You are on page 1of 4

APLICAES DE ESCRITRIO AULA 1 FICHA DE APOIO - ORIENTADA AMBIENTE DE TRABALHO

Contedos Abrir o Microsoft PowerPoint Visualizao da janela Modos de visualizao Rgua Painel de tarefas Zoom Fechar o Microsoft PowerPoint 1. Abrir o Microsoft PowerPoint 1.1 Clique no boto Iniciar, comando Todos os Programas e seleccione Microsoft PowerPoint. 2. Visualizao da janela
Barra de menus Barra de Ttulo Barra de ferramentas padro Barra de ferramentas formatao

Painel de tarefas Painel de diapositivos

Diapositivo actual

Botes de visualizao

Painel de notas

Barra de ferramentas desenho

Pgina 1 de 4

3. Modos de visualizao O Microsoft PowerPoint permite-nos utilizar diferentes modos de visualizao: Normal, Organizao de diapositivos, Apresentao de diapositivos e Pgina de notas, sendo a predinida a vista Normal. Para termos acesso s diferentes vistas de diapositivos proceda da seguinte maneira: 3.1 Clique no menu Ver e seleccione os respectivos comandos ou clique nos seguintes cones 4. Rgua Existem dois tipos de rguas: a horizontal, que utilizada para definir as marcas de tabulao, avano dos pargrafos, largura de coluna, etc., e a rgua vertical, que serve para alterar margens e posicionar itens na pgina. 4.1 Clique no menu Ver, comando Rgua. Observe que, activando ou desactivando este comando, a rgua desaparece ou aparece
Ao mover o ponteiro ou uma ferramenta de desenho, o movimento visualizado tambm nas rguas, mostrando em que ponto est a trabalhar.

5. Painel de tarefas O Painel de tarefas fornece comandos frequentemente utilizados, que ajudam a: criar uma nova apresentao; seleccionar um esquema de diapositivos; escolher um modelo de apresentao, um esquema de cores ou um esquema de animao; criar uma apresentao personalizada; definir transies de diapositivos; procurar ficheiros; colar vrios itens, etc. 5.1 No menu ver, clique no comando Painel de tarefas para activar ou desactivar o respectivo painel.

Pgina 2 de 4

5.2 Observe o funcionamento dos vrios botes de navegao indicados na figura:

seguinte

Painel actual

Outros paineis de tarefas fechar

retroceder

6. Zoom O Zoom controla o tamanho com que os diapositivos do ficheiro actual aparecem no ecr. 6.1 Pode alterar o zoom dos diapositivos no separador Destaques, no separador Diapositivos ou no diapositivo que aparece no painel de Diapositivos:
Separador de diapositivos Separador de destaques

Painel de Diapositivos

Pgina 3 de 4

6.2 Clique na seta ao lado da caixa Zoom ou clique em menu Ver, comando Zoom, surgindo a caixa de dilogo da figura:

6.3 Experimente diferentes zoom. 6.4 Clique em Ajustar para voltar a mostrar todo o diapositivo. 6.5 Clique no boto OK. 7. Fechar o Microsoft PowerPoint 7.1 Feche o programa PowerPoint. Para tal, faa duplo clique n boto , que se encontra do lado esquerdo da barra de ttulo, ou no menu Ficheiro, clique no comando Sair ou ainda clique no boto , Fechar, que se encontra no canto superior direito da barra de ttulo.

Pgina 4 de 4

You might also like