You are on page 1of 41

BARALHO PETIT LENORMAND E OS ORIXS

1 Cavaleiro (nove de copas). Voc est sendo chamado a agir de forma correta e ousada. Abra-se para o novo e deixe seu esprito de liderana guiar seus passos (Cavaleiro). O momento possibilita a realizao de um sonho, a concretizao de um projeto ou uma unio afetiva (9 de Copas). CAVALEIRO (EXU): Significa o movimento, a transformao da energia espiritual em material. O homem em busca da sabedoria, da autoconfiana e do conhecimento interior. A alegria de viver, o dinheiro e as conquistas de bens materiais. O sexo em sua forma mais primitiva. A forma positiva leva ao realizadora, manifestao das propostas do Plano Terra e a atividade dos objetivos propostos. Tambm a criatividade presente no ser humano. Representa as aes, a capacidade de mudar o rumo das coisas. A mensagem dessa carta : Alcanara seus objetivos. Se estiver rodeada de cartas negativas, sua sorte est ameaada.

2 Trevo (seis de ouros) . Voc est sendo chamado a se conscientizar da importncia de manter a confiana e de buscar a sabedoria interior para enfrentar as situaes adversas da vida (Trevo), e, ao mesmo tempo, exercitar sua capacidade compartilhar: dar e receber, proteo, generosidade, bondade; prenuncia uma provvel entrada de recursos (6 de Ouros). PAUS ou TREVO ou Os Obstculos: (Boiadeiros) Significa destruio, a quebra da harmonia, desventura, tropeo, a pedra no caminho. Demonstra sempre negatividade. Representa uma energia que foi enviada e que j se materializou na vida da pessoa. A mensagem : As dificuldades sero passageiras, se acreditar que possui a fora infinita da sabedoria.

3 Navio (dez de espadas) . Voc est sendo convidado a dar um novo rumo sua vida; a explorar novos horizontes (Navio); felizmente voc sobreviveu; o grande desafio terminou, apesar de t-lo deixado sem energias, sentindo-se frustrado e sem esperanas (10 de Espadas). NAVIO (YEMANJ): Significa sade, viagens, mudanas e a transmutao. Est sempre em movimento e possui grande capacidade de adaptao a novas realidades. A forma positiva demonstra sade ou grande capacidade de recuperao, mudanas favorveis, transformao da rotina. Na forma negativa afasta ou atrasa as viagens ou mudanas. H perigo de doenas ou debilidade nas defesas. Essas guas significam segurana na perigosa viagem da vida. Esta carta enfatiza a importncia de todos os sentimentos. A mensagem : Mudanas positivas em todos os aspectos: fisico, espiritual e material. Se vier perto da carta que designa o consulente, sinal de viagem breve.

4 Casa (rei de copas) . Voc est sendo chamado a dar mais ateno segurana material, famlia e relao afetiva to necessria para que possa atuar no mundo (Casa), mas o fundamental desenvolver a sua autoconfiana e autoestima; se voc no se ama, torna-se difcil amar, servir e proteger aqueles que esto perto de voc (Rei de Copas). CASA: (Caboclo Sulto) Significa o lar, o lugar seguro, o ponto de retorno e de recuperao, onde se est protegido e em equilbrio. Na sua forma positiva significa que a pessoa tem um lugar seguro, que a sua reposio de energia ocorre continuamente. A pessoa est protegida das influncias negativas externas. Na sua forma negativa mostra que est havendo desarmonia e desentendimento em casa. A pessoa s se sente bem em outros lugares. Essa simbologia, quando positiva, significa e indica, confiana, a prosperidade, o amor e o apoio familiar. Tambm significa o equilibrio csmico. A mensagem : Quando estiver localizada abaixo da que significa o consulente, melhor ficar alerta com as pessoas ao seu redor. Do contrrio, ter sorte.

5 rvore (sete de copas). Voc est sendo chamado a buscar o crescimento e a prosperidade pessoal, que dependem do equilbrio correto dos aspectos materiais e espirituais de sua existncia e de se guiar por princpios ticos e morais, aliados avaliao criteriosa e racional das possibilidades e dos recursos disponveis (rvore), ao invs de permanecer iludido, esperando um milagre, fantasiando, ligado apenas aparncia e glamour das coisas ou pessoas (7 de Copas). RVORE (Cabocla Jurema): Significa a fartura, a abundncia, o crescimento de tudo o que foi plantado. Na forma positiva significa que tudo que se quer semear ser colhido em abundncia. Novas oportunidades surgiro trazendo fartura mesa e garantia de sucesso nos empreendimentos. Negativa significa que est havendo uma quebra no ciclo natural das coisas, que no se est conseguindo completar o que se comeou. O que se plantou pode estar sendo colhido por outra pessoa. Pode vir a faltar comida mesa. Demonstra fertilidade permanente na vida do ser humano, a troca de energias positivas e tambm a fora da vitalidade que existe em cada um. A mensagem : Quando esta carta aparece longe da que indica o consulente, sinal de boa sade. Quando aparece perto, indica sorte e progresso.

6 Nuvens (rei de paus) . Voc est sendo chamado a enfrentar incertezas, dvidas e confuses de sentimentos diante dos desafios da vida (Nuvens), que podem ser solucionados na medida em que voc deixar seu guerreiro interior agir, encarando as questes e usando toda a sua fora de vontade (Rei de Paus). NUVENS (IANS): So os ventos, o dinamismo, o movimento incessante, a grande capacidade de fluir e no se aprisionar em nada. Confuso de sentimentos; instabilidade; aborrecimentos; tumultos. Na forma positiva significa um grande poder para lutar e vencer. Pessoa altiva, independente, que persegue seus objetivos com garra. Exerce grande atratividade no sexo oposto. Negativa indica arrogncia. Pessoa sob influncia negativa, com prejuzo para a sade e perda de interesse pela vida. A pessoa no consegue se ligar em nada, nem a ningum. Tudo motivo para brigas e discrdias, principalmente com quem mais gosta. H nessa carta uma forte sensao de incapacidade em resolver problemas. Tambm sinal de mudanas lentas e tristeza. A mensagem : As mudanas de sua vida devero ser vagarosas, de acordo com as necessidades. Os momentos de tristeza sero passageiros (dependendo claro, de quais cartas a acompanham).

