You are on page 1of 14

Trduo Pascal VIGLIA PASCAL ANO C (A comunidade reune-se em volta da fogueira para a bno do Fogo Novo.

o. Se no for possvel que toda a Assembleia esteja presente, que, ao menos, alguns representantes possam estar com o sacerdote e os ministros junto a fogueira que deve ter sido preparada em um lugar adequado) Todas as luzes da igreja apagadas. Primeira Parte CELEBRAO DA LUZ SAUDAO INICIAL Sacerdote: Em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo. Assembleia: Amm. Sac.: A graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai, e a comunho do Esprito Santo estejam convosco. Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Sac.: Meus irmos e minhas irms. Nesta noite santa, em que nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte vida, a Igreja convida os seus filhos dispersos por toda a terra a se reunirem em viglia e orao. Se comemorarmos a Pscoa do Senhor ouvindo sua palavra e celebrando seus mistrios, podemos ter a firme esperana de participar do seu triunfo sobre a morte e de sua vida em Deus. BENO DO FOGO Sac.: Oremos (Silncio). Deus, que pelo vosso Filho trouxestes queles que crem o claro da vossa luz, santificai + este fogo novo. Concedei que a festa da Pscoa acenda em ns tal desejo do cu, que possamos chegar purificados festa da luz eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Ass.: Amm. A PREPARAO DO CRIO PASCAL 2 0 Sac.: 1 3 1- Cristo ontem e hoje (faz a inciso da haste vertical) 2- Princpio e Fim (faz a inciso da haste horizontal) 3- Alfa (faz a inciso da letra Alfa no alto da haste vertical) 4- e mega (faz a inciso da letra mega embaixo da haste vertical) 5- a Ele o tempo (faz a inciso do primeiro algarismo do ano em curso sobre o ngulo esquerdo superior da cruz) 6- e a eternidade (faz a inciso do segundo algarismo do ano em curso sobre o ngulo direito superior) 7- a glria e o poder (faz a inciso do terceiro algarismo do ano em curso no ngulo esquerdo inferior) 8- pelos sculos sem fim. Amm. (faz a inciso do quarto algarismo do ano em curso no ngulo direito inferior) Feita a inciso da cruz e dos outros sinais, o sacerdote pode aplicar no crio cinco gros de incenso, formando uma cruz e dizendo: 1 4 2 3 O sacerdote acende o crio pascal com o fogo novo, dizendo: Sac.: A luz do Cristo que ressucita resplandecente dissipe as trevas de nosso corao e nossa mente. 5 1. 2. 3. 4. 5. Por suas santas chagas, Suas chagas gloriosas O Cristo Senhor Nos proteja E nos guarde. Amm.

PROCISSO O sacerdote toma o crio e o ergue por algum tempo, cantando: Sac.: Eis a luz de Cristo! Ass.: Demos graas a Deus! Todos se dirigem para a igreja, precedidos pelo sacerdote com o crio pascal. O turiferrio vai frente do sacerdote. Aps cantar uma vez Eis a Luz de Cristo!, acende-se somente a vela do Bispo Sac.: Eis a luz de Cristo! Ass.: Demos graas a Deus! Todos acendem suas velas no fogo do crio pascal e entram na igreja. O sacerdote ao chegar diante do altar, volta-se para o povo e canta pela terceira vez: Sac.: Eis a luz de Cristo! Ass.: Demos graas a Deus! Acendem-se todas as luzes da igreja. PROCLAMAO DA PSCOA I. Exulte o cu e os anjos triunfantes, mensageiros de Deus, desam cantando; Faam soar trombetas fulgurantes, a vitria de um Rei anunciado. II. Alegre-se tambm a terra amiga, que em meio de tantas luzes resplandece; E, vendo dissipar-se a treva antiga, ao sol do eterno Rei brilha e se aquece. III. Que a me Igreja alegre-se igualmente, erguendo as velas desse fogo novo, E escutem reboando de repente, o aleluia cantado pelo povo. IV. E vs, que estais aqui, irmos queridos, em torno desta chama reluzente, erguei os coraes, e assim unidos invoquemos a Deus onipotente. V. Ele, que por seus dons nada reclama, quis que entre os seus levitas me encontrasse: para cantar a glria desta chama, de sua luz um raio me traspasse! Sac.: O Senhor esteja convosco! Ass.: Ele est no meio de ns! Sac.: Coraes ao alto! Ass.: O nosso corao est em Deus! Sac.: Demos graas ao Senhor nosso Deus! Ass.: nosso dever e nossa salvao! VI. Sim, verdadeiramente bom e justo cantar ao Pai de todo o corao. E celebrar seu Filho Jesus Cristo, tornado para ns um novo Ado. VII. Foi por ns morte se entregou; Para pagar o antigo documento, na cruz todo o seu sangue derramou. VIII. Pois, eis, agora a Pscoa, nossa festa, em que o real Cordeiro se imolou. Marcando nossas portas, nossas almas, com seu divino sangue nos salvou. IX. Esta Senhor, a noite em que do Egito retirastes os filhos de Israel, transpondo o Mar Vermelho a p enxuto, rumo a terra onde corre leite e mel. X. noite em que a coluna luminosa as trevas do pecado dissipou, E aos que crem no Cristo em toda a terra, em novo povo eleito congregou! XI. noite em que Jesus rompeu o inferno, ao ressurgir da morte vencedor; De que nos valeria ter nascido, Se no nos resgatasse em seu amor? XII. Deus, quo estupenda caridade vemos no vosso gesto fulgurar: No hesitais em dar o prprio Filho para da culpa dos servos resgatar. XIII. pecado de Ado, indispensvel, pois o Cristo o dissolve em seu amor; culpa to feliz que h merecido a graa de to grande Redentor.

