You are on page 1of 3

Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental Gerenciamento de Resduos Slidos Urbanos ENS 5123 Israel

l F. de Aquino

Atividade de Auto Estudo 1

Willian Augusto Dall Bosco

Florianpolis, Maro de 2011.

Introduo: Em um estudo sobre Resduos Slidos Urbanos, realizado no municpio de Passo Fundo/RS, notou-se um grave problema, o qual abrange todo seu ciclo de vida, desde a gerao ate a disposio final. Dentre as causas deste problema constataram-se a falta de polticas publicas, a inadequada estrutura administrativa do municpio, a falta de capacitao tcnica, a ausncia de conscincia ambiental da populao, entre outros.

Resumo: Aprofundando os estudos, constatou-se a inadequada estrutura administrativa da Prefeitura, a qual responsvel pelo gerenciamento dos Resduos Slidos Urbanos (RSU). Isso se deve falta de capacitao tcnica, principalmente nos Ncleos de Resduos Slidos e de Educao Ambiental. Outro problema a falta de polticas pblicas referentes ao saneamento bsico e aos RSU, bem como a falta de dados sobre o atual sistema de gerenciamento destes resduos. Devido a no existncia de um projeto de coleta seletiva no municpio, a maioria da populao no faz a separao dos resduos e nem o acondicionamento adequado dos reciclveis. A coleta seletiva realizada em rgos pblicos federais e municipais e em algumas entidades privadas, como escolas, universidade, bancos e empresas, posteriormente sendo transportados para algumas organizaes de catadores da cidade. Notou-se tambm que mais de 50% dos resduos coletados so orgnicos, podendo ser encaminhados a uma usina de compostagem, porem isso no ocorre, pois o municpio no possui essa instalao. Alem disso, notou-se que toneladas de resduos que poderiam ser reciclado so aterradas porque a usina de triagem do municpio no tem sido operada adequadamente e apresenta problemas nos equipamentos e instalaes eltricas. Como resultado, temos a diminuio do tempo de uso do aterro, o qual tambm tem sido operado de forma inadequada, causando riscos de contaminao do solo, ar e guas da rea e do entorno. Essa situao tambm gera graves problemas sociais porque a populao de baixa condio social v a catao como sua nica fonte de renda. Devido a isso, acabam trabalhando como autnomos, sem auxilio de associaes ou cooperativas, trabalhando em condies precrias, expostos a riscos de acidentes e contaminao. A maioria dos catadores precisam percorrer grandes distncias para realizar a catao na rea central da cidade, pois vivem nas periferias. Uma pequena minoria acaba morando no local de disposio final, sobre as clulas j encerradas. Devido aos problemas comentados anteriormente, o objetivo deste texto propor aes para a Gesto Participativa e Integrada dos Resduos Slidos Urbanos no municpio de Passo Fundo, RS, a fim de minimizar os problemas ambientais, sanitrios e sociais causados por estes resduos no municpio.

Analise Critica: Como j dito anteriormente, os rgos pblicos municipais dispem de poucos dados sobre o atual gerenciamento dos resduos slidos urbanos e, principalmente, sobre a coleta informal de materiais reciclveis realizada pelos catadores. O municpio ainda no possui polticas e planos municipais para estes resduos, o que dificulta o planejamento e a implementao de um sistema de gerenciamento adequado para o municpio. Apesar destas iniciativas propostas, ainda h muito que fazer para melhorar o gerenciamento dos resduos slidos urbanos e solucionar os inmeros problemas causados no municpio. necessrio que os gestores pblicos parem de adotar medidas corretivas a curto prazo, que apenas resolvam o problema momentaneamente, mas passem a adotar medidas preventivas de mdio e longo prazo, pois somente dessa forma os problemas existentes sero solucionados e novos problemas sero evitados.

Concluso: O estudo demonstrou a dificuldade de desenvolver o gerenciamento integrado dos resduos slidos urbanos, que abrange um conjunto de fatores polticos, econmicos, operacionais, ambientais, legais e sociais. Isto se deve ao fato de que os resduos slidos percorrerem um longo caminho (gerao, acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e disposio final) e envolvem diversos agentes (poder pblico, iniciativa privada e a sociedade civil). Os principais problemas so a falta de capacitao tcnica da administrao pblica, a ausncia de polticas pblicas, a pouca conscientizao da populao que no faz a separao destes materiais na fonte e a no existncia de uma usina de compostagem. Alm disso, a usina de triagem existente no tem sido operada adequadamente e a situao da rea de disposio final de RSU do municpio precria, sem medidas de proteo ao meio ambiente e a sade pblica, sem a cobertura diria de terra, sem monitoramento, com uma grande quantidade de resduos espalhados nas reas de circulao e a presena de catadores e muitos animais. Quanto ao processo de coleta e comercializao de reciclveis realizados pelos catadores, os principais problemas identificados so o nmero significativo destas pessoas na cidade, inclusive jovens e crianas, que predominantemente trabalham de forma autnoma, em condies precrias, tm que percorrer grandes distncias para realizar a catao na rea central da cidade, possuem baixa escolaridade e a maioria tem a atividade de catao como nica fonte de renda, cujo valor inferior ao salrio mnimo. Alm disso, o grande nmero de atravessadores e a grande distncia at a indstria de reciclagem fazem com que os preos pagos pelos materiais reciclveis aos catadores sejam baixos. Portanto, para o bom funcionamento de um gerenciamento participativo e integrado dos RSU necessrio participao de todos os agentes envolvidos (populao, catadores e prefeitura). Tambm deve-se atentar a viabilidade tcnica e econmica dos projetos, aumentando a chance de sucesso.

You might also like