You are on page 1of 80

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO BSICA SUPERINTENDNCIA DE EDUCAO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO

FUNDAMENTAL PROGRAMA DE INTERVENO PEDAGGICA - PIP MATRIZ CURRICULAR LNGUA PORTUGUESA CICLO DA ALFABETIZAO - 1, 2 E 3 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T/C T/C T /C

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS Compreenso de aes, valores, procedimentos e instrumentos que constituem o mundo letrado. Integrao e participao ativa na cultura escrita pela ampliao de convivncia e do conhecimento da lngua escrita.

1. Compreenso e valorizao da cultura escrita

1.1- Conhecer, utilizar e A escola, pela mediao do professor, deve proporcionar valorizar os modos de aos alunos o contato com diferentes gneros e suportes de produo e circulao da textos escritos e lhes possibilite vivncia e conhecimento: escrita na sociedade dos espaos de circulao dos textos (no meio domstico, urbano e escolar, entre outros);

dos espaos institucionais de manuteno, preservao, distribuio e venda de material escrito (bibliotecas, livrarias, bancas, etc.); das formas de aquisio e acesso aos textos (compra, emprstimo e troca de livros, revistas, cadernos de receita, etc.); dos diversos suportes da escrita (cartazes, outdoors, livros, revistas, folhetos publicitrios, murais escolares, livros escolares, etc.); dos instrumentos e tecnologias utilizados para o registro escrito (lpis, caneta, cadernos, mquinas de escrever, computadores, etc.).

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T/C T/C T/C

1. Compreenso e valorizao da cultura escrita

O trabalho com esta capacidade possibilita ao aluno ser Finalidade e funes dos gneros capaz de fazer escolhas adequadas, ao participar das textuais. 1.2 - Conhecer os usos e prticas sociais de leitura-escrita, como tambm do ponto de vista atitudinal, porque o interesse e a prpria funes sociais da disposio positiva para o aprendizado tendem a se escrita acentuar com a compreenso da utilidade e relevncia daquilo que se aprende. Trabalhar os conhecimentos e capacidades envolvidos na Suporte textual compreenso dos usos e funes sociais da escrita implica, em primeiro lugar, trazer, para a sala de aula, e disponibilizar, para observao e manuseio pelos alunos, muitos textos pertencentes a gneros diversificados e presentes em diferentes suportes. Mas implica tambm, ao lado disso, orientar a explorao desses materiais, valorizando os conhecimentos prvios do aluno, possibilitando a eles dedues e descobertas, explicitando informaes desconhecidas. Especificamente, o professor pode desenvolver atividades que possibilitem aos alunos: Caractersticas dos gneros textuais(elementos comuns em todos os textos dos mesmo gnero) Tipos de linguagem, locutor e interlocutor. Formatao de gneros textuais diversos.

Identificar o gnero textual pela anlise de suas caractersticas. Para trabalhar esse aspecto da capacidade o professor pode: _ Introduzir o gnero, possibilitando o manuseio, pelo aluno, de exemplares que circulam socialmente, possibilitando sua familiarizao, pela turma. (ex: gnero a ser trabalhado convite levar e pedir que os alunos levem para a sala de aula, convite de casamento, aniversrio, missa de 7 dia, formatura, ch de panela, ch de beb, etc. para serem manipulados pela turma sob a orientao dos professores.)

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO T /C T /C

1. Compreenso e valorizao da cultura escrita

I/T/C 1.2 - Conhecer os usos e _Trabalhar sistematicamente identificando, sob orientao do professor a caracterstica de formatao e linguagem de funes sociais da cada gnero, considerando sua finalidade e o destinatrio. escrita Refletir tambm sobre O que comum em todos os textos do mesmo gnero independente de sua finalidade e destinatrio. O que diferente e as causas dessas diferenas. Para consolidar, o professor poder criar situaes de: . elaborao e uso do gnero estudado, . comparao de gneros textuais diversos para a compreenso de suas funes, suportes e caractersticas, . conhecimento e classificao, pelo formato, de diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos; . identificao das finalidade e funes da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes, . relacionamento entre suporte e possibilidades de 1.3 - Conhecer os usos Conhecer (para o que serve e como so usados) os I/T/C Apresentao, explorao e da escrita na cultura objetos de escrita no cotidiano da escola. utilizao do suportes e escolar instrumentos escolares de escrita e suas caractersticas materiais. Identificar suas particularidades fsicas (tamanho, formato, disposio e organizao do texto escrito, tipo de letra, formatao, etc.). Exemplos de atividades e possibilidades de explorao sistemtica, em sala de aula, das especificidades dos suportes e instrumentos de escrita usuais na escola: I/T/C

EIXOS

CAPACIDADES 1.3 - Conhecer os usos da escrita na cultura escolar

DETALHAMENTO nos livros e nos cadernos, como se faz a seqenciao do texto nas pginas (frente e verso, pgina da esquerda e pgina da direita, numerao)? como se dispe o escrito na pgina (margens, pargrafos, espaamento entre as partes, ttulos, cabealhos)?

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I /T / C T R

1. Compreenso e valorizao da cultura escrita

como se relacionam o escrito e as ilustraes?

como se sabe o nome de um livro e quem o escreveu? qual a sua editora e sua data de publicao? como se faz para localizar, no livro didtico ou no livro de histrias, uma informao desejada? como se consulta o ndice, o sumrio? como a seqenciao do texto, sua disposio na pgina, sua relao com as imagens e ilustraes funcionam no computador? qual a melhor maneira de dispor um texto num cartaz? que tipo de letra e que recursos grficos deve-se usar (lpis de escrever? lpis de cor? caneta hidrogrfica? tinta guache?)? como se l uma histria em quadrinhos

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T/C T R

1. Compreenso e valorizao da cultura escrita

1.4 - Desenvolver as capacidades necessrias para uso da escrita no contexto escolar: 1.4.1 - Saber usar os Saber manusear os livros didticos e de literatura infantil, objetos de escrita usar de maneira adequada os cadernos, saber segurar e presente na cultura manipular o lpis de escrever, os lpis de colorir, a escolar. borracha, a rgua, o apontador, a caneta, sentar corretamente na carteira para ler e escrever, cuidar dos materiais escolares, lidar com a tela, o mouse e o teclado do computador so algumas das aprendizagens que os alunos precisam desenvolver logo que entram na escola.

Observao, anlise e modo de utilizao dos instrumentos de escrita do cotidiano escolar.

I/T/C

1.4.2 - Desenvolver Maneira correta de pegar no lpis e borracha, capacidades especficas posicionamento do papel na carteira (folha, caderno). para escrever. Trao correto das letras. Organizao do texto no papel. O aluno precisa diferenciar letras de nmeros e de outros smbolos. Deve reconhecer, por exemplo, um texto que circula socialmente ou uma sequncia que apresenta somente letras, de outros textos ou outras sequncias que apresentam letras e nmeros e outros smbolos.

Habilidades cognitivas (conhecimento) e motoras.

I/T/C

2. Apropriao do sistema escrita

2.1 - Compreender diferenas entre a escrita alfabtica e outras formas grficas

Identificao e diferenciao I/T/C entre a escrita alfabtica e outras formas grficas: letras e desenhos; letras e rabiscos; letras e nmeros; letras e smbolos grficos (asteriscos, sinais matemticos, sinais de trnsito, etc.)

