You are on page 1of 46

ESTUDO DA POPULAO MUNDIAL E BRASILEIRA

PROF. ALDO C. JUNIOR

Caractersticas Gerais da Populao Mundial


Populao total: Mais de 7 bilhes de habitantes 75% vive em pases subdesenvolvidos e com menos de dois dlares por dia. 22% so analfabetos A metade nunca utilizou um telefone E apenas 0,5% tem acesso a internet

ESTUDO DA POPULAO: TEORIAS E CONCEITOS BSICOS

Populao: o conjunto de pessoas que residem em determinada rea, que pode ser um bairro, um municpio, um estado um pas ou todo o planeta. Populao Absoluta: nmero total de habitantes de um determinado local. Populao Relativa: nmero de habitantes em relao a rea ocupada ( densidade demogrfica).

Densidade Demogrfica

O povoamento do planeta ocorre de maneira irregular, com pases de elevadssimas densidades demogrficas ( Pases Baixos 429 hab/km) e outros pouco povoados como o Brasil ( 20 hab/km)

DINMICA POPULACIONAL

Elementos gerais: Natalidade ( fecundidade), a mortalidade (crescimento vegetativo) e a migrao. CV = NAT. - MORT. A reduo ou crescimento da populao est ligado diretamente a esses trs elementos. Taxa de mortalidade: equivale ao nmero de bitos em determinado ano e a populao total deste ano.
Nmero de bitos x 1000 Populao total

Exemplos: Etipia apresenta 24 por 1000 e a Albnia 6 por 1000

Taxa de Mortalidade Infantil

Muitos autores consideram que essa taxa especialmente sensvel aos dramas sociais vividos pela populao.
Mortalidade de crianas com menos de um ano x 1000 Crianas nascidas vivas

A mortalidade infantil expressa a reduo de salrios, a superexplorao do trabalhador as condies de alimentao e sade de uma populao. * Na frica essa taxa atinge 154 por Mil.

Taxa de Natalidade

Equivale ao nmero de nascimentos no ano, dividido pela populao total naquele ano, multiplicados por mil.
Nmero de nascimentos x 1000 Populao total

A fecundidade por sua vez, relaciona o nmero de crianas com menos de 5 anos,ao nmero de mulheres em idade reprodutiva.

Teoria Malthusiana sec. XVIII


Foi um dos pioneiro a se preocupar com o problema do crescimento populacional. A populao cresce em Progresso geomtrica e a produo de alimentos em progresso aritmtica. Crticas: No considerou os avanos tcnicos e tecnolgicos dos meios de produo. Serviu como ideologia poltica para justificar a desigualdade social causada pelo sistema capitalista. A misria era um mau necessrio.

Teoria Marxista Sc. XVIII

Contradizia a teoria de Malthus, acreditava que a pobreza do homem no era gerada pela falta de recursos e sim pelo no acesso aos meios de produo. Para Marx a superpopulao relativa e no est ligada diretamente ao crescimento absoluto da populao, mas como se desenvolve e se reproduz o capital. Critica a formao do exrcito de reserva e a explorao do trablhador.

Neomalthusianismo Sec. XX

voltado a leitura do crescimento populacional nos pases subdesenvolvidos, aps a segunda guerra mundial. Para os seguidores de Malthus, o pas precisa ter um controle de sua populao para alcanar o desenvolvimento, pois os gastos sociais ( educao, sade, saneamento bsico e transporte), diminuem o volume de investimentos no setor produtivo ( como o industrial).

Para os seguidores dessa teoria originada nos pases subdesenvolvidos, no so as elevadas taxas de natalidade responsveis pelo subdesenvolvimento, mas sim consequncias do mesmo.

Teoria Reformista

Teoria Ecomalthusiana
demogrfico acelerado e desordenado pressiona a retirada de recursos naturais de reas que possuem grande biodiversidade no planeta.

- A teoria afirmava que o crescimento

ESTUDO DA POPULAO BRASILEIRA

Censo 2010: populao do Brasil de 190.732.694 pessoas


Pesquisa revela envelhecimento da populao brasileira. Hoje 9% da populao tem mais de 65 anos, quando na dcada de 60 eram menos de 3%. Entre as unidades da federao, So Paulo lidera com 41.252.160 pessoas. Por outro lado, Roraima o estado menos populoso, com 451.227 pessoas. existiam 23.760 brasileiros com mais de 100 anos. Bahia a unidade da federao a contar com mais brasileiros centenrios (3.525)

TRANSIO DEMOGRFICA BRASILEIRA

Ano de 1940

55,4% de menores de 17 anos

No censo de 2000 no passavam de 46,3% Os idosos somavam em 1991 10,7 milhes e hoje so mais de 14,5 milhes.
O Brasil iniciou seu processo de Transio demogrfica a partir das dcadas de 1940 e 1950, perodo marcado pela transio de um pas rural para um pas urbano industrial. Esse perodo marcou tambm o incio do boom demogrfico ( crescimento acelerado da populao brasileira). houve um rpido declnio da taxa de mortalidade nos anos de 1945 a 1955. Aps a dcada de 1980 a taxa de mortalidade reduziu mais e houve uma queda significativa na taxa de natalidade

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL A PARTIR DE 1980

Reduo na Taxa de natalidade, aumento da P.E.A. Maior participao da mulher no mercado de trabalho, difuso dos mtodos contraceptivos. Aumento na taxa de Longevidade.

