You are on page 1of 17

O Brasil dualista?

Anotaes sobre a vigncia de normas internacionais no ordenamento brasileiro

Andr Lipp Pinto Basto Lupi

Sumrio
1. Introduo. 2. A doutrina brasileira e o enquadramento da prtica nacional entre o monismo e o dualismo. 3. O debate originrio sobre dualismo e monismo. 4. O marco inicial da vigncia do tratado internacional. 4.1. Vigncia de tratados no ordenamento brasileiro. 4.2. Acordos executivos. 4.3. O costume. 5. A norma internalizada e os fatos internacionais posteriores sua vigncia. 5.1. Efeitos da denncia sobre o tratado vigente internamente. 5.2. A vigncia internacional do tratado para outro Estado Parte. 5.3. Acordos cuja vigncia est subordinada observncia da reciprocidade. 6. Concluses.

1. Introduo
Tema dos mais constantes na lista das publicaes brasileiras sobre Direito Internacional, a relao do Direito Internacional com o Direito Interno provoca distintos debates, tericos e prticos. Quanto teoria, uma anlise da doutrina evidencia sria discordncia entre os autores, cujas leituras dos textos clssicos sobre o assunto nem sempre so convergentes. No mais das vezes, esse desafino d-se no plano descritivo; so tentativas distintas de classificar as posturas adotadas pela nossa legislao e jurisprudncia. moda dos debates doutrinrios, dois rtulos identificam as posies em oposio: dualismo e monismo. No curso dos anos, essas frmulas foram modificadas, relativizadas, modalizadas.
29

Andr Lipp Pinto Basto Lupi Professor de Direito Internacional da Universidade do Vale do Itaja (programas de Mestrado em Cincia Jurdica, graduao em Direito e graduao em Relaes Internacionais). Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo, com estgio doutoral no Institut Universitaire de Hautes tudes Internationales de Genebra. Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Braslia a. 46 n. 184 out./dez. 2009

Surgiram expresses como monismo moderado e dualismo radical, dentre outras. O aprofundamento da anlise revela, porm, um conjunto to variado de situaes prticas e solues jurdicas em cada Estado que mesmo essas modalizaes parecem tornar-se pouco teis, pois elas simplificam excessivamente o problema. Esta razo de muitos para condenar ao ostracismo tais expresses, preferindo abordar o tema de modo mais pragmtico. No obstante, elas permanecem no repertrio lingustico dos jusinternacionalistas e, com isso, compem a sua forma de compreender a realidade normativa que lhes incumbe descrever e sistematizar.1 Destarte, parece interessante rever esse debate doutrinrio luz da indagao sobre sua aplicabilidade posio prevalecente na jurisprudncia dos tribunais brasileiros. A inteno deste artigo a de responder questo do seu ttulo. Para tanto, o primeiro tpico apresenta as variaes nas classificaes doutrinrias, que justificam a eleio do problema central deste trabalho. No passo subsequente, explica-se o dualismo, na sua verso clssica, tal como defendida por Triepel, Santi Romano e Anzilotti. Para melhor visualizao das distncias perante a corrente adversria, incluiu-se uma breve explicao do monismo kelseniano. Delimitada a expresso-chave desta investigao, verifica-se, a seguir, a correspondncia dos postulados do dualismo com as posies adotadas pelos tribunais ptrios. Tpicos consecutivos apresentam a anlise do momento de entrada em vigor e dos eventos que afetam a vigncia da norma internacional, em particular a suspenso, a denncia e a revogao do tratado.
Como exemplo da atualidade do debate entre monismo e dualismo, pode-se citar a crtica desenvolvida por um dos principais autores de Direito Internacional dos EUA, jurisprudncia da Suprema Corte daquele pas: HENKIN (1997,p. 515-518); tambm pode-se citar o relato do maior projeto de pesquisa em andamento sobre a matria: FOOTER (2001, p. 249252); bem como os trabalhos da INTERNATIONAL LAW ASSOCIATION (1998, p. 659-683).
1

Deve-se fazer algumas ressalvas antes de adentrar no tema especfico. Este trabalho se insere num conjunto maior de pesquisas sobre o tema das relaes entre o Direito Internacional e o Direito brasileiro. Foram reservados para outros relatos alguns problemas conexos ao aqui abordado, como, por exemplo, o da processualstica de internalizao e o da hierarquia das normas internacionais. Este artigo enfatiza as questes relativas vigncia, entendida esta como o aspecto temporal da validade e condio de aplicao da norma (Cf. SERRANO, 1999; FERRAZ JR. 2001). Prioriza, como objeto de anlise, as posies do Poder Judicirio, embora preocupe-se igualmente com manifestaes dos outros poderes e da doutrina.

2. A doutrina brasileira e o enquadramento da prtica nacional entre o monismo e o dualismo


A doutrina brasileira esfora-se seguidamente para classificar a orientao preponderante das autoridades judicirias, legislativas e executivas do Pas. Os autores buscam apoio no texto constitucional, que pouco fala sobre as relaes entre o Direito Internacional e o Direito brasileiro. Seguem seu curso pincelando alguns dispositivos da legislao nacional e buscando noutros autores do passado e nalguma casustica recente os elementos que eles tentaro ordenar pela referncia ao dualismo ou monismo. Francisco Rezek (2005, p. 5) afirma nortear-se o Judicirio brasileiro pela ideia do monismo nacionalista, segundo o qual no texto da Constituio que se deve buscar o exato grau de prestgio a ser atribudo s normas internacionais escritas e costumeiras.2 Em oposio, Celso de Mello (2000, p. 119) dizia que o Brasil era, ao menos em parte, dualista. Segundo ele:
2 O autor deixou clara, em outras obras, sua averso a essa posio: REZEK (1997, p. 54-59.

30

Revista de Informao Legislativa

A Constituio Federal de 1988 adota o dualismo ao fazer a incorporao do Direito Internacional no Direito Interno, pelo menos em um setor determinado, ao estabelecer que os direitos do homem consagrados em tratados internacionais fazem parte do Direito Interno. Carlos Husek (2007, p. 31) anota a existncia de certa oscilao. Para ele, em determinadas matrias somos monistas, em outras nem tanto e ainda sobram aquelas que nos firmamos pelo dualismo. Algo nos parece certo, pelo menos numa primeira anlise: no somos monistas com primazia na ordem interna. Em livro monogrfico sobre o assunto, Maringela Ariosi (2000, p. 211) afirma adotar-se aqui o monismo moderado nas questes de conflito entre tratado e lei interna. Para ela, h tambm certa flutuao, porm entre outras duas categorias: monismo radical e moderado. O primeiro seria aquele em que tem primazia o Direito Internacional; o segundo resolveria as antinomias entre normas internacionais e nacionais pela aplicao do princpio lex posteriori derogat priori, ou seja, conferiria paridade hierrquia aos tratados em relao s leis internas. (Idem) Boa parte da doutrina, porm, observa com pesar a adoo que identifica como dualismo ou monismo nacionalista na jurisprudncia brasileira, defendendo a mudana para o monismo com primazia do Direito Internacional.3 Na evidente incerteza relativa ao prprio significado das expresses empregadas, deve-se buscar conformar um acordo semntico para prosseguir nessa investigao. Todos os autores citados conhecem profundamente a prtica de nossas autoridades e todos apoiam-se em boa doutrina para categoriz-la. Contudo, a divergncia
3 Neste sentido: HUSEK (2007, p. 31); MELLO (2000, p. 118-120); LITRENTO (1997, p. 97-104); ARAJO (2000, p. 45-50).

salta aos olhos. Tem-se a impresso de que o debate entre monismo e dualismo no Brasil desprendeu-se das questes que lhe deram origem. Por conta da elevada importncia prtica do problema das antinomias, quis-se desenvolver argumentos a partir daquelas posies tericas para enfrentar o tema do conflito entre norma internacional e norma interna. O distanciamento do problema originrio permitiu novas matizaes dos conceitos, criando novas oposies e dandolhes novas feies. No h nada a lamentar aqui, nem se prega a nostalgia das obras dos grandes autores do Direito Internacional do sculo XX. Mesmo assim, dificilmente se poder encontrar alguma base segura fora das razes desse debate, nas obras de Triepel, Anzillotti, Santi Romano e Kelsen. A eles convm retornar brevemente, pelo que a isso se dedica o prximo tpico.

