You are on page 1of 2

IDENTIFICAO DE SUBSTNCIAS ORGNICAS 1) IDENTIFICAO DE PROTENAS: Na reao do biureto, a adio do hidrxido de potssio (KOH) que uma base, vai

i desnaturar as protenas. Com a adio do sulfato de cobre formam-se flocos azuis de hidrxido de cobre (CuOH). Deixando repousar os flocos o lquido fica com uma cor violeta devido fixao do cobre sobre as ligaes peptdicas, o que muito caracterstico desta reao 2) IDENTIFICAO DE LIPIDIOS: Na identificao dos lipdios utiliza-se o corante sudo III. Trata-se de uma soluo de natureza apolar que tem afinidade para os lipdeos que tm cabeas polares. Os lipdios em contacto com o sudo ficam retidos na sua estrutura e a cor vermelha persiste. Ainda se pode utilizar como identificador de lipdios o papel porque este deixa uma mancha translcida persistente que muito caracterstica 3) IDENTIFICAO DE CARBOIDRATOS: A identificao do amido feita com o soluto de lugol (iodo). Na presena do amido forma-se um complexo de cor azul intenso devido s molculas de iodo se incorporar no interior das hlices do amido. O amido no tem capacidade redutora porque os grupos funcionais responsveis pela reduo (grupo aldedo e grupo cetona) esto envolvidos na ligao glicosdica. A identificao da glicose feita com o indicador licor de Fehling (licores de Fehling n1 e n2), em que a glicose, devido ao seu carter redutor, capta eltrons do licor de Fehling, formando-se o on cobre 1 que d a caracterstica cor de tijolo, depois do aquecimento.

T12 Teste de Fehling ou Benedict - Os reagentes de Fehling e de Benedict so usados na caracterizao de grupos aldedos, especialmente em carboidratos (acares redutores). Os reagentes contm o on cprico complexado (azul) em meio bsico com o ion tartarato (Fehling) ou citrato (Benedict). Aldedos reagem com o cobre II complexado produzindo um carboxilato e precipitando o cobre como Cu2O (cobre I), de cor marrom-avermelhada. O reagente de Fehling usado como um teste qualitativo para a deteo de glicose na urina, uma indicao de diabetes ou disfuno renal.
O R H + 2Cu 2+ + 5HO calor O R O + Cu2O + 3H2O
(precipitado marron-avermelhado)

Procedimento: Em tubo de ensaio misturar 1 mL de soluo de sulfato de cobre (soluo A) com 1 mL de soluo de tartarato de sdio e potssio (soluo B para o teste de Fehling) ou de citrato de sdio (soluo C para Benedict). Adicionar 2 a 3 gotas (ou cerca de 0,05 g se slido) da amostra a ser examinada e aquecer a mistura ebulio. A formao de um precipitado vermelho de xido cuproso um resultado positivo. Reagentes: Soluo A. Sulfato de cobre (CuSO4.5H2O) a 1,7% (Benedict) ou a 7% (Fehling) em gua. Soluo B. Tartarato de sdio e potssio (sal de Rochelle) a 34,6% em soluo aquosa de NaOH a 10%. Soluo C. Citrato de sdio a 17,3% em soluo aquosa de carbonato de sdio a 10%.

O R H + 2Cu 2+ + 5HO

calor

O R O + Cu2O + 3H2O
(precipitado marron-avermelhado)

You might also like