You are on page 1of 3

Petrleo Api = Mede Densidade. Quanto maior o Api menos denso o lquido.

o. Quanto menor o Api mais denso o lquido. O petrleo constitudo por Hidrocarbonetos e O,N,S. Impurezas do Petrleo: guas, Sedimentos, Sais Inorgnicos, cidos Orgnicos. C1 C2 = Gs Natural (GN) HC Gasosos C3 C4 = Gs Liquefeito de Petrleo (GLP) HC Gasosos C5 C17 = HC Lquidos >C18 = HC Slidos Compostos Naftnicos = Ciclo Alcanos Quanto maior a cadeia maior o ponto de Ebulio. Frao de Petrleo uma faixa de temperatura em que uma frao do petrleo separada atravs da destilao. leos leves produzem Gasolina, Etc... leos Pesados Produzem Asfalto, Etc... Caracterstica da gasolina o contrrio dos lubrificantes. Quanto mais compostos aromticos melhor a gasolina. Ponto de Fluidez a menor temperatura no qual o fluido ainda consegue escoar, ou seja, no congela. Heterotomos (O,N,S) esto mais concentrados no petrleo mais pesado. Enxofre As desvantagens da presena de Enxofre nos combustveis que ao ser utilizado gera SO2 e SO3 que podem gerar chuva cida e quando hidratados gera H2SO3 e H2SO4. leo Diesel Vermelho = 1000 PPM Enxofre Rural leo Diesel Amarelo = 500 PPM Enxofre Urbano Quanto mais leve o combustvel menos enxofre. Nitrognio Aumenta a capacidade do leo de reter a gua em emulso. Emulso Mistura de dois lquidos imiscveis. A gua pode ser encontrada em 3 tipos no petrleo: gua Livre. gua Emulsionada Quando entra em contato atravs de ligao de H. gua Solvel Quando existem muitos heterotomos no petrleo. Ebulio ocorre quando a presso interna igual a presso externa. Quando aquecemos aumentamos a presso interna. Quando criamos vcuo ou diminumos a presso facilitamos a ocorrncia de ebulio. A indstria do petrleo faz uma destilao atmosfrica at 370 C, depois faz-se uma destilao a vcuo diminuindo a temperatura necessria para ebulir. Isso feito para evitar o craqueamento de todos HC (Quebra das ligaes de Hidrognio, ocasionando na desintegrao total do petrleo) e com isso conseguir separar por destilao o maior nmero possvel de fraes do petrleo.

API = 141.5/Densidade Especfica 138.5 Fluidez est relacionada a quantidade de parafina no leo. Quanto mais parafina mais fluida. leo Doce = Baixo Teor de Enxofre. leo Amargo = Alto Teor de Enxofre.

Existem dois tipos de sistema utilizado para separao da gua do petrleo o sistema bifsico ou trifsico e o sistema de dessalgao.

A gua misturada com o leo entra no dessalgador e com a mudana rpida e contnua da corrente eltrica realizada a separao. Trocador de calor so aparelhos que facilitam a troca de calor entre lquidos. O lquido que quer ser aquecido entra em um lado do trocador de calor (petrleo) e do outro lado entra o leo quente para esquentar o petrleo. CRU = Petrleo. Os gases liberados do pr-flash so reutilizados para gerar energia para turbomquinas em caso de pouca quantidade. Em caso de muita quantidade utiliza-se parte paras turbomquinas e parte enviado para estabilizadores para separar as fraes GN e GLP. O leo que sai do pr-flash o leo pr-vaporizado. TDA = Torre de Destilao Atmosfrica. Os gases que so liberados pela torre de pr-flash e pelo TDA so enviados ao estabilizador para estabilizarem os mesmos e depois serem separadas suas fraes. Aps a estabilizadora os gases entram em um tambor de separao que liquefaz C3 C4 separando dos gases C1 C2. O leo pr-vaporizado entra no forno que aquecido a 371C onde vaporizado tudo que tem ponto de ebulio menor do que 371C. Presso de Vapor a presso exercida por um vapor. Os refluxos na coluna de destilao controlam a temperatura. GOL = Gs leo Leve. GOP = Gs leo Pesado. Diferenas Entre TDA e TDV Temperatura TDA TDV 371 C <371 C Presso 1 ATM 0.13 ATM Formato LARGA E BAIXA Outros PENEIRAS

FINA E COMPRIDA SADA POR CIMA

RDV = Resduo de Destilao a Vcuo Flare = Queima os gases da TDV para manter a presso interna.

You might also like