3. O debate originrio sobre dualismo e monismo


A discusso central deste artigo tem suas razes no famoso livro de Carl Heinrich Triepel , Vlkerrecht und Landesrecht (1899). Muitos anos depois, esse trabalho foi objeto de uma reviso e apresentao resumida perante a Academia de Haia. Triepel defende o voluntarismo e o dualismo, baseado na teoria da vontade coletiva (Vereinbarung), inspirada por uma analogia a um instituto do Direito alemo. Para ele, uma norma jurdica sempre o contedo de uma vontade superior que se impe, com o efeito de limitar as esferas das vontades humanas que lhe so submetidas. No Direito Internacional, no podendo a vontade de um obrigar vrios, tem-se que a vontade fundamentadora das normas s pode ser uma unio das vontades de cada Estado, constituindo uma Vereinbarung, unio de vontades diferentes destinada a satisfazer interesses comuns (TRIEPEL, 1899, p. 50-79). A diferena no fundamento da obrigao (vontade coletiva dos Estados ou
31

Braslia a. 46 n. 184 out./dez. 2009

vontade de um Estado singular) implica distino de sistemas jurdicos, revelada nos seus principais aspectos: quanto aos sujeitos, num caso os Estados, noutro os poderes internos do Estado e as pessoas sob sua jurisdio; quanto s fontes, tratado e costume no Direito Internacional, leis e costumes no Direito Interno; quanto s relaes, entre Estados, ou entre o Estado e seus cidados, ou dos cidados entre si. Em frmula sinttica, afirma Triepel, Direito Internacional Pblico e Direito interno so dois crculos em contato ntimo, mas que no se sobrepem jamais.4 Ilustra bem essa posio a figura trazida por Bobbio (1999, p. 166), em sua teoria do ordenamento, de dois conjuntos intocveis, incomunicveis, caracterizando uma situao de excluso total. As consequncias prticas da tese dualista so explicadas posteriormente por Triepel. Em primeiro lugar, no pode haver nulidade da norma de Direito interno por incompatibilidade com a norma de Direito Internacional, porquanto emanam de vontades diferentes e destinam-se a sujeitos diferentes. A lei interna contrria ao Direito Internacional vincula os sujeitos tanto quanto a lei conforme ao Direito Internacional, assevera. Os juzes so obrigados a aplicar o direito interno, mesmo contrrio ao Direito Internacional.5 O dualismo teve Hans Kelsen como seu principal adversrio.6 Em vrios escritos, Kelsen contesta o dualismo, apontando o que considera serem inconsistncias lgicas dessa teoria. Como se sabe, a obra de Kelsen requer uma anlise sistemtica, pois
4 No original: le droit international public et le droit interne sont... des systmes juridiques distincts. Ce sont deux cercles qui sont en contact intime, mais qui ne se superposent jamais. (TRIEPEL, 1923, p. 83). 5 Na lngua original: La loi interne contraire au droit international lie les sujets autant que la loi conforme au droit international. Em seguida, ...les juges. Ils sont obligs dappliquer le droit interne, mme contraire au droit international. (TRIEPEL, 1923, p. 104). 6 Os prprios dualistas assim o identificam. Vide, a propsito, TRIEPEL (1923, p. 84-87).

vrios dos seus argumentos esto atrelados a outros anteriores. Em uma brevssima sntese, lembra-se da pureza metodolgica, das relaes de validade entre as normas, do necessrio fundamento de validade de uma norma noutra norma, da remisso norma fundamental e da estrutura escalonada do ordenamento jurdico (KELSEN, 1991). Dessas premissas aqui lembradas emergem os corolrios constituintes do monismo kelseniano. Como visto, a questo da separao ou unidade das ordens jurdicas internacional e interna depende, nesse debate clssico, da resposta a outro problema fundamental: qual o fundamento de obrigatoriedade de cada uma dessas ordens jurdicas? Tambm por aqui comea Kelsen. Para ele, ambos os sistemas tm a mesma norma fundamental. Portanto, compem o mesmo sistema jurdico. A relao entre o fundamento de validade da ordem jurdica estatal e da internacional passa pelo exame dos mbitos de validade do ordenamento interno. Quanto ao mbito territorial, o ordenamento interno delimitado pelo Direito Internacional, que reconhece e define o territrio do Estado e sua personalidade jurdica. Consequentemente, tambm o Direito Internacional o definidor do alcance do ordenamento jurdico interno quanto s pessoas a quem se dirige. Pelo princpio da efetividade, o Direito Internacional encarrega-se ainda de determinar a vigncia do ordenamento jurdico estatal, visto como um todo (KELSEN, 1926, p. 249-262). Finalmente, quanto aos contedos, o Direito Internacional limita a produo normativa interna, impondo-lhe certas finalidades e proibindo certos contedos (Idem, 1998). Desse modo, a prpria existncia do Estado define-se pelo Direito Internacional e, portanto, a norma fundamental de diferentes ordens estatais (...) uma regra do Direito Internacional positivo, e uma regra que, na sua frmula abstrata, vale para todos os Estados, regra
Revista de Informao Legislativa

32

que institui as autoridades jurdicas superiores e delimita a esfera de ao de cada uma delas.7 (KELSEN, 1926, p. 314-317) Em decorrncia da unidade entre os dois sistemas, a incompatibilidade da norma interna com a internacional resulta numa antinomia. Sua soluo depende de uma tomada de posio: a primazia do ordenamento internacional ou do ordenamento interno. Sabe-se que Kelsen (1926, p. 321-326) preferia a primeira, embora no julgasse ser a segunda impossvel do ponto de vista lgico. Era politicamente indesejvel, mas no cientificamente equivocada.8 Assumindo a primazia do ordenamento internacional, a norma interna incompatvel deve ser anulada por um rgo competente ou, isto no sendo possvel pela constituio estatal, gerar-se- uma violao do Direito Internacional e advir a responsabilidade do Estado, com aplicao das sanes cabveis (KELSEN, 1926, p. 314-317). Quanto vigncia, Kelsen afirma que no existe transformao necessria do Direito Internacional em Direito Interno. A norma pode ser recebida intacta pelo ordenamento interno. A vigncia pode inclusive coincidir, concedendo efeito direto s normas internacionais. Prova disso que as constituies
7 O trecho, no original: Ce qui est ainsi dfini, ce nest pas seulement lexistence internationale ou juridique de ltat; cest encore du point de vue de la primaut du droit international ltat en gnral, cest--dire la donne fondamentale qui est la base du systme du droit interne en son entier. Mais alors, on aperoit galement que la norme fondamentale des diffrents ordes tatiques qui, du point de vue de la primaut de lordre tatique, apparaissait comme une norme hypotthique est une rgle du droit international positif, et une rgle qui, dans sa formule abstraite, vaut pour tous les tats; rgle qui en institue les autorits juridiques suprieures et dlimite la sphre daction de chacune. 8 Nestas pginas, ele se refere superioridade moral do objetivismo, atrelado que est ao pacifismo e negao do imperialismo. O objetivismo identifica-se com a primazia da ordem internacional e favorece o desenvolvimento de uma civitas maxima, um Estado universal, por ele qualificado como o objetivo ltimo de todo esforo poltico.

podem no prever a necessidade de um procedimento interno para a vigncia da norma no seu territrio. (Idem) Dionisio Anzilotti responde a Kelsen em seu prprio campo de combate. O italiano, juiz da Corte Permanente de Justia Internacional, aceita parte das premissas kelsenianas. Cita Triepel, para dele discordar quanto tese da Vereinbarung, porque ela no resiste a um exame emprico mais rigoroso. Por outro lado, reconhece que todas as normas jurdicas internacionais encontram guarida sob o princpio pacta sunt servanda, pois o Direito Internacional deriva dos acordos entre os Estados, expressos (tratados) ou tcitos (costume). Assim, embora compartilhe postulados do voluntarismo dualista de Triepel, confere-lhes novas cores. O Direito Internacional tem sua unidade garantida pela derivao da obrigatoriedade de uma mesma norma fundamental. Porm, ao contrrio de Kelsen, Anzilotti (1999, p. 41-48) enuncia essa norma expressamente pacta sunt servanda , no obstante reconhea o carter no-emprico de sua proposio. O efeito disso sobre a discusso relativa ao dualismo se sente no captulo seguinte do Curso do autor italiano. Ele prope a questo em termos kelsenianos: reside a fora do Direito numa ou em vrias normas fundamentais? Responde-a a seu prprio modo, rejeitando Kelsen. O Direito Internacional e o Direito interno tm normas fundamentais distintas. Ambas as ordens pressupem uma outra, mas as regras de cada uma derivam sua validade de normas fundamentais peculariares a cada sistema. A norma somente possui fora jurdica na ordem qual pertence. Para outra ordem ela pode ser, quando muito, um fato relevante. (ANZILOTTI, 1999, p. 42-45) Como consequncia, normas internacionais so produzidas entre Estados para relaes entre si, no interferindo na obrigatoriedade das normas internas. A vigncia e a validade de normas internacionais definem-se pelo Direito Internacional e a de normas internas, pelo Direito Interno, no
33

