You are on page 1of 5

I DADOS DE IDENTIFICAO Durao: 50 Minutos Ano: Ensino fundamental Data: __/__/__ Turma: 3 e 4 anos Disciplina: Educao Fsica II TEMA

MA CENTRAL Trabalhar e desenvolver as valncias psicomotoras (coordenao motora, equilbrio, fora, lateralidade, ritmo e velocidade). III COMPETNCIAS E HABILIDADES Promover o desenvolvimento psicomotor; Estimular a interao social atravs da msica; Aprimorar as valncias psicomotoras; Contribuir para a formao integral do educando.

IV CONTEDO O contedo que ser trabalhado ser a psicomotricidade e algumas de suas valncias como: coordenao motora, equilbrio, fora, lateralidade, ritmo e velocidade em conjunto com a msica.

V ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM a) Atividade Inicial Reunir com os alunos e explanar sobre a aula que ser aplicada

b) Atividades de desenvolvimento I ETAPA: Aquecimento Luta das serpentes: A turma deve ser dividida em duas ou mais equipes. Cada uma, separadamente, organizar uma fila com as mos nos quadris ou nos ombros dos colegas da frente. O objetivo consiste no primeiro de cada fila (a boca da serpente) conseguir tocar o ltimo da outra fila (o rabo da serpente). A cada rompimento da fila, o professor dever paralisar a atividade e solicitar que as duas serpentem se reorganizem. II ETAPA: Parte Principal. O rei ordenou: Amo meu primo Meu primo meu amigo Amo meu primo Meu primo meu irmo Alto l! (recreador pergunta) Alto l o qu? (crianas) O rei ordenou! O rei ordenou o qu? Pular com uma perna s at um Determinado local e Voltar com a outra perna. Exemplos de variaes: dar um abrao no companheiro. A casa do Z: Pra entrar na casa do Z Precisa bater o p (2x) Mas voc tem que bater palma tambm (2x) Bater palma, bater o p. Pra entrar na casa do Z (2x)

Mas voc tem Que dar um pulinho tambm (2x) Exemplos de variaes: dar uma rodada, dar um grito. Para acabar com o aborrecimento: Para acabar com o aborrecimento Basta fazer um movimento Com uma mo. Para acabar com o aborrecimento Basta um simples movimento Com uma mo, com outra mo. Para acabar com o aborrecimento Basta um simples movimento Com uma mo, com a outra mo, com um p. Para acabar com o aborrecimento Basta um simples movimento Com uma mo, com a outra mo, com um p, com outro p. Para acabar com o aborrecimento Basta um simples movimento Com uma mo, com a outra mo, com um p, com outro p, com a cabea. Para acabar com o aborrecimento Basta um simples movimento Com uma mo, com a outra mo, com um p, com outro p, com a cabea, com a barriga, com o bumbum, com os olhos, com a lngua... Andar de trem: Eu vou andar de trem

E voc vai tambm S falta comprar uma passagem para o velho trem (2x) Uma mo pra dentro, outra mo pra dentro (repetem) Tcha tcha tcha tcha tcha tcha tcha tcha tcha (2x) Brao, perna, cabea, barriga, lngua, etc. III ETAPA: Volta calma Construir a frase. O professor compor uma frase longa e significativa para o grupo de crianas. A turma, dividida em grupos, receber separadamente as palavras (em pedaos de papel ou verbalmente) e tentar reorganiz-las, recompondo a frase original. Podero ser feitas muitas tentativas. c) Atividades de avaliao A avaliao ser contnua, atravs da participao e interesse dos alunos durante a realizao das atividades propostas.

VI RECURSOS Os recursos materiais utilizados nas atividades planejadas foram: papel, caneta.

VII Refercias CONCEIO, Ricardo Batista. Ginstica Escolar. 4.ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1995. 120p; IUBEL, Simone Cristina. Coletnea de atividades de educao fsica para ensino fundamental: Ginstica de Aquecimento / Ginstica de Relaxamento / Ginstica Recreativa / Ginstica Competitiva. Curitiba: Expoente, 2003. 157p. MELO, Leonardo Bernardes Silva de. 1000 exerccios e jogos com bola. Rio de Janeiro: Sprint, 2005. 341p; AWAD, Hani Zehdi Amine, Brinque, jogue, cante e encante com a recreao : contedos de aplicao pedaggica terico/prtico / Hani Zehdi Amine Awad. Jundia, [SP] : Fontoura Editora, 2006. 159p. (2 edio).

You might also like