7 Serpente (rainha de copas) . Voc est sendo chamado a defender seu espao pessoal, seu territrio, e aprender que a falsidade, a inveja e as desarmonias que negativamente voc projeta ou das quais alvo (Serpente) resultam de sua falta de autoconfiana e autoestima, da insegurana ante os desafios da vida. Voc s cresce quando adota um elevado padro tico e moral e conscientiza-se do seu real valor e talentos (Rainha de Paus). Veja: texto completo Rainha de Paus ou Carta 7 - Serpente, no baralho Petit Lenormand - Geraldo Spacassassi Rainha de Paus: est relacionada, astrologicamente, ao signo de Leo e dimenso estvel, leal e vivificada do elemento Fogo. segura de si, magntica e entusiasticamente extrovertida. Busca a auto-expresso, a alegria, a criao e a procriao; pauta sua existncia por rgidos princpios ticos e morais; talentosa e de uma fora de vontade inquebrantvel. capaz de amar e ser fiel, ao mesmo tempo em que extremamente independente a ponto de no precisar de ningum para ampar-la. adaptvel, carinhosa, protetora e generosa com os amigo Ela est sempre disposta a resolver os problemas dos outros. Indica a fidelidade, o amor, os elevados princpios ticos e morais, a confiana no prprio brilho, a lealdade, a autoridade, a dignidade, a sinceridade, o carisma, a independncia, a nobreza, a alegria e o otimismo. Sexualidade passional, visando fundamentalmente a segurana. Serpente: uma energia negativa, feminina, que gera sentimentos de inveja, falsidade e traio. Geralmente se manifesta atravs de brigas, discrdias e desarmonias. nosso lado escuro que temos que assumir e encarar, ao invs de projet-lo nos outros. Pode tambm representar um aviso para olhar nossa volta e estar atentos s pessoas falsas e traioeiras que procuram nos prejudicar. Esta carta sempre um sinal de alerta. O simbolismo que cerca a Serpente riqussimo e extenso, sendo encontrado nas mais diversas culturas. O Ser Humano e a Serpente so opostos, complementares e rivais. Enquanto o ser humano est situado no final de um grande esforo gentico, a serpente, essa criatura fria, sem patas, plos ou plumas, est no incio desse esforo. H algo de serpente no ser humano e, singularmente, na parte em que seu entendimento tem o menor controle. A

serpente simboliza a psique inferior: o obscuro, o incompreensvel e o misterioso. um smbolo expressivo da materialidade, da sexualidade, da agressividade e da vida, bem como da fora da manifestao do reino das trevas que a serpente universalmente representa. Ela chama nossa ateno para a necessidade de defendermos nosso territrio, nosso espao pessoal. Existe uma atitude comum e simplista com relao a esta carta, de atribuir a inveja s outras pessoas, ao invs de examinarmos, em primeiro lugar, se no somos ns mesmos os dominados por ela. Com essa colocao, no estou negando a existncia de pessoas invejosas nossa volta, mas acredito que antes de acus-las devemos parar e meditar sinceramente sobre a questo. Todos ns, em maior ou menor grau, estamos sujeitos a ela: faz parte de nossa condio humana. Quando a inveja se manifesta, se tivermos clareza de mente, se a confrontarmos friamente utilizando nosso potencial criativo de forma nobre e tica, se lutarmos para conquistar aquilo que ela representa, a inveja, enfocada, manifestar seu lado benfico, ou seja, representar um estmulo precioso, capacitando-nos a aceitar desafios e obter progresso e crescimento. Entretanto, infelizmente a inveja se manifesta, com maior freqncia, como um sentimento menor gerado pelo cime, complexo de inferioridade e baixa auto-estima. A pessoa invejosa insegura, no tem amor-prprio; perdeu os referenciais ticos e morais, sendo incapaz de reconhecer seu potencial criativo e aplic-lo construtivamente; desperdia seu tempo comparando e controlando a existncia do outro. muito interessante ressaltar que a inveja recebida gratuitamente, e gerada tanto pelos nossos xitos, bondade, beleza e riqueza quanto pelos nossos fracassos, rebeldia, feira e pobreza. A inveja estabelece relao com os desejos, com aquilo que voc no tem e identifica que os outros possuem e, com isso, voc se mede pelo outro. Para lidar eficientemente com ela, devemos saber que a inveja se processa em trs etapas, como nos ensina o rabino Nilton Bonder: 1. Entramos em sintonia com ela quando percebemos que estamos sendo alvo da inveja de algum. Se no nos ligarmos a ela, estaremos livres; se nos atarmos a ela, teremos que fazer algo, pois ela semelhante a uma praga do campo: nasce e se expande se a terra frtil; 2. Uma vez sintonizados, devemos conquistar a inveja, identificando-nos com ela e colocandonos na situao do outro. Em assim fazendo, muito provvel que cheguemos tambm a sentir o mesmo; 3. O mais importante atenuar a inveja, relevando-a, compreendendo-a, para que nos desliguemos dessa energia negativa. A busca de uma proteo espiritual neste caso uma necessidade. Devemos nos harmonizar, orar, pedir proteo e luz para todos os envolvidos, segundo nossa crena particular. COBRA (OXUMAR): Significa discrdia, desarmonia, intriga e maledicncia. A iluso das falsas aparncias. Traio; inveja. Se positiva, representa o arco - ris com sua beleza ilusria e de promessas de brilho e riquezas. Negativa significa o rastejar da cobra, o deslizar sorrateiro e intencionalmente malfico, sempre pronta para dar seu bote mortal. A mensagem : Se estiver perto da carta que simbolisa o consulente, sinal que poder passar por alguns riscos como traies.

8 Caixo (nove de ouros) . Voc est sendo chamado a entender que as grandes transformaes, o fim de um estgio ou ciclo, as perdas de todo tipo (Caixo) constituem um teste para avaliar sua capacidade de autossuficincia, forando-o a descobrir novas formas de canalizao de seu potencial criativo que, no final, geraro muito prazer e contentamento (9 de Ouros). CAIXO ou em alguns baralhos A Vela - (EGUNS): Significa a destruio; a perda definitiva; perdas materiais; doenas graves; a morte. Na forma positiva demonstra que a perda est prxima ou j configurada. Existe um claro objetivo de interromper um desenvolvimento. Refere-se na verdade as foras do inconciente que podem levar destuio, mas tambm evoluo. A mensagem : Se estiver afastada da carta que representa o consulente sinal de mudanas benficas. O contrario significa acontecimentos ruins.