XIV. S tu, noite feliz, soubeste a hora em que o Cristo da morte ressurgia; e por isso que de ti foi escrito: A noite ser luz para meu dia! XV. Pois esta noite lava todo o crime, liberta o pecador de todos os seus grilhes, Dissipa o dio e dobra os poderosos, enche de paz e luz os coraes. XVI. noite de alegria verdadeira que prostra o fara, e ergue os hebreus, que une de novo o cu e a terra inteira, pondo na treva humana a luz de Deus. XVII. Na graa desta noite o vosso povo acendeu de um sacrifcio de louvor; acolhei, Pai santo, o fogo novo: no perde-se ao dividir o seu fulgor. XVIII. A cera virgem da abelha generosa ao Cristo ressurgido trouxe a luz. Eis de novo a coluna luminosa, que o vosso povo para o cu conduz. XIX. O Crio que acendeu as nossas velas possa esta noite fulgurar; Misture sua luz das estrelas, cintile quando o dia despontar. XX. Que ele possa agradar-vos como o Filho, que triunfou da morte e vence o mal. Deus que acende no seu brilho, e um dia voltar sol triunfal! Ass.: Amm. Segunda Parte LITURGIA DA PALAVRA
(Por razes pastorais, podem ser omitidas vrias leituras, mas nunca a terceira, a Epstola e o Evangelho)

Apagando as velas, sentam-se todos. E antes de comearem as leituras, o sacerdote dirige-se ao povo com estas palavras ou outras semelhantes Sac.: Meus irmos e minhas irms, tendo iniciado solenemente esta viglia, ouamos no recolhimento desta noite a Palavra de Deus. Vejamos como ele alvou outrora seu povo e nestes ltimos tempos enviou seu Filho como Redentor. Peamos que nosso Deus leve plenitude a salvao inaugurada na Pscoa. PRIMEIRA LEITURA (Gn 1,1.26-31a) (Lecion. Dominical p. 798) Leitura do Livro do Gnesis No princpio Deus criou o cu e a terra. Deus disse: Faamos o homem nossa imagem e segundo nossa semelhana, para que domine sobre os peixes do mar, sobre os animais de toda a terra, sobre as aves do cu, e sobre todos os rpteis que rastejam sobre a terra. E Deus criou o homem sua imagem, imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. E Deus os abenoou e lhes disse: Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pssaros do cu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra. E Deus disse: Eis que vos entrego todas as plantas que do semente sobre a terra, e todas as rvores que produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves do cu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento. E assim se fez. E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manh: sexto dia. Palavra do Senhor. Ass.: Graas a Deus. SALMO RESPONSORIAL (Sl l03(104)) (LD p. 798) R. Enviai o vosso Esprito, Senhor, e da terra toda a face renovai. I. Bendize, minha alma, ao Senhor! meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto. R. II. A terra vs firmastes em suas bases, ficar firme pelos sculos sem fim; os mares a cobriam como um manto, e as guas envolviam as montanhas. R. III. Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes que passam serpeando entre as montanhas; s suas margens vm morar os passarinhos, entre os ramos eles erguem o seu canto. R. IV. De vossa casa as montanhas irrigais, com vossos frutos saciais a terra inteira; fazeis crescer os verdes pastos para o gado e as plantas que so teis para o homem. R. V. Quo numerosas, Senhor, so vossas obras, e que sabedoria em todas elas! Encheu-se a terra com as vossas criaturas! Bendize, minha alma, ao Senhor! R.

