You are on page 1of 3

AVALIAO BIMESTRAL

Instrues 1. DURANTE A PROVA, NO SER PERMITIDA QUALQUER ESPCIE DE CONSULTA OU COMUNICAO ENTRE OS ALUNOS, NEM A UTILIZAO DE LIVROS, CDIGOS, MANUAIS, IMPRESSOS OU ANOTAES, CALCULADORAS, RELGIOS DIGITAIS, AGENDAS ELETRNICAS, PAGERS, TELEFONES CELULARES, GRAVADOR OU QUALQUER OUTRO EQUIPAMENTO ELETRNICO. A UTILIZAO DESSES OBJETOS CAUSAR A ANULAO DA PROVA.

1- Nos versos da cano Brejo da Cruz, reproduzidos abaixo, Chico Buarque constri, poeticamente, um panorama de alguns sujeitos com identidades culturais facilmente visveis na sociedade brasileira. A novidade / que tem no Brejo da Cruz / a crianada / se Alimentar de luz / Alucinados / meninos ficando azuis / e Desencarnando / l no Brejo da Cruz / Eletrizados / cruzam os Cus do Brasil / Na rodoviria / assumem formas mil / uns vendem fumo / tem uns que viram Jesus / Muito sanfoneiro / cego tocando blues / Uns tm saudade / e danam maracatus / Uns atiram pedra / outros passeiam nus / Mas h milhes desses seres / que se disfaram to bem / que ningum pergunta / de onde essa gente vem / So jardineiros / guarda-noturno, casais / So passageiros / bombeiros e babs / J nem se lembram / que existe um Brejo da Cruz / que eram crianas / e que comiam luz /So faxineiros / balanam nas construes / So bilheteiras / baleiros e garons / J nem se lembram / que existe um Brejo da Cruz / que eram crianas / e que comiam luz. Considere os versos acima e disserte sobre quem so os sujeitos apresentados e como eles expressam a diversidade cultural no Brasil contemporneo

2-. Sobre o advento da indstria cultural e da cultura como mercadoria, assinale a alternativa correta.
A) Em princpio, a cultura como mercadoria deve ser analisada como fenmeno da industrializao, resultante da aplicao dos princpios em vigor na produo econmica geral das sociedades capitalistas, incluindo a retificao (coisificao) dos smbolos.

B) Os bens culturais, enquanto mercadorias industrializadas so produzidas em sries padronizadas, no sentido de alcanar todo o espectro social de consumidores, evitando, assim, o aparecimento de produtos com acesso restrito a certos segmentos sociais. C) A cultura como mercadoria industrializada no um fenmeno historicamente determinado, uma vez que desde os primrdios da humanidade as diversas sociedades trocam bens materiais e simblicos, como parte de seus processos de expanso social. D) Os bens culturais mercantis so bens simblicos, so expresses significantes das culturas, constituindo parte das identidades de sociedades diversas. Por isso, pacificam os povos e unificam suas linguagens e formas de sociabilidade, como se v na globalizao. 3- Uma das controvrsias mais presentes na anlise dos diferentes conjuntos culturais das sociedades contemporneas refere-se existncia de rituais e smbolos prprios das culturas populares em oposio a outros, classificados como prprios das culturas eruditas. Sobre tal oposio, assinale a alternativa INCORRETA. A) As culturas populares caracterizam-se por rituais e smbolos produzidos por sujeitos sociais heterogneos e culturalmente diversos, cujas prticas, muitas vezes, so dominadas nas relaes com agentes do Estado, das igrejas e das empresas. B) As culturas eruditas so unicamente aquelas expresses simblicas produzidas com base nas tradies greco-romanas, resgatadas na arte do Renascimento e depois reproduzidas na Modernidade, mas que desapareceram com a Indstria Cultural. C) As culturas eruditas so assim classificadas por serem prprias a sujeitos sociais ilustrados, que produzem culturas com linguagens e tcnicas supostamente mais sofisticadas e complexas, que as observadas nas culturas populares. D) As culturas populares, como expresses de sujeitos politicamente dominados nas sociedades capitalistas, tm seus rituais e smbolos apropriados pelos sujeitos dominantes, gerando as culturas populares massivas, consideradas sem erudio.

4- O texto a seguir coloca alguns dos argumentos mais importantes e crticos em torno da indstria
cultural, da propaganda e do consumismo. As atividades de lazer, a arte, a cultura de modo geral so filtradas pela indstria cultural: a recepo ditada pelo valor de troca medida que os valores e propsitos mais elevados da cultura sucumbem lgica do processo de produo e do mercado. As formas tradicionais de associao na famlia e vida privada, bem como a promessa de felicidade e realizao, o anseio por outro totalmente diferente, que os melhores produtos da Alta-cultura buscavam, so oferecidos como objetos inofensivos a uma massa atomizada, manipulada, que participa de uma cultura (substituvel, de reposio fcil) produzida em massa e reduzida ao menor denominador comum. (...) Assim, as mercadorias ficam livres para adquirir uma ampla variedade de associaes e iluses culturais. A publicidade Especialmente capaz de explorar essas possibilidades, fixando imagens de romance, exotismo, desejo, beleza, realizao, comunalidade, progresso cientfico e a vida boa nos bens de consumo mundanos, tais como sabes, mquinas de lavar, automveis e bebidas alcolicas.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e PsModernismo. So Paulo: Studio Nobel, 1995, pp. 32-33.

Considere os argumentos do texto e disserte sobre os problemas da indstria cultural, da propaganda e do consumismo nas sociedades capitalistas contemporneas, usando exemplos apontados no texto e/ou de suas prprias experincias.

5- A LEI 10 639 determina que os estabelecimentos educacionais pblicos e privados devam estabelecer currculo de Histria e Cultura Afro-Brasileira incluindo o estudo da Histria
Da frica e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formao da sociedade nacional, resgatando a contribuio do povo negro nas reas social, econmica e poltica pertinente Histria do Brasil, alm de instituir, no calendrio escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do Dia da Conscincia Negra. A referida lei representa um avano no s para a educao nacional, mas tambm para a sociedade brasileira, por que: A )legitima o ensino das cincias humanas nas escolas. B) divulga conhecimentos para a populao afro-brasileira. C) refora a concepo etnocntrica sobre a frica e sua cultura. D) garante aos afro descendentes a igualdade no acesso educao. E) impulsiona o reconhecimento da pluralidade tnico racial do pas. 6- Em meio s turbulncias vividas na primeira metade dos anos 1960 tinham-se a impresso de que As tendncias de esquerda estavam se fortalecendo com peas de teatro que faziam agitao e propaganda em favor da luta pelas reformas de base e satirizavam o imperialismo e seus aliados internos. No incio da dcada de 1960, enquanto vrios setores da esquerda brasileira consideravam Que o CPC da UNE era uma importante forma de conscientizao das classes trabalhadoras, Os setores conservadores e de direita (polticos vinculados Unio Democrtica Nacional - UDN -, Que esta organizao: A) constitua mais uma ameaa para a democracia brasileira, ao difundir a ideologia comunista. B) contribua com a valorizao da genuna cultura nacional, ao encenar peas de cunho popular. C) realizava uma tarefa que deveria ser exclusiva do Estado, ao pretender educar o povo por meio da cultura. (D) prestava um servio importante sociedade brasileira, ao incentivar a participao poltica dos Mais pobres. E) diminua a fora dos operrios urbanos, ao substituir os sindicatos como instituio de presso poltica sobre o governo.

You might also like