9 Buqu (rainha de espadas) . Voc est sendo convidado a ampliar seu relacionamento social e entender que as relaes harmoniosas, a generosidade e a cooperao entre as pessoas geram oportunidades para todos os envolvidos (Buqu); quando essas oportunidades so racionalmente percebidas e canalizadas, muito contribuem para o aperfeioamento tecnolgico e o avano da sociedade do qual voc precisa participar (Rainha de Espadas). RAMALHETE, em outros baralhos A Chuva: (Ew): Significa alegria, satisfao ntima; felicidade. Entendimento entre as pessoas. Generosidade. Fraternidade. Sorte; contentamento. A mensagem : Esta carta um arcano ligado alegria, realizao em todos os setores da vida.

10 Foice (valete de ouros) . Voc est sendo chamado a fazer cortes e aprender que todo processo de transformao e mudana exige ajustes para restabelecer o equilbrio necessrio (Foice), e, ao mesmo tempo, enfrentar o trabalho duro e rotineiro de forma saudvel, sem esmorecer ou perder a alegria de viver (Valete de Ouros). FOICE (OMULU): Significa o corte, a interrupo do crescimento. A perda da colheita na poca de colher o que foi plantado. Rompimento. As decises a serem tomadas. As opes a serem feitas. Positiva simboliza a transformao. Negativa traz a doena e todos os processos que debilitam e enfraquecem o ser humano. O corte em seu desenvolvimento, sonhos e planos, podendo chegar ao extremo do corte da prpria vida. Representa a destruio do tempo. a perda dolorosa no momento certo, o perigo e o desprendimento. A mensgem : Perigo de ruptura e separao. Mas se esta carta estiver rodeada de outras positivas, indica uma nova chance que surge.

11 Chicotes (valete de paus) . Voc est sendo chamado a confiar na sua fora espiritual e intuio; a usar de sua autoridade para restabelecer a harmonia, principalmente no lar, quando surgem discrdias (Chicotes); e a buscar novas alternativas, quebrando rotinas com jovialidade e otimismo, de acordo com a lei (Valete de Paus). CHICOTE: (Ob) Significa o feitio, a magia negra. A influncia malfica atuando na vida da pessoa. Um feitio feito na inteno de derrubar as defesas, de quebrar a harmonia individual. Algo que s pode ser combatido com a prpria magia Punio, discrdia. Possvel punio. Avisa sobre conflito e desarmonia, principalmente na famlia. Seja cuidadoso. Representa tambm a fora, como tambm pode indicar o poder judicirio e a chance de um acordo em familia. A mensagem : de acordo com a situao, este arcano representa o uso abusivo da fora, quando seria melhor uma conversa. Indica o emprego necessrio da sabedoria e da intuio.

12 Corujas (sete de ouros) . Voc est sendo chamado a enfrentar a dor com sabedoria, humor e inteligncia, sem se deixar dominar pelas emoes neste momento; compartilhe suas dificuldades com algum: um amigo ou profissional da rea (Corujas), pois s assim poder encarar a difcil tarefa de tomar uma deciso adequada diante de um impasse (7 de Ouros). PSSAROS: (Caboclos) Significa o namoro, o romantismo, as pequenas atenes. Carinho. Amor. Desejos amorosos. O pensamento. Negativa demonstra que est faltando motivao no relacionamento, que se tornou agora montono e enfadonho. A vida que se est levando no tem prazeres ou satisfaes. Falta estmulo e motivao para viver. Este arcano, quando est perto do arcano da Serpente, tem toda a sua negatividade neutralizada. A mensagem : Indica respeito pelo par. Tambm um aviso para no sufocar o companheiro de cime.

13 Criana (valete de espadas). Voc est sendo convidado a se livrar de todo tipo de prevenes e preconceitos, e passar a encarar a vida com alegria e otimismo, sempre aberto para o novo (Criana). Isso implica em manter a mente receptiva e flexvel; desenvolver a sua capacidade de comunicao, atravs do estudo e da pesquisa (Valete de Espadas). CRIANA (ER): Significa fora da infncia, a ingenuidade, a pureza e a alegria. Tambm os filhos que se tem ou se ter. Se positiva significa que a pessoa tem proteo e nada de mal vai lhe acontecer. V em frente. Negativa demonstra tristeza, desesperana, descrdito quanto s possibilidades de vencer os obstculos. Falta de esperana no futuro. Representa ainda a propria inocncia e a naturalidade, ainda presente no corao da pessoa. A mensagem : Um conselho que diz, que o consulente deve ficar bastante atento com atitudes impensadas, repentinas e infantis. Estas aes podem mago-la profundamente.

14 Raposa (nove de paus) . Voc est sendo chamado a entender a importncia da flexibilidade e da sagacidade como qualidades essenciais sua sobrevivncia, e como o exerccio dessas qualidades pode ajudar voc a evitar srios prejuzos e perdas (Raposa) principalmente neste momento, em que voc ainda forado a enfrentar novos desafios, quando as dificuldades da vida j exauriram todas as suas energias (9 de Paus). RAPOSA: (Kyumbas e magos negros) Carta de aviso de fraude, armadilha, malcia, mentiras. tambm a carta de estratagema e engano. Significa tambm emboscada. Raposas tm bons ouvidos e so silenciosas. Algum est tentando engan-lo. Mas tambm pode estar mostrando uma pessoa inteligente que aproveita as oportunidades que a vida oferece. as traies, deslealdade e a salvao pela astcia. A mensagem : Se aparecer perto da carta que representa o consulente significa que este muito invejado. J se aparecer longe sinal de que estase prejudicando com sua inveja e cobia.

15 Urso (dez de paus) . Voc est sendo chamado a defender seu territrio e a aprender que a inveja, o cime, o despeito e todas essas energias negativas geradas pela busca desequilibrada do poder (Urso) encontraro um campo propcio para se instalar e expandir toda vez que voc se deixar abater pelo desnimo e pelo excesso de preocupaes ou de responsabilidades (10 de Paus). URSO: (Obsessores ou demnios) Significa a falsidade daqueles que se fazem de nossos amigos, porm no o so. Privam da nossa intimidade para melhor poderem descobrir nossas fraquezas e saber onde melhor nos ferir. Significa a traio, o mau caratismo, os maus conselhos. Olho grande; inveja; capaz de subservincia para atingir seus objetivos; mau carter. Cimes. Mas tambm pode nos mostrar os instintos, nossos impulsos sexuais, a busca do prazer, um(a) amante. A mensagem : Voc deve ter cuidado com falsos amigos, do tipo "amigo-urso". Sentimentos ruins como a inveja, podem interferir nas suas energias.

