You are on page 1of 3

9 regras que investidores nunca devem esquecer

No tente prever o futuro e poupar mais importante que investirso algumas regras listadas pelo site The Motley Foo
Por Diego Lazzaris Borges |10h43 | 25-10-2012 SO PAULO Encontrar as melhores oportunidades e ganhar mais dinheiro o objetivo da maioria das pessoas que aplicam no mercado financeiro. No entanto, para conseguir bons resultados, preciso disciplina e conhecimento dos produtos financeiros, alm de entender bem os prprios objetivos e o funcionamento do mercado que voc opera. Para facilitar a vida dos investidores, o especialista do site The Motley Fool, Morgan Housel, listou em artigo as 9 regras que os investidores nunca deveriam esquecer. E apesar dele escrever para seus leitores nos Estados Unidos, o especialista da MoneyFit, Andr Massaro, ressalta que o investidor americano e o brasileiro sofrem com as mesmas angstias. Achei o artigo americano interessante, pois uma forma de lembrar que a pouca habilidade em lidar com finanas e as crenas erradas sobre o dinheiro no so problemas associados com alguma etnia ou nacionalidade em particular e, sim, ao ser humano, independente do pas onde ele esteja, pontua. Confira as 9 regras: 1 Nove em dez profissionais de finanas no tem o interesse do cliente como prioridade Wall Street atrai alguns dos melhores estudantes das melhores universidades. E poucos deles entram para o mercado financeiro porque tm o desejo de ajud-lo a alocar seus investimentos da forma mais eficiente. Eles vo para esse mercado porque querem ficar ricos. E a maneira de ficar rico em Wall Street mais facilmente no se tornando o prximo Warren Buffet e sim encontrando pessoas ingnuas para pagar taxas de administrao e comisses elevadas em produtos de investimento que raramente conseguem sequer superar seus ndices de referncia. Por isso, Housel aconselha que voc fique bem atento antes de entregar seu dinheiro na mo de alguns profissionais. 2 No tente prever o futuro H pouco mais de dez anos, a Grcia era um pas forte, a Rssia estava quebrada, o barril do petrleo custava US$ 13, a AOL dominava a internet, economistas achavam que o governo eliminaria a dvida nacional em 2009, a Apple era uma piada, a General Motors estava no topo da valorizao, Mark Zuckerberg era um estudante, o bug do milnio era uma enorme preocupao e a revista Fortune dizia que a Enron era uma das empresas mais admiradas dos EUA. A prxima dcada tambm ter muitas mudanas. Aprender a lidar com elas mais importante do que tentar prev-las. Ningum capaz disso

3 Poupar mais importante que investir Voc pode fazer bons investimentos, mas se no tiver guardado algum dinheiro para comear, no conseguir atingir seus objetivos. As pessoas gastam muito tempo pensando na estratgia e em como melhorar a rentabilidade da aplicao, mas muitos conseguiriam resultados melhores se simplesmente se preocupassem em pensar em como poupar mais. 4 Esquea o noticirio Um ciclo de 24 horas de notcias feito para quem no consegue enxergar mais que 24 horas frente. Por este motivo, uma notcia longa, mas muito importante, sobre um aumento na produo de energia raramente mencionada, quando o ndice Dow Jones cai 20 pontos noticiado como manchete urgente. Para Housel, o relacionamento da maioria das pessoas com as notcias de economia deveria ser: (a) nenhum, ignore todas as notcias ou (b) algo que ajude a entender melhor como o mundo funciona, mas que raramente o obrigue a tomar alguma ao. 5 A inteligncia emocional mais importante que o conhecimento tcnico Pegue dois investidores. Um um cientista formato pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), com um QI muito alto. Ele usa alavancagem e opera vrias vezes por semana, usando sua inteligncia para ser mais esperto que o mercado, saindo dos investimentos quando acha que o momento certo. O outro uma pessoa comum, que nunca este ve na faculdade, poupa dinheiro todo ms e aplica em um fundo de ndice (ETF) mensalmente. Ele no est preocupado em ser mais esperto que o mercado. Na opinio de Housel, quem conseguir os melhores resultados no longo prazo o segundo. Investir no um jogo onde o cara com QI de 160 supera outro cara de 130, j dizia Warren Buffett. Investidores de sucesso so aqueles que reconhecem suas limitaes, mantm a cabea fria e agem com disciplina. 6 Fale sobre dinheiro Investir no fcil. Mexe com as emoes, pode nos deixar nervosos, irritados, com medo e confusos. Quando tomamos nossas decises com essas emoes flor da pele, na maioria das vezes nos arrependemos. Por isso, Housel aconselha que voc converse com algum antes de tomar uma grande deciso com seus investimentos. Pode ser um amigo, um consultor financeiro ou um investidor mais experiente. O pior que pode acontecer ouvirmos algo com o qual no concordamos e a ignoramos o conselho. Mas frequentemente ouviremos algo que pode dar outras perspectivas e ajudar a moldar nossos pensamentos. 7 A maioria dos problemas financeiros causada por endividamento O especialista do Motley Fool ressalta cita um exemplo de um conhecido que ganhava centenas de milhares de dlares por ano como um especialista em um campo profissional avanado, mas pediu falncia em 2009 e provavelmente ter que continuar trabalhando quanto tiver mais de 70 anos.

Um outro conhecido, que nunca ganhou mais que US$ 50 mil por ano, conseguiu se aposentar sem problemas quando precisou. A principal diferena entre ele que o primeiro se endividou para viver com um padro de vida superior ao seu, enquanto o outro evitou contrair dvidas e manteve um padro mais realista. 8 Esquea o desempenho passado Morgan Housel aponta que, quando se trata de aes ou fundos de investimento, uma das piores formas de avaliar seu potencial de retorno olhando a performance passada. Se uma ao valorizou muito nos ltimos anos no quer dizer que ela continuar subindo nos prximos anos. Para ele, investimentos que apresentaram fortes retornos recentemente deveriam ser vistos com cautela, com o risco at de uma bolha. Por isso, voc deve procurar comprar aes de empresas que voc entenda e que tenham alguma vantagem competitiva. 9 No existe investimento perfeito O ouro, que apontado frequentemente como um investimento estvel, desvalorizou 70% de 1980 at o inicio do ano 2000. Ttulos do Tesouro norte-americano perderam 40% de seu valor ajustado pela inflao do final da 2 Guerra at o incio dos anos 80. Aes de empresas norteamericanas que eram excelentes investimentos em 2000, recuaram 40% at maro de 2009. E os imveis tambm desvalorizaram muito nos EUA. Por isso, Housel ressalta que os investimentos so arriscados. Coisas ruins podem acontecer com qualquer aplicao. Avaliaes so invalidadas, segmentos de negcios sofrem mudanas, executivos de empresas erram, polticos tomam decises ruins e as coisas normalmente no ocorrem como planejadas. Diversificao a chave, assim como a pacincia, uma mente aberta e a capacidade de ignorar os modismos e o entusiasmo da maioria das pessoas.

You might also like