EIXOS

CAPACIDADES 2.1 - Compreender diferenas entre a escrita alfabtica e outras formas grficas

DETALHAMENTO Esse tipo de conhecimento pode ser abordado atravs da explorao, em livros, revistas e outros impressos, das diferenas grficas entre o texto escrito e o desenho, entre a escrita alfabtica e os cones e sinais, muito usados atualmente, mas que no representam a pauta sonora fonema/grafema. Quanto distino entre letras e outros smbolos significativos, possvel propor aos alunos que procurem saber ou levantem hipteses sobre a presena dos smbolos, como, por exemplo, o que representam os nmeros, os cones, as figuras, em calendrio, listas telefnicas, folhetos com preos de mercadorias, etc. Essa capacidade pode se desenvolver com atividades como:

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T/C R R

2. Apropriao do sistema escrita

Exerccios que explorem as diferenas entre a escrita


alfabtica e outras formas grficas, como, por exemplo, comparao entre desenhos, nmeros, sinais matemticos. Distino em um texto o que letra, o que nmero, o que smbolo, o que desenho, o que rabisco, etc. e sinais de pontuao/acentuao; Distino da escrita alfabtica da no alfabtica.

Diferenciao desenho de escrita, condio necessria


para aprender a ler e escrever. Leitura de textos em que haja grande quntidade de nmeros: calendrio, tabelas, etc., focando a identidade de nmeros. Leitura de textos verbais pelo(a) professor(a): parlendas, poesias, etc., focando as letras.

Leitura de textos que misturem letras, nmeros, desenhos:


carta enigmtica, cartes de visitas, etc., mostrando as diferenas entre eles, inclusive dos sinais de pontuao.

EIXOS

CAPACIDADES 2.1 - Compreender diferenas entre a escrita alfabtica e outras formas grficas 2.2 - Dominar convenes grficas:

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T/C R R

Distino do alfabeto, nmeros, sinais de pontuao (de


EVA ou papaelo), figurinhas somente com desenhos e para que os alunos os separem de acordo com sua categoria (na rodinha). Dois tipos de convenes grficas fundamentais no sistema Orientao e alinhamento da de escrita do portugus precisam ser compreendidos pelos escrita na lngua Portuguesa. os alfabetizando logo no incio do aprendizado: 1 - Nossa escrita se orienta de cima para baixo e da esquerda para a direita. 2 - Indicao da delimitado de palavra (espao em branco) e frases (pontuao). Delimitao de palavras (espaos em branco) e frases (pontuao).

I/T/C

2. Apropriao do sistema escrita

2.2.1- Compreender a orientao e o alinhamento da escrita da lngua portuguesa

A finalidade do ensino dessas convenes fazer com que Regras de alinhamento e direo o aluno perceba e domine as regras de alinhamento e da escrita: de cima para baixo e orientao da escrita. Os alunos precisam compreender da esquerda para a direita. que escrevemos da esquerda para a direita e de cima para baixo, isto , que a seqncia das letras nas palavras e das palavras nas frases obedece a uma ordem de alinhamento e direcionamento que respeitada como regra geral e que tem conseqncia nas formas de distribuio espacial do texto no seu suporte. Por exemplo: a escrita ocupa, em seqncia, a frente e o verso da folha de papel margens; escreve-se dentro das , a partir da margem esquerda. A compreenso desse princpio convencional bsico que abrange a ordenao das letras nas palavras indispensvel para o aluno desvendar os segredos da escrita alfabtica.

I/T/C

EIXOS

CAPACIDADES 2.2.1- Compreender a orientao e o alinhamento da escrita da lngua portuguesa

DETALHAMENTO Para aprender a ler, os alunos devem saber, logo no incio de sua aprendizagem, em que direo a escrita se orienta. bom que eles comecem por perceber e aprender a direo convencional e que, aos poucos, possam analisar outras disposies da escrita, em diferentes materiais. A explorao dos gneros textuais que subvertem o alinhamento e/ou a direo mais freqentes deve ser feita tomando-se como ponto de referncia a orientao convencional. Num momento posterior do processo, um objetivo a alcanar ser, por exemplo, ensinar aos alunos os princpios direcionais da leitura de grficos e tabela. No incio do processo, uma atividade que contribui para o aprendizado da orientao e do alinhamento convencionais o professor assinalar com o dedo as linhas dos textos que l, para que os alunos observem a direo da leitura. Nesse caso, o professor atua como modelo e, ao mesmo tempo, cria oportunidade para os alunos observarem a relao existente entre o que ele l e os signos escritos presentes no texto. Progressivamente, os alunos devero ganhar autonomia, lendo por conta prpria textos que ocupam linhas inteiras ou que se organizamemcolunas, alm de poemas de diferentes configuraes.

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T/C R R

2. Apropriao do sistema escrita

EIXOS

CAPACIDADES 2.2.2- Compreender a funo de segmentao dos espaos em branco e da pontuao de final de frase

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T/C R R

2. Apropriao do sistema escrita

Um outro aspecto importante da organizao do sistema Segmentao dos espaos em alfabtico est relacionado com o fato de que a linearidade branco e da pontuao de final de da escrita tem caractersticas diferentes da linearidade da frases. fala. Para quem j sabe ler, esse conhecimento parece muito simples e acionado quase que de forma automtica. No entanto, para um aprendiz iniciante, as questes decorrentes desse fato podem no ter sido ainda percebidas e representar grande dificuldade. Tanto a fala quanto a escrita so produzidas em seqncia linear, isto , somdepois de s om , ou letra depois de letra, palavra depois de palavra, frase depois de frase. Mas um dos pontos fundamentais no incio da alfabetizao compreender que essa linearidade acontece de maneira diferente na fala e na escrita. A delimitao das unidades lexicais (palavras) por espaos em branco, bem como a delimitao de frases ou partes de frases por sinais de pontuao (pontos e vrgulas) e a delimitao de conjuntos de frases pela paragrafao, tudo isso constitui uma conveno que s foi adotada tardiamente na histria da escrita. Isso significa que as marcas que usamos na escrita para distinguir palavras, frases e seqncias de frases no so bvias nem naturais , so convenes sociais que precisam ser ensinadas e aprendidas na escola. Essa capacidade pode se desenvolver com atividades como: Leitura em voz alta, apontando cada palavra lida, os espaos entre as palavras e os sinais de pontuao das frases.

Trabalho com textos fatiados em pargrafos, frases,


palavras.

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO T R

2. Apropriao do sistema escrita

Esta capacidade desenvolve-se utilizando atividades orais. Conscincia: texto, palavra, slaba I / T / C 2.3 - Reconhecer e letras como unidade sonora. unidades fonolgicas como slabas, rimas, terminaes de palavras, etc. Desenvolver a conscincia fonolgica significa: identificar e discriminar os diferentes sons da lngua. Ela fundamental para que o aluno perceba a correspondncia entre sons e letras (fonemas/grafemas). Essa capacidade pode se desenvolver com atividades como: Explorao oral de slabas, rimas, aliteraes (repetio de um fonema numa frase ou numa palavra. Ex: Quem com o ferro fere, com o ferro ser ferido) terminaes semelhantes de palavras em jogos, desafios e parlendas.

Explorao oral de rimas, slabas em diversas posies


nas palavras;

Associao de palavras ao nome do objet; Imitao de sons; Identificao, ao ouvir uma palavra, do nmero de slabas
(conscincia silbica);

Identificao da sonoridade de slaba consoante / vogal


em princpio ou final de palavras: Decomposio oral de palavras em slabas.

Recomposio oral de palavras em slabas.

EIXOS

CAPACIDADES 2.3 - Reconhecer unidades fonolgicas como slabas, rimas, terminaes de palavras, etc.

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T/C T R

2. Apropriao do sistema escrita

O alfabetizando precisa identificar, oralmente, o nmero de Identificao de fonema / slabas que compe uma palavra ao ouvir a pronncia de grafema em um conjunto de palavras (monosslabas, disslabas, trisslabas, polisslabas; palavras. oxtonas, paroxtonas, proparoxtonas); com diferentes estruturas silbicas (CV consoante-vogal, CCV consoante-consoante-vogal, CVC consoante-vogalconsoante, V vogal, VC vogal-consoante, ditongo, etc.).