16 Estrelas (seis de copas) . Voc est sendo chamado a entender que o xito e a boa sorte dependem da canalizao adequada de seu potencial criativo e do quanto voc confia em seu brilho pessoal (Estrelas); se voc est enfrentando uma crise, sinal de que deve parar e meditar seriamente a fim de identificar o que gera neste momento esse sentimento de culpa que o bloqueia e, imediatamente, adotar medidas corretivas (6 de Copas). ESTRELA: (Orumil) Proteo; predestinao. Destino. Realizao. Inspirao. Carta de sorte. Simboliza luz espiritual. Seus planos esto sob uma boa estrela. O sucesso est em seu caminho. Seus dons artsticos e de clarividncia esto em crescimento. A mensagem : Um sinal de que tenha f em sua intuio. Quando o arcano Os Ventos estiver prximo, quer dizer que existe perigo de tropeos srios na vida.

17 Cegonhas (rainha de copas) . Voc est sendo chamado a entender que as mudanas, as viagens e os imprevistos da vida, tais como morte, gravidez e a quebra de rotinas (Cegonhas), obrigam voc a mergulhar fundo em seu ser, na busca das causas reais de sua existncia, forando-o a encarar seus medos, limitaes e desejos ocultos, bem como sua capacidade de lidar com as questes de poder, controle e sexualidade em sua vida (Rainha de Copas). CEGONHA: (Ogum Matinata) Representa o nascimento ou a mudana. Imprevistos. Novidades. Surpresas. Pode significar a vinda de um filho, de um novo emprego, uma mudana de casa, uma mudana no relacionamento, um novo casamento. Negativa representa a falta de mudana, a ausncia de crescimento ou de desenvolvimento nos projetos ou nos objetivos propostos. Est havendo dificuldade no nascimento de novos planos e oportunidades. A mensagem : Simboliza o inicio de um novo ciclo em sua vida. Tambm indica que seus caminhos esto abertos a novas experincias e a prsperos empreendimentos.

18 Co (dez de copas) . Voc est sendo chamado a aprender que a fidelidade, a compreenso, a dedicao e a amizade verdadeira, aliadas capacidade de voc estar sempre alerta e vigilante contra as investidas dos fatores externos desestruturantes (Co), constitui uma base para voc estabelecer relaes afetivas ou comerciais harmoniosas e duradouras, sempre pautadas por um grande ideal (10 de Copas). CO: (O Mentor da pessoa ou Orix de Frente) Representa o amigo fiel, a amizade pura e desinteressada, que realmente quer o nosso bem. Negativa demonstra que est havendo um mal entendido ou uma m interpretao por parte de um grande amigo. Isto deve ser pesquisado para que se possa superar e a harmonia volte ao relacionamento. A mensagem : significa que pode confiar nas pessoas com quem convive. sinal para ficar alerta se a carta Os Ventos estiver por perto. Ela indica desequilibrio na vida amorosa.

19 Torre (seis de espadas) . Voc est sendo chamado a aprender a desenvolver sua capacidade de reflexo e anlise para melhor equacionar os problemas da vida, provavelmente como este que voc est enfrentando (Torre), para s ento, depois da preparao necessria, partir para a luta, enfrentando os desafios com firmeza e dignidade (6 de Espadas). TORRE: (Obalua) Significa a postura interior da pessoa, o verdadeiro EU. O lado espiritual. Isolamento; recluso; posio defendida; afastamento; pouco interesse nos assuntos comunitrios; noviciado; iniciao. Negativa representa o equilbrio rompido. Um aprisionamento interior, uma falta de comunicao com o mundo exterior, uma fuga da realidade, um no enquadramento. Simboliza que o consulente passa por uma fase de busca de seu autoconhecimento. A mensagem : Este arcano mostra a voc que as respostas que tanto espera esto dentro de voc mesmo. s procrar as solues que deseja em seu interior.

20 Jardim (oito de espadas). Voc est sendo chamado a defender seu espao pessoal das invases externas; a desenvolver a capacidade de cuidar e defender o seu domnio, e, ao mesmo tempo, a nutrir e proteger os que lhe so caros (Jardim) at mesmo, como neste momento, diante de situaes adversas e opressivas, quando o medo impossibilita uma ao adequada e justa (8 de Espadas). 8 de Espadas: mostra uma situao onde estamos impossibilitados de agir por medo das conseqncias. a servido do medo, por estarmos profundamente envolvidos na situao, sendo tarde demais para arrependimentos ou retorno. Retrata o difcil e doloroso reconhecimento de nossa parcela de culpa no caso. Uma deciso se faz necessria; contudo, qualquer escolha trar problemas. Jardim (Oito de Espadas) no baralho Petit Lenormand O Jardim (Oito de Espadas) no baralho Petit Lenormand Editora AGMller, Sua

Temos clara conscincia de que criamos o dilema; sabemos que por medo da confrontao agimos cegamente e com duplicidade, adiando uma deciso para no magoar pessoas. Prenuncia uma situao difcil onde nossos desejos so obstrudos por interferncia acidental e, aparentemente, sem sada. A soluo existe, mas no bvia, o que implica a necessidade de reconhecermos a extenso de nossa desinformao. Indica opresso, represso, priso, submisso, inao, vulnerabilidade. A manifestao sexual dependente ou submissa ao outro e, em seus aspectos extremos, resulta no masoquismo. Jardim: representa o meio ambiente que nos cerca; os limites conhecidos. o lugar onde reinamos, nosso domnio formado pelas coisas e pessoas que nos cercam, e como tal, tudo