Braslia a. 46 n. 184 out./dez. 2009

obstante ser admissvel que o legislador interno queira adotar mecanismos que faam coincidir a validade e a vigncia interna com a internacional.9 Toda recepo de uma norma alheia ao sistema requer um ato de estabelecimento de normas, uma transformao. Mudam o valor formal, os destinatrios e o contedo da norma (ANZILOTTI, 1999, p. 62-63). Enfim, surge uma nova norma, dentro do sistema que recepciona. E sua vigncia e sua validade so determinadas conforme esse sistema. Isto caracteriza um importante ponto do dualismo. A seu prprio modo, Santi Romano sustentou tambm a tese dualista nas suas principais obras na rea, LOrdinamento Giuridico (1918) e Corso di Diritto Internazionale (1939). Sua fundamentao, classificada como antiformalista (NBREGA, 2008), remete a outros pontos de partida. S. Romano parte da ideia de comunidade: onde h comunidade organizada, existe uma instituio. Um ordenamento existe onde haja instituio e garantias para a ordem. O Direito Internacional, segundo esse autor, somente pode derivar da comunidade internacional, que no formada exclusivamente por Estados, mas por todas as entidades aceitas pela prpria comunidade. Logo, mesmo com uma forma distinta dos ordenamentos estatais, h um Direito Internacional (ROMANO, 1939, p. 1-11; 2008, p. 96-105). O dualismo encontra-se em Santi Romano como pedra angular de sua teoria, radicada na relao inextricvel que estabelece entre Direito e comunidade. Se vm de comunidades diferentes, so direitos de outras ordens. O Direito Internacional o Direito da comunidade internacional e o Direito Interno o da comunidade estatal.
9 No original, o trecho a que se refere o seguinte: Dune manire analogue, les conditions de validit et la dure des normes internationales dpendent exclusivement du droit international, et les conditions de validit et la dure des normes internes dpendent exclusivement du droit interne, mme si les normes internes trouvent leur occasion et leur raison dtre dans un rapport international. (Idem, p. 56)

So instituies que diferem no s quanto s fontes, mas tambm por terem esferas de eficcia distintas. To forte assoma a dessemelhana que a separao elevada categoria de princpio fundamental. H mais: como ambos so originrios, ainda que um pressuponha o outro em certa medida, os dois ordenamentos, internacional e interno, podem cada qual negar valor ao outro ordenamento. (ROMANO, 1939, p. 51) As contradies entre ambos os ordenamentos podem existir na prtica. Porm, para S. Romano (1939, p. 46), esta contradio no retira eficcia a nenhum dos dois [ordenamentos] (...) Desta forma pode acontecer que um Estado aja de um modo que poder ser legtimo pelo seu ordenamento, mas antijurdico pelo ordenamento internacional, e vice-versa: numa e na outra hiptese surgiro as responsabilidades sancionadas no ordenamento violado, que assim poder manifestar a sua eficcia sem ter em conta a ordem que o contraria.10 Revistas, nesse panorama, as teorias que originaram a ciso entre dualistas e monistas, forjando, pelo contraste, a imagem de cada qual, pode-se estabelecer, num esforo de sntese, que so postulados do dualismo, com suas respectivas consequncias: a) a ciso rigorosa entre o Direito Internacional e o Direito Interno; b) a independncia do momento inicial de vigncia internacional da norma internacional do marco correspondente no ordenamento interno; c) a independncia da vigncia da norma internalizada dos fatos transcorridos nas relaes entre os Estados; d) a definio da hierarquia da norma internacional no
10 No original: Per questa contradizione non toglier efficacia n alluno n allaltro. (...) Cosicch pu darsi che uno Stato agisca in un modo che potr essere legittimo pel suo ordinamento, ma antigiuridico pel lordinamento internazionale, e viceversa: nelluna e nellaltra ipotesi sorgeranno le responsabilit sancite dallordinamento violato, che cos potr manifestare la sua efficacia senza tener conto di quello contrario.

34

Revista de Informao Legislativa

plano interno pelo prprio ordenamento do Estado; e) a divergncia de norma interna superior com norma internacional inferior gera consequncias apenas perante o Direito Internacional. A seguir, neste artigo, conforme a delimitao acima exposta, explorar-se- em profundidade o enquadramento da prtica brasileira nas trs primeiras dessas afirmaes.

4. O marco inicial da vigncia do tratado internacional


4.1. Vigncia de tratados no ordenamento brasileiro A sistemtica de internalizao dos tratados no Brasil segue um trmite constitudo pela prtica das autoridades nacionais, sob a plida luz de alguns poucos dispositivos constitucionais sobre o assunto. Na Constituio vigente, so os artigos 49, inciso I, e 84, incisos VII e VIII, os que instruem sobre as competncias do Presidente da Repblica e do Congresso Nacional na contrao de obrigaes internacionais pelo Pas. Segundo se depreende do artigo 84, a representao do Brasil nas relaes internacionais se faz pelo Presidente, a quem incumbe negociar e assinar tratados.11 Obviamente, pode ele delegar tais funes.12
11 O dispositivo citado tem a seguinte redao: Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: VII manter relaes com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomticos; VIII celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional. 12 A questo se ps na impetrao de mandado de segurana por parlamentares contra a assinatura do acordo de salvaguardas tecnolgicas sobre o uso da base de Alcntara pelo Ministro das Comunicaes. O STF no se pronunciou sobre a questo especfica da representao, posto que julgou haver ilegitimidade ativa dos impetrantes. STF. Medida Cautelar no Mandado de Segurana n. 23914/DF. Rel. Min. Maurcio Corra. Deciso de 08.05.2001. [Todas as referncias jurisprudncia neste artigo valem-se das seguintes abreviaes dos nomes dos tribunais: STF Supremo Tribunal Federal; STJ Superior Tribunal de Justia; TRF4 Tribunal Regional da 4a Regio]. Todavia, evi-

O Congresso brasileiro no participa das negociaes, nem mesmo pela via indireta de prefixao dos limites e objetivos do Pas numa determinada negociao. At a assinatura, tudo cabe ao Presidente. Somente aps a aposio da firma e a remessa do ato por mensagem presidencial, caber ao Congresso Nacional apreciar as obrigaes a serem contradas. Esse passo est regulado pelo artigo 49, I. Diz o dispositivo em questo que o parlamento resolve definitivamente sobre a aprovao de tratados, quando implicarem nus ao patrimnio nacional, mas silencia quanto aos efeitos da aprovao congressional.13 No obstante autorizadas vozes em contrrio,14 o entendimento prevalecente entende que o Congresso apenas aprova o tratado, devolvendo a matria ao Poder Executivo, como, alis, si acontecer com o processo legislativo ordinrio. Os atos definitivos concernentes vigncia do tratado incumbem ao Executivo, que o ratifica no plano internacional e promulga-o mediante Decreto Presidencial para que gere efeitos internamente.15 Os dois atos so perfeitamente distintos e no se afetam reciprocamente. Pode haver tratado ratificado no promulgado. Nesta hiptese, o Brasil est obrigado perante os demais Estados Partes, se o tratado j viger tambm para eles, porm os juzes no podem aplic-lo. H precedente jurisprudencial muito claro
dente a possibilidade de delegao, seja pelo Direito Internacional, na Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados de 1969, artigos 7o e 8o, seja pelo Direito interno, em que se admite a competncia derivada dos ministros para exercer, por delegao, atos da competncia do Presidente. No caso do Ministro das Relaes Exteriores, a autorizao consta do Decreto no 2.246, de 6 de junho de 1997. 13 In verbis: Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional: I resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional. 14 Para Paulo de Barros Carvalho (2008, p. 102117), o Decreto Legislativo introduz de pleno direito o tratado no ordenamento interno. Posio semelhante defendeu Magalhes (2000, p. 69-81). 15 Sobre o tema, vide MEDEIROS (1995).

