You are on page 1of 10

ADAPTAES DE ATIVIDADES

ORIENTAES
Utilizar gestos que expliquem o que o professor deseja na aula:
- Manter contato visual durante toda a conversa - Utilizar de papel e caneta, caso facilite na comunicao - Evitar interrupes na conversa - Sinalize que entendeu o aluno somente quando tiver compreendido de verdade (no fingir que entendeu).

Criar sinais de comunicao com o seu aluno


- Caso o professor conhea LIBRAS e o aluno no, interessante o professor ensinar alguns sinais de comando para facilitar a comunicao (sinal de por favor, obrigado, no entendi, desculpa, parar, sentar) - Se o professor no conhece LIBRAS, combinar gestos que indiquem certas aes para haver a compreenso. Procurar uma troca simblica. - Quando ambos conhecem a LIBRAS, facilita o dilogo.

As atividades devero ser explicadas para o aluno surdo de forma demonstrativa e ele reproduzir o movimento:
- O professor dever auxiliar o aluno a realizar o movimento de forma correta, pois o mesmo observar o movimento realizado, alm do professor, pelos colegas, que nem sempre est de acordo com o solicitado.

Unir o comando de voz e o comando visual Se possvel conhecer o vocabulrio especfico do esporte e das atividades realizadas em aula; Proporcionar aos alunos ouvintes a comunicao com sinais e gestos e a interao nas aulas com os alunos surdos Recorrer a outras formas de comunicao (desenho, escrita, mmica), sempre que for necessrio;

ADAPTAES
Mudar o sinal de incio e parada dos jogos ou atividades desenvolvidas na aula, que geralmente h o apito como comando ou mesmo a prpria voz, para um movimento com as mos ou placas, faixas, bandeiras, algo que seja bem percebido pelo aluno surdo e que esteja no campo de viso do mesmo.

Os professores podem utilizar de recursos visuais (filmes, quando algum conceito da aula seja muito abstrato ou recorrer a outros recursos, como o teatro, por exemplo. Deixar claras as regras do jogo, da atividade e da brincadeira para que o surdo no se sinta prejudicado e/ou se torne motivo de piada para os demais colegas.

SIMPLIFICANDO... Os alunos surdos podem ser prejudicados pela falta de estmulos adequados ao seu potencial cognitivo, scio afetivo, lingustico e poltico cultural e ter perdas considerveis no desenvolvimento da aprendizagem. Cabe ao professor inserir esse aluno nas aulas e fazer com que ele participe ativamente das mesmas, colaborando plenamente com o seu desenvolvimento.

Para saber mais...


http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciaauditiva.pdf http://deficiencia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1400768552 http://www.edvaldodefarias.com/deficientesauditivos.pdf http://saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=1661

You might also like