aquilo que depende nica e exclusivamente de nosso esforo e escolha. Aquilo que semeamos em nosso jardim o que ser depois colhido. Pode indicar a necessidade de ampliarmos os horizontes, de refletir para estabelecer novas metas e aes adequadas, caso nosso campo de ao seja muito limitado. Simbolicamente representa o Paraso, um lugar encantado onde reina a paz e a harmonia. Representa tambm o esforo, o trabalho do ser humano e, em particular, o seu poder sobre a natureza domesticada. Em nvel mais elevado, o jardim um smbolo de cultura por oposio natureza selvagem, de reflexo por oposio espontaneidade, da ordem e conscincia por oposio desordem e ao inconsciente. O jardim, retratado na literatura profana ou religiosa, o stio do crescimento, do cultivo de fenmenos vitais e interiores; nele o fluxo das estaes se cumpre por meio de formas ordenadas. O muro do jardim guarda as foras internas que florescem, e s possvel penetrar nele por uma porta estreita e secreta. Alegoricamente, designa a parte sexual do ser humano: para a mulher, quando no seu centro se encontra uma grande rvore ou fonte; para o homem, o pequeno jardim das delcias. Somos chamados a refletir sobre nosso comportamento e reaes diante das presses sociais. Em geral encontramos muita dificuldade no gerenciamento harmonioso deste aspecto; vacilamos na hora de estabelecer limites claros, conscientes e bem definidos diante dos ataques e invases que o meio circundante faz em nossa vida privada. Quando estamos despreparados e inconscientes dessa presso, ela pode gerar o complexo de inferioridade, a insegurana e o medo de rejeio; pode nos levar a encarnar o papel de vtima e a abrir mo da nossa verdadeira personalidade. A famlia, em geral, a primeira dessas fontes de presso e invaso. Quando crianas, dependemos das decises de nossos pais quanto nossa alimentao, roupa, estudos e lazer. Mas, s vezes, continuamos a seguir seus padres mesmo depois de crescidos, sem question-los, porque somos vtimas indefesas das suas vontades. Estar ou sentir-se inadequado, ficar merc de protocolos ou dependente da opinio e da convenincia dos outros, so sintomas tpicos da sndrome de vtima. Alm disso, deixamo-nos vitimar pelo complexo de inferioridade ou pela humildade exacerbada, colocando os outros l em cima e a ns mesmos l embaixo, ou sempre nos posicionando no ltimo lugar da fila. Existem coisas imutveis e incontrolveis em nossa vida, mas no precisamos sempre assumir o papel de mrtir a menos, claro, que estejamos no palco interpretando o papel de Joana DArc ou de Tiradentes. Precisamos apenas ser flexveis para mudar a estratgia sempre que conveniente. Necessitamos, urgentemente, entender que no precisamos agradar a ningum a no ser a ns mesmos, nem provar nada a quem quer que seja. Aprender a dizer no vontade alheia e reconhecer nossos direitos e nosso valor so os primeiros passos para nos livrarmos dessa condio. S assim seremos totalmente responsveis por nosso jardim. JARDIM (Ossaim): Famlia; lazer; semear proveitosamente somente o que compensa; sem interesses materiais; cura; magia das plantas. Poder latente de cura que pode ser desenvolvido. Colher o que se plantou. A mensagem : O Jardim um arcano que traz um conselho a voc: hora de colher tudo o que plantou, pois o momento de paz. Aproveite a tranquilidade para refletir sobre todas as suas aes.

21 Montanha (oi to de paus) . Voc est sendo chamado a enfrentar, aps criteriosa avaliao da situao, os desafios ou inimigos com equilbrio, firmeza e perseverana (Montanha); para tanto, voc deve aguardar o momento propcio, quando as condies se mostrarem favorveis e voc se sentir seguro e confiante quanto ao resultado esperado (8 de Paus). MONTANHA (XANG): Representa a justia, a imparcialidade de julgamento e os negcios. A rigidez e a segurana. Sua positividade representa sucesso nas pendncias judiciais, nos litgios, nos casos de partilha de bens. Significa a segurana da casa prpria. Representa o poder de se administrar com justia e retido. Possibilidade de exercer um cargo de grande poder. Negativa significa que a pessoa tem problemas de papis ou de justia. Pode ficar sem emprego ou mesmo sem ter onde morar. Existe uma certa dureza e autoritarismo exagerados, que devem ser temperados para haver o equilbrio. A mensagem : Se aparecer prxima da carta que representa o consulente, mostra o alcance de seus objetivos. Longe, sinal de perda do que j foi conquistado em sua vida.

22 Caminhos (rainha de ouros) . Voc est sendo chamado a usar seu livre-arbtrio: fazer escolhas, tomar decises responsveis e ser persistente (Caminhos), para que possa enfrentar a fora instintiva que o incita busca do prazer sem limites. Essa fora, quando bem canalizada, gera a abundncia e a prosperidade que voc merece (Rainha de Ouros).

CAMINHOS (OGUM positiva, Elegbara negativa): Significam a estrada da vida, os caminhos a serem trilhados. O livre arbtrio. Uma escolha a ser feita. Caminhos abertos. Positiva significa que a pessoa vai sair vitoriosa de qualquer disputa, que os caminhos esto abertos e sem empecilhos. Negativa diz que os caminhos esto bloqueados que as lutas empreendidas podem ser perdidas. Pode significar separao (dois caminhos). A mensagem : Voc est no rumo certo e realizar os seus sonhos. Acredite mais na sua felicidade.

23 Ratos (sete de paus) . Voc est sendo chamado a examinar as suas rotinas dirias que geram um desgaste excessivo de energias, afetam sua sade ou provocam danos e perdas (Ratos), resultantes da competio acirrada de todo tipo a que voc est exposto, e que s pode ser enfrentada por um carter, ntegro, forte e corajoso (7 de Paus). RATO: (Pombagira positiva, Egum negativa) Significa perda, a inveja, o cime, o roubo. Sempre traz desarmonia, confuso, angstia e desentendimento. Deve - se ter o mximo de cuidado com os objetos pessoais e bens materiais, pois traz avisos de perdas. No comentar as alegrias e as vitrias, pois isso aumenta a inveja. Est havendo cime por parte da pessoa amada; observe com ateno suas atitudes. Negativa apenas enfraquece o seu poder, sem modificar seu sentido. A mensagem : H possibilidade de contrair doenas sem gravidade. Se a carta A Sorte aparecer prxima esta, sinal de que poder recuperar o que foi roubado.

24 Corao (valete de copas) . Voc est sendo chamado a entender que a paixo, a entrega, as atitudes loucas e impensadas, bem como o carinho e a proteo que tanto voc busca, seja em relao a uma pessoa ou uma causa (Corao), so apenas uma faceta, geralmente efmera, do Amor Maior, altrusta e infinito, que governa o Universo. Ele exige entrega, doao e comprometimento, mas confere alegria e plenitude (Valete de Copas). CORAO: (OXUM) Representa a paixo, o sentimento . Negativa avisa que a paixo que se est sentindo algo efmero e passageiro, que no se deve tomar nenhuma atitude baseada nesse sentimento, pois ele enganador. Simboliza ainda o amor fraternal, a solidariedade universal, a paixo forte e a felicidade que est presente neste momento de sua vida. A mensagem : Voc viver uma grande paixo em breve. Tambm indica que dever ajudar as pessoas que pedirem o seu auxilio.