Identificar sons de slabas (conscincia fonolgica e conscincia fonmica) Ao ouvir palavras ditadas, pertencentes a um mesmo campo semntico ou a campos semnticos distintos, a criana deve identificar sons de slabas com diferentes estruturas (CV, CCV, CVC, V, VC, ditongo, etc.) no incio, meio ou no final das palavras.

Composio de palavras a
partir de slabas.

Decomposio e composio de palavras em slabas.

EIXOS

CAPACIDADES 2.4 Conhecer o alfabeto:

DETALHAMENTO Isso significa que o professor deve apresentar aos alunos o alfabeto e promover situaes que possibilitem a eles a descoberta de que se trata de um conjunto estvel de smbolos as letras cujo nome foi criado para indicar um dos fonemas que cada uma delas pode representar na escrita. Isso permite uma viso do conjunto, que facilita a compreenso do todo e a distino de cada unidade, alm de dar condio aos alunos de ampliarem sua compreenso da cultura escrita, familiarizando-se com um conhecimento de grande utilidade social, visto que muitos dos nossos escritos se organizam pela ordem alfabtica. importante que todas as letras estejam visveis na sala de aula, para que os alunos, sempre que for necessrio, tenham um modelo para consultar. Esse mais um exemplo de como trabalhar simultaneamente na direo da alfabetizao e do letramento. Essa capacidade se desenvolve com atividades como: _Colocar um alfabeto mvel, com letras grandes e coloridas numa caixa e enrolar para presente. _Dizer aos alunos que o professor levou um presente para a turma e desafi-los a adivinhar o que . _Dar dicas: encontramos em quase todos os lugares, h muitas delas em nossos nomes, encontramos nos livros, revistas, cartazes, etc., at os alunos conclurem que o presente um alfabeto. Abrir a caixa, mostrar o alfabeto e dizer que ele ir enfeitar a sala. Escolher, junto com os alunos, o lugar onde ele ficar exposto na sala. Explorar o alfabeto: contar as letras, identificar letras do prprio nome, do nome de colegas, do professor, formato das letras, etc. Bingo de letras.
_

CONTEDOS/CONCEITOS Alfabeto (identificao das letras e reconhecimento da ordem alfabtica). _ Identificao de letras e de reconhecimento da ordem alfabtica.

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T T/C R

2. Apropriao do sistema escrita

EIXOS

CAPACIDADES 2.4 Conhecer o alfabeto:

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T T/C R

2. Apropriao do sistema escrita

Brincadeira Qual sua letra: A professora coloca em determinados pontos da sala, ou ptio uma letra do alfabeto. Depois ela diz: a letra dos meninos a .... a letra das meninas ... Cada grupo corre para o lugar onde a sua letra est. Cabra cega: colocar uma venda nos olhos de um aluno. Entregar uma letra feita com EVA ou papelo. O aluno, ao apalpar, deve dizer qual a letra. Fazer quatro painis para serem expostos na sala: 1 painel com letras de imprensa maiscula que os alunos devem tirar de jornais ou revista, outro com letras de imprensa minscula, outro com letras cursivas maiscula e outro com letras cursivas minscula. A professora poder escrever, caso os alunos ainda no saibam tra-las. A professora mostra, fala o nome e os alunos fazem a letra com massinha.Distribuir cartelas com o alfabeto. O aluno deve colorir as letras de seu nome. Outras atividades que os alunos podem com a cartela de letras: colorir as letras do colega do lado direito, esquerdo, da frente, de trs, da professora, da diretora, etc. O aluno pode consultar painis de nomes da sala e ou a professora pode mostrar fichas com o nome pedido.

EIXOS

CAPACIDADES 2.4.1 - Compreender a categorizao grfica e funcional das letras

DETALHAMENTO Conhecer o alfabeto implica, ainda, que o aluno compreenda que as letras variam na forma grfica e no valor funcional. As variaes grficas seguem padres estticos, mas so tambm controladas pelo valor funcional que as letras tm. As letras desempenham uma determinada funo no sistema, que a de preencher um determinado lugar na escrita das palavras. Portanto, preciso conhecer a categorizao das letras, tanto no seu aspecto grfico, quanto no seu aspecto funcional (quais letras devem ser usadas para escrever determinadas palavras e em que ordem) Apesar das diferentes formas grficas das letras em nosso alfabeto (maisculas, minsculas, de imprensa, cursiva) uma letra permanece a mesma porque exerce a mesma funo no sistema de escrita, ou seja, sempre usada da maneira exigida pela ortografia das palavras. As letras A, a, A, a, a ou a representam, todas o mesmo fonema /a/ apesar de terem grafias diferentes. O aluno precisa aprender que no pode escrever qualquer letra em qualquer posio numa palavra, porque as letras representam fonemas, os quais aparecem em posies determinadas nas palavras.

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T T/C R

2. Apropriao do sistema escrita

2.4.1 - Compreender a categorizao grfica e funcional das letras

Essa capacidade pode se desenvolver com atividades como: A professora coloca no quadro um nome de um aluno. Os outros vo identificar, na ficha do prprio nome, letras do nome mostrado pela professora. A professora deve encaminhar a observao para os alunos perceberem que a letra do nome do colega a mesma letra de seu nome e que ela ocupa lugares diferentes que ocupa no nome do colega.

I/T

T/C

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO Apresentar nomes de alunos que tenham uma letra com sons diferentes e fazer a anlise, juntamente com os alunos. EXEMPLO:

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO

2. Apropriao do sistema escrita

Mostrar os nomes: Roberto Marcos Karina Robson Mara Junior Ler os nomes bem devagar, realando, um pouquinho, o som da letra R. Perguntar: a letra R em todos os nomes tem o mesmo som?

Analisar e concluir com os alunos que dependendo do lugar que essa letra ocupa ela tem um som diferente, mas que continua sendo a letra que chamamos de erre. Perguntar: a letra O dos nomes Roberto, Marcos, Robson e Jnior tem o mesmo som, independente do lugar que ela ocupa? Ele continua sendo a letra O em qualquer lugar que ocupe na palavra? 2.4.1 - Compreender a categorizao grfica e funcional das letras A professora mostra uma letra de imprensa maiscula e pede a um aluno que mostre nos painis de letras a correspondente em letra de imprensa minscula. Roda de conversa: uso da ordem alfabtica na sociedade e identificao dos gneros que a usa. I/T T/C R

EIXOS

CAPACIDADES 2.4.2 - Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra (de frma e cursiva)

DETALHAMENTO Alguns estudos recomendam o uso exclusivo de letras de frma maisculas, nos primeiros momentos da alfabetizao, pelo menos at que o aluno passe a reconhecer todas as letras e tenha destreza na escrita das palavras. Essa orientao apoia-se em alguns pontos. No mbito da leitura, um argumento que por serem unidades discretas (e no emendadas como as letras cursivas manuscritas), as maisculas de imprensa podem ser diferenciadas e contadas mais facilmente pelos alunos. Outro argumento que mais fcil reconhecer as letras que aparecem em sequncia nas diversas palavras quando essas letras se apresentam com tipos uniformes e regulares, ao invs de mostrarem traos variados ( ora maisculas, ora minsculas; ora letra de frma ou de imprensa, ora letra cursiva). No mbito da escrita, o principal argumento que as letras maisculas so mais fceis de escrever, especialmente para as crianas pequenas. Em sala de aula, essa questo poder ser encaminhada de maneira produtiva com flexibilidade e sensibilidade para o aprendizado especfico que estiver em foco a cada momento. Essa capacidade pode se desenvolver com atividades como:

CONTEDOS/CONCEITOS _Tipos de letras. _Traado dos diferentes tipos de letras. _reconhecimento dos diversos tipos de letra (de frma e cursiva).

