You are on page 1of 10

Foucault: tcnicas e tecnologias Por: Guaracy Arajo (Professor de Filosofia/PUC-MG e Doutorando em

Filosofia/UFRJ) Contato: guaracyaraujo@gmail.com

Os pensadores que emergem na cultura filosfica francesa a partir dos anos sessenta muitas vezes fazem uso de uma metafrica referenciada na tcnica. Termos como mquina (que comparece regularmente nos trabalhos de Gilles Deleuze) e tcnica ou tecnologia (tal como usados por Michel Foucault) usualmente designaro, para tais autores, processos em relao aos quais no se supe orientaes das quais os agentes estejam plenamente conscientes ou uma tendncia histrica inevitvel (o que faria parte das orientaes fundamentais da cultura iluminista ou do pensamento hegeliano, por exemplo). Igualmente pretende-se evitar uma orientao teleolgica determinada por perspectivas substancializadas da realidade, das quais um exemplo seria a noo de luta de classes do marxismo. Tais termos so antes vinculados a uma viso da histria mais aberta ao reconhecimento da contingncia e das interaes estratgicas de certos grupos em determinados perodos histricos.

este o caso para Foucault ao tematizar tcnicas ou tecnologias. Apartando-se de modelos filosficos baseados numa racionalidade centrada no sujeito, Foucault assumir tais noes enquanto modelos que dariam inteligibilidade estratgica a certas prticas sociais. Inicialmente estas sero implicadas em uma discusso acerca das relaes de poder na Modernidade. Tais relaes so pensadas por Foucault nos termos de uma analtica do poder.

As principais orientaes desta analtica so as seguintes:

1- Em primeiro lugar, prope-se uma anlise do poder a partir de suas extremidades, de suas capilaridades. O que implica a recusa da idia de que o poder funcionaria a partir de um foco central a partir do qual se disseminaria de forma homognea em todo o corpo de uma sociedade dada. O que se pretende aqui um deslocamento da questo acerca do fundamento do poder, em prol de uma viso que pretende ressaltar formas de exerccio localizadas deste, e que no se confinam estritamente instncia poltica.

2- Outra precauo metodolgica adotada por Foucault ressalta o estabelecimento de relaes de poder especficas, irredutveis, que surgem em contextos especficos. Ao invs de supor que determinados grupos ou agentes empreenderam grandes estratgias para a tomada do poder (como se pudessem ver para alm da histria), Foucault pergunta como determinadas estratgias, inicialmente locais, constituram relaes de poder e de sujeio de certos grupos a outros. Trata-se assim de assumir o ponto de vista de uma multiplicidade de formas e focos de relao, e no de reduzi-las a priori a um foco central e homogneo.

3- Foucault propor uma viso relacional do poder. Prope-se uma viso nominalista e, sobretudo, estratgica do poder. Este deveria ser analisado em termos de estratgias que, formuladas em nveis locais, foram (por motivos inteligveis, embora no intencionais) aplicadas a domnios cada vez mais vastos (ou que regrediram, mudaram seu campo de aplicao, etc). Assim, o foco da anlise passa de uma busca na soberania do princpio de uma dominao poltica, para a pergunta sobre como dominaes locais lograram constituir certos campos estratgico de relaes de poder inclusive, aquele

denominado soberania. Relaes que tem sua base em relaes entre foras (claramente, trata-se de uma dvida de Foucault para com Nietzsche): supe-se aqui que certas relaes entre foras que no se confinam esfera poltica, podendo ser apontadas em qualquer contexto no qual ocorram relaes entre os seres humanos tornam-se tpicas e codificam-se enquanto estratgias costumeiras que mantm processos contnuos de sujeio. Assim, as relaes de poder no so exteriores aos dominantes e dominados: ao contrrio, Foucault acredita que tais processos moldam, produzem individualidades. O poder produz gestos, comportamentos, e mesmo os corpos daqueles que participam destas relaes1.