ORAO Sac.: Oremos (silncio). Deus, admirvel na criao do ser humano, e mais ainda na sua redeno, dai-nos a sabedoria de resistir ao pecado e chegar eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor. Ass.: Amm SEGUNDA LEITURA (Gn 22,1-2.9.10.15-18) (LD p. 802) Leitura do livro do Gnesis. Naqueles dias, Deus ps Abrao prova. Chamando-o, disse: Abrao! E ele respondeu: Aqui estou. E Deus disse: Toma teu filho nico, Isaac, a quem tanto amas, dirije-te terra de Mori, e oferece-o ali em holocausto sobre um monte que eu te indicar. Chegados ao lugar indicado por Deus, Abrao ergueu um altar, colocou a lenha em cima, amarrou o filho e o ps sobre a lenha em cima do altar. Depois, estendeu a mo, empunhando a faca para sacrificar o filho. E eis que o anjo do Senhor gritou do cu, dizendo: Abrao! Abrao! Ele respondeu: Aqui estou! E o anjo lhe disse: No estendas a mo contra teu filho e no lhe faas nenhum mal! Agora sei que temes a Deus, pois no me recusaste teu filho nico. Abrao, erguendo os olhos, viu um carneiro preso num espinheiro pelos chifres; foi busc-lo e ofereceu-o em holocausto no lugar do seu filho. O anjo do Senhor chamou Abrao, pela segunda vez, do cu, e lhe disse: Juro por mim mesmo orculo do Senhor , uma vez que agiste deste modo e no me recusaste teu filho nico, eu te abenoarei e tornarei to numerosa tua descendncia como as estrelas do cu e como as areias da praia do mar. Teus descendentes conquistaro as cidades dos inimigos. Por tua descendncia sero abenoadas todas as naes da terra, porque me obedeceste. Palavra do Senhor. Ass.: Graas a Deus. SALMO RESPONSORIAL (Sl 15(16)) (LD p. 803) R. Guardai-me, Deus, porque em vs me refgio! I. Senhor, sois minha herana e minha taa, meu destino est seguro em vossas mos! Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado no vacilo. R. II. Eis por que meu corao est em festa, minha alma rejubila de alegria, e at meu corpo no repouso est tranqilo; pois no haveis de me deixar entregue morte, nem vosso amigo conhecer a corrupo. R. III. Vs me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vs, felicidade sem limites, delcia eterna e alegria ao vosso lado! R. ORAO Sac.: Oremos (silncio). Deus, Pai de todos os fiis, vs multiplicais por toda a terra os filhos da vossa promessa, derramando sobre eles a graa da filiao e, pelo mistrio pascal, tornais vosso servo Abrao pai de todos os povos, como lhe tnheis prometido. Concedei, portanto, a todo os povos a graa de corresponder ao vosso chamado. Por Cristo, nosso Senhor. Ass.: Amm. TERCEIRA LEITURA (Ex 14,15-15,1) (LD p. 804) Leitura do Livro do xodo. Naqueles dias, o Senhor disse a Moiss: Por que clamas a mim por socorro? Dize aos filhos de Israel que se ponham em marcha. Quanto a ti, ergue a vara, estende o brao sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel caminhem em seco pelo meio do mar. De minha parte, endurecerei o corao dos egpcios, para que sigam atrs deles, e eu seja glorificado s custas do Fara, e de todo o seu exrcito, dos seus carros e cavaleiros. E os egpcios sabero que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado s custas do Fara, dos seus carros e cavaleiros. Ento, o anjo do Senhor, que caminhava frente do acampamento dos filhos de Israel, mudou de posio e foi para trs deles; e com ele, ao mesmo tempo, a coluna de nuvem, que estava na frente, ps-se atrs, inserindo-se entre o acampamento dos egpcios e o acampamento dos filhos de Israel. Para aqueles a nuvem era tenebrosa, para estes, iluminava a noite. Assim, durante a noite inteira, uns no puderam aproximar-se dos outros. Moiss estendeu a mo sobre o mar, e durante toda a noite o Senhor fez soprar sobre o mar um vento leste muito forte; e as guas se dividiram. Ento, os filhos de Israel entraram pelo meio do mar a p enxuto, enquanto as guas formavam como que uma muralha direita e esquerda. Os egpcios puseram-se a persegui-los, e todos os cavalos do Fara, carros e cavaleiros os seguiram mar adentro. Ora, de madrugada, o Senhor lanou um olhar, desde a coluna de fogo e da nuvem, sobre as tropas egpcias e as ps em pnico. Bloqueou as rodas dos

seus carros, de modo que s a muito custo podiam avanar. Disseram, ento, os egpcios: Fujamos de Israel! Pois o Senhor combate a favor deles, contra ns. O Senhor disse a Moiss: Estende a mo sobre o mar, para que as guas se voltem contra os egpcios, seus carros e cavaleiros. Moiss estendeu a mo sobre o mar e, ao romper da manh, o mar voltou ao seu leito normal, enquanto os egpcios, em fuga, corriam ao encontro das guas, e o Senhor os mergulhou no meio das ondas. As guas voltaram e cobriram carros, cavaleiros e todo o exrcito do Fara, que tinha entrado no mar em perseguio de Israel. No escapou um s. Os filhos de Israel, ao contrrio, tinham passado a p enxuto pelo meio do mar, cujas guas lhes formavam uma muralha direita e esquerda. Naquele dia, o Senhor livrou Israel da mo dos egpcios, e Israel viu os egpcios mortos nas praias do mar, e a mo poderosa do Senhor agir contra eles. O povo temeu o Senhor, e Teve f no Senhor e em Moiss, seu servo. Ento, Moiss e os filhos de Israel cantaram ao Senhor este cntico: SALMO RESPONSORIAL (Ex 15) (LD p. 805) R. Cantemos ao Senhor que fez brilhar sua glria! I. Ao Senhor quero cantar pois fez brilhar a sua glria! Precipitou no Mar Vermelho o cavalo e o cavaleiro. O Senhor minha fora a razo do meu cantar, pois foi Ele neste dia para mim libertao. R. II. O Senhor Deus um guerreiro, o seu nome onipotente. Ele meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai e o honrarei, os soldados e os carros do fara afogou no mar seus melhores capites afogou no mar, no mar vermelho. R. III. Afundaram como pedras e as ondas os cobriram. Senhor, o vosso brao duma fora insupervel. Senhor, o vosso brao esmigalhou os inimigos. Senhor, o vosso brao esmigalhou os inimigos. R. IV. Vosso povo levareis e os plantareis em vosso monte, no lugar que preparastes para vossa habitao, no santurio construdo pelas vossas prprias mos. O Senhor h de Reinar eternamente pelos sculos. R. ORAO Sac.: Oremos: (Silncio). Deus, vemos brilhar ainda em nossos dias as vossas antigas maravilhas. Como manifestastes outrora o vosso poder, libertando um s povo da perseguio do Fara, realizais agora a salvao de todas as naes, fazendo-as renascer nas guas do batismo. Concedei a todos os seres humanos tornarem-se filhos de Abrao e membros do vosso povo eleito. Por Cristo, nosso Senhor. Ass.: Amm. QUARTA LEITURA (Is 54,5-14) (LD p. 806) Leitura do profeta Isaas Teu esposo aquele que te criou, seu nome Senhor dos exrcitos; teu redentor, o santo de Israel, chamase Deus de toda a terra. O Senhor te chamou, como a mulher abandonada e de alma aflita; como a esposa repudiada na mocidade, falou o teu Deus. Por um breve instante eu te abandonei, mas com imensa compaixo volto a acolher-te. Num momento de indignao, por um pouco ocultei de ti minha face, mas com misericrdia eterna compadeci-me de ti, diz teu salvador, o Senhor. Como fiz nos dias de No, a quem jurei nunca mais inundar a terra, assim juro que no me irritarei contra ti nem te farei ameaas. Podem os montes recuar e as colinas abalar-se, mas minha misericrdia no se apartar de ti, nada far mudar a aliana de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor. Pobrezinha, batida por vendavais, sem nenhum consolo, eis que assentarei tuas pedras sobre rubis, e tuas bases sobre safiras; revestirei de jaspe tuas fortificaes, e teus portes, de pedras preciosas, e todos os teus muros, de pedra escolhida. Todos os teus filhos sero discpulos do Senhor, teus filhos possuiro muita paz; ters a justia por fundamento. Longe da opresso, nada ters a temer; sers livre do terror, porque ele no se aproximar de ti. Palavra do Senhor. Ass.: Graas a Deus. SALMO RESPONSORIAL (Sl 29(30)) (LD p. 807) R. Eu vos exalto, Senhor, porque vs me livrastes! I. Eu vos exalto, Senhor, pois me livrastes, e no deixastes rir de mim meus inimigos! Vs tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava j morrendo! R. II. Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graas e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se tarde vem o pranto visitar-nos, de manh vem saudar-nos a alegria. R.

III. Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos! R. ORAO Sac.: Oremos (silncio). Deus eterno e todo-poderoso, para a glria do vosso nome, multiplicai a prosperidade que prometestes aos nossos pais, aumentando o nmero dos vossos filhos adotivos. Possa a Igreja reconhecer que j se realizou em grande parte a promessa feita a nossos pais, da qual jamais duvidaram. Por Cristo, nosso Senhor. Ass.: Amm. QUINTA LEITURA (Is 55,1-11) (LD p. 808) Leitura do Livro do Profeta Isaas Assim diz o Senhor: vs todos que estais com sede, vinde s guas; vs que no tendes dinheiro, apressai-vos, vinde e comei, vinde comprar sem dinheiro, tomar vinho e leite, sem nenhuma paga. Por que gastar dinheiro com outra coisa que no o po, desperdiar o salrio seno com satisfao completa? Ouvi-me com ateno, e alimentai-vos bem, para deleite e revigoramento do vosso corpo. Inclinai vosso ouvido e vinde a mim, ouvi e tereis vida; farei convosco um pacto eterno, manterei fielmente as graas concedidas a Davi. Eis que fiz dele uma testemunha para os povos, chefe e mestre para as naes. Eis que chamars uma nao que no conhecias, e acorrero a ti povos que no te conheciam, por causa do Senhor, teu Deus, e do Santo de Israel, que te glorificou. Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele est perto. Abandone o mpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinaes; volte para o Senhor, que ter piedade dele, volte para nosso Deus, que generoso no perdo. Meus pensamentos no so como os vossos pensamentos e vossos caminhos no so como os meus caminhos, diz o Senhor. Esto meus caminhos to acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos, quanto est o cu acima da terra. Assim como a chuva e a neve descem do cu e para l no voltam mais, mas vm irrigar e fecundar a terra, e faz-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentao, assim a palavra que sair de minha boca: no voltar para mim vazia; antes, realizar tudo que for de minha vontade e produzir os efeitos que pretendi, ao envi-la. Palavra do Senhor. Ass.: Graas a Deus. SALMO RESPONSORIAL (Is 12) (LD p. 809) R. Com alegria bebereis do manancial da salvao. I. Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor minha fora, meu louvor e salvao. Com alegria bebereis do manancial da salvao. R. II. E direis naquele dia: Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome o mais sublime. R. III. Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodgios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sio, porque grande em vosso meio o Deus santo de Israel!. R. ORAO Sac.: Oremos (silncio). Deus eterno e todo-poderoso, nica esperana do mundo, anunciastes pela voz dos profetas os mistrios que hoje se realizam. Aumentai o fervor do vosso povo, pois nenhum dos vossos filhos conseguir progredir na virtude sem o auxlio da vossa graa. Por Cristo, nosso Senhor. Ass.: Amm. SEXTA LEITURA (Br 3,9-15.32-4,4) (LD p. 809) Leitura do profeta Baruc Ouve, Israel, os preceitos da vida; presta ateno, para aprenderes a sabedoria. Que se passa, Israel? Como que te encontras em terra inimiga? Envelheceste num pas estrangeiro, te contaminaste com os mortos, foste contado entre os que descem manso dos mortos. Abandonaste a fonte da sabedoria! Se tivesses continuado no caminho de Deus, viverias em paz para sempre. Aprende onde est a sabedoria, onde est a fortaleza e onde est a inteligncia, e aprenders tambm onde est a longevidade e a vida, onde est o brilho dos olhos e a paz. Quem descobriu onde est a sabedoria? Quem penetrou em seus