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T T/C R

2. Apropriao do sistema escrita

2.4.2 - Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra (de frma e cursiva)

Roda de conversa: conversar com os alunos sobre a importncia da assinatura pessoal, na sociedade.

Pedir que colham a assinatura de algumas pessoas dentro da escola: diretora, professores, especialistas, outros colegas de turmas mais avanadas.

Reconhecimento e utilizao dos diversos tipos de letras (de frma e cursiva).

I/T

T/C

Analisar as assinaturas e comparar com a ficha do nome deles, escritos com letra de forma.

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO

A professora deve escrever o nome do aluno, no verso da ficha, com letra cursiva para que possam visualizlo permanentemente, at que aprendam a letra cursiva.

2. Apropriao do sistema escrita

2.5 - Compreender a natureza alfabtica do sistema de escrita

Um sistema de escrita alfabtico quando seu princpio bsico o de que cada som representado por uma letra Isto se realiza quando o aluno entende que a escrita a correspondncia letra (grafema) som (fonema).

Observao e anlise do valor e da posio das letras nas palavras, com vista compreenso da natureza alfabtica do sistema de escrita. Identificao e comparao da quantidade, da variao e da posio das letras de determinadas palavras: bingo, textos com lacunas, colocao de palavras em ordem alfabtica, confronto entre a escrita produzida pelo/a alfabetizando/a e a escrita padro.

I/T

T/C

Muitas crianas chegam escola desconhecendo a representao da escrita. Elaboram hipteses variadas: uns acham que se escreve representando as palavras atravs de desenhos, outros acreditam que usam-se letras ou smbolos para representar o que se quer escrever e acreditam, ainda, que objetos grandes se escrevem com muitas letras, outros pensam que cada letra representa uma slaba, hipteses j descritas nos estudos da psicognese da lngua escrita.

EIXOS

CAPACIDADES 2.5 - Compreender a natureza alfabtica do sistema de escrita

DETALHAMENTO muito importante que o professor saiba reconhecer e valorizar essas etapas que so fundamentais na conquista da aquisio do sistema de escrita pelo aluno. Um conhecimento bsico que os alunos precisam adquirir no seu processo de alfabetizao diz respeito natureza da relao entre a escrita e a cadeia sonora das palavras que eles tentam escrever ou ler. Analisando as relaes entre a fala e a escrita, muitas crianas chegam, por exemplo, a elaborar a hiptese de que cada letra representa uma slaba e no um fonema, conforme j descreveram os estudos da psicognese da escrita. necessrio que o professor saiba identificar e compreender esse tipo de raciocnio feito pelos alunos, para conseguir orient-los com sucesso na superao dessa hiptese e na descoberta da explicao que realmente funciona para o sistema de escrita do portugus. Essa capacidade Pode se desenvolver com atividades como:

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T T/C R

2. Apropriao do sistema escrita

Dispor os alunos em crculo:

O professor fala caractersticas de um aluno e os outros falam o nome dele. Depois o professor repete o nome devagar (slaba por slaba), batendo palmas para cada slaba.

A professora fala o primeiro fonema do nome do aluno e espera que algum identifique o colega. Se ningum conseguir, ele fala o primeiro e segundo fonema, espera que identifiquem. O professor vai acrescentando fonemas at que algum identifique o nome do colega.

EIXOS

CAPACIDADES 2.5 - Compreender a natureza alfabtica do sistema de escrita

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T T/C R

O professor faz crculos no cho e diz que so ninhos. (Deve-se fazer o nmero de ninhos correspondente ao nmero de slabas do nome maior da turma) Os ninhos devem ser numerados 1-2-3-4-5-6. A professora fala o nome do aluno e ele deve correr para o ninho correspondente ao nmero de slabas de seu nome. Ex. Professor: Sueli - Todos os alunos cujos nomes tm 3 slabas devem correr para o ninho de nmero 3.

2. Apropriao do sistema escrita

Repetir a brincadeira fazendo a correspondncia com o nmero de letras do nome: todos os alunos cujo nome formado por 5 letras correm para o ninho 5;

Perguntar se os mesmos alunos que foram para o ninho 3 na primeira verso da brincadeira, foram tambm para o ninho 5, na segunda verso . Relacionar as duas situaes possibilitando ao aluno perceber a relao grafema/fonema, nmero de slabas, nmero de letras. Trocar o nome por outras palavras. 2.6 - Dominar as Compreender essas relaes decisivo para o aluno se relaes entre grafemas apropriar no s do sistema de escrita, mas tambm, e fonemas dominar a ortografia, que nada mais que entender que a escrita no reproduz fidedignamente os sons da fala como o aluno descobre quando inicia o processo de alfabetizao. a ento que ele vai aprender que a fala muito diferente da escrita no s no aspecto ortogrfico.

Domnio das regularidades e irregularidades ortogrficas.

T/C

T/C

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I T/C T/C

2. Apropriao do sistema escrita

2.6 - Dominar as relaes entre grafemas preciso que o aluno aprenda as regras de correspondncias entre fonemas (sons) e grafemas (letras). e fonemas Para isso, deve-se realizar um trabalho explcito e sistemtico do professor na sala de aula. As variaes de escrita dos alunos so muitas e tm naturezas diferentes, pois cada uma delas tem causas especficas. importante fazer um diagnstico dos problemas apresentados pela turma, a partir da anlise dos textos produzidos pelos alunos, pois so os mesmos que vo apontar suas prprias dificuldades. Assim o professor poder propor atividades pedaggicas mais adequadas para solucionar os problemas encontrados e fazer uma interveno competente e sistemtica para a reflexo dos alunos. Apropriar-se do sistema de escrita depende fundamentalmente de compreender um princpio bsico que o rege: os fonemas, unidades de som, so representados por grafemas na escrita. preciso, ento, que o aluno aprenda as regras de correspondncia entre fonemas e grafemas, a partir do tratamento explcito e sistemtico encaminhado pelo professor na sala de aula. Essas regras de correspondncia so variadas, ocorrendo algumas relaes mais simples e regulares e outras mais complexas, que dependem da posio do fonema-grafema na palavra, ou dos fonemas/grafemas que vm antes ou depois. Essa capacidade pode se desenvolver com atividades como:

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO

2.6 - Dominar as Observar, discutir as regras atravs de jogos ortogrficos, relaes entre grafemas palavras cruzadas, charadas, caa-palavras, correo e fonemas orientada de textos. I _Identificar fonema / grafema em um conjunto de palavras _Trabalhar os nomes dos alunos de forma a possibilitar aos mesmos compreender que as letras obedecem a uma sequncia e que no so escolhidas e escritas aleatoriamente; _ Trabalhar palavras que tenham sentido para o aluno a partir dos textos lidos e/ou aproveitando os temas transversais trabalhados na escola (carnaval, semana da alimentao, ndio, famlia, me, festas juninas, folclore, primavera, Independncia do Brasil, rvore, criana/professor, Bandeira, Natal, etc.) e deix-las expostas nas sala; _Se a escola trabalha o mtodo de silabao a partir de uma palavra chave, interessante que, neste momento, o professor trabalhe essas palavras com os alunos de forma a assegurar que eles as reconheam em qualquer contexto e saibam ortograf-las. 2.6.1 - Dominar regularidades ortogrficas Reconhecimento das relaes Dominar essas regularidades envolve diferentes graus de entre fonemas e grafemas, com dificuldade. recomendvel, no momento da vista ao domnio das sistematizao em sala de aula, orientar-se pelo critrio de regularidades ortogrficas. progresso, indo dos casos mais fceis para os mais difceis: _Dos casos nos quais os valores atribudos aos grafemas independem do contexto para os casos nos quais os valores dos grafemas dependem do contexto. I T/C T/C T/C T/C