Braslia a. 46 n. 184 out./dez. 2009

35

a esse respeito, com endosso da doutrina16 e da consultoria jurdica do Itamaraty (ACCIOLY, 2001, p. 219-223). Nessa clebre deciso, o STF considerou que o Decreto Legislativo no tem o condo de tornar vigente um tratado no Brasil, o que s ocorre depois da promulgao e publicao do Decreto Presidencial no Dirio Oficial da Unio. L-se no acrdo: No obstante a controvrsia doutrinria em torno do monismo e do dualismo tenha sido qualificada por Charles Rousseau (Droit International Public Approfondi, p. 3/16, 1958, Dalloz, Paris), no plano do direito internacional pblico, como mera discussion dcole, torna-se necessrio reconhecer que o mecanismo de recepo, tal como disciplinado pela Carta Poltica brasileira, constitui a mais eloqente atestao de que a norma internacional no dispe, por autoridade prpria, de exeqibilidade e de operatividade imediatas no mbito interno, pois, para tornar-se eficaz e aplicvel na esfera domstica do Estado brasileiro, depende, essencialmente, de um processo de integrao normativa que se acha delineado, em seus aspectos bsicos, na prpria Constituio da Repblica. (...) Sob tal perspectiva, o sistema constitucional brasileiro que no exige a edio de lei para efeito de incorporao do ato internacional ao direito interno (viso dualista extremada) satisfaz-se, para efeito de executoriedade domstica dos tratados internacionais, com a adoo de iter procedimental que compreende a aprovao congressional e a promulgao executiva do texto convencional (viso dualista moderada).17 A argumentao acima transcrita comprova pontos importantes j trazidos neste
Ver BAPTISTA (1996, p. 73). STF. Carta Rogatria n. 8279-4. Relator. Min. Celso de Mello. Dirio da Justia, 14.05.1998. p. 34.
16 17

trabalho. Primeiro, mostra que os tribunais ainda buscam orientao nas teorias dualistas e monistas, embora preservem certa liberdade para aplic-las. Segundo, registra as tentativas de aduzir adjetivos para acrescentar premissas ou consequncias aos conceitos primrios (v.g. dualismo extremado). Terceiro, motivo pelo qual foi referida, nega vigncia interna ao tratado antes de sua promulgao. A hiptese inversa, de promulgao do tratado antes da vigncia internacional, revela-se bastante remota. Faltar a promulgao depois da ratificao pode ocorrer por lapsos no trmite burocrtico, mas promulgar sem ratificar geraria uma ordem de execuo de algo que ainda no existe. Ao menos o que se conclui da lio doutrinria ptria. No parecer de Accioly (2001), a promulgao o ato jurdico, de natureza interna, pelo qual o Governo de um Estado afirma ou atesta a existncia do tratado, com o preenchimento das formalidades exigidas para sua concluso, e ordena sua execuo dentro dos limites da competncia estatal. Mais adiante, reprisa as duas funes do ato sob comento, dizendo com ele se pretender certificar a existncia do ato promulgado e determinar que o mesmo seja cumprido(Idem). Antes da vigncia internacional, o ato no vlido, incorrendo a promulgao num erro quanto ao seu pressuposto. Pela posio de Accioly, tal ato seria prximo ao de sancionar uma lei antes da aprovao do Senado. Assim, no obstante formule seu raciocnio com base na clara distino entre efeitos internos e internacionais do tratado, uma premissa dualista, sua concluso final faz crer que a ratificao compe o procedimento de internalizao, tornando-o dependente daquela para sua adequada concluso. No rigor do dualismo, deveria presumir-se a gerao de efeitos internos pela norma promulgada ainda no ratificada, porquanto a ordem do Presidente da ReRevista de Informao Legislativa

36

pblica contida no Decreto bastaria para tanto, sem qualquer condio que a suspendesse. Faltam neste ponto elementos da prtica governamental ou jurisprudencial que corroborem uma ou outra alternativa (a de aplicar-se o tratado internamente mesmo sem a ratificao, ou a contrria). De todo modo, se perante esta primeira questo o dualismo parece enquadrar-se prtica brasileira, h outros pontos sobre a internalizao que merecem cuidadosa anlise e sero a seguir abordados. 4.2. Acordos executivos A aplicabilidade da teoria dualista sistemtica brasileira pode ser posta em dvida pela realizao dos chamados acordos executivos, porquanto nestes no h interveno do Poder Legislativo na formao do vnculo convencional. Devese investigar se a supresso de parte do trmite interno permite aproximar os dois planos de vigncia. Segundo a prtica brasileira, os acordos executivos diferem dos demais tratados por no serem submetidos ao Congresso Nacional. A sua possibilidade jurdica foi objeto de acesas discusses doutrinrias no Pas, marcadas pelo clebre debate entre Haroldo Vallado (1950, p. 95-108)e Hildebrando Accioly (1953, p. 58-63).18 Se hoje a questo encontra-se adormecida, pode-se radicar sua soluo numa interpretao extensiva do artigo 49, I, da Constituio.19 Com efeito, atualmente todos os tipos de tratados devem ser submetidos ao Congresso Nacional, com poucas hipteses de exceo.20 So elas, segundo a doutrina
18 Ver: BARBOSA (2004, p. 353-361); REZEK (2004, p. 133-138). 19 Vide nota 13, supra. 20 Embora sejam poucas as brechas para o recurso aos acordos executivos, numericamente se pde comprovar em acurada pesquisa que elas so amplamente utilizadas. Cachapuz de Medeiros (1983, p. 130-145; 1995, p. 431-432) demonstrou que perto de um tero dos tratados eram feitos com a forma simplificada, sem submisso ao Congresso, proporo que aumentou sob a gide da Constituio de 1988, pois aproximadamente

prevalecente: a) os acordos, protocolos e ajustes que secundam tratados j aprovados pelo Congresso Nacional; b) e os atos da rotina diplomtica. Mesmo neste ltimo caso estar vedada a forma simplificada se a execuo do tratado demandar dotao oramentria alheia quela alocada s relaes exteriores ou gravame sobre bem pblico. Aduz-se que os atos devem ainda ser reversveis, isto , que o Governo possa desonerar o Pas de sua obrigao sem a necessidade do perodo requerido para a eficcia da denncia de um tratado.21 A simplicidade do procedimento no conduz, contudo, eficcia imediata de tais acordos, simultnea sua vigncia internacional. Suponha-se que tenha havido a troca dos instrumentos de ratificao na forma prevista no tratado, cumprindo-se a condio para o incio da exigibilidade das obrigaes nele previstas para os Estados signatrios. No plano domstico, depender de ato interno a vigncia das normas nele contidas. A esse respeito, vale a lio de Rezek, que anota ser ostensivo o nosso ordenamento jurdico, requerendo-se norma interna publicada para que autoridades pblicas possam aplicar os comandos do tratado. No h, a rigor, internalizao de acordo executivo. Em regra, cumprindo-se os atos internacionais necessrios vigncia internacional, o acordo ser publicado no Dirio Oficial. Essa publicao no acompanha Decreto presidencial de promulgao, ato reservado aos tratados aprovados pelo Conmetade dos tratados por ele contabilizados no perodo de 1988 a 1995 no foram submetidos ao Congresso. 21 Esta a posio de Rezek (2004, p. 133-138), frequentemente referida por outros autores. O gravame sobre bem pblico no consta do texto desse autor. Foi aqui aduzido porque se encontra inserto na mesma lgica e vem comprovado pela prtica. Ilustra-o o parecer da Cmara dos Deputados (2001, p. 14) de rejeio ao acordo sobre a base de Alcntara. Tolfo (2006) considera que os acordos executivos violam o princpio da separao dos poderes, revelando uma hipertrofia do Poder Executivo, e argumenta que, na prpria Constituio, artigos 68, 1o, e 49, XI, h fundamento para sustentar que nenhum acordo executivo pode ser vlido no Brasil.