tesouros? Aquele que tudo sabe, conhece-a, descobriu-a com sua inteligncia; aquele que criou a terra para sempre e a encheu de animais e quadrpedes; aquele que manda a luz, e ela vai, chama-a de volta, e ela obedece tremendo. As estrelas cintilam em seus postos de guarda e alegram-se; ele chamou-as, e elas respondem: Aqui estamos; e alumiam com alegria o que as fez. Este o nosso Deus, e nenhum outro pode comparar-se com ele. Ele revelou todo o caminho da sabedoria a Jac, seu servo, e a Israel, seu bem-amado. Depois, ela foi vista sobre a terra e habitou entre os homens. A sabedoria o livro dos mandamentos de Deus, a lei, que permanece para sempre. Todos os que a seguem, tm a vida, e os que a abandonam, tm a morte. Volta-te, Jac, e abraa-a; marcha para o esplendor, sua luz. No ds a outro a tua glria nem cedas a uma nao estranha teus privilgios. Israel, felizes somos ns, porque nos dado conhecer o que agrada a Deus. Palavra do Senhor. Ass.: Graas a Deus. SALMO RESPONSORIAL (Sl 18(19)) (LD p. 810) R. Senhor, tens palavras de vida eterna. I. A lei do Senhor Deus perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor fiel, sabedoria dos humildes. R. II. Os preceitos do Senhor so precisos, alegria ao corao. O mandamento do Senhor brilhante, para os olhos uma luz. R. III. puro o temor do Senhor, imutvel para sempre. Os julgamentos do Senhor so corretos e justos igualmente. R. ORAO Sac.: Oremos (silncio). Deus, que fazeis vossa Igreja crescer sempre mais chamando todos os povos ao Evangelho, guardai sob a vossa contnua proteo os que purificais na gua do batismo. Por Cristo, nosso Senhor. Ass.: Amm. STIMA LEITURA (Ez 36,16-28) (LD p. 811) Leitura da profecia de Ezequiel A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: Filho do homem, os da casa de Israel estavam morando em sua terra. Mancharam-na com sua conduta e suas ms aes. Ento derramei sobre eles a minha ira, por causa do sangue que derramaram no pas e dos dolos com os quais o mancharam. Eu dispersei-os entre as naes, e eles foram espalhados pelos pases. Julguei-os de acordo com sua conduta e suas ms aes. Quando eles chegaram s naes para onde foram, profanaram o meu santo nome; pois deles se comentava: 'Esse o povo do Senhor; mas tiveram de sair do seu pas!' Ento eu tive pena do meu santo nome que a casa de Israel estava profanando entre as naes para onde foi. Por isso, dize casa de Israel: 'Assim fala o Senhor Deus: No por causa de vs que eu vou agir, casa de Israel, mas por causa do meu santo nome, que profanastes entre as naes para onde fostes. Vou mostrar a santidade do meu grande nome, que profanastes no meio das naes. As naes sabero que eu sou o Senhor, orculo do Senhor Deus quando eu manifestar minha santidade vista delas por meio de vs. Eu vos tirarei do meio das naes, vos reunirei de todos os pases, e vos conduzirei para a vossa terra. Derramarei sobre vs uma gua pura, e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os dolos. Eu vos darei um corao novo e porei um esprito novo dentro de vs. Arrancarei do vosso corpo o corao de pedra e vos darei um corao de carne; porei o meu esprito dentro de vs e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos. Habitareis no pas que dei a vossos pais. Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus. Palavra do Senhor. Ass.: Graas a Deus. SALMO RESPONSORIAL (Sl 41(42)) (LD p. 812) R. A minha alma tem sede de Deus. I. A minha alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus? R. II. Peregrino e feliz caminhando para a casa de Deus, entre gritos, louvor e alegria da multido jubilosa. R. III. Enviai vossa luz, vossa verdade: elas sero o meu guia; que me levem ao vosso monte santo, at a vossa morada! R. IV. Ento irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus! R.

ORAO Sac.: Oremos (silncio). Deus, fora imutvel e luz inextinguvel, olhai com bondade o mistrio de toda a vossa Igreja e conduzi pelos caminhos da paz a obra da salvao que concebestes desde toda a eternidade. Que o mundo todo veja e reconhea que se levanta o que estava cado, que o velho se torna novo e tudo volta integridade primitiva por aquele que princpio de todas as coisas. Por Cristo, nosso Senhor. Ass.: Amm. Aps a orao e o responsrio da ultima leitura do Antigo Testamento, acendem-se as velas do altar e o sacerdote entoa o hino Glria a Deus nas alturas, que todos cantam, enquanto se tocam os sinos.

HINO DE LOUVOR Glria a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos cus, Deus Pai todo-poderoso: ns vos louvamos, ns vos bendizemos, ns vos adoramos, ns vos glorificamos, ns vos damos graas por vossa imensa glria. Senhor Jesus Cristo, Filho Unignito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vs que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns. Vs que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa splica. Vs que estais direita do Pai, tende piedade de ns. S vs sois o Santo, s vs o Senhor, s vs o Altssimo, Jesus Cristo, com o Esprito Santo, na glria de Deus Pai. Amm. ORAO DO DIA Sac.: Oremos (silncio). Deus, que iluminais esta noite santa com a glria da ressurreio do Senhor, despertai na vossa Igreja o esprito filial, para que, inteiramente renovados, vos sirvamos de todo corao. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. Ass.: Amm. EPSTOLA (Rm 6,3-11) (LD p. 813) Leitura da Carta de So Paulo aos Romanos. Irmos: Ser que ignorais que todos ns, batizados em Jesus Cristo, na sua morte que fomos batizados? Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glria do Pai, assim tambm ns levemos uma vida nova. Pois, se fomos de certo modo identificados a Jesus Cristo por uma morte semelhante sua, seremos semelhantes a ele tambm pela ressurreio. Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo, para que seja destrudo o corpo de pecado, de maneira a no mais servirmos ao pecado. Com efeito, aquele que morreu est livre do pecado. Se, pois, morremos com Cristo, cremos que tambm viveremos com ele. Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos no morre mais; a morte j no tem poder sobre ele. Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas; mas aquele que vive, para Deus que vive. Assim, vs tambm considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo. Palavra do Senhor. Ass.: Graas a Deus. ACLAMAO (Sl 117) R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. I. Dai graas ao Senhor, pois ele bom! Eterna a sua misericrdia! A casa de Israel agora o diga: "Eterna a sua misericrdia!". R. II. A mo direita do Senhor fez maravilhas, a mo direita do Senhor me levantou, a mo direita do Senhor fez maravilhas! No morrerei, mas, ao contrrio, viverei para cantar as grandes obras do Senhor. R. III. A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular. Pelo senhor que foi feito tudo isso: que maravilhas ele fez a nossos olhos! R.

