You are on page 1of 3

O ego auxiliar: algo necessrio no Atendimento Teraputico

O presente trabalho se originou de uma palestra, que foi proposta pelo professor Dr. Tiago Ribeiro, para que os alunos tivessem uma viso das modalidades de atendimento a partir de outros olhares. Nesse trabalho o foco ser na palestra dada pela Ms. Ana Paula de Freitas, psicloga, psicoterapeuta e acompanhante terapeuta. Em sua fala ela traz o acompanhamento teraputico e mostra como o terapeuta trabalha como ego auxiliar de seu cliente, isso tudo na teoria psicodramtica. O Acompanhamento Teraputico uma modalidade de atendimento que se constitui pelo acompanhar, acompanhar o cliente em seus espaos cotidianos ajudando a retomar sua autonomia, conquist-la, pois em muitos casos o paciente nunca teve essa autonomia. Sempre respeitando sua singularidade e possibilitando novas formas de reinsero, como por exemplo, suas relaes com a famlia, vizinhos, bairro e cidade. A proposta do AT com o cliente a construo de uma cena. Usa o psicodrama fora do setting, agora nas ruas, na cidade, na lanchonete e em qualquer lugar onde o cliente tenha vontade de ir, pois a loucura deve sim circular pela cidade e mostrar sua cara. O AT e seu cliente vo se inserindo em um mundo onde possam surgir vrias possibilidades, no esto mais em um ambiente controlado, sendo assim necessrio improvisar, pois no h momentos e espaos pr-determinados. Colocando o paciente em um lugar de (re) conhecimento. O AT se prope a estar junto com a loucura, com o louco, compartilhar os mesmo sentimentos, para que assim o cliente possa compreender e confiar no AT para que o mesmo possa ajudar o cliente a conhecer o outro lado, o lado que tem medo de conhecer, um lugar que o exclui e por isso nunca conseguiu encontrar. Como companheiros vo juntos desvendando e descobrindo o diferente o at ento desconhecido, com brincadeiras de forma ldica, para que se torne mais prazeroso, tanto para o cliente quanto para o AT essa descoberta. Isso vai possibilitar a passagem para uma ao concreta, uma passagem para o conhecimento do novo, da rua, da cidade, onde se depara com o inesperado, com coisas que no estavam escritas, coisas essas que vo ajudar no trabalho, pois a dupla constri juntos as senas. O ego aqui se torna o protagonista, das cenas.

O ego deveria ser uma extenso do sujeito, traduzindo aquilo que ele no estava sendo capaz de expressar, ajudando o outro a descobrir, espaos, fantasias. O AT faz isso em seu cotidiano, empresta seu ego para seu cliente para que assim ele descubra coisas que no seria capaz de descobrir sozinho, sem a presena de outro ego para te ajudar, te amparar. Mas no podemos nos esquecer de que levar a loucura para passear, causa mudanas no meio algo diferente ocorrendo em uma sociedade to fechada para a loucura, mesmo aps a luta antimanicomial percebemos que a excluso continua, o louco um estranho no meio dos normais. Que normais so esses que excluem todos? Todos sim, pois no s os loucos, mas sim todos que fogem do padro. Isso tudo no garante que o AT far uma clnica aberta, o AT deve estar sempre aberto aos atravessamentos que a cidade oferece, para que assim ele e seu cliente no fiquem encarcerados, mesmo livres. Deve fazer com que seu cliente ache o que antes era novo e diferente em algo natural, no aprisionando o cliente a si mesmo, nesse momento todo o cuidado pouco, o cliente no pode ficar dependente do AT, deve haver uma transformao do sujeito. Por fim, o trabalho do AT deve ser um trabalho de parceria com seu cliente de amizade, o AT deve estar disposto a ser o ego auxiliar de seu paciente, ajudando o mesmo a ser cada vez mais independente. Independncia algo difcil quando falamos de loucura, podem-se demorar meses, anos, mas essa a principal funo do AT criar o mnimo de independncia para a vida desse sujeito, que sempre viveu dependendo do outro, da opinio e do olhar do outro, que muitas vezes um olhar de desprezo e no um olhar de ajuda, por isso a loucura ainda vive encarcerada, agora no mais nos hospitais, mas sim em suas prprias casas, juntamente com suas famlias. A palestra ministrada pela Ms. Ana Paula de Freitas foi de grande importncia para nossa formao acadmica, pois veio nos mostrar o outro lado do Psiclogo, algo que s por leituras no conseguimos entender. Essa modalidade de atendimento foi algo novo, que no inicio achamos estranho, como assim uma pessoa acompanha o louco a todo tempo? Descobrimos que no bem assim, e o quo importante para a liberdade da loucura essa nova modalidade de atendimento.

BIBLIOGRFIA FREITAS, Ana Paula de. A clnica no fazer profissional: em que ponto estamos?. Acessado em 17 de maro de 2013, site: www.trilhaat.com.br SCAGLIARINI, Ana Paula Cordeiro. Quando o ego auxiliar se encontra com o acompanhante teraputico no pas da loucura. Acessado em 17 de maro de 2013, site: www.trilhaat.com.br SCAGLIARINI, Ana Paula Cordeiro. O Fora do Tempo?. Acessado em 17 de maro de 2013, site: www.trilhaat.com.br

You might also like