Braslia a. 46 n. 184 out./dez. 2009

37

gresso. Falta-lhe, portanto, ordem expressa de cumprimento. Por consequncia, acordos desse gnero no podem ser aplicados pelo Poder Judicirio para fundamentar reclamos de particulares.22 Essa concluso se v corroborada pela jurisprudncia, no obstante sua rara discusso em sede judicial. Na extradio n. 905/BE, o STF apreciou pedido de extradio em desfavor de nacional belga envolvido com trfico internacional de drogas. Amparava-se o pleito no tratado de extradio entre os dois pases, de 1953. Nesse documento, todavia, no estava arrolado o crime objeto do pedido; ele somente foi includo por ocasio da celebrao de acordo por troca de notas. A corte deveu ento decidir sobre a viabilidade de acordos executivos acrescerem obrigaes internacionais para o Pas, com vigncia interna. No seu voto, o relator, Min. Joaquim Barbosa, repassa a polmica sobre acordos executivos para firmar seu argumento de que tais atos no podem ser vlidos na ordem interna. certo que, no caso sob comento, trs bices matizaram a deciso: 1) no havia no tratado previso de complementao por troca de notas; 2) no foi publicado o acordo por troca de notas na imprensa oficial; 3) o acordo, no dizer do relator, acrescentou sentido ao tratado original.23 Apesar da supresso de parte do trmite reservado aos tratados em geral, a vigncia interna dos acordos executivos no se alinha automaticamente vigncia
22 O autor afirma-o categoricamente: Em caso algum esses acordos [executivos] pretendem produzir efeito sobre particulares, mas, por imperativo do direito pblico brasileiro, a divulgao oficial se impe para que a prpria ao de funcionrios pblicos da rea, no sentido de dar cumprimento ao avenado, seja legtima. (REZEK, 2004, p. 138) 23 STF. Extradio 905, da Blgica. Tribunal Pleno. Relator Min. Joaquim Barbosa. Julgamento de 24.02.2005. p. 33-40. No obstante a inaplicabilidade do acordo executivo, o Tribunal deferiu o pedido, fulcrado no artigo 6.3 da Conveno contra o Trfico Ilcito de Entorpecentes e Substncias Psicotrpicas, de Viena, 1988, que prev a possibilidade de a prpria Conveno servir de base para pedidos de extradio no fundados em tratados bilaterais.

internacional. Muito pelo contrrio, trata-se de caso de evidente independncia entre os dois planos de vigncia. Logo, no h, em relao aos demais tratados, consequncia distinta para a questo enfocada. 4.3. O costume O Direito Internacional Pblico no resume suas fontes aos tratados. Reconhece tambm a validade de normas consuetudinrias e princpios gerais de Direito para produzirem normas obrigatrias. O costume, segundo o artigo 38, 1, b, do Estatuto da Corte Internacional de Justia, forma-se pela combinao de dois elementos, prtica e opinio juris.24 (SALIBA, 2008, p. 749) No Brasil, a invocao de normas dessa natureza perante os tribunais tem rara ocorrncia. Em um tema, porm, apresentam-se como o nico fundamento possvel: a imunidade do Estado estrangeiro. Sabe-se que a jurisprudncia brasileira, seguindo padres observados noutros pases, adotou posio mais flexvel, autorizando o processamento do Estado estrangeiro no somente no caso de renncia expressa, mas tambm quando o ato ensejador da controvrsia puder ser caracterizado como um ato de gesto. (SALIBA, 2005, p. 23-33) O ponto de relevo para a discusso sobre o dualismo que os tribunais no demandaram ato interno para aplicar a norma consuetudinria querela entre o cidado e o Estado estrangeiro; no o fizeram quando se adotava no Pas a teoria absoluta, fundada numa slida regra do direito das gentes, como exemplifica a clebre disputa imobiliria entre Sria e Egito,25 nem quando se alterou a tendncia das cortes, orientada por um alentado voto do Ministro Rezek na Apelao 9.696, no qual listou os precedentes da prtica dos Estados
Sobre o costume, ver LUPI (2007, p. 53-138). STF. Ao Cvel Originria n. 298, do Distrito Federal. Tribunal Pleno. Relator Min. Soares Munoz. Julgamento de 14 de abril de 1982. DJ, 17.12.1982. p. 13201.
24 25

38

Revista de Informao Legislativa

e deles inferiu a opinio juris prevalecente, para admitir processar o Estado estrangeiro por reclamao trabalhista.26 A norma costumeira aplica-se, assim, independentemente de qualquer ato interno. Sua recepo ocorre por via jurisprudencial. Os tribunais recolhem das provas da prtica internacional a substncia do costume e conferem-lhes sentido, diretamente, sem intermediao, nem consulta ao Poder Executivo. Em concluso, quando se toma apenas a indagao sobre o momento inicial de vigncia do tratado na ordem interna e sua relao com os atos internacionais tendentes a dar-lhe vigncia no plano internacional, parece adequado afirmar-se que o Brasil filia-se ao dualismo, posto que existe total independncia entre os atos e seus efeitos em cada um dos planos de existncia da norma convencional. Dificultam a coerncia dessa descrio a incorporao das normas costumeiras e a subordinao dos efeitos do tratado internalizado e promulgado ratificao. Ainda assim, no cmputo geral, talvez haja mais compatibilidade do que discrepncia. Contudo, passado o momento inicial, isto , na execuo e nas possibilidades de suspenso e extino da vigncia internacional do tratado, a resposta necessita ser reavaliada. o que se demonstrar a seguir.

5. A norma internalizada e os fatos internacionais posteriores sua vigncia


5.1. Efeitos da denncia sobre o tratado vigente internamente O primeiro exemplo aqui colacionado, para demonstrar como fatos alheios ao plano puramente interno de vigncia da norma podem afet-la, trata de denncia de tratado firmado pelo Pas. A hiptese a de que o Brasil decida no mais fazer parte de um tratado e comunique formalmente sua
26 STF. Apelao Cvel n. 9696. de So Paulo. Tribunal Pleno. Relator Min. Sydney Sanches. Julgamento de 31de maio de 1989. DJ, 12.10.1990. p. 11045.

denncia ao depositrio ou contraparte. Em razo da premissa dualista, esse ato no deveria repercutir na ordem interna sem nova manifestao do Poder Executivo para esse fim, notadamente a revogao expressa do Decreto de promulgao. Mas contrariando o dualismo, o Judicirio sentiu-se vontade para negar vigncia ao tratado denunciado, independentemente de ato revocatrio. No RMS 8799/61, o STF analisou o indeferimento de mandado de segurana a importador que pretendia beneficiar-se de iseno tributria decorrente do Tratado de Comrcio e Navegao firmado com a Argentina e vigente internamente desde 1943 (Decreto 5.331/43). Apoiando-se em parecer da Procuradoria Geral da Repblica, o STF manteve a deciso recorrida, porque o Brasil denunciara dito tratado em 1957 (nota 66, de 12 de setembro de 1957). L-se no parecer usado de fundamentao para o acrdo: Evidente que o juiz no podia conceder segurana contra pagamento de importao, alegando-se contra a tributao a existncia de um acrdo internacional sbre determinadas mercadorias, quando se verifica que tal acrdo j est denunciado e ainda, com a agravante, do impetrante nem sequer provar que a mercadoria que pretende a iseno, seria daquelas compreendidas no acrdo j denunciado.27 Trs anos antes, o STF havia determinado que o benefcio previsto no acordo deveria continuar a ser deferido aos importadores de produtos argentinos at a data em que a denncia surtisse seus efeitos de acordo com o artigo XIX do Tratado.28 Repara-se, outrossim, ser a vigncia do
27 STF. Recurso em Mandado de Segurana 8799/SP. Tribunal pleno. Relator Min. Goncalves de Oliveira. Julgamento: 02/08/1961. DJ 15-09-1961, p. 1947. 28 STF. Recurso em Mandado de Segurana 5990/ SP. Tribunal Pleno. Relator Min. Luis Gallotti. Julgamento: 29/10/1958.

