You are on page 1of 10

O AVC (acidente vascular cerebral) possui vrios nomes, o mais correto AVE (acidente vascular enceflico), mas tambm

m pode ser chamado de infarto cerebral, isquemia cerebral, trombose cerebral ou o popular derrame cerebral. Neste texto abordaremos o AVC isqumico e o AVC hemorrgico. Para entender o AVC preciso conhecer 4 conceitos bsicos: - Trombo = um cogulo de sangue que se localiza dentro dos vasos sanguneos, aderido parede do mesmo, obstruindo a passagem de sangue. A obstruo pode ser parcial ou total. Quando o vaso obstrudo por um trombo, damos o nome de trombose. - mbolo = quando um trombo se solta e viaja pela corrente sangunea at encontrar um vaso com calibre menor do que o prprio mbolo, ficando preso e obstruindo a circulao do sangue. Quando um vaso obstrudo por um mbolo, estamos diante de uma embolia. Um exemplo comum a embolia pulmonar (leia: EMBOLIA PULMONAR) - Isquemia = a falta de suprimento de sangue para algum tecido ou rgo. Toda vez que a circulao de sangue no suficiente para o funcionamento das clulas, ocorre a isquemia. um processo reversvel se tratado a tempo.

Trombose

- Infarto = a morte das clulas por uma isquemia prolongada. Ocorre em geral por obstruo da artria por um trombo ou por um mbolo. O infarto mais conhecido o do miocrdio (msculo do corao), mas ele pode ocorrer em qualquer tecido ou rgo (leia: SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCRDIO E ANGINA). O AVC, portanto, nada mais que um infarto de uma regio do crebro causado por um trombo que se forma em uma artria cerebral ou por um mbolo formado em algum lugar do corpo, que viaja na corrente sangunea at se alojar em uma artria do crebro. H tambm o AVC hemorrgico que ser explicado mais abaixo.

Vascularizao do crebro

Repare na vascularizao do nosso crebro (vasos em azul). Quando qualquer um desses vasos fica obstrudo, ocorre uma isquemia e, consequentemente, um AVC. a) AVC por trombose O mecanismo da trombose cerebral o mesmo do infarto do corao. A diferena que o primeiro ocorre em artria do crebro e o outro em uma artria coronria. Pessoas com colesterol elevado apresentam deposio do mesmo na suas artrias em forma de placas de gordura. em cima dessas placas que os trombos se desenvolvem. O trombo cresce silenciosamente em cima das placas de colesterol e s causa sintomas quando torna-se grande o suficiente para obstruir a passagem do sangue. b) AVC por embolia O AVC causado por um mbolo normalmente tem origem no corao, mais especificamente no trio esquerdo. Uma arritmia cardaca chamada fibrilao atrial a principal causa de embolia cerebral. O trio quando est fibrilando no pulsa corretamente, com isso, o sangue dentro dele fica parado, o que favorece a coagulao e a formao de cogulos (Leia: PALPITAES, TAQUICARDIA E ARRITMIAS CARDACAS para entender melhor o conceito de arritmia). Na foto abaixo podemos ver o cogulo (ou trombo) (ponto preto) se tornando um mbolo ao sair do corao, ganhar a artria cartida e se alojar em uma artria cerebral, obstruindo a chegada de sangue para uma regio do crebro.

