsico de concentrao de matria, nem a ideia da reduo do bem ao prazer. Foi, juntamente com sua escola, quem derrubou muitas teses epicuristas. Apesar das diferenas, as duas escolas se moviam no mesmo plano de negao da transcendncia e no em planos filosficos diferentes. Admitia a discusso crtica dos dogmas dos fundadores e isso promoveu considervel evoluo nas escolas; ao contrrio do ocorrido na escola epicureia.

A tica estoica A mais significativa produo filosfica dos estoicos est no campo da tica. Por mais de quinhentos anos o mundo soube ouvir a mensagem eficaz do estoicismo. Para a

escola, como para o epicurismo, a felicidade est em viver segundo os princpios da natureza. A observao dos seres vivos nos mostra que todos tendem a autoconservao; evitando o que contrrio sua sobrevivncia e assimilando o favorvel sua conservao. Aco inconsciente nos vegetais e plantas, impulsivo e instintivo nos animais, e consciente no homem, no qual interfere a racionalidade. Desse princpio, deve ser deduzida a tica. O viver uma vida tica para o homem um viver conciliado com a natureza, a qual porta o logos divino, imanente toda matria. Portanto o viver humano um viver conciliado com a razo plena. Posto que toda a vida persegue o melhor para si mesma, considerando sua autoconservao, e isto originalmente primrio no ser vi vo, bem aquilo que conserva e incrementa nosso ser e, ao contrrio, mal aquilo que o danifica e o diminui. Como o homem se diferencia dos outros animais por manifestar-se nele o logos, h nele duas conservaes a serem realizadas: uma promove e incrementa a vida animal e outra conserva e promove a vida racional. Para o homem s a virtude o bem moral por que incrementa o logos e o mal aquilo que lhe causa danos. As coisas relativas ao corpo so consideradas indiferentes.

O Homem impulsionado pela natureza a conservar o prprio ser e amar a si mesmo. Este impulso direcionando para alm de si mesmo e atinge sua famlia e a sociedade toda. A natureza impulsiona o indivduo a se relacionar e ser til aos outros. Saindo de sua exclusiva interioridade na lei epicureia o homem no estoicismo encontra a comunidade e nela, a possibilidade de realizao da vida tica e a felicidade. Colocaram, os estoicos, com base nos conceitos de physis e logos, em crise os antigos mitos da nobreza de sangue e da superioridade da raa, e a instituio da escravido. Os novos conceitos de liberdade e escravido ligam-se sabedoria e a ignorncia. Livre o sbio, e escravo o tolo. Cuidando de viver uma vida na retido tica, o sbio evitar toda paixo. A felicidade apatia e impassibilidade. A apatia extrema nos estoicos e piedade, compaixo e misericrdia so coisas a evitar pois, so paixes. O estoico no tem diante da vida uma posio propriamente entusiasta como os epicuristas.

ESTOICISMO E EPICURISMO EM FERNANDO PESSOA


O estoicismo e o epicurismo so as duas principais caractersticas do heternimo Ricardo Reis, de Fernando Pessoa e so caractersticas que no se anulam, podendo ser complementares: Epicurismo: busca do prazer (como objetivo maior de vida), atravs da moderao. Estoicismo: encara o sofrimento como inseparvel da condio humana, e procura ignorar o sofrimento alheio (justamente por esse ser inevitvel). Em relao a Ricardo Reis e estas temticas, procura o prazer nos limites do ser humano face ao destino e brevidade da vida. Faz a apologia da indiferena solene diante do poder dos deuses e do destino inelutvel. Considera que a verdadeira sabedoria de vida viver de forma equilibrada e serena, "sem desassossegos grandes",

"Desenlacemos as mos, porque no vale a pena cansarmo-nos. Quer gozemos, quer no gozemos, passamos como o rio. Mais vale saber passar silenciosamente E sem desassossegos grandes."

BIBLIOGRAFIA REALE, Giovanni & ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia Vol. 1, Antiguidade e Idade Mdia, Paulus, So Paulo, 1990. ANTUNES A., ESTANQUEIRO A., VIDIGAL M., Dicionrio Breve de Filosofia, 5 Edio, Editorial Presena, Lisboa, 2005 Alguns sites na Internet, tais como a Wikipdia

You might also like