25 Anel (As de paus) . Voc est sendo chamado a analisar a sua capacidade de se associar, de buscar criteriosamente a cooperao e o apoio de outras pessoas (Anel), quase sempre indispensvel quando o entusiasmo e a paixo esto impelindo voc a desenvolver novos projetos, a assumir um compromisso de noivado-casamento ou a embarcar numa aventura que poder mudar radicalmente o rumo de sua vida (s de Paus). ALIANAS: (Povo Cigano/Povo do Oriente) Simboliza a unio perfeita, o casamento, a sociedade comercial, a parceria, compromisso, acordo. Negativa significa que a unio est um pouco enfraquecida. A mensagem : Se aparecer ao lado da carta que representa o consulente, sinal de casamento feliz. Do lado esquerdo, indica instabilidade no relacionamento.

26 Livro (dez de ouros) . Voc est sendo chamado analisar a sua relao com os estudos, o esforo intelectual e a dedicao ao trabalho, que ampliam seus horizontes e possibilitam o seu crescimento (Livro), constituindo a nica forma segura para voc alcanar a paz, a harmonia, a segurana e a prosperidade (10 de Ouros). LIVROS: (Olofin) Simbolizam o estudo e o trabalho. Positiva significa xito nos estudos e no trabalho e que vai ter promoo por mrito no trabalho. Negativa significa dificuldades em se alcanar objetivos. Significa a necessidade de aquisio de conhecimento e cultura. A mensagem : Os estudos ou em qualquer teste a que for submetido ser um sucesso absoluto. Por isso, o momento ideal para se testar. No tenha medo de colocar a sua capacidade prova.

27 Carta (sete de espadas) . Voc est sendo chamado a estar atento a acontecimentos inesperados, revelaes, convites; e a tomar conhecimento de novos aspectos ou fatos de uma dada questo ou situao que est sendo revelada (Carta) e que o obriga, neste momento, a agir com discrio, tato, diplomacia e at absoluto sigilo, a fim de evitar problemas maiores ou perdas irreparveis (7 de Espadas). CARTA: (If) Significa que vai se ter notcia de algo que se est esperando com ansiedade e expectativa, avisos, dilogos, mensagens, visitas. Positiva significa que a noticia ser de vitrias. Negativa quer dizer que a soluo do problema ainda demora. Tambm um aviso para guardar segredos. A mensagem : Se este arcano vier seguido de carta Os Ventos, sinal de noticias boas. Mas, se esta carta estiver perto da que representa o consulente, sinal que as noticias podero causar sofrimento.

28 Cavalheiro (As de copas) . Se o consulente for um homem: Est sendo convidado a se repensar como Homem: voc est conseguindo harmonizar e equilibrar seu gnero biolgico, masculino (Cavalheiro), com os aspectos emocionais e femininos no ntimo de seu ser (s de Copas)? Veja: texto completo Se for uma mulher: est sendo chamada a repensar seus conceitos a respeito dos homens; ou aceitar que o desafio que voc enfrenta no momento depende da ao, apoio ou ajuda de um homem. s de Copas ou Carta 28 - Cavalheiro, no baralho Petit Lenormand - Geraldo Spacassassi s de Copas: indica a exploso dos sentimentos, do amor e da beleza. a fora da natureza que irradia encanto e harmonia, que propicia abundncia, fartura e fertilidade, mas que tambm pode ser traioeira e vingativa. Preenche os coraes humanos com o frenesi das paixes e dos sentimentos, impulsionando-os ao relacionamento. Essa fora feminina, sensvel, terna, submissa e doadora, mas tambm pode ser agressiva, infiel, falsa e instvel. A manifestao sexual apaixonada, afetuosa, amorosa e dedicada. A Serpente, Rainha de Paus no Petit Lenormand O Cavalheiro (s de Copas) no baralho Petit Lenormand Editora AGMller, Sua

Psicologicamente, a Anima, definida por Jung como a representao psquica da minoria de genes femininos presentes no corpo do homem (60% genes masculinos + 40% genes femininos). A Anima , simultaneamente, um complexo pessoal e uma imagem arquetpica da mulher na psique masculina. A Anima condensa todas as experincias que o homem vivenciou nos seus encontros com a mulher no curso dos milnios. Numa abordagem mais especfica, as

caractersticas da Anima de um homem lhe so moldadas atravs de um regulamento dado, basicamente, pela me. Essa feminilidade inconsciente no homem, indiferenciada, inferior, pode manifestar-se no cotidiano de forma positiva ou negativa. Sob o aspecto positivo, cabe Anima, em seu papel mais importante, colocar a mente lgica de um homem em sintonia com as energias sutis do mundo das emoes e dos sentimentos, com os valores interiores mais legtimos. Em geral, como a mente lgica de um homem incapaz de perceber fatos que esto escondidos em seu inconsciente, compete Anima ajud-lo a desenterr-los. A Anima ainda responsvel pelo fato de um homem ser capaz de encontrar a parceira ideal; a presena da Anima que faz com que ele se apaixone de repente quando v uma mulher pela primeira vez e sabe imediatamente que aquela ela. A Anima encerra os atributos fascinantes do eterno feminino e proporciona ao homem a capacidade de se relacionar com o mundo exterior; a expresso consciente de seus sentimentos. Em seus aspectos negativos, a Anima se manifesta atravs de despropositadas mudanas de humor e caprichos, sentimentos indefinidos, melancolia, irritao, cimes, depresso, insegurana e incerteza. Cavalheiro: representa o princpio masculino, ativo, positivo, Yang, racional. Psicologicamente est associado ao princpio Logos, que se caracteriza por diferenciar e ordenar; representa a vontade, o agir, o verbo e o sentido; um princpio eminentemente Solar. Para entendermos como o princpio Logos atua e se manifesta, principalmente nos relacionamentos externos homem e mulher , considero oportuno analisarmos os resultados obtidos em pesquisas realizadas nos Estados Unidos, divulgados pela psicoterapeuta junguiana Sukie Miller. Segundo essas pesquisas, o homem toma as palavras como informao; o seu maior medo o de ser sufocado; o reconhecimento social , para ele, muito importante; o homem tende mais intimidao e agresso, sendo sexualmente ciumento; no tem grande resistncia ao estresse, tende a falar principalmente sobre coisas e funciona linearmente. Estas colocaes, embora polmicas, podem de maneira prtica explicitar como esse princpio atua. Neste Baralho, o Cavalheiro representar o consulente do sexo masculino. Se o consulente for uma mulher, esta carta representa um homem influente em sua vida: pai, marido, amante ou chefe. A definio de Homem est, em geral, fundamentada em padres exteriores de comportamento social desenvolvidos desde a Idade da Pedra at os dias de hoje. So eles o fsico forte, a agressividade, a ousadia, a racionalidade e a rigidez. Cabia ao homem prover o sustento e proporcionar condies mnimas de segurana para a famlia e o grupo. Desta forma, ao longo do tempo, foram construdos valores masculinos: ser forte, inteligente, acumular poderes e bens materiais. Essas virtudes so o que desperta a admirao das mulheres e do grupo como um todo, e a sua falta vista como sinal de incompetncia. Esse o fundamento do Patriarcado. Atualmente, os princpios Masculino e Feminino continuam a ser mal compreendidos em nossa sociedade. Nos primrdios da Humanidade, como atestam as religies ou filosofias antigas, predominou o Matriarcado. A mulher dominava e reinava absoluta porque dava luz. O processo gestao-nascimento era muito respeitado por ser facilmente visvel e espantoso. No se podia ver que cabia ao homem a fertilizao do vulo que originava o visvel. Provavelmente, quando ocorreu a tomada de conscincia de que o homem era o responsvel pela fertilizao, seu status no grupo foi elevado. Mas no foi esse o nico fator responsvel