Ao Evangelho no se levam velas, mas s incenso, quando se usar. EVANGELHO (Lc 24,1-12) (LD p. 814) Sac.: O Senhor esteja convosco! Ass.: Ele est no meio de ns! Sac.: Proclamao do Evangelho de Jesus Cristo segundo So Lucas. Ass.: Glria a vs Senhor! Sac.: No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao tmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. Elas encontraram a pedra do tmulo removida. Mas ao entrar, no encontraram o corpo do Senhor Jesus e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens com roupas brilhantes pararam perto delas. Tomadas de medo, elas olhavam para o cho, mas os dois homens disseram: Por que estais procurando entre os mortos aquele que est vivo? Ele no est aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galilia: 'O Filho do Homem deve ser entregue nas mos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia'. Ento as mulheres se lembraram das palavras de Jesus. Voltaram do tmulo e anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros. Eram Maria Madalena, Joana e Maria, me de Tiago. Tambm as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apstolos. Mas eles acharam que tudo isso era desvario, e no acreditaram. Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao tmulo. Olhou para dentro e viu apenas os lenis. Ento voltou para casa, admirado com o que havia acontecido. Palavra da salvao. Ass.: Glria a vs, Senhor. HOMILIA Terceira Parte LITURGIA BATISMAL Sac.: Meus irmos e minhas irms, invoquemos sobre estas guas a graa de Deus Pai onipotente, para que em Cristo sejam reunidos aos filhos(as) adotivos aqueles que renasceram pelo batismo. LADAINHA Solo: Senhor, tende piedade de ns! Ass.: Senhor, tende piedade de ns! S.: Cristo, tende piedade de ns! Ass.: Cristo, tende piedade de ns! S.: Senhor, tende piedade de ns! Ass.: Senhor, tende piedade de ns! S.: Santa Maria, Me de Deus, R. Rogai por ns. S.: S. Miguel, R. S.: Santos Anjos de Deus, R. S.: S. Joo Batista, R. S.: S. Jos, R. S.: S. Pedro e S. Paulo, R. S.: Sto. Andr, R. S.: S. Joo, R. S.: Santa Maria Madalena, R. S.: Sto. Estvo, R. S.: Sto. Incio de Antioquia, R. S.: S. Loureno, R. S.: Sta. Perptua e Felicidade, R. S.: Sta. Ins, R. S.: S. Gregrio, R. S.: Sto Agostinho, R. S.: Sto Atansio, R. S.: S. Baslio, R.

S.: S. Martinho, R. S.: S. Bento, R. S.: S. Francisco e S.Domingos, R. S.: S. Francisco Xavier, R. S.: S. Joo Maria Vianney, R. S.: Sta Catarina de Sena, R. S.: Sta. Teresa de Jesus, R. S.: Beatos Manuel e Adlio. R. S.: Todos os Santos e Santas de Deus. R. S.: Sede-nos propcio, R. Ouvi-nos, Senhor. S.: Para que nos livreis de todo mal, R. S.: Para que nos livreis de todo pecado, R. S.: Para que nos livreis da morte eterna, R. S.: Pela vossa encarnao, R. S.: Pela vossa morte e ressurreio, R. S.: Pela efuso do Esprito Santo, R. S.: Apesar de nossos pecados. R. S.: Para que santifiqueis com a vossa esta gua, onde renascero os vossos filhos, R. S.: Jesus, Filho de Deus vivo, R. S.: Cristo, ouvi-nos. Ass.: Cristo, ouvi-nos. S.: Cristo, atendei-nos. Ass.: Cristo, atendei-nos. BENO DA GUA BATISMAL Sac.: Deus, pelos sinais visveis dos sacramentos, realizais maravilhas invisveis. Ao longo da histria da salvao, vs vos servistes da gua para fazer-nos conhecer a graa do Batismo. J na origem do mundo, vosso esprito pairava sobre as guas para que elas concebessem a fora de santificar. Nas prprias guas do dilvio prefigurastes o nascimento da nova humanidade, de modo que a mesma gua sepultasse os vcios e fizesse nascer a santidade. Concedestes aos filhos de Abrao atravessar o Mar Vermelho a p enxuto, para que, livres da escravido, prefigurassem o povo, nascido na gua pelo Batismo. Vosso Filho, ao ser batizado nas guas do Jordo, foi ungido pelo Esprito Santo. Pendente da cruz, de seu corao aberto pela lana, fez correr sangue e gua.Aps sua ressurreio, ordenou aos apstolos: Ide, fazei meus discpulos todos os povos, e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Olhai agora, Pai, a vossa Igreja, e fazei brotar para ela a gua do batismo. Que o Esprito Santo d, por esta gua, a graa do Cristo, a fim de que o ser humano, criado vossa imagem, seja lavado da antiga culpa pelo batismo e renasa pela gua e pelo Esprito Santo para uma vida nova. (Mergulha-se o Crio Pascal na gua) Ns vos pedimos, Pai, que por vosso Filho desa sobre esta gua a fora do Esprito Santo. E todos os que, pelo batismo, forem sepultados na morte com Cristo, ressuscitem com ele para a vida. Por Cristo, nosso, Senhor. Ass.: Amm. (Ao retirar o crio da gua, a Assembleia aclama) Ass.: Fontes do Senhor, bendizei o Senhor! Louvai-o e eaxaltai-o para sempre! BNO DA GUA PARA ASPERSO (Se no houver batismo nem bno da gua batismal o sacerdote benze a gua para a asperso sobre o povo.) Sac.: Meus irmos e minhas irms, invoquemos o Senhor nosso Deus para que se digne abenoar esta gua, que vai ser aspergida sobre ns, recordando o nosso batismo. Que ele se digne renovar-nos, para que permaneamos fiis ao Esprito que recebemos. Senhor nosso Deus, velai sobre o vosso povo e nesta noite santa em que celebramos a maravilha da nossa criao e a maravilha ainda maior da nossa redeno, dignai-vos abenoar esta gua. Fostes vs que a criastes para fecundar a terra, para lavar nossos corpos e refazer nossas foras. Tambm a fizestes instrumento da vossa misericrdia: por ela libertastes o vosso povo do cativeiro e aplacastes no deserto a sua sede; por ela os profetas anunciaram a vossa aliana que era vosso desejo concluir com a humanidade; por ela finalmente, consagrada pelo Cristo no Jordo, renovastes, pelo banho do novo nascimento, a nossa natureza pecadora. Que esta gua seja para ns uma recordao do nosso batismo e nos faa participar da alegria dos que foram batizados na Pscoa. Por Cristo, nosso Senhor.

