You are on page 1of 2

HPHP49-X,*P1V - Em hidrometria, o prncipio de medio dos chamados medidores diferenci ais consiste na reduo da seo de escoamento de uma tubulao,

de modo a produzir uma qued a de presso e, consequentemente, um aumento de velocidade, a partir do qual podese estimar a vazo.

V - Medidores do tipo Venturi tendem a apresentar perdas de carga finais menores que os medidores do tipo placa ou bocal. Para os medidores mencionados anteriormente, quando maior for a reduo da seo em relao ao di etro original, maior a perda de carga permanente introduzida no escomaneto. F - Placas de orifcio permitem a medio de fluxo bidirecional, sem grandes perdas de carga, representando dispositivos prticos e baratos.

V - Um medidor tipo Venturi formado por 3 sees: seo convergente, uma garganta(seo est angulada) e uma divergente(difusor) V - Tanto o medidor Venturi quando o medidor tipo placa presicam de trecho reto a montante de forma a evitar que perturbaes anteriores medio a influenciem negativamente. Recurso similar utilizado com o Medi dor Parshall, podendo inclusive haver um pequeno aclive no referido trecho reto a montante. V - A medio do perfil de velocidades de um escoamento com flutuadores, exige cuida do com as condies ambientais(ex: vento), uma vez que desviado de seu trecho retilneo, a medio de tempo gasto pelo flutuador no percurso demarcado deve ser desprezada. V - Medidores Parshall so nominalmente indicados pela largura da regio da seo estran gulada. Vrias das outras dimenses que definem sua geometria so definidas a partir deste valor. F - Em um Medidor Parshall afogado h a necessidade de realizao de apenas 1 medio de nv el(H) e esta se d na seo estrangulada do medidor a partir dos poos de observao. Outra vantagem a possibilida de de medio bidirecional de fluxo. V - O limite de execuo tem por objetivo fornecer ao engenheiro limites prticos (def ormaes) acima dos quais o duto passa a no apresentar as caractersticas mecnicas que permitem seu funcionamento seguro ( no resisitindo a acrscimos de carga)..

V - Em um sistema urbanizado, o escoamento no fundo do vale o que determina o ch amado Sistema de Macro- Drenagem. O sistema responsvel pela captao da gua pluvial e sua conduo at o sistema de macro-drenagem de inado micro-drenagem. F - Uma posio tpica das bocas de lobo nas esquinas das ruas pavimentadas, concentra ndo o fluxo e facilitando-o. V - Medidores Parshall so medidores de regime crtico em canais abertos que tambm po ssa ser utilizado como misturador rpido de aditivos qumicos. V - Vlvulas de gaveta so vlvulas de tipo bloqueio cujo elemento obturador pode ser em cunha ou de faces paralelas. Para grandes vlvulas necessrio um by-pass de forma a pr-qualizar as presses nas duas face s da gaveta.

F - As vlvulas do tipo agulha so aquelas em que um material elastomerico flexivel promove o fechamento da regio de escoamento So mt resistente a fluidos corrosivos e eroso, mas limitadas a baixas/ medias pres ses. V - Em uma linha adutora por gravidade em que a linha piezometrica coincidente c om a geratriz superior do duto, no se esperaria sada significativa de gua caso algum orifcio fosse feito na geratriz supe rior. F - Bombas so despositivos motrizes cuja funo principal consiste no aumento na velo cidade do fluxo de forma a aumentar consideravelmente os valores de vazes em tubulaes de escoamento de fluido. F- - OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DE BOMBAS CENTRIF SO ... V - O processo de cavitao consiste na imploso de bolhas de vapor no interior do rot or, provocando danos mecnicos e grande queda de rendimento. De forma geral quano maior a temperatura do fluido, quanto menor o diametro na tubulao de suco ou quanto menor a presso do reservatrio de suco, maiores as chances de cavitao. V - Na figura ao lado onde representada a curva do sistema, sendo a curva A a re presentativa do sistema original, podemos afirmar que a curva B seria decorrente, por exemplo, da abertura da bertura de u ma valvula de regulagem. F - Na figura ao lado onde representada a curva do sistema, sendo a curva A a re presentativa do sistema original e considerando que as inclinaes das curvas A e E so iguais, podemos afirma que a curv a E seria decorrente , por exemplo, do aumento da presso do reservatorio de suco. F - Remansos so exemplos de fenmenos que representam o escomanento bruscamente var iado.

You might also like