pelo crescimento de seu poder. As condies do meio ambiente determinavam a necessidade crescente de dominar a natureza hostil e promover a segurana do grupo; e, como nessa tarefa os homens se destacavam como lutadores e caadores, isso muito contribuiu para que assumissem o comando do grupo e, conseqentemente, o Patriarcado fosse instaurado. Desde ento, uma guerra filosfica tambm se desenvolveu a respeito do que era melhor o princpio Masculino ou o princpio Feminino , tendo isso ocorrido porque deixamos de compreender a base do simbolismo que fundamenta esses princpios. Os smbolos foram aplicados confusamente ao homem e mulher biolgicos, desconsiderando que esses princpios transcendem as formas e esto permanentemente entrelaados um ao outro. Como os princpios Masculino e Feminino podem ser simbolizados na forma humana, fcil interpretar erroneamente o conceito filosfico e dotar o homem fsico com o poder do Princpio Masculino e a mulher fsica com o poder do Princpio Feminino. Essa m interpretao separa os smbolos usados para definir a Fora da Vida, e ns acabamos com duas metades que lutam entre si. O ser humano completo e inteiro aquele que engloba e harmoniza as duas polaridades. Para que possamos melhor entender esta questo, oportuno analisarmos de forma sucinta os princpios da psicologia de Jung. Sua idia central o conceito de Individuao, isto , o processo pelo qual a pessoa vai se tornando progressivamente, durante toda a vida, um ser pleno e unificado, tal como almejado pelo Criador. As conseqncias disso so uma expanso gradual da conscincia do ser e a capacidade sempre crescente de a personalidade consciente refletir o Self integral, o Eu Maior. O ego pode ser entendido como sendo o centro da conscincia, o eu menor dentro de ns, aquela parte com a qual nos identificamos conscientemente. O Self, ou Eu Maior, o nome dado personalidade total, ao ser na sua potencialidade, ao ser que est dentro de ns, procurando, desde o incio, ser reconhecido e manifestado atravs do ego ou eu menor. O processo de individuao envolve o ser humano em problemas psicolgicos e espirituais de grande complexidade. Um dos maiores problemas que encontra a questo de aceitar o seu lado Sombra, aquele lado escuro, indesejado e perigoso da personalidade que est dentro de cada um de ns, e que entra em conflito com as atitudes e ideais conscientes. A rejeio da Sombra resulta numa diviso interior e no estabelecimento de um estado de hostilidade entre consciente e inconsciente, afastando-nos da possibilidade de nos tornarmos plenos. A aceitao e integrao da Sombra um processo muito difcil e doloroso, mas que tem como conseqncia o estabelecimento da unidade e do equilbrio psicolgico, que de outra forma no seriam atingidos. Ainda mais difcil a incorporao que o homem deve fazer de seu elemento inconsciente feminino, a Anima. Uma das maiores contribuies de Jung foi a demonstrao de que o ser humano combina em si os princpios Masculino e Feminino. Segundo Jung, o princpio Masculino representa a Perfeio e o princpio Feminino representa a Totalidade. Para crescermos como seres humanos, para alcanarmos o Self, precisamos reconhecer a combinao desses princpios dentro de ns mesmos e nos outros. O homem geralmente se identifica com seu lado masculino e usa sua feminilidade no interior. A incorporao do elemento feminino na conscincia do homem uma questo psicolgica de grande sutileza e dificuldade, mas necessria, pois caso ele no o consiga, no pode sequer ter esperanas de compreender todo o mistrio de seu prprio Self.

Devemos ter sempre em mente que a psicologia da individuao mostra que a meta deste processo que leva ao Ser Total no a perfeio, mas sim a integridade. Um indivduo, na sua inteireza, nem sempre inatacvel, sem culpa e puro, mas aquele em quem, no se sabe como, todos os aspectos foram integrados num ser pleno. COMPANHEIRO ou CIGANO. Representa a nvel espiritual o Or, Pai de Cabea, o Mentor ou o Guia principal do consulente, mesmo que no seja da linha cigana - depende da configurao geral do jogo. Mostra o companheiro da pessoa para quem se est colocando as cartas. Algum com quem se tem certo grau de ligao, podendo significar tambm pai, irmo, amigo, algum por quem se tem interesse e que se interessa por ns. Negativa significa que o companheiro est afastado, no conseguindo ficar em harmonia com a pessoa em questo. Simboliza tambm o homem ideal e honesto para as mulheres. A mensagem : Este arcano voc, se quem consulta um homem. Tambm representa a chegada de uma mulher ideal em sua vida.

29 Dama (As de espadas) . Se o consulente for uma Mulher: Est sendo convidada a se repensar como Mulher: voc est conseguindo harmonizar e equilibrar seu gnero biolgico, feminino (Dama), com os aspectos racionais e masculinos no ntimo de seu ser (s de Espadas)? Se for um Homem: Est sendo chamado a repensar seus conceitos a respeito das mulheres, ou admitir que o desafio que voc enfrenta no momento depende da ao, apoio ou ajuda de uma mulher. COMPANHEIRA ou CIGANA: A Me de Cabea, a Mentora ou Guia feminino principal. A figura feminina. Tanto pode representar a pessoa para quem se coloca as cartas, no caso de ser mulher, como tambm a me, esposa, amiga. A mensagem : Se quem consulta uma mulher, esta carta representa a consulente e indica a chegada de um homem ideal em sua vida.