5- A analtica do poder assume tambm uma imanncia do poder ao saber, um condicionamento recproco entre estas duas instncias. Podemos introduzir este tpico lembrando que o uso feito por Foucault das prescries de mtodo da analtica do poder quase sempre se dar em estudos baseados em peas discursivas, em formas de discurso que o autor pretende desencavar (falamos aqui dos saberes sujeitados, objeto da genealogia). O saber pode ser visto na obra de Foucault como condio de acesso para a anlise das relaes de poder

6- Uma outra orientao da analtica do poder2 a proposta de que este sempre se exerce com certo elemento de resistncia. O carter relacional do poder aponta para a dominao de certos sujeitos ou grupos sobre outros, o que denominvel simplesmente como sujeio. Ora, tal dominao nunca absoluta, ela sempre suscita a formao de contra-poderes, de focos de resistncia. Uma metfora usada por

Este um dos argumentos centrais de Histria da Sexualidade I A Vontade de Saber. Cf., na edio brasileira desta obra, as pgs 19 a 49. 2 Este aspecto encontra-se exposto de forma mais clara em Histria da Sexualidade I A Vontade de Saber, pg 91 da edio brasileira.

Foucault a este respeito a da frico: dominadores e dominados esto sempre em uma relao de tenso latente ou explcita. A resistncia, ao formar contra-poderes, torna as relaes de dominao permanentemente instveis e, portanto, remodeladas no decorrer do tempo, e at mesmo revertidas.

4- Enfim, a analtica do poder assume um direcionamento ascendente da anlise. Ou seja, recusa para o estudo das relaes de poder uma orientao estatista, na qual o Estado implementaria e daria suporte ao conjunto destas no interior de uma sociedade. Recusa que orienta a analtica no rumo de mecanismos infinitesimais, de modalidades particulares de relao de poder. a estas que Foucault nomear com os termos tcnica ou tecnologia, indicando formas especficas a partir das quais o poder efetivamente exercido. Foucault analisar as tcnicas ou tecnologias de poder indicando que estas usualmente surgem de forma relativamente autnoma e margem dos grandes aparelhos de Estado, sendo no entanto muitas vezes repertoriadas, transformadas, colonizadas, etc.

Dois exemplos dados por Foucault neste momento de sua trajetria (que corresponde primeira metade da dcada de setenta do sculo vinte) indicam as principais linhas de ao das tcnicas ou tecnologias de poder. So estes o panoptismo e seu papel na constituio do que chamado pelo autor de sociedade disciplinar, e a medicina social e suas implicaes no que chamado pelo autor de biopoder.

O Panptico3 um projeto de priso formulado pelo jurista e filsofo ingls Jeremy Bentham no incio do sculo XIX. O Panptico organiza em um determinado espao um esquema que objetiva e disciplina os indivduos da forma mais annima possvel o que importa a vigilncia permanente dos que esto nas celas. O exerccio do poder ininterrupto e impessoal, mas acarreta uma clara sujeio dos aprisionados. Alm disso, o olhar panptico observa os indivduos permanentemente, produzindo dados passveis de estudo, todo um saber indissocivel do exerccio do poder dentro do Panptico, e que permite experimentaes com o fim de ordenar, disciplinar, normalizar. No Panptico o poder exerce-se produzindo verdades sobre as condutas individuais, neste laboratrio do poder, no qual graas a seus mecanismos de observao, ganha em eficcia e em capacidade de penetrao no comportamento dos homens; um aumento de saber vem se implantar em todas as frentes do poder, descobrindo objetos que devem ser conhecidos em todas as superfcies onde este se exera 4.O Panptico uma tecnologia de poder que obedece a uma orientao determinada: a produo de sujeitos disciplinados. Tal orientao, na medida em que poderia ser observada em outras tecnologias de poder no mesmo contexto histrico (do final do sculo XVIII ao sculo XX) indiciaria um modelo social maior, chamado por Foucault de sociedade disciplinar.

Outra tecnologia de poder analisada pelo autor durante a primeira metade dos anos setenta (e que ocorreria no mesmo contexto histrico das sociedades disciplinares) diz agora respeito no ao tratamento disciplinar conferido aos indivduos, mas sim ao modo como as populaes, a partir do final do sculo XVIII, passam a ser percebidas como
3

Alguns momentos da descrio que Foucault faz do Panptico: (...) na periferia uma construo em anel; no centro, uma torre; esta vazada de largas janelas que se abrem sobre a face interna do anel; a construo perifrica dividida em celas, cada uma atravessando toda a espessura da construo; elas tm duas janelas, uma para o interior, correspondendo s janelas da torre; outra, que d para o exterior, permite que a luz atravesse a cela de lado a lado. Basta ento colocar um vigia na torre central, e em cada cela trancar um louco, um doente, um condenado, um operrio ou um escolar. Pelo efeito de contraluz, pode-se perceber da torre (...) as pequenas silhuetas cativas nas celas da periferia. Tantas jaulas, tantos pequenos teatros, em que cada ator est sozinho, perfeitamente individualizado e sozinho.Cf. Vigiar e Punir, pg 165-166 da edio brasileira.
4