2. Apropriao do sistema escrita

EIXOS

CAPACIDADES 2.6.1 - Dominar regularidades ortogrficas

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I T/C T/C

2.6.2- Dominar irregularidades ortogrficas

2.6.2- Dominar irregularidades ortogrficas

Quais so as melhores atividades na rea? Em suas pesquisas, Morais chegou a algumas propostas de atividades. De forma geral, pode-se falar em trabalhos com textos e com palavras fora de textos. No primeiro caso, em ditados, releituras ou reescritas, a ideia que o professor chame a ateno dos alunos para as palavras que julga constituir desafios ortogrficos, interrompendo a atividade para discusses coletivas sobre a grafia dessas palavras. A outra linha, com palavras soltas, tem, como propostas, jogos em que as crianas devem relacionar cartelas com palavras que sigam a mesma regra ortogrfica (carro, sorriso e espirro, ou careta e claro), desafios de encontrar em revistas e jornais palavras que se encaixem em grupos com uma determinada caracterstica ortogrfica, entre outras atividades. H ainda o recurso de propor a escrita propositalmente errada de palavras cuja ortografia siga uma regularidade: Para faz-lo, o aluno precisa conhecer a grafia correta. O ideal que o professor vm que suporte e atingir que pblico, j se definem as linhas que vo orientar e facilitar o trabalho de interpretao e Ao trabalhar essa capacidade preciso que o professor Irregularidades ortogrficas. analise o nvel de competncia de escrita dos alunos com base nos textos produzidos por eles, que identifique e utilize palavras e textos escritos pelos alunos para ensinar os princpios ortogrficos corretos. As maiores dificuldades para o aprendiz dominar o sistema ortogrfico do portugus se devem ao fato de haver, por um lado, fonemas que, mesmo quando em contextos idnticos, podem ser representados por diferentes grafemas, e, por outro lado, casos em que um mesmo grafema, tambm em contextos idnticos, pode corresponder a diferentes fonemas.

2. Apropriao do sistema escrita

I/T

T/C

I/T

T/C

o sistema escrita

2.6.2- Dominar irregularidades ortogrficas EIXOS 2. Apropriao do sistema escrita CAPACIDADES DETALHAMENTO CONTEDOS/CONCEITOS CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO

Esses casos so difceis pela impossibilidade de se formular uma regra geral, j que no h como buscar apoio nem na posio nem no contexto. No ensino das palavras irregulares, o princpio diferente, j que sua grafia no se orienta por regra alguma. Nesses casos, no h muito o que compreender, preciso memorizar, explica Artur Gomes de Morais. Quem no especialista em filologia no tem que saber que tal palavra tem origem em tal vocbulo latino, ou grego, ou mesmo que uma palavra de origem indgena. A sada nesses casos consultar modelos - locais onde sabemos que determinada palavra est escrita da maneira correta - e usar o dicionrio (que envolve conhecer a forma como as palavras esto nele organizadas e como procurar um termo flexionado, por exemplo). O professor pode tambm combinar com a turma a produo de uma pequena lista de palavras de uso frequente que eles devem memorizar para no mais errar. 3.1 Desenvolver atitudes e disposies favorveis leitura Desenvolvimento do interesse e gosto pela leitura. ...no Leitura como hbito prazeroso e necessrio que a criana espere aprender a ler para ter necessrio. acesso ao prazer da leitura: pode ler atravs dos .olhos. do professor e de outros ler para ter acesso ao prazer da leitura: pode ler atravs dos .olhos. do professor e de outros mediadores culturais. (cad 2 SEE/CEALE) Manuseio de livros e outros materiais impressos. Comportamentos sociais prprios de leitor. Formao de um gosto esttico. I/T/C T/C T/C

3. Leitura

3.1 Desenvolver atitudes e disposies favorveis leitura

I/T/C

T/C

T/C

Visitas a bibliotecas, livrarias, bancas de revistas, etc.

Incentivar a utilizao de livrarias e bancas como locais de Conhecimento e utilizao de acesso a livros, jornais, revistas, etc. espaos de leituras.

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO Incentivar a utilizao de bibliotecas para utilizao de livros, jornais, revistas e etc. Incentivar a leitura dos escritos urbanos e materiais escritos que circulam na escola (cartazes, avisos, bilhetes aos pais, murais, etc.) Pesquisa na internet e uso de e-mails. Leitura de histrias, poemas, contos, notcias, instrues de jogos, parlendas, piadas, etc. pelo professor e/ou aluno.

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO

3. Leitura

Criao e organizao do canto de leitura, biblioteca de classe, jornal mural, saraus de leitura, etc. Elaborao e implentao de projetos que incentivem a leitura. 3.2- Desenvolver Esta capacidade se desenvolve juntamente com as capacidades relativas ao capacidades: Compreender a natureza alfabtica do cdigo escrita sistema escrita e Dominar as relaes entre grafema e especificamente fonema do eixo 2. necessrias leitura. 3.2.1 Saber decodificar O professor deve oferecer aos alunos pequenos textos, tais Relao entre grafemas (letra) e palavras e textos como: parlendas, piadas, tirinhas, pequenas histrias em fonemas (som). escritos. quadrinhos, etc para serem decodificados por eles. Observao: Nos casos em que o professor trabalhe silabao, ele poder selecionar textos que contenham muitas palavras formadas por slabas j trabalhadas. Atentado, porm, para a qualidade destes textos. 3.2.1 Saber decodificar palavras e textos escritos. Identificao de unidades fonolgicas.

T/C

T/C

T/C

T/C

Decodificao de palavras.

T/C

T/C

Decodificao de pequenos textos.

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I T/C T/C

3.Leitura

3.2.2 Saber ler A criana reconhece palavras ou textos que fazem parte de Reconhecimento de palavras sem reconhecendo seu universo e aparecem em suas leituras com bastante anlise de fonemas e slabas. globalmente as palavras. frequncia (nome prprio, palavras utilizadas para organizao da classe, palavras de parlendas que j foram trabalhadas, rtulos de produtos a que elas tenham acesso frequente, parlendas que decoram, letras de msicas, pequenas poesias, etc.) 3.3 Desenvolver Identificar informaes visveis do corpo do texto e Compreenso linear do texto. capacidades construir, com elas, o fios da meadas que unifica e internecessrias leitura relaciona os contedos lidos. com fluncia e compreenso Texto narrativo: ao acabar de ler o aluno deve saber dizer: _quem fez o qu, _quando, _como, _onde _por qu Texto argumentativo: ao acabar de o aluno deve saber dizer: _de que fala o texto; _que posio defende; _que argumentos apresentam; _a que concluso chega. Ler nas entrelinhas; Compreender os nos ditos; Utilizao de conhecimentos prvios para compreenso para os nos ditos. Compreender o sentido de palavras a partir do texto.

I/T/C

T/C

T/C

Produo de inferncia.

3.3 Desenvolver capacidades necessrias leitura com fluncia e compreenso

Produo de inferncia.

I/T/C

T/C

T/C

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO Exemplos de gneros textuais que podem ser trabalhados na inferncia:charge, piadas, tirinhas, fbulas, propagandas, etc. O trabalho deve ser iniciado com textos de temas, complexidade de estrutura e de linguagem bastante simples, e ir dificultando gradualmente. Alm disso, a proposta destas atividades deve considerar, tambm, o progresso da autonomia da criana. O trabalho com compreenso pode e deve ser comeado antes mesmo que as crianas tenham aprendido a decodificar e a reconhecer globalmente as palavras.