Acidente vascular cerebral causado por mbolo cardaco c) AVC por choque circulatrio Alm da trombose e da embolia, existe um terceiro tipo de infarto cerebral; o causado por uma parada cardaca ou um estado de choque circulatrio prolongado (leia:SAIBA O QUE CHOQUE CIRCULATRIO). Este tipo de acidente vascular cerebral o mais grave, pois a falta de circulao sangunea apropriada faz com que todo o crebro sofra isquemia, e no apenas uma regio como nos AVCs causados por trombo ou mbolo. Pacientes com parada cardaca prolongada costumam sofrer danos irreversveis no crebro. Trs minutos de parada cardaca, sem atendimento mdico, j provocam leses cerebrais graves. A partir do quinto minuto a chance de morte cerebral prxima de 100%. Mesmo quando iniciam-se rapidamente as manobras de ressuscitao (massagem cardaca) existe um limite de tempo para sobrevivncia do crebro. Poucos so os casos que evoluem bem aps mais de 10 minutos de manobras de ressuscitao sem resposta. Estes 3 tipos de infarto cerebral so chamados de AVC isqumico, pois o mecanismo que leva ao infarto uma isquemia (perfuso do sangue insuficiente), seja por trombo, mbolo ou choque circulatrio. Os principais fatores de risco para o acidente vascular isqumico (AVC) so: - Idade avanada - Diabetes (leia: DIAGNSTICO E SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS)

Cigarro (leia: COMO E PORQUE PARAR DE FUMAR CIGARRO) Hipertenso (leia: SINTOMAS E TRATAMENTO DA HIPERTENSO) Colesterol alto (leia: COLESTEROL BOM (HDL) E COLESTEROL RUIM (LDL)) Obesidade (leia: OBESIDADE E SNDROME METABLICA) Fibrilao atrial

O AVC um quadro que ocorre tipicamente de pessoas acima dos 50 anos com os fatores de risco listados acima, mas pode ocorrer em jovens que tenham alteraes na coagulao sangunea ou doenas inflamatrias dos vasos, como, por exemplo, anticorpo antifosfolipdio, fator V de Leiden, Lpus ou vasculites (leia: LPUS ERITEMATOSO SISTMICO e SAIBA O QUE VASCULITE). AVC hemorrgico Alm do AVC isqumico, responsvel por at 85% dos casos, existe ainda o AVC hemorrgico, causado pela ruptura de um vaso do crebro, que leva ao sangramento intracraniano. Em geral, o AVC hemorrgico ocorre por uma fraqueza da parede de uma artria cerebral. As principais causas de AVC hemorrgico so:

AVC hemorrgico

- Hipertenso - Tabagismo - Uso de medicamentos que inibem a coagulao como heparina e varfarina (leia: INTERAES COM A VARFARINA) - Traumas. - Aneurismas no crebro (leia: O QUE UM ANEURISMA?) - Malformaes dos vasos cerebrais - Vasculites (leia: VASCULITE | Causas e sintomas) O AVC hemorrgico costuma ser um quadro mais dramtico que o AVC isqumico por atingir quase sempre uma rea cerebral maior.

O crnio uma caixa fechada que no tem capacidade de se expandir. Quando h hemorragias grandes, o sangue vaza para o crebro forma hematomas que comeam a comprimi-lo em direo calota craniana. Esta compresso do crebro contribui ainda mais para leso dos neurnios e para o risco de morte. Existem dois tipos de AVC hemorrgico: hemorragia intracerebral e hemorragia subaracnide. A primeira, como o prprio nome diz, ocorre quando o sangramento se localiza dentro do crebro. J a hemorragia subaracnide ocorre quando o sangramento se d entre o crebro e a meninge (membrana que cobre o crebro). Leia SINTOMAS DA MENINGITE para entender melhor melhor o conceito de meninge. O AVC hemorrgico, principalmente o intraparenquimatoso (intracerebral), costuma ter prognstico ruim. A mortalidade chega a ser superior a 50% e apenas cerca de 10% ficam sem sequelas. Quando h hemorragias grandes e perda de conscincia, a taxa de mortalidade chega a 90%. Agora que voc j entendeu os tipos de AVC, vamos parte mais importante que o quadro clnico. Consequncias, sinais e sintomas do AVC Os sintomas do AVC dependem da rea do crebro atingida. Quanto maior a rea, em geral, mais grave o quadro. Infartos pequenos em reas nobres tambm so graves. Os sintomas mais comuns do AVC so: - Paralisias motoras, normalmente em apenas um lado do corpo. - Diminuio a fora em um membro ou em todo um lado do corpo. - Perda de equilbrio com incapacidade de se manter em p e dificuldade para realizar tarefas simples, como apertar um boto, ligar a luz ou levar um copo ou garfo a boca. - Alteraes na marcha. - Dificuldades na fala e boca torta. - Alteraes na musculatura da face ou desvio dos olhos. - Alteraes visuais como viso dupla, cegueira parcial ou total. - Desorientao, comportamento estranho ou discurso incoerente de incio sbito. - Diminuio do estado de conscincia. - Crise convulsiva. - Coma (leia: COMA INDUZIDO). - Morte.