TENDNCIA A ESTAGNAO DO CRESCIMENTO POPULACIONAL

Populao 2010

Manuteno do baixo ndice de natalidade e mortalidade, melhora na qualidade de vida ocasionar aumento significativo do nmero de idosos na populao brasileira.

PIRMIDE ETRIA

Representao grfica da estrutura etria de uma populao estudada. A pirmide nos apresenta a idade, sexo e nmero de habitantes. A base da pirmide representa a populao jovem O meio representa a poro de adultos e a PEA O topo da pirmide representa o nmero de idosos.

Populao Urbana x Rural

QUAIS PROBLEMAS O BRASIL ENFRENTAR, DIANTE DESSE QUADRO DEMOGRFICO?

PRESSO NO SISTEMA PREVIDENCIRIO BRASILEIRO. Na dcada de 1960, para cada brasileiro aposentado havia 8 brasileiros trabalhando. Hoje para cada 1 existe 2 trabalhando. Dos 76 milhes de Brasileiros que trabalham, 41 milhes esto no trabalho informal, no contribuindo para a previdncia social. 34,9 milhes de trabalhadores sustentam os benefcios de 23,6 milhes de aposentados e pensionistas.

P.E.A. POPULAO ECONOMICAMENTE ATIVA

Pessoas que trabalham em atividades remuneradas, tanto as pessoas ocupadas(que tem trabalho) como as desocupadas ( que no trabalham, mas buscam trabalho efetivamente) t

AS PESSOAS QUE NO TRABALHAM E NEM BUSCAM EFETIVAMENTE TRABALHO SO DENOMINADAS: Populao Economicamente No Ativas Dessa categoria fazem parte, crianas, aposentados, etc.

Desemprego no Brasil

A populao brasileira economicamente ativa pode ser estruturada nos setores: Primrio, Secundrio e Tercirio. A taxa de desemprego em 2012 fechou em aproximadamente 6,7%. O setor primrio responsvel por cerca de......o secundrio.... e o tercirio..... da PEA. O setor secundrio tem reduzido a cada ano a sua porcentagem na participao do PIB Brasileiro O pas tem passado por um processo de desindustrializao.

IDH ndice de Desenvolvimento Humano

Os principais fatores de anlise para o IDH so: Sade ( taxas de natalidade, mortalidade infantil, longevidade), Educao e PIB per capita. O PIB per capita brasileiro (resultado da diviso do PIB pela populao do pas) cresceu apenas 0,1% no ano passado. Em 2012, o crescimento populacional foi maior do que o crescimento do PIB.

O Brasil aparece entre os pases considerados de Desenvolvimento Humano Elevado, a segunda melhor categoria do ranking, que tem 47 pases com Desenvolvimento Humano Muito Elevado (acima de IDH 0,793), alm de 47 de Desenvolvimento Humano Mdio (entre 0,522 e 0,698) e 46 de Desenvolvimento Humano Baixo (abaixo de 0,510). O rendimento anual dos brasileiros de US$ 10.162, e a expectativa de vida, de 73,5 anos. A escolaridade de 7,2 anos de estudo, e a expectativa de vida escolar de 13,8 anos.

Dados censo 2010

MOVIMENTOS MIGRATRIOS
FATORES DE ATRAO: - Desenvolvimento econmico e social, oferta de emprego - Amenidades ambientais - Estabilidade poltica Os fatores de atrao determinam o sentido do movimento.

Fatores de repulso - Crises econmicas - Desemprego - Pestes, doenas e Guerras

Os fatores de repulso so responsveis pela origem do movimento, de onde o migrante partiu.

MOVIMENTOS MIGRATRIOS MIGRAO PENDULAR: Movimento dirio, geralmente


verificado entre cidades pequenas e metrpoles, executado por trabalhadores saindo pela manha e retornando a noite.

TRASUMNCIA:migrao peridica de pessoas em

funo das condies climticas, e, portanto, da sazonalidade.

XODO RURAL ( MOVIMENTO RURAL-URBANO) MIGRAO URBANA-RURAL: Movimento Ligado ao

deslocamento de Trabalhadores rurais que residem na periferia urbana ( sendo tambm considerado pendular).

MIGRAO DE RETORNO Crescimento das cidades mdias e pequenas. - Movimento Ligado ao processo de desmetropolizao.

Migrao no Mundo

O mundo possui hoje mais de 180 milhes de pessoas que vivem fora dos seus pases de origem. Os pases desenvolvidos abrigam cerca de 60% dos imigrantes. A Europa a maior receptora com cerca de 45 milhes de migrantes. O Pas com maior nmero de imigrantes so os EUA, passando dos 35 milhes.

CRESCIMENTO DA POPULAO DAS GRANDES REGIES

EXRCCIOS DE FIXAO
(UFRJ-2008 )A anlise de uma pirmide etria permite identificar numerosas caractersticas socioeconmicas de uma populao, o que pode contribuir para o direcionamento adequado das aes governamentais. Observe as pirmides etrias do Brasil:

Identifique duas mudanas do perfil demogrfico do pas, no perodo considerado, indicando tambm uma poltica pblica adequada a cada uma dessas mudanas.

(UERJ)Observe, no mapa, o fluxo migratrio de ida e volta entre o Nordeste e o Estado de So Paulo. Identifique e explique a sua caracterstica principal.

Caracterstica: ocorrncia de uma significativa migrao de retorno. Explicao: dificuldade de insero no mercado de trabalho no Estado de So Paulo, alm do estmulo ao retorno em funo de polticas pblicas municipais e federais.

You might also like