Ass.: Amm. (Todos se colocam de p e acendem suas velas para a renovao das promessas batismais) RENOVAO DAS PROMESSAS DO BATISMO Sac.: Meus irmos e minhas irms, pelo mistrio pascal fomos no batismo sepultados com Cristo para vivermos com Ele uma vida nova. Por isso, terminados os exerccios da Quaresma, renovemos as promessas do nosso batismo, pelas quais j renunciamos a Satans e suas obras, e prometemos servir a Deus na Santa Igreja Catlica. Portanto: Sac.: Para viver na liberdade dos filhos e filhas de Deus, renunciais ao pecado? Ass.: Renuncio. Sac.: Para viver como irmos e irms, renunciais a tudo o que vos possa desunir, para que o pecado no domine sobre vs? Ass.: Renuncio. Sac.: Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao demnio, autor e princpio do pecado? Ass.: Renuncio. Sac.: Credes em Deus, Pai todo-poderoso, criador do cu e da terra? Ass.: Creio. Sac.: Credes em Jesus Cristo, seu nico Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao cu? Ass.: Creio. Sac.: Credes no Esprito Santo, na santa Igreja Catlica, na comunho dos Santos, na remisso dos pecados, na ressurreio dos mortos e na vida eterna? Ass.: Creio. Sac.: O Deus todo-poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos fez renascer pela gua e pelo Esprito Santo e nos concedeu o perdo de todo pecado, guarde-nos em sua graa para a vida eterna, no Cristo Jesus, nosso Senhor. Ass.: Amm. RITO DA ASPERSO (Enquanto h a asperso dos fiis, pode-se cantar um canto apropriado Terminada a asperso, o sacerdote valta cadeira, onde, omitido o Creio, preside Orao dos fiis. ORAO DOS FIIS Sac.: Irmos e irms: a Cristo, que Se levantou vitorioso do tmulo, elevemos as nossas oraes para que o Cu se una terra e o homem se encontre com Deus, dizendo, com a alma em festa: R. Cristo ressuscitado, ouvi-nos. 1. A Cristo, nosso Senhor, que ressuscitou do sepulcro, para que d a vida eterna aos que nEle crem, oremos, irmos. R. 2. A Cristo, nosso Senhor, que ressuscitou do sepulcro, para que inunde da sua paz a terra inteira, oremos irmos. R. 3. A Cristo, nosso Senhor, que ressuscitou do sepulcro, para que dissipe as trevas do pecado, oremos, irmos. R. 4. A Cristo, nosso Senhor, que ressuscitou do sepulcro, para que encha de alegria os que esto tristes, oremos, irmos. R. 5. A Cristo, nosso Senhor, que ressuscitou do sepulcro, para que faa de ns todos seus discpulos, oremos, irmos. R. (Outras intenes) Sac.: Senhor Jesus Cristo, que sois glorificado pelos Anjos no Cu e, na terra, pelas aclamaes dos fiis, salvai e inundai de misericrdia a santa Igreja, vossa Esposa e nossa Me. Vs que sois Deus com o Pai na unidade do Esprito Santo. Ass.: Amm.