Braslia a. 46 n. 184 out./dez. 2009

39

ato internacional a condio dos efeitos internos, afastando-os sombra do cancelamento daquela sem que exista um mecanismo interno de recepo do ato extintor da norma no plano internacional. Observa-se, nesses acrdos, que no se exigiu ato interno para negar vigncia a obrigaes internalizadas decorrentes de tratado. O postulado da plena separao entre as duas ordens no foi seguido pelo tribunal. 5.2. A vigncia internacional do tratado para outro Estado Parte Outra situao da prtica brasileira contrria tese dualista respeita a vigncia internacional do tratado para o Estado Parte cujas leis ou atos, por alguma razo, sejam relevantes para a causa. Para o propsito deste artigo, apresenta elevado interesse recente jurisprudncia do Tribunal Regional Federal da 4a Regio concernente revalidao automtica de diplomas. O Brasil firmou a Conveno Regional sobre o Reconhecimento de Estudos, Ttulos e Diplomas de Ensino Superior na Amrica Latina e no Caribe. Ela ingressou no ordenamento ptrio pelo Decreto 80.419 de 1977. O Brasil denunciou o tratado em 1998. Por fora da clusula 18.3 do tratado, a denncia operou seus efeitos em 15 de janeiro de 1999. Em 31 de maro de 1999, revogou-se o Decreto 80.419, por meio do Decreto 3.007. Aqui, porm, o tema de maior relevo diz respeito posio do Estado no qual foi expedido o diploma que o postulante pretendia revalidar sem o usual processo administrativo. O Tribunal mantm a deciso de primeiro grau, de indeferimento do pedido. Na fundamentao, o principal motivo est assim enunciado: Ainda que seja verdade que a Lei boliviana n. 1992, de 28 de julho de 1999, aprovou e ratificou o ato internacional multilateral29 (consulta realizada
29 Consulta realizada no endereo eletrnico do Senado Nacional boliviano. Disponvel em: <www. senado.bo>. Acesso em: 20 out. 2005.

no endereo eletrnico do Senado Nacional boliviano - www.senado. bo - em 20.10.2005), veja-se que antes desta data o Brasil havia depositado o instrumento de denncia do tratado e j tinha escoado o prazo de 12 meses, previsto no art. 18, inciso 3 do Convnio, para que a denncia surtisse seus jurdicos efeitos. Ou seja, quando da aprovao da lei boliviana o Brasil j no mais se obrigava pelos termos do tratado enfocado. No houve coincidncia na vinculao do Brasil e da Bolvia aos termos do acordo multilateral. Alis, a Bolvia, embora tenha editado a lei de aprovao do tratado no ano de 1999, somente em 17/06/2005 procedeu ao depsito do instrumento de ratificao do pacto, de modo que um ms aps a esta data iniciou para ela a vigncia do acordo internacional30. Por consequncia, no havia acordo em vigor entre os dois pases e, ante a ausncia de reciprocidade, julgou o Tribunal ser invivel reconhecer-lhe o direito ao registro de seu diploma, independentemente de processo de revalidao.31 Como visto, a deciso analisa a legislao boliviana e a ratificao pela Bolvia do mesmo tratado, concluindo que ambos os atos ocorreram posteriormente denncia do Brasil. bem verdade que, ainda que houvesse coincidncia da vigncia internacional para Brasil e Bolvia, o Tribunal provavelmente no deferisse o pedido, baseado em sua prpria jurisprudncia e na do STJ, segundo a qual o estudante no exterior no formado antes da revogao interna do Decreto que internalizava o tratado tem mera expectativa de direito e
30 Informaes disponveis em: <www.portal. unesco.org>. Acesso em 20 out. 2005. 31 TRF4. Apelao Cvel n. 2007.71.00.013239-0. Terceira Turma. Relatora Des. Ingrid Schroder Sliwka. D.E. 26/03/2008. No mesmo sentido, do mesmo tribunal: Apelao em Mandado de Segurana n. 2007.72.00.000726-3. Terceira Turma. Relator Des. Roger Raupp Rios. D.E. 08/08/2007.

40

Revista de Informao Legislativa

no direito adquirido revalidao automtica.32 Em parecer dado em caso similar, acolhido integralmente como fundamentao do acrdo, o Ministrio Pblico Federal sustentou que A denncia apresentada UNESCO pelo Governo Brasileiro retira, pois, um dos dois pilares de sustentao do acordo internacional, impedindo sua aplicao no territrio nacional, onde editado o Decreto Presidencial no 3.007/99. A dvida que se pe diz respeito aplicabilidade do tratado quando apenas um dos seus pilares permanece em p. Se o Brasil fosse rigidamente dualista, valeria internamente somente o Decreto de internalizao, repudiando-se a meno a dois pilares. Logo, a denncia seria vista meramente como a causa, no jurdica, da revogao do Decreto e, por conseguinte, o concluinte de curso superior que obteve diploma durante o perodo de 15.01.1999 (data em que a denncia tornou-se operativa) e 31.03.1999 (data do Decreto de revogao) teria direito revalidao automtica. O acolhimento de tal soluo, todavia, apresenta-se pouco afeito s tendncias verificadas no item 5.1 deste trabalho. Tem-se aqui, destarte, forte argumento para evidenciar que o Brasil no pas firmemente adepto do dualismo, pois a vigncia internacional do ato tem repercusses no ordenamento interno, independentemente de manifestao das autoridades do Pas. Relembre-se que essa anlise diz respeito aplicabilidade pelos tribunais, no excluindo o dever de consistncia das aes externas e internas de um governo, que, mesmo que ciente das relaes aqui explicitadas, precisa revogar internamente o tratado denunciado
32 STJ. Recurso Especial 846671/RS. Primeira Turma. Relator Ministro Jos Delgado. DJ 22.03.2007, p. 301; TRF4. Apelao Cvel n. 2006.71.00.009927-8. Terceira Turma. Relator Des. Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz. D.E. 23/07/2007 (o acrdo traz diversas referncias jurisprudncia dos TRFs e do STJ).

internacionalmente, do mesmo modo que necessita promulg-lo para o vigor interno e ratific-lo para o vigor internacional. 5.3. Acordos cuja vigncia est subordinada observncia da reciprocidade Diversos dispositivos da legislao brasileira preveem restries de direitos aos estrangeiros, reservando-os exclusivamente aos nacionais. Cite-se, guisa de exemplo, a titularidade de certos cargos pblicos e a participao na administrao de sociedades empresariais. Porm, com frequncia, acordos internacionais podem estender a estrangeiro o privilgio concedido aos nacionais, sob condio de brasileiros beneficiarem-se de idnticos direitos no pas do estrangeiro. A prpria Constituio admite tal possibilidade, nos artigos 12, 1o (igualdade de direitos para portugueses residentes), 178 (ordenao do transporte internacional) e 52 do ADCT (vedao de instalao de novas agncias bancrias estrangeiras at a regulamentao do artigo 192, salvo reciprocidade). Uma busca no exaustiva na legislao nacional revela a presena da mesma condio no que tange revalidao de diplomas estrangeiros (LDB, art. 48, 2o; CLT, art. 325, 2, b), aos direitos das companhias areas estrangeiras (Cdigo Brasileiro de Aeronutica, artigos 157, sobre admisso de tripulantes estrangeiros em aeronaves nacionais, condicionada reciprocidade, e 214, 2o, sobre autorizao de agncia de empresa estrangeira, condicionada reciprocidade), e a direitos de propriedade intelectual (Lei de Propriedade Intelectual, n. 9.279/96, arts. 3o, II e 124, XXIII; Lei de Direitos Autorais, n. 9.610/98, art. 2o par. nico). Finalmente, a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal exibe casos de extradio baseada em promessa de reciprocidade, nas situaes em que no h tratados entre o pas solicitante e o Brasil, ou em que o tratado no cobre o crime ensejador do pedido de extradio. Em todos esses casos, de se indagar se os tratados podem deixar de ser
41