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO

3. Leitura

Compreenso global. Quando o professor l em voz alta e comenta ou discute com seus alunos os contedos e usos dos textos lidos, est contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de compreenso. Este e um procedimento que pode e deve ocorrer desde os primeiros dias de aula, utilizando contos infantis, poemas, notcias interessantes as crianas, artigos publicados nos complementos infantis de jornais e/ou revistas e demais gneros. Trabalho sistemtico com atividades desafiadoras que possibilitem a identificao de informaes explcitas (clara no texto) e implcitas (entrelinhas) tecendo a compreenso global do texto.

EIXOS

CAPACIDADES 3.3.1 Identificar a finalidade e funes da leitura, em funo reconhecimento do suporte, do gnero e da contextualizao do texto.

DETALHAMENTO Para contribuir com o desenvolvimento da capacidade dos alunos de ler com compreenso, importante que o professor lhes proporcione a familiaridade com gneros textuais diversos (histrias, poemas, trovas, canes, parlendas, listas, agendas, propagandas, notcias, cartazes, receitas culinrias, instrues de jogos, regulamentos), lendo para eles em voz alta ou pedindolhes leitura autnoma. Alm disso, desejvel abordar as caractersticas gerais desses gneros (do que eles costumam tratar, como Costumam se organizar, que recursos lingusticos costumam usar, para que servem). A capacidade de reconhecer diferentes gneros textuais e identificar suas caractersticas gerais favorece bastante o trabalho de compreenso, porque orienta adequadamente as expectativas do leitor diante do texto. Assim, antes da leitura feita em voz alta pelo professor, ou em grupos ou individualmente pelos alunos. bom propor s crianas perguntas como: o texto que vamos ler vem num jornal? num livro? num folheto? numa caixa de brinquedo? que espcie (gnero) de texto ser esse? para que ele serve? quem que conhece outros textos parecidos com esse? onde? Outro tipo de procedimento precioso para

CONTEDOS/CONCEITOS Identificao: _Do gnero; _Finalidade; _Do suporte; _Contextualizao do texto.

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T/C T/C T/C

3. Leitura

EIXOS

CAPACIDADES 3.3.2 Antecipar contedos de textos a serem lidos em funo de seu suporte, seu gnero e sua contextualizao.

DETALHAMENTO Antes de comear a leitura so produtivos alguns procedimentos ligados antecipao de contedos, como a elaborao de hipteses (este texto trata de que assunto? uma histria? uma notcia? triste? engraado?). At o leitor iniciante pode tentar adivinhar o que o texto diz, pela suposio de que alguma coisa est escrita, pelo conhecimento do seu suporte (livro de histria, jornal, revista, folheto, quadro de avisos, etc.) e de seu gnero, pelo conhecimento de suas funes (informar, divertir, etc.), pelo ttulo, pelas ilustraes. A contextualizao do texto um procedimento importante nesse momento, que favorece a produo de sentido e contribui para a formao do aluno como leitor. Essa uma prtica que deve estar presente desde os primeiros dias do Ciclo Inicial de Alfabetizao, quando o professor l em voz alta para os alunos, at depois da concluso da trajetria escolar. Quando se comea a leitura sabendo quem escreveu o texto, quando escreveu, com que objetivos e funes, para circular em que suporte e atingir que pblico, j se definem as linhas que vo orientar e facilitar o trabalho de interpretao e compreenso do

CONTEDOS/CONCEITOS Elaborao de hiptese,

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T/C T/C T/C

3. Leitura

3.3.3 - Levantar e confirmar hiptese relativa ao contedo do texto que est sendo lido.

Identificao de suporte do gnero e funes, Identificao e compreenso do ttulo. O processo de levantar e confirmar hiptese deve Prever que o texto vai dizer e comear antes da leitura e percorrer todo o processo. verificar a correo destas previses.

I/T/C

T/C

T/C

EIXOS

CAPACIDADES 3.3.3 - Levantar e confirmar hiptese relativa ao contedo do texto que est sendo lido.

DETALHAMENTO Em sala de aula o professor pode:

CONTEDOS/CONCEITOS Previses relativas ao texto baseadas em informaes, estilo do narrador ou personagem, insinuaes do autor, sinais de pontuao, interpelaes com outros textos ou situaes vivenciadas.

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T/C T/C T/C

3. Leitura

Antes de comear a leitura do texto possibilitar ao aluno levantar hiptese a respeito de seu contedo e comprov-las ou no no decorrer da leitura. Interromper a leitura e perguntar aos alunos o que vai acontecer e porque pensam assim. Identificar os elementos textuais que justificam a previso dos alunos. OBS: Possibilitar ao aluno produzir o fio da meada que permite ao leitor compreender o texto. 3.3.4 Buscar pistas Propor atividades desafiadoras que permitam aos alunos: textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferncias), ampliando a compreenso Identificar o princpio, meio e fim do texto lido. Identificar quem est com a palavra no texto. Componentes formais do texto: I/T/C T/C T/C

Estrutura composicional (organizao em partes). Recursos lingusticos (discurso direto e indireto, tempo dos verbos, linguagem coloquial e linguagem formal, frases curtas ou longas).

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS Recursos expressivos e literrios (rimas, linguagem figurada e jogos de palavras).

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T/C T/C T/C

3.3.4 Buscar pistas O tempo onde o texto se desenrola. textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferncias), ampliando a compreenso Identificar tipos de linguagem (grias, linguagem coloquial o linguagem formal). Identificar rimas, linguagens figuradas, jogos de palavras. Ir alm do que est dito, ler nas entrelinhas. Interligar as informaes. Recorrer a outros textos j lidos (intertextualidade). Utilizar conhecimento prvio. Identificar e compreender palavras em destaque, formatos grficos (caixa alta, aspas, negrito, etc.) e ilustraes. Fazer leituras orais para os alunos com muita expressividade dirigindo o foco para alguns elementos chaves para a compreenso. 3.3.5 Construir Propor atividades significativas e desafiadoras que compreenso global do possibilitem ao aluno construir uma viso global do texto texto, unificando e inter- de modo que, ao final da leitura, o aluno saiba do que o relacionando texto fala, por onde ele comea, que caminhos ele informaes explcitas e percorre, como ele se conclui. implcitas, produzindo inferncias. Instigar os alunos a prestarem ateno e explicarem os no-ditos no texto, a descobrirem e explicarem os porqus. Identificar e explicar as relaes entre o texto e seu ttulo.

Inferncia Estabelecimento de relaes entre informaes. Intertextualidade

3. Leitura

Resumir, recontar, reescrever textos lidos.

I/T/C

T/C

T/C

Explicar e discutir o texto lido.

EIXOS

CAPACIDADES 3.3.6 - Avaliar afetivamente o texto, fazendo extrapolaes.

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T/C T/C T/C

Depois da leitura, propor atividades que possibilitem aos Avaliar, comentar e extrapolar alunos a partilhar sua emoo e sua compreenso com os textos lidos. colegas, avaliando e comentando afetivamente o que leram, fazendo extrapolaes (isto , projetando o sentido do texto para outras vivncias, outras realidades), buscando outros textos do mesmo autor, ou sobre o mesmo tema. Ser capaz de fazer extrapolaes pertinentes. sem perder o texto de vista - importante para o aprendizado afetivo e atitudinal de descobrir que as coisas que se leem nos textos podem fazer parte da nossa vida, podem ter utilidade e relevncia para ns. Para contribuir com o desenvolvimento da capacidade de Leitura silenciosa com rapidez, compreenso global, o professor pode orientar os alunos a objetividade e compreenso. fazer uma leitura silenciosa do texto todo, com certa rapidez, sem se perder em detalhes. Outras vezes, pode convid-los ler em voz alta, com fluncia, ritmo e expressividade, pelo prazer de sentir-se participante do texto . como um narrador, como um reprter que trabalha no rdio ou na televiso (nunca como castigo porque no estavam prestando ateno na aula...). S quem compreende capaz de fazer uma leitura oral de qualidade. Leitura oral com fluncia, ritmos e expressividade, compreenso.