Quarta Parte LITURGIA EUCARSTICA Sac.: Orai, irmos e irms... Ass.: Receba o Senhor, por tuas mos, este sacrifcio para a glria do Seu nome, para nosso bem e de toda a Santa Igreja. ORAO SOBRE AS OFERENDAS Sac.: Acolhei, Deus, com estas oferendas as preces do vosso povo, para que a nova vida, que brota do mistrio pascal, seja por vossa graa penhor da eternidade. Por Cristo, nosso Senhor. Ass.: Amm. ORAO EUCARSTICA I (MR p. 469; prefcio p. 421) Sac.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele est no meio de ns. Sac.: Coraes ao alto. Ass.: O nosso corao est em Deus. Sac.: Demos graas ao Senhor, nosso Deus. Ass.: nosso dever e nossa salvao. Sac.: Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo o lugar, mas sobretudo nesta noite em que Cristo, nossa Pscoa, foi imolado. Ele o verdadeiro Cordeiro, que tira o pecado do mundo. Morrendo, destruiu a morte e, ressurgindo, deu-nos a vida. Transbordando de alegria pascal, ns nos unimos aos anjos e a todos os santos, para celebrar a vossa glria, cantando (dizendo) a uma s voz: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo. O cu e a terra proclamam a vossa glria. Hosana nas alturas. Bendito o que vem em Nome do Senhor. Hosana nas alturas Pai de misericrdia, a quem sobem nossos louvores, ns vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que abenoeis estas oferendas apresentadas ao vosso altar. (Ass.: Abenoai nossoa oferenda, Senhor!) Ns as oferecemos pela vossa Igreja santa e catlica: concedei-lhe paz e proteo, unindo-a num s corpo e governando-a por toda a terra. Ns as oferecemos tambm pelo vosso servo, o papa N., por nosso Bispo, N., e por todos os que guardam a f que receberam dos apstolos. (Ass.: Conservai a vossa Igreja sempre unida.) Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos e filhas N. N., e de todos os que circundam este altar, dos quais conheceis a fidelidade e a dedicao em vos servir. Eles vos oferecem conosco este sacrifcio de louvor por si e por todos os seus, e elevam a vs as suas preces para alcanar o perdo de suas faltas, a segurana em suas vidas e a salvao que esperam. (Ass.: Lembrai-vos, Pai, de vossos filhos!) Em comunho com toda a Igreja celebramos a noite santa da ressurreio de nosso Senhor Jesus Cristo. Veneramos tambm a Virgem Maria e seu esposo So Jos, os santos Apstolos e Mrtires: Pedro e Paulo, Andr, Tiago e Joo, Tom, (Tiago e Filipe, Bartolomeu e Mateus, Simo e Tadeu, Lino, Cleto, Clemente, Sisto, Cornlio e Cipriano, Loureno e Crisgono, Joo e Paulo, Cosme e Damio), e todos os vossos Santos. Por seus mritos e preces concedei-nos sem cessar a vossa proteo. (Ass.: Em comunho com toda Igreja aqui estamos!) Recebei, Pai, com bondade, a oferenda dos vossos servos e de toda a vossa famlia; ns as oferecemos tambm por aqueles que fizestes renascer pela gua e pelo Esprito Santo, dando-lhes o perdo de todos os pecados. Dai-nos sempre a vossa paz, livrai-nos da condenao e acolhei-nos entre os vosso eleitos. Dignai-vos, Pai, aceitar e santificar estas oferendas, a fim de que se tornem para ns o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo vosso Filho e Senhor Nosso. (Ass.: Santificai nossa oferenda, Senhor!) Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o po em suas mos, elevou os olhos a vs, Pai, deu graas e o partiu e deu a seus discpulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o clice em suas mos, deu graas novamente e o deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS PARA A REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Eis o mistrio da f. Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreio. Vinde, Senhor Jesus! Celebrando, pois, a memria da paixo do vosso Filho, da sua ressurreio dentre os mortos e gloriosa ascenso aos cus, ns, vossos servos, e tambm vosso povo santo, vos oferecemos, Pai, dentre os bens que nos destes, o sacrifcio perfeito e santo, po da vida eterna e clice da salvao. (Ass.: Recebei, Senhor, a nossa oferta.) Recebei, Pai, esta oferenda, como recebestes a oferta de Abel, o sacrifcio de Abrao e os dons de Melquisedeque. Ns vos suplicamos que ela seja levada vossa presena, para que, ao participarmos deste altar, recebendo o Corpo e o Sangue de vosso Filho, sejamos repletos de todas as graas e bnos do cu. (Ass.: Recebei, Senhor, a nossa oferta.) Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos e filhas N. N. que partiram desta vida, marcados com o sinal da f. A eles, e a todos os que adormeceram no Cristo, concedei a felicidade, a luz e a paz. (Ass.: Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos.) E a todos ns pecadores, que confiamos na vossa imensa misericrdia, concedei, no por nossos mritos, mas por vossa bondade, o convvio dos Apstolos e Mrtires: Joo Batista e Estvo, Matias e Barnab, (Incio, Alexandre, Marcelino e Pedro, Felicidade e Perptua, gueda e Luzia, Ins, Ceclia, Anastcia) e todos os vossos Santos. Por Cristo, Senhor nosso. (Ass.: Concedei-nos o convvio dos eleitos!) Por ele no cessais de criar e santificar estes bens e distribu-los entre ns. Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vs, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. Ass.: Amm. RITO DA COMUNHO Sac.: Obedientes palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer.: Todos: Pai nosso que estais nos cus... Sac.: Livrai-nos de todos os males... Ass.: Vosso o reino, o poder e a glria para sempre. RITO DA PAZ Sac.: Senhor Jesus Cristo, dissestes ... Ass.: Amm. Sac.: A paz do Senhor esteja sempre convosco. Ass. O amor de Cristo nos uniu. (Sac.: Em Jesus, que nos tornou todos irmos e irms com sua cruz, saudai-vos com um sinal de reconciliao e de paz). CORDEIRO DE DEUS Ass.: Cordeiro de Deus... Sac.: Eu sou a luz do mundo; quem me segue no andar nas trevas, mas ter a luz da vida. Ass.: Senhor, eu no sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a). PROCISSO DA COMUNHO

ORAO PS-COMUNHO Sac.: Oremos: (silncio). Deus, derramai em ns o vosso esprito de caridade, para que, saciados pelos sacramentos pascais, permaneamos unidos no vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor. Ass.: Amm. RITOS FINAIS BNO FINAL
(MR p. 522, n. 6)

Sac.: Que o Deus todo-poderoso vos abenoe nesta solenidade pascal e vosproteja contra todo pecado Ass.: Amm. Sac.: Aquele que nos renova para a vida eterna, pela ressurreio do seu Filhos vos enriquea com o dom da imortalidade Ass.: Amm. Sac.: E vs que, transcorridos os dias da paixo do Senhor, celebrais com alegria a festa da Pscoa, possais chegar exultantes festa das eternas alegrias. Ass.: Amm. Sac.: Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Esprito Santo. Ass.: Amm. Sac.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe, aleluia, aleluia! Ass.: Graas a Deus, aleluia, aleluia!

You might also like