Braslia a. 46 n. 184 out./dez. 2009

aplicados pelos tribunais brasileiros por falta de observncia, pelo pas estrangeiro, de idntico tratamento aos brasileiros. Uma resposta afirmativa confirma a permeabilidade das esferas internacional e nacional de vigncia do tratado. A jurisprudncia no farta nessa matria. A reciprocidade costuma ser invocada pelos tribunais em matria de imunidades do Estado estrangeiro e dos seus representantes. Contudo, em tais situaes a reciprocidade trazida como fundamento da obrigao do Pas. Os casos em que a ausncia de reciprocidade conduziu no aplicao do tratado so raros. Lembre-se, em primeiro lugar, o j citado acrdo sobre revalidao de diplomas expedidos na Bolvia, que, ao tempo do pedido em questo, ainda no havia ratificado o tratado e, portanto, no poderia outorgar o favor requerido a um brasileiro l vivente. Agregue-se a esse exemplo o julgamento de pedido extradicional feito pela Alemanha, baseado em promessa de reciprocidade, assim ementado: Extradio. Inexistncia de tratado com o Pas requerente. Promessa de reciprocidade. Impossibilidade de cumprimento luz da constituio alem. Indeferimento do pleito. A Constituio da Repblica Federal da Alemanha contm vedao extradio do nacional alemo (art. 16), sem estabelecer qualquer exceo. Por essa razo, o Estado requerente no demonstra estar habilitado a cumprir promessa de reciprocidade quando esta formulada no bojo do pedido de extradio de pessoa que ostenta a condio de cidado brasileiro naturalizado, como o caso dos autos. Ausentes pressupostos do art. 76 da Lei n. 6.815/80. Pedido de extradio indeferido.33
STF. Extradio n. 1.010, Rel. Min. Joaquim Barbosa. Julgamento de 24.05.06, DJ de 19.12.06. Sobre o tema ver: SILVA, LUPI (2007b, p. 273-283; 2007a, p. 47-57).
33

Na fundamentao do acrdo, percebese que a Procuradoria-Geral da Repblica e os Ministros do STF examinaram o art. 16 da Constituio alem, que determina que nenhum alemo pode ser extraditado ao estrangeiro, no fazendo distino entre o nato e o naturalizado, como ocorre com a Constituio nacional (art. 5o, LI). Para reforar sua interpretao, citam manifestaes de tribunais e doutrinadores alemes. Assim, se no pode a Alemanha extraditar alemo naturalizado a pedido do Brasil, tampouco pode-se conceder extradio de brasileiro naturalizado Alemanha. Conclui-se, portanto, que tambm quando a previso de direitos a estrangeiros estiver subordinada a acordos internacionais baseados em reciprocidade, o tratado poder no ser aplicado se for provada a no observncia de idntico tratamento a brasileiros no pas do estrangeiro beneficiado ou a impossibilidade de atendimento reciprocidade. Registre-se que, nos casos apreciados, essa verificao foi empreendida de ofcio pelo Judicirio brasileiro, que colacionou as provas encontradas em suas prprias investigaes acerca do Direito estrangeiro. Antes de encerrar este tpico, deve-se mencionar o artigo 60 da Conveno de Viena sobre Direitos dos Tratados, que autoriza a suspenso do tratado por nocumprimento da outra Parte. Pode-se argumentar que os tribunais brasileiros, ao aplicarem a legislao que subordina os efeitos de acordos internacionais reciprocidade, esto autorizados a negar a extenso de direitos a estrangeiros na falta desta ou ante sua impossibilidade, em virtude da faculdade prevista no artigo 60. Todavia, essa ponderao no afeta o que se pretende afirmar sobre a posio brasileira na dicotomia entre monismo e dualismo. Primeiro, porque, se os tribunais brasileiros precisassem fundamentar em norma prevista no ordenamento internacional a no aplicao interna de obrigao internacional, j haveriam ignorado a barreira estrita entre os
Revista de Informao Legislativa

42

dois planos. Segundo, porque, seguindo o postulado dualista e observando a diviso das funes estatais referentes aos tratados, os tribunais somente poderiam aplicar o artigo 60 depois de declarao do Poder Executivo de suspenso da vigncia do ato cuja reciprocidade fora atacada. Nada disso afeta, pois, a concluso de que fatos internacionais podem interferir na vigncia interna da norma internalizada.

6. Concluses
Procurou-se neste artigo avaliar se o Brasil adota a teoria dualista concernente s relaes entre Direito Internacional e Direito Interno. Num primeiro momento, mostrou-se que a doutrina hesita em aplicar-lhe esse rtulo sem qualificaes adicionais e que estas tornam pouco definido o contedo prtico da pretendida assuno terica. Em seguida, foram abordados os estudos clssicos do Direito Internacional sobre o dualismo e da corrente que lhe oposta, o monismo, para concluir que aquela primeira teoria implica rigorosa ciso dos momentos de vigncia interna e internacional, afastando a influncia dos atos formalizados no plano internacional sobre a vigncia de normas internas, entre elas, o tratado j internalizado. Ao empreender um exame da jurisprudncia ptria, observou-se que os tribunais ladeiam os autores dualistas no que tange insero da norma no ordenamento ptrio, preservando o espao de ao das autoridades internas, nicas a deliberarem sobre o incio da vigncia da norma internacional no plano interno. Nesse sentido, a vigncia internacional no importa para aferir se a norma j vale internamente. Ainda que haja discusso doutrinria a respeito de qual ato interno introduza o tratado no Brasil, se Decreto Legislativo ou Decreto Presidencial de promulgao, ou, no caso dos acordos executivos, se geram ou no efeitos para particulares quando publicados no Dirio Oficial, sempre um ato de autoridade
Braslia a. 46 n. 184 out./dez. 2009

interna que produz os efeitos na ordem jurdica brasileira. Perturbam o enquadramento feito duas situaes: a ineficcia do ato de internalizao de tratado quando este ainda no vige internacionalmente para o Pas e a recepo das normas costumeiras pelo Poder Judicirio. Na continuidade da aplicao do tratado, no se pode afirmar fidelidade ao dualismo. Trs situaes foram examinadas para comprovar que os atos na esfera internacional repercutem na aplicabilidade da norma internalizada. Primeiro, foram trazidos baila julgados relativos aos efeitos da denncia de tratado no plano internacional. Viu-se que, embora seja recomendvel a revogao dos atos internos que do sustentao vigncia interna da norma, os tribunais no a exigem para declarar inaplicvel direito previsto em tratado j denunciado pelo Brasil. Mais: apoiam-se para tanto num fato regulado pelo Direito Internacional, qual seja, o lapso requerido para que a denncia surta efeitos. A toda evidncia, consideram apoiar-se a vigncia interna do tratado sobre dois pilares, a vigncia internacional e a norma de internalizao. Ruindo qualquer um dos dois, deixa-se de aplicar o tratado. Segundo, anotou-se que a suspenso ou a extino ou, ainda, a no formao do liame convencional entre o Brasil e o Estado estrangeiro, por falta de ratificao ou incorporao do tratado por este ltimo, geram a no-aplicao do tratado no plano interno. Terceiro, verificou-se o caso dos atos que exigem reciprocidade, para os quais parece definida a posio dos tribunais de perquirir sobre a aplicao pelo pas estrangeiro do direito solicitado s autoridades brasileiras. Em concluso, explica melhor a situao brasileira do que a regra sintetizada no termo dualismo a constatao de que os tribunais brasileiros interpretam restritivamente
43

a vigncia das normas internacionais no mbito interno. Possivelmente espelhando tendncia tambm j encontrada alhures (SCHREUER, 1971, p. 255-297), de ver os tratados como restries soberania nacional, os tribunais, para defend-la, tendem a negar vigncia interna aos tratados quando encontram num ou noutro lado fato que os autorize a assim proceder. Isto no quer dizer que seja o Brasil monista com primazia do Direito nacional, pois a refutao do dualismo passa pela permeabilidade entre os dois planos de vigncia, algo inadmissvel na teoria monista nacionalista. Deve-se ressaltar que, ante a complexidade das relaes entre o Direito Internacional e o interno e as variaes e sutilezas ocorrentes na prtica das autoridades brasileiras, a possibilidade de valer-se de um conceito redutor, como dualismo, vse afastada. Nem se pode sustentar que as adjetivaes e as remodelaes que sofre para se adaptar incontvel quantidade de excees podem salv-lo. Em verdade, apenas nublam o contedo especfico do termo, despindo-o de eficcia descritiva e poder explicativo. Ao menos no que tange vigncia das normas internacionais, a concluso sobre a possibilidade de descrever a prtica brasileira como dualista negativa.