Cf. Vigiar e Punir, pg. 169 da edio brasileira.

fator de riqueza dos Estados Modernos. Foucault afirmar que tal percepo vincula-se a numerosas tecnologias de poder. Um de seus focos a Medicina Social enquanto gesto de aspectos vitais da populao (natalidade, morbidade, expectativa de vida, resistncia a doenas, riscos de vida, etc). A medicalizao (ou seja, a adoo de mecanismos pblicos de Medicina Social, a criao de leis que obrigam as famlias a cuidar da sade de seus membros, a vacinao coletiva, etc.) uma tecnologia de poder na medida em que realiza tal orientao (gerir politicamente a vida das populaes), chamada por Foucault pelo termo biopoder5.

A partir do final da dcada de setenta, Foucault deslocar progressivamente suas anlises do poder para anlises centradas na noo de governo. Considerando que o estudo centrado no poder gerava numerosos equvocos em seus leitores (em particular, a percepo segundo a qual as relaes de poder seriam irreversveis e os sujeitos totalmente assujeitados a suas orientaes), Foucault adotar as noes de governo e conduta. As quais suscitaro por sua vez remanejamentos, fazendo emergir tecnologias cujo foco conduzir ou governar condutas. Duas tecnologias de governo sero particularmente enfatizadas por Foucault: a confisso, no mbito do poder pastoral, e a polcia no que tange aos Estados Modernos.

O poder pastoral consiste no modo de direcionar condutas que emerge nos primeiros sculos da Igreja. Ele supe a existncia de um pastor (um lder) e um rebanho (os conduzidos). Trata-se de uma forma de poder/governo na medida em que o pastor conduz o rebanho em sua vida cotidiana fazendo uso de mecanismos especficos. O mecanismo ou tecnologia mais relevante neste sentido a confisso, a partir da qual a alma de cada ovelha do rebanho poder ser governada. A confisso (e os mecanismos
5

Cf., na coletnea de artigos Microfsica do Poder, as pgs. 79 a 98 da edio brasileira.

de obedincia que esta implica) permite depreender verdades sobre a conduta de cada membro do rebanho, criando condies para um combate em torno de sua alma e para sua conseqente salvao6.

Foucault acredita que o poder pastoral teria alcanado sua mxima amplitude no decorrer da Idade Mdia, sendo eclipsado no mundo moderno. No entanto, uma outra tecnologia de governo emergir a partir do sculo XVII: trata-se da polcia. Esta assume neste contexto histrico um sentido bastante diferente daquele com o qual estamos acostumados. A partir do sculo XVII teriam surgido, no mbito de teorias e prticas sociais prprias articulao entre os Estados Modernos e as sociedades civis, relaes de governo que manteriam em parte o objetivo do poder pastoral (conduzir salvao) mas cujo quadro seria essencialmente secular e orientado para o bem-estar vital e material das sociedades. Estas seriam efetivadas por instituies pblicas de polcia, encarregadas de zelar por todos os aspectos que poderiam levar a este bem-estar, e rigorosamente falando por todos os aspectos da vida social: da circulao de mercadorias e pessoas s trocas de bens, da sade pblica instruo, da moralidade pobreza. A polcia, tal como a conhecemos hoje, teria surgido apenas no sculo XX, a partir da desarticulao das funes assinaladas7.

Ao tematizar o governo, Foucault progressivamente adotar um outro sentido para este termo. Pois a noo de governo deixa-se ler em dois sentidos: governo sobre os outros, governo sobre si mesmo. este segundo sentido que ser mais diretamente abordado por Foucault a partir do incio dos anos oitenta. E assim surgiro novas tcnicas ou tecnologias, desta vez associadas ao termo si: tcnicas, tecnologias de si. As quais se
6 7

Cf., no curso Segurana, Territrio, Populao, as pgs. 166 a 252 da edio brasileira. Cf., no curso Segurana, Territrio, Populao, as pgs. 419 a 488 da edio brasileira.

referem aos modos como sujeitos dispem, em contextos histricos dados, de condies para diante da referncia dada pelas formas de poder e governo prprias a cada poca governarem a si mesmos.