A diminuio da sensibilidade e/ou formigamento isolado em um dos membros, ou apenas em parte deles, no costuma ser sinal de AVC, mas sim de leses nos nervos perifricos ou na coluna. Acidente vascular cerebral costuma causar paralisias e diminuio de fora. Quadros de ansiedade e histeria podem simular um AVC, porm, na maioria absoluta das vezes so facilmente distinguidos pelo mdico pelo fato dos sintomas no seguirem um lgica do ponto de vista neurolgico. O que para o paciente e sua famlia pode ser um evento com toda cara de AVC, para o mdico claramente um quadro histeria. O acidente vascular cerebral no causa dor, exceto por uma excruciante cefaleia (dor de cabea) que pode ocorrer nos casos de AVC hemorrgico (leia: DOR DE CABEA). At 1/3 dos derrames ocorrem durante o sono e o paciente s nota alterao ao acordar. Nos AVCs hemorrgicos o quadro pode evoluir muito rapidamente dependendo da sua extenso e da rea do crebro acometida. O paciente se queixa de mal-estar e rapidamente pode evoluir para perda de conscincia e parada cardiorrespiratria. muito comum o AVC cursar com pico hipertensivo. A falta de sangue em regies do crebro leva o corpo a aumentar a presso arterial em uma desesperada tentativa de aumentar a perfuso de sangue para o crebro. No se deve tentar controlar a presso nestes casos (principalmente se ela estiver abaixo de 200/110 mmHg), pois h um perigo de piorar a isquemia cerebral se a presso baixar rapidamente. Se houver suspeita de AVC, v imediatamente a um hospital e deixe os mdicos controlarem a presso do modo correto. Para saber mais sobre os sintomas do AVC, leia: 7 SINTOMAS DO AVC. Ataque isqumico transitrio O ataque isqumico transitrio, conhecido como AIT, ocorre quando os sintomas do AVC desaparecem com menos de 24 horas aps o seu incio. O AIT um derrame incompleto, que ocorre quando a isquemia consegue ser revertida espontaneamente antes que ocorra o infarto da regio acometida. Quem teve um AIT apresenta elevado risco de apresentar um AVC futuramente e deve ser seguido de perto por um neurologista.

AGORA, A INFORMAO MAIS IMPORTANTE DO TEXTO: Existe uma classe de medicamento chamada de tromboltico, que dissolve trombos e mbolos e restaura a circulao cerebral, acabando com a isquemia e impedindo a ocorrncia do infarto. Porm, ele s tem efeito nas primeiras 3 horas do AVC, sendo ainda mais efetivo se administrado na primeira hora e meia. Obs: os ltimos trabalhos cientficos tm demonstrado benefcios dos trombolticos at 4,5 horas aps o incio dos sintomas. Ao primeiro sinal de AVC o paciente deve ser levado imediatamente a uma emergncia para que se tenha tempo de salvar a rea cerebral isquemiada. Portanto, a pior coisa que se pode fazer quando surgem sintomas de AVC esperar para ver se o quadro vai melhorar sozinho. Se h suspeita de derrame durante a madrugada no se deve esperar amanhecer para levar o paciente ao hospital. Se no houver carro disponvel, chame uma ambulncia imediatamente. No se automedique e no espere para ver se os sintomas iro desaparecer. Se houver dvidas em relao ao momento exato do incio do sintomas, leve o paciente assim mesmo a um setor de emergncia e deixe os mdicos avaliarem a indicao ou no do tromboltico. Nunca deixe o paciente com suspeita de AVC conduzir o carro. O quadro pode evoluir e um grave acidente pode ocorrer. Os trombolticos s esto indicados no AVC isqumico. NO SE USA TROMBOLTICOS NO AVC HEMORRGICO. O diagnstico diferencial entre esses dois tipos de AVC feito atravs da tomografia computadorizada do crebro. No AVC hemorrgico pode ser necessria uma cirurgia de urgncia caso o crebro esteja sendo comprimido pelo sangramento. O tratamento consiste na remoo cirrgica do cogulo/hematoma e de parte da calota craniana para que o crebro possa se expandir sem ficar comprimido.