ARIOSI, Mariangela. Conflitos entre tratados internacionais e leis internas: o judicirio brasileiro e a nova ordem internacional. Rio de Janeiro: Renovar, 2000. BAPTISTA, Luiz Olavo. Insero dos tratados no direito brasileiro. Revista de Informao Legsilativa, Braslia, n. 132, p. 71-80, out./ dez. 1996. BARBOSA, Salomo Almeida. O poder de celebrar tratados no direito positivo brasileiro. Revista de Informao Legislativa, n. 162, p. 353-361, abr./ jun. 2004. BOBBIO, Norberto. Teoria do ordenamento jurdico. 10 ed. Universidade de Braslia, 1999. CAMARA DOS DEPUTADOS. Parecer sobre a Mensagem n. 296, de 2001. Comisso de Relaes Exteriores e de Defesa Nacional. Relator Dep. Waldir Pires, 17 ago. 2001. CARVALHO, P. B. Tratados internacionais em matria tributria: estudo de um caso concreto. In: CASELLA, Paulo et al. (Orgs.). Direito internacional, humanismo e globalidade: Guido Fernando Silva Soares Amicorum Discipulorum Liber. So Paulo: Atlas, 2008. FERRAZ JR., Trcio Sampaio. Introduo ao estudo do direito: tcnica, deciso, dominao. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2001. FOOTER, Mary. Research program: the symbiosis between public international law and national law. International Law Forum, n. 3, p. 249-252, 2001. HENKIN, Louis. Implementation and compliance: is dualism metastasizing? Proceedings of the American Society of International Law, v. 91, p. 515-518, 1997. HUSEK, Carlos Roberto. Curso de direito internacional pblico. 7 ed. So Paulo: LTr, 2007. INTERNATIONAL LAW ASSOCIATION. Third report of the committee on international law in national courts. Taipei Conference (68th), p. 659-683, 1998. KELSEN, H. Les rapports de systme entre le droit interne et le droit international public. Recueil des Cours de lAcadmie de Droit International. Paris, Hachette, tome 14, p. 226-331, 1926. ______. Teoria geral do direito e do estado. Traduo de Lus Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 1998. ______. Teoria pura do direito. Traduo de Joo Baptista Machado. 3 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1991. LITRENTO, Oliveiros. Curso de direito internacional pblico. 3 ed. Uberaba: Forense, 1997. LUPI, Andr. Os mtodos no direito internacional. So Paulo: Lex, 2007. MAGALHES, Jos Carlos de. O supremo tribunal federal e o direito internacional: uma anlise crtica. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000.

Referncias
ACCIOLY, Hildebrando. A Concluso de atos internacionais no Brasil. Boletim da Sociedade Brasileira de Direito Internacional, n. 17-18, p. 58-63, jan./ dez 1953. ______. Promulgao de tratado de comrcio e navegao Brasil-Chile, de 1943. Ausncia do respectivo decreto. Conceito da promulgao de tratados. Parecer de 11 de junho de 1954. In: MEDEIROS, A. P. Cachapuz de (Org.). Pareceres dos consultores jurdicos do Itamaraty. Braslia: Senado Federal, (1952-1960), 2001. ANZILOTTI, Dionisio. Cours de droit international. Paris: Panthon-Assas, 1999. ARAJO, Luis Ivani de Amorim. Curso de direito internacional pblico. 10 ed. Uberaba: Forense, 2000.

44

Revista de Informao Legislativa

MEDEIROS, Antonio Paulo Cachapuz de. O poder de celebrar tratados: competncia dos poderes constitudos para a celebrao de tratados, luz do direito internacional, do direito comparado e do direito constitucional. Porto Alegre: S. A. Fabris, 1995. ______. O poder legislativo e os tratados internacionais. Porto Alegre: LP&M, 1983. ______. O poder de celebrar tratados. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 1995. MELLO, Celso D. de Albuquerque. Curso de direito internacional publico. 12 ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2000. NBREGA, Beatrice Guimares. O dualismo de preeminncia internacional: uma abordagem antiformalista acerca da relao entre direito internacional e direito interno a partir do ordenamento jurdico de Santi Romano. Dissertao de Mestrado. UFSC, Florianpolis, 2008. REZEK, Jos Francisco. Parlamento e tratados: o modelo constitucional do Brasil. Revista de Informao Legislativa, n. 162, p. 133-138, abr./ jun. 2004. ______. Direito internacional pblico: curso elementar. 10 ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2005. ______. Tratados e suas relaes com o ordenamento jurdico interno: antinomia e norma de conflito. Revista CEJ, Braslia, v. 1, n. 2, p. 54-59, maio/ ago. 1997. ROMANO, Santi. Corso di diritto internazionale. Padova: CEDAM, 1939. ______. O ordenamento jurdico. Traduo de Arno Dal Ri Jr. Florianpolis: F. Boiteux, 2008. SALIBA, Aziz Tuffi . A imunidade absoluta de jurisdio de estados: slida regra costumeira ou mito? Revista Brasileira de Direito Pblico, Belo Horizonte, n. 8, p. 23-33, 2005. ______. Legislao de direito internacional. 3 ed. So Paulo: Rideel, 2008. SCHREUER, Christoph. The interpretation of treaties by domestic courts. British Year Book of International Law, v. 45, p. 255-297, 1971. SERRANO, Jos Luis. Validez y vigencia. Madrid: Trotta, 1999. SILVA, C. A., LUPI, Andr L. P. B. A extradio por reciprocidade no Brasil. Realidades: direitos humanos, meio ambiente e desenvolvimento. Natal: UFRN, 2007a. SILVA, C. A., LUPI, Andr L. P. B. A proibio da extradio de nacionais no procedimento baseado em promessa de reciprocidade. Produo Cientfica CEJURPS, v. 1, p. 273-283, 2007b.

STF. Ao Cvel Originria n. 298, do Distrito Federal. Tribunal Pleno. Relator Min. Soares Munoz. Julgamento de 14 de abril de 1982. DJ, 17.12.1982, p. 13201. STF. Apelao Cvel n. 9696. de So Paulo. Tribunal Pleno. Relator Min. Sydney Sanches. Julgamento de 31de maio de 1989. DJ, 12.10.1990, p. 11045. STF. Carta Rogatria n. 8279-4. Relator. Min. Celso de Mello. Dirio da Justia, 14.05.1998, p. 34. STF. Extradio 905, da Blgica. Tribunal Pleno. Relator Min. Joaquim Barbosa. Julgamento de 24.02.2005, p. 33. STF. Extradio n. 1.010, Rel. Min. Joaquim Barbosa. Julgamento de 24.05.06, DJ de 19.12.06. STF. Medida Cautelar no Mandado de Segurana n. 23914/DF. Rel. Min. Maurcio Corra. Deciso de 08.05.2001. STF. Recurso em Mandado de Segurana 5990 / SP. Tribunal Pleno. Relator Min. Luis Gallotti. Julgamento: 29/10/1958. STF. Recurso em Mandado de Segurana 8799 / SP. Tribunal pleno. Relator Min. Goncalves de Oliveira. Julgamento: 02/08/1961. DJ 15-09-1961, p. 1947. STJ. Recurso Especial 846671/RS. Primeira Turma. Relator Ministro Jos Delgado. DJ 22.03.2007, p. 301. TOLFO, Andrea Cadore. A concluso dos tratados internacionais: as exigncias constitucionais e a prtica executiva. Dissertao de Mestrado, UFSC, Florianpolis, 2006. TRF4. Apelao Cvel n. 2006.71.00.009927-8. Terceira Turma. Relator Des. Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz. D.E. 23/07/2007. TRF4. Apelao Cvel n. 2007.71.00.013239-0. Terceira Turma. Relatora Des. Ingrid Schroder Sliwka. D.E. 26/03/2008. TRF4. Apelao em Mandado de Segurana n. 2007.72.00.000726-3. Terceira Turma. Relator Des. Roger Raupp Rios. D.E. 08/08/2007. TRIEPEL, Heinrich. Les rapports entre le droit interne et le droit international. Recueil des Cours de lAcadmie de Droit International. Paris, Hachette, tome 1, p. 77118, 1923. ______. Vlkerrecht und Landesrecht. Leipzig: C.L. Hirschfeld, 1899. VALLADO, Haroldo. Aprovao de ajustes internacionais pelo congresso nacional. Parecer. Boletim da Sociedade Brasileira de Direito Internacional, n. 11-12, p. 95-108, jan./ dez. 1950.

Braslia a. 46 n. 184 out./dez. 2009

45

You might also like