3. Leitura

3.3.7 Ler oralmente com fluncia e expressividade.

4. Produo Escrita

4.1- Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funes, em diferentes gneros

importante trabalhar essa capacidade desde os primeiros Reconhecimento da dias do Ciclo de Alfabetizao, para que os alunos utilizao da escrita na vida compreendam e valorizem os diferentes usos e funes da individual e coletiva. escrita, em diferentes gneros e suportes. E isso se faz utilizando-se de estratgicas como:

I/T/C

T/C

T/C

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO

4.1- Compreender e _Leitura em voz alta de histrias, notcias, propaganda, valorizar o uso da escrita avisos, bilhetes para os pais; com diferentes funes, em diferentes gneros

Discusso e reconhecimento sobre a finalidade/funo de textos de diferentes gneros adequados e de uso em cada idade e etapa escolar (listas, crachs, etiquetas, cartazes, avisos, bilhetes, convites, histrias, poesias, notcias, propagandas, histrias em quadrinhos e outros).

I/T/C

T/C

T/C

_Criao de situaes em que os alunos possam observar o valor, o uso e a funo da escrita na sociedade, tais como: Procurar o telefone de algum (de um colega que esteja doente para a turma ter notcias dele, de um supermercado para saber o preo de algum produto que a turma precisar para o desenvolvimento de algum projeto papelaria para saber o preo de algum material escolar, etc.); Procurar o endereo de algum (outro uso do catlogo telefnico); Localizar ruas, bairros, cidades, estados e pases em mapas do bairro, da cidade, do estado, pas, mundo;

4. Produo Escrita

Ler histrias, parlendas, poesias, etc. para os alunos;

Levar jornais e revistas para, nesses suportes, ler alguma notcia ou reportagem interessante para os alunos; Verificar, na secretaria da escola, como a vida escolar dos alunos registrada; Pesquisar em casa como a famlia usa a escrita;

EIXOS

CAPACIDADES 4.1- Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funes, em diferentes gneros

DETALHAMENTO Realizar seminrio para socializao da pesquisa;

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO

I/T/C

T/C

T/C

Fazer o registro das concluses (texto coletivo, escrito em cartaz, pela professora para ficar exposto na sala). 4.2- Produzir textos escritos de gneros diversos ,adequados aos objetivos, ao destinatrio e ao contexto de circulao: Uma palavra qualquer, um nome prprio podem ser um texto, se forem usados numa determinada situao para produzir um sentido. Com essa compreenso do que seja texto, as crianas podem produzir textos escritos desde os primeiros dias de aula. Isso depende de os exerccios de escrita estarem vinculados a situaes de uso em que faam sentido e que obedeam a determinadas convenes ou regras. Possibilitar aos alunos a percepo de que: sempre que se escreve deve-se ter em mente qual o objetivo da escrita, quem vai ler o texto, em que situao o texto vai ser lido e, em razo desses fatores, qual gnero e qual estilo de linguagem so mais adequados e devem ser adotados. Para isso. O professor pode utilizar-se de atividades como: Produo coletiva de recontos escritos de histrias lidas pelo professor. Recriao de histrias lidas, acrescentando informaes coerentes com a temtica (traos das personagens, descrio do ambiente, criao de dilogos entre personagens, criao de novos desfechos, etc.).

4. Produo Escrita

Consideraes das condies de produo (definidas na atividade) para quem escrever, para que escrever, onde o texto vai circular como orientadoras do planejamento, da produo e da reviso do texto escrito.

I/T/C

T/C

T/C

EIXOS

CAPACIDADES 4.2- Produzir textos escritos de gneros diversos ,adequados aos objetivos, ao destinatrio e ao contexto de circulao: 4.2.1- Dispor, ordenar e organizar o prprio texto de acordo com as convenes grficas apropriadas; 4.2.2 Escrever segundo o princpio alfabtico e as regras ortogrficas

DETALHAMENTO Produo de textos escritos mais usuais em estudo nas atividades de sala de aula, como: carto, convites, bilhete, aviso, cartaz, carta informal, receita culinria, regras de jogo, combinados de convivncia, dirios, histrias, e outros. O professor deve focalizar o uso das convenes grficas (alinhamento, direo, espaos em branco, pontuao no final da frase). Deve ficar atendo para que os exerccios de escrita estejam voltados para o domnio do princpio alfabtico isto , a representao correta do fonema na escrita: copiar o prprio nome, confeccionar crach, memorizar a ordem alfabtica. As escritas dirigidas de textos significativos para o aluno devem possibilitar a aprendizagem do trao das letras (a princpio caixa alta e depois cursiva), chamando a ateno para a organizao do texto no papel (margem, da esquerda para a direita, ir at o final da linha, etc.).

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO

I/T/C

T/C

T/C

Organizao do texto, buscando legibilidadealinhamento e direo da escrita, espaamento entre palavras, traado da letra, espaamento entre ttulos e corpo do texto, emprego da letra no formato adequado, dentre outros aspectos. Emprego da letra maiscula nos nomes prprios e inicio de frase. Utilizao de regras ortogrficas bsicas de escrita e de regras de pontuao (interrogao, exclamao, ponto final, vrgula nas enumeraes, dois pontos e travesso nos dilogos). Organizao do prprio texto de acordo com as convenes de escrita (pargrafo, margem, ttulo, noes bsicas de pontuao).

T /C

4. Produo Escrita

T /C

EIXOS

CAPACIDADES

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO

4.2.3 Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos


4. Produo Escrita

Essa capacidade diz respeito organizao dos contedos do texto de modo que parea, aos leitores, sensato, lgico e bem encadeado e sem contradio. Para as crianas que ainda no sabem escrever o professor deve fazer a produo coletiva e conduzir de maneira simples o planejamento, fazendo ver o quanto ele til e produtivo. As crianas precisam aprender que no planejamento da coerncia do texto, sempre necessrio levar em conta para que e para quem se est escrevendo e em que situao o texto ser lido. Esses elementos que orientam o processo de escrita e bom que os alunos aprendam a lidar com eles desde cedo. A leitura de vrios gneros textuais e recontagem pelos alunos, seguindo o planejamento feito pelo professor, favorece o desenvolvimento dessa capacidade.

Planejamento da prpria escrita: sobre o que falar, como usar a lngua, as palavras, considerando o destinatrio, o ambiente de circulao, o modo como o texto (a ideia) vai se apresentar ( o gnero), como comear, como desenvolver e como terminar, considerando o gnero.

I/T/C

T/C

T/C

EIXOS

CAPACIDADES 4.2.4 Organizar os prprios textos segundo os padres de composio usuais na sociedade

DETALHAMENTO Esta capacidade diz respeito ao modo de organizao do texto em partes. Os diferentes gneros textuais se compem de padres estabelecidos nas prticas sociais e tm certa estabilidade. Estes padres no so formas fixas, obrigatrias. Comportam alguma flexibilidade, podem se adaptar s circunstncias especficas de uso e mudam com o tempo. So pontos de referncia, que no caso da lngua escrita, facilitam a leitura e a produo orientando o trabalho de compreenso e de redao. Os contedos desta capacidade devem partir sempre de gneros textuais j conhecidos e trabalhados sistematicamente com os alunos, pois no podemos construir um texto segundo os padres de composio usuais na sociedade, se no conhecemos seu gnero e nem o seu contexto de circulao. Utilizar de vrias situaes reais para promover o conhecimento do gnero e a construo coletiva de texto : convites, cartazes, reportagens, relatrios, etc.