AVC
Causas e formas de preveno do acidente vascular cerebral

O acidente vascular cerebral traduz uma descida repentina do fluxo sanguneo que irriga o crebro, que produz diversas alteraes no seu funcionamento normal e, portanto, no funcionamento das actividades essenciais ao organismo.

Geralmente, ocorre devido rotura de um vaso sanguneo cerebral ou ao seu bloqueio, provocado pela presena de placas de gordura que aderem s paredes das artrias. Isto faz com que esta zona do crebro no receba oxignio, levando morte de algumas clulas.

A hipertenso um dos maiores factores de risco de AVC, para alm de doena cardaca, colesterol elevado, obesidade, tabaco e ingesto excessiva de lcool.

Sintomas

Diminuio sbita da viso num dos olhos Dificuldade em movimentar um dos membros ou metade do corpo Entorpecimento da cara Confuso ao falar e de compreenso Fortes dores de cabea. Tratamento Ao identificar os sintomas deve-se recorrer imediatamente ao servio de urgncias para avaliao. A cirurgia um mtodo recorrente. Todos os outros tratamentos dependem das sequelas causadas.

Preveno

Controle periodicamente a sua presso arterial. A hipertenso triplica o risco de sofrer um AVC. O tabaco piora o prognstico desta doena. Um fumador tem quatro vezes mais possibilidades de ter um AVC do que uma pessoa que no fuma. A alimentao tem um papel muito importante. Ingira peixes azuis (salmo, atum...), ricos em mega-3, que regulam a coagulao. O exerccio essencial para a sade de todo o sistema circulatrio. Faa um pequeno passeio todos os dias.

AVC Isqumico
Indicar esta matria | Adicionar aos favoritos

Nesses casos, sintomas como dificuldades de falar ou de compreenso, perda da sensibilidade nos membros e do equilbrio se desenrolam em poucos minutos e vo piorando ao longo das horas. A falta de irrigao no crebro pode ter dado algum sinal de aviso semanas ou at meses antes, na forma de um "mini-ataque", em que os sinais apareceram e sumiram de repente. Dependendo da causa da obstruo, os isqumicos podem ser de trs tipos: 1. Trombtico - aqui o causador do entupimento um cogulo formado numa artria que irriga o crebro devido aterosclerose. Responde por 60% dos casos. 2. Por embolia - Em 20% dos casos o cogulo foi formado em outra parte do corpo e viajou at obstruir alguma artria que leva sangue massa cinzenta ou que fica por l. 3. Insuficincia circulatria - aqui o problema uma falha no corao, que deixa de bombear sangue corretamente levando deficincia de circulao na cabea. Isso explica por que um ataque do corao pode levar a um AVC.