Dois exemplos nesse sentido so dados pelo uso da meditao e dos cadernos de memria (hypomnmata) por parte das elites ilustradas gregas e romanas nos perodos clssico e helenstico (entre os sculos V. a.C. e II d.C.). A prtica constante da meditao, da discusso consigo mesmo, bem como a anotao de fatos ou frases particularmente instrutivas presenciadas durante o dia seriam formas de fixar condutas positivas que habilitariam os seus praticantes a uma relao mais livre e pessoal consigo mesmos e com os outros.

Concluso

O uso por parte de Foucault de noes como tcnica e tecnologia vem no bojo de uma tentativa de avaliar a relao entre campos de saber e modalidades de poder, que incluir posteriormente o elemento das subjetivaes mais ou menos alinhadas a tais saberes e poderes. Segundo Charles Taylor, o relato de Foucault acerca das implicaes entre saberes e poderes mais preciso e operatrio do que aquele proposto pela Escola de Frankfurt. Enquanto os tericos frankfurtianos atribuiriam um papel mais substancial aos conceitos que formulam, Foucault assumiria conceitos mais operatrios, o que lhe daria uma margem de manobra maior em suas formulaes8.

Sem entrar no mrito da anlise de Taylor, gostaria de assinalar a oposio entre as noes de tcnica e tecnologia em Foucault diante da teorizao frankfurtiana acerca da
8

Em Foucault on Freedon and Truth. Cf. Bibliografia.

razo instrumental. A razo instrumental significaria o uso da racionalidade enquanto centrada apenas nos meios de obteno de finalidades que no so avaliadas em termos estritamente racionais; sua operao seria pouco diferenciada em se considerando o mundo natural e as esferas da vida social. O amplo predomnio de tal modelo de racionalidade no mundo contemporneo ocasionaria um mundo no qual as possibilidades da liberdade estariam cada vez mais soterradas, ocasionando a perspectiva pessimista prpria aos tericos frankfurtianos.

Enquanto isso, o uso por parte de Foucault das noes ligadas aos termos tcnica e tecnologia tambm aponta para esquemas de racionalizao imanentes vida social, mas assinala (diferentemente da razo instrumental frankfurtiana) nuances no que diz respeito s finalidades e orientaes implementadas, de acordo com a tecnologia/tcnica em questo. O que indica a recusa a um grande modelo de racionalidade, em prol de esquemas especficos que seguiriam orientaes particulares. A linha de anlise de Foucault impede ainda uma assimilao dos processos racionais aplicados natureza aos esquemas de racionalizao prprios ao campo social. Enfim, ao abrir espao em seus ltimos trabalhos para as tcnicas/tecnologias de si, Foucault avalia os espaos de liberdade abertos em contextos histricos distintos, favorecendo uma reflexo sobre as possibilidades da liberdade na contemporaneidade e impedindo assim uma perspectiva abertamente pessimista e negativa sobre o mundo que nos cerca.

Bibliografia

1- FOUCAULT, M. - Vigiar e Punir Traduo de Raquel Ramalhete Petrpolis, Editora Vozes, 1997.

2- ______________ - Histria da Sexualidade I - A Vontade de Saber Traduo de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A.Guillhon Albuquerque Rio de Janeiro, Graal, 1999. 3- ________________ - Microfsica do Poder Traduo de Roberto Machado et alli Rio de Janeiro, Graal, 1979. 4- ________________ - Ditos e Escritos Vol. I V Traduo de Vera Lcia Avellar Ribeiro et alli - Rio de Janeiro, Forense Universitria, 2003. 5- ________________ - A Hermenutica do Sujeito: Curso dado no Collge de France (1981-1982) Traduo de Mrcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail So Paulo, Martins Fontes, 2004. 6- ________________ - Segurana, Territrio, Populao: Curso dado no Collge de France (1977-1978) Traduo de Eduardo Brando So Paulo, Martins Fontes, 2008. 7- TAYLOR, C. Foucault on Freedon and Truth In Foucault: A Critical Reader Organizado por David Cousin Hoy Oxford, Basil Blackwell, 1986.

10

You might also like