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO

Explorao das caractersticas fsicas e estruturais de gneros mais usuais: aviso, carto, bilhete, carta, convite, receita culinria, propaganda, histrias, notcias e outros. Produo escrita de textos de gneros mais usuais, em situao coletiva em que o professor o escriba, em pequenos grupos e mesmo individualmente, quando os alunos experienciam a escrita de suas ideias, em gneros definidos.

I/T/C

T/C

T/C

4. Produo Escrita

EIXOS

CAPACIDADES 4.2.5- Usar a variedade lingustica apropriada situao de produo e de circulao, fazendo escolhas adequadas quanto ao vocabulrio e gramatica.

DETALHAMENTO O professor deve possibilitar aos alunos a compreenso de que h na sociedade uma diversidade de modos de falar e/ou escrever, conforme a situao comunicativa e o destinatrio, e que uma pessoa muda seu estilo de falar em circunstncias sociais diversas. Ex: No se fala com um bispo da mesma maneira como se fala com a famlia. Se o aluno quer escrever um caso engraado, deve saber que pode usar uma linguagem simples, com grias e expresses coloquiais. A utilizao da variedade de gneros e da linguagem adequada ao gnero e ao destinatrio, possibilita aos alunos perceberem os recursos lingusticos, estilsticos e literrios de que podem lanar mo, ao produzir os seus textos, e isso s ser aprendido com a mediao do professor.

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO

4. Produo Escrita

Reconhecimento das variantes lingusticas usadas nos ambientes com que se tem contato e a partir da escuta de textos lidos pelo professor, da leitura de textos de diferentes gneros. Produo de textos de diferentes gneros fazendo a adequao da linguagem ao considerar o destinatrio, a situao comunicativa, os objetivos do texto.

I/T/C

T/C

T/C

4.2.6 - Usar recursos expressivos (estilsticos e literrios) adequados ao gnero e aos objetivos do texto

Essa capacidade diz respeito possibilidade de se escrever utilizando palavras coerentes com o estilo do texto que est sendo escrito, sabendo escolher os recursos adequados aos objetivos que seu texto deve cumprir junto aos leitores a que se destina. O professor deve trabalhar para que os alunos percebam os efeitos de humor e comicidade, os jogos de palavras e manobras que surpreendem o leitor, interpretem e apreciem a linguagem figurada e a recriao potica da realidade, nos textos lidos em sala de aula, para que possam aprender a criar esses efeitos nos textos escritos, com o professor e individualmente.

Reconhecimento e emprego de recursos como linguagem figurada, efeitos de humor, duplicidade de sentido, rimas, aliteraes.

I/T/C

T/C

T/C

EIXOS

CAPACIDADES 4.2.7 Revisar e reelaborar a prpria escrita, segundo critrios adequados aos objetivos, ao destinatrio e ao contexto de circulao previsto.

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I T T/C

5. Desenvolvimento da Oralidade

O aluno deve ser capaz de fazer uma auto- avaliao do seu conhecimento, ao revisar (reler cuidadosamente), avaliar (julgar se est bom ou no) e reelaborar (alterar, reescrever) os prprios textos, adequando-os aos objetivos e ao destinatrio, ao modo e ao contexto de circulao. Discutir coletivamente o texto produzido, avaliando-o e corrigindo-o, o que torna o aluno mais crtico e atento quanto ao uso da linguagem. 5.1 - Participar das Formar cidados aptos a participar plenamente interaes cotidianas em da sociedade em que vivem comea por possibilitar-lhes a sala de aula: participao na sala de aula desde seus primeiros dias na escola: escutando elaborar, junto com os alunos, regras de com ateno e convivncia e interaes orais; (falar um de cada vez, compreenso. esperar a vez de falar, etc) Respondendo criar, com a turma, o hbito de ouvir quem fala, s questes propostas com ateno. pelo professor. expondo opinies nos Acostumar os alunos a emitir opinies, debates com os colegas principalmente os mais tmidos. e com o professor. Incentivar os alunos a dar respostas, opinies e sugestes pertinentes nas discusses de sala de aula, falando de modo a ser entendido, respeitando professor e colegas; organizao de rotinas das aulas, produo de textos coletivos, decises coletivas de assuntos de interesse comum, planejamentos coletivos de atividades de recreao ou de aprendizagem; Etc.

4. Produo Escrita

Emprego de estratgias de reviso dos prprios textos: _o que se escreve, _para que se escreve, _para quem se escreve, _como escrever (gnero, linguagem, recursos de pontuao, ortografia) Formas de participao adequadas para os espaos sociais pblicos. Participao em sala de aula

I/T/C

T/C

T/C

I/T/C

T/C

T/C

Regras de convivncia

I/T/C

T/C

T/C

Respeito mtuo

I/T/C

T/C

T/C

EIXOS

CAPACIDADES 5.2- Respeitar a diversidade das formas de expresso oral manifesta por colegas, professores e funcionrios da escola, bem como por pessoas da comunidade extraescolar.

DETALHAMENTO

CONTEDOS/CONCEITOS

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I/T/C T/C T/C

Reconhecer a existncia das diversas variedades da lngua; Atitudes e procedimentos ticos em relao a variedade lingstica:

5. Desenvolvimento da Oralidade

Respeitar a sua prpria maneira de falar e a dos outros (professor, colegas, funcionrios da escola, enfim, de toda a comunidade escolar). Estmulo ao respeito mtuo. 5.3 - Usar a lngua falada em diferentes situaes escolares, buscando empregar a variedade lingstica adequada. Trabalho pedaggico que possibilite ao aluno o uso de variedades lingsticas de, de modo que, em algumas, como narrar casos e histrias da cultura popular, ser adequado o uso da variedade coloquial cotidiana; em outras, como expor oralmente o resultado de trabalhos individuais ou feitos em grupo, ser necessrio adotar uma linguagem mais cuidada. Um procedimento relativamente usual e que pode ser til para o desenvolvimento da fluncia e adequao da lngua falada das crianas solicitar-lhes que dem avisos ou recados para o professor ou os alunos de outras turmas. Planejar a fala de forma concisa e organizada a partir de situaes ldicas, interessantes e envolventes: jornal falado, entrevistas, debates, eventos, campanhas, etc.

Prpria, que aprendeu com a famlia e contemporneos; Do colegas, que diferente da sua. Adequao do modo de falar s circunstncias da interlocuo verbal.

T/C

5.4 - Planejar a fala em situaes formais

Planejamento da fala considerando o objetivo de quem fala, expectativa e disposies de quem ouve, ambiente em que a fala acontecer.

T/C

EIXOS 5. Desenvolvimento da Oralidade

CAPACIDADES 5.5 -Realizar com pertinncia tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreenso

DETALHAMENTO Quando o aluno acompanha a aula e compreende o que o professor e os colegas falam j est exercitando essa capacidade. Mas h possibilidades de orient-la e desenvolv-la especificamente em sala de aula, por exemplo, lendo em voz alta textos diversos, de cuja compreenso depender a realizao de tarefas como fazer um resumo, responder um questionrio, jogar determinado jogo, superar determinado obstculo numa gincana, montar ou fazer funcionar um aparelho, etc.

CONTEDOS/CONCEITOS Ouvir com ateno e compreenso.

CICLO INICIAL DA ALFABETIZAO 1 ANO 2 ANO 3 ANO I T T/C

You might also like