30 Lrios (rei de espadas) . Voc est sendo chamado a buscar o equilbrio, a paz, a harmonia, ou uma nova perspectiva para a sua vida (Lrios), que s poder ser alcanada quando voc agir como um diplomata, racionalmente planejando e estabelecendo estratgias adequadas aos desafios que o momento est colocando em seu caminho (Rei de Espadas). LRIO ou o Rio: (Obatal) Simboliza a paz, a beleza, o amor, virtude. Positiva simboliza o amor, o ouro, a tranqilidade. Traz a maleabilidade, capacidade de se adaptar at para poder transformar a realidade. Mostra que a pessoa tem a viso para o jogo e sensibilidade para o mundo espiritual. Negativa mostra falsidade, mentiras, capacidade de trair os amigos em proveito prprio. a ambio desmedida e sem propsito. A mensagem : Se esta carta aparecer perto do arcano que representa o consulente, sinal de que deve agir com honestidade Se a carta Os Ventos vier perto deste arcano, sinal de grande sofrimento em famlia.

31 Sol (As de ouros) . Voc est sendo chamado a reconquistar a vitalidade, a fora, a autoconfiana, o otimismo, a conscincia e a clareza de propsitos (Sol) como condio bsica e necessria para concretizar a realizao material, a riqueza e a prosperidade que tanto sonha (s de Ouros). SOL (OXAL): Representa a vida, o crescimento, o desenvolvimento e a luz. Um novo caminho se abrindo. Positiva significa uma posio patriarcal, respeitada e considerada por todos. Negativa demonstra que o Sol no est brilhando, que a pessoa no est encontrando solues e que os planos no esto se desenvolvendo devidamente. Esta carta alto-astral. A mensagem : Quando estiver perto da cartra que representa o consulente, sinal de fortuna e sade. Se aparecer longe, indica sentimentos como desnimo, fraqueza e tristeza diante dos obstculos.

32 Lua (oito de copas) . Voc est sendo chamado a focalizar os aspectos emocionais e cclicos da vida; a refletir sobre a sua necessidade de reconhecimento e aprovao pblica; a reconhecer e respeitar as suas reais necessidades interiores (Lua). Isto implica na necessidade de desistir, renunciar alguma coisa, pois a verdade dos fatos deve ser encarada e voc precisa caminhar de mos vazias em direo ao desconhecido (8 de Copas). LUA: (Nan Buruqu) Simboliza as honrarias, o valor reconhecido, o trabalho recompensado. A intuio. Adaptao. Sensibilidade. Negativa significa uma falsa segurana, adversidade, medo, trevas e perigos ocultos. Pode estar havendo uma conspirao contra a pessoa. Deve - se tomar cuidado com as emboscadas, com os aduladores e traies de amor. A mensagem : Quando a carta estiver ao lado da que representa o consulente, sinal de que ter reconhecimento por tudo que faz. Se vier do lado esquerdo, indica que passar por aflio.

33 Chave (oito de ouros) . Voc est sendo chamado a aprender que o xito, o crescimento e o sucesso dependem, nica e exclusivamente, de seu empenho e dedicao em enfrentar e equacionar eficientemente os problemas que surgem em seu caminho (Chave); muitas vezes, para atingir sua meta, voc forado a parar, retroceder e se submeter a um novo aprendizado ou reciclar-se (8 de Ouros). CHAVE: (Odudwa) Simboliza a soluo, a resposta, o objetivo a ser alcanado. Sada para os problemas. Segredo . Negativa a resposta ser afastada, a soluo ser difcil. a chave que abre as portas para os dias melhores que esto chegando. A mensagem : Quando ela aparece prximo carta que indica o consulente, sinal de que momentos de realizao a aguardam. Se aparecer longe, indica obstculos.

34 Peixes (Rei de ouros) . Voc est sendo chamado a aprender que a riqueza, a abundncia e a prosperidade dependem muito de sua disposio em estar atento e preparado para agarrar as oportunidades que surgem repentinamente em sua vida (Peixes). Para tanto, voc precisa estar alerta e possuir metas claras e detalhadas, que traduzam adequadamente a sua ambio e necessidades de status e poder (Rei de Ouros). PEIXES: (Logun-Ed) Simboliza o dinheiro, a fartura. Multiplicao. Lucros. a energia do trabalho transformada em dinheiro e bens materiais. Negativa significa falta de dinheiro, trabalho no recompensado, perdas materiais. A mensagem : Perto da carta do consulente, indica sucesso e bons negcios. Longe, exatamente o contrrio indica crise financeira em seus empreendimentos.

35 ncora (nove de espadas) . Voc est sendo chamado a compreender que a segurana e a estabilidade, material e emocional, resultam unicamente da f; de um sistema de crenas, flexvel e sem fanatismo, que possa orient-lo e servir de apoio para lev-lo a vitria (ncora). Isso verdadeiro quando as situaes pressionantes da vida, que geram toda sorte de medos, ansiedades, culpas e sofrimentos, tentam inibir sua capacidade de reagir e vencer (9 de Espadas). NCORA: (Oxssi) Significa segurana, firmeza de objetivos. xito. Representa o patrimnio, os tesouros; tudo o que se consegue acumular em termos de bens materiais. Estabilidade financeira. Vida feliz. Negativa significa que no h segurana, que no seguro insistir nos objetivos. Deve - se pesquisar seriamente os motivos. A mensagem : Para os negcios, segurana e estabilidade. Para o amor, depende da localizao da carta: perto da que indica o consulente, sinal de um relacionamento slido. Longe, quer dizer que este amor poder passar por dificuldades.

36 Cruz (seis de paus) . Voc est sendo chamado a entender que as provaes, os sofrimentos e as tristezas que surgem em seu caminho so testes para avaliar sua fora espiritual, incitando-o a recordar que existe uma Fora Maior sempre pronta a amparar (Cruz). Quando voc est aberto e sintonizado a essa energia espiritual, a vitria est garantida e seu esforo sincero recompensado e reconhecido por todos (6 de Paus). CRUZ (Obalua e PRETOS VELHOS): Representa a vitria dos planos, o encontro, o sucesso nas empreitadas, o triunfo total sobre os inimigos. O domnio de seu prprio desenvolvimento. A soberania do esprito sobre a matria. Espiritualidade. Sabedoria superior. Autoconfiana. Negativa no muda o significado. A mensagem : Perto da carta que simboliza o consulente sinal de vitria e proteo; longe, indica que energias negativas esto tentando influenciar sua vida.

You might also like