AVC Hemorrgico
Indicar esta matria | Adicionar aos favoritos

Este tipo mais grave e de pior prognstico. Por sorte responde pela minoria dos casos - cerca de 20% deles. mais comum em jovens e pode vir acompanhado de uma forte dor de cabea, nuseas e vmitos. Mas s vezes no d nenhum sinal. Sabe-se que alguns hbitos, como fumar, usar contraceptivos orais (principalmente os que tm muito estrgeno) e o abuso de lcool e drogas favorecem esse tipo de ataque. H duas formas dessas hemorragias: 1. Sub-aracnide - um vaso da superfcie se rompe, derramando sangue no espao entre o crebro e o crnio. A causa mais comum o rompimento de um aneurisma, as dilataes nas artrias que ficam cheias de sangue como um balo. Em geral o gatilho para esse estouro a presso alta. 2. Hemorragia intra-cerebral - o derramamento de sangue no meio da massa cinzenta, normalmente por causa do envelhecimento dos vasos ou da hipertenso crnica. S 10% dos AVC se enquadram aqui

Fatores de risco
Indicar esta matria | Adicionar aos favoritos

Os estudos mostram que o grupo mais vulnervel a um AVC engloba homens, com mais de 55 anos e histrico familiar da doena. Alm disso, os fatores de risco so praticamente os mesmos que esto por trs de um infarto: Presso alta - este o mais importante fator de risco que pode ser modificado Cigarro - ele diminui a oxigenao do sangue e lesa a parede dos vasos, facilitando a formao de cogulos. Em combinao com alguns contraceptivos orais, seu efeito ainda pior. Diabete - a doena lesa a parede dos vasos, facilitando a formao de placas Entupimentos nas cartidas, as artrias do pescoo que levam o sangue ao crebro Problemas cardacos - a fibrilao, por exemplo, gera um descompasso nas batidas do corao que pode favorecer a formao de cogulos. Soltos na corrente sangnea, podem ir parar no crebro. Colesterol alto - conhecido formador de placas Sedentarismo Obesidade

Sinais
Indicar esta matria | Adicionar aos favoritos

Fique atento a estes sinais. Voc deve correr para um hospital imediatamente menor suspeita deles: falta de sensibilidade ou fraqueza que surge de repente no rosto, no brao ou na perna, especialmente se for de um lado s do corpo confuso repentina, problemas para falar ou entender o que os outros dizem dificuldade de enxergar com um dos olhos

dificuldade de caminhar, tonturas, perda do equilbrio ou da coordenao forte dor de cabea que surge de repente, sem causa aparente

Diagnstico
Indicar esta matria | Adicionar aos favoritos

Diante de uma suspeita de AVC, o mdico geralmente pede uma tomografia ou uma ressonncia magntica do crebro. Esses exames mostram com exatido a dimenso, a causa, o local e a gravidade da leso. Tambm possvel fazer exames das artrias para ver a quantas anda o fluxo sangneo por l.

ratamento
Indicar esta matria | Adicionar aos favoritos

Atualmente h drogas capazes de evitar a morte ou as seqelas em quem sofre um AVC. Elas desfazem os cogulos e reestabelecem prontamente a circulao. O grave porm que, para surtirem efeito, devem ser ingeridas no mximo trs horas depois do incio do ataque. Da a importncia de reconhecer os sintomas e correr para o hospital ao menor sinal deles. No caso dos hemorrgicos, os mdicos lanam mo dos medicamentos para estancar o sangue e reduzir a inflamao que acontece logo depois. Dependendo da causa, pode ser necessrio uma cirurgia para tratar um aneurisma ou eliminar um cogulo que tenha se formado com o derramamento de sangue. Alm disso, a reabilitao fundamental para a recuperao de um AVC. Ela deve comear ainda no hospital e se prolongar pelo tempo que for preciso. ela que vai permitir reconquistar habilidades como falar, comer e at andar. Normalmente feita por fisioterapeutas e fonoaudilogos, mas h programas que incluem at equitao e atividades na gua.

Preveno
Indicar esta matria | Adicionar aos favoritos

perfeitamente possvel prevenir 80% dos AVC. E no h nenhum mistrio nisso. Basta controlar os fatores de risco. Isso significa: controlar sua presso arterial. No hesite em trat-la se estiver alta verificar com um cardiologista se voc tem alguma fibrilao atrial parar de fumar beber com moderao manter as taxas de colesterol no lugar se for diabtico, manter a doena sob controle exercitar-se regularmente consumir pouco sal

You might also like