You are on page 1of 3

20/02/13

Toda censura burra! - Crazy Metal Mind

Home Podcasts Fale Conosco Equipe


Search the site.

Toda censura burra!


Postado em 19 de maio de 2010 por Crazy Metal Mind .

Hoje estou aqui para falar de um assunto que envolve musica em si, e no somente o rock. Claro que me voltarei para o rock, pois o maior prejudicado e o assunto deste blog, mas enfim, vamos l Quero deixar claro desde o principio, que os principais objetivos do rock e de sua ideologia sempre foram desafiar a sociedade, questionar e quebrar regras, e fazer protestos em geral. Portanto: SIM! Muitas letras de rock falam sobre assuntos no agradveis para a sociedade, como: satanismo, sexo, violncia, desordem e etc Porm, o objetivo nunca foi fazer apologia a estas causas, e sim incomodar e desafiar o homem, como diria Jack Black em Escola de Rock. Diante deste assunto, vou contar-lhes um fato que ocorreu na dcada de 80 nos Estados Unidos, onde pais de crianas e adolescentes resolveram que as letras ofensivas deveriam ser censuradas: Na metade dos anos 80, surgiu uma guerra contra o rock e o heavy metal, o piv disso tudo foi uma organizao chamada PMRC, formada por esposas de importantes polticos. Mulheres que decidiram se aproveitar do poder de seus maridos, para tentar corrigir algo que as incomodava. A PMRC atribua ao rock o aumento das taxas de estupro e suicdio, alegando que musicas de Ozzy Osbourne, Blue Oyster Cult e AC/DC tinham grande influencia sobre os jovens, e seus contedos faziam apologia a diversos delitos.
crazymetalmind.com/2010/05/19/toda-censura-e-burra/ 1/9

20/02/13

Toda censura burra! - Crazy Metal Mind

A primeira ao da PMRC foi mandar uma carta oficial RIAA (Recording Industry Association of America), assinada por 20 esposas de influentes polticos e homens de negcio. A carta pedia para que a RIAA adotasse medidas para classificar os albuns(CDs). Obviamente a RIAA resistiu ao pedido, ento para pressiona-los, a PMRC foi a midia e publicou uma lista com seis exigncias: 1 Imprimir Letras nas capas dos lbuns. 2 Manter capas explcitas em baixo das prateleiras. 3 Estabelecer um sistema de classificao similar quele dos filmes. 4 Estabelecer um sistema de classificao para vdeos. 5 Reavaliar o contrato de msicos que empregam violncia e contedo sexual explcito nos palcos. 6 Estabelecer uma vigilncia da mdia por cidados e gravadoras, que pressionaria meios radiodifusores a no levar ao ar talentos-questionveis. Esses fatos levaram a remoo de musicas e de revistas de rock das lojas americanas. Alm disso, a PMRC criou e publicou uma lista chamada de As Quinze Obscenas, que contia quinze musicas consideradas as mais repreensveis:

Diante de todos esses acontecimentos, o senado concordou em realizar uma audincia do ento chamado pornrock. Isto comeou no dia 19 de Setembro, quando representantes da PMRC, trs msicos, e os senadores Paula Hawkins e Al Gore testemunharam ante o Comit do Senado sobre o assunto em questo. De um lado estavam os senadores e suas esposas indignadas, e do outro 3 msicos, Frank Zappa, John Denver e Dee Snider (vocalista do Twisted Sisters). John Denver (musico que a PMRC acreditava que ficaria do lado deles) testemunhou contra a censura, dizendo ser fortemente contra a censura de qualquer tipo em nossa sociedade ou em qualquer lugar do mundo. Frank Zappa e Dee Snider defenderam suas msicas e criticaram fortemente a PMRC.

crazymetalmind.com/2010/05/19/toda-censura-e-burra/

2/9

20/02/13

Toda censura burra! - Crazy Metal Mind

Segue aqui trecho do documentario Heavy Metal Journey, onde mostra Dee Snider falando sobre o assunto, e tambm cenas de seu testemunho contra a PMRC.

No final das contas, depois de toda a confuso formada pelo PMRC e dos msicos se defenderem, foi criado um adesivo, que vocs j devem ter visto muito em CDs, chamado de Tipper Sticker. A RIAA aceitou colocar este adesivo escrito Parental Advisory: Explicit Lyrics nos lbuns que tivessem qualquer tipo de assunto explicito.

Um fato que comprova que toda censura literalmente burra, que o lbum Jazz from Hell, de Frank Zappa, mesmo sendo um lbum completamente instrumental, recebeu o adesivo. At hoje diversos msicos reclamam deste adesivo, pois alegam que ele limita a venda de seus discos, e faz propaganda contra.
crazymetalmind.com/2010/05/19/toda-censura-e-burra/ 3/9

You might also like